• Nenhum resultado encontrado

ATM MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS. Enunciado do 1º Trabalho de Laboratório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATM MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS. Enunciado do 1º Trabalho de Laboratório"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

E

LECTROTÉCNICA E DE

C

OMPUTADORES

R

EDES COM

I

NTEGRAÇÃO DE

S

ERVIÇOS

Enunciado do 1º Trabalho de Laboratório

ATM

1ª Parte: Utilização do Comutador ATM

versão 4: Paulo Rogério Pereira, S

ETEMBRO DE

2007

versão 3: Paulo Rogério Pereira, S

ETEMBRO DE

2006

versão 2: Paulo Rogério Pereira, M

ARÇO DE

2006

(2)

Redes com Integração de Serviços / MEEC 2007/2008

1. Objectivo

Esta primeira parte do trabalho tem o objectivo de ambientar os alunos com o equipamento e aplicações ATM existentes no laboratório.

A ficha anexa deve ser preenchida durante a aula com as respostas às questões, devendo ser entregue no fim da aula.

2. Topologia da rede

No laboratório existe um comutador ATM Fore ASX 200 BX. A figura abaixo esquematiza a rede. O comutador tem um PC ligado numa rede Ethernet para se aceder à sua interface de gestão. O comutador tem três módulos de rede ATM instalados, dois com 6 portas UTP a 25Mbit/s nos slots A e B, e um com 4 portas para fibra óptica a 155Mbit/s no slot D. As portas são identificados por uma referência composta pelo número da placa do comutador, que no caso do ASX 200 é sempre 1, pelo número do slot e pelo número da porta física do módulo de rede. Assim, por exemplo, o PC da direita está ligado à porta 1a4 do comutador.

ATM

Ethernet

193.136.143.72

edmonton.ist.utl.pt

Interface de

Gestão

Slot A

Porta 1

local1

a) Verifique qual a porta do comutador ATM a que a placa ATM do seu PC está ligada. Escreva a referência da porta do comutador que está a utilizar na ficha.

Só é possível um grupo de cada vez aceder à interface de gestão do comutador. Assim, para lhe ter acesso, e para evitar erros de configuração do comutador, deve sempre conferir com o professor que estiver no laboratório o comando a utilizar antes de utilizar a interface de gestão do comutador.

b) Verifique as características da porta do comutador ATM que está a utilizar. Escreva na ficha o ritmo ATM útil da porta que está a utilizar. Sugestão: verifique a funcionalidade das opções do menu

configuration port.

(3)

Nota: nos PCs com placas ATM do tipo PCA-200 não é possível utilizar VPI diferente de 0, pelo que não é possível realizar este ponto na prática. Neste caso, deve assistir à demonstração utilizando outro PC e passar ao ponto 4.

a) Verifique no manual do comutador ATM como é que pode configurar um caminho virtual por forma a que a porta ATM do comutador que está a utilizar faça eco de todas as células em que o VPI seja igual a 3. Escreva o comando necessário na ficha. Sugestão: verifique a funcionalidade das opções do menu configuration vpc.

Uma vez encontrado o comando, utilize-o para configurar o comutador. Verifique que o caminho virtual foi criado através do comando configuration vpc show.

b) Utilizando os programas aread e awrite, envie (awrite) e receba (aread) na mesma máquina a cadeia de caracteres

“teste_aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa” (80 caracteres ‘a’)

utilizando o caminho virtual com VPI=3, e utilizando VCI=70.

c) Anule as alterações introduzidas no comutador. Escreva o comando necessário na ficha.

4. Configuração e Utilização de Canais Virtuais Permanentes

a) Verifique no manual do comutador ATM como é que pode configurar um canal virtual permanente por forma a que a porta ATM do comutador que está a utilizar faça eco de todas as células recebidas com VPI=0 e VCI=70, mas enviando-as com VPI=0 e VCI=71. Escreva o comando necessário na ficha. Sugestão: verifique a funcionalidade das opções do menu configuration vcc; o VPI=0 já existe.

Uma vez encontrado o comando, utilize-o para configurar o comutador. Verifique que o canal virtual foi criado através do comando configuration vcc show.

b) Utilizando os programas aread e awrite, envie (awrite) e receba (aread) na mesma máquina a cadeia de caracteres

“teste_aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa” (80 caracteres ‘a’)

utilizando o canal virtual permanente com VPI=0 e VCI=70 na emissão, VPI=0 e VCI=71 na recepção.

c) Anule as alterações introduzidas no comutador. Escreva o comando necessário na ficha.

