• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / 2018- REVISTA CPAD - JUVENIS LIÇÕES BÍBLICAS - RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS SOBRE A FÉ CRISTÃ

LIÇÃO 1 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos realizados por homens, sendo esta Palavra escrita inspirada pelo Espírito Santo, na qual estão contidos os preceitos divinos para uma jornada feliz e segura para o homem em sua vida social, moral e espiritual. Nesta lição estudaremos sobre o que é a Bíblia em sua definição, composição, sua redação e como devemos nos relacionar com a Santa Palavra de Deus.

1. DEFINIÇÃO DA PALAVRA BÍBLIA 1.1. DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA

Considerando o termo grego "Bíblos" esta palavra significa uma coleção de livros agrupados de forma única e sistematizada, ou seja, a Bíblia é uma composição de vários livros tal qual uma biblioteca.

1.2. DEFINIÇÃO ESPIRITUAL

A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos realizados por homens, sendo esta Palavra escrita inspirada pelo Espírito Santo, na qual estão contidos os preceitos divinos para uma jornada feliz e segura para os homens em sua vida social, moral e espiritual(2 Tm 3:16-17)

2. COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA

A Bíblia primariamente se divide em duas subcoleções de livros, sendo a primeira denominada de

"Antigo Testamento" e a segunda denominada de "Novo Testamento". A palavra "Testamento" denota em seu significado a realização de um pacto ou uma aliança entre dois ou mais agentes.

2.1. O ANTIGO TESTAMENTO

O antigo testamento se configura predominantemente como um aliança pactuada entre Deus (o criador de todas as coisas) e Israel (a nação escolhida para ser um modelo sacerdotal para as demais nações) de forma a revelar quem é Deus, seus atributos morais e naturais, sua vontade que deve ser obedecida pelos homens, suas bênçãos e cuidados para com o povo escolhido para se relacionar com Ele e adorá- lo.

2.1.1. SUBDIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O antigo testamento possui 39 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:

i. Pentateuco também conhecido por Torá (termo hebraico) composto por 5 livros, contêm leis e instruções que Deus deu a Moisés para Israel e a consolidação da aliança de Deus com esta mesma nação visando esta ser uma nação sacerdotal e modelo para as demais nações quanto ao relacionamento e adoração ao Senhor Yahweh (nome hebraico de Deus).

ii. Livros históricos composto por 12 livros, contêm relatos da historicidade de Israel desde a conquista da terra prometida (Canaã), o tempo de governo de Israel por juízes, os períodos do reino unificado e dividido de Israel, a queda para os impérios mundiais da Assíria e Babilônia, o período do exílio babilônico, o retorno a terra prometida durante o império Persa e a história de duas mulheres de fé que ajudaram o seu povo diante de grandes aflições, no caso, Rute e Ester.

iii. Livros de Sabedoria e Poesia composto por 5 livros que exprimem em linguagem poética os atributos naturais de Deus (onisciência, onipresença e onipotência), bem como os seus atributos naturais (bondade, amor, justiça, paciência, etc) e também registra conselhos práticos de ordem moral, social e espiritual para os homens se relacionarem com Deus e com o próximo.

iv. Livros Proféticos composto por 17 livros que nos mostra homens chamados por Deus para anunciarem a mensagem divina em diferentes épocas para o seu povo, diversos ouvintes e

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 2

nações contendo advertências, exortações, julgamentos, sentenças, consolação, etc. Destes 17 livros, 5 se referem aos chamados profetas maiores, pois, escreveram maior volume de mensagens em seus respectivos livros e 12 se referem aos chamados profetas menores, pois, escreveram menor volume de mensagens em seus respectivos livros.

O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento Livro Data

A.C.

Autor Propósito Vers.

chave

P E N T A T E U C O

Gênesis 1521 Moisés Registrar o momento em que Deus criou o mundo e o seu desejo de ter um povo separado para adorá-lo.

1.27 ; 12: 2-3 Exôdo 1490. Moisés Registrar os acontecimentos da libertação de

Israel do Egito e seu desenvolvimento como nação.

3:7-10

Levítico 1489 Moisés Um manual para os sacerdotes e levitas traçarem suas responsabilidades quanto à adoração e um guia de vida santa para os hebreus.

