• Nenhum resultado encontrado

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. INFORMAÇÃO BÁSICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

País : França

Título da iniciativa : [FR] Donner du sens à des competences scientifiques transdisci- plinaires en lycée

[PT] Dar sentido às competências científicas transdisciplinares no Lycée

Coordenador(a)/

Organização : Karel Dassonville, professor de Ciências da Vida Lycée Silvia Monfort,

6, rue de l’Orme de Sours, B.P. 9 - 28600 LUISANT Competências essenciais

abordadas :

(na língua original e em inglês, se possível)

[FR] Compétences de base en sciences

[PT] Competências básicas em ciências

• Competências associadas: gestão de requisitos e procedi- mentos materiais

• Competências ligadas às disciplinas científicas Tipo de iniciativa e canais

de implementação usados (designadamente, reforma curricular introduzida por lei, etc.)

Reflexão no seio da escola relativa a desenvolvimentos recentes no currículo do Lycée.

Parceiros : Universidade de Orleães Âmbito :

(alunos/professores/escola;

nível local/regional/nacional)

Alunos e professores

Contexto de aprendizagem : (formal ou não formal)

Formal. Decorre no contexto da introdução dos novos currículos de Matemática, Ciências Físicas, Ciências da Vida e da Terra e Engenharia, integrados na reforma do Lycée de 2010-2013. Esta ex- periência permite maior liberdade pedagógica no âmbito do ensino de métodos exploratórios (Métodos e Práticas Científicos, Ciências e Laboratório) e no trabalho individual orientado (TPE) ao nível do Première S [idades 16-17 anos, opção ciências] (projeto futuro).

Nível(is) de ensino : (ensino primário, ensino secundário inferior ou su- perior)

Secundário superior

FRANÇA (1) - 2012

DAR SENTIDO ÀS COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS

TRANSDISCIPLINARES NO LYCÉE

(2)

Grupos-alvo : Atualmente, todos os alunos no Seconde [idades 15-16 anos] do Ly- cée (280 alunos) e, em última análise, todos os alunos do Lycée.

Calendário :

(data de início e fim) 2011-2015

Ligações relevantes : ∙ Sítio web da escola:

http://lyc-silvia-monfort-luisant.tice.ac-orleans-tours.fr/eva/

(3)

http://keyconet.eun.org 3

Existem duas áreas de motivação identificáveis para uma reflexão sobre transformações rad- icais no ensino das ciências na escola e para a sua implementação.

Causas Estruturais: a situação do ensino das ciências na escola, embora não seja em si preocupante, apresenta alguns aspetos que mereciam uma reflexão mais profunda. Estes consistem no número de alunos do Seconde [idades 15-16 anos] que escolhem a opção de ciências nos cursos de baccalauréat, o qual continua inferior ao esperado, apesar de não existir qualquer política restrita de seleção. Além disso, embora os resultados nos últimos exames de baccalauréat em ciências tenham sido encorajadores, estes resultados foram, no geral, inferiores ao previsto.

Causas imediatas: a reforma do Lycée (2010-2013) dá aos professores uma oportunidade de reconsiderar a natureza da sua profissão e especialmente a sua relação com a disciplina que lecionam e o seu lugar entre outras disciplinas científicas.

Por exemplo, o novo módulo “Ensino de Métodos Exploratórios” na disciplina de “Métodos e Práticas Científicos” do Seconde mudou radicalmente a relação entre as três disciplinas de Matemática, Ciências da Vida e da Terra e Ciências Físicas e Químicas. O facto de três professores, um de cada uma destas três disciplinas, partilharem o mesmo tempo de aula, os mesmos alunos e os mesmos problemas, levantou questões até agora não expressas, particu- larmente de tipo epistemológico, a respeito da natureza das disciplinas. Colocaram-se, muito rapidamente, questões acerca das práticas, dos objetivos do ensino e, por conseguinte, de avaliação. O projeto decorre no contexto da reforma do Lycée e também do contexto de mu- danças no currículo das respetivas disciplinas para enfatizar abordagens temáticas.

