• Nenhum resultado encontrado

Confira essa edição que está!!!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Confira essa edição que está!!!"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ano XX Edição 216 Novembro de 2016 Pág. 01

Abrindo o coração

Fazei tudo por Amor. Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo.”

São Josemaria Escrivá Ás vezes nos bate um cansaço, parece que tudo está muito difícil e não conseguimos ver nenhum crescimento espiritual em nós, não é verdade? Mas calma! O desespero só nos atrapalha e nos impede de dar os nossos pequenos passos no dia a dia. Lembre-se que Deus não nos pede grandes sacrifícios, Ele aceita o nosso nada quando feito com muito amor. Por isso, vamos buscar a nossa santidade nas pequenas coisas? Sendo fiéis em nossos estudos e obedientes aos nossos pais... Para que no fim tenhamos a mesma confiança de Santa Terezinha e possamos carregar em nosso coração a certeza de que

Deus não tem necessidade das nossas obras, mas do nosso amor ”.

Equipe de Jornal

Hi, guys!

Tudo bem com você? Espero que sim! Esta edição do Jornal mais amado do Brasil está para lá de especial e foi preparada com muito carinho, especialmente para você. Minhas matérias estão SENSACIONAIS.

Para não passar vergonha e se esquecer de dar um abraço naquele irmão, descubra quem são os nossos ANIVERSARIANTES do mês e para se divertir aproveite o nosso LABIRINTO DOS SANTOS. Para ter um pouquinho de formação, você não pode perder as nossas dicas sobre MODÉSTIA e o nosso PERGUNTE AO CÔNEGO. E se quiser conhecer um pouquinho mais da caminhada dos nossos irmãos dê uma olhadinha nos nossos TESTEMUNHO, IRMÃO ASC e FALA JSC.

Confira essa edição que está !!!

Equipe de Jornal

(2)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 02 Salve ga lera do “J”! Tudo bem com vocês ? Então, meu nome é José Pedro, tenho 16 anos e escreverei aqui, algumas linhas sobre a minha caminhada como um

‘Adolescente Seguidor de Cristo’.

Faço parte do ASC já há 8 meses sendo que atualmente, participo da equipe de Eventos, lembro que fui convidado a participar do “J” (sim, eu fui convidado inicialmente a participar do JSC) por um amigo em um grupo de oração na minha escola (eu já falei pra muitas pessoas que só não faço parte do grupo a mais tempo porque eu não sou de Viçosa haha).

No grupo aprendi muitas coisas que levarei para o resto da minha vida e tive uma nova visão do quão grande é o amor de Deus para conosco.

Também não me esquecerei de que nunca é cedo demais para buscar a santidade.

Quando me mudei pra Viçosa eu sinceramente não esperava encontrar amigos tã o acolhedores como eu encontrei no “AS” e também no “J”.

José Pedro Toledo

Eventos Domingo, 17h, nas salas

102 e 103, com o Santo

Terço

Formação Terça-feira, 19h, no salão

paroquial, com o Estudo

Bíblico

Oração Quarta-feira,

19h, na sala 106, com o Santo Terço

Missão Ágape Quinta-feira, de 08 às 12h, na Pastoral da

Criança

(3)

Ano XX Edição 216 Novembro de 2016 Pág. 03 Olá, queridos irmãos do JSC! Meu nome é Bruno

‘Pobre’ Fonseca e venho partilhar um pouco com vocês sobre minha caminhada no Grupo. Inicialmente, gostaria de reproduzir o que escrevi nos agradecimentos da minha dissertação de mestrado sobre o JSC: “Agradeço ao grupo Jovens Seguidores de Cristo (JSC) por ter sido a melhor escola que já frequentei. Os amigos e os momentos que lá vivi vão ficar guardados em meu coração. Lá conheci de verdade meu tesouro (Deus) mais precioso e na eucaristia encontrei a verdadeira paz que tanto busquei”. As palavras acima resumem o que o JSC significou pra mim.

Vivi por muito tempo incutido em uma falsa felicidade, assombrado por uma orientação ateísta para as coisas da vida. Até que um dia fui convidado para ir a um tal JSC, onde tinha muita comida e meninas bonitas (esse era o motivo inicial). Todavia, fui acolhido pela Equipe de Eventos e mesmo ainda descrente de tudo que ocorria ‘ali’, continuei no grupo, pois me sentia bem. Este me sentir bem - não sabia eu - era Deus agindo aos poucos, afinal, muitas das vezes é assim que acontece nossa conversão, não é mesmo?

Mas faltava ainda ‘a grande experiência’, algo que Deus deixou reservado pra mim na Jornada. Depois disso a mão de Deus tocou em todos os aspectos da minha vida: nos estudos, no trabalho, na minha família, nas amizades... E hoje sou uma pessoa completamente realizada. Aliás, só me falta o céu! Bom, acho que é isso, pois nessas linhas não caberiam tudo aquilo que experimentei em mais de oito anos de JSC. Fiquem com Deus e que Maria interceda por vocês.