5. Atribuição de Endereços NSAP

a) Escreva na ficha o comando que permite na interface de gestão do comutador verificar o prefixo do endereço NSAP atribuído à porta que está a utilizar no comutador. Verifique qual o prefixo NSAP atribuído à porta que está a utilizar.

b) Escreva na ficha o comando que permite na interface de gestão do comutador atribuir o prefixo 0x47444444444444444444444444 do endereço NSAP à porta que está a utilizar, para VPI=0. Apague o prefixo NSAP existente para a sua interface e atribua este novo valor para o prefixo NSAP. c) Lance o daemon ILMI do seu PC utilizando o comando ilmid –b.

d) Verifique o endereço NSAP atribuído utilizando o comando atmaddr (sugestão: utilize man

atmaddr para obter a lista de opções).

e) Divida o endereço NSAP da sua máquina nos seus constituintes, sabendo que o comutador FORE suporta o formato de endereçamento ICD. Escreva na ficha o endereço e esta divisão.

f) Escreva na ficha o comando que permite verificar na interface de gestão do comutador os endereços NSAP atribuídos às diversas interfaces do comutador. Verifique se o endereço NSAP atribuído à sua interface corresponde ao endereço anteriormente obtido com o comando atmaddr.

(4)

Redes com Integração de Serviços / MEEC 2007/2008

6. Estabelecimento de Canais Virtuais Comutados e QoS

a) Lance o daemon de sinalização ATM do seu PC utilizando o comando atmsigd –b.

b) Edite o ficheiro /etc/hosts.atm por forma a configurar um nome (local1) para um endereço NSAP local.

c) Numa janela do seu PC execute a aplicação ttcp_atm por forma a que esta funcione como receptora e se ligue ao endereço local1 configurado anteriormente, aguardando o estabelecimento de um canal virtual comutado. Escreva o comando necessário na ficha.

d) Noutra janela do seu PC lance outra instância da aplicação ttcp_atm como emissor, que estabeleça um canal virtual comutado com o endereço local1 e lhe transmita um ficheiro de texto. Escreva o comando necessário na ficha.

e) Utilize o programa atmdiag para obter estatísticas da transmissão. Se necessário, utilize o comando

man atmdiag.

7. Estabelecimento de Canais Virtuais Comutados e QoS

a) Repita as alíneas 6.c) e 6.d), transmitindo um ficheiro de grande dimensão, e.g. 30 MB. Anote na ficha as estatísticas desta transmissão. Para criar um ficheiro de grande dimensão, sugere-se utilizar o utilitário dd.

b) Repita a alínea 7.a), mas utilizando um ficheiro de 3 MB e definindo no emissor parâmetros de QoS correspondentes à classe CBR com um ritmo de pico de 2 Mbps. Se necessário, utilize o comando

man qos. Anote na ficha o comando que utilizou, as estatísticas desta transmissão e compare-as justificadamente com as obtidas na alínea 7.a).

c) Na interface de gestão do comutador tente verificar quais os VPI/VCI atribuídos ao canal virtual comutado que estabeleceu e qual o número de células transmitidas e recebidas. Escreva na ficha o comando que permite verificar simultaneamente quais os VPI/VCI utilizados e a estatística de células transmitidas e recebidas.

(5)

Trabalho de ATM – 1ª Parte

Trabalho realizado em _____/____/________ pelos alunos:

Turno: _____ª-Feira, _______ horas. Grupo Nº ____

Nº _________ Nome: ___________________________________________________ Nº _________ Nome: ___________________________________________________ Nº _________ Nome: ___________________________________________________

2-a: Porta do comutador utilizada: 2-b: Ritmo ATM: 3-a: Comando: 3-c: Comando: 4-a: Comando: 4-c: Comando: 5-a: Comando: 5-b: Comando: 5-e: Endereço: Divisão: 5-f: Comando: 6-c: Comando: 6-d: Comando:

7-a: Estatísticas: MB in real seconds; Mb/sec AAL5: Tx_okay: Rx_okay: Rx_drop:

7-b: Comando:

Estatísticas: MB in real seconds; Mb/sec AAL5: Tx_okay: Rx_okay: Rx_drop:

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Lopes et al., (2013), utiliza imagens de sensoriamento remoto do TM LANDSAT 5 na análise da qualidade da água com relação do clorofila-a espacializado nas margens

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de