• Nenhum resultado encontrado

FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado do Acre decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado do Acre decreta e eu sanciono a seguinte Lei:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

/'

PROJETO DE LEI N° ~, DE 2011

"Dispõe sobre normas a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de rodeios."

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado do Acre decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Artigo 1° - Observada a Lei Federal nO.10.519, de 17 de julho de 2002, aplicam - se aos rodeios, de maneira geral, as disposições relati~s à defesa sanitária animal previstas, para o caso de exposições, feiras e leilões de animais.

Parágrafo primeiro - Considera-se rodeio de animais as atividades de montaria ou de cronometragem, em que entram em julgamento a habilidade do ser humano em dominar o animal, com perícia e elegância, assim como o desempenho do próprio animal.

Parágrafo segundo - Equipara-se a Rodeio para efeito dessa Lei as atividades de desfile/passeata, que utilizem animais como montaria.

Artigo 2° - Qualifica-se como entidade promotora do rodeio toda e qualquer pessoa jurídica devidamente constituída para tal finalidade, que requeira a promoção do evento perante o órgão competente da Prefeitura do Município onde ele se realize.

Artigo 3° - A realização do rodeio, por envolver concentração de animais, dependerá de prévia autorização da IDAF - Instituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre.

Artigo 4° Caberá à entidade promotora do rodeio, a suas expensas, prover:

1- infra-estrutura completa para atendimento médico, com ambulância de plantão e equipe de primeiros socorros, com presença obrigatória de clínico-geral;

11 - médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras. impedindo maus tratos e injúrias de qualquer ordem, que sem prejuízo da fiscalização estadual própria, responsabilizar-se-á pelo acompanhamento das condições fslcae e sanitárias dos animais participantes.

111 - transporte dos animais em veículos apropriados e instalação de infra-estrutura que

garanta a integridade física deles durante sua chegada, acomodação e alimentação;

IV - arena das competições e bretes cercados com material resistente e com piso de areia ou outro material acolchoador, próprio para o amortecimento do impacto de eventual queda do peão de boiadeiro ou do animal montado.

(2)

Parágrafo único - Ao médico veterinário de que trata o "caput" deste artigo, caberá prestar ao órgão estadual competente as informações técnicas concementes ao rodeio, de interesse da defesa sanitária animal.

Artigo 5° Os apetrechos técnicos utilizados nas montarias, bem como as características do arrea mento , não poderão causar injúrias ou ferimentos aos animais e devem obedecer às normas estabelecidas pela entidade representativa do rodeio, seguindo as regras intemacionalmente aceitas.

§ 10 As cintas, cilhas e as barrigueiras deverão ser confeccionadas em lã natural com dimensões adequadas para garantir o conforto dos animais.

§2° Fica expressamente proibido o uso de esporas com rosetas pontiagudas ou qualquer outro instrumento que cause ferimentos nos animais, incluindo aparelhos que provoquem choques elétricos.

§3° As cordas utilizadas nas provas de laço deverão dispor de redutor de impacto para o

animal. .-.

Artigo 6° Os organizadores do rodeio ficam obrigados a contratar seguro pessoal de vida e invalidez permanente ou temporária, em favor dos profissionais do rodeio, que incluem os peões de boiadeiro, os "madrinheiros", os "salva-vidas", os domadores, os porteiros, os juízes e os locutores.

Artigo 7° - Para o ingresso dos animais nos recintos de concentração serão exigidos, em relação aos bovinos e bubalinos, os competentes atestados de vacinação contra a febre aftosa e, no tocante aos eqüídeos, os certificados de inspeção sanitária e controle de anemia infecciosa eqüina.

Parágrafo único - Não serão admitidos ao rodeio animais que apresentem qualquer tipo de doença, deficiência fsica ou ferimento que os impossibilitem de participar das montarias.

