• Nenhum resultado encontrado

LIÇÃO 3. Alegria: A alegria do Espírito dura pra sempre!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIÇÃO 3. Alegria: A alegria do Espírito dura pra sempre!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LIÇÃO 3

Alegria: A alegria do Espírito dura pra sempre!

RESUMO BÍBLICO

Gálatas 5:22; Neemias 8:10; 2 Coríntios 4:7-18

Temos que reconhecer que o velho homem é capaz de produzir uma pseudoalegria, uma descontração incapaz de compensar a tristeza e a dor da solidão e dos momentos de frustração. O fruto do espírito não suprime o riso, o momento, a descontração, porém provisiona um outro tipo de alegria constante, independente das circunstâncias, produtora de contentamento e poderosa para dar suporte nos momentos difíceis da vida. Somente a alegria que o Senhor nos dá tem poder para nos fortalecer em qualquer situação.

CONCEITO CHAVE

Quando vivemos a alegria que Deus nos dá temos força para enfrentar qualquer situação. VERSÍCULO CHAVE

“A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes”. Neemias 8:10 (BLH) OBJETIVOS

Grande Grupo  As crianças aprenderão, na fazenda Geração, a segunda parte do Fruto do Espírito: alegria. Verão que a alegria que Deus nos dá é a nossa força para viver bem em toda e qualquer situação. Pequeno Grupo  As crianças participarão de uma atividade que as estimulará a buscar a alegria do Espírito.

LIÇÃO ESPIRITUAL: viver com alegria

PESSOAL NECESSÁRIO: Comunicador; 2 atores: Zé e João - (O comunicador pode ser Zé também)

MATERIAL NECESSÁRIO

Cenário de uma fazenda (árvore com frutas, feno, carroça, bichos, etc) Placa: “fazenda Geração Futuro”

Placa da logo fruto do Espírito Cartaz: “Alegria das Pessoas” Cartaz: “Alegria do Espírito”

(2)

PRÉ ENSINO

(5 minutos)

Comunicador: Boa tarde crianças! Meu nome é _________ e pra mim é um prazer muito grande está aqui com vocês. Sejam todos bem vindos a Fazenda Geração Futuro, onde estamos estudando sobre frutos. No primeiro domingo aprendemos que damos frutos e que o nosso fruto é diferente do fruto das árvores. A Bíblia chama o fruto que damos de Fruto do Espírito. E por que será que chama de Fruto do Espírito? Porque esses frutos são comportamentos e atitudes que só podemos fazer por causa do Espírito de Deus que mora em nós. E o espírito de Deus mora em nós porque somos discípulos de Jesus.

No Domingo passado nós conhecemos a primeira parte do fruto do Espírito: amor. Aprendemos que existem diferentes formas de demonstrar amor pelas pessoas.

Hoje nós vamos conhecer a Segunda parte do fruto do espírito. Mas antes de dizer qual é quero ver vocês dando boas gargalhadas. Vamos ver como vocês se saem. Vou contar até três e vocês começam a gargalhar. 1, 2, 3...

Muito bem! Agora quero que você dê uma gargalhada olhando para alguém. Vamos lá! Podem começar. Muito bem! Vocês parecem pessoas muito alegres. Ops! Escapuliu, acabei de dizer qual a Segunda parte do fruto do espírito, é alegria. Mas será que dá gargalhada significa ser alegre? Para responder a essa pergunta preciso que todos fiquem atentos no que vai acontecer aqui a partir de agora.

ENSINO

(10 minutos)

(João está sentado no palco com cara de triste e Zé entra cantando)

Zé: “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...” (percebe João triste e vai parando a música fazendo uma careta, então fala com João) que cara de dor de barriga é essa cumpade. Inté parece que morreu alguém.

João: (fala com muito desânimo e arrastado) olá Zé... num preocupe que num morreu ninguém não viu? Zé: não morreu ainda, mas tá pra morrer. Com essa tua cara acho que tu num passa de hoje. Que que sucedeu cumpade?

