• Nenhum resultado encontrado

Crianças e adolescentes têm direito à educação, à diversão, à cultura, ao lazer, a praticar esportes, conhecer seus potenciais talentos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Crianças e adolescentes têm direito à educação, à diversão, à cultura, ao lazer, a praticar esportes, conhecer seus potenciais talentos."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

(2)

É muito bom ser criança! Ter o Direito de estudar, brincar, conviver com amigos, com a família, praticar esportes... Tudo isso faz parte da infância. É um tempo inesquecível e importante para crescermos saudáveis e felizes!

Crianças e adolescentes têm direito à educação, à diversão, à cultura, ao lazer, a praticar esportes, conhecer seus potenciais talentos.

Há crianças que deixam de ir à escola e vão trabalhar vendendo de tudo nas ruas das cidades, incentivadas pela própria família, quando é obrigação dos pais sustentar e educar seus filhos.

(3)

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - diz que todas as crianças do Brasil têm direito a um saudável crescimento físico, mental, moral e espiritual.

Por isso mesmo, a criança deve ir para a escola em vez de trabalhar nas ruas.

Muitas vezes fazem trabalhos noturnos, arriscados, degradantes e insalubres.

(4)

O nascituro, aquele que ainda não nasceu já tem seus direitos garantidos por lei: a futura mamãe deve se alimentar bem, levar uma vida saudável e fazer o pré-natal. Quando a criança nasce com vida, a mãe deve ter condições de amamentar o recém-nascido.

Na maternidade, antes de ser registrado, o bebê já sai com a Declaração de Nascido Vivo - DNV.

(5)

A criança tem o direito de ser imediatamente registrada e reconhecida pelo seu pai e sua mãe, recebendo nome e sobrenome.

As crianças e adolescentes têm direito ao cuidado da sua saúde, tais como visitar médicos, dentistas e tomar as vacinas regularmente.

Suas casas devem ter energia elétrica, água encanada, e rede de esgotos, para que tenham um desenvolvimento sadio.

(6)

O direito à liberdade de opinião e de expressão.

Respeito é outro direito da criança. Assim como a convivência familiar e comunitária, toda criança tem o direito de ser criada e educada por sua família, seja ela rica ou pobre.

Quando a criança não tem família, o Juiz procura uma pessoa adulta que vai dar casa, comida, carinho, proteção e será o seu guardião...

(7)

Conforme o ECA, crianças são pessoas que ainda não completaram 12 anos. Adolescentes são aqueles que têm entre 12 e 18 anos incompletos.

Crianças e adolescentes têm prioridade absoluta e devem ser atendidos nas urgências e emergências em primeiro lugar.

A criança deve ser protegida contra tudo que possa machucar a sua alma, ofender a sua honra ou a sua imagem. É por isso que o Estatuto proíbe a divulgação de imagens negativas de crianças, como fotos e vídeos com cenas ruins.

(8)

A Constituição Brasileira, que é a nossa principal lei, proíbe o trabalho para os menores de 16 anos.

No Brasil, apenas a partir de 14 anos os jovens podem trabalhar, mas somente na condição de aprendiz.

A profissionalização é outro direito.

A aprendizagem é a forma que o adolescente tem para aprender a profissão que ele poderá exercer quando se tornar adulto.

(9)

O aprendiz tem atividades teóricas e práticas.

Sendo assim, tem dias da semana que fica na Entidade Formadora recebendo aulas teóricas, enquanto em outros dias vai à empresa onde trabalha para praticar.

(10)

As crianças e os menores de 18 anos não podem usar ferramentas cortantes, carregar peso, operar máquinas perigosas, bem como manusear agrotóxicos.

Não devem também levantar muito cedo, ficar expostos ao sol e à chuva, correndo perigo ao ter que utilizar meios de transporte inadequados e improvisados, onde muitos acidentes podem ocorrer. Elas ficam muito cansadas, física e mentalmente.

Mais do que machucar o corpo, o trabalho infantil machuca a alma da criança, fere o coração, impedindo-a de aproveitar a infância como deveria.

(11)

O trabalho pesado no campo, assim como outros tipos de trabalho infantil, tira as crianças da escola...

O trabalho infantil doméstico é proibido para jovens com menos de 18 anos. Muitas dessas famílias pensam que estão ajudando, porém, na maioria das vezes prejudicam, pois nesse tipo de trabalho infantil, elas não vão à escola. Não podem ter carteira assinada, dia de folga ou qualquer direito garantido.

Além disso, os produtos usados na limpeza da casa são perigosos. Alguns são tóxicos, expondo as crianças a riscos extremos.

(12)

Se tomarmos conhecimento da exploração do trabalho infantojuvenil, temos a obrigação de comunicar ao Conselho Tutelar e ainda denunciar para o Ministério Público do Trabalho – MPT.

Podemos também usar o Disque 100, do Governo Federal.

No entanto, ajudar nos afazeres domésticos e colaborar com a sua família, é importante para aprender a ter responsabilidade, o que não pode é tirar seus direitos, de brincar e estudar, condições essenciais para o seu crescimento saudável.

(13)

Criança que trabalha sofre muitos prejuízos físicos, sociais e emocionais.

Prejuízo físico, porque elas podem se machucar, pegar doenças, entre outros riscos.

Prejuízo moral, quando as crianças sofrem maus- tratos, agressões, humilhações.

Prejuízo social, porque perdem a oportunidade do convívio na escola, com amigos de sua idade, do lazer, dos esportes, prejudicando o seu futuro.

(14)

No Estatuto da Criança e do Adolescente há também os deveres.

