• Nenhum resultado encontrado

11º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1 APRESENTAÇÃO

O 11º Encontro Sesc Povos do Mar é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, que objetiva socializar as práticas e os saberes das comunidades e povos litorâneos, na perspectiva da ressignificação das identidades culturais e territoriais das populações costeiras, onde as práticas lúdicas, os imaginários, ofícios e artesanias são vivenciadas e sociabilizadas.

Adotando uma metodologia que promove o intercâmbio das memórias e experiências presentes em comunidades tradicionais o Sesc atua nos processos culturais e subjetivos, nos imaginários, nas dimensões estéticas e afetivas dos sujeitos e coletivos, por meio da identificação das relações comunitárias que promovem a interação e o associativismo, as relações de reciprocidade e a cooperação, as práticas de bem-estar e bem viver, colaborando para a promoção da visibilidade das práticas e dos saberes de grupos e atores sociais, mantenedores de tradições e expressões que possam ser replicáveis.

Assim, o Encontro Sesc Povos do Mar é inspiração para novos processos criativos, sendo essa vivência um ambiente para gestação de novas comunicabilidades.

A 11ª edição do Encontro Sesc Povos do Mar acontece de 12 a 16 de dezembro de 2021, em formato híbrido e reunirá no Hotel Ecológico Sesc Iparana, representantes da Rede Sesc Povos do Mar, que atualmente agrega mais de 200 comunidades litorâneas, situadas em 25 municípios do Estado do Ceará, contando com a participação de pescadores(as), jangadeiros, marisqueiras, artesãos (ãs), povos indígenas, quilombolas, ciganos compartilham suas experiências e memórias, por meio de rodas de conversa, trilhas, oficinas, vivências, apresentações socioculturais e da feira de artesanato e produtos naturais.

É importante destacar na programação de 2021 o projeto Coco Torém Toré, que vem realizando registros fonográficos dos Cocos, Torés e Torém de grupos e dos povos indígenas que participam dos Encontros Sesc Povos do Mar e Herança Nativa. Integram esse projeto:

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(2)

2 Cocos: Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira (Iguape, Aquiraz), Coco da Vila (Aracati), Coco da Majorlândia (Aracati), Coco do Balbino (Cascavel), Coco de Praia – Mestre Raimundo Cabral (Iguape, Aquiraz), Coco da Quixaba (Aracati), Coco do Pecém (São Gonçalo do Amarante), Coco da Volta Redonda (Paracuru), Coco da Rama (Paraipaba), Coco dos Tremembé (Itarema), Coco da Taba dos Anacé (Caucaia), Coco da Taíba (São Gonçalo do Amarante), Raízes do Coco (Caetanos de Cima, Amontada), Coco Lagoa (Trairi), Coco das Goiabeiras (Fortaleza) e Coco de Camocim.

Torém e Toré: Povo Tremembé (Itarema), Povo Jenipapo Kanindé (Aquiraz), Povo Tapeba (Caucaia), Povo Anacé (Caucaia), Povo Pitaguary (Maracanaú/Pacatuba), Povo Kalabaça (Crateús), Povo Tupinambá (Crateús), Povo Potyguara (Crateús), Povo Tabajara (Crateús), Povo Kariri (Crateús), Povo Kariri (Crato), Povo Tabajara de Fidelis (Quiterianopólis), Povo Karão Jaguaribaras (Canindé/Aratuba), Povo Potyaguara (Tamboril), Povo Tapuya Kariri (São Benedito), Povo Kanindé (Aratuba), Povo Gavião (Monsenhor Tabosa/Boa Viagem), Povo Tubiba Tapuia (Boa Viagem), Povo Potiguara (Monsenhor Tabosa), Povo Tabajara (Monsenhor Tabosa), Povo Tabajara (Olho Dágua dos Canutos, Serra das Matas, Monsenhor Tabosa).

