• Nenhum resultado encontrado

FICHA TÉCNICA. Nelson Marchezan Jr Prefeito. Gustavo Paim Vice-Prefeito. Renan da Silva Aguiar Diretor-Geral PREVIMPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA TÉCNICA. Nelson Marchezan Jr Prefeito. Gustavo Paim Vice-Prefeito. Renan da Silva Aguiar Diretor-Geral PREVIMPA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

FICHA TÉCNICA

Nelson Marchezan Jr Prefeito Gustavo Paim Vice-Prefeito

Renan da Silva Aguiar

Diretor-Geral PREVIMPA

Elaboração

Assessoria de Planejamento e Programação – ASSEPLA PREVIMPA

(3)

SUMÁRIO

Você sabe o que é a averbação do tempo de contribuição? ...05

Qual a importância da averbação de tempo de contribuição?...06

Como funciona o processo de averbação de tempo de contribuição?...07

Quais as etapas do processo de averbação do tempo de contribuição?...11

Em que momento o servidor deve averbar o tempo de contribuição?...12

Qual o impacto da averbação do tempo de contribuição no cálculo atuarial?...14

Legislação...15

(4)

Averbação de tempo

de contribuição:

Entenda melhor este

direito!

(5)

Você sabe o que é a averbação do tempo de contribuição?

É o registro do tempo de contribuição decorrente de vínculo de trabalho prestado à outra Instituição, pública ou privada, nos assentamentos funcionais do servidor.

(6)

Qual a importância da averbação de tempo de contribuição?

• Para o servidor, obter informações precisas sobre o tempo de contribuição para fins de verificação de enquadramento de regras e previsão de aposentadoria, bem como possível concessão de vantagens temporais, decorrentes da respectiva averbação de tempo de serviço.

• Para o Regime Próprio, contribui para obtenção de dados relevantes à avaliação atuarial.

(7)

Como funciona o processo de averbação de tempo de contribuição?

Para averbar um tempo de contribuição o servidor deve providenciar a documentação, que varia de acordo com a Instituição anterior a qual prestou serviço. Confira abaixo a documentação exigida:

Regime Geral de Previdência Social

O servidor que tiver interesse em averbar um período de atividade privada ou autônoma, com vinculação ao Regime Geral de Previdência Social, deve providenciar uma Certidão de Tempo de Contribuição junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

(8)

Como providenciar o documento?

Agendar atendimento pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social, apresentando na data agendada, ao INSS, documento de identificação contendo RG e CPF, documentos que comprovem vinculo empregatício (carteiras de trabalho, carnês de contribuição, declaração para obtenção de benefício junto ao INSS) e uma qualificação básica emitida pelo órgão de origem da PMPA, com validade por 30 dias.

Importante salientar que as certidões de tempo de contribuição deverão ser entregues ao PREVIMPA no original e vir acompanhadas da relação dos salários de contribuição a partir de julho de 1994.

(9)

Regime Próprio de Previdência Social

Caso o servidor pretenda averbar um período oriundo de atividade em órgão público (federal, estadual, distrital ou municipal), com vinculação a Regime Próprio de Previdência Social, deverá apresentar ao PREVIMPA a Certidão de Tempo de Contribuição original, emitida nos moldes exigidos pela Portaria MPS n° 154/2008 alterada pela Portaria MF n° 567/2017.

Como providenciar o documento?

Neste caso, o servidor deve verificar junto ao Ente qual a documentação exigida para emissão da Certidão, as quais também deverão ser entregues ao PREVIMPA no original e vir acompanhadas da relação dos salários de contribuição a partir de julho de 1994.

(10)

Forças Armadas

Se tempo de serviço militar, o documento hábil a averbação é a cópia autenticada do certificado de reservista ou a certidão de tempo de serviço militar, no original.

(11)

Quais as etapas do processo de averbação do tempo de contribuição?

1. Protocolar na Unidade de Atendimento do PREVIMPA, à Rua Uruguai, nº 277 – 5° andar | Centro Histórico | Porto Alegre, RS, o requerimento de averbação de tempo de contribuição/serviço, apresentando a documentação apropriada.

