• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA ANOS DE. Edição nº 109. Fatos marcantes dos 25 anos de história Pág. 4. Campanha Salarial Pág. 6. Filie-se ao SINDPD-DF Pág.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA ANOS DE. Edição nº 109. Fatos marcantes dos 25 anos de história Pág. 4. Campanha Salarial Pág. 6. Filie-se ao SINDPD-DF Pág."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição nº 109

Janeiro a Fevereiro de 2011

Fatos marcantes

dos 25 anos de história Pág. 4

Campanha Salarial Pág. 6

Filie-se ao SINDPD-DF Pág. 7

ANOS DE

HISTÓRIA

(2)

Caros filiados,

O nosso sindicato completa, no dia 20 de fevereiro, 25 anos de lutas e conquistas para os trabalhadores de informática. Esta bela história da nossa categoria será contada aos poucos aqui no nosso DF Dados. Nesta edição, já iremos mostrar um pouco dessa caminhada.

Além disso, este ano, especialmente em comemoração ao aniversário do sindicato, teremos uma série de ações políticas e vários eventos esportivos e sociais. Para iniciar a festa, iremos realizar o Torneio de Futebol de Campo Jubileu de Prata, no dia 26/02/2011, na ASES. As incrições podem ser feitas no sindicato até o dia 21/02/2011. O campeão e o vice- campeão irão receber troféus e medalhas. Após o torneio, a categoria irá se confraternizar no local.

Dando continuidade às comemorações deste ano, o sindicato irá lançar, ainda, a 1ª Corrida dos Profissionais de Informática do DF, prevista para o dia 30 de outubro. Prepare- se para essa competição que será um marco para nossa categoria.

Além desses eventos já confirmados, iremos trabalhar, junto às empresas, para realizar diversos eventos de saúde e de valorização da categoria, entre outros. Isso sem falar das ações políticas. Este ano, já foi realizada uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, para apresentar o sindicato e solicitar a inclusão na discussão do pólo digital e no pró-DF. Deste 2010, o SINDPD-DF está participando de eventos e reuniões políticas, como o seminário que ocorreu na Fibra com representantes sindicais de diferentes categorias e políticos para reivindicar a participação na discussão da cidade digital e apresentar propostas da nossa categoria para o Movimento da Tecnologia por uma Brasília 100% plugada e Empreendedora.

Para 2011, queremos nossa categoria mais forte e unida. Iremos intensificar o processo de sindicalização e otimizar, ainda mais, as visitas às empresas particulares e públicas, com os diretores nos locais de trabalho para tirar dúvidas da categoria e distribuir os nossos informativos. Além disso, criamos a Coordenação das Particulares, que tem Claudinei Pimentel da Rocha Lopes como diretor. Todo esse trabalho tem como foco o fortalecimento da nossa categoria e o aumento das possibilidades de conquistar cada vez mais espaço para os trabalhadores de informática. Também faz parte dessa pauta, conseguir novos convênios de interesse do nosso filiado. Já estamos em ação para isso.

Como você pode ver, este ano é de comemoração, de integração e contato mais próximo com todos que fazem da nossa categoria uma das maiores do DF. Venha você, também, fazer parte da família que completa 25 anos de incansáveis batalhas e inúmeras vitórias. Contamos com você!

Djalma Ferreira - Presidente do SINDPD-DF

Em outubro de 2010, Djalma Ferreira se reu- niu com outras lideranças sindicais e políticas em evento na Fibra, presidida pelo deputado federal Geraldo Magela, que representou o governador Agnelo Queiroz. Na oportunida- de, Djalma apresentou reivindicações da cate- goria e pediu a participação na discussão do projeto da cidade digital, assim como mostrou a disposição do SINDPD-DF em contribuir com o Movimento da Tecnologia por uma Brasília 100% Plugada e Empreendedora.

