• Nenhum resultado encontrado

A atuação do tempo bal na seleção do modo bal em orações subordinadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A atuação do tempo bal na seleção do modo bal em orações subordinadas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A ATUAÇÃO DO TEMPO VERBAL NA SELEÇÃO DO

MODO VERBAL EM ORAÇÕES SUBORDINADAS

Hebe Macedo de Carvalho – UFCG1

Introdução

A Gramática Tradicional reconhece que, em orações subordinadas, é possível o indicativo alternar com o subjuntivo. Em geral, a tradição relaciona o uso dos modos indicativo e subjuntivo, em orações subordinadas, ao tipo de verbo da oração matriz.

Nesse sentido, A tradição gramatical apresenta uma listagem de verbos que favorecem a alternância do modo em português. Assim, os estudos de cunho normativo prevêem que verbos como crer, acreditar, pensar podem selecionar o indicativo ou subjuntivo na oração encaixada, já verbos como querer, desejar são de contextos de uso do subjuntivo.

Trabalhos de natureza variacionista (e.g. ROCHA, 1997; DOMINGOS, 2004; CARVALHO, 2007) que investigaram os possíveis condicionadores da alternância, em dados da língua falada, constatam que o tipo de verbo da oração principal é realmente motivador do uso do modo em orações subordinadas do português, contudo demonstram outros fatores motivadores da alternância modal em orações complexas.

Este estudo tem, portanto, como objetivo descrever a influência do tempo verbal da oração no uso do modo em orações subordinadas substantivas introduzidas pela partícula que2. Interessa-nos entender em que medida o tempo verbal da oração favorece ou restringe o uso do subjuntivo em alternância com indicativo em orações substantivas do corpus em estudo.

A análise a ser empreendida tem como pressuposto a Teoria da Variação e Mudança (LABOV, 1972; 1994) que concebe a língua um sistema heterogêneo, dinâmico, passível de variação. Busca descr ever a l í n gua e seus det er mi nant es soci ai s e l i ngüí st i cos, be m co mo c oncebe a v ar i ação i ner ent e ao si s t ema l i n güí st i co.

Est e est udo par t e da hi pót ese, com base em Givón (1984), de que Tempo, Aspecto e Modalidade (TAM) constituem uma categoria obrigatória sem a qual sentenças simples não podem ser produzidas. Nesse sentido, assumimos, em conformidade com o autor, que essas categorias se entrecruzam, do ponto de vista sintático-semântico para a expressão de sentido da proposição. Os tempos verbais sob controle foram localizados no corpus em estudo, conforme podem ser evidenciados na seção denominada análise dos dados.

Os dados de fala são entrevistas gravadas, nos moldes labovianos, na comunidade de fala do Cariri, região do estado do Ceará.

1. Pressupostos Teóricos

A tradição gramatical normativa atribui à categoria de modo as diferentes formas que o verbo assume para indicar a atitude (de certeza, de dúvida, de suposição, de mando, etc.) da pessoa que fala em relação ao fato que enuncia (cf. CUNHA; CINTRA, 1985). Em termos semânticos, atribui ao modo indicativo a atitude de certeza do falante quanto ao que declara e ao subjuntivo atitude de incerteza, dúvida ou desejo frente ao conteúdo enunciado.

Ribeiro (1914) ao apresentar os modos indicativo e subjuntivo, atesta seu emprego, em orações subordinadas, em função do tipo de verbo da oração principal. Assim, segundo o autor, usa-se o indicativo quando o verbo da cláusula principal exprime modo de pensar, crença, aparência. Quando o verbo da oração principal exprime surpresa, admiração, vontade, desejo, consentimento, proibição, negação, dúvida, receio, apreensão, ordem, o verbo da oração subordinada põe-se no subjuntivo. Quando a se nt ença subor di nada est á l i gada p or u m d os pr on o mes conj unt i vos q u e , q u a l , c u j o , o a ut or aconsel ha e xa mi nar se a

1

(2)

sent ença subor di nada expr i me c o u s a p o s i t i va ou c o u s a i n c e r t a . No pr i mei r o caso, usa -se o i ndi cat i vo:

( 1) Quer o a cas a que me a g r a d a . No se gu ndo caso , usa - se o subj unt i vo: ( 2) Quer o a cas a que me a g r a d e .

