• Nenhum resultado encontrado

A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Alan Otavio da Costa Nantes (Bolsista – UNIDERP – MS) docenteindependente@gmail.com

Erlinda Martins Batista (Orientadora – UNIDERP – MS) erlinda.batista@educadores.net.br

Resumo

Esse artigo descreve detalhes do projeto intitulado: “A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta pedagógica no Ensino da matemática para o nível Fundamental da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli durante o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus”. Tal projeto objetiva analisar como se dá o uso do aplicativo WhatsApp no ensino da matemática em uma série doo Ensino Fundamental da referida escola municipal. A metodologia da pesquisa será a abordagem de investigação qualitativa por se entender que essa metodologia é adequada para a pesquisa no âmbito das ciências humanas e sociais. O período de isolamento social modificou o espaço escolar. A interrupção das aulas presenciais fez com que o ensino passasse a ser remoto. Nesse contexto tem-se observado à priori que o aplicativo WhatsApp se mostra uma ferramenta adequada para o contato com estudantes e entre os próprios professores da escola em questão. Espera-se que a pesquisa contribua para discussões sobre o uso desse recurso tecnológico no contexto educacional.

Palavras-chave: WhatsApp. Pandemia. Matemática

Introdução

Esse trabalho representa o recorte de um projeto de pesquisa aprovado na seleção do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática de uma universidade da rede privada de ensino, cujo título: “A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli durante o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus”.

Objetiva-se com tal pesquisa analisar o aplicativo WhatsApp no ensino da matemática, atualmente em uso no Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli localizada em Campo Grande/MS.

Observa-se à priori que o WhatsApp tem sido utilizado como ferramenta pedagógica

para o modelo de ensino remoto durante o período de isolamento social ocasionado pelo

(2)

Coronavírus. Todavia este uso não foi precedido por uma capacitação tanto de professores quanto de estudantes. Tal fato tem gerado consequências.

Material e Métodos

Para alcançar o propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa descritiva e metodologia de investigação qualitativa, a partir do método de observação para analisar como o ensino de matemática foi trabalhado a partir do aplicativo WhatsApp no ensino fundamental durante período o período de isolamento social ocorrido por causa da pandemia do Coronavírus.

Para Bogdan e Biklen (1994, p. 51),

Os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objectivo de perceber "aquilo que eles experimentam, o modo e o meio como eles interpretam as suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem" (Psathas, 1973). Os investigadores qualitativos estabelecem estratégias e procedimentos que lhes permitam torná-las em dados; levam em consideração as experiências ponto de vista do informador. O processo de condução de investigação qualitativa reflete uma espécie de diálogo entre os investigadores e os respectivos sujeitos, dado estes registros serem abordados por aqueles de forma neutra.

Portanto, nessa abordagem de investigação pretende-se estabelecer estratégias para a coleta dos dados e também para suas análises, embora, qualquer condução de investigação seja qualitativa ou não, influencia o meio, e, portanto, não é neutra.

O trabalho de pesquisa se desenvolverá em cinco etapas principais: 1 – Levantamento bibliográfico; 2 – Levantamento documental; 3 – Aplicação de questionários aos sujeitos da escola em questão por meio do Formulário Google Forms, e 4 – tratamento dos dados coletados incluindo as análises.

Com relação ao levantamento documental, será feita uma coleta de dados, a partir da

análise documental de dezesseis planos de aula dos Professores. Faz-se necessário esta

análise para identificar como se deu a organização de suas metodologias na aplicação dos

(3)

conteúdos de matemática a partir do aplicativo bem como sua possibilidade de recursos de interação com o mundo Web.

Em referência à aplicação do questionário, aplicar-se-á por meio do formulário online um questionário aos responsáveis e alunos das turmas escolhidas para análise com o intuito de compreender como foi à receptividade desta educação remota, quais as maiores dificuldades e quais os pontos favoráveis tanto na sua utilização em relação ao ensino de matemática com o uso do WhatsApp. Partindo destes elementos, cruzar-se-á os dados para verificar de que forma este conjunto de variáveis contribuíram ou não para promover o avanço na aprendizagem do aluno no ensino de matemática.