A criança e o adolescente têm o dever de obedecer a seus pais, aos mais velhos, cumprir as regras, estudar para construir um mundo melhor.

Tem ainda o dever de conservar o meio ambiente em que vive preservar os espaços públicos, praticar bons costumes, não jogar lixo na rua, não pichar muros, ou quebrar o patrimônio público e privado.

(15)

Devem ser protagonistas de suas vidas, compartilhando o saber e as experiências com sua família, e demais pessoas.

Quando defendemos nossos direitos, temos também que cumprir com nossos deveres!

Agora você já aprendeu bastante e deve saber o que fazer se souber que tem crianças ou adolescentes sendo explorados no trabalho infantojuvenil.

No Brasil, nós temos os Conselhos Tutelares que trabalham para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes.

(16)

Cada município tem que ter no mínimo um Conselho Tutelar com 5 (cinco) conselheiros tutelares, que zelam pelos direitos das crianças e dos adolescentes. São pessoas preparadas para ouvir, ajudar, e orientar as crianças, os adolescentes e suas famílias.

Os conselheiros tutelares têm como atribuição esclarecer que a família tem a obrigação de matricular na escola os filhos a partir de 4 (quatro) anos de idade, acompanhar a sua frequência, o seu aproveitamento escolar e ainda, incluir se for o caso, a família em programas sociais do município.

(17)

Ligue a imagem ao direito da Criança e do Adolescente correspondente.

1

O direito à liberdade de opinião e de expressão.

Respeito é outro direito da criança.

2

O aprendiz tem atividades teóricas e práticas.

3

Criança que trabalha sofre muitos prejuízos físicos, sociais e emocionais.

4

Na maternidade antes de ser registrada a criança já sai com a Declaração de Nascido Vivo - DNV.

5

As crianças e os menores de 18 anos não podem usar ferramentas cortantes, carregar peso, operar máquinas perigosas, bem como manusear agrotóxicos.

6

As crianças e adolescentes têm direito ao cuidado da sua saúde, tais como visitar médicos, dentistas e tomar as vacinas regularmente.

(18)

Vamos relembrar alguns dos direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente?

Para isso, é preciso encontrar no diagrama as seguintes palavras: VIDA, ALIMENTAÇÃO, CULTURA, DIGNIDADE, EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER, LIBERDADE, PROFISSIONALIZAÇÃO, SAÚDE.

V R Ç C U L T U R A E H I T V O D A R T M A T R H S I M I N B E V I D A E J U T G O Ç D V T I U T N O C E K Y L A Z E R K L M I T Q U E F I R M O S O I M I N O V A C G S A U D E V A C E B U M H O N U B H Z N A Z R A B I T U C A N E X T U R E I J I R E S P O R T E O R Y N O T R U T N I D O H O N T Y N A T V O T I N O C H O M A T A B R A L I B E R D A D E H Y J P I D U M Z E F L A N E Y A Ç A F E D O Y N E D U C A Ç A O R U H O A V I C B K L M O M A T A K E J A K A N O V I A G E P R O F I S S I O N A L I Z A Ç A O P O N I P Y O B I S S I A N O L I Z A X W

(19)

PALAVRAS CRUZADAS

1) A Constituição Brasileira que é a nossa principal lei proíbe o trabalho para menores de ______ anos.

2) Sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente _______.

3) Antes da certidão de nascimento a criança recebe a _____.

4) A criança e o adolescente têm direitos e __________.

5) A lei maior do nosso país é a ___________.

6) Os prejuízos do trabalho infantil são: físico, social e ________.

7) Só a partir de 14 anos os jovens podem trabalhar na condição de ____________.

8) As crianças e os menores de ____ anos não podem usar ferramentas cortantes, carregar peso, operar máquinas perigosas, bem como manusear agrotóxicos.

9) Os Conselheiros Tutelares que trabalham com a proteção dos direitos das _____________ e dos adolescentes.

10) _________________ é o bebê que ainda está na barriga da mãe.

(20)

6 M

9 3 O

2 E C A 4 D E V E R E S

R N A

I V L

A

10 N A S C I T U R O 8

C 1 1 6

7 A P R E N D I Z 8

S

5 C O N S T I T U I C A O

1)16, 2)ECA, 3)DNV, 4)deveres, 5)constituição, 6)moral, 7)aprendiz, 8)18, 9) crianças, 10)Nascituro.

(21)

Referências

Documentos relacionados

Analisando a participação feminina nas assembléias temáticas, vemos que “Educação, Esporte e Lazer” (EEL), “Cultura”, “Organização da Cidade,

Uma Comissão Geral de Organização, constituída por membros efetivos do Fórum Municipal de Educação (FME), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Thom pson (1987), por exem plo, relatando um m ovi- m ento societário em prol dos direitos do hom em , escreve que na defesa destes se incluíam “um direito à parcela do produto...

Addition of aflibercept to fluorouracil, leucovorin, and irinotecan improves survival in a phase III randomized trial in patients with metastatic colorectal cancer previously

Quando se trata de pensar em segurança em espaços públicos de educação, esporte, cultura e lazer há que se considerar a natureza destes equipamentos. Seu objetivo principal

Percebemos, utilizando a análise de construção de sentidos em redes digitais, que a ação aciona, dentro de um contexto específico do que é entendido como jornalismo de cultura

As doses de reforço de protamina usadas dimi- nuíram o sangramento, mas, como a meia vida da protamina em relação à heparina é menor, dose complementar de protamina se mostrou

É possível combinar acesso à escola com programas sobre cultura, esporte e lazer para todas as crianças e adolescentes, com a valorização dos costumes locais, para prevenir os