• Nenhum resultado encontrado

06/11/2020 GEOGRAFIA RECURSOS MINERAIS E PROJETOS AMAZÔNICOS. Prof. GROTH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "06/11/2020 GEOGRAFIA RECURSOS MINERAIS E PROJETOS AMAZÔNICOS. Prof. GROTH"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA

RECURSOS MINERAIS E PROJETOS AMAZÔNICOS

172 –Módulos 23 e 24 572 –Módulo 12

Prof. GROTH

Principal recurso mineral encontrado no Brasil. O minério de ferro é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. Áreas de ocorrência:

Principais Estados produtores: Minas Gerais (71%), Pará (26%)e outros (3%).

Minério de ferro

1 2

3 4

(2)

Minério de ferro

Manganês (Mn)

Minério: pirolusita e polianita.

O Brasil possui a sexta maior reserva do mundo de manganês, sendo aproximadamente 53.790 toneladas. As jazidas de manganês mais importantes estão localizadas na Serra dos Carajás (PA) e no Quadrilátero do Ferro (MG). Importante na produção de ligas de aço. O manganês é muito utilizado pela indústria siderúrgica, na produção de ferroligas, por sua atuação desoxidante (impedindo a corrosão do metal) e dessulfurante (diminuindo a quantidade de enxofre nas ligas, considerado uma impureza indesejada).

Alumínio

Ouso do alumínio vem aumentando rapidamente nas últimas décadas. Esse aumento se deve às propriedades naturais desse metal, como aresistência à corrosão, a leveza e a boa condutividade elétrica, que fizeram dele uma matéria-prima muito requisitada para a produção de utensílios domésticos e embalagens em geral.O principal minério de que se extrai o alumínio é a bauxita. Dela é retirada a alumina, que é transformada em alumínio. Esse processo de obtenção do metal envolve diversas etapas, nas quais se utilizam soluções químicas que separam das impurezas o material desejado; por fim, há oprocesso de eletrólise, que obriga as siderúrgicas a consumir grande quantidade de energia elétrica.

7 8

9 10

(3)

Estanho

Extraído dominério cassiterita, o estanho é de grande importância econômica, pois entra na formação de várias ligas, por exemplo na fabricação de folha de flandres(indústria de conserva), associado ao chumbo, utilizado em soldas na indústria eletrônica e até em objetos de decoração, pois é resistente à oxidação.

No Brasil, os estados que se destacam na produção de estanho são o Amazonas e Rondônia, com 72% e 17% da produção nacional, respectivamente. Minas Gerais e Pará são os outros estados produtores. EUA e Argentina são os maiores importadores do estanho brasileiro. Internamente, o estado de São Paulo é o grande consumidor.

Nióbio

O nióbio é considerado o metal refratário mais leve que a humanidade conhece.É usado em ligas ferrosas, dando resistência e leveza ao metal. As principais utilizações do nióbio estão na indústria aeronáutica, com a construção de motores de aeronaves; na indústria aeroespacial, com os superpropulsores; na indústria de tecnologia de ponta (equipamentos médicos e ópticos) e na petroquímica, com a construção de dutos.

Aproximadamente 99% das reservas do mundo estão concentradas em dois países, Brasil e Canadá.

As reservas brasileiras correspondem a 93,67% do total, mas o país utiliza muito pouco esse minério, exportando grande parte da produção.

Recursos Minerais - Brasil

O ouro e o diamante são minérios utilizados como ornamentos, mas a principal finalidade deles é ser reserva de valor, por sua raridade e seus altos preços no mercado mundial. Os maiores produtores de ouro no mundo são China, Austrália, Rússia e Estados Unidos. O Brasil respondeu por 2,8% da produção aurífera mundial em 2014.

A produção de diamantes concentra-se na Rússia, em Botsuana, na República Democrática do Congo, no Canadá e na Austrália.O Brasil tem uma baixa participação, com apenas 0,05% da produção mundial.

Ouro e diamante

13 14

15 16

(4)

Os estados que mais produziram ouro foram Minas Gerais (46,6%), Goiás (13,7%), Pará (12,8%), Mato Grosso (7,8%), Bahia (7,2%), Amapá (6,9%) e Maranhão (3,2%).

A produção de diamantes está nos estados de Mato Grosso (87,2%), Minas Gerais (12,6%) e

Bahia (0,2%).

Urânio

Urânio

O Brasil detém o domínio da tecnologia de todas as etapas do ciclo do combustível, o que o transforma em um país estratégico, pois o urânio possui uma versatilidade que vai da produção de energia (usinas nucleares ou termonucleares, como Angra I e II, no estado do Rio de Janeiro) à utilização em equipamentos médicos e no setor militar.

Sal marinho

O sal marinho é um mineral não só utilizado como tempero na culinária, mas também na indústria de fertilizante e na química. Os locais de onde se extrai o sal são conhecidos como salinas e, muitas delas, são representadas por tanques alagados realizando a evaporação.

O mapa mostra os estados de maior produção nacional: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia. ORio Grande do Norte, maior estado produtor, apresenta muitas condições favoráveis para o desenvolvimento da atividade:

elevada salinidade das águas, clima quente e seco, ventos constantes (ventos alísios), costa baixa e alta amplitude de maré, inundando os baixos cursos de rios.

Terras-raras

Os elementos terras-raras (ETR) são dezessete elementos químicos que apresentam propriedades físicas e químicas semelhantes e grande variedade de aplicações na indústria como matéria-prima de televisores, computadores, supercondutores, catalisadores e superímãs. Compõem o sexto período na tabela periódica e são classificados como lantanídeos, na coluna 3B.

Dos 17 elementos que compõem as terras-raras, dois são o escândio (Sc) e ítrio (Y) e os outros 15 são lantanídeos: lantânio (La), cério (Ce), praseodímio (Pr), neodímio (Nd), promécio (Pm), samário (Sm), európio (Eu), gadolínio (Gd), térbio (Tb), disprósio (Dy), hólmio (Ho), érbio (Er), túlio (Tm), itérbio (Yb) e lutécio (Lu).

19 20

21 22

(5)

Terras-raras

As maiores reservas de terras-raras estão na China, seguida dosEstados Unidos.

Outros países também detêm reservas: Sri Lanka, Tailândia, África do Sul, Índia e Austrália.No Brasil, as terras-raras ocorrem, principalmente, nas cidades de Catalão (GO), Araxá (MG), Tapira (MG), Jacupiranga (SP), Mato Preto (PR), Poços de Caldas (MG) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

Principais províncias minero-metálicas do BRASIL

A

Serra dos Carajás, no sudeste do Pará,

é a principal província mineralógica da Amazônia, sendo conhecida mundialmente pela diversidade de minerais, exemplificada por uma incrível lista: ferro, manganês, cobre, níquel, estanho, ouro, diamante, amianto, entre outros.

Localizado no centro de Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte, o

Quadrilátero Ferrífero

engloba cidades como Sabará, Santa Bárbara, Congonhas e Mariana (ver mapa). Os terrenos são pré-cambrianos, sobretudo da Era Proterozoica, e é uma das mais significativas jazidas de minério de ferro do mundo.

25 26

27 28

(6)

As maiores reservas de manganês estão localizadas no

Maciço do Urucum,

da região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, apresentando também a ocorrência de ferro. Ambos são escoados para os países platinos, pelo rio Paraguai.

A principal dificuldade para aumentar a produção dessa área relaciona-se à deficiente rede de transportes da região, inviabilizando a ligação com o complexo siderúrgico do Sudeste.

Projetos amazônicos

31 32

33 34

(7)

O Projeto Jari consiste em um sistema agromineral criado pelo multimilionário Daniel Keith Ludwig, em 1967, e vendido a empresários brasileiros, em 1981. Tem sede na vila de Monte Dourado, ocupando uma extensão de mais de 3 milhões de hectares, cujo eixo é o Rio Jari, que desemboca na foz do Amazonas.

PROJETOS AMAZÔNICOS

Prof. Groth Pág. 289

Projeto Radam e Radambrasil

Com a finalidade de coletar dados sobre recursos minerais, solos, vegetação, uso da terra e cartografia da Amazônia, foi criado, em 1970, o projeto Radam. Para obter estas informa- ções, foram utilizados radares embarcados em aeronaves, o que durou de 1971 a 1975, levantando dados de toda área daAmazônia Legal. Com o sucesso obtido, o projeto foi expandido para o restante do país e foi rebatizado comoRadambrasil. Em 1985, os dados do projeto passaram para a responsabilidade do IBGE, que realiza atualizações constantes, sendo os dados armazenados no Banco Dados de Informações Ambientais (BDIA).

Projeto Calha Norte (PCN) Projeto Sivam/Sipam

SIVAM

Projeto Calha Norte

05 de novembro de 2015

No dia 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, uma barragem da Samarco (Barragem do Fundão), cujos donos são aValee aBHP Billiton, se rompeu. Uma lama de rejeitos de minério vazou, arrasou vilas, matou pessoas e chegou até oRio Doce, que percorre cidades mineiras e também capixabas.

37 38

39 40

(8)

Criação da Companhia Vale do Rio Doce

Empresa de capital misto criada através de decreto-lei pelo presidenteGetúlio Vargas em junho de 1942. Com controle acionário do governo federal, a CVRD foi organizada para impulsionar a exploração das riquezas minerais do subsolo brasileiro, principalmente o ferro.

Privatização

A CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) foi privatizada em 6 de maio de1997. O consórcio Brasil, liderado pela Companhia Siderúrgica Nacional, de Benjamin Steinbruch, adquiriu o controle acionário da Vale por R$ 3.338.178.240.

Exercícios

43 44

45 46

(9)

OBRIGADO(A)!

49 50

Referências

Documentos relacionados

Outras reservas, ainda não aprovadas pelo DNPM, encontram-se na província mineral de Pitinga, em Presidente Figueiredo (AM), com 2 milhões de toneladas de xenotímio e teor de 1%

da Coreia mas também adotar novas medidas restritivas autónomas da UE.. Até 31 de dezembro de 2018, o Conselho aceitará, nos termos do artigo 15.º, n.º 3, alínea b), da

“ Na Coca-Cola Iberian Partners a dimensão da nossa empresa coexiste com o nosso compromisso com as comunidades locais, gerando valor para as sociedades nas quais desenvolvemos

A tabela a seguir apresenta dados da análise de minério de ferro (hematita) obtido de várias regiões da Serra de Carajás. F.Recursos minerais do Brasil,

Muitas vezes quando você está jogando em posição e você foi o agressor pré flop, você vai querer apostar no flop mesmo que não tenha acertado nada, esta será uma aposta por bleff

2.1 Isolamento de área física para instalação de Departamento de Lentes de Contato com colocação de pia, dispondo de sabão líquido, toalha de papel e cesto com tampa acionada

24 Fortaleza: geologia, geomorfologia, solos, vegetação e uso potencial da terra (Rio de Janeiro: Departamento Nacional da Produção Mineral, 1973).. 19 Juruá : geologia,

De acordo com Domingos (2010) as equipes de saúde devem estar preparadas para o atendimento da população adolescente, contando com o apoio de outros profissionais que