2. Processo segue a Unidade de Apuração de Tempo de Contribuição e Registro (UATR) para análise do tempo de contribuição para fins de aposentadoria. Há publicação de deferimento ou indeferimento no Diário Oficial de Porto Alegre. 3. Deferida a averbação de tempos de contribuição, o processo é encaminhado à

origem do servidor para análise do tempo de serviço e fruição de vantagens funcionais; Em caso de indeferimento o processo é arquivado.

(12)

Em que momento o servidor deve averbar o tempo de contribuição?

Fica a critério do servidor escolher o momento que irá averbar seu tempo anterior junto ao Município, podendo ocorrer desde o seu ingresso. Entretanto, antes de requerer averbação é importante analisar algumas questões que poderão repercutir de forma direta em sua aposentadoria.

Examinar cuidadosamente os requisitos e as regras de aposentadoria que se enquadram ao seu caso, a fim de verificar se há benefício no acréscimo do tempo para fins de aposentadoria e/ou vantagens decorrentes

O cálculo do benefício poderá sofrer alteração se a regra de aposentadoria escolhida pelo servidor considerar os salários de contribuição do período averbado.

(13)

Importante frisar que tempo de contribuição já

averbado ou utilizado para fins de aposentadoria

em outro regime de previdência não poderá ser

averbado junto ao Município.

(14)

Qual o impacto da averbação do tempo de contribuição no cálculo atuarial?

Anualmente, o PREVIMPA realiza a avaliação atuarial, que é o estudo técnico desenvolvido pelo atuário, baseado nas características biométricas, demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano.

A averbação influencia diretamente no cálculo da idade provável de aposentadoria. Quando não há a informação correta no cadastro com relação a este tempo anterior, é necessário estima-lo na avaliação, o que pode afetar sua qualidade, pois é possível que o resultado da avaliação atuarial esteja subestimado ou superestimado em função desse cadastro incompleto.

(15)

LEGISLAÇÃO

• Artigo 201, §9° da Constituição Federal de 1988. • Artigo 94 da Lei Federal n° 8.213 de 1991.

• Lei Federal n° 6.226 de 1975.

• Portaria Ministério da Previdência Social n° 154 de 2008, alterada pela Portaria Ministério da Fazenda n° 567 de 2017.

• Lei Complementar nº 478 de 2002. • Decreto Municipal n° 14.330 de 2003.

• Decreto Municipal n° 12.546 de 1999, alterado pelo Decreto Municipal n° 14.330 de 2003 e 18.520 de 2014.

• Base legal da avaliação atuarial: Portaria MPS 403 de 2008.

(16)

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

VENHA CONVERSAR CONOSCO!

No setor de Atendimento do PREVIMPA você pode sanar demais dúvidas em relação à averbação do tempo de contribuição. Nosso endereço é Rua Uruguai, nº 277, 5º andar | Centro Histórico | Porto Alegre, RS.

Se preferir, entre em contato através dos telefones (51) 3289-3530 ou (51) 3289-3531 ou através do e-mail: contatos@previmpa.prefpoa.com.br .

Referências

Documentos relacionados

Decisão: considerando que o agente está adimplente com suas obrigações no âmbito da CCEE, os conselheiros decidiram pela suspensão do respectivo Procedimento de

Nossa gratidão ao Deus fiel pela pessoa de cada pastor que liderou a igreja, cada membro que serviu ao Senhor na Betel, cada um que de muitas formas participou da construção,

Entre as 14 metas integrantes deste projeto, o CENBIO (Centro Nacional de Referência em Biomassa), de acordo com seus propósitos de promover o uso eficiente e disseminar

“INFO”- Revelar: Permite visualizar a informação escondida (a solução dos jogos, por exemplo). “OK” Manter: Permite manter a página de texto quando necessário. Quando

Desse modo, o Estado ribeirinho tem a liberdade para elaborar e aplicar normas sobre todo espaço do mar territorial, assim como possui algumas prerrogativas e direitos, tais como

Dessa forma, apesar do caráter unilateral da delimitação por parte do Estado costeiro dos limites exteriores da plataforma continental, ou seja, além das 200 milhas marítimas,

Se não estiver selecionada e a planilha atual não estiver vazia, o PI Builder usará os cabeçalhos de coluna para estender possíveis dados e recuperar dados sem abrir a janela

Hoje pela manhã tivemos um encontro de equipe junto com o Presidente da Sociedade Cívil Nossa Senhora Aparecida Irmão Gioacchino Santoro, um momento de integração e