• Nenhum resultado encontrado

T-DATA GETTING FIBERS INTO SHAPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "T-DATA GETTING FIBERS INTO SHAPE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

T-DATA

GETTING FIBERS INTO SHAPE

(2)
(3)

T-DATA

14 Sensores na carda 16 Sensores no passador 17 Sensores na penteadeira 18 Sensores na fiação

20 Dados técnicos 4 it’s true

6 Tecnologia 8 Integração 10 Sensores

12 Sensores na linha de abertura

Viva uma experiência interativa com nosso aplicativo Trützschler Spinning

1.º Baixe o aplicativo

O aplicativo Trützschler Spinning pode ser usado com dispositivos Android e iPhone e iPad. Baixe o aplicativo gratuitamente a partir do Google Play Store (≥ Android versão 4.1) ou da Apple App Store (≥ iOS versão 8).

2.º Use a função SmartView

Abra o aplicativo Trützschler Spinning e ative o SmartView no menu lateral articulado.

3.º Escanear e visualizar informações adicionais Com a função SmartView, escaneie toda a página que contém o ícone Scan. Toque na tela para reproduzir o vídeo. Pode começar.

www.truetzschler.com/apps

SCAN

(4)

T-DATA

4 T-DATA / it’s true

AGIR COM VISÃO E RESPO NSABILIDADE

Sempre inovador

Nossa atuação orientada para a ação de sucesso a longo prazo lhe dará a segurança de ter um parcei- ro sempre disponível. Porém, também a segurança para aproveitar continuamente das inovações tecno- lógicas com a qualidade que só a Trützschler pode oferecer.

Em suma: A Trützschler atribui grande importância ao sucesso econômico – mas ainda mais a parcerias de longo prazo.

Parceiros de negócios

Quem opta pela Trützschler, recebe informações que não são evidentes num mundo cada vez mais com- petitivo. Mas, em nossa opinião, elas são indispen- sáveis.

Confiáveis e próximos

Estamos já na quarta geração e mostramos que a nossa palavra tem tanto peso quanto um contrato, em outros lugares. Levamos os valores financeiros a sério, mas não nos submetemos a seus números.

Em vez disso, com nossa rede internacional de fabri- cação e de serviço, apostamos na real proximidade ao cliente nos mercados têxteis do mundo.

Queremos que você tenha sucesso com nossas tecnologias e nossos serviços. No entanto, não orientamos nossas ações exclusivamente pelos aspetos econômicos.

Enquanto empresa familiar, durante décadas vivemos, acompanhamos e configuramos o negócio e suas

peculiaridades. Por isso, sabemos que o sucesso é muito

mais do que números bruto.

(5)

it‘s true

it’s true / T-DATA 5

AGIR COM VISÃO E RESPO NSABILIDADE

Benefícios para o cliente

O que faz um bom centro de produção? Certamente baixos TCO (Total Cost of Ownership). Alguns cons- trutores de máquinas enfrentam esse desafio exclu- sivamente devido a baixos custos de investimento.

Nós temos uma abordagem diferente.

Compacta e segura

Bons para a natureza e para os usuários: a reduzida área ocupada da nossa tecnologia de maquinário e seu alto nível de segurança. A primeira causa me- nores custos de construção, o segundo protege o operador em seu trabalho.

Eficácia permanente

Nossas instalações convencem pela conhecida longevidade e pelo baixo consumo de energia. Ao mesmo tempo, elas aproveitam melhor as valiosas matérias-primas. Mesmo partindo "desperdícios de produção", nossas tecnologias inteligentes conse- guem recuperar ainda mais fibras boas. O bom neste tipo particular de economia ambiental e de recursos é que tanto a natureza como a sua produção tiram benefícios disso.

Quem espera constantes de uma instalação, que

atravessem todo o processo de produção, é um

cliente exigente – e é cliente da Trützschler.

(6)

6 T-DATA / Tecnologia

T-DATA

O sistema de monitoração em tempo real da Trützschler

Com T-DATA, você coleta informações sólidas sobre gerenciamento.

