• Nenhum resultado encontrado

ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Bruna Leston Letícia Indart Franzen Mônica Favaretto Watanabe

RESUMO: O setor de turismo é um dos que mais crescem no mundo, com isso o meio hoteleiro expandese mais em todas as cidades. Diante disto, este estudo tem como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida nos meios de hospedagem localizados no centro de Santa Vitória do Palmar-RS. O objetivo especifico é descobrir de que maneira os hotéis desta localidade estão se organizando para receber este público.

Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. De um universo de cinco hotéis, três aceitaram participar da pesquisa. Os resultados apontaram a falta de conhecimento pelos gestores de normas e leis do setor hoteleiro para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida. Contudo, pode-se constatar que alguns dos meios de hospedagem – amostra da pesquisa, perceberam a necessidade de adaptações em seus empreendimentos.

Palavras-chave: Meios de Hospedagem; Hospitalidade; Pessoas com Deficiência Física e/ou Mobilidade Reduzida; Acessibilidade.

ABSTRACT: The tourism sector is one of the fastest growing in the world, it means the hotel expands more in all cities. In view of this, this study aims to analyze the conditions of access for people with physical disabilities and/or reduced mobility on lodging facilities located in the downtown of Santa Vitória do Palmar - RS. The specific objective is to find out how the hotels in this town are organizing to receive this public. It is bibliographical and exploratory research with a qualitative approach. In an universe of five hotels, three agreed to participate. The results showed a lack of knowledge by the managers of rules and laws of the hospitality industry for people with physical disabilities and/or reduced mobility. However, it can be seen that some of the lodging facilities - survey sample, realized the need for adjustments in their endeavors.

Keywords: Means for Lodging; Hospitality; People with Physical Disabilities and/or Reduced Mobility;

Accessibility.

INTRODUÇÃO

A cada ano o turismo é um dos setores em maior desenvolvimento e crescimento no mundo, o que faz com que a procura por lugares com adaptações para pessoas com algum tipo de deficiência física e/ou mobilidade reduzida – PDFMR aumente. Esse público crescente sente a necessidade de encontrar atividades e locais apropriados para realizar suas tarefas, sejam elas ligadas ao trabalho ou lazer. Sempre houve esse tipo de necessidade, entretanto, hoje com leis

(2)

e normas que garantam essas adaptações, esse público tem mais voz ativa diante a sociedade.

No Brasil, segundo o IBGE (2010), existem 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de necessidades especiais (14,5% da população), e deste total 4,3 milhões (2,5% da população) possuem limitações.

A característica essencial dos meios de hospedagem (MH) é a hospitalidade, desta maneira o bem atender vai além de profissionais qualificados e habilitados; é necessário estrutura física segura e autônoma, em ambientes internos e externos das propriedades.

Esta pesquisa foi realizada nos hotéis localizados na área central do município de Santa Vitória do Palmar – RS, com aproximadamente 31.000 mil habitantes segundo o último senso do IBGE (2010), a qual possui diversos atrativos turísticos como praias, porto de navegação, lagoas, reserva ecológica, museus, parque eólico, prédios históricos, turismo rural, turismo de compra, além de ser uma região de fronteira com o Uruguai. Por ser uma cidade em desenvolvimento, tem-se como problema de pesquisa a incipiência de hotéis para atender à demanda existente e crescente, incluindo as pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida (PDFMR).

Diante disto, este estudo busca analisar as condições de acessibilidade para as PDFMR nos meios de hospedagem localizados no centro de Santa Vitória do Palmar-RS. O objetivo específico é descobrir de que maneira os hotéis da região central em Santa Vitória do Palmar estão se organizando para receber este público.

Devido ao desenvolvimento supracitado, este tema torna-se relevante para a comunidade local e regional, uma vez que há expansão constante de pessoas oriundas de diversas partes do país, por motivos de trabalho, lazer, compras pelo contato próximo da cidade do Chuí-RS, entre outros fatores, levando em consideração que diversos visitantes podem possuir algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida.

(3)

A RELAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM E A ACESSIBILIDADE

A hospitalidade é algo indispensável para qualquer meio de hospedagem e vai além de algo material ou comercial. Para Boff (2005), a hospitalidade não ignora nenhum indivíduo.

Neste sentido, o decreto de Lei 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade as PDFMR, explana

A acessibilidade é a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação em informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, NBR 9050:2004 define acessibilidade como a possibilidade e alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. Com o intuito de normatizar e adequar normas utilizadas em diversas áreas, inclusive na área de acessibilidade, a ABNT possui diversas normativas, com destaque a NBR 9050:2004, que entre outros itens, prevê que ao menos 5% com mínimo de um, do total de unidades habitacionais devem ser adaptadas para pessoas com necessidades especificas ou mobilidade reduzida.

Com relação à acessibilidade nas edificações, o Ministério do Turismo (2004) explica sobre a normativa 9050 que condiz com o mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, conveniente com essa pesquisa. Nesta normativa se encontram dados detalhados sobre diversas situações corriqueiras ou não, que deve-se dar a devida atenção; muitas delas são adaptações que podem ser planejadas antecipadamente ou adequações futuras, promovidas em prol da melhoria desses locais para atender qualquer ser humano que venha ter algum tipo de necessidade, seja ela temporária ou não.

Encontra-se também a existência da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das PDFMR. O Brasil possui leis no âmbito federal, estadual e municipal como Lei nº 10.048/00 que dá prioridade de atendimento às pessoas PDFMR em repartições públicas e empresas concessionárias.

(4)

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como técnica de pesquisa observação não-participante. O universo da pesquisa compreende cinco MHs, porém, a amostra contou com três.

