• Nenhum resultado encontrado

Mais uma taça, por favor!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Mais uma taça, por favor!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fortaleza - Ceará,Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022

Mais uMa taça ,

aurelio alves

www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

| confrarias | Grupos interessados em compartilhar e aprender mais sobre o mundo dos vinhos se reúnem em confrarias. Encontros são regados de conteúdo e experiências gastronômicas. Página 3

por favor!

(2)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

􀣥

TARCÍSIO MATOS

tarcisiomatos@opovo.com.br

C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA SEMANA

P E D R O S A L G U E I R O

HOJE, SABENDO QUE FALTA DICUMÊ EM MUITA CASA PELAÍ, IMAGINO UM PAI DE FAMÍLIA CORRENDO O

OLHAR NOS 􀛨􀩚

BRUGUELOS QUE BOTOU NO MUNDO

O sonho de comer que só impingem

Me lembro que se fosse há 50 e poucos anos, ma- mãe dando carão em quaisquer dos 10 bruguelos se acaso algum de nós inventasse de falar enquanto co- mia. E se fosse com a boca cheia de farofa, era caga- ço dobrado, com direito a chinelada de currulepe no espinhaço. Era falta de educação, de modos, falta de peia, coisa de quem foi criado sem pai nem mãe. O rela que o sujeito levava era medonho:

- Coma de boca cheia não, peste! Mastigue e engu- la primeiro, depois desembucha!

E se o menino bodejasse alto, mastigando car- ne de segunda meio crua ainda, fazendo aquela zoadinha característica de não sei quê, o esbre- gue era federal:

- Paaaara, bicho do mato! Tá mastigando bos- ta, é?!?

Hoje, sabendo que falta dicumê em muita casa pelaí, imagino um pai de família correndo o olhar nos 10 bruguelos que botou no mundo, que nem mãe fazia com a reca dela, todos sentadinhos à mesa, sem um caroço de piqui pra roer, o bucho colado no espinhaço... Imagino o velho a torcer por uma falta de educação entre os seus.

- Nem que seja com a boa cheia d’água, meus bi- chim, fale! Pai num briga não!

FALA CEARENSE EM ALTA. SEMPRE!

Vi numa postagem do amigo Edmilson filho que um povo da academia fez estudo do cearensês abundante nos filmes que ele protagoniza, com a direção do igualmente genial Halder Gomes. Pre- cisa de legenda, sim, pra entender esse verdadeiro dialeto que ainda haverá de superar em categoria o mandarim. A pedidos, vão aqui algumas expressões que poderão cair na prova do ITA.

- Cada vez mais frescando menos – Estado em que se encontra hoje o grandissíssimo moleque de ontem, cansado já de caçoar dos outros.

- Cair no gôto – Esgasgar-se com saliva ou água.

- Gargalejar – Gargarejar, “gurgulejar”.

- Gigolô da macaca – O homem que ganha a vida às custas das cambalhotas de uma macaquinha vestida de mulher nas feiras-livres de ontem.

- Na casa do sem jeito... – Agora é tarde, babau!

Sem solução!

- Não ter o dom dum urubu – Não saber fazer coisa alguma.

- Pagar o Ferreira – Defecar.

- Panela derrotada – Panela vazia.

- T’esconjuro, infeliz das costa ôca! – Sai daí, cão do mêi dos infernos! Chispa! Corre! Vai-te!

- Tinindo nos cascos – Brilhando, no ponto máximo – grau dez!

TOLICE DELE, PARVOÍCE!

Educação é tudo de bom, não ter um celular com um mínimo de carga é tudo de muito péssimo demais.

Quanto liberta saber e discernir e sentir. Quanto ar- romba a falta dum carregador na ora em que mais se necessita dum celular. Essa besteirada toda é pra falar dum povo de bom trato que conheço, gente do bem que de tudo sabe um pouco e mais quer saber.

É a família do colega Nanu. Jantavam todos, vendo o telejornal, quando o narrador contou das “estultices”

de um certo político. Nanu pergunta:

- Diabeisso? Estultice?

- Deve ser astutice, o apresentador errou. Coisa de caba astuto – retrucou Marlinda, irmã de Nanu.

- É não, é matutice, coisa de matuto... – esclareceu Joaquim, irmão de Nanu.

O narrador reiterou: “O líder, com suas estultices, ainda vai melar a...”

- Já que não tem dicionário de papel nessa casa, al- guém tem um celular aí pra ver que marmota de pala- vra essa? – pede Nanu.

- Tá tudo descarregado. E os carregadô, distorado...