Também é destaque a Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar, com a chef Van Régia (Culinária da Van) que visitou comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

O QUE SABER SOBRE A PROGRAMAÇÃO

A ideia central do Encontro Sesc Povos do Mar é promover a convivência entre os próximos e os distantes, na perspectiva do associativismo, da reciprocidade, da construção de novas redes de compartilhamento e de congraçamento, através de atividades socioeducativas e metodologias colaborativas que reforçam as diversidades culturais, o ecumenismo e a pluralidade dos modos de conhecimento. Assim, a metodologia adotada é organizada em cinco eixos temáticos transversais, relacionados a seguir.

1. Feito à Mão: congrega artesãos, ofícios, labores e técnicas, desenvolvidos através de diversas práticas e tecnologias sociais nas comunidades litorâneas cearenses. A partir deste eixo, organiza-se o espaço da feira de economia criativa “Onde há rede, há renda”,

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(3)

3 para a comercialização e a troca dos produtos e artesanatos confeccionados pelas comunidades costeiras.

2. Sabores, Saberes e Saúde: promove a socialização das práticas alimentares e de saúde comunitária dos povos do mar. O destaque programático deste eixo é a vivência “Di Cumê”, quando as práticas alimentares das comunidades são socializadas com o público presente, a exemplo da socialização da Basquetada, do Camurupim Assado na Brasa e da Casa das Tapiocas.

3. Meio Ambiente e Sustentabilidade: congrega experiências de organizações sociais e de protagonistas das próprias comunidades sobre questões relacionadas ao clima, à preservação ambiental e à sustentabilidade, incluindo-se neste eixo a “Fragata Sesc Povos do Mar Viva o Mangue Vivo”, que ocorre no Rio Ceará e do Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que durante todos os dias do Encontro promove o escambo de experiências, relatos de vida e a contação de histórias. Neste eixo, ocorrem ainda debates sobre o Turismo de Bases Comunitárias, como uma alternativa sustentável de empoderamento das comunidades em seus territórios de origem.

4. Cantos, Danças e Brincadeiras: neste eixo, estão reunidas expressões artísticas e comunitárias que elaboram suas criações com base nas linguagens tradicionais desenvolvidas pelos Povos do Mar, congregando e fomentando brincadeiras e culturas de tradição oral por meio de programações específicas e pela formação de Redes Sociais, que são:

Castelos e Bois de Areia: Reisados, Bois, Pastoris, Caninhas Verdes e Maracatus.

Festival Calungas, Casimiros e Mamulengos

Tá Formando Cardume - congrega o Cocos de Sapateado, o Coco Tombado e Coco de Roda 5. Dragões do Mar: expressa práticas e saberes que refletem na utilização do tempo livre e no aprendizado de esportes náuticos tradicionalmente desenvolvidos nas comunidades litorâneas cearenses. Neste eixo, é um dos destaques a demonstração da tradicional travessia do Rio Ceará na “Corrida de canoas de zinga”.

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(4)

4 13/12/21 (SEGUNDA-FEIRA)

8h Abertura do 11º Encontro Sesc Povos do Mar, com a Exposição Flutuantes Aquavelas

Local: As jangadas saem da Enseada do Mucuripe com destino a Vila do Mar, Fortaleza Onze obras de arte pintadas em velas de jangadas poderão ser vistas na orla de Fortaleza

em uma grande celebração ao Ceará, chamando atenção para a importância da defesa e preservação dos oceanos.

Integram o projeto os artistas: Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcisio, Totonho Laprovitera, Hélio Rola, Julio Silveira, Andrea Dall Olio, Ana Debora Pessoa, Almeida Luz, Vando Farias e Luiz Freire.

19h Solenidade de Boas Vindas as delegações que integram o 11º Encontro Sesc Povos do Mar

DiCumê: Socialização de práticas alimentares (Camurupim Assado na Brasa – Guajiru, Trari; Tradicional Casa da Tapioca – Guajiru, Trari e Basquetada*

Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana

*A Basquetada é uma prática tradicional dos pescadores cearenses que no retorno da pesca costumam cozinhar na praia peixes e frutos do mar com farinha de mandioca produzindo um pirão. Em algumas comunidades costeiras, a basquetada é conhecida como Caldeirada, Panelada, Bufete e Peixe na água grande ).

19h30 Palestra Poesia que Transforma – Braulio Bessa, poeta e escritor cearense Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(5)

5 13/12/21 (SEGUNDA-FEIRA)

8h Caminhando com os Encantados e o Poder da Natureza - Pajé Luís Caboclo e Cacique João Venâncio - Povo Tremembé, Itarema.

Local: Trilha Ecológica do Sesc Iparana

8h Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

9h Roda de Saberes "O patrimonio natural, ações de educação ambiental e preservação em áreas de manguezais”: Rusty de Sá Barreto, EcoMuseu Natural do Mangue l Juaci Araújo - Limpando o mundo l Lindomar Gomes e Mestre Pio - Pescando Informação, Paracuru

Local: Auditório Sesc Iparana

9h Pintura corporal e grafismos indígenas l Representante do Povo Tapeba, Caucaia 9h Di Cumê: Refogado de Intã - Luciana Santos, Cumbe, Aracati

Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

10h Vivências Práticas sustentáveis e Artesanias plurais:

Arte com talos de carnaúba l Mestre Benedito - Taíba, São Gonçalo do Amarante

Redes de tucum l Nelsa Arcanjo - Camocim

Artesanias com capenga de coco l Emília Sales - Camocim

Artesanias com fibras naturais l Lana Guerra – Caucaia

Vivência no Quilombo: os sofás que contam l Antonia Maria Silva - Quilombo Caetanos em Capuan

Cordéis l Joab Nascimento - Camocim

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(6)

6

Flores de Canuto – Mestre Francisco de Queiroz - Cumbe, Aracati

Areia coloridas – Nilberto Freitas, Majorlândia

13/12/21 (SEGUNDA-FEIRA)

10h30 Roda de Saberes “Violações de direitos, (re) existências e desafios no litoral”:

Roberto Carlos Ribeiro (Painho), Resex da Prainha do Canto Verde , Beberibe l João do Cumbe - Aracati Maria Odete - Resex do Batoque, Aquiraz l Valyres de Sousa - Caetanos de Cima, Amontada l João Batista (Tita) - Vila Nova, Camocim l Dedé Pacheco - Paraipaba Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

10h30 Roda de Saberes "Mestre Oliveira: artesanias de memórias na Prainha, Aquiraz" - Alexandra Oliveira l José Mário Oliveira l André Luiz l André Henrique - Prainha, Aquiraz Local: Salão de Eventos 2 – Sesc Iparana

11h Di Cumê: Mel de Caju – Mestra Rosa, Alagadiço, Trairi Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

14h Roda de Saberes “Intercâmbios, reciprocidades e compartilhamentos do turismo de bases comunitárias em territórios tradicionais”: Eliabe Crispim - Ponta Grossa, Icapui l Heraldo Alves (Preá) - Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz l Helena Soares - Caetanos de Cima, Amontada l Beatriz Goes - Prainha do Canto Verde, Beberibe l Marcelo Gonçalves - Rama, Paraipaba l Junior Anacé - Povo Anacé, Caucaia

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

14h Di Cumê: Sardinha na panela de pressão / Arroz de sardinha – Carminha Silva, Caponga, Cascavel

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(7)

7 Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

14h Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

14h30 Pintura corporal e grafismos indígenas – Representante do Povo Tapeba, Caucaia

13/12/21 (SEGUNDA-FEIRA)

15h30 Vivências: Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Arteasanias com Elementos do Mar l Gleiciane Irineu, Maria e Ednete Pontes - Tatajuba, Camocim

Rezadeiras quilombolas: herança ancestral e manutenção da memória coletiva l Maria Dalva - Quilombo Serra do Juá

Biojoias l Rosiane Lago - Prainha do Canto Verde, Beberibe

Confeccionando arraias (pipas) l Maurício Lima - Caucaia

Trançados de cipó l Bobô - Bica, Cascavel

Rendas de bilro l Noélia Cardoso - Iguape, Aquiraz

Grafismos indígenas em máscaras – Carline Alves, Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz

Bonecas de pano l Miriam Nunes – Bica, Cascavel

15h30 Di Cumê: Mariscada da Lalá - Marileide Ferreira - Pontal do Maceió, Fortim Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

16h Roda de Saberes “Linha, Tecidos, Tramas e Trançados”: Edite Joventino - Cumbe - Aracati l Helena Angelino - Serrote de Cabreiro - Aracati l Mestra Francisca - Balbino, Cascavel l Jeiciele Silva e Janiele Silva - Jericoacoara, Jijoca l Ana Maria, Praia da Baleia – Itapipoca

Local: Salão de Eventos 2 – Sesc Iparana

16h30 Conexão “Saberes e Sabores dos Povos do Mar”: Chef Van Régia - Culinária da Van l Francineide Batista- Córrego do Sal, Icapuí l Zenaide Santos - Requenguela, Icapuí l Sidneia Luzia - Redonda, Icapuí l Dona Maria, Elisângela e Eliabe Crispim - Ponta Grossa,

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(8)

8 Icapuí l Sandra Renúsia e Heriberto Lima - Olho Dágua, Icapuí l Aldeneide Silva, Leandra e Marli Soares - Barrinha, Icapuí

Local: Culinária da Van, Benfica - Fortaleza

13/12/21 (SEGUNDA-FEIRA) 17h Violão Cigano Dirceu e Ataliba

17h30 Roda de saberes: Entrelançando fazeres e memórias: Mestra Raimunda Lúcia – Timbaúba, Trariri l Rita de Cássia - Canaã, Trairi l Francimar Brito - Mundaú, Trairi l Ana Maria - Lavagem Grande, Trairi Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

17h30 Vivência Jurema Sagrada – Margarida Tapeba, Caucaia

18h Roda de Saberes “Memórias Vivas do Encontro Sesc Povos do Mar”: Cacique Pequena, Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz l Cacique João Venâncio - Povo Tremembé, Itarema l Pajé Luiz Caboclo – Povo Tremembé, Itarema

Local: Auditório Sesc Iparana

19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 1

14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

8h Encantos da Mata: Trilha da Cacique Pequena, Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz Local: Trilha Ecológica – Sesc Iparana

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(9)

9 8h Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

8h30 Corrida de Canoa de Zinga Local: Rio Ceará

14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

9h Di Cumê: Bolo de Grude l Conceição Araújo – Curral Grande, Acaraú Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

9h Pintura corporal e grafismos indígenas l Carlinhos – Povo Pitaguary, Maracanaú

9h30 Lançamento da exposição “Rio Ceará e O Barqueiro: a resistência continua”, de Sávio Sampaio, Francisca Maria e Luiz Carlos Freire

Local: Albertu’s Restaurante – Barra do Ceará, Fortaleza

10h Fragata Viva o Mangue Vivo: Mozart Araújo - Paracuru l Rusty de Sá Barreto - EcoMuseu Natural do Mangue l Juaci Araújo - Limpando o Mundo l Marcos Farney - Projeto Surf na Escola, Caponga, Cascavel e Mario Farney - Caponga, Cascavel

Local: Rio Ceará

10h Roda de saberes “Práticas comunitárias: lembranças e reminiscências das praias de Guajiru e Flexeiras de Trairi”: Mestre Abel e Graça Sena - Guajiru, Trairi l Regina Claudia (Bina) - Guajiru, Trairi l Mestre Eridan - Fleixeiras, Trairi

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

10h30 DiCumê: Bobó de Camarão no abacaxi com ora pro nobis l Rosinha – Camocim Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(10)

10 14h Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

14h Roda de Saberes “Memórias e trajetórias no litoral: a Vila do Estevão” - Mestre Maria Conceição Freire, Mestre Luciano Freire, Mestre Marciano Freire e Mestre Amadeu, Vila do Estevão, Aracati

Local: Salão de eventos 1 – Sesc Iparana

14h Diálogos em Rede “Ancestralidades e Espiritualidades de Matrizes Africanas”: Mestra Mãe Zimá, Leno Farias e Marcos Amorim - Fortaleza

14h Vivência Naútica Conversas Flutuantes l Movimento Barra Unida Local: Rio Ceará

14h Vivência A pesca do Siri - Moisés, Barra do Ceará

14h Di Cumê: Ensopado de Pichuleta l Alexandra Oliveira – Prainha, Aquiraz Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

14h30 Pintura corporal e grafismos indígenas l Carlinhos – Povo Pitaguary, Maracanaú 15h30 Roda de Saberes “Quintais produtivos: práticas colaborativas para o desenvolvimento sustentável das comunidades” l Ana Lima - Caetanos de Cima, Amontada l Roberto Lago - Prainha do Canto Verde, Beberibe l Rosinha – Camocim

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(11)

11 15h DiCumê: Lula ao Molho l Mazé Gomes, Acaraú

Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

15h Vivências Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Artes com escamas de camurupim l Cleivan e Berulim, Flexeiras, Trairi

Tecnicas de Richelieu (Bordado) | Pai Marcio de Iemanjá (Marcio de Sousa) - Fortaleza

Arco e Flecha l Stenio Teixeira - Povo Tapeba, Caucaia

Texturas em madeira l Elenildo Eduardo - Camocim

Bordados l Bia Guedes - Maria vem com as outras , Caucaia

Bonecas de pano l Francisca Maria de Sousa - Caetanos de Cima, Amontada

Artes com madeira l Edmar Mendes - Paraipaba

Artesanias com talos de carnaúba l Lourdes Lima, Cumbe, Aracati

Vivência l Tércio Araripe, Moita Redonda, Cascavel

Memória Coletiva: fortalecendo o contexto comunitário na Ancestralidade da vida l Maria Creuza Carvalho - Quilombo de Boqueirãozinho

Tingimento de roupas com casca do cajueiro l Edinho – Iguape, Aquiraz

15h30 Tradicional Casa da Tapioca – Guajiru, Trari 15h30 Roda de Saberes “Cultura Cigana”

Oportunidades e Desafios dos Povos Ciganos

Nosso dialeto Chibi - bem imaterial l Cigano Joaquim, Fortaleza Local: Salão de Eventos 2 – Sesc Iparana

16h30 Apresentação cultural Grupo Jim Calón

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(12)

12 14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

16h30 DiCumê: Moqueca de Arraia l Luiza, Caponga, Cascavel Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

16h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos - Roda de Saberes com Marquinhos Calungueiro – Icapuí l Mestre Chico Bento – Trairi l Mestre Cheirinho, Fabiano Gonzaga e Alonso Ribeiro – Cumbe, Aracati l Mestre Bil Bonequeiro – Pindoretama l Cleomir Alencar - Grupo Ânima, Fortaleza l Ocivan Moreira – Aracati l Mestre Vanderlei das Laranjeiras – Banabuiú l Thiago Soares – Trairi

Local: Auditório – Sesc Iparana

17h Di Cumê - Rosca de Leilão l Eronilda Oliveira – Tatajuba, Camocim Local: Sesc Iparana – É de comer rezando

17h30 Roda de saberes “Memórias de Majorlândia”: Mestre Hugo, Mestre Toinho e Mestra Dalva – Majorlândia, Aracati

Local: Salão de Eventos 2 – Sesc Iparana

17h 30 Roda de Saberes “Castelos e Bois de Areia: Boi Ceará e Reisado Nossa Senhora de Fátima” l Mestre Zé Pio e Mestre Quiliano - Goiabeiras, Fortaleza

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(13)

13 17h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Marquinhos Calungueiro

Local: Auditório – Sesc Iparana

14/12/2021 (TERÇA FEIRA)

18h Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Marquinhos e Miguel Calungueiro Local: Auditório – Sesc Iparana

18h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Boi da Jandaiguaba Local: Auditório – Sesc Iparana

19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 2

A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

19h30 Apresentação Mestre Macaúba do Bandolim, Caucaia

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

8h30 Roda de Saberes “Direitos, Empoderamento, Memória e Cultura Quilombola: Os direitos”: Luiza Leite - Quilombo de Porteiras, Caucaia l Camila do Nascimento - Quilombo Cercadão dos Dicetas

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(14)

14 8h30 Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

8h30 Vivência Limpeza de Praia l Juaci Oliveira

9h Vivência Surf Imaginário l Mário Farney, Caponga, Cascavel

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

9h Vivência externa: Conhecendo o EcoMuseu Natural do Mangue l Rusty de Sá Barreto e Raley Sá Barreto