Percebe-se, aqui, um outro critério de emprego dos modos que transcende o tipo de verbo da oração principal. Aquilo que o autor chama de cousa positiva ou cousa incerta remete ao conhecimento do falante perante o que enuncia, ou seja, noção de certeza, desejo, incerteza. Em (1) a proposição pressupõe um referente conhecido/certeza “a casa que agrada ao falante” e em (2) a proposição pressupõe um referente não conhecido, bem como encerra valor de desejo. A partir disso podemos pressupor que o emprego do modo não segue apenas a direção da expressão semântica do verbo da oração principal.

Para Said Ali (1966), em orações subordinadas, emprega-se ora o indicativo, ora o conjuntivo3. O autor lista as razões que levam à escolha de um modo ou outro, conforme fragmentos do autor a seguir:

“[...] Em casos da negação ou dúvida acerca da existência de pessoas ou coisas, o verbo poderá ir para o conjuntivo. [...] Em orações substantivas com verbo crer, cuidar, pensar, supor, imaginar, entender, presumir e achar (no sentido de pensar, crer) cujo fato expresso é tido como real, o verbo pode vir no indicativo ou no conjuntivo”. (ALI, 1966)

Com base na citação acima, podemos perceber que a o autor reconhece a alternância dos modos indicativo e subjuntivo em determinados contextos. Esse fato demonstra que a regra de uso dos modos em orações subordinadas não é tão simples e carece, ainda, de uma descrição e sistematização de outros possíveis motivadores lingüísticos desse fenômeno.

Como dissemos, esse estudo busca entender, em dados de fala, de que forma o tempo verbal em articulação com o tipo de verbo da oração principal atua na seleção do modo verbal em orações subordinadas substantivas.

Partimos do pressuposto, com base em Givón (1984; 1995; 2001), de que as categorias de Tempo (Tense), Aspecto e Modalidade (T-A-M) são categorias obrigatórias que se constitui de feixes de traços semânticos e pragmático-discursivos. Como traços semântico-lexicais eles refletem a estrutura significativa dos verbos. Como traços semântico-proposicionais eles codificam diversas facetas de estado, evento ou ação. E como traços pragmático-discursivos eles têm um papel crucial na seqüência de proposições no discurso, em figura ou fundo, e em indicação das modalidades de tempo/certeza/probabilidade face ao contrato entre falante e ouvinte.

Associada a essas noções semânticas, Givón (2001) estabelece uma relação entre Tempo, Aspecto e Modalidade. O quadro, a seguir, demonstra a distribuição dessas categorias.

Quadro 1: D i s t r i b u i ç ã o d a mo d a l i d a d e e m t e mp o e a s p e c t o . G i v ó n ( 2 0 0 1 , p .

3 0 5 )

Tempo e Modalidade, para o autor, são categorias que se correlacionam de

forma que os tempos passado e presente exprimem modalidade factual por exprimirem

3 Termo utilizado antes da NGB (1959) para o que hoje denominamos subjuntivo. Esse termo é ainda adotado pela Norma Gramatical Portuguesa. Significa que junta¸ que une orações ou palavras, como fazem as conjunções.

M o d a l i d a d e T e mp o A s p e c t o

Factual P a s s a d o

P r e s e n t e

P e r fe c t i v o P e r f e i t o

Não-factual F u t u r o

(3)

eventos/estados ocorridos ou simultâneos ao momento de fala. O tempo futuro exprime

modalidade não-factual por exprimir eventos/estados hipotéticos, possíveis, incertos não

ocorridos.

O autor ressalta que as funções pragmáticas e semânticas da categoria T-A-M

põem variar em função da dependência semântica das orações principais, bem como da

integração sintático/estrutural entre oração principal e oração subordinada. Nesses

casos, as categorias T-A-M podem ser inferidas a partir da informação pragmática ou

semântica da oração principal ou do contexto lingüístico. Assim, quanto mais

dependente for oração subordinada sintático-semântica/pragmática, em relação à oração

principal, menos provável será que as marcas de TAM apareçam independentemente na

sentença subordinada.

Cabe-nos investigar como os tempos verbais da oração subordinada se

correlacionam com o modo verbal da encaixada. Relacionado a esse estudo está o tipo

de verbo da oração principal e os valores semânticos de avaliação/opinião, certeza,

desejo. Não trataremos, neste estudo, do aspecto verbal.