– lamentou Biliu, tio de Nanu.

- Na minha mente é isturdia – ensinou a mãe de Nanu.

E a discussão acabou.

A artista Silvia Moura apresenta o espetáculo autoral “Casa, corpo, mulher, árvore” no YouTube do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ)

DIVULGAÇÃO/CCBJ

O MELHOR DA A G E N DA C U LT U R A L

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ? M I G U E L A R AUJ O @ O P O V O . C O M . B R

ESTREIA

MÃES PARALELAS

PRIME VIDEO

NETFLIX

“Lov3”, série Original Amazon, está disponível no serviço de streaming Prime Vídeo a partir desta sexta-feira, 18.

Dirigido por Mariana Youssef, Gustavo Bonafé e Felipe Braga, a produção brasileira tem como ponto central as histórias dos irmãos Sofia, Beto e Ana.

Tudo muda entre eles quando Baby, mãe deles, resolve abandonar o marido, Fausto, e o casamento de mais de 30 anos. No elenco: Bella Camero, Elen Clarice, João Oliveira, Chris Couto, Donizeti Mazonas, Drayson Menezzes, Caio Horowicz, Ingrid Gaigher, Jorge Neto, Samuel de Assis e Tatsu Carvalho.

Mais info: primevideo.com.br

“Mães Paralelas” (2002), filme mais recente do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, chega ao serviço de streaming Netflix nesta sexta-feira, 18. Estrelado pela veterana Penélope Cruz e apresentado Milena Smit, o longa-metragem conta a história de duas mulheres grávidas que se conhecem no quarto de hospital e dão à luz no mesmo dia. A conexão criada entre elas transforma suas vidas.

Quando: nesta sexta-feira, 18 Onde: Netflix

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

DANÇA DESABAFO

IMERSÃO NO CÉU

YOUTUBE

INFANTOJUVENIL

A artista Silvia Moura apresenta o espetáculo autoral “Casa, corpo, mulher, árvore” nesta sexta-feira, 18, a partir das 18 horas, no canal no YouTube do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ). Na montagem, Silvia cria uma

“dança desabafo”, costurando um espaço cênico autobiográfico, com improvisos, textos, imagens, memórias e coreografias.

Quando: nesta sexta-feira, 18, às 18 horas Onde: Centro Cultural Grande

Bom Jardim no YouTube

Mais info: @centroculturalbomjardim no Instagram

O Planetário Rubens de Azevedo, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), exibe nesta sexta-feira, 18, às 18 horas, “A Lenda da Princesa Acorrentada”. A sessão educativa, ligada à astronomia e ciência, mergulha crianças, jovens e adultos numa imersão lúdica pelo céu. A programação segue no fim de semana, com ingressos nos valores de R$ 6 (meia); R$ 12 (inteira) disponíveis na plataforma virtual Sympla ou na bilheteria física do Planetário. O equipamento exibe passaporte de vacinação e documento oficial para maiores de 12 anos.

Onde: Planetário Rubens de Azevedo (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) Mais info: sympla.com.br

LANÇAMENTOS

ARENA IRACEMA

MÚSICA

SHOW

A gravadora Virgin Music realiza uma série de lançamentos musicais nesta sexta-feira, 18, com singles e videoclipes de diversos artistas. Entre as novidades, a dupla sertaneja João Neto e Frederico apresenta o videoclipe do single “É Com Ela Que Eu Estou” no YouTube. Ainda sobre sertanejo, Igor e Walace também lançam videoclipe: a produção audiovisual da faixa “Fala a Verdade” chega à mesma plataforma de vídeos. Em “Então Volta”, ainda no YouTube, Amado Batista conta com a participação de Kell Smith. O medley “Um Dia Te Levo Comigo / O Que Tiver Que Vir Virá”, de Felipe Grilo, também está disponível, acompanhado de vídeo. Já Lewis OfMan disponibiliza seu novo álbum, “Sonic Poems”, nas plataformas digitais de áudio.

Onde: YouTube, Spotify, Deezer, Apple Music

A Arena de Iracema recebe neste sábado, 19, a partir das 16 horas, Bandarena, Superbanda, Dj Dino, Dj Saulo Torres e Dj Igor Wolf. O evento deve seguir os protocolos contra a Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e conferência de Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, acompanhado de documento oficial com foto. Os ingressos estão disponíveis na plataforma virtual Sympla.

Para maiores de 18 anos.

