• Nenhum resultado encontrado

I. A1 e A2 podem ter passado por estágios em que deram origem a sub-espécies;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "I. A1 e A2 podem ter passado por estágios em que deram origem a sub-espécies;"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios sobre especiação Exercícios

1.

Uma barreira geográfica separou a população A em dois grupos designados por A1 e A2. Com o decorrer do tempo A1 e A2 foram se diferenciando e deram origem, respectivamente, a duas populações designadas por B1 e B2. Indivíduos de B1 e B2 foram levados para laboratório e, cruzados, produziram todos os descendentes estéreis e com sérios problemas genéticos.

Com relação à descrição acima, foram aventadas as seguintes hipóteses:

I. A1 e A2 podem ter passado por estágios em que deram origem a sub-espécies;

II. B1 e B2 podem ser duas espécies distintas;

III. As proteínas produzidas por indivíduos das populações A1 e A2 devem apresentar maior semelhança entre si do que as produzidas por B1 e B2.

Pode-se considerar a) apenas I e II viáveis.

b) apenas I e III viáveis.

c) apenas II e III viáveis.

d) I, II e III viáveis.

e) apenas uma delas viável.

2.

Com relação à evolução biológica e à especiação, assinale o que for correto.

(0) Um dos princípios básicos das ideias evolucionistas por seleção natural é que os organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

(1) As mutações podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas, sendo estas últimas de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes.

(2) A resistência de bactérias a antibióticos e de insetos a inseticidas, por terem a interferência humana na fabricação dessas substâncias, não podem ser exemplos de seleção natural.

(3) A cladogênese é um processo envolvido na especiação que, pela ruptura da coesão original em uma população, gera duas ou mais populações que não podem mais trocar genes entre seus indivíduos.

(4) O desenvolvimento de mecanismos que determinam o isolamento reprodutivo é importante na especiação. A inviabilidade do híbrido e a esterilidade do híbrido são mecanismos pós-zigóticos

(2)

3.

As imagens abaixo mostram o isolamento, por um longo período de tempo, de duas populações de uma mesma espécie de planta em consequência do aumento do nível do mar por derretimento de uma geleira

a) Qual o tipo de especiação representado nas imagens? Explique.

b) Se o nível do mar voltar a baixar e as duas populações mostradas em B recolonizarem a área de sobreposição (Figura C), como poderia ser evidenciado que realmente houve especiação? Explique

4.

Comportamentos que favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação. É CORRETO afirmar que, entre os comportamentos que costumam favorecer a especiação, se inclui:

a) a ocupação de novos nichos.

b) a territorialidade.

c) o cuidado com a prole.

d) o sedentarismo.

(3)

5.

Reportagem recente deu conta do nascimento de gatos com cara de cães resultante do suposto cruzamento entre uma gata e um cão. Analise as seguintes afirmativas, a partir do conhecimento científico atual:

I. Do cruzamento entre cães e gatos é possível nascer quimeras por não haver isolamento reprodutivo entre eles, caracterizado por ambas as espécies pertencerem à mesma Ordem.

II. Híbridos de cães e gatos não acontecem porque há isolamento reprodutivo entre tais espécies animais, as quais pertencem a categorias taxonômicas diferentes como é observado, já no nível Família ('Canidae' e 'Felidae').

III. O burro é um híbrido viável entre o jumento e a égua; entretanto não produz descendência, haja vista não acontecer a sinapse cromossômica no processo meiótico de formação dos seus gametas.

São corretas:

a) apenas I e II b) apenas II e III c) apenas I e III d) I, II e III

6.

Sobre as diversas raças de cães, pode-se dizer que:

a) pertencem todas a uma mesma espécie, originada pela hibridação de espécies ancestrais diferentes.

b) há diferentes espécies originadas de uma mesma espécie ancestral.

c) há três espécies diferentes que englobam, respectivamente, os cães de porte grande, médio e pequeno.

d) há uma única espécie cuja diversificação em raças ocorreu pela seleção artificial.

e) há categorias taxinômicas que ainda não estão definidas.

7.

Na figura abaixo, está representada a atual distribuição geográfica de uma determinada família de plantas que têm a mesma origem evolutiva e estão presentes em todo o planeta há milhões de anos.

Em estudos filogenéticos recentes, observou-se que as espécies sul-americanas diferem das africanas.

(4)

8.

Os fatos a seguir estão relacionados ao processo de formação de duas espécies a partir de uma ancestral

I. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

II. Estabelecimento de isolamento reprodutivo.

III. Aparecimento de barreira geográfica.

a) Qual é a sequência em que os fatos anteriores acontecem na formação das duas espécies?

b) Que mecanismos são responsáveis pelas diferenças genéticas entre as populações?

c) Qual é a importância do isolamento reprodutivo no processo de especiação?

9.

Em um arquipélago oceânico, todas as ilhas são habitadas por aves de um mesmo gênero. Cada ilha possui uma única espécie deste gênero e as diferenças morfológicas principais entre elas são o tamanho e o formato do bico.

a) Qual foi a primeira etapa desse processo de especiação?

b) Que pressão seletiva deve ter determinado a presença de aves com bicos diferentes em diferentes ilhas?

c) Qual seria o procedimento para confirmar que as aves encontradas nas diferentes ilhas são de fato espécies diferentes?

10.

Em consequência do aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas uma da outra.

a) Como se explica o fato de as duas populações terem se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo?

b) Cite as duas situações que podem ocorrer, no caso de as populações voltarem a entrar em contato pelo desaparecimento da barreira geográfica. Em que situação se considera que houve especiação?