Mais conhecimento:

Em conjunto com um sistema de sensores

"Made by Trützschler", você obtém uma nova dimensão da qualidade dos dados que inclui os limites da produtividade e um maior nível de qualidade. É possível uma análise eficiente do processo de produção.

Maior mobilidade:

O T-DATA está baseado na web. A qualquer

momento e de qualquer lugar, você pode

monitorar a produção através de um smart-

phone ou tablet, em tempo real. Mergulhe

na monitoração móvel da produção, falhas e

qualidade para a preparação da fiação.

(7)

Tecnologia / T-DATA 7

O vídeo dá uma visão geral do sistema T-DATA.

Escanear a página com SmartView.

SCAN

(8)

Máquinas & Gateways Software Windows para PC Clientes Web Armazenamento de Dados

Spinning Mill 1

Spinning Mill 2

Spinning Mill 3 PC – Tablet – Smartphone

PC do cliente

Cliente Acompa- nhamento Sistema

Planeja- mento de Recursos Cliente- Empresa

Cliente Sistema de Ma- nutenção

8 T-DATA / Possibilidade de integração

Instalação e Configuração

Todos os dados atuais de produção e qualidade em resumo

T-DATA é fácil de instalar e de integrar através de um interface externo em sistemas de clientes.

O sistema online de monitoração de dados T-Data da Trützschler exibe todas as informações.

Dados de produção e qualidade sempre sob controle As tendências na produção podem ser detectadas precocemente, falhas avarias são resolvidas mais rápido. Esses tempos de inatividade podem ser re- duzidos de forma mensurável, e as configurações da máquina otimizadas para uma maior produção. Os dados relevantes podem ser exibidos e comparados ao longo de períodos livremente definidos.

Também a garantia de qualidade é ativamente apoia- da. Sensores em pontos estratégicos para a qualida- de fornecem dados sobre a otimização da qualidade.

Em última análise, você pode ter certeza de que cada metro de fita na lata foi checado pelo T-DATA.

Mais eficácia no gerenciamento de dados

O interface intuitiva pode ser facilmente adaptado aos requisitos individuais do cliente - cada usuário decide quais dados devem ser mostrados. As op- ções individuais vão desde configurações básicas até funções altamente sofisticadas. Estas incluem resu- mos da máquina configurados individualmente para a área de produção, que também podem ser reduzidas a grupos de máquinas/secções de produção.

O gerenciamento de dados não poderia ser mais fá- cil. Três perfis predefinidos facilitam o acesso para o uso padronizado:

• Gerenciamento

• Qualidade

• Manutenção

(9)

Possibilidade de integração / T-DATA 9

Integração e individualização

Mais do que apenas um sistema autônomo

Integração de T-DATA no sistema

T-DATA permite a transferência de dados para siste- mas de ERP, manutenção e monitoração próprios do cliente. Os dados coletados de todas as máquinas no local são disponibilizados ao seu sistema.

A conexão T-DATA é muito simples. Um interface ex- terno do T-DATA disponibiliza não só os valores atu- ais e históricos, como também suas designações e mensagens de erro.

Mais transparência através da individualização

Sabendo quais são os dados especialmente impor- tantes, é possível individualizar o T-DATA. Isso é feito através de um interface web intuitivo que pode ser personalizado em poucos passos. Os dados podem ser exibidos na tela, em tabelas ou gráficos.

A análise dos dados de qualidade e de produção, ou relatórios de falhas, tornam as tendências de várias máquinas ou de máquinas isoladas facilmente reco- nhecíveis. Com base nestas informações, podem ser tomadas decisões e implementadas medidas com segurança.

Avaliar e utilizar com mobilidade

Uma simples transferência de dados para MS Excel fornece opções abrangentes para posterior proces- samento dos dados obtidos.

Tela de Informações para os pavilhões da produção Uma tela grande também garante transparência nos pavilhões da produção das fiações: Uma visão geral da máquina mostra os principais dados de produção e de falha num instante.

O Infoscreen claro no pavilhão da produção mostra os dados da produção e de falhas. Aqui, p. ex., os passadores estão ordenados por eficácia.