Além disso, à luz do tronco comum de conhecimentos e competências, no ensino secundário inferior, parecia adequado refletir sobre o modo como isto seria levado mais longe no Lycée e aproveitar esta ferramenta de avaliação para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras.

Fundamentação/contexto/motivação para lançar a iniciativa/reforma :

B. INFORMAÇÕES DETALHADAS

Objetivos :

∙ O objetivo é construir um Polo de Ciências que seja claramente identificável e acessível a todos os atores locais do sistema educativo, processo este que está em curso desde se- tembro de 2011. Esta identificação deve ser clara para os professores de ciências, alunos, famílias e a escola em geral.

∙ O projeto visa permitir que os alunos identifiquem as competências científicas que são diretamente utilizáveis em todas as disciplinas do Polo de Ciências no Lycée: Matemática, Ciências Físicas e Químicas, Ciências da Vida e da Terra e (atualmente em menor grau) Ciências de Engenharia.

∙ A médio prazo, o projeto tem três objetivos:

• permitir que os alunos progridam em todas as disciplinas científicas, abolindo as barreiras que separam os seus conhecimentos, competências e atitudes;

• inspirar os alunos a prosseguirem estudos e carreiras em ciências;

• alimentar o desenvolvimento de uma cultura científica no seio da escola.

(4)

Com o apoio dos novos currículos, o objetivo é criar um sistema de avaliação através de com- petências baseadas num corpo comum a todas as disciplinas científicas. O projeto será apoia- do pela formação – de momento em curso de validação – de todos os professores de ciências.

Dimensões visadas pela iniciativa/reforma (designadamente, currículo, avaliação dos alunos, formação dos professores em serviço, autonomia escolar, etc.) :

O projeto privilegia uma dinâmica de mudança de práticas pedagógicas no seio da escola (um sistema complexo em que os intervenientes são muitos). Possui uma dimensão unificadora que pode levar a mudanças mais genéricas na organização do ensino em toda a escola.

Abordagem geral (designadamente, holística - existência de uma estratégia abrangente ou de uma abordagem direcionada, centrada numa dimensão específica, etc.) :

Explicação detalhada da(s) competência(s) essencial(is) em questão : ∙ Competências básicas em ciências:

1. Extrair a ideia essencial de um texto oral ou escrito.

2. Compreender uma afirmação, uma instrução.

4. Falar em público, em diálogo, em debate; ter em conta as observações das outras pessoas, defender os pontos de vista pessoais.

5. Dar conta do trabalho individual ou coletivo (apresentações, experiências, demon- strações, etc.)

∙ Competências associadas - gestão de requisitos e procedimentos materiais:

6. Seguir um protocolo, usando os materiais e software disponíveis em conformidade com regras de segurança.

7. Seguir uma abordagem crítica à informação e respetivo tratamento.

8. Pesquisar e selecionar informação necessária.

∙ Competências ligadas às disciplinas científicas:

9. Saber formular uma hipótese (em matemática, uma “conjetura”) 10. Saber elaborar um protocolo experimental.

11. Saber observar e recolher informações criadas por uma situação específica.

12. Saber analisar e interpretar dados a fim de retirar conclusões.

13. Saber identificar os conhecimentos da disciplina.

14. Saber usar os conhecimentos da disciplina.

(5)

http://keyconet.eun.org 5

∙ Foram postas em marcha várias iniciativas que estão atualmente em curso:

• criar uma equipa de professores para uma única divisão, trabalhando no mesmo corpo de competências.

• estabelecer uma parceria com a Universidade de Orleães, no âmbito da sua estrutu- ra EDIFICE, com o fim de apoiar os alunos do Bac -3 ao Bac +8 (três anos antes e 8 anos depois de concluir o baccalauréat do ensino secundário).

∙ Foram implementadas várias outras iniciativas durante o ano letivo para criar uma dinâmica em torno do Polo de Ciências

• O programa Cadeias do Sucesso, todos os alunos do Terminale S [último ano do Lycée, opção Ciências] estão a ser preparados para o ensino superior (Universidade de Orleães e aulas preparatórias [para as grandes écoles] do Lycée Pothier),

• apoio personalizado no Première S [idades 16-17 anos, opção Ciências], um projeto que presta ajuda a todos os alunos para identificarem a profissão que desejam seguir.