EXPEDIENTE

SINDPD-DF

SDS Ed. Venâncio V - Loja 04, Térreo CEP: 70393-900 Brasília-DF (61) 3225-8029 Fax: (61) 3226-4339

sindicato@sindpd-df.org.br www.sindpd-df.org.br DIRETORIA EXECUTIVA DJALMA ARAÚJO FERREIRA

Presidente EDSON SIMÕES CORRÊA

Secretário-Geral MARCELO LUIZ DE BARROS Diretor Administrativo e Financeiro

EDILBERTO DA SILVA LESSA Diretor de Divulgação e Imprensa MARIA DO SOCORRO NEVES SANTOS Diretora de Saúde e Condições de Trabalho

JOÃO BATISTA BARROS

Diretor de Informática e Assuntos Profissionais ALBENES FRANCISCO SOUZA Diretor de Formação Política e Profissional

EUDES RODRIGUES DA SILVA Diretor de Relações Sindicais

AVEL DE ALENCAR Diretor de Assuntos Jurídicos

DIRETORIA PLENA Antônia Maria Pontes F. de Oliveira Claudinei Pimentel da Rocha Lopes Fernando César Botaro Freneda

Gicelma Cristina Silva Santos Inocência de Souza Pereira Marcio de Carvalho Pinheiro Paulo Roberto Ferreira Passos

Paulo Roberto Ramos Soares Ubiratan Gonçalves Maia

DIRETORIA FISCAL Ismael da Conceição Ferreira Leonardo de Oliveira Linhares Henderson Matsuura Sanches Denilson Ivaldo Silveira Santos Elenice Nunes de Paula Cardoso Sebastião Neco Lima Rodrigues

REDAÇÃO, REVISÃO, EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO

Repense

Tel.: (61) 3034-5969 e 3039-5069 FOTOS

Arquivo SINDPD-DF

Comemoração dos 25 anos do SINDPD-DF

Aberto a todos os trabalhadores em informática do DF, sindicalizados ou não.

Inscrições até 21/02 no Sindicato. Informações com Albenes: (61) 3225-8089.

O torneio acontece dia 26/02/2010 no clube ASES, ao lado do PIER 21

1º Corrida dos Profissionais de Informática do SINDPD-DF

1º Torneio de Futebol de Campo Jubileu de Prata Editorial

(3)

JANEIRO A FEVEREIRO 2011 DF DADOS 3

No dia 20 de fevereiro, o SINDPD-DF comemora 25 anos de muita luta em prol dos trabalhadores de informática. Em comemoração à data tão importante, o sindicato prepara, para este ano, diversas atividades políticas, sociais e esportivas para comemorar a data.

As atividades iniciam com o Torneio de Futebol de Campo Jubileu de Prata, promovido pelo SINDPD-DF, no dia 26 de fevereiro, no Clube da ASES. “Já temos um grupo de trabalhadores muito animados e formando suas equipes para competir. Convidamos os trabalhadores para prestigiar a competição e confraternizar com os colegas. Estamos preparando um animado churrasco para receber a nossa categoria”, explica o organizador do torneio Albenes Souza, diretor de Formação Política e Profissional do SINDPD-DF.

Para o dia 30 de outubro já está programada a 1ª Corrida dos Profissionais de Informática do SINDPD-DF, na Esplanada dos Ministérios.

Esse evento será marcado por um importante ato político da categoria de tecnologia da informação junto aos representantes políticos do Distrito Federal e do Brasil.

Além desses eventos, outros também irão acontecer nas empresas na área de saúde e de valorização da categoria. “Este será um ano de intensas comemorações e ações pelo

nosso aniversário. O sindicato já retomou o processo de sindicalização e visitas dos diretores às empresas particulares e públicas para esclarecimento de dúvidas e conversa com os trabalhadores”, explica Djalma Ferreira, presidente do SINDPD-DF.

Para atender ao crescimento e demandas da categoria ligada às empresas particulares, a diretoria do SINDPD-DF criou a Coordenação das Particulares, com o diretor Claudinei Pimentel da Rocha Lopes à frente. “Temos uma preocupação muito grande com esses trabalhadores pelo crescimento da base e o fortalecimento da categoria. Nosso objetivo com essa coordenação é potencializar ações nestas áreas e manter um contato mais próximo com nossos colegas. É importante que fique claro que nossa meta só será atingida se os trabalhadores em processamento de dados no Distrito Federal participarem desse nosso desejo de aproximação e conquistas. É preciso o engajamento de toda a categoria”, afirma o diretor.

