• Nenhum resultado encontrado

PROJETO ESCOLA E CIDADANIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO ESCOLA E CIDADANIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE AQUISIÇÃO DE KIT ESCOLAR

“PROJETO ESCOLA E CIDADANIA”

1. HISTÓRICO

A preocupação com a causa da criança e do adolescente em situação de risco, faz nascer instituições proféticas espalhadas pelo Brasil. É nesse quadro que surge a Pastoral do Menor, com Mística e Identidade próprias como força que busca a organização de respostas concretas e estruturais às necessidades de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco.

A Pastoral do Menor é composta por uma rede de educadores e colaboradores voluntários que buscam a participação das próprias crianças e adolescentes das camadas populares como protagonistas de sua história e na conquista e defesa de seus direitos fundamentais, na faixa etária de 07 a 17 anos.

Estas crianças e adolescentes devem estar devidamente matriculadas na escola, para serem inseridas no projeto e poderem participar das atividades sócio-educativas. Na Pastoral do Menor os meninos e meninas são inseridos através da matrícula com a presença dos responsáveis e, em seguida, realiza-se a visita domiciliar para verificar se a criança e/ou adolescente contempla os critérios exigidos.

Desde o seu surgimento em 1992, vem desenvolvendo além das oficinas artesanais e profissionalizantes, atividades de incentivo a leitura, buscando melhorar o rendimento e o sucesso escolar, em parceria com a escola e a família, por meio da participação efetiva destes na luta pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Além das atividades pedagógicas que visam à melhoria no aproveitamento escolar.

(2)

.

2. ANÁLISE SITUACIONAL

Segundo dados do IBGE, a Diocese de Abaetetuba teve uma taxa de crescimento populacional de 3,26% superior à média do Pará que foi de 2,94%. Mais dos 60% da população da diocese é jovem, isto é, tem menos de 24 anos. Embora o índice de urbanização no Brasil atinja o índice de 81%, a população da diocese de Abaetetuba com 46,34% morando nas cidades manifesta um maior contingente de pessoas que vivem na área rural. O município de Tailândia com 73,21% é o município da diocese que apresenta um maior índice de urbanização, mas ainda inferior ao índice nacional. Porém dado que os municípios da diocese sempre apresentaram uma característica rural, podemos concluir que se caminha para uma população cada vez mais urbana.

No que se refere à questão educacional, destaca-se uma melhor freqüência escolar em todos os grupos etários. Pela primeira vez o Censo revela a freqüência escolar: 79% dos alunos estão matriculados na rede pública de ensino. Outra inovação é a informação da taxa de escolarização das crianças de 0 a 4 anos: 17,8% em todo Brasil. De 1991 para 2000, o grupo que mais se destacou é o de crianças de 5 e 6 anos de idade, onde o aumento foi bastante significativo: de 37,2% para 71,9%. Entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a taxa de escolarização passou de 55,3% para 78,8%. Hoje, os jovens estão tendo mais acesso à escola e nela permanecem por mais tempo.

Em relação às pessoas de 18 e 19 anos de idade, a proporção é menor: apenas 50,3% desse grupo está estudando e, entre os jovens de 20 a 24 anos, a proporção é de 26,5%.No grupo de 25 anos ou mais de idade, embora a taxa de escolarização seja baixa, quase triplicou de 1991 para 2000: passou de 2,2% para 5,9%.

(3)

Esse indicador inclui desde os estudantes que estão aprendendo a ler e escrever, até os que estavam na pós-graduação.

Quanto ao gênero, no grupo de pessoas de 10 anos ou mais de idade, as mulheres têm as maiores taxas nos dois extremos: 14,7% não têm instrução ou têm menos de 1 ano de estudo e 14,6% tinham entre 11 a 14 anos de estudo. Quanto aos homens, a proporção é de 10,3% e 13,4%, respectivamente. Levando-se em conta a distribuição dos estudantes por nível de ensino freqüentado, verifica-se que o nível que absorvia o maior número de alunos era o ensino fundamental, que vai da 1ª à 8ª série. Lá estão matriculados 58,2% dos alunos, sendo que nas regiões Norte e Nordeste esta proporção é ainda maior, 62,6% e 64,1%, respectivamente.

