• Nenhum resultado encontrado

(Projeto de Pesquisa)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(Projeto de Pesquisa)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Pesquisa para Identificação da Demanda de Cursos

nas Regiões de Influência das Instituições de

Ensino Profissional e Tecnológico Instaladas

(Projeto de Pesquisa)

(2)

2 Observatório do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica – Região

Centro-Oeste

Equipe Técnica Executiva: Walmir Barbosa - Pesquisador Gestor Eliézer Marques Faria - Pesquisador Orientador

Geraldo Coelho de Oliveira Júnior – Técnico em Assuntos Educacionais Jakeline Cerqueira de Morais - Aluna Bolsista – Observatório

Maxmillian Lopes da Silva - Aluno Bolsista – Observatório Raisa Turcato de Oliveira - Aluna Bolsista – IFG

Douglas Souza de Jesus – Aluno Bolsista – IFG Núcleo de Base:

Joaquim Francisco Martins - Itumbiara Leonardo Magalhães de Castro - Itumbiara

Aladir Ferreira da Silva Júnior - Jataí Sérgio Henrique de Almeida - Jataí

(3)

3 Sumário

1. Apresentação 4

2. Projeto de Pesquisa da Oferta de Cursos 4

3. Objetivos 4 4. Procedimento Metodológico 5 4.1.1. Abrangência 5 4.1.2. Composição da amostra 5 4.1.3. Procedimento 5 5. Referências 8 Anexos 9

(4)

4

1. Apresentação

O projeto “Pesquisa da oferta de cursos Técnicos e Tecnológicos” visa contribuir com um conjunto de dados e informações referentes uma área de formação na educação profissional e tecnológica, podendo servir como instrumento de base para a estruturação de cursos técnicos e Tecnológicos que melhor se ajustem à região de instalação dos campi do Instituto Federal de Goiás.

Os dados e as informações levantadas poderão contribuir com o conhecimento mais aprofundado das modalidades de ensino/cursos a serem ofertados, conhecimento do modelo de ensino/curso desenvolvido nas instituições pesquisadas, colaborar na caracterização das matrizes curriculares e estruturação de cursos na área pesquisada, além proporcionar um conhecimento geral do mercado de trabalho no segmento pesquisado na região, favorecendo com isso um melhor alinhamento das matrizes curriculares com as demandas tecnológicas atuais, além das demandas sociais e culturais das regiões onde os cursos se inserem.

2. Projeto de Pesquisa da Oferta de Cursos

Tomando-se por base os indicativos iniciais dos eixos formativos da educação profissional e tecnológica nos campi dos institutos federais e apresentação das demandas iniciais da oferta de cursos contemplados nos estudos de implantação e expansão da rede federal, o estudo/pesquisa da oferta de cursos tem como principal contribuição o alinhamento da oferta dos cursos de formação profissional e tecnológica com as demandas locais e regionais do mercado de trabalho. Dessa forma podendo-se constituir como um instrumento referencial de base para a estruturação das matrizes dos cursos em suas diversas modalidades, uma vez que os dados e informações pesquisadas proporcionam o conhecimento das atividades de formação profissional e sua interação e linhas de atuação direta nos segmentos da economia caracterizados no estudo/pesquisa.

3. Objetivos

O objetivo principal dessa pesquisa é a caracterização dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica nas modalidades Técnicas e Tecnológicas nas áreas estudas, apresentar no âmbito das instituições de ensino técnico e tecnológico, onde ocorrem estes cursos no Brasil, identificar as demandas de atuação profissional na região estudada, assim como também proporcionar referências para estruturação das matrizes curriculares mais adequadas às características da região e do mercado de trabalho em que está inserido o Campus do Instituto Federal.

(5)

5

4. Procedimento Metodológico

4.1.Abrangência

• Organizações públicas e privadas presentes no município onde o Campus está instalado e sua região de influência.

• Instituições Federais que ofertam ensino de nível técnico e tecnológico. 4.2.Composição da Amostra

• Caracterização dos cursos de formação profissional e tecnológica estudados considerando os seguintes aspectos:

o Perfil geral dos cursos o Áreas de atuação profissional o Locais de oferta

o Modalidades

o Matrizes curriculares

• Identificação dos setores e empresas/instituições onde é possível a atuação profissional da área de formação em estudo. Para isso devem ser contempladas as seguintes informações:

o Setor da economia que se insere a organização o Nome da organização

o Localização o Atividade principal

4.3.Procedimento

A caracterização geral e áreas de atuação dos cursos e áreas de atuação são obtidas por meio de consulta ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia disponíveis no portal do Ministério da Educação (MEC) em www.mec.gov.br/setec no link publicações. Também no portal do MEC são obtidas as informações referentes ao local de oferta dos cursos, número de vagas, modalidades disponíveis em www.educacaosuperior.inep.org.br.

A matriz curricular dos cursos pode ser obtida por meio de consulta ao portal da instituição ofertante.

(6)

6 Para complementar o estudo dos possíveis locais de atuação do profissional da área em estudo será realizada pesquisa de campo com vistas às organizações, mediante aplicação de questionários que busquem informações acerca do setor de atividade econômica, além das demandas e os perfis profissionais requeridos pela organização. Na aplicação dos questionários serão envolvidos os responsáveis diretos pelas áreas de atuação profissional da formação em estudo, dos responsáveis de áreas em que a formação se relaciona e também com funcionários que executam atividades relacionadas com a formação em estudo. Tanto para os responsáveis de áreas como para os funcionários, os questionários serão concebidos de forma mista, com alternância de questões objetivas com alternativas e questões subjetivas com descrições ou opiniões dos respondentes.

(7)

7

5. Referências

1. ALENCAR, E. Métodos de Pesquisa nas Organizações. Lavras: UFLA/FAEPE, 2000.109p.

2. Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás/Observatório do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica. Relatório de Pesquisas de Campo (Municípios de Itumbiara, Centralina, Goiatuba, e Morrinhos). Goiânia, dezembro de 2007.

3. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Referencias Curriculares Nacionais da educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, novembro de 2000. 4. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo

Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, novembro de 2007.

5. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, novembro de 2007.

(8)

8

ANEXOS

ANEXO 1 - Instrumento de Pesquisa Aplicados aos Gestores de Áreas 1. Identificação da ocupação em estudo

Nome: Nível: Eixo formativo: 2. Identificação da Organização Nome: Endereço: Telefone: E-mail:

Setor da economia em que atua: Principais produtos:

3. Identifique na tabela abaixo quais ocupações/funções demandam pessoal com a formação profissional indicada. Quais são as áreas de atuação?

Ocupação/função

(9)

9

4. Qual nível de formação dos funcionários que hoje atuam nas ocupações/funções técnicas. Indique a ocupação/função e o nível de formação. Se possível identifique o curso de formação desejado.

Nível* Ocupação/função

(1) capacitação

(2) técnico de nível médio (3) Tecnólogo

(4) Bacharel

Curso

5. Considerando o curso em estudo, que conhecimentos/competências/habilidades são desejadas pela organização, que devem ser desenvolvidas pelo curso de formação profissional ofertado pelo Instituto Federal?

(10)

10

ANEXO 2 - Instrumento de Pesquisa Aplicados aos funcionários das ocupações/função das áreas.

1. Identificação do Funcionário Nome:

Ocupação/função:

Escolaridade: ( ) ensino fundamental ( ) ensino médio ( ) ensino médio técnico ( ) graduado

Curso:

2. Relacione quais conhecimentos/habilidades/competências poderiam ser desenvolvidos no curso de formação profissional que você realizou e que não foram contemplados ao longo de seu desenvolvimento. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

3. Você realizou algum curso de capacitação/aperfeiçoamento que o ajudou a melhorar o desempenho de suas funções?Liste pelo menos 3 mais importantes.

1. 2. 3. 4. 5.

4. Se não realizou nenhum curso, qual curso você gostaria de realizar? Liste pelo menos 3 opções. 1. 2. 3. 4. 5.

(11)

11

5. Qual curso de formação profissional você desejaria que fosse ofertado pelo Instituto Federal. Escolha uma ou mais opções e se possível indique o nome ou área do curso ao lado.

Nível do curso Nome/área do curso

Curso Técnico

Curso de Graduação Tecnológica Curso de Graduação (Bacharelado) Licenciatura

Referências

Documentos relacionados

É possível observar as duas principais fases de cimentação, a primeira associada ao cimento isopaco fibroso em franja (seta amarela), precipitado em

Para Larrosa 2014 os gestos de interrupção, necessários para que algo nos toque enquanto experiência, são cada vez mais difíceis nos tempos de acelerações, no entanto, para que

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &

Em uma projeção de tempo de 10 anos, todas as estratégias de uso de sêmen sexado proporcionariam resultado econômico inferior ao da estratégia de uso de sêmen

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

• Um relaxamento da resistência ocorre no estado de sono, quando o material é impulsionado para a frente, oferecendo elementos para os sonhos. • Inversamente, o

Programa 1 dia: Visita à adega Venâncio da Costa Lima; Almoço na Adega Casa Ermelinda Freitas; Prova de Moscatéis de Setúbal na Casa Mãe da Rota de Vinhos; Jantar

Articulamos essa resenha com a literatura sobre a imagem do profissional de Educação Física e com estudos que facilitam a compreensão sobre a construção da