• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM APRENDER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM APRENDER"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM APRENDER

FIORIO,Diana Dorigo1 REZENDE,Ingrid Ricco2 NASCIMENTO, Ketsa Abreu3

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tenta apresentar a importância do pedagogo no cotidiano escolar, buscando investigar como a falta do mesmo influencia no processo de ensino aprendizagem. Mostrando seu papel, junto com sua práxis, fomentando seus deveres. A Relevância dessa pesquisa é expor o trajeto percorrido, levantando dados de pesquisas, bem como solucionar “problema”, trazendo respostas ainda indecifradas, tendo como base levantamentos documentais, onde será observado a função do pedagogo supervisor nos desafios presentes na instituição de ensino, utilizaremos uma pesquisa descritiva Bibliográfica na elaboração Bibliográfica Teórica, com o propósito de recolher, analisar, selecionar e interpretar as contribuições teóricas já existentes sobre o tema de estudo.

Em nossas pesquisas, será possível analisar a verdadeira atuação do supervisor, sendo notório que uma escola sem o pedagogo acaba perdendo o eixo.

Pois ele é quem responde pelo ato de coordenar, auxiliar, trazendo alternativas junto ao coletivo da escola, conhecendo e compreendendo á realidade e buscando soluções, visando promover ações que amplifique á visão de seus colaboradores.

Portanto no presente trabalho será utilizado pesquisas bibliográficas de diferentes estudiosos, entre Vasconcelos, Libâneo e Ferreira, que nos mostra a

1 Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES, dianafiorio@hotmail.com;

2 Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES, dihricco@hotmail.com;

3 Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES,kekinha-11@hotmail.com;

Professor orientador. Mestra, Centro Universitário São Camilo-ES, cristinalenss@gmail.com Cachoeiro de Itapemirim – ES, Junho de 2017.

(2)

realidade dos pedagogos em sua profissão. Visando as atribuições feitas ao cargo do pedagogo enquanto profissional atuante no ambiente escolar. É sabido que ele atua no processo de planejamento dos professores, contruibuindo por meio da orientação do professor o pedagogo atua também acompanhando e orientando os alunos, e em toda coordenação no ambiente escolar.

Procuramos também investigar e compreender o trabalho do pedagogo, trazendo informações com qualidade, e como é sua atuação, bem como solucionar os problemas e como é importante seu lugar no ambiente escolar. Acompanhando o pedagogo em sua atuação, pesquisando seus afazeres e dando estatísticas de que o mesmo é uma peça fundamental na coordenação.

MATERIAL E MÉTODOS

Para a executação desta sequência argumentativa e o alcance dos objetivos propostos, utilizaremos uma pesquisa Descritiva Bibliográfica na elaboração Bibliográgfica Teórica, com o propósito de recolher, analisar, selecionar e interpretar as contruibuições teóricas já existentes sobre o tema do estudo.

(...) o método, é todo percurso, todo o caminho que é construído (...)são os procedimentos que orientam o trabalho em sala de aula. Kramer,1986. pag21.

DESENVOLVIMENTO

Esse trabalho toma como referencial teórico o acompanhamento do pedagogo no

ambiente escolar, pois o espaço pedagógico é uma extensão da sala de aula e o pedagogo um grande aliado do professor em todo o processo de escolarização que envolve professores e alunos. Como afirma Vasconcelos (2006, pag. 87) é importante lembrar que, antes de mais nada, a coordenação é exercida por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a escola: a reprodução da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade, a evasão, a lógica classificatória e excludente [...], a discriminação social na e através da escola, etc.

(3)

Desta forma, fica clara a função colaborativa do pedagogo para com o professor, correspondendo diretamente ao ato de planejar, coordenar e orientar as ações a serem desenvolvidas, bem como discutir, auxiliar e buscar alternativas quanto à forma de abordagem dos conteúdos propostos.

Além do suporte pedagógico destinado ao professor cabe também ao pedagogo o suporte referente ao acompanhamento dos alunos e seus respectivos rendimentos, bem como a análise do desempenho escolar de toda classe. O pedagogo ainda realiza atendimentos junto à família, para dar suporte e compreender possíveis lacunas que possam estar interferindo na aprendizagem do aluno.