Os diretores também iniciaram as visitas nas empresas públicas, que serão cada vez mais frequentes. “Estaremos sempre nas empresas, já que vamos aproveitar esse momento com o trabalhador para entregar o jornal DF Dados e esclarecer dúvidas”, afirma Albenes.

25 anos de história

SINDPD-DF comemora jubileu de prata com ações políticas, sociais e esportivas

(4)

O SINDPD-DF vai trazer, em cada edição do DF Dados, fatos marcantes para contar os 25 anos de luta do sindicato. Convidamos você a contar essa história conosco. Envie-nos fotos e conte o que mais o marcou em todos esses anos. Compartilhe a sua história com a categoria. As fotos e histó- rias podem ser enviadas para o e-mail imprensa@sindpd-df.org.br.

O começo

Compra da sede

1ª greve

Com 25 anos de existência, o SINDPD-DF é exemplo de luta e conquistas para os trabalhadores.

No começo, tínhamos a Associação dos Profissionais de Processamento de Dados – APPD. Depois disso, com o fortalecimento das ações, o sindicato começou a se tornar real e aí nossa luta ficou mais forte contra a desvalorização do trabalhador.

Embora unidos, não foi fácil vencer os muitos obstáculos colocados diante de nós. Foi preciso garra, coragem e persistência do sindicato e de seus sindicalizados. Lutamos de forma incansável para o reconhecimento da nossa profissão e, fundamentalmente, pela garantia dos direitos do trabalhador de informática.

A Associação de Profissionais de Processamento de Dados do Distrito Federal (APPD-DF) foi criada em 1978, quando a atividade de informática ganhava espaço no mercado de trabalho e era vista, por ser bastante especializada, como uma profissão muito bem remunerada e estável.

A regulamentação da profissão foi uma das primeiras reivindicações da Associação de Processamento de Dados do DF. Em 1985, o pedido de regulamentação havia passado com sucesso na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Naquele período, a atividade foi enquadrada sindicalmente como categoria no Ministério do Trabalho e as APPD’s, tanto a nacional quanto as estaduais, foram reconhecidas pelo governo federal como representantes dos profissionais de processamento de dados.

Na década de 1980, os trabalhadores de informática conseguiram comprar a sede do sindicato. A compra representou uma grande vitória e o fortalecimento do SINDPD-DF. Era uma sala pequena, mas que representava uma conquista significativa para a categoria.

No ano de 1986, o sindicato liderou os trabalhadores na 1ª greve do Serpro. Foram cerca de 30 dias de greve. O único instrumento para mobilizar os trabalhadores era um histórico megafone, que até hoje é um símbolo do sindicato.

Na época, uma coleta de moedas foi o que permitiu comprar o aparelho.

anos de luta

MD2.0074

(5)

JANEIRO A FEVEREIRO 2011 DF DADOS 5

1º acordo assinado

Fundação do SINDPD-DF

A greve de 1986 culminou na assinatura do primeiro acordo coletivo com a Federação do Comércio, que representava a categoria na época.

Trabalhadores do Serpro conquistam licença-paternidade, que vira lei federal

Djalma Ferreira, atual presidente do SINDPD-DF e funcionário do Serpro, foi um dos primeiros pais “grávidos” a desfrutarem da licença-paternidade. Na época, ele e um colega estavam com as esposas grávidas quando os trabalhadores conquistaram a licença-paternidade na empresa. Após essa conquista, a licença dos pais foi incluída na constituição federal. Um direito conquistado pelos trabalhadores de informática que se tornou direito de todos os pais brasileiros.

A APPD-DF lutou durante seis anos para conseguir definitivamente a criação do sindicato. Várias foram as dificuldades, entre elas a Portaria nº 3.449, de 26 de setembro de 1985, do Ministério do Trabalho que, mesmo diante da insatisfação da categoria, enquadrou os profissionais de informática como empregados e agentes autônomos do comércio e não como “profissionais de processamento de dados”, como desejavam os trabalhadores.

Mesmo com dificuldades burocráticas para a efetivação oficial da profissão, a entidade pré-sindical foi fundada em 27 de novembro de 1984 e obteve registro na Delegacia Regional do Trabalho do DF no dia 23 de agosto de 1985. Logo depois, em 4 de dezembro do mesmo ano, o sindicato era fundado. No dia 20 de fevereiro de 1986, finalmente foi assinada, pelo Ministro do Trabalho, a carta sindical que reconhece, em caráter definitivo, a criação do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Distrito Federal (SINDPD-DF). A euforia superou a delimitação rasteira de enquadramento sindical por categoria econômica, conforme a Portaria nº 3.449, de 26/9/85.

Em 1987, o sindicato filiou-se à Central Única dos Trabalhadores depois de diversos encontros promovidos entre as entidades, principalmente para avaliar como os trabalhadores iriam reagir, se aprovariam ou não a filiação. A filiação tem como objetivo o fortalecimento para o combate aos interesses escusos de tentar achatar o trabalhador, como a ausência de políticas de valorização e reposição salarial diante de uma inflação, à época, galopante.

JANEIRO A FEVEREIRO 2011 DF DADOS 5 MD2.0074

MD2.0074

MD2.0074

(6)

SINDPD-DF em Ação

O trabalhador Jadson Barbosa Andrade, 41 anos, foi um dos que aprovaram a iniciativa do SINDPD-DF em retomar as visitas às empresas particulares. “O SINDPD-DF já conquistou muitos benefícios para os trabalhadores, mas nos últimos tempos estávamos afastados. Eu até pensei em me desfiliar, mas, quando ocorreu a visita do sindicato na empresa, pensei melhor e decidi apoiar o sindicato, permanecendo filiado. As informações sobre a campanha salarial e a atitude do sindicato em buscar nossas reivindicações são muito importantes para a categoria.

Acredito que podemos ser fortes. Já estou motivado e vou formar um time de futebol da Poliedro para o torneio. Será uma boa oportunidade de rever

Confira a agenda!

23/2

Assembleia Serpro Sede Regional, às 10h

24/2

Assembleia Dataprev Sede, às 10h

24/3

Assembleia Particulares CUT-DF - CONIC

Campanha Salarial

O SINDPD-DF convoca os trabalhadores para discutir a pauta de reivindicação.

Diretores retomam visita às empresas particulares

Eu aprovo

Para atender ao crescimento e demandas da categoria ligada às empresas particulares, a diretoria do SINDPD-DF criou a Coordenação das Particulares, com o diretor Claudinei Pimentel da Rocha Lopes à frente.

O objetivo dessa coordenação é potencializar ações nestas áreas e manter um contato mais próximo com os trabalhadores.

Os diretores já retomaram as visitas nas empresas. Nos meses de ja- neiro e fevereiro, o SINDPD-DF deu início à CAMPANHA SALARIAL 2011.

Para atingir o maior número de trabalhadores da base, o sindicato rea- lizou diversas visitas a empresas públicas de TI e empresas particulares em todo o Distrito Federal, com o objetivo de colher sugestões dos tra- balhadores para serem discutidas na elaboração da pauta de reivindica- ções, que será discutida nas assembleias gerais.

Nas empresas públicas foram visitados o Serpro e a Dataprev. Nas empresas Particulares foram visitados o prédio dos Ministérios do Transporte e das Comunicações, os profissionais das empresas IOS, Poliedro, Probank, Politec, M2SYS, Cidade, Montreal, Unisys, IO2, B2BR, CTIS, Alsar, Plansul, Netecno, Squadra e CAST.

O SINDPD-DF agradece a manifestação dos trabalhadores da FIXTI, que homenagearam o sindicato pela ação de recuperação dos direitos trabalhistas como o aumento real do tíquete alimentação, a inserção do plano de saúde, além do ajuste do piso salarial com retroativo de perdas, onde os mesmos recebiam até salário mínimo. A homenagem, com um belo cartaz, está registrada na parede do nosso sindicato.

(7)

JANEIRO A FEVEREIRO 2011 DF DADOS 7

Obs.: é obrigatório preencher os campos de nome e e-mail. Após o envio desta ficha, você estará autorizando o desconto de 1% (um por cento) do seu salário.

O SINDPD-DF entrará em contato com você o mais rápido possível. Na nossa página, você pode conhecer todos os descontos e como proceder para se beneficiar de nossos convênios.

Nome CPF

Nacionalidade Estado civil Endereço Bairro Cidade

Telefone residencial

Empresa

Local de trabalho Função

Matrícula E-mail

Carteira de trabalho

Nome Parentesco Nome Parentesco Nome Parentesco

RG Sexo

UF Celular

Admissão

Telefone de trabalho Série

Data nasc.

Data nasc.

Data nasc.

Data nasc.

UF nasc.

CEP

UF

Ficha de Filiação

Filie-se! Seja bem-vindo (a) à família SINDPD-DF.

Dados pessoais

Relação de trabalho

Dependentes

(8)

8

SORTEIO DE BRINDE PARA OS PRESENTES NA ASSEMBLEIA PROMOÇÃO VÁLIDA PARA FILIADOS E PARA QUEM SE FILIAR.

Premiação: 2 bicicletas (1 para filiados e outra para novos filiados)

Obs.: este cupom pode ser depositado em urna no SINDPD-DF até a data do evento.

SDS Ed. Venâncio V, Loja 4 – Térreo

ASSEMBLÉIA PARTICULARES - 24/3 – CUT-DF

Na nossa página você pode conhecer todos os descontos e como proceder para se beneficiar de nossos convênios.

www.sindpd-df.org.br

Educação

You Move (www.youmove.com.br)

Cooplem Idiomas (www.cooplemidiomas.com.br) IESB (www.iesb.br)

UNEB (www.uneb.br) EFTI (www.efti.com.br)

Centro Universitário Unieuro (www.unieuro.edu.br) Unicesp (www.unicesp.edu.br)

Saúde

Laboratório Pasteur OdontoGroup

Serviços

Centro de Formação de Condutores “B” Leal

Convênios SINDPD-DF

Promoção Válida para 100 primeiras matriculas realizadas com cheque pré-datado.

40

%

Desconto para 100 primeiras matriculas* Promoção

de *

C M Y CM MY CY CMY K

Panfleto FatepJK_21x15cm VERSO_FINAL.pdf 02.02.11 10:45:53

Vestibular Agendado

3035-6006 ∙ fatepdf.edu.br ∙ Centro de Atividades 2 Próximo Iguatemi ∙ Inscrições abertas Análise e Desenvolvimento

de Sistemas Jogos Digitais Redes de Computadores

Cursos em 2/ anos12/

JK 35 anos formando profissionais para o Futuro!

No Lago-Norte

Agora é

C M Y CM MY CY CMY K

Panfleto FatepJK_21x15cm_FINAL.pdf 31.01.11 17:24:00

Nome

Referências

Documentos relacionados

A foto registra recente contato, em Brasília, do engenheiro Marco André Marques Ferreira, presidente da REFER, com o senador Eduardo Lopes, que vem dedicando sua atenção

Aqueles trabalhadores que ainda não são filiados estão sendo conclamados a se juntar aos seus companheiros de luta, para o fortalecimento do SINDPD-DF e

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br..

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br. www.provadaordem.com.br

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br.. Materiais

O candidato deverá acompanhar este Edital, bem como a publicação da relação de candidatos inscritos (rol de Inscritos) para confirmar o processamento de sua inscrição; caso

Baseados em nossa revisão especial, não temos conhecimento de qualquer modificação relevante que deva ser feita nas informações trimestrais referidas no parágrafo 1 acima, para que