De que modo a iniciativa/reforma está a ser implementada (designadamente, processo adota- do, empenhamento político, consulta dos parceiros e respetivos papéis, incentivos aos parceiros, financiamento específico, materiais didáticos, definição de metas e modelos, mecanismos de aval- iação, impacto sobre a formação de formadores/desenvolvimento profissional e práticas escolares/

liderança, intensificação da abordagem com base na pesquisa/factos, etc.) : Abordagens baseadas na disciplina:

Cada professor trabalhará sobre determinadas competências no corpus. Deste modo, uma determinada competência será trabalhada em várias áreas relacionadas com as disciplinas principais.

Abordagens transcurriculares: procedimento de investigação

Serão dadas oportunidades aos alunos de acompanhar uma experiência que já foi re- alizada e de trabalhar em tópicos de pesquisa envolvendo três disciplinas científicas.

O objetivo é associar as disciplinas num único processo de investigação e avaliação.

Em Métodos e Prática Científicos, as três disciplinas são reunidas para elaborar pro- jetos de investigação científica que conduzirão à produção de um artigo científico.

Disciplinas específicas implicadas ou abordagem transcurricular :

O projeto encontra-se na fase de consolidação, estando em curso a avaliação por com- petência e a criação de parcerias com instituições do ensino superior (Universidade de Orleães e aulas preparatórias do Lycée Marceau em Chartres).

Estão em análise outras iniciativas:

∙ visitas de investigadores às turmas,

∙ estágios de alunos do Première S em instituições de investigação (laboratórios priva- dos ou públicos, etc.),

∙ criação de uma associação de antigos alunos para intercâmbios sobre oportunidades de formação.

Etapa/fase atual de implementação :

(6)

Dificuldades identificadas:

∙ Disseminação dos métodos de ensino

∙ Passagem da fase experimental com alguns professores e turmas para a aplicação geral do esquema.

∙ Dotar o projeto de uma clara dimensão institucional, em particular através de uma modi- ficação dos métodos de avaliação, e explicar isto às famílias.

Resolução das dificuldades:

∙ Um grande programa de consulta e diálogo possibilitou a explicação clara do projeto e a prossecução da sua aplicação geral.

Desafios e de que modo estão a ser abordados (para identificar obstáculos e soluções) : O corpo docente da área de ciências da escola trabalha bem em equipa e dá um grande apoio às iniciativas que estamos a empreender; algumas equipas têm uma longa tradição de tra- balho colaborativo. A direção da escola presta-nos igualmente apoio.

Finalmente, os contactos e atividades de alguns professores facilitam as nossas relações externas (Universidade, aulas preparatórias, CNRS [Conselho Nacional de Investigação Científica]) e contribuem para o seu reconhecimento e reputação a nível regional.

Aspetos positivos (para identificar facilitadores) :

∙ Serão monitorizados vários indicadores, além dos estabelecidos em cooperação com a Uni- versidade de Orleães:

• estudo da evolução do número de alunos que optam pelo curso de baccalauréat ba- seado nas ciências;

• ecomparações de resultados por competência e disciplina e respetiva avaliação;

• eestudo do número de alunos que optam por estudos científicos pós-baccalauréat.

∙ Desenvolvimento da autoavaliação dos alunos.

Monitorização e avaliação realizadas/planeadas e que métodos estão a ser usados (desig- nadamente, controlo de qualidade interna/externa, inspeção, avaliações nacionais, testes internac- ionais, autoavaliação, avaliações formativas ou sumativas) :

(7)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

The KEYCONET project has been funded with support from the Lifelong Learning Programme of the European Commis- sion. Responsibility for this publication lies solely with the author, and the Commission is not responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Comunicação interna:

∙ jornadas de consulta e informação (sessões plenárias e reuniões por polo), ∙ conselho do pessoal docente,

∙ reuniões de direção, ∙ reuniões com as famílias,

∙ reuniões com instituições de ensino e formação locais (articulação College-Lycée).