Um grande abraço!!!

Bruno Fonseca

www.jscristo.com.br

(4)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 04 ... da Solenidade de Todos os Santos Durante o ano, a Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia para homenagear alguns santos, comemoramos seus exemplos de vida e o fato de eles já estarem diante da glória de Deus. Contudo, você já imaginou que, além dos santos mais conhecidos, muitas outras almas também chegaram a ganhar o céu e a plenitude? Já pensou que, durante a história da humanidade, muitos mártires e muitas outras pessoas de bom coração, fiéis ao Senhor, viveram sua vida de forma irrepreensível e foram testemunhas para outro, mas permaneceram anônimas? Quem sabe haja, no céu, alguém que você tenha conhecido, que esteja morto e tenha se tornado santo! Pois bem! No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos para fazer memória àqueles que estão diante da visão beatífica de Deus, intercedendo por nós sem cessar.

Esta solenidade vem do século IV. Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do Panteon dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835, esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 1º de novembro.

A “Lúmen Gentium” do Vaticano II lembra que: “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. ” (LG 4 9) (§956).

Todos somos chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Com o fim de conseguirmos esta perfeição, façamos fielmente o uso das forças recebidas cumprindo em tudo a vontade do Pai.

Fontes: <http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/a-celebracao-da-festa-de-todos- os-santos/>

<http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-uma-festa-para-todos-os- santos/>

Equipe de Jornal

#Segunda-feira: 18h30min no Santuário Santa Rita de Cássia

‘ #Sábado: 16h30min no Colégio Carmo

(5)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 05

Modéstia

§2521 “O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade malsã. Torna-se discrição.”

Catecismo da Igreja Católica A partir da queda, o pecado tornou opaco o olhar humano. Ao contemplar o outro, o olhar não recorda que está diante de uma pessoa, passando a ver o outro como mero objeto. O pudor recorda que é preciso esconder o corpo para mostrar a alma.

Nos dias de hoje, com tantas modas e o calor, você sabe se vestir modestamente? A seguir, vamos dar algumas dicas para você se sentir confortável e na moda durante o verão, sem perder a modéstia!

A Modéstia Feminina:

 Usar tecidos mais frescos como: Seda, chifom, malha fria, cetim, etc.

 Usar roupas mais soltas, que além de contribuir na modéstia, são mais confortáveis.

 Usar saias e vestidos de comprimento no mínimo do joelho para baixo.

 Evitar decotes e tecidos transparentes (se necessário coloque um forro por baixo).

 Fazer penteados que deixem a nuca para fora, pois o cabelo solto

tende a aquecer muito o pescoço.

(6)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 06 Como vimos, a modéstia não é somente cobrir o corpo adequadamente, mas também evitar palavras e ações impuras. E os homens têm um dever igual ao das mulheres de evitar essas ocasiões. Como as mulheres, eles são orientados, portanto, a não mostrar seus corpos em público de uma forma indecorosa, ou de uma forma que pode produzir uma atração desordenada no sexo oposto.

Então, veja agora algumas instruções para vivê-la:

A Modéstia Masculina:

 Evite todo tipo de roupas coladas, sensuais;

 Evite sair sem camisa na rua;

 Evite blusas sem manga, como regatas;

 Evite bermudas acima do joelho;

Lembre-se: Modéstia, acima de se vestir assim ou assado, é uma virtude, portanto exercite-se nela e evite todo tipo de olhares, pensamentos, palavras, gestos, andados e companhias que lhe exponham em perigo de pecado.

Lembre-se também de viver a modéstia interiormente, pois o exterior é um espelho do interior.

Fontes:

https://padrepauloricardo.org/episodios/pudor-e-modestia

http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2014/02/modestia-no-verao.html http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2015/08/modestia-masculina-por-pe- peter-scott.html

Equipe de Jornal

(7)

Ano XX Edição 216 Novembro de 2016 Pág. 07 E aí galera amada de Deus!? :) Com o coração cheio de felicidade vou partilhar um pouquinho da minha caminhada com Cristo pra vocês, haha :P

Então... tudo começou nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2015 na Jornada 65 ♥ lá tive o meu primeiro encontro com o meu Amado, conheci o amor de Deus por mim, o que me fez sonhar com o céu a todo o tempo e querer sempre exalar o cheiro de Deus por aí. :)

A partir daí comecei a ser membro do JSC, grupo que tem uma importância muito grande na minha vida, e um lugar muito especial no meu coração. Entrei para uma equipe super-mega-hiper linda, chamada Eventos ♥

#AmorEterno e lá na sala sagrada do Sagrado Coração de Jesus eu aprendi muita coisa, cresci muito na minha espiritualidade, me diverti, construí amizades... E Deus me deu um presente espetacular que foi coordenar a equipe de Eventos 2016/1, coisa que eu nunca imaginaria que pudesse acontecer, mas Deus tinha muito a trabalhar em mim, a minha confiança Nele principalmente. Entendi que ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser, quis me apaixonar de novo, de novo e de novo por Ele, e a cada dia ter a certeza que eu sou do meu Amado e Ele é meu.

