• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem Estágio Curricular II Serviços da Rede Básica STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ FERREIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem Estágio Curricular II Serviços da Rede Básica STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ FERREIRA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem

Estágio Curricular II – Serviços da Rede Básica

STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ FERREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇO DE REDE BÁSICA:

USF Divisa

Porto Alegre 2012

(2)

STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ FERREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇO DE REDE BÁSICA:

USF Divisa

Relatório das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Curricular II – Serviços de Rede Básica pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para aprovação.

Profª Orientadora: Profª Drª Idiane Rosset

Enfª Supervisora: Aline Moreira Antunes e Márcia Albrecht

Porto Alegre 2012

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 GERÊNCIAS DISTRITAIS ... 6

2.1 GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL ... 6

3 USF DIVISA ... 7

3.1 ÁREA DE ABRANGÊNCIA ... 7

3.2 EQUIPE DA USF DIVISA ... 7

3.3 PROGRAMAS DESENVOLVIDOS ... 8

3.3.1 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ... 8

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 9

4.1 ATIVIDADES ASSISTENCIAIS ... 9

4.2 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS ... 9

4.3 ATIVIDADES EDUCATIVAS ... 10

4.4 ATIVIDADES DE DESTAQUE ... 10

4.4.1 Prá-Nenê ... 11

4.4.2 Pré-Natal ... 11

4.4.3 Programa de Saúde da Mulher ... 12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 13

REFERÊNCIAS ... 14

(4)

1 INTRODUÇÃO

Em 1978 a Conferência Internacional de Alma Ata reafirmou a saúde como direito humano fundamental, sendo considerada um marco nos debates sobre os rumos das políticas de saúde no mundo (GIL, 2006). Em 1986 foi realizado no Brasil a VIII Conferência Nacional de Saúde envolvendo a participação de profissionais, gestores e cidadãos e propôs as bases para a reforma sanitária brasileira, cujos conceitos foram incorporados à Constituição Federal de 1988 para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (BUSS; CARVALHO, 2009).

Criado pela Constituição Federal de 1988, o SUS é regulamentado pelas Leis Orgânicas da Saúde (LOS) (BRASIL, 2012a). A Lei 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências (BRASIL, 1990a). Já a Lei 8142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências (BRASIL, 1990b).

O objetivo do SUS é alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população sendo destinado a todos os cidadãos e financiado com os recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagas pela população. Fazem parte do SUS os Centros de Saúde, Postos de Saúde e hospitais, fornecendo aos cidadãos consultas, exames, internações e tratamentos nas unidades de saúde vinculadas ao sistema da esfera municipal, estadual ou federal, públicos ou privados, contratados pelo gestor de saúde (BRASIL, 2012a).

O SUS está embasado em diretrizes organizativas e princípios doutrinários incorporados à Constituição Federal e às LOS. Os princípios que legitimam o SUS são:

a universalidade, integralidade e equidade e está organizado sob as seguintes diretrizes:

descentralização, regionalização, hierarquização e participação da comunidade (MENICUCCI, 2009; VASCONCELOS, 2006).

A Atenção Básica à saúde é um conjunto de ações de saúde desenvolvidas no âmbito individual e coletivo abrangendo a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. É desenvolvida sob a forma de trabalho em equipe e dirigida a populações e territórios bem delimitados, pela qual assume a responsabilidade sanitária. A Atenção Básica é o contato

(5)

preferencial dos usuários com o sistema de saúde, sendo orientada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, integralidade, responsabilização, humanização, equidade e participação social. A Atenção Básica tem como estratégia prioritária a Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e foi aprovada em 2011 pela Portaria n° 2488 (BRASIL, 2009; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).

A Saúde da Família é uma estratégia para reorientação do modelo assistencial e é operacionalizada por equipes multiprofissionais em unidades de saúde. As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, reabilitação de doenças e agravos e manutenção da saúde dessa comunidade. Cada equipe de saúde da família é responsável pelo acompanhamento de no máximo quatro mil habitantes e compostas por no mínimo um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Quando ampliada a equipe pode contar com um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico em higiene dental (BRASIL, 2012b). Em Porto Alegre o Programa de Saúde da Família, posteriormente consolidado como estratégia, teve início em 1996 e conta atualmente com 101 equipes que atendem a 290 mil moradores da cidade (PORTO ALEGRE, 2012c).