2. Metodologia

Os dados de fala sob análise constituem parte do corpus Português não-padrão do Ceará, sediado no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará. O corpus está estratificado em função do sexo, nível de escolaridade e faixa etária. A análise empreendida tem como recorte a comunidade de fala do Cariri, região que fica ao sul do estado do Ceará. Para este estudo foram selecionados 60 informantes, 30 do gênero feminino, 30 do gênero masculino, com faixa etária 15 -25 anos, 26 – 49 anos e informantes com mais de 50 anos com escolaridade 1-4 anos, 5-8 anos, 9-11 anos e mais de 11 anos. Após coleta e codificação, os dados foram submetidos ao programa computacional VARBRUL (PINTZUK, 1988), modelo estatístico que opera com regras variáveis, associa um peso relativo a cada um dos fatores, indica seu efeito sobre um dado fenômeno de realização variável e prevê a probabilidade global de “aplicação da regra” na presença de um conjunto de fatores.

3. Análise dos dados

Inicialmente, apresentamos os verbos categorizados na oração principal4 e o percentual de uso do modo subjuntivo. Este grupo de fatores foi categorizado em função do tipo de verbo que aparecia no corpus. Os resultados encontram-se na tabela, a seguir.

TAB EL A 1

Tipo de verbo da oração principal no uso do subjuntivo

4 O conceito de oração principal adotado neste estudo é o da tradição normativa.

F a t o r e s N º o c o r r ê n c i a d o s u b j . T o t a l % 1 . Qu e r e r / E s p e r a r ( t e r

e x p e c t a t i v a / D e s e j a r )

6 4 6 7 9 6 %

2 . A c h a r 2 0 2 0 7 1 0 %

3 . D i z e r 9 7 3 1 2 %

4 . V e r 1 1 9 5 %

5 . A c r e d i t a r 1 3 3 7 3 5 %

6 . P e n s a r 2 1 4 1 4 %

7 . É C e r t o q u e . . . 5 2 4 2 1 %

8 . É i mp o r t a n t e q u e / É b o m q u e /

5 6 1 0 0 %

(4)

Os ver b os q u e r e r , e s p e r a r ( t e r e xp e c t a t i va ) , d e s e j a r f or a m cont abi l i zados j unt os por car r egar e m, n os cont ext os de anál i se, t r aços se mânt i cos se mel hant e s, ou sej a, da or de m d o q u e r e r / vo l i ç ã o .

A se gui r apr esent a m os os exe mpl os q ue i l ust r am os co nt ext os de anál i se.

1. Q uerer/ desej ar/ es perar

A) [ . . . ] e e s s a mi n h a i r mã c o m q u e m e u mo r o ’ Mi c h e l e ’ t e m t r e ze a n o s , é

E S P E RO q u e e l a TE RMI N E o e s t u d o d e l a ’ j á e s t á fa ze n d o a 8 ª s é r i e t u d o q u e e u p o s s o fa ze r p o r e l a e u e s t o u fa ze n d o e q u e r o q u e e l a ( + ) C H E G U E a u ma U n i ve r s i d a d e e C O NSI G A fa ze r ( + ) u ma u m / ( + ) TE NH A u m e mp r e g o b o m p r a e l a s o b r e vi ve r ’ ( M L A , f, F 2 , E 5 )5.

2. Ac har

B)

E u ACH O q u e ( a TV) E S CAN D ALI ZA mu i t o a s c r i a n ç a s d e vi a s e r c o mo a n t e s q u e t i n h a u m h o r á r i o s ó p a r a a d u l t o s , n é ? ( M LO , f, F 2 , E 2 ) .

3. Di zer

C)

os médicos sempre DIZEM que eu TRATE ela normal como toda pessoa, também ela é normal, mas por sinal ela tra balha, ela tem esse problema, mas ela trabalha, agora mehmo ela ela tava trabalhando e saiu ... (E MN, f, F I I I , E 4 ) .

4. Ver ( observar/ perc eber)

D)

E u VI A q u e n u m D AVA TÃO c e r t o a s s i m, q u e e u t i n h a q u e mu d a r me u j e i t o , c o me c e i a l e r l i vr o s . . . a s s i m. . . i n t r o d u zi r u m p o u c o ma i s n a mi n h a vi d a / a fi l o s o fi a , a s s i m a s p o e s i a d e vi d a , fi l o s o fi a d e vi d a ’ e n t ã o e u a c e i t e i o Ku n g F u ( J B X , M , F I , 9 ) .

5. Acre di t ar

E)

D O C : O q u e vo c ê a c h a d a I g r e j a C a t ó l i c a ?

I NF : É : e u ACRE D I TO q u e : e l a S E J A/ e l a S E J A ó t i ma p r a vi d a . . . ( AP T , m, F 2 , E 3 ) .

6. P ensar

F) INF: Não, eu acredito que: tudo que a igreja faz é: tentando ajudar aos pobres, agora: tem

muita gente aí que não pensa como eu, acha que aí é só pra conseguir fiéis, mas eu não, eu

PENSO que elas QUEREM ajudar todo mundo (ERS, m, F1, E1). 7. É cert o que

G)

É certo que eu FAZIA alguma coisa' que eu TRABALHAVA/ eu trabalhava muito ... (JRS - M - FIII – 0).

8) É importante que

H) É importante é que você CONHEÇA a sua religião pra poder você tocar no assunto de

religião (JAF - M - FII - 9 A 11).

As orações exemplificadas acima ilustram os contextos lingüísticos deste estudo. Faz-se importante dizer que coletamos orações substantivas com verbos que favorecem o uso do subjuntivo e do indicativo na subordinada, como as com verbos do tipo pensar, acreditar, achar e verbos que só favorece um ou outro modo, como verbo do tipo saber favorecedor do indicativo e verbo do tipo querer favorecedor do subjuntivo.

Apresentamos, a seguir, a tabela com os tempos verbais em estudo.

TABELA 2

Correlação entre tempo verbal da oração principal e da subordinada

(5)

Tempo verbal da oração principal

Tempo verbal da oração subordinada

Presente Imperfeito Perfeito

Ocorr. subj/Total Ocorr.subj.Total Ocorr. subj./Total

1. Presente 77/310=25% 5/34=15% -

2. Pret. Perfeito 1/3=33% 9/52=17% -

3. Imperfeito - 27/48=56% -

4. Fut. do Prét. - 11/11=100% -

Encontramos, no c o r p u s e m est u do, as se gui n t es co mbi nações e m f unção do t e mpo , conf or me es peci f i cado na t abel a a ci ma .

P resent e/ present e

A) D O C : O q u e vo c ê a c h a d a I g r e j a C a t ó l i c a ?

I NF : É : e u ACRE D I TO q u e : e l a S E J A/ e l a S E J A ó t i ma p r a vi d a . . . ( AP T , m, F 2 , E 3 ) .

Se usarmos o critério da substituição, é possível substituir o subjuntivo pelo indicativo, ou seja, é possível dizer “acredito que ela é ótima pra vida” sem alterar o significado referencial da frase. Assim, em verbos com tempo presente cujo verbo principal é acreditar a alternância é possível

.

1) P resent e/ i m perf ei t o

B ) Eu ACHO que ele ERA um espírito -murmúrios- de evolução e que ele ficou na terra esse tempo pra::: ajudá aquelas pessoa aquelas pessoa que procurava ele’ né? (FCO - F - FIII – 0).

C) eu ACREDITO que:: ele/ que eles num tinha/ num TENHA a/ a/ a OBRIGAÇÃO DE ajudar

a um/ uma família carente’ por que não TEM’ e mesmo se tivesse (AP T - M - FII - 9 A 11)

O dado C é interessante porque demonstra, na própria fala do informante, que a alternância é possível, contudo o uso do indicativo exprime a avaliação de um fato já acontecido “X não tinha obrigação de ajudar a família” enquanto a seleção do subjuntivo exprime a noção semântica de avaliação/opinião por parte do falante e exprime um evento atemporal. Nesse caso, a substituição de um modo por outro altera o significado referencial da proposição.

2) P ret éri t o P erf ei t o/ P resent e

D) É, as pessoas que eu tive oportunidade de conversar ACHEI que eles FALA correto (MSL_122 - FIII - 9 a 11 - F ).