Neste exemplo, o T-DATA está integrado em um sistema próprio do cliente. Neste cliente, na China, funcionam máquinas de diferentes fornecedores da China e da Trützschler.

O vídeo mostra a operação fácil e intuitiva de T-DATA.

SCAN

Escanear a página

com SmartView.

(10)

Sensor de desperdícios na linha de abertura

Sensor de toque na carda Medidor de energia na

carda e no passador 10 T-DATA / Sensores

Sensores de T-DATA

A chave para informações convincentes

Câmaras de alta

performance na linha

de abertura

(11)

Sensor de temperatura na carda Sensor de qualidade no

passador e na penteadeira

Sensores / T-DATA 11

Quem usa o T-DATA, não deverá ficar satisfeito com os habituais dados da produção. O gerenciamento na fiação precisa de informações adicionais. Por isso, a Trützschler não só desenvolveu os seus próprios sensores para a determinação destes dados, ela tam-

bém os fabrica. Exemplos incluem a medição online do consumo de energia, a qualidade dos resíduos na linha de abertura ou os neps na fita da carda. Assim, a Trützschler consegue a qualidade dos dados que mais nenhum concorrente consegue.

Sensor de neps na carda

T-DATA Dashboard

(12)

12 T-DATA / Sensores na linha de abertura

Sensores na linha de abertura

WASTECONTROL

Pequeno e inteligente:

WASTECONTROL reduz os desperdícios e baixa os custos das matérias-primas.

As características de qualidade de algodão se altera- ram muito nos últimos anos: Enquanto o conteúdo de sujeiras (trash) diminuiu parcialmente, a percen-

tagem de neps e neps de casca aumentou. Também algodões com caramelização exigem uma tecnologia de limpeza personalizada e delicada para as fibras.

O sensor de resíduos WASTECONTROL mede a qualidade de resíduos.

O sensor de desperdícios WASTECONTROL monito- ra a qualidade dos desperdícios nos limpadores. Ele mede a perda real de fibras e otimiza a utilização de matérias-primas na linha de abertura. Seu sistema de medição ótica distingue entre sujeira e fibras nos desperdícios. Os dados são usados para ajustamen- to automático dos elementos de limpeza. O resulta- do é uma limpeza ideal com o mínimo de perda de fibras boas.

Com o uso de 20.000 t/a de algodão, aumentando,

p. ex., o aproveitamento de fibras boas em 0,4%,

o WASTECONTROL economiza cerca de 320 far-

dos de algodão/ano. Isso corresponde a um preço

do algodão de 63 ct./lbs. economia de 210.900 US$.

(13)

Sensores na linha de abertura / T-DATA 13

Sensores na linha de abertura

T-SCAN TS-T5

Mesmo o dispositivo de detecção de partículas es- tranhas TS-T5 fornece informações elementares ao T-DATA. Cinco tecnologias diferentes detectam partí- culas estranhas no material:

• Módulo F partículas estranhas coloridas/escuras

• Módulo P partículas estranhas transparentes

• Módulo UV partículas estranhas fluorescentes

• Módulo G partículas estranhas brilhantes (NOVO)

• Iluminação LED partículas estranhas pequenas/

finas (NOVO)

Os dados das detecções são continuamente coleta- dos. Digite, p. ex., informações sobre a contamina- ção do algodão, a produtividade e as configurações da máquina.

A fim de explorar o potencial de otimização, é útil comparar os dados de várias máquinas em uma linha de abertura.

A monitoração de dados permite a manutenção pre- ventiva e uma avaliação da qualidade das matérias- -primas

Devido à exclusão muito seletiva de partículas estranhas, é reduzida a perda de fibras boas e o consumo de ar comprimido, o que é uma fonte de energia muito cara.

A alta taxa de reconhecimento

de partículas estranhas com as

câmaras do dispositivo de exclusão

de partículas estranhas TS-T5.

(14)

14 T-DATA / Sensores na carda

O sensor de neps exclusivo e patenteado NEPCONTROL monitora cada metro de fita car- dada. Os desvios são detectados em tempo real, e não apenas horas ou dias mais tarde, quando é feita a verificação laboratorial.