O pedagogo tem um papel muito importante dentro do contexto escolar, pois ele tem o ato de mediador, tendo em vista que seu papel é insubstituível, pois segundo (FERREIRA, Apud Rangel, 2001, p.93) como prática educativa, a supervisão educacional, independentemente de formação especifica em uma habilitação no curso de pedagogia, em cursos de pós-graduação ou como conjunto de conteúdos desenvolvidos no curso de pedagogia, constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso, assegura a qualidade do ensino, da educação, da formação humana. Seu compromisso, em última instância, é a garantia de qualidade de formação humana que se processa nas instituições escolares, no sistema educacional brasileiro, na atual conjuntura mundial. Não se esgota, portanto, no saber fazer bem e no saber o que ensinar, mas no trabalho articulador e orgânico entre a verdadeira qualidade do trabalho pedagógico que se tornará mais verdadeira em seus compromissos humanizadores, quando expressar e se constituir em pólo-fonte de subsídios para novas políticas e novas formas de gestão na intensidade espaço-temporal de transformações que a era da globalização e a sociedade do conhecimento ocasionaram.

Portanto o trabalho do pedagogo vai muito além do que ensinar e fazer bem, mais sim, articular um trabalho pedagógico onde no sistema educacional ou em

(4)

outro campo que atua, ele deve ter a responsabilidade em seu compromisso, e ser preparado para enfrentar conflitos e situações em seu grupo de trabalho.

Visamos também que o pedagogo tem a competência de sua profissão, sendo necessário ressaltar que o mesmo deve sempre inovar, buscar e, sobretudo ter seu comprometimento no que faz, pois segundo Libâneo em sua obra, Pedagogia e pedagogos, para quê?,Enfatiza:

O que define algo - um conceito, uma ação, uma prática como pedagógico é, portanto, a direção de sentido, o rumo que se dá às práticas educativas. É, pois, o caráter pedagógico que faz distinguir os processos educativos que se manifestam em situações sociais concretas, uma vez que é a análise pedagógica que explica a

orientação do sentido (direção) da atividade educativa. Por isso se diz que a toda educação corresponde uma pedagogia (2001, p.135).

Sendo assim, é possível compreender que além do comprometimento em seu fazer, o pedagogo, tem que dar sentido no que faz e sempre dar rumo em suas práticas educativas, fazendo com que elas realmente sejam desenvolvidas, dando apoio e saber liderar o espaço em que atua, tendo conceito e buscando alternativas e desempenho de sua função para assim contribuir no processo de ensino dos alunos.

A escola tem um papel fundamental diante da sociedade, desse modo o pedagogo, tende a ter sua tarefa participativa em toda elaboração e construção dos documentos que apresentam organização da instituição de ensino, construindo métodos e estratégias no qual será importante na construção da escola e no fazer do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem, tendo também as seguintes tarefas:

Supervisiona, acompanha, assessora, apoia, avalia as atividades pedagógico-curriculares. Sua atribuição prioritária é prestar assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas disciplina, no que diz respeito ao trabalho interativo com os alunos. (LIBÂNEO, 2008, 129-130)

Portanto o pedagogo como supervisor assume a função de acompanhamento dos professores, dando suporte nos conteúdos, avaliações, e todas as orientações

(5)

que envolvem o contexto escolar. Sendo fundamental essa sintonia de pedagogo e educando para a construção das diversas atividades, e de fato contribuindo para o processo de ensino aprendizagem do aluno.

A coordenação pedagógica deve ser lembrada como produto genuíno da pedagogia nova, por onde se formalizou sua conotação de mentora na escola, do enfoque psicológico estrito da educação. Não é preciso muito esforço para chegar a uma definição padrão de suas atribuições; um serviço que ocupa da coordenação pedagógica escolar voltada a orientação dos professores e alunos, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades.

(LIBÂNEO,2002,pag. 72

Conforme destaca Libâneo, não é preciso esforço para compreender as atribuições do pedagogo, percebe se que esta é uma função importante quanto á do professor, que está diretamente ligado aos alunos e que mantém contato direto com a sala de aula.