E) O que ela me PEDIU é que eu nunca DESPREZE ela, nunca deixe ela sozinha, (ILO - FI - 1 a 4 – F).

O dado D permite a alternância do modo indicativo pelo subjuntivo: “achei que eles falassem correto”, já o exemplo E só permite o subjuntivo na encaixada

. Nesse caso, o verbo

desprezar

só é possível no modo subjuntivo.

3) P ret éri t o P erf ei t o/ Imperf ei t o

F ) E u ACHEI que o Kong Fu FOSSE um esporte’ assi:m’ violento que me ensinasse realmente como se bater eu disse’ não’ vô fazer (JBX. - M - FI - 9 A 11).

G) E u ACHEI que FICAVA muito cansativo’ ai num dava pra mim fazer as duas coisas (RBF - M - Faixa II - 5 A 8).

Per cebe -se que e m F o possí vel us o do i nd i cat i vo na or ação pr i nci pal não al t er a o significado referencial da sentença: “Achei que o Kung Fu Era um esporte assim violento...”. Em G o falante avalia um evento que já ocorreu, podemos concluir pelo verbo dar “aí num dava para mim fazer as duas coisas”. Nesse caso, o indicativo da subordinada em correlação com o verbo achar no pretérito perfeito exprime a opinião/avaliação de um evento ocorrido, vivenciado.

(6)

H) Eu QUERIA dizer para eles que pela necessidade dos dias de hoje né? Necessidade desse capitalismo agitado’ o mercado de trabalho cada vez menor cada um dele BUSCASSE cada vez mais é:: tudo para que eles consigam é’ ser cada vez melhores no que escolherem, né? (MRRS - M - FI - + DE 11).

I)

DOC:

E na cozinha, você costuma fazer algo especial?

INF: Q

uando tem condições eu sempre fa:co.

DOC:

Você poderia me dar uma receita assim... bem deliciosa?

INF:

Ah' curiosa.

DOC:

((risos))

INF:

Você' você/ eu PENSAVA que FOSSE/ que fosse trazer a receita, não. Mais é ... na cozinha geralmente eu sigo a minha vontade, num sabe" se um menino diz' mamãe faz um doce de co:co' então eu vou: e faço o doce de co:co. (M. C. A. - F - Faixa II - : 9 a 11).

Em H, a proposição encerra uma aconselhamento/desejo. No exemplo I, a proposição exprime suposição. Esse dado confirma a descrição da tradição normativa: em suposições, hipóteses usa-se o subjuntivo. As orações controladas no tempo verbal imperfeito do corpus em estudo são em sua maioria com verbos volitivos, verbos amplamente favorecedores do subjuntivo. Esses contextos, em geral, exprimem desejos, projeções por parte do falante.

5) Futuro do Pretérito/Imperfeito

I) E::u GOSTARIA que todo cidadão FOSSE político’ não é ser político somente aquele que exerce a função’ que exerce um cargo público’ mas que agente aprendesse a questionar fato por fato (JNS - M - FIII - + de 11).

As 11 ocorrências do tempo verbal futuro do pretérito/imperfeito foram marcadas pelo subjuntivo. Nesses ambientes, o falante projeta sonhos, desejos, vontades, ou nas palavras de Ribeiro (1914), a frase exprime cousa incerta. Nesses casos, a tendência é o uso do subjuntivo. Os tempos verbais mais recorrentes foram o presente e o imperfeito, tempos que carregam em seus morfemas as noções de indicativo e subjuntivo. O pretérito perfeito não há dados com subjuntivo. Ocorrências com esse tempo assinalam eventos já ocorridos, fatos relatados. Por outro lado, as 11 no futuro do pretérito/imperfeito marcam 100% de subjuntivo. Essas orações, em geral, exprimem noções de desejo, volição eventos do mundo possível. Contexto, portanto, de uso do subjuntivo.

Dos tempos verbais, sob controle, o maior percentual de uso do modo subjuntivo, afora as orações com futuro do pretérito, é referente às orações no tempo pretérito imperfeito/pretérito imperfeito.