(5)

Gabarito

1. D

O enunciado da questão fala claramente sobre o processo de especiação do tipo alopátrica, ou seja, a população A deu origem a duas novas populações A1 e A2, graças à existência de uma barreira geográfica. Ao longo do tempo, essas populações foram acumulando mudanças (graças a pressões seletivas diferentes) e deram origem às populações B1 e B2. Nessa fase, B1 e B2 acumularam mais mutações. Como consequência disso, seus genomas (e também suas proteínas) serão mais diferentes entre si. Portanto, a hipótese III é viável. Como vimos, durante o processo de especiação, as populações em questão tendem a manter e acentuar suas identidades, tendo em vista seu isolamento e adaptação a ambientes particulares. Nesse estágio, dizemos que existe uma subespécie, ou seja, populações da mesma espécie que ainda se reproduzem naturalmente, mas que diferem entre si quanto a determinadas características. Se o isolamento das populações persistir por muito tempo, essas tendem a se tornar espécies diferentes. Logo, a subespécie representa uma etapa de transição na origem de novas espécies.

Esse poderia ser o caso das populações A1 e A2, já que se diferenciaram a partir da população A.

Portanto, a hipótese I também é viável. O fato de o cruzamento, em laboratório, entre B1 e B2 produzir descendentes estéreis ou com problemas genéticos nos indica que essas populações podem já ter se tornado espécies diferentes. Portanto, a hipótese II também é viável e a alternativa correta é a letra D.

2. VVFVV

(0) Verdadeira. Segundo a teoria da evolução por seleção natural, os mais aptos, ou seja, aqueles que possuem genes com variações favoráveis ao ambiente, se reproduzem e deixam descendentes com maiores chances de sobrevivência.

(1) Verdadeira. Apenas mutações que ocorreram em células germinativas, ou seja, aquelas que darão origem aos gametas serão transmitidas ao descendentes, tendo em vista que apenas essas darão origem ao embrião completo.

(2) Falsa. Como vimos, a seleção natural é aquela em que o ambiente “escolhe” as características dos indivíduos. Aqueles que possuírem as variações mais favoráveis ao ambiente terão maior chance de sobrevivência. Apesar de os antibióticos e os inseticidas serem substâncias produzidas pelo homem, criam condições ambientais que também selecionarão os indivíduos mais adaptados. Por isso, quando mal utilizados, esses produtos podem acabar possibilitando o surgimento de organismos resistentes (como as superbactérias, por exemplo).

(3) Verdadeira. Os cientistas acreditam que o surgimento de novas espécies ocorre por cladogênese, ou seja, uma população ancestral se diversifica dando origem a populações diferentes. Ao longo do tempo, essas populações sofrem seleção natural diferenciada e tendem a se tornar mais adaptadas a seus respectivos ambientes. No futuro, se o fluxo gênico entre essas populações deixar de existir completamente, elas acumularão tantas mutações diferentes que acabarão se transformando em espécies diferentes.

(4) Verdadeira. Os mecanismos pós-zigóticos de isolamento reprodutivo são aqueles que ocorrem

(6)

3.

a) Especiação aloátrica, resultante da divisão de uma população pelo aparecimento de uma barreira geográfica.

b) A partir do isolamento reprodutivo, já que pelo conceito biológico de espécie, são consideradas espécies diferentes aquelas que não conseguem se reproduzir ou gerar descendentes férteis.

4. A

Ao ocupar nichos diferentes, novos comportamentos, incluindo comportamentos e preferências reprodutivas, podem aparecer, causando o afastamento dos indivíduos e promovendo a especiação.

5. B

I – errada – Para ocorrer reprodução, os indivíduos devem pertencer à mesma espécie

6. D

Os cães formam uma única espécie, divididos em raças de acordo com a seleção de características ao longo do tempo. Entretanto, raças distintas são capazes de se reproduzir e gerar descendentes férteis.

7. Movimentação de placas tectônicas ou deriva continental; o isolamento geográfico e reprodutivo promoveu a seleção de determinados indivíduos em cada nova área, que culminou em um processo de especiação.

8.

a) A sequência é: III, I e II.

b) Mutações e recombinação genética, submetidas à seleção natural.

c) Impede a troca de genes entre os diferentes grupos, permitindo acentuar as diferenças ao longo do tempo.

9.

a) Ocorrência de isolamento geográfico.

b) O tipo de alimento disponível.

c) Colocar os diferentes grupos em contato. Caso não gerem descendentes férteis, fica confirmado o fato de pertencerem a espécies diferentes, devido ao isolamento reprodutivo.

10.

a) No decorrer do tempo, cada população apresentou mutações aleatórias, submetidas a critérios específicos de seleção diferenciada.

b) As duas populações podem realizar cruzamentos entre si, gerando descendentes normais e férteis;

As duas poulações podem se encontrar e se reprooduzir, sem gerar descendentes férteis ou mesmo nem conseguir se reproduzir – aqui há especiação.

Referências

Documentos relacionados

Northern Dancer South Ocean Secretariat Crimson Saint Red God Runaway Bride Raja Baba Away Northern Dancer Special Le Fabuleux Native Partner Cannonade Cold Hearted Pretense Red

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

Realizou-se o levantamento dos materiais pertencentes às doze famílias de Monocotiledôneas selecionadas - Alismataceae, Alstroemeriaceae, Burmanniaceae, Cannaceae,

Pacote produto- serviço (PSS – product-service system) Servitização Indústria 4.0 (Quarta revolução industrial, industrialização dos processos produtivos) Industrialização

Efeitos do bloqueio dos receptores NMDA da SCPdl com AP5 em ratos previamente tratados com PTZ IP sobre a atividade locomotora e exploratória de ratos