Utilizou-se para a pesquisa um formulário de inspeção da Cartilha do Mistério do Turismo, Bem Atender no Turismo Acessível (2009). Houve uma entrevista semiestruturada com os gestores dos meios de hospedagem para o levantamento de dados, conforme critérios apresentados nos Quadro 1.

QUADRO 1: Roteiro de Inspeção - Verificação da Acessibilidade dos Meios de Hospedagem

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO HOTEL 1 HOTEL 2 HOTEL 3 LEGENDA

Acesso externos à edificação RE P RE Ótimo O

Acessos privativos à edificação P P R Bom B

Acesso aos ambientes internos P P P Regular RE

Sanitários P P P Péssimo P

Autonomia e segurança P P P

Pisos táteis de alerta P P P

Sinalização de equipamentos P P P

Rampas, escadas e tratamento de desníveis P P P

Recepções P RE P

Estacionamento ou locais de embarque/desembarque P P P

Mobiliário, bebedouro, telefone P P P

Comunicação sonora para pessoas com deficiência visual P P P

Fonte: Elaborado pelas autoras.

Após a realização do formulário de inspeção nos MHs - amostra da pesquisa, observou-se que eles não possuíam adequações para hospedar ou receber as PDFMR. Dos doze critérios principais sobre a estrutura física dos MHs, todos obtiveram resultado insatisfatório conforme as adequações do Quadro 1.

Além disso, os gestores relataram na pesquisa semiestruturada que não houve demanda para PDFMR, entretanto, pode-se observar que existem prédios públicos que foram adaptados e são utilizados pela população residente e oriunda de outras localidades, as quais só foram realizadas pela crescente demanda e necessidade. É certo que atualmente pode ou não haver demanda desse público, entretanto, existem leis e normativas que prevêem os direitos sociais e estruturais

(5)

para as PDFMR, que devem ser respeitados pelas empresas e órgãos competentes e exigidos pela população.

CONCLUSÃO

O estudo buscou pesquisar os MHs na região central no município de Santa Vitória do Palmar-RS. Com a aplicação de um formulário de inspeção disponibilizado pelo Ministério do Turismo, “Bem Atender no Turismo Acessível” (2009), foi possível identificar que a amostra que representa os MHs do município não está condizente para o atendimento às PDFMR.

Por ser um local em pleno desenvolvimento tanto economicamente como no setor de turismo e hotelaria, este resultado demonstra o presente contexto dos meios de hospedagem com relação à acessibilidade.

Esta pesquisa foi de grande relevância para diversas partes, tanto para os meios de hospedagem e seus gestores, como para o município e a região, para terem conhecimento dessas necessidades e público, podendo assim fazer mudanças nas estruturas físicas e sociais frente à população.

Este estudo alcançou seus objetivos, entretanto desencadeou nas pesquisadoras uma necessidade de aprofundar a pesquisa em outros âmbitos ligados a acessibilidade; outras pesquisas na área deveram ocorrer para expandir o conhecimento que é superficial nessa esfera.

REFERÊNCIA

BOFF, L. Virtudes Para Um Outro Mundo Possível. Hospitalidade: Direito e Dever de Todos. Vol.1. Petrópolis: Vozes, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE, 2015.

Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=4 31730&search=rio-grande-do-sul%7Csanta-vitoria-do-palmar%7Cinfograficos:-dados -gerais-domunicipio>. Acesso em: abr. 2015.

(6)

Laboratório de Acessibilidade. Disponível em: <http://lab.bc.unicamp.br:8080 /lab/ibge-24-da-populacao-possui-algum-tipo-dedeficiencia>. Acesso em: abr. 2015.

LEI FEDERAL, Nº. 10.048 de 08 de novembro de 2000. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm>. Acesso em: abr. 2015.

LEI FEDERAL, Nº. 10.098 de 19 de dezembro de 2000, Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: abr. 2015.

MINISTÉRIO DO TURISMO, EMBRATUR. Manual de Orientações de Turismo e Acessibilidad, 2009. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/

publicacoes/cadernos_publicacoes/18_Manual_Acessibilidade.html>. Acesso em:

abr. 2015.

PORTAL DA LEGISLAÇÃO. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

leis/l10098.htm>. Acesso em: abr. 2015.

NBR 9050:2004. Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/

app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_

24.pdf>. Acesso em: abr. 2015.

PORTAL DA LEGISLAÇÃO. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_

ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: abr. 2015.

MINISTÉRIO DO TURISMO, 2004. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turis mo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/VOLUME_II_Mapeamento_e_

Planejamento_-_Acessibilidade_em_Destinos_Turxsticos.pdf>. Acesso em: abr.

2015.

Referências

Documentos relacionados

§ 2º O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou lotérica, ou mesmo nas Centrais de Atendimentos (Protocolo) das

eventualidade de existirem propostas acima deste valor (e inferior ao valor mínimo de venda), no imediato, será aberta licitação entre os proponentes, ficando as mesmas sujeitas

Foram citados como alimentos que, normalmente são mais desperdiçados pães, bolos, frutas, frios, quentes e bebidas que representam a maioria dos grupos de buffet do café

Many efforts have been done to teach people with Autism Spectrum Disorders (ASD) to recognize facial expressions with varying results [Golan et al., 2008], but none focused on

Os dados do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são compilados e apresentados na página de forma explicativa, com visualização e

A) Os números 32 e 85 são divisíveis por 2.. Com essas peças podemos montar mais de 1.700 imagens diferentes como formas humanas, construções, animais e barcos, além de

O assunto acessibilidade tem sido discutido em vários contextos, inclusive no turismo, onde a discussão parte do princípio de que todos têm direito de praticar o turismo em

Nas três últimas décadas, o número de casos de câncer tem aumentado de maneira considerável, configurando-se, como um dos mais importantes problemas de saúde pública, o que