• Nenhum resultado encontrado

PADRÃO- RESPOSTA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PADRÃO- RESPOSTA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

PADRÃO-

RESPOSTA

(2)

CAPÍTULO I

Atividades de Estudo

LEO ATIVIDADE DE ESTUDOS

1 Solicitamos que assista ao seguinte vídeo no YouTube: https://www.

youtube.com/watch?v=t7qYh3CoAHE&list=PLxI8Can9yAHdcP2d2g r1Kaw0jCyKV7jWB&index=3. Após assisti-lo, elabore uma produção escrita que apresente uma visão mais ampla do que se denomina sujeito psicológico em contraposição à ideia de sujeito ideal.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto a partir do vídeo indicado.

A apresentação de uma visão mais ampla acerca do sujeito psicológico deve demonstrar conhecimento de que esse sujeito está em contraposição à noção de sujeito ideal ou epistêmico, de modo a possibilitar uma melhor compreensão da complexidade do sujeito para além dos reducionismos típicos dos olhares circunspectos em dimensões, como o biológico, a cognição, o sociocultural ou o afetivo. É pensar sob o prisma das interações, tendo como pauta reflexões interdisciplinares que consideram, simultaneamente, aspectos, como os neurotransmissores, os sentimentos, a linguagem e os esquemas mentais.

Atividades de estudo

1 Solicitamos que assista aos seguintes vídeos no YouTube: https://

www.youtube.com/watch?v=4UnuZV5i7Kw, que trata dos aspectos históricos da Psicologia do desenvolvimento e o vídeo https://www.

youtube.com/watch?v=n6LUOr4xZOM, que se refere à evolução histórica da Psicologia e, na sequência, solicitamos que elabore um texto com a discussão sobre os processos de constituição do sujeito, considerando os vídeos supracitados a respeito da contribuição da Psicologia do desenvolvimento.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto nos vídeos indicados e mobilize conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos realizados até o momento. Para tanto, expresse e reconheça que a Psicologia, ao longo de sua trajetória, para se tornar científica, com corpo teórico próprio, teve de enfrentar o desafio de construir uma base que permitisse a compreensão do fenômeno do comportamento humano. Na discussão desenvolvida pelo acadêmico, é relevante que aborde a pluralidade e a efervescência teórica, que são marcas dessa ciência em sua busca para entender o homem, considerando sua formação e a construção de um sujeito psicológico no contexto de determinadas concepções de homem, de mundo e de sociedade.

(3)

1 Solicitamos que assista ao seguinte vídeo no YouTube: https://www.

youtube.com/watch?v=QWG7mjVbY30&list=PLxI8Can9yAHdcP2d2gr1 Kaw0jCyKV7jWB&index=4. Após assistir, elabore uma produção escrita que apresente uma visão da relação entre cognição e afetividade.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto no vídeo indicado e mobilize conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos realizados até o momento, e assim expresse e reconheça que a cognição e a afetividade apresentam intrínsecas relações e isso vem sendo sustentado por diferentes correntes de pensamento no campo da psicologia ao longo do avanço dessa discussão no debate científico da área. Na discussão desenvolvida pelo acadêmico é relevante que aborde a pluralidade e a efervescência teórica relacionada a esse tema.

Atividades de estudo

1 Solicitamos que assista aos seguintes vídeos no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rTqWOsAjPeI https://www.

youtube.com/watch?v=V64C1BNVXa0

https://www.youtube.com/watch?v=vjez_rNXGYk.

Após assistir, elabore uma produção escrita que discuta as bases teóricas da psicologia que tratam da aprendizagem e do desenvolvimento humano, com ênfase em Piaget e Vygotsky.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto nos vídeos indicados e mobilize conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos realizados até o momento, e assim promova uma reflexão que aborde como o ser humano aprende (como o cérebro humano atua em matéria de formação do conhecimento). Para tanto, é preciso que o acadêmico faça uso das teorias da aprendizagem com enfoque na dimensão psicológica do desenvolvimento humano tratadas nessa seção relacionadas às concepções de aprendizagem. Na discussão desenvolvida pelo acadêmico é relevante que aborde a pluralidade e a efervescência teórica relacionadas a esse tema.