Resultados e Discussão

Durante a pandemia do Coronavírus o espaço físico da escola parou, mas, o processo de aprendizagem que nela ocorre não. Professores e alunos se viram envoltos diante uma situação atípica. O que antes ocorria na forma presencial, necessitou trilhar novos caminhos.

Com o isolamento social forçado para que a doença não se proliferasse entre os alunos foi necessário repensar como esta aprendizagem pudesse ocorrer. Neste cenário, a tecnologia passa de mero coadjuvante a protagonista, e o uso do aplicativo WhatsApp tem sido fundamental nesse contexto.

A produção da nova instituição educacional demandada pelo nosso tempo é um desafio que implica desde a incorporação de novas funções sociais até outra concepção de espaço escolar. Implica, também, a preocupação de direcionar a montagem de experiências pedagógicas segundo não somente as características já expostas, mas, ainda, de restabelecer, para o aluno e para o professor, a possibilidade de acesso ao conhecimento culturalmente significativo, haurido agora através de recursos como os meios de comunicação de massa e a internet (ALVES, 2009, p.255).

O mundo estático apresentado no livro didático dá espaço para a interatividade com o conhecimento. Mas não bastou apenas a tecnologia ofertada pela escola aos seus alunos.

Para evitar a disseminação do vírus não poderia haver aglomerações dentro do ambiente

(4)

físico e com isso, foi necessário que cada aluno tivesse seu próprio recurso. Entre os inúmeros aparelhos tecnológicos que poderiam ser usados, o celular apresentou-se como o mais disponível na comunidade pesquisada não só pela sua popularidade e fácil utilização no dia a dia, mas também, pelo seu valor em relação aos demais equipamentos tecnológicos.

A partir daí, inicia-se o ensino remoto. O celular passa a ser a escola. Mas assim como toda escola, foi preciso criar as classes e suas respectivas turmas. É escolhido o aplicativo WhatsApp para ser “a sala de aula”. Assim, por meio do aplicativo WhatsApp tem-se o ambiente para ocorrer o processo de ensino e aprendizagem.

O uso do aplicativo WhatsApp já vem sendo utilizado para contribuir na comunicação entre professores e alunos. Esta afirmação pode ser reforçada conforme sua aplicação em um curso de Pós Graduação lato sensu Mídias na Educação em que “professores orientadores, por sua vez, criaram também grupos com o uso da mídia WhatsApp, e também eles se comunicavam com os orientandos durante a orientação do Trabalho de Final de Curso - TFC” (BATISTA e TAVEIRA, 2019, p.257).

Por meio deste aplicativo os alunos podem gravar áudios, vídeos e imagens. Todos esses recursos servem inclusive com um registro. Isso pode contribuir para que o aluno tenha mais atenção na aula. O próprio trabalho pode ser socializado entre os colegas da classe.

Na disciplina de Matemática podem ser trabalhadas as atividades em grupos, aplicações com questionários de raciocino lógico, ilustração, podendo ainda professor aplicar e determinar um tempo máximo para aumentar o desafio desta atividade.

Embora, seja do uso diário dos professores da escola pesquisada, pois, participam de grupos criados pela escola, o aplicativo ainda não se constitui ferramenta pedagógica adequada na inserção em sala de aula. Vistos em uma situação vulnerável, professores e alunos têm se desdobrado para adaptá-lo na linguagem educacional. Essas dificuldades já mostram de antemão que embora a ferramenta WhatsApp seja útil no contexto de pandemia, ainda assim apresenta problemas, o que justifica a pesquisa dessa temática.