Quando: neste sábado, 19, a partir das 16 horas

Onde: Arena de Iracema (av. Monsenhor Tabosa, 388 - Centro) Mais info: sympla.com.br

(3)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

􀢭

AURELIO ALVES

AO REDOR DA MESA

| VINHOS | Reuniões em confrarias possibilitam novas amizades e conteúdo sobre vinhos. Em Fortaleza, movimentos proporcionam experiências enogastronômicas

As confrarias, segundo a eti- mologia da palavra, buscam re- ferências no termo “frate”, cujo significado é “irmão”. O sentido de irmandade é traduzido nes- tas organizações a partir de re- uniões periódicas entre pessoas que compartilham interesses em comum. As primeiras surgiram ainda na Idade Média, com for- te teor religioso. Entretanto, no início do século XX, o movimento se fortaleceu em torno dos vi- nhos. Boas bebidas, comidas e companhias. A pedida simples e prazerosa ganhou força no Bra- sil desde os anos 80 e continua crescente nas capitais.

De acordo com a sommelière

EXPERIÊNCIA DE HARMONIZAÇÃO

Uma vez por mês, o médico Weiber Xavier participa das reuniões na Confraria Amis&Vins, destinadas a amigos que compartilham o interesse pelo universo dos vinhos. Os encontros sempre são realizados em restaurantes diferentes, para garantir uma vivência especial em conjunto com pratos preparados por chefs. Entrada, prato principal e sobremesa. Todas as refeições são acompanhadas pelos mais diversos rótulos da bebida.

“É bem interessante porque reúne pessoas de várias profissões, mas que tem essa paixão em comum. De sentar à mesa, ter um jantar. Todo mundo é muito ocupado e tem essa válvula de escape”, conta. A ideia é também explorar diferentes propriedades e enriquecer as informações acerca das bebidas. Para os próximos encontros, a proposta é abordar e estudar determinadas regiões, como a Toscana, na Itália.

ENCONTROS realizados em confrarias costumam harmonizar bebidas e refeições especiais

bebes

LARA MONTEZUMA

lara.montezuma@opovo.com.br

winemaker e especialista em Enogastronomia Silvia Rabello, as confrarias têm o importante papel de reunir pessoas e divul- gar a bebida através da degus- tação de diversos rótulos. Os formatos também são múltiplos e certas variantes, como número de pessoas e temáticas, oscilam.

É possível, por exemplo, criar confrarias apenas para mulhe- res ou direcionadas a um tipo específico de vinhos. No “Clube da Dama”, idealizado por Silvia, cada integrante deve ter inicia- do no estudo da bebida como pré-requisito. “O clube também conta com o #KitDamaDegusta- ção, uma maleta personalizada com todas as ferramentas para apreciar, analisar e realizar uma degustação de qualidade”, deta- lha a especialista.

AUTONOMIA NOS DETALHES

AURELIO ALVES

UNIÃO

A sommelière Leiliane Pinheiro enxergava o mundo dos vinhos como um ambiente predominantemente masculino. A ideia de iniciar a própria confraria destinada a mulheres, nomeada Wine Ladies, surgiu em um encontro casual com as amigas. “A gente vai para restaurantes para uma experiência ernogastronômica. Os encontros acontecem uma vez por mês, já passaram mais de 600 mulheres”, relata. A proposta é construir autonomia em relação aos detalhes dos vinhos sem deixar a leveza de lado. A experiência sempre é voltada para a harmonização entre bebida e comida a partir da contextualização teórica. “Com o vinho, a taça nunca vai estar só. Você vai estar se reunindo com mulheres inteligentes e independentes, tem um

autocuidado em evidência”, opina. Para entrar na Wine Ladies, é necessário apenas o interesse.

Entretanto, as vagas são limitadas e costumam esgotar rapidamente. Os serviços também estão disponíveis para eventos privados.

Mais informações: @wineladies no Instagram

CONEXÃO VIRTUAL

AURELIO ALVES REDES SOCIAIS

As mídias digitais são alternativas para quem não disponibiliza de agenda para estes movimentos.

Profissionais como o sommelier e colunista do O POVO Renato Brasil (@

renatobrasilsommelier), que trabalha com vinhos há 13 anos, compartilham os ensinamentos. “Desde o dia a dia de atendimento a clientes, os cursos e as indicações de vinhos. É um currículo eletrônico”, pontua.

Já a sommelière Karime Loureiro (@karimeloureiro), conhecida como a

“Embaixadora das Borbulhas”, utiliza ferramentas como os reels e os stories para dividir receitas, harmonizações e sugestões com os seguidores. “Eu realmente não consigo pensar que exista uma Karime, no pessoal, e uma Karime do vinho”, considera.

Como

começar?