João: ah! Sei lá! Tenho andado tão sem gosto pela vida.

Zé: que história feia é essa minino, num fale uma bobagem dessa. João: você diz isso porque num é com você.

Zé: você tem razão. Bom, aprendi Domingo passado no geração futuro a demonstrar amor pelas pessoas e quero demonstrar meu amor por você te ajudando a sair dessa. Então me conte o que sucedeu.

(3)

João: olhe Zé! Nada de ruim sucedeu comigo não. Nem sei como te explicar, mas olhe só! Inté parece mintira, mas num tem mutivo pra eu tá assim não.

Zé: mutivo tem, nós só precisamo descubrir qual é.

João: (levanta) é, pode ser. Mas olha! Vc conhece o Edézio? Ontonte, encontrei ele e ele tava num tristeza só porque a vaca dele tinha ido pro brejo. Isso é um motivo. Sabe dá Dona Zezé? Pois é! Ela tá triste porque o marido dela tá doente. Isso é outro motivo. E o Raí, teu amigo? Ele tá triste porque o time dele perdeu o campeonato. Isso também é um motivo.

Zé: e ocê num tem nada disso aconticendo não.

João: nada, nada! Minhas vaca tão tudo bem cuidada, não tenho nenhuma doença e nem ninguém lá em casa, meu time ganhou o campeonato, tenho um dinherim sobrando, o inverno foi arretado e tou tendo muita fartura, até comprei uma carroça novinha em folha.

Zè: eita quanta coisa boa acontecendo né cumpade?

João: pois eh! Inté parece um negocio, justo quando num farta nada eu fico com essa tristeza me corroendo aqui dentro

Zé: olha Jão! Pelo visto tá te fartando uma coisa muito importante.

João: ah! Tá sabidão? Se ocê num diz, nunca ia saber. Claro q tá fartando um negocio em eu. Só num sei quié.

Zé: mas ieu sei!

João: sabe mermo? Olha num vai me inrolar não em?

Zé: olhe só! Ocê tem tudo que ocê precisa e mermo assim não está alegre. Isso é porque a verdadeira alegria num tá nas coisa que nós tem. As veze a gente fica inté alegrizinho quando ganha um presente ou quando alguma coisa dá certo, mas essa alegria passa rapidinho e aí nós fica triste de novo.

João: aí nós tenta procurar a alegria em outra coisa e assim vai. Zé: isso mermo Jão. Mas isso tem jeito.

João: tem? Qual?

Zé: nós precisamo parar de querer fazer nossa alegria. João: como assim? O que é fazer nossa alegria?

Zé: olha só Jão! As pessoa as veze querem fazer alegria indo pra festas, comprando coisas novas, comendo, viajando, fazendo tudo o que quer. Isso é a alegria que as pessoa faz.

João: Ah! Mas essas coisa também dão alegria pras pessoa né Zé? É errado se alegrar cum essas coisa? Zé: Não Jão. Num é errado se alegrar com essas coisa não. Errado é esperar que esas coisa tragam alegria sempre. E tem mais! A alegria que as pessoa produz num dura muito tempo, por isso nós num pode depender dessas coisa não, elas quebram, somem ou são robadas e acabou a alegria.

João: cê tem razão Zé. Num posso mais querer fazer minha alegria, mas me diz o que é mermo que eu tenho que fazer, porque tou até me sentindo fraco (senta)

(4)

João: Ai ai ai! Claro que quero Zé. Oh! Pergunta.

Zé: e ocês criança, cês quer uma alegria que num acabe nunca? (espera elas resonderem) João: viu só! Todo mundo quer, quem é que num quer ser alegre nessa vida homi?

Zé: intão ocês precisam parar de querer fazer sua alegria e deixar que o Espírito de Deus faça a alegria de ocês

João: e ele vai fazer mermo?