9h Vivências Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Mel de romã l Maria Dolores, Caucaia

Sumo de matruz l Francisca Iracema, Caucaia

Lambedor de Malvarisco l Liduina da Costa, Caucaia

Repelente de citronela l Francisca do Carmo, Caucaia

Artesanatos com castanha l Maria Marleuda, Caucaia

Sabonete de erva doce l Valdenice Barros, Caucaia

9h Vivências Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Lambedor para estágios gripais l Francileuda Rodrigues, Caucaia

Porta pano de prato l Maria do Socorro Gomes - Acaraú

Maria Dávia e Antonio Jonathan l Projeto Surf na Escola - Caponga, Cascavel 9h Vivência Naútica Conversas Flutuantes l Movimento Barra Unida Local: Rio Ceará

9h Pintura corporal e grafismos indígenas l Representante do Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz

9h Roda de Saberes “Territórios das memórias”: Fernanda Cristiane - Fortaleza l Rui Rodrigues - Barra do Ceará, Fortaleza l Diego de Paula - Acervo do Mucuripe, Fortaleza l

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(15)

15 Rusty de Castro - EcoMuseu Natural do Mangue l Vylena de Sousa - Caetanos de Cima, Amontada l Clécia Pitaguary e Thays Pitaguary - Povo Pitaguary, Pacatuba l Ocivan Moreira – Aracati l Maria Luiza Sousa, Sabiaguaba – Fortaleza

Local: Salão de eventos 2 – Sesc Iparana

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

9h30 Roda de Saberes “Mulheres e Marés”: Sidneia Luzia - Redonda, Icapuí l Klévia Cardoso - Iguape, Aquiraz l Dhanny Marinho - Fortaleza l Salete Sena - Trairi l Rosa Policarpo - Mosquito, Amontada l Clarice Escóssio - Paracuru l Telma Tremembé l Maria Suelina Sousa da Silva - Quilombo Serra do Juá l Rosa Pitaguary - Povo Pitaguary, Pacatuba l Angela de Sousa - Barra do Ceará, Fortaleza l Patrícia Adjoké, Fortaleza.

Mediação: Ariadne Luz, Paracuru Local: Salão de eventos 1

9h30 DiCumê: Moqueca de Caju ao Leite de Coco l Ana Lima - Caetanos de Cima, Amontada

Local: Sesc Iparana – É de comer rezando

10h30 Roda de Saberes “Carritilhando”: Mozart Araújo - Paracuru l Marcos Farney - Projeto Surf na Escola, Caponga, Cascavel l Bichinho, Cascavel , Fera - Titanzinho, Fortaleza l Bilica - Barra do Ceará, Fortaleza l Fera - Fortaleza

Local: Salão de eventos 2 – Sesc Iparana

10h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Grupo Ânima, Fortaleza Local: Auditório - Sesc Iparana

11h Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Calungas do Cumbe, Fortaleza

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(16)

16 Local: Auditório - Sesc Iparana

11h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Mestre Chico Bento, Trairi Local: Auditório - Sesc Iparana

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

11h DiCumê: Saúna com baião l Patrícia Carvalho - Iguape, Aquiraz Local: Sesc Iparana – É de comer rezando

13h30 Conversas para Elos “Homens e Mares”: Sr. Alberto Sousa - Barra do Ceará, Fortaleza l Poeta Inácio - Camocim l Elias Valente - Vila do Mar, Fortaleza l Mestre Gaspar Vila do Mar, Fortaleza l Beto Pescador - Resex Prainha do Canto Verde l Mestre Chico Casueira, Iguape - Fortaleza l Sr. Dantas - Parque Leblom, Caucaia l Dez - Barra do Ceará, Fortaleza l Davi da Pompéia - Barra do Ceará, Fortaleza l Sr. Inácio - Praia da Baleia, Itapipoca l Mestre João Velho – Requenguela, Icapuí

Local: Auditório Sesc Iparana

14h Estaleiro de Peixe Seco l Bitupitá, Barroquinha

14h Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Ocivan Moreira, Aracati Local: Auditório – Sesc Iparana

14h Pintura corporal e grafismos indígenas l Representante do Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz

14h Roda de Saberes “Terreiro de Iracema nas ondas do mar”: Mãe Bia, Pai Ricardo e Paulo Mandu - Fortaleza

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(17)

17 Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

14h Di Cumê: Cuscuz de macaxeira l Josimar Rodrigues, Quilombo Serra da Rajada Local: Sesc Iparana – É de comer rezando

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

14h Roda de Saberes “Violações de direitos dos povos e comunidades tradicionais”:

Cristina Quilomnola - Quilombo de Capuan l Cigano Rogério Ribeiro – Instituto Cigano do Brasil (ICB) l Margarida Tapeba, Caucaia l Juliana Alves – Povo Jenipapo Kanindé, Aquiraz

Local: Salão de eventos 2 – Sesc Iparana

15h Vivência “Toques, Batuques e Tambores cearenses”: Adriano Kanu, Roberto Oliveira, Eduardo Feitosa, Fortaleza

15h Grupo Uirapuru Orquestra de Barro Local: Trilha Ecológica Sesc Iparana

15h30 Roda de Saberes "Rancho dos Saberes Cigano" - Cigano Raimundo, Cigana Jucileide e Cigano Michel – Pindoretama

Local: Salão de eventos 1 – Sesc Iparana

16h Tradicional Casa da Tapioca – Guajiru, Trairi

16h Vivências: Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Mulheres Quilombolas: rezas e curas no contexto social pela manutenção e vivência da mata l Maria Verônica Oliveira - Quilombo de Porteiras

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(18)

18

Vivência com Bordados l Bel Guedes - Maria vem com as outras, Caucaia

Oralidade afroquilombola: o pano de pente parangolé como prática de desbloqueio dos corpos e das memória ancestral l Claudia de Oliveira - Serra do Juá, Caucaia

Flores de canuto l Mestre Queiroz - Cumbe, Aracati

Artesanatos com elementos do mar l Rosângela Dias - Guajiru, Trairi

Artesanatos com búzio l Santinha e Mazé - Acaraú

Artesanatos com barro l Mestra Tarina – Moita Redonda, Cascavel

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

16h Vivências: Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Colcha de Retalhes: tecendo histórias, memórias e tradições culturais afroquilombolas l Maria do Socorro do Nascimento l Quilombo Serra do Juá, Caucaia

Contação de histórias l Bruna Gama - Caponga, Caucaia

Xilogravuras l Mestre João Pedro do Juazeiro - Fortaleza

Vivência com Tambor Xamânico l Carlinhos Pitaguary – Macaranaú

Artesanato com fibras naturais l Davi Santos - Cumbe, Aracati

16h30 Crepúsculo: Contemplação do pôr do sol na Barra do Rio Ceará, com apresentação de Kayro Oliveira

Local: Rio Ceará

16h30 Roda de Saberes: "Maracatus: reflexões sobre o Carnaval de rua cearense": Calé Alencar (Maracatu Nação Fortaleza) l Marcio Santos e Aderaldo de Oliveira (Maracatu Vozes da África) l Claudio Correia (Maracatu Baobá) l Mestra Fátima (Maracatu Nação Axé de Oxóssi)

Local: Salão de eventos 2

17h Apresentação Grupo Acón Calón – Pindoretama

17h Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Mestre Bil Bonequeiro, Pindoretama

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(19)

19 Local: Auditório – Sesc Iparana

17h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Tiago Soares e Manoel Saldanha – Trairi

Local: Auditório – Sesc Iparana

15/12/2021 (QUARTA-FEIRA)

17h30 DiCumê: Caldo de cangulo l Teresa Viana, Paracuru Local: Sesc Iparana – É de comer rezando

18h Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l J Gomes e Maçarico da praia – Icapuí Local: Auditório – Sesc Iparana

18h DiCumê: Camurupim Assado na Brasa - Guajiru, Trairi

18h30 Festival Calungas Casimiros e Mamulengos l Mestre Vanderlei das Laranjeiras e Vanderson Oliveira – Banabuiú