A própria falta de capacitação é incoerente, pois, as secretarias de educação não as

promovem no modo online. A inserção de forma abrupta deste aplicativo apresentou-se

como mais uma barreira a ser superada. Espera-se que este trabalho possa apontar a

(5)

viabilidade de inserção da citada ferramenta nas práticas pedagógicas dos educadores, assim como, a utilização de novas ferramentas tecnológicas, bem como seus recursos via web, numa forma de contribuir para o avanço da aprendizagem no ensino de matemática com uso de ferramenta tecnológica e digital. Conteúdos escolares aplicados na forma descritiva, no mundo da Web, pode estabelecer uma relação mais dinâmica entre professor-conteúdo- aluno contribuindo assim, para a melhoria na aprendizagem do ensino de matemática.

Conclusão

O objetivo de descrever e discutir as características do projeto: “A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta pedagógica no Ensino da matemática no nível de ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli durante o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus”, foi alcançado tendo em vista que aos serem discutidos os aspectos que envolvem esse objeto, novas ideias e novas construções do pensamento se formaram, assim como novos caminhos a serem trilhados.

Como um aluno pode passar mais de seis horas em um aplicativo fora do espaço escolar, acredita-se que o WhatsApp pode ser uma ferramenta tecnológica digital adequado e um aliado do professor no ambiente online escolar. Tendo o professor como mediador, a utilização desta ferramenta no ensino de matemática pode auxiliar para que o próprio aluno seja motivado a utilizá-lo para a construção do seu conhecimento além de conseguir quebrar as barreiras físicas do ambiente escolar tornando-o mais acessível a todos independente do espaço físico que ela se encontra.

Espera-se que a pesquisa citada seja uma contribuição para os novos estudos sobre a temática mencionada.

Agradecimentos

Primeiramente agradeço a Deus pela vida e saúde.

Aos meus pais (in memoriam) Pedro e Dirceu e às minhas mães Jacy e Eva por

acreditarem em mim, desde a geração até a criação.

(6)

Sei que não sou fácil. Agradeço à minha família que se dispõe involuntariamente e fica com o coração apertado nos momentos que eu poderia estar com eles e não estou devido aos estudos, que certamente reverterão em benefícios para eles também.

E, à minha orientadora; Professora Dra. Erlinda Martins Batista por estar comigo nesta caminhada que será árdua mais nem por isso, deixará de me guiar pelo caminho da luz.

Referências

ALVES, G.L. A Escola Moderna, a Escola de Educação Especial e suas Pedagogias. UNIOESTE, Campus de Cascavel, Vol.4, nº7, jan./jun. 2009, p. 247-257. Disponível em:

<https://www.icgilbertoluizalves.com.br/imagens/textocientificopdf/alves-gilberto-luiz-a- escola-moderna-a-escola-de-educa-o-especial-e-suas-pedagogias220412.pdf> Acesso em: 10 de mai. 2019

TAVEIRA, F. & BATISTA, E. A interação no curso de pós-graduação lato sensu mídias na educação – Edição 2017 a 2019. Anais do II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS (INTEGRAEAD). Campo Grande, MS - 2019.

BOGDAN e BIKLEN. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução a teoria e os

métodos. Coimbra, PT. Porto Editora – 1994.

Referências

Documentos relacionados

repórteres, fotógrafos, editores de imagens, diretor de relações públicas e redes sociais e diagramadores. Dentre os voluntários temos alunos de vários cursos e

Esquema da associacdo mutualistica entre bacterias e algas numa lagoa de estabilizacao.. Esquema dos principals fenomenos que ocorrem com a radiacao incidente sobre o corpo

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Assim como outros trabalhos que seguem esta mesma linha de pesquisa, este estudo têm o intuito de abordar a produção científica na graduação para servir não somente como

Ao perceber o interesse dos alunos no uso do celular e, principalmente no aplicativo do whatsapp, decidiu-se utilizá-lo como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem

E hoje, a Virgem ensina-nos o modo como podemos e devemos favorecer em nós esta preciosíssima transformação: «Fazei tudo o que Jesus vos disser», repete-nos igualmente como aos

that visit Thevetia peruviana (Apocynaceae) flowers in five urban areas of the state of São Paulo (Brazil) using allozymes and mtDNA PCR-RFLP of the 16S and Cytochrome b (Cytb