Artigo

ao -

Na realização dos rodeios, deverão ser atendidas, ainda, as seguintes determinações:

I - o transporte dos animais até o local do evento será feito em caminhões próprios para essa finalidade, que lhes ofereçam conforto, não se permitindo superlotação nos caminhões, para evitar que os animais cheguem estressados;

11 - após a chegada, os animais deverão ser colocados em áreas de descanso convenientemente preparadas, protegidas do sol, dando - se -lhes alimentação apropriada, com oferta de água;

111 - os embarcadouros de recebimento dos animais deverão ser construídos com largura e altura adequadas, evitando - se colisões dos animais e conseqüentes hematomas;

IV - o piso da arena deverá conter volume de areia adequado ao amortecimento de impacto da queda, tanto do animal como do profissional que o monta;

V - a cerca da arena deverá ser construída de material resistente, próprio para conter os animais, com altura mínima de 2,00 metros;

VI - em todo evento deverá existir infra - estrutura adequada para primeiros socorros,

r

./

(3)

compreendendo ambulância de plantão e equipe especializada de atendimento.

Artigo 9° - A proteção e integridade fsica dos animais compreenderá todas as etapas, desde o transporte dos locais de origem, passando pela chegada, recebimento, acomodação, trato, manejo e montaria.

Artigo 10 - Ficam especialmente proibidas as seguintes práticas lesivas às condições de sanidade dos animais:

1- privação de alimentos;

11 - uso, na condução e domínio dos animais, ou durante as montarias, dos seguintes equipamentos:

a) qualquer tipo de aparelho que provoque choques elétricos;

b) esporas com rosetas que contenham pontas, quinas ou ganchos perfurantes;

...

c) sedém fora de especificações técnicas, que cause lesão física ao animal;

d) barrigueira que igualmente não atenda às especificações técnicas ora recomendadas.

Parágrafo único - Não haverá restrições à utilização de:

I - esporas segundo modelos não agressores, usados internacionalmente e aprovados por associações de rodeio de outros países;

11 - sedém confeccionado em material que não fira o animal. No sedém a ser usado em montaria, o segmento que ficar em contato com a parte interior do corpo do animal deve ser de material macio (lã ou algodão), excluídos, em qualquer caso, acessórios que importem em lesões físicas;

111 - barrigueira confeccionada em largura de, no mínimo 17,0 centímetros, que não cause

desconforto ao animal em montarias de modalidade "sela americana", "bareback" e

"cutiano".

VI - os equipamentos anteriormente citados dependerão ainda de autorização do IDAF - Instituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre.

Artigo 11 - A entidade promotora deverá comunicar, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, a realização do rodeio ao IDAF - Instituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre, para que o médico veterinário designado possa acompanhar e fiscalizar a instalação do evento, declarando atender às condições especificadas nesta lei e seu respectivo regulamento.

Artigo 12 - Independentemente das penalidades previstas em legislações específicas, com base na fiscalização exercida, o IDAF - Instituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre, em face do grau da irregularidade constatada, poderá aplicar à entidade promotora as seguintes sanções:

( r

\

(4)

1- advertência por escrito;

11- suspensão temporária do rodeio;

111-suspensão definitiva do rodeio.

,

Parágrafo único - Verificada a ocorrência de fatos que possam configurar infração penal, o IDAF - Instituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre poderá dar ciência ao Ministério Público.

Artigo 13 -A presente lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das sessões deputado Francisco Cartaxo.

21 de Setembro de 2011

.•..

( Deputado Edvaldo Souzã

Líder do PSDC

(5)

JUSTIFICATIV A

Considerando a legislação federal existente e pertinente ao caso, entendemos que é necessário regulamentar no âmbito estadual as normas a serem observadas na realização de rodeios observando a promoção e fiscalização da defesa sanitária animal.

o

Art. 1

°

do projeto de Lei faz menção à Legislação Federal existente e pertinente ao caso, dispondo em seu parágrafo único sobre o conceito de RODEIO. Contém em seu parágrafo segundo uma ampliação do#âmbito de aplicação da Lei que abrangerá qualquer evento que envolva necessariamente a montaria de animais.

O Art. 2° contém o conceito de Entidade Promotora de Rodeio, estabelecendo que a realização do evento de Rodeio deve ser precedida de requerimento à prefeitura municipal do respectivo município onde se realizará o evento de Rodeio.