Desta forma e de acordo com os teóricos podemos enfatizar que o pedagogo é um profissional importante e que sua profissão vai além, contribuindo de maneira significativa com o espaço onde atua, buscando sempre respostas alternativas e buscando resolver soluções e trazer propostas para uma educação de qualidade e de ensino, atuando de forma profissional e sempre buscar novos conhecimentos através de formação continuada, para assim saber desenvolver seu papel diante da escola e proporcionar para o educando estratégias e métodos para que os alunos aprendam da melhor forma.

RESULTADOS

De acordo com as pesquisas bibliográficas teóricas, os resultados dessa pesquisa foram positivos, onde conseguimos alcançar o objetivo proposto de que um pedagogo é muito importante em seu fazer. E nas pesquisas realizadas foi notório que a escola sem este profissional perde o eixo, sendo o responsável pelas abordagem dos conteúdos propostos e situações encontradas no ambiente escolar.

Obtivemos também respostas que o pedagogo precisa atuar bem como no acompanhamento e estar disponível para atender todas as demandas e dando suporte onde atua.

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível perceber que o trabalho do pedagogo se torna fundamental no contexto escolar. Pois é notório que o pedagogo está presente em todas as áreas, e sem a presença deste profissional, o contexto educacional acaba perdendo seu eixo.

Quando falamos em supervisão escolar, o mesmo tem a função de auxiliar, e achar saídas práticas, solucionando problemas, entre outros. Tornando possível a interação de todos, pois caminhando em conjunto com todo o corpo docente, o pedagogo faz uma sintonia com todas as relações existentes no corpo estudantil.

Nesse sentindo, o pedagogo ocupa o lugar de liderança, tendo seu papel na educação como uma das profissões mais importantes, tendo a responsabilidade de sistematizar diversos conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem. Sendo de total responsabilidade ter uma boa formação teórica, conhecendo as legislações e saber planejar todos os documentos que fazem parte da escola. O pedagogo precisa ter uma interação com toda sua equipe de trabalho, garantindo um trabalho qualificado e ajudando á todos e trazendo intervenções e solucionando os problemas.

Vale ressaltar que nessa troca de ensinar e aprender, o pedagogo tem que saber quais os métodos e processos didáticos são adequados para cada aluno e turma, tendo uma sintonia com o educando, e favorecendo á ele todas as estratégias para que o aluno consiga interagir os conteúdos, ajudando em seu processo de ensino aprendizagem.

Portanto o pedagogo tem seu lugar, e suas responsabilidades, sendo assim, um profissional que abre caminhos frente à diversidade para ter uma educação de qualidade.

(7)

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 04.ed.São Paulo:

Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 12.ed.São Paulo:

Cortez, 2010. 208p.

KRAMER, Sonia (org). Alfabetização: Dilemas da Prática. Rio de Janeiro: Dois Pontos,1986, p. 21.

GASPAR DE OLIVEIRA, Elizabete. A função do pedagogo como supervisor escolar. Mato Grosso. 2011. Disponível em:

http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/cj3aESXQAaTpS Sx_2015-12-18-22-38-43.pdf

FERREIRA, NauraSyriaCarapeto org. Supervisão Educacional . Para uma escola de qualidade da formação à ação. 3ª.ed.São Paulo:Cortez, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo:Libertad,2006.

Referências

Documentos relacionados

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

“Sentença Normativa – Cláusula relativa à Contribuição Assistencial - A turma entendeu que é legítima a cobrança de contribuição sindical imposta aos

Ponte Posterior de 3 Unidades para Revestimento (máximo 1 pontico) Armação PEEK JUVORA TM Ponte posterior de 3 unidades para revestimento, máximo 1 pontico Espessura mínima da

[r]

Our findings suggest that for the initial configuration corresponding to the zero flux sector, the Majorana honeycomb model is shielded against weak disorder, whereas the system

Nesse  passo,  mesmo  que  a  decisão  combatida  tenha  se  subsumido  na 

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Refere-se ao capital recomprado. O valor da remuneração paga, o qual inclui custos diretamente atribuíveis, líquido de quaisquer efeitos tributários. Quando as ações em