A Diocese de Abaetetuba apresenta uma taxa de 40,02%. Destacam-se os municípios de Acará (48,39%) e de Concórdia (46,47%) com os maiores índices; e os municípios de Barcarena (32,27%) e Tailândia (37,14%) com os menores índices. Com 8 a 10 anos de estudo concluídos havia 15% da população e com 11 a 14 anos de escolaridade, havia outros 14,9%. Em 1991, essas proporções eram de 11,0% e 10,0%, respectivamente. Já no grupo dos mais instruídos, com 15 anos ou mais de estudo, a taxa passou de 3,0% para 4,1%.

De um modo geral, de 1991 para 2000, a escolaridade das pessoas de 10 anos ou mais de idade melhorou no país. Houve redução na proporção das menos instruídas (19% contra 10%) e aumento na proporção das que tinham 11 anos ou mais de estudo (13,8% contra 19,0%). No que se refere a taxa de alfabetização a população da diocese de Abaetetuba apresenta uma taxa de 77,21% alfabetizados e 22,79% de analfabetos, muito alta sobre a média nacional que era de 12%. Destacam-se os municípios de Barcarena (87,76%) e de Abaetetuba (80,74%) como os mais alfabetizados e os municípios de Acará (31,61%), Concórdia (30,18%) e Moju (29,99%) com as maiores taxas de analfabetismo.

De acordo com diagnóstico realizado com as crianças atendidas no trabalho pedagógico com visão ao sucesso escolar, destaca-se a realidade da educação brasileira, que sente a necessidade de mudança e transformação das ações voltadas para a qualidade e melhoria do ensino.

(4)

3. JUSTIFICATIVA

Diante desta situação negligente da ausência de políticas públicas, comprometidas com o processo educacional de qualidade, o que conseqüentemente leva ao descumprimento da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB), e de uma situação sócio-econômica familiar que não permite as condições necessárias para a manutenção da criança e/ou adolescentes na escola, muitas vezes por falta de materiais escolares. Surge, assim, o Projeto “Escola e Cidadania”, de aquisição de kits escolares para as crianças e adolescentes da Pastoral do Menor, buscando minimizar tal situação e colaborar com a tão sonhada Cidadania, como direito de todos.

Além da falta de recursos financeiros para a execução e desenvolvimento dos projetos. Tais dificuldades foram enfrentadas por meio da participação nos diversos Conselhos Municipais, com apresentação e aprovação de Projetos que visam à melhoria das condições das crianças e adolescentes. Tal carência de recursos foi amenizada com campanhas locais (como a “PAMEN sem Fome”, que está garantido a alimentação das crianças e adolescentes atendidas) e o estabelecimento de parcerias com entidades nacionais e internacionais. Através destas parcerias e da participação da comunidade nas atividades beneficentes que são desenvolvidas pela PaMen, que buscamos recursos financeiros para a manutenção do trabalho. A partir da discussão realizada com a equipe de coordenação do Projeto, concluiu-se que, por ser a educação a base para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, esta é um dos principais focos de

(5)

atenção da sociedade civil organizada. Em vista disso, juntam-se forças para promover a educação, por meio da participação de pessoas e organizações comprometidas com o bem do povo.

Assim, são tecidas redes de discussão e de desenvolvimento de ações em busca da melhoria social, cujas bases são a responsabilidade social e o compromisso com a causa, especialmente de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de seu protagonismo, da prática da justiça e da paz necessárias para a concretização do sonho de um mundo melhor. Acreditando a princípio que a escola não é o único espaço onde se promove a educação. Pelo contrário, é papel de cada um de nós, promover o bem comum e sermos abertos aos que têm a nos ensinar. Assim, a Pastoral do Menor passa a ser uma entidade que acumula experiências concretas da vida, por suas ações e práticas, pois está envolvida na realidade diária dos meninos e meninas atendidos, e esse envolvimento nos leva a assumir um compromisso maior com a transformação da realidade social, através da educação.