O primeiro passo para quem deseja iniciar a própria confraria é escolher os amigos ou público-alvo, além da quantidade ideal de pessoas para o grupo.

É necessário, então, definir a periodicidade dos encontros. As datas podem ser combinadas em grupos de Whatsapp. O recomendado é que tenha um espaçamento, em modelo quinzenal ou mensal.

Para Silvia Rabello, uma boa confraria é sinônimo de aprendizagem, cada garrafa aberta é “uma aula líquida”. Ela indica que os organizadores se mantenham antenados com cursos e certificações.

O POVO MAIS

MAIS.OPOVO.COM.BR

Quer conferir mais opções?

Veja outros perfi s na plataforma O POVO +

bebes

(4)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

􀏄

vidaearte@opovo.com.br

*ESTA COLUNA É PUBLICADA ÀS SEXTAS

Gastronomia

Por ÉLCIO NAGANO

Gastronomia

A cozinha cantonesa

Dim sum: prato típico da cozinha chinesa está em alta nas metrópoles

REPRODUÇÃO

| TRADIÇÃO E LEGADO INTERNACIONAL |

O legado da China para a gastrono- mia mundial é imensurável! Em razão de suas dimensões continentais e de sua forte cultura milenar, a gastrono- mia chinesa é muito rica e tem muita diversidade. Podemos afirmar que essa é a cozinha mais importante do mundo, pois muitas técnicas lá foram criadas. E dentre as cozinhas regionais da China, merece destaque a Cozinha Cantonesa, que é do sul do país, cuja principal cidade é Guangdong (Cantão).

As principais características da Co- zinha Cantonesa são:

- Utilização de pouca carne, sendo que as mais utilizadas são a suína e a carne de frango;

- Muitos vegetais;

- Utilização de técnica de cozimento à vapor;

- Utilização da técnica do salteado

(fritura com pouco óleo).

Essas características estão em con- sonância com as atuais tendências da alimentação humana; e por isso essa cozinha está em alta.

Um importante legado para o mundo gastronômico são os sal- teados em panela wok, sob chama de alta pressão. O choque térmico faz com que os ingredientes, tanto as carnes como os vegetais, sejam selados rapidamente, retendo os seus sucos naturais. Geralmente os salteados são pratos compos- tos, com pouca carne e generosas porções de vegetais. O resultado é delicioso e saudável.

É também da Cozinha Cantonesa, a sopa de barbatana de tubarão e alguns outros pratos exóticos.

Mas o prato ícone da cozi- nha cantonesa é o dim sum. Esses

pasteizinhos de massa finíssima e translúcida, cozidos no vapor foram criados nas antigas casas de chá, para serem um acompanhamento leve. Foram batizados de dim sum, que significa “toca o teu coração”.

Os pastéis guioza japoneses são uma derivação. Com o passar do tem- po, variações foram sendo criadas, incrementando os recheios e com a criação de novas formas. Hoje o dim sum é uma refeição em que, além dos pastéis no vapor servidos em cestos de bambu, foram agregados outros pratinhos de alimentos servidos em pequenas porções.

Restaurantes especializados em dim sum tornaram-se muito popu- lares na China e estão invadindo as grandes metrópoles do mundo. Não deve demorar até essa novidade che- gar aqui em Fortaleza.

CONFEITARIA: PODCAST

Buscando sempre inovar dentro da confeitaria, a Chef Léo Oliveira, profissional renomada com mais de 30 anos de carreira, lançou o Podcast “Confeitaria Lucrativa” a fim de fomentar ainda mais o empreendedorismo na área. Com receitas, dicas de marketing e vendas, a Chef dá dicas e ensinamentos a mulheres que desejam trilhar seu próprio caminho dentro da confeitaria.

Atualmente, a Chef possui uma escola de confeitaria online com cerca de 20 mil alunos ativos e quase 3 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

ALMOÇO E HAPPY HOUR

Restaurante Cabaña Del Primo lança um almoço com Happy Hour, intitulado Sabaña, com um menu exclusivo que inclui três petiscos, um prato principal e um balde com três cervejas Stella Artois long necks por R$ 89,90. Dentre as opções do cardápio especial estão Arroz de Cordeiro, Ribeye Suíno com Purê de Maçã assada na brasa com salada de repolho e couve,

Camarão com Linguine, crocante de bacon e molho de queijo manteiga. Disponível todos os sábados no Cabaña Del Primo do Shopping Jardins Open Mall, das 12h às 16h.