Contudo, faz-se importante esclarecer que estamos até aqui, trabalhando com todos os contextos de uso dos modos em orações substantivas. Assim, estão subjacentes a esses resultados os verbos favorecedores apenas do subjuntivo como verbos volitivos (querer. Desejar, esperar), somados aos verbos cognitivos (pensar, acreditar, achar) que favorecem um ou outro modo na subordinada. Dessa forma, se as orações no tempo imperfeito tiverem como verbo principal verbos volitivos a probabilidade de o modo da oração subordinada ser subjuntivo é alta por sabermos ser esse verbo da ordem semântica do desejo, área de atuação do modo subjuntivo.

(7)

TABELA 3

CORRELAÇÃO VERBAL DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS COM VERBOS COGNITIVOS

Tempo verbal da oração

principal

Tempo verbal da oração subordinada

Presente Imperfeito

Ocorr. subj/Total Ocorr.subj./Total

1. Presente 34/235= 14% 2/24=8%

2. Pret. Perfeito - 2/17=12%

3. Imperfeito - 1/14=7%

Co mo é possí vel o bser var os dados d o i mper f ei t o/ i mper f ei t o no subj unt i vo caí r a m de 56% ( cf . t abel a 2) par a 7% . Assi m, par ece -nos haver u ma f or t e cor r el ação ent r e t e mpo e t i po de ver b o. O úni co dado que apar ece co m subj unt i vo est á expl i ci t ado, a se gui r .

Imperfeito/Imperfeito6

Eu pensava que FOSSE/ que fosse trazê a receita, não mais é/ na cozinha geralmente eu sigo a minha vontade, num sabe eu num tenho inveja de quem sabe cozinhá não (M. C. A. - F - Faixa II - : 9 a 11).

O tempo presente/presente apresentou 14% de uso do subjuntivo, presente/imperfeito 8% e pretérito perfeito/imperfeito 12%. Percebe-se a predominância do indicativo nesses tempos verbais.

Assi m, t e mos, e m t er mos de t endênci a se mân t i ca e mor f ossi nt át i ca, que: a) Se a or ação est i ver no pr esent e do i ndi cat i vo/ pr esent e a t endênci a é a or ação sub or di nada t a mbé m ocor r er no i ndi cat i vo, poi s ape n as 14% sel eci onou o s ubj unt i vo .

b) Se a or ação est i ver n o pr esent e/ i mper f ei t o a t endênci a é a or aç ão subor di nada ocor r er no i mper f ei t o do i ndi cat i vo, de 24 ocor r ênci a s apenas doi s apr esent ar a m-se no s ubj unt i vo.

c) Or ações no pr et ér i t o p er f ei t o/ i mper f ei t o t a mbé m t ende m a f a vor ec er o i ndi cat i vo. Do t ot al de 17 dados, apenas 2 casos apr esent ar am o uso do subj unt i vo. Or ações no i mper f ei t o/ i mper f ei t o t a mb é m apr esent ar a m bai xo í n di ce de uso d o subj unt i vo.

d) Conf or me at est a Per i ni ( 1995) , o val or semânt i co dos ver bos da or ação pr i nci pal par ece vi ger co m di ver so s gr aus de i nf l uênci a o f enô meno e m est u do.

e) O i ndi cat i vo f oi o mod o mai s usado no c o r p u s . Co nt udo, do p ont o d e vi st a mor f ossi nt át i co, j ul ga mos pr eci pi t ado af i r mar que o subj unt i vo encont r a -se es vaeci do, co mo at est a Per i ni ( 1 995) .

f ) O subj unt i vo supl ant ou o i ndi cat i vo e m o r ações co m ver bos c o m val or se mânt i co de des ej o, pr oj eção, hi pót ese e e m or ações no f ut ur o do pr et ér i t o/ i mper f ei t o.

g) A al t er nânci a modal é r ecor r ent e e m c ont ext os se mânt i cos de opi ni ão, a val i ação co m ver bos no pr esent e/ pr esent e.

h) E vent os ocor r i dos, vi venci ad os f avor ece o uso do i ndi cat i vo , conf i r mando o qua dr o pr opost o p or Gi vón ( 2001) que est abel ece a r el ação mo dal i dade f act ual / t empo passad o ou pr esent e. Se o f al ant e pr oj et a desej os, sonhos, e vent os não -f a ct uai s, o subj unt i vo é r equer i do.