Comunicação pedagógica:

∙ delegados da inspeção-geral,

∙ estruturas de acompanhamento da experimentação no âmbito da autoridade educativa local.

∙ participação em grupos de ensino de disciplinas ∙ sítio web da escola.

Comunicação da iniciativa/disseminação dos resultados e atividades :

Ano letivo de 2012-2013: integração do projeto na KeyCoNet, alargamento ao Première [penúltimo ano do Lycée].

O ano letivo de 2012-2013 deverá permitir-nos alargar o projeto, que até agora tem sido imple- mentado ao nível do Seconde, e estabelecer uma coerência vertical das práticas pedagógicas no Première S (opção Ciências) e ainda no ensino específico das ciências nas opções de baccalauréat de literatura e economia no Première.

Ano letivo de 2013-2014: alargamento ao Terminale (último ano do Lycée)

No ano letivo de 2013-2014, deveremos poder alargar o projeto, que terá sido por essa altura im- plementado aos níveis do Seconde e do Première, e estabelecer uma coerência vertical das práticas pedagógicas no Terminale (opção Ciências).

Próximos passos/seguimento :

Prevê-se que este projeto reforce o papel da escola no ambiente de emprego e formação em que se situa.

Deverá ser conduzida uma estruturação do ensino, com base em polos, no seio da escola, através do reconhecimento do sucesso da atividade do Polo de Ciências; poderá isto implicar a criação de um polo “literário” e de um polo de “humanidades”. As práticas pedagógicas baseadas em com- petências próprias dos polos, mas que são ao mesmo tempo multidisciplinares, possibilitariam então estruturar e consolidar o percurso dos alunos na escola.

Impacto (designadamente, eventual avaliação do impacto prevista) :

(8)

O projeto “Dar sentido às competências científicas transdisciplinares no Lycée” é um reflexo, no seio do Lycée Silvia Monfort dos desenvolvimentos curriculares recentes. O baixo número de alunos que optam pelas ciências em cursos de baccalauréat e os resultados dos exames mais fracos do que o esperado levaram à reconsideração da forma como as ciências são ensinadas na escola.

O projeto visa permitir que os alunos identifiquem as competências científicas que são diretamente utilizáveis em todas as disciplinas do Polo de Ensino das Ciências no Lycée:

Matemática, Ciências Físicas e Químicas, Ciências da Vida e da Terra e (atualmente em menor grau) Ciências de Engenharia. A médio prazo, o projeto tem três objetivos: permitir que os alunos progridam em todas as disciplinas científicas, abolindo as barreiras que separam os seus conhecimentos, competências e atitudes; inspirar os alunos a prosseguirem estudos e carreiras em ciências e alimentar o desenvolvimento de uma cultura científica no seio da escola.

Este programa está atualmente a ser implementado ao nível do Seconde (idades 15-16 anos, primeiro ano do Lycée). Em 2012-2103, contamos alargar o projeto ao nível do Première (idades 16-17 anos) e subsequentemente ao nível do Terminale (último ano do Lycée) em 2013-2014, com vista a estabelecer uma coerência vertical das práticas pedagógicas em toda a escola.

C. RESUMO

Referências

Documentos relacionados

(Eletropaulo), pelo prazo de quinze anos. De acordo com esse contrato, a Companhia venderá para a Eletropaulo a energia correspondente à redução de 25% ao ano, a partir

E) O sistema social é uma interação dinâmica entre indivíduos (inseridos ou não em organizações formais) cujo comportamento é constrangido, não apenas por

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

sementehexano e álcool metílico:h 2o (LÓPEZ-COBO et al., 2016) sementeálcool etílico 80% (TREMOCOLDI et al., 2018) folha álcool etílico 35%(CASTRO-LÓPEZ et al., 2019)

Como exercício inicial para o identificação do uso e aplicação dos instrumentos e métodos de pesquisa aos estudos acadêmicos de Engenharia de Produção, foi tomado como

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Concretamente, uma sessão de Constelação Familiar consiste em um encontro que varia de poucas horas a alguns dias, durante o qual um grupo se reúne e, neste, os clientes, um por

Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.. LUA CHEIA, GATOS