NOVO MENU

Os sabores da culinária brasileira são valorizados no novo menu do almoço do Café Senac. Entre as novidades estão os tradicionais Picadinho, Galinhada e Moqueca de Peixe, assim como a Barriga de Porco com Feijão Tropeiro. Duas massas passam a compor o novo cardápio também, servidas com Ragú de Linguiça ou à Putanesca, uma opção para os vegetarianos. Além da Salada de Carne de Sol, que agrega novos ingredientes, agora é oferecida a opção da Caesar Salad, à base de frango. Os valores dos pratos vão de R$ 20 a R$ 25. Senac Reference fica na Desembargador Moreira, 1301 - Aldeota.

CAMARÃO

Camarada Camarão Fortaleza está com novas opções de pratos principais, entradas, novos pratos no menu Due, compartilhável, e ainda um happy hour estendido para todos os petiscos. Dentre as novidades estão o Hambúrguer de Camarões (foto) e o Gratinado Gourmet, com camarões flambados com vinho branco e molho cremoso, gratinados com parmesão e catupiry com ervas, servidos com arroz cremoso com queijo brie, alho- poró, damasco e amêndoa e batata-palha.

Restaurante fica no RioMar Fortaleza.

DIVULGAÇÃO

JR. PANELA/DIV.

DIVULGAÇÃO

GASTRONOMIA FUNCIONAL

VP Centro de Nutrição Funcional e a Escola Fran Tonello de Gastronomia Funcional oferecem a pós-graduação em Gastronomia Funcional, com a chancela da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ministrado na modalidade EAD, as inscrições vão até 3 de março e as aulas tem início em 10 de março. O curso tem duração de 11 meses (360 horas), com a elaboração ao final do curso do TCC. Totalmente online com aulas ao vivo.

Mais informações: matricula@vponline.com.br.

WhatsApp: (11) 9.3332-1104

COMIDA BRASILEIRA

Novidade do Grupo Colosso é o Pratinho Brasileiro, marca de gastronomia do complexo que chega com a proposta de resgatar memórias afetivas ligadas à culinária brasileira. Frutos do mar, carnes vermelhas e brancas compõem o menu. O destaque é o prato “Peixe à Dorê’’, feito com filé de peixe, levemente empanado e frito, e finalizado com uma manteiga de alcaparras e ervas, além de acompanhar arroz de brócolis e batata bolinha salteada.

Pedidos pelo app do Colosso ou IFood.

PROMOÇÃO CHOPP

Referência em gastronomia e cerveja artesanal, a Cervejaria Turatti reformulou o tradicional happy hour. Clientes da casa poderão aproveitar chope Lager 300ml por R$ 2,99 e descontos de 50% nos rótulos especiais do estabelecimento. O happy hour acontece todos os dias entre às 11h e 20h, com exceção dos sábados, que ocorre entre 11h e 17h, nas três unidades da cervejaria.

(5)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

Pause O POVO

Acompanhe no Instagram da coluna mais fotos de eventos, personalidades, consumo e outras notícias. Acesse @pauseopovo.

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

ESTA COLUNA É UM OFERECIMENTO:

POSSE 

Toma posse na tarde desta sexta-feira, como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a juíza Joriza Magalhães Pinheiro. Solenidade inicia às 16h, na Escola Superior da Magistratura do Estado. Com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau, ela será a 16ª mulher a assumir o cargo. Na foto, magistrada em contemplação da natureza, click exclusivo para a coluna. 

E NO BALANÇO DAS ONDAS, EU VOU...

Amanhã, 19, seria o Carnaval da Saudade no Náutico, festa que eu até cheguei a noticiar por aqui antes do furacão de baixo astral chamado Ômicron.

Diante do cancelamento deste e de tantos outros bailes e blocos, leitor atento andou me questionando por um certo desânimo nas linhas esta semana. Resposta simples: o Brasil sem Carnaval é muito chato!

Um detalhe, contudo...

Por questões justas de saúde pública, não haverá a expressão popular máxima, em que dançam do abastado ao pedinte, mas um festival de pulseiras vips-prime-exclusive-gold está prestes a eclodir.

Os grandes destinos dessa época, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, estão com agenda lotada de megashows, festivais e atrações nacionais.

Ou seja, Momo passou a ser um camarote exclusivo.

Lembrei dos muitos carnavais que passei onde, apesar dos lounges open bar com camisa customizada (nada contra, também frequento), a festa era coletiva.

A mesma música que Marina Ruy Barbosa dançava em cima do trio de Ivete Sangalo na Bahia, quando estreou o hoje supracopiado cropped de plumas (foto), embalava a massa delirante, suada, molhada de cerveja a R$ 1,99.

Outros tempos...

E em Olinda, na rua 085, eu já atuando como jornalista, a gente cruzava com nomes conhecidos daqui, até

autoridades, em busca de “abrir as asas e soltar as feras”.  

Todo mundo com seu chifre de capeta ou chapéu de palhaço, comendo o pratinho duvidoso do seu “Zé Ninguém”, sorridente dançando frevo. O lance era se misturar, sem copo Stanley, sem pulseira VIP, sem look do dia, sem remorso...

Antes do último Carnaval, estava até virando moda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @MARINARUYBARBOSA

nomes famosos e importantes saírem fantasiados com o rosto coberto, brincar ao léu e depois postar a riqueza que existe na liberdade das ruas inexplicavelmente felizes do Brasil folião - “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!”. Era terapia compartilhada.

Já pensou quantos amigos e familiares, distantes por conta de polarização política, poderiam voltar a se falar na emoção de uma marchinha do tempo da vovó?

Cruzando assuntos, andei pensando...

Uma mente triste e movida a ódio, rancor, vingança, não consegue produzir nada bonito, pra cima, colorido, alegre, verdadeiro, solidário.

Lendo e relendo o que é postado e comentado nas redes sociais, sobretudo de grandes jornais e de figuras públicas com mandato, percebo que a eleição de outubro não

vai ser movida pela força da construção e da esperança. Mas acontecerá, em boa parcela, condicionada ao pesado ranço da negatividade.

Se fosse no futebol, diria que o eleitor vai para “secar” seu opositor e não para depositar nas urnas uma confiança verdadeira de um futuro melhor.

Exceções, sempre...

Nesse sentido, o Carnaval poderia atuar, agora, como um filtro emocional. A gente deixaria que confetes, serpentinas, máscaras, penas e paetês nos reconectassem como povo, como brasileiros, limpassem as tristezas dos últimos dois anos de pandemia e dos tantos desafios políticos, econômicos e sociais que temos à frente.

Esse ano, porém, vai ser igual aquele que passou. Eu não brinquei e você também não brincou... Um dia, talvez, nos reencontremos na grande passarela do samba chamada Brasil. 

Eliardo Martins foi reeleito para presidir o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará para o quadriênio

2022/2026. 

Cearense Renato Thomaz, um dos cabeças da Água de Coco,

mais uma vez requisitado como stylist de Cláudia Leitte.

Assina o visual da cantora para campanha da L`Óreal. 

Depois dos tintos e do espumante “Bolsonaro Il Mito”,  faz sucesso em grupos

bolsonaristas o novo rótulo da série político-enófila em homenagem ao PR. Chama-se

“Michelle Bolsonaro Il Mito”

o lançamento, um rosé pensado para elas. 

A brincadeira, entre amigos, é calcular se a bebida, de tão boa,

não causa nenhuma ressaca ou se, de tão ruim, causa uma ressaca de quatro a oito anos.

Depende de quem bebe...  

Mais um detalhe, apesar de os produtores tratarem os clientes pelo jargão “Oi, patriotas”, no site de vendas e

nos materiais de divulgação, as uvas que compõem as

versões tinto e rosé dos rótulos são cultivadas no Chile. 

No mesmo assunto: Geppos Italiano, Geppos Praia, Misaki e Cabaña Del Primo estão com promoção de 50% em mais de

400 rótulos de vinhos. 

Romanticamente a dois, noite de sábado, Nestor Santiago e Andréa Coelho

jantavam no Zelig.

Gaída Dias e Flávio Furtado celebraram os 11 meses do bebê Miguel Neto, já em clima

pelo festão de um aninho.

Refeições do ministro Tarcísio de Freitas em sua passagem por Fortaleza foram assinadas

pelo Casal Gourmet. 

Ex-primeira-dama do Município, Natália Herculano foi nomeada

como presidente da Comissão de Diversidade e Liberdade Sexual do Instituto Brasileiro de

Direito de Família - CE.

Pingos nos is... Publiquei semana passada que o creme

BeBrasil Bumbum era um produto da rede de academias

Smart Fit. Na verdade, trata- se apenas de uma parceria promocional entre as marcas. 