Por isso, exige a obrigatoriedade da freqüência regular à escola, buscando o bom desempenho, com a atividade do reforço escolar realizado nesta instituição às crianças com dificuldades de aprendizagem, além das visitas dos educadores às escolas e parceria na formação da cidadania e discussão sobre o estatuto da Criança e do Adolescente e outras programações coletivas.

Em vista disso, juntam-se forças para promover a educação, por meio da participação de pessoas e organizações comprometidas com o bem do povo. Assim, são tecidas redes de discussão e de desenvolvimento de ações em busca da melhoria social, cujas bases são a responsabilidade social e o compromisso com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de seu protagonismo, construirão as redes da justiça e da paz necessárias para a concretização do sonho de um mundo melhor.

Portanto, a Pastoral do Menor constitui-se num “Lugar para aprender”. Aqui propondo o Projeto Escola e Cidadania, na busca de perspectiva do sucesso escolar como proposta de promoção da vida digna garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a aquisição de kits escolares, a fim de promover a integração e o envolvimento de todos neste processo de sensibilização para o desenvolvimento de uma educação centrada na valorização da vida.

(6)

Assim vem “Semear” neste caminho tão íngreme e sem perspectivas, as sementes de solidariedade que ajudam a repensar e refletir sobre o verdadeiro sentido do compromisso social.

Devido à necessidade sócio-educacional, se faz viável a elaboração de projetos que visem formar parcerias em prol do ensino de qualidade com a contribuição de toda sociedade e do poder público. Assim, as condições materiais e sociais, contribuem e facilitam à melhoria do processo ensino-aprendizagem, estimulando os (as) alunos (as) a freqüentarem a escola com mais ânimo, e conseqüentemente atenuam a evasão e a repetência escolar.

4. OBJETIVO: Garantir anualmente dois kits escolares por criança e adolescente da Pastoral do Menor.

5. PLANILHA DE ATENDIMENTO

Sendo assim, apresentamos a planilha em anexo do número de atendimento, considerando que o total de kits escolares anualmente será de 5.000.

Planilha

AREA DE ATENDIMENTO

META nº CR/AD Nº TURMAS

DIVINO (3ª e 5ª T arde) 80 06 FRANCILÂNDIA (3ª e 5ª Tarde) 130 11 NAZARÉ(2ª e 4ª tarde) 110 09 S.SEBASTIÃO (4ª e 5ª tarde) 60 05 SAGRADO (2ª e 5ª Tarde) 80 07 CENTRO DE PAZ(Mutirão) 710 30 ANGÉLICA( 3ª e 5ª - 70 07

(7)

M)

S. JOAO(2ª e 3ª tarde) 80 08 LAR DOS MENINOS

(2ª A 5ª) 250 21 TAUERÁ DE BEJA (4ª M e T) 100 11 MUNICÍPIO DE BARCARENA VILA DO CONDE 80 18

VILA DOS CABANOS 100 20

BARCARENA 150 20 MUNICÍPIO DE ACARÁ 150 15 MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU 100 12 MUNICÍPIO DE MOJU 250 12 TOTAL GERAL 2.500 284 5.000,00 kits escolares

6- ORÇAMENTO

Descrição Valor unitário Valor Total 01 Cadernos 6,00 30.000,00 02 Lápis 0,20 1.000,00 03 Borracha bicolor 0,50 2.500,00 05 Caneta esferográfica 0,60 3.000,00 TOTAL GERAL 36.500,00

Total –Kit escolar TOTAL GERAL 5.000,00 kits escolares

Referências

Documentos relacionados

Embora acreditemos não ser esse o critério mais adequado para a seleção dos professores de Sociologia (ou de qualquer outra disciplina), cabe ressaltar que o Conselho

Tabela 6 - Frequência da quantidade de apoio oferecido na fase de desenvolvimento Quantidade de apoio Número de respostas Mais que suficiente 1 Suficiente 4 Razoável 1 Não

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,