Este é um relatório elaborado como exigência para a conclusão do Estágio Curricular II - Serviços da Rede Básica pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS) e apresenta as atividades desempenhadas pela acadêmica de enfermagem na Unidade de Saúde da Família Divisa. O estágio foi desenvolvido durante o período de 17 de setembro de 2012 à 27 de novembro de 2012 com carga horária total de 315 horas. As atividades foram desenvolvidas de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 12h00min ou das 08h00min às 17h00min.

Este relatório foi elaborado com o objetivo de apresentar o campo de estágio, as atividades desempenhadas e o aprendizado da acadêmica a partir das experiências vivenciadas.

(6)

2 GERÊNCIAS DISTRITAIS

As regiões de Porto Alegre são limitadas pelos Distritos Sanitários (DS), que somam 17 e abrangem todos os territórios da cidade, onde são dispostos serviços de saúde do SUS. Como estruturas administrativas, gestoras regionais e também espaços de discussão e prática estão as Gerências Distritais (GD), onde são operacionalizadas as estratégias de atenção primária à saúde. Em Porto Alegre há oito Gerências Distritais:

Centro, Leste/Nordeste, Sul/Centro-Sul, Glória/Cruzeiro/Cristal, Norte/Eixo Baltazar, Partenon/Lomba do Pinheiro, Noroeste/Humaitá/Ilhas e Restinga/Extremo Sul (PORTO ALEGRE, 2012d).

2.1 GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL

A Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal é composta por uma população de 136.028 pessoas, sendo na região Glória 42.605, Cruzeiro 65.926 e Cristal 27.497 pessoas (PORTO ALEGRE, 2012j).

A administração da gerência distrital fica localizada no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, localizado na Avenida Moab Calda, 400, bairro Santa Teresa e tem seu horário de funcionamento das 8h00min às 18h00min. Esta gerência é responsável pela coordenação 14 Unidades de Saúde da Família, dez unidades básicas de saúde, um centro de saúde e um pronto atendimento (PORTO ALEGRE, 2012e).

(7)

3 USF DIVISA

A seguir será descrita a unidade de saúde onde foi desenvolvido o estágio.

3.1 ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A USF Divisa está localizada na Rua Upamoroti, número 735, bairro Cristal, pertencendo ao distrito sanitário Glória/Cruzeiro/Cristal. A USF atende um total de 837 famílias, distribuídas em quatro áreas de atuação e totalizando uma população de 3.000 pessoas. A área I atende 202 famílias, a área II 182, área III atende 238 e a área IV 215 famílias. A área de atuação da USF Divisa atende:

- Rua Curupaiti - 499 ao 836 - Travessa Jataí - 11 ao 196 - Avenida Divisa - 07 ao 1136 - Rua Capivari - 833 ao 1163 - Rua Jataí - 08 ao 291 - Rua Butuí - 390 ao 490 - Rua Upamoroti - 272 ao 836 - Travessa Upamoroti - 315 ao 515 - Rua Comandaí - 69 ao 143 - Rua Arapeí - 12 ao 104 - Rua Divisa II - 02 ao 957 - Rua Jaguari - 13 ao 810 3.2 EQUIPE DA USF DIVISA

A equipe ampliada USF Divisa é composta por uma médica de família, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, quatro agentes comunitárias de saúde, uma dentista e duas auxiliares de saúde bucal.

(8)

3.3 PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Na USF Divisa são desenvolvidos os seguintes programas:

- Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)

- Prá-nenê - Pré-natal

- Saúde da mulher

3.3.1 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

O PMAQ-AB é um programa com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica para que se tenha um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente permitindo transparência e efetividade das ações direcionadas à Atenção Básica em todo o Brasil (BRASIL, 2012f). O PMAQ é organizado em quatro fases:

1°) Adesão ao programa: contratualização de compromissos e indicadores entre as equipes de atenção básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde.

2°) Desenvolvimento: desenvolvimento das ações que serão empreendidas pelas equipes, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover as mudanças na gestão, no cuidado e na gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e qualidade da atenção básica.

3°) Avaliação externa: fase em que se realiza um conjunto de ações que irá avaliar as condições do acesso e da qualidade das equipes que participam do programa.

4°) Recontratualização: pactuação entre as equipes e municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade.

A USF Divisa encontra-se atualmente na fase de Credenciamento.

(9)

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A seguir serão descritas as atividades desenvolvidas pela aluna durante o estágio curricular.

4.1 ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

As atividades assistenciais desenvolvidas durante o estágio foram:

- acolhimento;

- acompanhamento e realização de consultas de enfermagem;

- acompanhamento e realização de consultas do Programa Prá-Nenê;

- acompanhamento e realização de consultas do Programa de Pré-Natal;

- acompanhamento e realização de consultas de Saúde da Mulher;

- aplicação de medicamentos intramusculares;

- atendimento na recepção;

- coleta de exame citopatológico para rastreamento de câncer cérvico-uterino;

- curativos

- dispensação de medicamentos;

- vacinação de crianças, adultos e gestantes;

- verificação de glicemia capilar;

- verificação de sinais vitais;

- visita domiciliar;

4.2 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Dentre as atividades administrativas desenvolvidas pela acadêmica de enfermagem durante o período de estágio estão:

- participação nas reuniões da gerência distrital: as reuniões são realizadas no auditório da gerência e participam todos os coordenadores das Unidades de Saúde da Família desta gerência e são discutidos assuntos referentes a novos procedimentos e rotinas a serem implementados nas unidades, como o teste rápido de HIV e sífilis, além

(10)

de serem passados avisos sobre capacitações e cursos para as equipes e esclarecidas dúvidas dos coordenadores;

- participação nas reuniões de equipe: essas reuniões ocorrem todas às quartas feiras à tarde e são dados avisos vindos da gerência distrital como cursos, capacitações, mudanças no sistema de marcação de consultas ou agendamento de exames, entre outros; organizados eventos da equipe; discutidos situações especiais dos usuários e a forma de resolução desse problema; discutidos e resolvidos problemas que envolvam a equipe.

4.3 ATIVIDADES EDUCATIVAS

Durante o período de estágio foi realizada a “Tarde do Adolescente”. O objetivo foi de aproximar os adolescentes da unidade de saúde, uma vez que é um público que pouco busca atendimento na unidade de saúde. Foram convidados para participar os adolescentes a partir de 13 anos de idade.

A atividade iniciou às 13h00min e teve fim às 16h30min. Durante à atividade os adolescentes passaram pela dentista para avaliação da saúde bucal e participaram de uma orientação com a médica, enfermeira e acadêmica de enfermagem sobre as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis em que tiveram suas dúvidas esclarecidas.

4.4 ATIVIDADES DE DESTAQUE

Destacam-se aqui, as atividades de consulta de enfermagem realizadas para atendimento dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura de Porto Alegre.

(11)

4.4.1 Prá-Nenê

O programa foi estruturado em Porto Alegre há mais de 20 anos e tem como um de seus objetivos o monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de um ano residentes em Porto Alegre (PORTO ALEGRE, 2012g).

Na USF Divisa, as consultas do programa são realizadas todas as segundas- feiras à tarde tanto pela médica quanto pela enfermeira. Durante o primeiro ano de vida as crianças são acompanhadas mensalmente, sendo que as consultas são intercalas entre a médica e enfermeira.

Nas consultas as crianças são avaliadas quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor e calendário vacinal. As mães são orientadas quanto a alimentação no primeiro ano de vida, higiene da criança, sono e repouso, além de serem esclarecidas dúvidas. Durante as consultas com a enfermeira, caso seja constatado alguma alteração com a criança é solicitada a avaliação da médica da unidade. A última consulta do programa acontece no mês em que a criança completa um ano de vida. Nessa consulta são solicitados alguns exames para a criança, como hemograma, e é encerrado o programa.

4.4.2 Pré-Natal

O Pré-natal é o acompanhamento das gestantes com o objetivo de avaliar a sua saúde e do seu bebê. Durante o acompanhamento na USF Divisa são realizadas consultas e solicitados exames para avaliação da gestante e do seu bebê. Nas consultas as gestantes são aconselhadas sobre seu hospital de referência, alimentação durante a gestação, aleitamento materno, sinais de trabalho de parto, entre outros. Após o parto, acontece a consulta de puerpério, em que, para a mãe, é encerrado o Programa de Pré- natal e para o bebê é iniciado o acompanhamento do Prá-nenê.

Na USF Divisa as consultas de pré-natal são realizadas todas as sextas à tarde pela médica e enfermeira da unidade, ou encaixadas na agenda conforme necessidade da gestante. Até a 36ª semana as consultas são realizadas mensalmente e intercaladas entre médica e enfermeira. Nas consultas são solicitados exames e encaminhamentos

(12)

conforme a necessidade. Da 36ª até a 38ª semanas as consultas passam a ser quinzenais.

A partir da 38ª semana as consultas são semanais e realizadas pela médica da unidade.

4.4.3 Programa de Saúde da Mulher

Em 2004 foi lançado pelo Ministério da Saúde a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher com ênfase na mortalidade de mulheres em idade fértil, avaliação do programa de humanização e pré-natal, avaliação dos centros de parto normal e avaliação da estratégia de distribuição de métodos anticoncepcionais (BRASIL, 2012h). Além disso, em Porto Alegre, o programa inclui a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, principais causas de morte entre mulheres (PORTO ALEGRE, 2012i).

Na USF Divisa as orientações sobre Saúde da mulher são feitas em diversos momentos, seja durante as consultas de acolhimento ou nas visitas das mulheres à unidade. No entanto, as quintas-feiras à tarde são disponibilizadas seis fichas para atendimento de saúde da mulher com a enfermeira. Nestas consultas é realizada a coleta de exame citopatológico e orientações sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos, além de esclarecimento de dúvidas. Nas sextas-feiras são realizadas as consultas de saúde da mulher pela médica, em que as pacientes esclarecem dúvidas, recebem orientações sobre os métodos contraceptivos e colocação do Dispositivo

Intrauterino (DIU).

(13)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio curricular na USF Divisa proporcionou à acadêmica o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação do enfermeiro na atenção básica em saúde. Este estágio permitiu o reconhecimento da importância do enfermeiro na rede básica uma vez que possui maior autonomia para a tomada de decisões, tornando o atendimento mais resolutivo e rápido. Evidenciou-se ainda a importância do conhecimento técnico- científico do enfermeiro, além de suas habilidades psicossociais para lidar com as diferentes situações socioeconômicas vivenciadas pela população da área.

As atividades desempenhadas durante o estágio permitiram que a acadêmica adquirisse o conhecimento sobre as ações e competências do enfermeiro na rede básica.

Além disso, o estágio proporcionou um maior conhecimento sobre o funcionamento do SUS, como o acolhimento, referência e contra-referência, educação para a saúde, educação permanente dos profissionais de saúde e realização dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.

A USF Divisa é uma unidade que conta com uma equipe qualificada que está sempre em busca da resolução dos problemas da comunidade, demonstrando que apesar de ainda haver muitos entraves, é possível se construir uma saúde pública de qualidade.

Além disso, esta equipe mostrou-se de grande valia na construção do conhecimento da acadêmica, uma vez que os diferentes profissionais que fazem parte da equipe a acolheram e estiveram sempre dispostos a passar seus conhecimentos nos diferentes aspectos que abrangem a atenção básica.

Este estágio final colocou a acadêmica diante da realidade da vida profissional e de que maneira poderá usar todos os seus conhecimentos adquiridos durante os quatro anos e meio de faculdade. O estágio mostrou ainda a necessidade de aperfeiçoamento constante dos conhecimentos e a importância do trabalho em equipe.

(14)

REFERÊNCIAS

BUSS, P. M.; CARVALHO, A. I. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos 20 anos (1988-2008). Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, p. 2305-16, 2009.

BRASIL. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Família. Atenção Básica e a Saúde da Família. Brasília, DF, 2012b. Disponível em:

<http://dab.saude.gov.br/atencaobasica.php#saudedafamilia>. Acesso em 17 out 2012.

BRASIL. Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 set. 1990a. Disponível em:

<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>. Acesso em: 17 out 2012.

BRASIL. Lei n. 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 dez. 1990b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm>.

Acesso em: 17 out 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z. 3ª edição. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/sus_3edicao_completo.pdf>. Acesso em 17 out 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da

Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Brasília, DF, 2012f. Disponível em:

<http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/>. Acesso em 24 out 2012.

BRASIL. Portal da Saúde. Cidadão. Entenda o SUS. Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, 2012a. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24627>. Acesso em 17 out 2012.

BRASIL. Portal da Saúde. Cidadão. Saúde para você. Saúde da Mulher. Brasília, DF, 2012h. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=25236>. Acesso em 17 nov 2012.

GIL, C. R. R. Atenção primária, atenção básica e saúde da família: sinergias e

singularidades do contexto brasileiro. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.

22, n. 6, p. 1171-81, 2006.

(15)

MENICUCCI, T. M. G. O Sistema Único de Saúde, 20 anos: balanço e perspectivas.

Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.25, n.7, p. 1629-25, 2009.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria n.º 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União, Brasília, DF.

PORTO ALEGRE. Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde. Dados vitais e Dant.

Programa de Vigilância. Menor de um ano – prá-nenê. Prá-Nenê. Porto Alegre, RS, 2012g. Disponível em:

<http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgvs/default.php?p_secao=247>. Acesso em 17 nov 2012.

PORTO ALEGRE. Secretaria municipal da saúde. Coordenadoria geral de atenção primária, serviços especializados ambulatoriais e substitutivos.

Glória/Cruzeiro/Cristal. Porto Alegre, 2012j. Disponível em:

http://www.capses.com.br/gd/gcc/. Acesso em: 24 nov 2012.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Locais de atendimento. Por região.

Glória/Cruzeiro/Cristal. Porto Alegre, RS, 2012e. Disponível em:

<http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?pg=2&p_secao=837>. Acesso em 17 out 2012.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Locais de atendimento. Porto Alegre, 2012d. Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/>. Acesso em 17 out 2012.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Saúde. Políticas em Saúde. Saúde da Mulher. Porto Alegre, RS, 2012i. Disponível em:

<http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=684>. Acesso em 17 nov 2012.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Serviços de saúde. Estratégia de Saúde da Família. Programa de Saúde da Família. Porto Alegre, RS, 2012c.

Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=858>.

Acesso em 17 out 2012.

VASCONCELOS, C. M.; PASCHE, D. F. O Sistema Único de Saúde. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. P. 531-560.

Referências

Documentos relacionados

Devido ao fato da nicotina afetar tanto tarefas que envolvem o armazenamento temporário de informações, como o condicionamento de traço, bem como tarefas que envolvem

TRAM padrão - versão de lado esquerdo Posição de 45 graus a partir de acesso lateral Posição vertical a partir de acesso lateral Posição vertical e rodado para utilização

4 - Quando seja devido o pagamento de uma quantia, o tribunal determina que o pagamento seja realizado no prazo de 30 dias, seguindo-se, em caso de incumprimento, os termos do

Vale  ressaltar  que  o  que  se  tributa  não  são  os  depósitos  bancários,  como  tais  considerados,  mas  a  omissão  de  rendimentos  por 

• São barreiras: edificações, quarteirões, vegetação densa, corpos hídricos (rios, canais, lagos, oceano etc.). • Não são barreiras: canteiros centrais, rotatórias,

A partir desse viés, desenvolveu-se neste trabalho a síntese do GO e TiO 2 , para produção de filmes finos aplicáveis em células solares sensibilizadas por corante a base

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (2017) existem 10 passos para que o AM seja bem-sucedido: treinamento para os profissionais de saúde; orientação

Este trabalho tem o propósito de apresentar a metodologia de geração de cenários via a distribuição lognormal 3 parâmetros, e propor uma nova transformação linear (matriz