A caminhada não é fácil, muitos obstáculos surgem para nos distanciar de Deus e não chegarmos ao Céu, mas a cruz deve ser carregada sem murmurar, Deus nos deu Seu Filho, uma Mãe e a vida de muitos santos para nos espelharmos e nos ajudar a caminhar. Galerinha, fiquem com Deus, a intercessão de nossa Mãezinha Maria, São José, São Francisco de Assis, Santo Agostinho, Santa Mônica e todos os santos. Paz e bem!

Jakson Rocha

COPIADORA SOUZA Qualidade e menor preço!

XEROX

IMPRESSÃO

ENCADERNAÇÃO

Em dois endereços: P. H. Rolfs (no posto em frente às 4 pilastras) e Virgílio Val, 27.

(8)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 08 Vamos brincar? Escolha o caminho e descubra um santo para você buscar conhecer um pouco mais... Nada de começar o caminho partindo do final (no Santo), heim!

1. Santa Luzia 2. São Padre Pio 3. São Francisco de Assis 4. Santo Antônio 5. São Felipe Néri 6. Santa Terezinha

Equipe de Jornal 1

2

3

4 5 6

(9)

Ano XX Edição 216 Novembro de 2016 Pág. 09 01 Carlos Augusto

02 Letícia Soares 03 Yuri Ferreira 05 Beatriz Alves 06 Samuelson Mesquita 07 Sthefane Rodrigues 07 Ketlen Gomes 09 Alessandro Junior 09 Juliana Simão 11 Bianca Macêdo 12 Jaqueline Barbosa 12 Jakson Gabriel 14 Ana Luiza Carvalho 17 Rhayra Paiva 18 Priscila de Lima 20 Alice Mendes 20 Aline Rubim 21 Victor Nunes 23 David Aleixo 23 Caio Esteves 26 Beatriz Dias 27 Wesley Fonseca

Desejamos a todos aniversariantes de novembro

um feliz aniversário!

Que Jesus e Maria os cubram

de benção.

(10)

JORNAL ANGELUS Novembro de 2016 Pág. 10

Pergunta: Como a Igreja se posiciona diante de casais que realizam fertilização in vitro ou outro método que não seja natural para ter filhos?

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho *

No Catecismo da Igreja Católica no número 2377 está claro o posicionamento da Igreja com relação a este tipo de fecundação. Com efeito, a fecundação de óvulos fora do ventre da mulher é condenável, ou seja, a fecundação “in vitro”, porque dissocia - se “o ato sexual do ato procriador. O ato fundante da existência dos filhos já não é um ato pelo qual duas pessoas se doam uma à outra, mas um ato que remete a vida e a identidade do embrião para o poder dos médicos e biólogos, e instaura um domínio da técnica sobre a origem e a destinação da pessoa humana. Tal relação de dominação é por si contrária à dignidade e à igualdade que devem s er comuns aos pais e aos filhos”. “ A procriação é moralmente privada de sua perfeição própria quando não é querida como o fruto do ato conjugal, isto é, do gesto específico da união dos esposos... Somente o respeito ao vínculo que existe entre os significados do ato conjugal e o respeito pela unidade do ser humano permite uma pr ocriação de acordo com a dignidade da pessoa”. A Igreja, com razão, é contra a manipulação de seres humanos. Nem tudo que a Igreja ensina a respeito da dignidade da vida humana, a nobreza da família, a importância da ética sexual, a seriedade da moral pessoal é aceito. Ela, porém, jamais trairá a verdade e combate tudo que vai contra a revelação divina contida na Bíblia Sagrada. Ela mostrará sempre o caminho que leva à verdade, ainda que seja combatia e vilipendiada. A busca do que é certo e verídico é sempre laboriosa porque as forças do mal se dispõem a criar obstáculos sobre a vereda que ela indica. Criam-se então novos problemas éticos, mesmo porque óvulos fecundados já são seres humanos que têm uma alma. Procuram-se então subterfúgios, estratégias para justificar o injustificável.

Cria-se o império do relativismo moral. Os seguidores de Cristo devem ser portadores da verdade em palavras e obras, seguindo fielmente as sábias orientações da Igreja.

* Diretor Espiritual do JSC.

Diego Lemos, Fabíola Defante, Guilherme Paulo, Gustavo Ladeira, Isabela Pinheiro, Ítalo Araújo, Jéssica Ferraz, Juliana Alves, Juliana Rosado, Larice Justino, Renata Pereira

e Tuane Souza

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e