Zé: se ocê deixar ele faz. A alegria é faz parte do fruto do espírito. Se ocê parar de fazer sua alegria ele vai fazer a alegria dele em ocê e aí ocê vai ver que ela num acaba nunca porque ninguém vai tirar o espírito de ocê.

João: Ah! Isso é muito bom!

Zé: é bom mermo! O fruto do Espírito num joga fora a alegria que nois tem quando ganha um presente ou quando tiramos uma nota boa. Mas ele nos dá uma alegria que é mais melhor e mais forte que essa.

João: Ei, Zé! Ocê falou uma alegria mais forte, a alegria que eu fazia pra eu mermo era uma alegria fraca, intão deve ser por isso que tou me sentindo fraco.

Zé: Isso mermo Jão! ocê já aprendeu direitinho. Mas a alegria do Senhor dá força pra nós.

João: ah! Eu quero a alegria que do fruto do Espírito, eu quero a alegria que o Espírito faz e não quero mais a alegria que eu fazia e que muita gente ainda faz. O que eu tenho que fazer pra ter a alegria do Espírito?

Zé: fale isso pra Deus. Vamos proveitar e fazer isso agora mermo. Vamos orar. João: orar? Mas aqui, assim no mei do tempo?

Zé: qual o probrema? Nós pode orar em quarquer lugar Jão. Deus está em toda parte. João: eu sei, mas num eh melhor nois fazer isso em casa não?

Zé: num tem probrema ninhum. Nós terminamos uma conversa sobre alegria e nois precisa orar pra que ocê possa receber a alegria que o espírito faz. (Zé se ajoelha) Anda, joelha aqui cum eu.

João: (se ajoelhando) se passar alguém por aqui, vão achar nois dois doido. Zé: i qual o mar nisso Jão, nós vamo falar cum Deus. Ora comigo! Senhor Deus João: senhor Deus

Zé: num quero mais usar a alegria que as pessoa faz João: num quero mais usar a alegria que as pessoa faz Zé: quero a alegria que o espírito faz

João: quero a alegria que o espírito faz Zé: no nome de Jesus, amém.

João: no nome de Jesus, amém.

Zé: prontinho! (levanta) Agora confie em Deus, ela vai te encher de alegria verdadeira.

João: (levanta) Legal! (cara de feliz) Ei! Eu já tou ficando mais alegre. Acho que a fraqueza que tinha tá passando também. (começa a pular e cái)

(5)

Zé: ahahahahha, só não se empolga tanto Jão.

João: (levantando da queda) acho que tenho que ir com calma né?

Zé: isso mermo! Agora vamo pra casa que ainda tenho muito pra fazer hoje.

João: Tá bom Zé, obrigado pela força que ocê me deu, nunca vou esquecer disso, ocê me ajudou muito. Zé: de nada cumpade, pra isso é que serve os amigo. Conte com eu. (coloca a mão no ombro de João) João: Puxa, ocê é um amigão mermo! (abraça Zé)

(os dois saem abraçados e cantando “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...”) João: (gritando já fora do palco) eu já conheço!

PÓS-ENSINO

(10 minutos)

Comunicador: puxa que legal! Aprendemos que existe dois tipos de alegria, a que as pessoas fazem e a que o Espírito faz. Mas qual a grande diferença entre as duas?

A ALEGRIA QUE AS PESSOAS PRODUZEM NÃO DURA MUITO TEMPO, passa logo. E, também, PODE SER RUIM. Deixa eu dá dois exemplos:

Não dura muito tempo: quando ganhamos um presente ficamos alegres por isso, mas se o presente se quebrar eu fico triste, então a alegria vai embora. Foi por pouco tempo.

Pode ser ruim: algumas pessoas comem muito ou bebem muito para se sentir alegres. Essas são alegrias ruins que fazem mal ao corpo.