Com o T-DATA, os valores de neps de várias máqui- nas podem ser comparados uns com os outros, e retiradas conclusões úteis. Por exemplo:

• Se os valores de neps se deterioram em todas as cardas ao mesmo tempo, algo está errado com o atual lote de material ou com as máquinas a mon- tante.

• Se existirem apenas problemas com os valores de neps em uma carda, é preciso realizar uma manu- tenção. Ao monitorar toda a largura de trabalho, pode ser determinado com precisão se talvez tam- bém existem danos na guarnição.

• Se os valores de neps ainda estiverem corretos, embora já tenha sido transportado um número proporcionalmente elevado de toneladas de mate- rial, pode ser atrasada uma troca da guarnição.

Valores determinados e eventuais desvios podem ser rastreados de volta durante um período mais longo. Para um melhor controle da produção, pode ser definido um valor de alerta, p. ex., para o limite máximo de neps. Assim que o valor de alerta for atin- gido, é transmitida uma mensagem, p. ex., através de SMS e/ou e-mail.

Sensores na carda

NEPCONTROL

O aumento repentino de neps apenas em um pedaço da largura de trabalho (chaminé) representa um dano parcial (p. ex., várias séries de dentes dobradas).

O sensor de neps

NEPCONTROL monitora

cada metro de fita

cardada.

(15)

Sensores na carda / T-DATA 15

Na operação diária, existem muitos fatores na carda- gem. Mesmo quando sentiu que a operação funciona de forma otimizada, existem potenciais não reconhe- cidos não desenvolvidos. As causas são geralmente bastante pragmáticas:

• Configurações na carda no estado frio

• Configurações de "valores empíricos"

• Alterações das temperaturas ambiente.

O T-DATA recebe dos sensores robustos mas muito sensíveis da Trützschler os dados de todos os pon- tos-chave de uma carda que são relevantes para a qualidade: p. ex., distâncias entre os elementos de cardagem, rotações ou temperaturas.

O T-DATA avalia estes dados e estabelece relações com outros. Esta avaliação pode ser ilustrada em ta- belas, mapas e gráficos. Cardas individuais podem ser comparadas claramente ou vistas como grupo de cardas. Os técnicos vêm de relance se as cardas já estão operando à temperatura de exploração e se as configurações precisam ser mudadas. Mesmo em retrospectiva, pode perceber-se se, no passado, sempre foi feita a cardagem usando as configura- ções ideais.

Notificações automáticas via SMS e/ou e-mail infor- mam o diretor responsável imediatamente sobre se existe necessidade de agir ou existe margem de ma- nobra para otimização.

Sensores na carda

T-CON

T-DATA aqui indica potencial de otimização.

Os dados foram obtidos pelo T-CON.

Este sensor determina contatos entre os elementos da cardagem.

(16)

16 T-DATA / Sensores no passador

Sensores no passador

DISC LEVELLER e DISC MONITOR

O passador é a última parada antes da fiação - e, por- tanto, a última oportunidade de influenciar a qualida- de. Os dados para T-DATA têm a mesma importância.

O DISC LEVELLER também informa sobre as fitas da carda O sensor DISC LEVELLER nos passadores não de- termina apenas os valores reais para o autonivela- dor. Indiretamente, este sensor também verifica as fitas das máquinas a montante, tais como a carda, a estiragem prévia e a penteadeira. Apenas com um sistema de nível superior, como o T-DATA, é possível ver e avaliar estes dados em seu contexto.

DISC MONITOR:

a garantia para uma fineza da fita constante

Nada escapa a este sensor de qualidade robusto e confiável: ele mede cada centímetro da fita produzi- da no passador.

Monitoração do espectrograma de série

Se ocorrerem desvios de um limite de qualidade definido, a monitoração do espectrograma desliga o passador regulador de forma confiável. Antes que isso ocorra, através da exibição paralela dos espec- trogramas do grupo de passadores no T-Data, pode ser detectado um erro incipiente.

Ao comparar dois passadores, em um passador (laranja) é exibido um erro da fita.

O DISC LEVELLER determina os valores reais de autonivelamento no passador e também verifica

indiretamente as fitas nas máquinas montadas a seguir.