19:2

Números 1451 Moisés Contar como Israel se preparou para entrar na Terra Prometida, como os israelitas pecaram, foram punidos e preparam-se para uma nova investida

14:22- 23

Deuteronô- mio

1451 Moisés Lembrar aos israelitas o que Deus havia realizado e encorajá-los a dedicarem suas vidas a Ele.

7:9

H I S T Ó R I C O S

Josué 1424 Josué Narrar a conquista da Terra prometida por Israel 1.11 Juízes 1126 Samuel Mostrar que o julgamento de Deus contra a

transgressão é real e que seu perdão pelo pecado e restauração do relacionamento são certos para os que se arrependem

17.6

Rute 1050 Não

conhecido

Mostrar como três pessoas permaneceram fortes em seu caráter e fiéis a Deus mesmo enquanto a sociedade ao seu redor desmoronava

1:16

1 Samuel 1050 Samuel Escritos Nata e Gade

Registrar a vida de Samuel, último juiz de Israel; o reinado e declínio de Saul, o primeiro rei; e a escolha e a preparação de Davi, o maior rei de Israel.

8:7-9

2 Samuel 1018 Não conhecido

Registrar a história do reinado de Davi;

demonstrar a efetiva liderança de Davi em obediência a Deus; revelar como uma pessoa pode fazer a diferença; mostrar as qualidades pessoais que agradam a Deus; Retratar Davi como um líder ideal de um reino imperfeito, e prenunciar Cristo que será o líder ideal para o reino novo e perfeito.

5:12

1 Reis 1015 Não conhecido

Contrastar a vida daqueles que vivem para Deus com a daqueles que se recusam a agir assim ao longo da história dos reis de Israel e de Judá.

9:4-5

2 Reis 1015 Não conhecido

Mostrar a destruição que está reservada a todos aqueles que se recusam a ter Deus como seu verdadeiro líder

17:13- 14 1 Crônicas 1004 Esdras Unificar o povo de Deus, traçar a linha davídica e

ensinar que a adoração genuína deve ser o centro da vida individual e nacional

14:2

2 Crônicas 1004 Esdras Unificar a nação mediante a restauração da verdadeira adoração a Deus. Os padrões divinos de justiça e retidão foram demonstrados pela forma como foram julgados. Os soberanos justos

7:14

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 3

de Judá e o avivamento na fé no reinado deles foram louvados. Os pecados dos reis iníquos foram denunciados e condenados.

Esdras 457 Esdras Mostrar a fidelidade de Deus e como Ele manteve sua promessa de restaurar o seu povo à Terra prometida

6:21-22

Neemias 434 Neemias Registra a história do terceiro retorno a Jerusalém após o cativeiro, contando como os muros da cidade foram reconstruídos e as pessoas renovadas em sua fé.

6:15-16

Ester 509 Não

conhecido

Demonstrar a soberania e o cuidado amoroso de Deus por seu povo.

4:14

P O É T I C O S

1521 Não

conhecido

Demonstrar a soberania de Deus e o significado da verdadeira fé. Tratar da questão sobre o sofrimento do justo

2:3

Salmos 975 Davi (73);

Asafe (12) Filhos de corá (9) Salomão (2) Hemã, Etã, Moisés (um cada) Anônimos (51)

Por intermédio da poesia, expressar o louvor, a adoração e a confissão a Deus

150:6

Provérbios 1000 Salomão Agur e Lemuel contribuiram

Ensinar as pessoas a alcançarem a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar a sabedoria divina à vida cotidiana e fornecer instrução moral.

1:7

Eclesiastes 975 Salomão Poupar as gerações futuras da amargura de aprender pela própria experiência que a vida longe de Deus não têm sentido.

12:13

Cantares 1013 Salomão Cantar o amor entre o noivo (o rei Salomão) e a noiva (a Sulamita), reafirmar a santidade do casamento e descrever o amor de Deus por seu povo

6:3

P R O F E T A S M A I O R E S

Isaías 745 Isaías Chamar a nação de Judá de volta para Deus e revelar a salvação divina através do Messias.

53:5 Jeremias 626 Jeremias Exortar Israel a abandonar seus pecados e a

voltar-se para Deus

2:19 Lamentaçõ

es

626 Jeremias Ensinar as pessoas que desobedecer a Deus é trazer desgraça à própria vida e mostrar que Deus sofre quando seu povo sofre.

2:11

Ezequiel 592 Ezequiel Anunciar o julgamento de Deus sobre Israel e outras nações e profetizar a salvação de seu povo

36:24- 26 Daniel 606 Daniel Dar um relato histórico dos judeus fiéis que

viveram no cativeiro e mostrar com Deus está no controle do céu e da terra, dirigindo as forças da natureza, o destino das nações e cuidando do seu povo

2:22

Oséias 760 Oséias Mostrar o amor de Deus pelo seu povo pecador. 3:1 Joel 840 Joel Prevenir Judá a respeito do iminente castigo de 2:12-13

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 4

P R O F E T A S M E N O R E S

Deus como consequência de seus pecados e insistir para que o povo se volte para o Senhor.

