• Nenhum resultado encontrado

Além da publicação de artigos científicos, a LEP está lançando uma nova iniciativa com o objetivo de fomentar a investigação na pós- graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Além da publicação de artigos científicos, a LEP está lançando uma nova iniciativa com o objetivo de fomentar a investigação na pós- graduação"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Editorial

Leituras de Economia Política, Campinas, (17): i, dez. 2010.

EDITORIAL

É com muita alegria e satisfação que entregamos aos leitores a edição de número 17 da Revista Leituras de Economia Política (LEP).

O objetivo da LEP, conforme a Revista n° 1, é “servir de instrumento ativo de aprendizagem e troca de experiências entre o segmento discente, composto por mestrandos e doutorandos”. Nesse sentido, destaca-se o caráter de formação proporcionado aos alunos que publicam e que participam do Conselho Editorial.

Além da publicação de artigos científicos, a LEP está lançando uma nova iniciativa com o objetivo de fomentar a investigação na pós- graduação. Trata-se da publicação de artigos curtos de pesquisadores experientes que exponham suas reflexões, questionamentos sobre a(s) área(s) ou tema(s) com que têm trabalhado recentemente, i.e., Agendas de Pesquisa, nome dado à nova seção. A idéia é que as problemáticas apresentadas sejam desafiadoras e venham a inspirar os leitores a realizarem novas pesquisas. Nesta edição, convidamos o professor Plínio de Arruda Sampaio Jr., cuja contribuição é intitulada Os desafios da Universidade Pública. Neste texto, o professor discute a agenda da Universidade pública nos países da periferia capitalista do mundo ocidental, levantando a necessidade da perspectiva do estudo para a ação prática nos diversos campos do conhecimento e a necessidade da libertação da academia das amarras do capital e do colonialismo cultural.

Nesta edição contamos também com 5 artigos de pós- graduandos de várias regiões do país, o que demonstra o impacto da LEP como um instrumento de debate e divulgação de idéias dos pós-graduandos no Brasil.

O primeiro artigo da Revista é de Vanessa Parreiras Oliveira (DPCT/Unicamp), intitulado Cooperação e inovação no Brasil e na União Européia: uma análise comparativa, a partir das evidências estatísticas da PINTEC 2005 e do CIS4. Baseado nas pesquisas sobre inovação tecnológica inspiradas no Manual de Oslo, este artigo procura identificar e caracterizar a articulação existente entre o esforço e o desempenho inovativo das empresas e os seus processos cooperativos com os diferentes agentes do Sistema Nacional de Inovação.

Ainda na linha da pesquisa sobre a inovação tecnológica, o artigo Em Busca de Mudança Estrutural: motivos para elaboração de políticas de inovação para nanotecnologia, de autoria de José Luis Pinho Leite Gordon (IE/UFRJ), discute a necessidade dos países da América Latina promoverem políticas de incentivo à nanotecnologia

(2)

Editorial

Leituras de Economia Política, Campinas, (17): ii, dez. 2010.

como um instrumento de superação do subdesenvolvimento, dado o seu caráter pervasivo nas indústrias e empresas, seu papel central na competitividade, importância na questão ambiental e novas oportunidades de inserção internacional.

Tiago Camarinha Lopes (IE/UFU) apresenta o estudo intitulado Uma estratégia sugerida para a combinação de Marx com Sraffa que visa recuperar o debate sobre as diferenças entre a apropriação ricardiana e sraffiana da Teoria do Valor elaborada por Marx. De acordo com o autor, Sraffa visava criticar a economia neoclássica, porém este objetivo específico de sua obra não foi tão divulgado, o que traz a necessidade de uma retomada do debate sobre a obra do autor e sua aproximação com Marx.

O artigo A globalização vista a partir do movimento cíclico do capitalismo e seu sentido contraditório de autoria de Giminiano José dos Santos (FCE/UFBA) e Luiz Carlos de Santana Ribeiro (FCE/UFBA) investiga a questão da acentuação das contradições do capitalismo contemporâneo, com ênfase na globalização e exclusão, a partir de uma visão de ondas longas do capitalismo.

Gabriel Almeida Antunes Rossini (IE/Unicamp), em seu artigo A irracionalidade da expansão produtiva sem limites: notas introdutórias sobre a crise mundial aberta em 2008, utiliza-se da interpretação de Marx sobre as crises capitalistas para entender a realidade posta a partir da crise de 2008. De acordo com o autor, a crise seria fruto da própria dinâmica do capital, que, a despeito do desenvolvimento das modalidades de crédito, não viabiliza a realização dos lucros.

Além disso, apresentamos a resenha elaborada por Rogério Pereira Silva (IE/Unicamp) do livro Celso Furtado: reforma, política e ideologia (1950-1964) escrita por Rosa Maria Vieira.

São destacados a importância da história e seu processo de reconstrução no pensamento do intelectual, o que lhe possibilitou melhor compreensão do subdesenvolvimento brasileiro e da questão regional, sobretudo na atenção dada ao Nordeste.

A LEP está aberta para submissão de artigos de mestrandos e doutorandos para as próximas edições. Contamos com a sua contribuição para os números vindouros da Revista. Por fim, retomando a edição primeira da LEP, “aos leitores, convidamos ao prazer da leitura e da crítica”.

O Conselho Editorial

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do