i ) Mes mo e m cont ext os de al t er nânci a, nem sempr e a mer a subst i t ui ç ão de u m mod o por out r o gar ant e o mes mo si gni f i cado r ef er enci al o que i mpl i ca di zer que a al t er nânci a é possí vel , e m t er mos de t endênc i a, co m ver bos do t i po a c h a r , p e n s a r , a c r e d i t a r , mas não e m t odos os a mbi ent es l i ngüí st i co s. Esse dado si nal i za par a a necessi dade de

6

(8)

a mpl i ação do c o r p u s c o m a mpl a var i edade d e ver bos, be m co mo pa r a a necessi dade de def i ni r de f or ma cr i t er i osa a r egr a var i á vel .

j ) O gr u po de f at or es t i po de ver bo da or ação pr i nci pal é quem det é m a f or ça mo dal da or ação, cont udo o t e mpo ver bal t ambé m mot i va a sel eção do modo da or ação subor di nada.

Concl usã o

O exposto nos permite concluir, com base no corpus estudado, que o valor semântico do verbo da oração principal se articula morfossintaticamente com o tempo verbal para a seleção do modo verbal em português. Assim, o uso dos modos indicativo e subjuntivo em orações subordinadas é motivado por fatores de natureza lexical, semântica e morfossintática.

Ressaltamos que ainda há muito que se trilhar na análise do modo em português. Os tempos verbais precisam ser recortados, definidos também em função de sua natureza semântica com suas peculiaridades, faz-se também necessário refinar e ampliar os tipos de verbos que favorecem a alternância, bem como definir/refinar as noções modais expressas nas orações. As motivações para o uso do modo verbal em orações subordinadas pressupõe muito mais do que o valor semântico da oração principal como prevê a norma gramatical.

Ref erênci as

CARV ALH O, H. M . A al t er nânci a i ndi cat i vo/ subj unt i vo e m or ações subst ant i vas e m f unç ão dos t e mpos ver bai s pr esent e e i mper f ei t o na l í ngua f al ada do Car i r i . 2007. 150p. T ese ( Dout or ado e m Li n güí st i ca) , U ni ver si dade Feder al do Cear á, 20 0 7.

CU NH A, C .; C INT RA, Li ndl e y. F . Nova gram át i ca d o port uguês cont em porâneo . Ri o d e J anei r o: Nova Fr ont e i r a, 1985.

DOM IN GO S, Rose ma r y de Fát i ma de Assi s. Vari açã o no uso do pret éri t o i m perf eit o ( i ndi cat i vo e subj unt i vo) na f unção de cot em poral i dade a um pont o de ref erênci a passado. 200 4. 1 34p. Di sser t ação ( Mest r ado em Li ngüí st i ca) , Uni ver si dade Feder al de Sant a Cat ar i na, Fl or i anópol i s, 2004. GIVÓN, T. Syntax – a functional-typological introduction. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1984.

________ __. F unct i onal i sm and gram m ar. A mst er da m/ Phi l ade l phi a: J ohn Benj ami ns, 1995 .

G IV Ó N, T . Synt a x: an i nt roduct i on. A mst er da m/ Phi l adel phi a: J ohn Benj ami ns, 2001 .

LAB OV , W. Soci ol i ngui st i c pat t erns. Phi l adel phi a: Uni ver si t y of Penns yl vani a Pr ess , 1 972.

LAB OV , W. P ri nci pl es of l i ngui st i c change: i nt er nal f act or s. v. 1. Oxf or d: Bl ac kwel l , 1 994.

PER IN I, Már i o. Gram át i ca descri t i va do po rt uguês . São Pa ul o: Á t i ca, 1995. R IBE IR O, J ul i o. Gra m m at i ca P ort ugueza. Ri o de J anei r o: Li vr ar i a Fr anci sco Al ves & C. , 191 4.

ROC H A, Rosa C ecí l i a. A al t ernâ nci a dos m odos i ndi cat i vo/ s ubj u nt i vo em orações sub ordi na das subst ant i vas em port uguês .19 97. Di sser t ação

( Mest r ado e m Li n güí st i ca) - Uni ver si dade de Br así l i a, Br así l i a, 199 7.

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Tais conquistas podem ser enumeradas. Os congressos brasileiros de arquivologia, promovidos regularmente desde então. Foram realizados ao todo 13 congressos. Porem, aos

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e