A ALEGRIA QUE O ESPÍRITO PRODUZ DURA PARA SEMPRE, é eterna. E, também, É SEMPRE BOA. Deixa eu dá dois exemplos:

Dura para sempre: quando o presente quebrar eu vou lembrar que Deus pode me dá outros e que minha alegria não pode está num presente, eu lembro que Deus me ama, cuida de mim, não deixa faltar comida nem roupa.

É sempre boa: ficamos alegres com tudo o que Deus fez: a natureza, as pessoas, os animais. Também ficamos alegres por saber que vamos morar um dia no céu.

Comunicador: Podemos viver uma vida alegre porque sabemos que Deus estará sempre conosco e que nós iremos morar com ele no céu um dia. Muitas coisas ruins vão acontecer comigo, mas elas não são maior do que as coisas boas que Deus tem feito por mim. Iremos ser mais alegres quando pararmos de querer as coisas sempre do nosso jeito. Precisamos deixar que Deus faça tudo do jeito dele.

Quando vivemos a alegria que Deus nos dá temos força para enfrentar qualquer situação. Tendo muito ou tendo pouco, tendo roupas novas ou roupas velhas, morando numa casa grande ou numa casa pequena, tendo pouco dinheiro ou muito dinheiro. Não importa o que eu tenho, porque essas coisas não me dão alegria para sempre. Somente o Espírito de Deus pode nos dá a alegria que é para sempre.

(6)

Portanto quando você passar por uma tristeza quero que lembrem que a alegria que Deus nos dá é maior que qualquer tristeza. Então ore pedindo a Deus pra ajudar você a vencer a tristeza.

Isso me lembra do nosso versículo de hoje: “A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem

fortes”. Neemias 8:10.

Vamos ler todos juntos? (leiam o versículo)

Quando você se sentir triste e sem forças para vencer a tristeza, lembre-se que a alegria do Senhor nos dá forças para ficarmos fortes e vencer a tristeza. Combinado?

Agora eu vou ensinar pra vocês os gestos da alegria. A frase é: “a alegria do Senhor é a nossa força, ela é boa e dura para sempre”. Os gestos são: dedos indicadores nos cantos da boca abrindo um sorrio grande (a alegria); depois dedos indicadores para cima apontando para o céu (do Senhor); depois mostrando o bíceps do braço direito e batendo nele com a mão esquerda, fazendo cara de força (é a nossa força); depois os dedos polegares para frente fazendo sinal de legal com as mãos (ela é boa); e por último balançando as mãos a frente em sinal de sempre (e dura para sempre).

Agora vamos orar! ORACÃO

Senhor Deus, muito obrigado pela alegria do Espírito. Nos ajuda a termos forças para vencer a tristeza. No nome de Jesus, amém.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo, Santo Estêvão fala-nos de Cristo, do Cristo crucificado e ressuscitado como centro da história e da nossa vida.. Podemos compreender que a Cruz permanece sempre central

Em suma, o único lugar em que é possível escutar o dizer – não ambí- guo como resposta na substituição do outro – acontece numa redução do dito ao dizer, que se dá para além

2.1 – A presente Ata de Registro de Preços terá validade de 12 (Doze) meses, contados a partir da data da assinatura. 15, §4° da Lei Federal n° 8.666/93, alterada pela Lei Federal

prijevoz zrakoplovom prema programu, transfere od/do zračne luke i hotela, 4 noćenja s doručkom u hotelu 3* u dvokrevetnim sobama, poludnevni panoramski razgled grada,

Talvez seja esta a razão pela qual muitos concluem que obedecer não produz alegria, pois eles não sabem que a alegria é experimentada depois, como fruto e consequência

cefálicos (traumatic brain injury), traumatismos craniocerebrais (head injuries/craniocerebral trauma), apoio nutricional (nutri- tional support), terapia nutricional

6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.. 8 Finalmente, irmãos, tudo o que for

V) Crianças pequenas não podem brincar, sem vigilância, nas proximidades de um berço. VI) Atenção: quando a criança for capaz de escalar o berço, ele não pode mais ser utilizado por