Feliz aniversário hoje para Vera Félix, Camily Viana, Gerardo Bastos Filho, Thyane Dantas.  

t

Live debate mitos da Semana de 22

| BECE | A transmissão faz parte da programação da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará

Celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna, a Secretaria de Cultura do Ceará realiza a live “As antropofagias da Semana de Arte Moderna”

nesta sexta-feira, 18 de feverei- ro, às 14h no YouTube. A conver- sa será mediada pela jornalista Regina Ribeiro (O POVO) com a participação de Lúcio Flávio Gondim (mestre e Letras, ator e escritor), e Antônio Simão Cavalcante (professor univer- sitário, mestre em História

Live “As antropofagias da Semana de Arte Moderna”

Quando: Sexta-feira, 18 de fevereiro, às 14 horas

Onde: YouTube da Biblioteca Pública

e Letras, e diretor de cultura do município de Banabuiú). O evento faz parte da programa- ção da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Em entrevista ao O POVO, Lúcio Flávio, que também é co- lunista de arte e educação do Vida&Arte, dá detalhes sobre como a conversa será conduzi- da. “A Semana (de Arte Moder- na) é carregada de mitos como qualquer fato social e enten- dendo também os fatos literá-

rios, artísticos, culturais nossos como fatos sociais. Nós nos re- uniremos então para falar so- bre esse início do modernismo no Brasil, que não se dá com a Semana de Arte Moderna, mas também por meio dela, e enten- dendo-a como repleta de dissi- dências, questões em aberto e construções também da histo- riografia literária”, conta.

No bate-papo também será debatido o pré-modernismo e Lúcio já adianta sua visão. “Esse

SEXTOU I 

No badalado Casana Hotel, na praia do Preá, o colorido e as belezas de Manoela Pimenta, Caroline Ribeiro, Mariana Borges, Mariana Pimenta, Fernanda Levy Macêdo, Nicole Pinheiro Bayde. 

SEXTOU II 

Em giro de relax e boa gastronomia pela Cidade Maravilhosa, Gyna Pessoa Machado e a filha Lyna Machado. 

Bom fim de semana! 

Um dia desses...

No Carnaval de 2020, Marina Ruy Barbosa foi presença de destaque na capital baiana. Trajou três peças que, depois desta aparição, seguem até hoje em alta: o short jeans godê, os megabrincos de strass e o cropped tomara que caia de plumas. 

prefixo ‘pré’, ao meu ver, é equi- vocado. Uma compreensão da história, dos fatos, como acaba- dos, como pontuais, numa linha do tempo linear, que não é o que acontece. O passado não existe, ele está vivo, é só uma constru- ção em torno de uma maneira de pensar”, afirma.

“É impossível, por exemplo, pensar a Semana de Arte Mo- derna, 1922, sem o romantismo ou o pensamento romântico do período da independência do

Brasil, anos antes de 1922. De tal modo que pensar, por exemplo, Mário de Andrade é pensar José de Alencar. E pensar tudo isso é pensar o fascismo no Brasil de 2022. Então, semelhante ao que acontece na série ‘Dark’, o pre- sente, passado e até mesmo o futuro estão todos conectados. A vida também segue esse mesmo caminho. Por que não a arte? Se a arte é apenas um produto das nossas vidas”, defende. Para Lú- cio, o debate será uma oportu-

nidade de desmitificar assuntos relacionados a Semana de 1922.

(Ana Flávia Marques/Especial para O POVO)

(6)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2022

􀠾

O que é e como jogar

1.O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados.

2.Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9.

3.Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz. DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Cê tá me Tirando?!. MARCOS ROCHA

@marcosrocha.colorist

Nanda a Ver. BLENDA FURTADO

blendafurtado.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS TOURO

ÁRIES

A Lua no setor de crise tende a lhe deixar emotivamente sensível, por isso tente evitar sobrecarga. A área da sua vida relacionada à saúde e à rotina recebe o trânsito do Sol, o que eleva sua percepção sobre as necessidades do cotidiano e lhe predispõe a dar valor às situações que geram bem-estar.

É preciso se permitir expor seu lado fraterno e colaborativo, devido à Lua no setor de amizades. O ingresso do Sol no setor relacionado aos prazeres e ao social pode destacar seu carisma e sua desenvoltura no trato humano. Com isso, suas relações são benefi ciadas e você vive com mais leveza.

Sua postura tende a fi car calorosa e prestativa, considerando que a Lua se encontra no setor do trabalho. O ambiente familiar pode se mostrar acolhedor com o trânsito do Sol na área doméstica, favorecendo a aproximação com as pessoas e também ações que tornem sua casa melhor.

Sua percepção pode fi car melhor, contribuindo com refl exões e estudos. Tente aproveitar a Lua no setor comunicativo e se mostrar disposta à troca de ideias.

A área espiritual recebe o trânsito do Sol, que traz vigor à sua vida e maior percepção sobre questões que precisam de aprofundamento.