O Art. 3° estabelece que a realização do evento de Rodeio dependerá também de prévia solicitação e autorização do IDAF - k1stituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre, isso em razão de o evento envolver necessariamente o uso de animais.

O Art. 4° da Lei estipula que a entidade promotora de rodeio deverá obrigatoriamente arcar com todo o custo pertinente e necessário para a promoção da segurança, tanto dos trabalhadores como do público, mencionando especificamente a responsabilidade do médico veterinário. Especifica que obrigatoriamente a entidade promotora de rodeio deverá disponibilizar em todo qualquer evento realizado, um medico veterinário habilitado para acompanhar o referido evento, especificando em seu parágrafo único que será responsabilidade do médico veterinário prestar ao estado toda e qualquer informação técnica relacionada à defesa sanitária animal.

O Art. 6° reforça a obrigatoriedade contida na Lei Federal 10.519, de 17de julho de 2002, de contratação de Seguro Pessoal de Vida e Invalidez permanente ou temporária, em favor dos profissionais do rodeio.

O Art. 7° da Lei estipula, em síntese, que os animais que participarem de eventos de rodeios ou equiparados deverão estar em perfeito estado de saúde e seus proprietários deverão fazer prova da condição de saúde de seus animais. O presente dispositivo é fundamental para evitar a contaminação de animais sadios por qualquer mal possível.

Os Arts. 5, 8, 9 e 10 criam uma série de regras específicas com intuito de preservar a saúde dos animais utilizados em eventos, pretendendo impedir o acontecimento de maus-tratos aos animais participantes em todo o período em que o evento acontecer.

L

(6)

o

Art. 7° da Lei estipula, em síntese, que os animais que participarem de eventos de rodeios ou equiparados deverão estar em perfeito estado de saúde e seus proprietários deverão fazer prova da condição de saúde de seus animais. O presente dispositivo é fundamental para evitar a contaminação de animais sadios por qualquer mal possível.

Os Arts. 5, 8, 9 e 10 criam uma série de regras específicas com intuito de

preservar a saúde dos animais utilizados em eventos, pretendendo impedir o acontecimento de maus-tratos aos animais participantes em todo o período em que o evento acontecer.

BARRIGUEIRA

Acessório de metal onde o cavaleiro coloca os pés. Usado no Cutiano e na Sela Americana.

SEDÉM

Corda feita de lã ou com fios do rabo do cavalo amarrada na virilha do animal. É usado para estimular os pulos. Não machuca, apenas incomoda. É usado em todas as modalidades de montaria em cavalo e touro.

"Sela americana", "bareback" e "cutiano" são tipos diferentes de sela para montaria.

O Art. 9° estabelece uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias para que a entidade promotora de evento comunique ao IDAF - k'lstituto de Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre, que designará Médico Veterinário habilitado para proceder o acompanhamento e a fiscalização das instalações do evento.

O Art. 10 especifica as penalidades administrativas que serão aplicadas às entidades promotoras de eventos que não observarem as disposições contidas na lei

(7)

especial proposta.

Referências

Documentos relacionados

(276AC) Apoios para os braços para banco do motorista. (319AA) Luz de leitura para motorista

Neste estudo, Renders e Gaeremynck (2007) incluíram variáveis para controlar características específicas das empresas, tais como o nível de governança corporativa,

A urgência de Zea em proclamar a necessidade de tomada de consciência e consequentemente de uma compreensão histórica está justamente na base da libertação do homem

Na primeira etapa desta pesquisa – a produção de um diagnóstico de uma situação-problema - percebeu-se que a necessidade de um EGP foi impulsionada pelos seguintes

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

Na avaliação dos autores, este modelo sofre de problema intrínseco, que é ausência de mecanismos de alinhamento e integração da gestão da P&D aos objetivos

De acordo com o apresentado neste trabalho, por abandono afetivo entende-se o afastamento ou a ausência afetiva dos pais na convivência com seus filhos e está elencado

1. Não pode ser praticado nenhum acto ou facto sem prévio pagamento das taxas previstas na Tabela anexa, salvo nos casos expressamente permitidos. O pagamento das