(4)

Atividades de Estudo

Atividades de estudo

1 Solicitamos que leia o seguinte artigo: “Ciclo de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto”, que pode ser encontrado no endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext

&pid=S1517-97022004000200002. Após a leitura, elabore uma produção escrita, apresentando uma visão mais ampla do ciclo vital, especialmente a do adulto, cujo foco é tratado nesse artigo.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto a partir do artigo indicado, com a apresentação de uma visão mais ampla acerca do ciclo vital, especialmente da vida adulta. O texto deve demonstrar a compreensão aprofundada do acadêmico sobre esse tema no que diz respeito à organização de diferentes práticas culturais, da construção compartilhada de sentidos e significados, da internalização de modos de fazer, de pensar e de produzir a cultura em cada um dos seus âmbitos concretos, de modo a possibilitar uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento humano, bem como as facilidades e dificuldades desses sujeitos (trabalhadores urbanos) que frequentam a escola com o objetivo de elevação da escolaridade associada à preparação para o trabalho. 

Atividades de estudo

1 Solicitamos que assista ao seguinte vídeo no YouTube: https://

www.youtube.com/watch?v=9i5s85TpViI. Após assisti-lo, elabore uma produção escrita que apresente uma visão mais ampla do que se denomina a intervenção pedagógica discutida por Lev Vygotsky.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto a partir do vídeo indicado, com a apresentação de uma visão mais ampla acerca da intervenção pedagógica na sala de aula. Ele deve demonstrar conhecimento de que a intervenção pedagógica do professor é essencial para a promoção do desenvolvimento humano das crianças ou estudantes com mais idade. Deve mencionar ainda que as crianças/estudantes em situação de aprendizagem são sujeitos ativos. É importante, ainda, mencionar que a aprendizagem ocorre a partir das interações com o outro social.

CAPÍTULO II

(5)

desenvolvem nas interações (ações externas) que são internalizadas, ou seja, transformadas em ações internas. É importante frisar que o desenvolvimento das capacidades de pensar e agir não se dá de forma homogênea e nem como um passe de mágica: são movidas por necessidades, interesses, paixões, emoções, expectativas, inclinações e conflitos. Este texto é parte da fundamentação psicopedagógica dos PCN e faz referência ao autor:

( ) Piaget.

( ) Wallon.

( ) Paulo Freire.

(X) Vygotsky.

3 Duas meninas, da mesma turma, saíram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas da professora Luiza, que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: “A aula dela é muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opiniões; não fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrário”. E a outra menina complementa: E na hora de explicar, ela explica de um jeito que não tem jeito de não entender. Quando ela está explicando, ela está conversando com os alunos e pede muito a opinião da classe inteira. É um jeito muito fácil de aprender”.

O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessários para facilitar a aprendizagem.

No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em:

(a) Estabelecer vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios, bem como determinar o que deve constituir o ponto de partida das aulas.

(b) Promover o trabalho independente por meio de situações em que possam se atualizar e utilizar autonomamente os conhecimentos construídos.

(c) Criar oportunidades para os alunos expressarem suas próprias ideias e selecionar os aspectos relevantes e os que devem ser descartados.

(d) Gerar um ambiente em que seja possível que os estudantes se abram, façam perguntas e aproveitar, quando possível, as contribuições dos alunos.

(6)

CAPÍTULO III

Atividades de Estudo

1 Comente sobre as capacidades do cérebro humano tendo em vista os aspectos abordados pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel no Programa Roda Viva, no dia 25 de março de 2013, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=VVMHrWallRc&t=1455s, cujo título é “Suzana Herculano-Houzel - 25/03/2013”, bem como fazendo uso dessa breve contextualização e da explicação do que é neurociência apresentada no vídeo “O que é a neurociência?”. Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=m1gVM3Fn_R4.

R.: Espera-se que o acadêmico desenvolva uma reflexão acerca da capacidade do cérebro humano. Para isso, pode fazer uso de diversas possibilidades de abordagem, dado que é possível discutir a atividade do cérebro, considerando que a mente é o seu produto. Então, nessa perspectiva, sem descartar outras, cabe, por exemplo, discutir aspectos, como a potencialidade do cérebro para produzir consciência, inconsciência, subjetividade, objetividade, intransigência, aceitação, tolerância, conceituação, intolerância etc., ao mesmo tempo que mantém as condições necessárias para a nossa sobrevivência.