Eleva-se sua capacidade de gestão nas questões ligadas ao patrimônio, considerando o trânsito do astro-rei e da Lua na área material. A entrada do Sol no setor íntimo tende a promover abertura emocional na vida privada, acalentando os afetos e fortalecendo o círculo de confi ança.

A Lua em seu signo tende a elevar sua sensibilidade, favorecendo com sua empatia na dinâmica com as pessoas.

O Sol adentra a área de relacionamentos, podendo lhe deixar mais habilidosa no trato humano, o que ajuda com a articulação de ideias e ações que dependam de abordagem coletiva.

Os estudos tendem a ser benefi ciados, pois o trânsito na Lua no setor espiritual lhe conecta com seus talentos.

As ideias se iluminam com o Sol na área comunicativa, podendo elevar o potencial de articulação do pensamento e torna o discurso estimulante para seus interlocutores.

A tendência é que sua efi ciência e sensibilidade se elevem frente aos aspectos práticos da vida, visto a Lua no setor íntimo. Seu olhar pode se ampliar para as oportunidades de investimento com o trânsito do Sol no setor material.

Tente aproveitar a fase para poupar dinheiro.

Seu brilho pessoal pode favorecer sua relação com a coletividade, o que é reforçado pela Lua na área de relacionamentos. É possível que por conta disso você tenha uma conexão fl uida e autêntica com o entorno.

Ingressando em seu signo, o Sol tende a lhe motivar a conquistar seu lugar no mundo.

Como aponta a Lua transitando no setor das rotinas, o cotidiano bem- organizado pode ajudar com sua estabilidade emotiva. O Sol adentra a área de crise e tende a sugerir que os desafi os fi cam aparentes, permitindo-lhe estruturar ações para superá-los, apesar de momentos de estresse.

A Lua em trânsito na área social pode lhe sensibilizar frente às necessidades coletivas, que se

complementam às suas. Este momento astrológico tende a destacar o companheirismo nas relações, o que benefi cia o círculo de entretenimento e as parcerias familiares e de trabalho.

Procure se mostrar disposta ao convívio com seus pares, como aponta a Lua na área familiar. A entrada do Sol no setor profi ssional tende a evidenciar seu espírito empreendedor e lhe fazer abraçar seus projetos com entusiasmo. Isso poderá lhe motivar para o trabalho e as oportunidades de melhora.

O SANTO

Bv. Fra Angelico

O ANJO

Yelaiah

Hoje é dia do “Patrono Universal dos Artistas”, que usou a arte como fonte de pregação do Evangelho.

Guidolino da Pietro nasceu em Vicchio, aldeia de Mugello, em Florença, Itália, dia 24 de junho de 1395. Fra Angelico foi um importante pintor italiano do final do período Gótico e início do Renascimento. É considerado por muitos estudiosos da história das Artes, como sendo um dos precursores da pintura

renascentista. Em suas pinturas também expressa o sentimento interior das pessoas, como na obra

“O Juízo Final”, Fra Angelico tenta expressar o amargo e a alegria numa sintonia de cores vivas saindo do padrão Medieval que era voltado somente a Deus e entrando no Renascimento que era voltado ao homem. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 3 de outubro de 1982.

Quem nasce sob esta influência amará as viagens, será instruído e todos os seus empreendimentos terão sucesso. Ficará célebre pelos feitos e glórias alcançadas por seu talento e coragem. Lutará para manter vivas as tradições e conservar as lembranças das coisas queridas. Viajante e pesquisador de fatos históricos, esclarecerá dúvidas ou coincidências da vida, através de lembranças de suas encarnações anteriores.

Referências

Documentos relacionados

O custo da produção de energia elétrica via biogás estão diretamente relacionados aos tempos de amortização do investimento e de operação do sistema, a Tabela 4 mostra a

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Para que a aderência entre betão húmido e resinas epoxídicas seja boa é muito importante a incorporação de uma carga siliciosa ou calcária... Existe uma dosagem óptima de

Hiệu quả sử dụng chi phí của doanh nghiệp ngày càng tốt hơn góp phần nâng cao lợi nhuận cho doanh nghiệp.Tuy nhiên tỷ trọng giá vốn trong tổng doanh thuvẫn còn cao

10 Atividades Sobre Modernismo No Brasil O modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX, marcado pela Semana de Arte Moderna em 1922..

Crianças e adolescentes: foram realizados dois ensaios de 6 semanas, controlados por veículo, incluindo um total de 403 doentes pediátricos com idades de 2 a 17 anos. Os doentes foram