Amós 780 Amós Anunciar o juízo de Deus sobre Israel, o reino do Norte, por sua complacência, idolatria e opressão aos pobres.

5:24

Obadias 586 Obadias Mostrar que Deus castiga aqueles que afligem o seu povo.

1:15 Jonas 790 Jonas Mostrar a extensão da graça de Deus – a

mensagem da salvação é para toda a humanidade.

4:11

Miquéias 740 Miquéias Prevenir o povo de Deus de que o juízo está próximo e oferecer perdão a todos aqueles que se arrependerem.

6:8

Naum 630 Naum Pronunciar o juízo de Deus sobre a Assíria e confortar Judá com esta verdade.

1:7-9 Habacuqu

e

606 Habacuque Mostrar que Deus ainda está no controle do mundo, apesar do aparente triunfo do mal.

3:2 Sofonias 639 Sofonias Despertar o povo de Judá quanto á sua

complacência e exortá-lo a retornarem para Deus 2:3 Ageu 520 Ageu Convocar o povo para a reconstrução do templo 1:4 Zacarias 520 Zacarias Dar esperança ao povo de Deus, mediante a

revelação da futura libertação que o Todo Poderoso concederá através do Messias.

9:9-10

Malaquias 432 Malaquias Confrontar o povo com seus pecados e restaurar seu relacionamento com Deus

4:1-2

2.2. O NOVO TESTAMENTO

O novo testamento se configura predominantemente como uma nova aliança pactuada entre Deus (Jesus) e toda a humanidade (judeus e não judeus (gentios)) de forma a revelar que Jesus é o Messias revelado no Antigo Testamento que veio a este mundo na forma humana para salvar a humanidade da condenação, redimindo os pecados destes, através da sua morte e derramamento de sangue na cruz do Calvário. Além desta mensagem principal os livros e cartas contidos no Novo Testamento relata a história da igreja primitiva e orienta lideranças e seguidores sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

2.2.1. SUBDIVISÃO DO NOVO TESTAMENTO

O novo testamento possui 27 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:

i. O Evangelho de Cristo segundo a ótica de 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) relatam a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo e o livro de Atos relata a história da igreja primitiva do primeiro século, perfazendo 5 livros.

ii. As cartas do Apóstolo Paulo composta de 13 cartas, sendo que 9 cartas foram endereçadas as igrejas constituídas pelo referido apóstolo no mundo antigo conhecido e 4 cartas para lideranças pastorais que orientam as igrejas, lideranças e membros sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

iii. As cartas gerais composta de 8 cartas escritas por líderes da igreja para orientar as igrejas, lideranças e membros sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

iv. O livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João registra as visões que este teve na ilha de Patmos sobre os acontecimentos escatológicos dos últimos dias.

O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento Livro Data

D.C.

Autor Propósito Vers.

chave E Mateus 60 Mateus Provar Que Jesus é o Messias, o Rei eterno. 5:17

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 5

V A N G E L H O

Marcos 65 João

Marcos

Apresentar a pessoa, a obra e os ensinamentos de Jesus.

10:45 Lucas 63 Lucas Apresentar um relato preciso da vida de Cristo,

homem e salvador perfeito.

19:9-10 João 85 João Comprovar que Jesus é o filho de Deus e que

todo aquele que nEle crê tem a vida eterna

20:30- 31

ATOS 64 Lucas Fornecer um retrato preciso do nascimento e crescimento da igreja Cristã

1:8

C A R T A S D E P A U L O

Romanos 58 Paulo Apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a mensagens do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.

5:1

1 Coríntios 56 Paulo Identificar problemas na igreja de Corinto, oferecer soluções e ensinar aos crentes como viver para Cristo em uma sociedade corrupta.

1:10

2 Corintios 57 Paulo Afirmar o ministério de Paulo, defender sua autoridade como apóstolo e refutar os falsos mestres em Corinto.

5:20

Gálatas 57 Paulo Refutar os judaizantes (que ensinavam que os crentes gentios deveriam obedecer à lei judaica a fim de se salvarem) e conclamar os cristãos à fé e a liberdade em Cristo

5:1

Efésios 61 Paulo Fortalecer a fé Cristã dos crentes de Éfeso e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo.