Local: Auditório – Sesc Iparana

18h30 Roda de Saberes “Castelos e Bois de Areia: Práticas de educação e empoderamento comunitário no Boi Juventude” Mestre Ciro e Davidson Wanderley – Fortaleza

Local: Salão de Eventos 1 – Sesc Iparana

19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 3

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(20)

20 A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

16/12/21 (QUINTA-FEIRA)

8h30 Roda de Saberes “Narrativas do Reisado como instrumento de empoderamento comunitário - as experiências do Reisado Nossa Senhora da Saúde e Reisado Nossa Senhora Aparecida”: Mestra Juliana e Mestre Marcos - Varjota, Fortaleza l Mestra Fátima - Mercado Velho, Fortaleza

Local: Salão de eventos 1 – Sesc Iparana

8h30 Vivências Práticas sustentáveis e Artesanias plurais

Balas com ervas medicinais l Rosa Ferreira, Caucaia

Óleo de coco l João Batista Pereira, Caucaia

Sabonete de alecrim pimenta l Raimundo Alves, Caucaia

Pasta de limpeza l Maria da Glória Brito, Caucaia

Aproveitamento da babosa l Ana Cristina Pessoa, Caucaia

Xarope de agrião l Regina Claudia, Caucaia

Garrafada de corama branca l Silvia Maria, Caucaia

Empalhamento de garrafa l Rita Aparecida, Caucaia

Lambedor de sete ervas l Tania Maria, Caucaia

Cuidados com plantas medicinais l Luiz Barros, Caucaia

Doce de Banana l Maria Lima, Caucaia

Lambedor de ervas medicinais l Dona Mazé, Caucaia

Bolsas de Caixa de Leite Carmelita Maciel, Caucaia

Chocolate com pimenta l Natalice de Souza, Caucaia

Decoração de chinela com lacre de cerveja l Maria Aurilene, Caucaia

Lambedor de babosa l Maria da Penha, Caucaia

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(21)

21 8h30 DiCumê: Culinária tradicional e o uso da banana na cultura quilombola da Serra do Juá l Maria José da Silva - Quilombo Serra do Juá

Local: Sesc Iparana - Espaço “É de comer rezando”

9h30 Roda de Saberes “Cortejos, Coroações e Loas nas práticas de sociabilidade do Maracatu Cearense”: Marcos Gomes e Luci Magalhães (Maracatu Az de Ouro) l Teo Lima (Maracatu Rei Zumbi) l Carlos Brito (Nação Pici) l William Augusto (Nação Iracema)

Local: Salão de eventos 2 – Sesc Iparana

11h Torém Tremembé e Suassuamussará l Cacique João Venâncio e Pajé Luis Caboclo 19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 4

A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

17/12/21 (SEXTA-FEIRA)

19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 5

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(22)

22 A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

18/10/21 (SÁBADO)

19h Webdoc Saberes e Sabores dos Povos do Mar – Episódio 6

A chef Van Régia, da Culinária da Van, visita comunidades de Icapuí, conhecendo sabores e saberes da cozinha tradicional cearense.

Local: Youtube Sesc Ceará

1 1 º E n c o n t r o S e s c P o v o s d o M a r

(23)

23

Referências

Documentos relacionados

2.ª fase. Presidente foi presente à Câmara a proposta n.º 4 – PCM / 2010, que a seguir se transcreve: --- --- Considerando o terminus da vigência do Regulamento municipal

Não tenho tudo que examino, mas examino tudo que tenho Meu outro carro também é limpo!. Não

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

A finalidade deste trabalho foi contribuir com os debates acerca de processos privatizantes na política pública de saúde brasileira, colocando luz sobre dois

2.585/17 – Paulo Henrique Maiolino: Manutenção na iluminação das Ruas 43 e 80 do Bairro Parque Rodrigo Barreto.

O CONTROLE DOS MICRORGANISMOS / OS DESODORANTES Figura 1: A ação inibitória de vários desodorante sobre Micrococcus luteus e outras bactérias. Os desodorantes A = Naturelle (Phebo)

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Os dados levantados de qualidade da água na região de Americana apontam para um quadro de degradação pelo lançamento de esgotos domésticos, sendo mais intensificado no