(17)

Sensores na penteadeira / T-DATA 17

Os dados de qualidade incorridos na revisão da fita são claramente exibidos no "Relatório de Dados das Latas".

Sensores na penteadeira

COUNT CONTROL e DISC MONITOR

Na penteadeira TCO 12 da Toyota-Truetzschler, as oscilações no peso da manta são compensadas pelo sistema autonivelador COUNT CONTROL.

O sensor de qualidade DISC MONITOR determina a fineza da fita e envia um sinal para o controlador sobre a correspondente alteração da estiragem prin-

Monitoração constante com DIC MONITOR na penteadeira

cipal. T-DATA mostra essas possíveis variações em cada máquina ou grupo de penteadeiras. Sabendo disso, a produção pode ser otimizada até que, como resultado, resulte uma fineza da fita permanente- mente consistente.

Supervisão permanente dos dados de qualidade O DISC MONITOR garante a monitoração permanen- te da fita na zona do extrator da fita. Cada centímetro da fita na lata é checado. Quando surgem irregulari-

dades ou erros, o T-DATA envia um aviso. A avaliação

dos respectivos protocolos permite tirar conclusões

valiosas sobre as possíveis causas.

(18)

18 T-DATA / T-Data na fiação

Sensores da fiação

Medidor de energia

Devido a contaminação na carda, o consumo de energia aumenta.

A contaminação foi rapidamente descoberta e eliminada.

A energia elétrica é hoje um dos pontos mais im- portantes para os custos da fiação. Definições im- perfeitas ou contaminações podem fazer aumentar involuntariamente o consumo de energia. Para reco- nhecer isso, a Trützschler equipa todas as máquinas importantes, como cardas ou passadores, com medi- dores de energia. Com T-DATA, você mantém esses

valores constantemente sob controle. Um consumo excessivo e as suas causas podem ser combatidos imediatamente através de manutenção direcionada.

Também as configurações da máquina têm impacto sobre o consumo de energia. O T-DATA fornece os dados para uma otimização técnica em termos de energia.

O medidor de energia

monitora continuamente o

consumo.

(19)

T-Data na fiação / T-DATA 19

(20)

20 T-DATA / Dados técnicos

Série Opção

Armazenamento de dados na base de dados T-RECORDS • –

Compatível com todos os principais sistemas operativos • –

Envio de relatórios dos turnos e dos dados das latas, mensagens de falha e erro via e-mail • – Envio de relatórios dos turnos e dos dados das latas, mensagens de falhas e de erro via SMS 1) – o

Acesso aos dados por todo o mundo pode ser limitado • –

Interface externo para integração nos sistemas próprios dos clientes • –

- Sistema de monitoração do cliente - Sistema de ERP do cliente - Sistema de manutenção do cliente

Transferência de dados para MS Excel • –

O software T-DATA está disponível nas mesmas línguas que os controladores da máquina • –

Atualizações de software regulares 2) – o

1) Terceiros

2) gratuito nos primeiros 24 meses

Série Opção

LC-TD: Software T- DATA incl. instalação • –

LC-TDM: Jogo de ligação por máquina incl. gateway • –

LC-NCT: Sensor de neps para a carda – o

Sistemas operativos: Windows 7, Windows 2008 Server Processador de 1,4 GHz

Arquitetura de 32 Bit ou 64 Bit 4 GB de RAM

10 GB de espaço em disco Conexão Ethernet

Dados técnicos

Equipamento de série

Módulos

Microsoft Windows PC

O Microsoft Windows PC é fornecido pelo cliente. Em alternativa, pode ser operada uma máquina virtual.

Requisitos mínimos do sistema

O sistema operativo precisa ser atualizado antes da instalação.

(21)

Dados técnicos / T-DATA 21

Webclient T-DATA

Banco de dados T-RECORDS

Máquinas Linha de abertura T-SCAN Cardas Passadores Penteadeira

Monitoração da produção

Dados sobre a produção Dados da eficácia

Monitoração da qualidade e da-

dos dos sensores WASTECONTROL

Módulo F Módulo P Módulo G Módulo UV

T-CON NEPCONTROL

DIRECTFEED SENSOFEED DISC MONITOR

Medidor de energia

DISC LEVELLER DISC MONITOR

Medidor de energia

DISC MONITOR

COUNT CONTROL

(22)

22

Planilhas do Microsoft Excel - Relatório de dados das latas - Relatório de dados de turnos Visualizações Microsoft SQL - Lista da máquina - Valores atuais - Pontos de regulação - Dados das latas - Dados dos turnos

- Descrição dos dados (todos os idiomas) - Descrição de falhas (todos os idiomas) Microsoft SQL Server Standard Per Core License Microsoft SQL Server Standard FPP License

Interfaces externos

Partes dos dados armazenados na base de dados T-DATA podem ser acessadas por ferramentas externas através dos interfaces seguintes:

Servidor externo de base de dados

Os clientes podem configurar o T-DATA para se conectarem com o servidor existente da base de dados Microsoft SQL Server.

Versões diferentes da edição Express - já fornecidas com T-DATA - prevêem a possibilidade de armazenar os dados durante um longo período de tempo.

As licenças a serem obtidas pelos clientes (apenas no caso da edição Express não é suficiente) estão listadas abaixo:

Dados técnicos

T-DATA / Dados técnicos

(23)

voluntary certification

www.machines-for-textiles.com/

blue-competence

23

Trützschler GmbH & Co. KG Textilmaschinenfabrik Postfach 410164 · 41241 Mönchengladbach, Alemanha Duvenstr. 82-92 · 41199 Mönchengladbach, Alemanha Telefone: +49 (0)2166 607-0 · Fax: +49 (0)2166 607-405 E-mail: info@truetzschler.de · www.truetzschler.com

Exoneração de responsabilidade:

A brochura foi elaborada por nós de acordo com os melhores conhecimentos e em plena consciência. Contudo, não nos podemos responsabilizar por eventuais erros ortográficos e alterações técnicas. As fotos e ilustrações têm caráter informativo e mostram, em alguns casos, equipamentos opcionais que não fazem parte do fornecimento de série. Não prestamos qualquer garantia pela atualidade, exatidão, integridade ou qualidade das informações disponibilizadas. Excluem-se quaisquer direitos por danos materiais ou imateriais, quer seja contra nós ou contra o respetivo autor, com base no uso ou na transmissão das informações apresentadas, mesmo que estejam incorretas ou incompletas. Os dados indicados estão sujeitos a alteração.

Impressão n.º: 15026-11/15-pt · Agentur Brinkmann GmbH, Krefeld

T-DATA

(24)

w w w . t r u e t z s c h l e r . c o m

Instalações de preparação de fibras: Abridor de fardos · Misturador · Limpador/Abridor Dispositivo de exclusão de partículas estranhas · Máquinas de desempoeiramento · Misturador de flocos

Limpador para desperdícios | Cardas | Passadores | Penteadeira

Abridor/Misturador | Alimentadora da carda | Cardas/Dobrador de véu | Instalações wet laid Agulhadeir | Instalação de consolidação por jato de água | Instalações para

consolidação química e térmica | Instalações de equipamentos Secadores | Instalações de termofixação Instalações de enrolamento | Instalações de corte

Instalações de fibras cortadas | Instalações de filamentos: Fios de tapete (BCF) · Fios técnicos

Guarnições em aço: Cardas · Cardas, fibras longas · Cardas de Nonwovens · Fiações OE Guarnições de flats | Guarnições flexíveis

Segmentos da carda | Máquinas de ser viço | Ser viço 24/7

G E T T I N G F I B E R S I N T O S H A P E – S I N C E 18 8 8

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

TODOS OS SENSORES SÃO SENSÍVEIS A VARIAÇÕES PVTA (VARIAÇÕES NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO CIRCUITO INTEGRADO - P, NA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO - V, NA TEMPERATURA - T E

Este decreto-lei aplica-se aos modelos Hyundai Tucson e Santa Fe, que apesar de serem considerados “Classe 2”, cumprem os requisitos técnicos relevantes para reclassificação