4:4-6

Filipenses 62 Paulo Agradecer aos filipenses pela oferta que lhe haviam enviado e fortalecer sua fé mostrando que a verdadeira alegria só pode vir de Jesus Cristo

4:4

Colossenses 62 Paulo Combater os erros na igreja e mostrar que os crentes têm tudo o que precisam de Cristo

2:9-10 1

Tessalonicenses

51 Paulo Fortalecer a fé dos cristãos tessalonicenses e transmitir-lhes a certeza da volta de Cristo

4:14 2

Tessalonicenses

52 Paulo Esclarecer a confusão de alguns crentes em Tessalônica a respeito da segunda vinda de Cristo

3:5

1 Timóteo 64 Paulo Proporcionar encorajamento e instrução a Timóteo, um jovem líder.

4:12 2 Timóteo 67 Paulo Dar instruções finais e encorajamento a Timóteo

pastor da igreja em Éfeso

2:15 Tito 65 Paulo Dar conselhos a Tito a respeito de sua

responsabilidade de supervisionar as igrejas na ilha de Creta

1:5

Filemon 62 Paulo Convencer Filemon a perdoar Onésimo, seu escravo, fugitivo e aceitá-lo como um irmão na fé.

1:15-16

C A R T A S

G

Hebreus 63 Não

conheci -do

Apresentar a suficiência e a superioridade de Cristo

1:3

Tiago 61 Tiago Expor as práticas hipócritas e ensinar o correto comportamento Cristão

2:18 1 Pedro 64 Pedro Oferecer encorajamento aos cristãos que

sofriam

1:7 2 Pedro 64/65 Pedro Advertir os cristãos quanto aos falsos

ensinadores e exortá-los a crescer na fé e no

1:3

(6)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 6

E R A I S

conhecimento de Cristo

1 João 90 João Reafirmar a confiança dos cristãos em sua fé e refutar os falsos ensinos

5:13 2 João 90 João Enfatizar os aspectos básicos de seguir a Cristo

– verdade e amor – e advertir contra falsos ensinadores.

1:6

3 João 90 João Elogiar Gaio por sua hospitalidade e encorajá-lo em sua vida cristã

1:5 Judas 70 Judas Lembrar a igreja à necessidade de uma

constante vigilância – manter-se firme na fé e opor-se às heresias

1:3

APOCALIPSE 96 João Revelar a completa identidade de cristo e transmitir esperança e conselhos aos crentes

1:3

3. A REDAÇÃO DA BÍBLIA SAGRADA

Como já mencionamos a Bíblia Sagrada foi escrita por pessoas, sendo a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo caracterizando-a como uma Palavra de fonte sobrenatural. Logo, não podemos admitir que teorias, tais como, a da inspiração natural humana,(a Bíblia foi escrita por pessoas de grande capacidade intelectual), a da inspiração parcial da Santa Palavra, (somente partes da Bíblia foram inspiradas pelo Espírito Santo) e a teoria do ditado verbal (Deus ditou a Palavra para os escritores) possam explicar a consolidação das Escrituras em registros Bíblicos.

Esta Palavra foi escrita em três idiomas (hebraico e aramaico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento) em diversas épocas, sendo a Bíblia composta por um total de 66 livros escritos por 40 homens num período aproximado de 1550 anos de forma harmoniosa, inerrante e infalível.(2 Pd 1:20-21) 4. A BÍBLIA É A VOZ DE DEUS REGISTRADA EM ESCRITOS

Quando abrimos a Bíblia, Deus fala conosco de diversas maneiras e a maior virtude de sua fala é que ao lermos um mesmo versículo por várias vezes, ele nos dá ensinamentos diferenciados, pois a Palavra de Deus se renova a cada dia. (Jo 5:39; Sl 119:105-112)

Ame a Palavra de Deus pelo simples fato de que Deus nos amou primeiro. Ame a Deus pelo que Ele é e esteja sempre disposto a ouvir a sua voz e o adore quer de dia, quer de noite. Leia a Bíblia de forma cronológica e cresça na graça e no conhecimento. Ame a Deus sobre todas as coisas ! (Sl 119:140; 1 Jo 4:19-21)

5. CONCLUSÃO

A Bíblia Sagrada é a principal fonte onde Deus se revelou para os homens, pois, o homem com toda a sua inteligência não é capaz de conhecer o Senhor em toda a sua plenitude e assim faz-se necessário que o conheçamos segundo o que Ele fala nas Sagradas Escrituras. Leia a Bíblia!

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - O autor estudou distúrbios de memória em pacientes epilépticos com crises parciais complexas (CPC), com os objetivos de: 1) identificar estes distúrbios; e 2) comparar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

Responsável por 2 a 17% das mortes de pessoas com epilepsia, a maioria dos casos de morte súbita inexplicada é relacionada às crises, em geral não testemunhadas, que ocorrem

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.