(e) Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, estabelecer um ambiente favorável, além de criar uma rede comunicativa na aula.

Atividades de estudo

1 Solicitamos que assista ao seguinte vídeo que discute a depressão infantil: https://www.youtube.com/watch?v=CV5iVifEXn4. Após assisti-lo, elabore uma produção escrita que apresente sintomas, consequências e implicações na vida pessoal e escolar da criança com depressão.

R.: Espera-se que o acadêmico fundamente seu texto, a partir do vídeo indicado, com a apresentação de uma visão mais ampla acerca da depressão infantil, destacando os sintomas, as consequências e as implicações na vida pessoal e escolar e estratégias pedagógicas na sala de aula. Ele deve demonstrar conhecimento acerca da depressão infantil para promover o desenvolvimento humano das crianças ou estudantes maiores.

(7)

1 Assista ao vídeo “Os Três Cérebros - Cérebro Reptiliano, Sistema Límbico, Neocórtex - Instinto/Emoção/Razão” disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=EVnmeamqhWc, bem como faça uso das discussões desenvolvidas ao longo desse tópico e da explicação exposta no vídeo intitulado “Tudo Acontece no Cérebro - Ele é Trino - Reptiliano + Límbico + Neocórtex”, disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=DWweS9sM7P4 e comente a contribuição que a Teoria do Cérebro Trino pode oferecer para melhorar o processo de aprendizagem humano.

R.: Espera-se que o acadêmico desenvolva uma redação que demonstre conhecimento da Teoria do Cérebro Trino, bem como evidencie como os conhecimentos acerca dessa teoria por parte dos professores e da equipe pedagógica podem colaborar para a compreensão de como o ser humano aprende. Para isso, o acadêmico pode discutir os momentos em que, no geral, se acessa mais um cérebro do que os outros e como isso pode impactar nas relações em sala de aula e no planejamento, organização e implementação de projetos pedagógicos mais conectados com as realidades dos estudantes e de suas condições de produtores de conhecimento. A partir dessa teoria podemos subsidiar interpretações de quem somos do ponto de vista de um sujeito cerebral que precisa ser visto em sua individualidade, mas sem perder de vista as suas multiplicidades e diversidades (com as marcas do coletivo), bem como considerando as possibilidades de se aprender melhor por meio da mudança de estratégias mais compatíveis com a realidade cerebral de cada indivíduo.

Atividades de estudo

1 Assista ao vídeo “Neurociência e Educação”, disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=022ahqb3fgg, faça uso das discussões desenvolvidas ao longo desse tópico e da explicação exposta no vídeo intitulado “Estúdio - Neurociência Aplicada à Educação”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=JMh1Q83HIzo, discuta o diálogo entre neurociência e educação e apresente uma reflexão acerca da contribuição da neurociência para o entendimento dos processos de aprendizagem em educação. Além disso, evidencie os entendimentos que podem repercutir (com aplicações) de modo direto em aspectos, como a aquisição de conhecimento, a linguagem, a alfabetização, entre outros.

R.: Espera-se que o acadêmico desenvolva uma redação que demonstre conhecimento das informações a respeito do cérebro e a sua aplicação na

(8)

sala de aula ou na postura dos profissionais da educação no contexto da escola. Assim, o conhecimento de neurociência deve ser relacionado com a educação sob o ponto de vista de sua aplicação. O acadêmico pode apresentar argumentos relacionados à importância do sono, da nutrição, do conhecimento dos nossos limites, da noção das potencialidades, da vocação, das facilidades, entre outros. Expor, por exemplo, que os educadores podem aprender a olhar como o processo de ensino-aprendizagem (considerando o sujeito cerebral) pode ser conduzido para além da sala de aula, repensando a diversidade e a afetividade dos pais e dos contextos. Reconhecer que é preciso ver o sujeito em sua história e que o aprendizado melhora quando o aluno experimenta o conhecimento com a dimensão prática. Pensar o impacto da provocação e da criatividade no processo educacional. O acadêmico pode citar, ainda, a plasticidade cerebral como possibilidade de novas construções sempre e que isso nos ensina que o foco, a disciplina e a organização podem superar desafios em função da capacidade plástica do cérebro.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo