• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS. Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos. Coordenador: Maria Ester Menegasso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS. Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos. Coordenador: Maria Ester Menegasso"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

AÇÕES DA EXTENSÃO

PROJETOS 2006 - ENCERRADOS

Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos

Coordenador:

Maria Ester Menegasso Bolsistas:

Fernando Amorim, Alice Jorge de Souza Andréia Magalhães Pires

Wagner Nathan Fernandes de Castro Juliana Mello Ferreira

Ana Kiara de Freitas Furlan Jéferson Dahmer

Composto dos seguintes projetos:

Projeto Capacitação em Informática Básica Resumo:

Este projeto pretende desenvolver cursos extracurriculares, em informática básica, visando à capacitação de servidores públicos municipais lotados nas Escolas Municipais, vinculadas a Secretaria de Educação do Município de Balneário Camboriú, bem como, a complementação do processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos do Curso de Administração de Serviços Públicos. Os cursos de informática básica serão ministrados no laboratório de informática/labtic-Balneário Camboriú, por acadêmicos, por meio de uma abordagem completa das ferramentas mais utilizadas tanto pelos servidores municipais na comunicação e no desempenho de suas atividades, quanto aos acadêmicos que demonstrarem interesse nos cursos. Dessa maneira, eles terão a oportunidade de superar dificuldades no manuseio das ferramentas do windows avançado. Também o projeto visa fortalecer a imagem, inserção e integração da UDESC/ESAG, na comunidade de Balneário Camboriú. Os diversos cursos de informática básica também podem servir para acadêmicos, com carga horária em atividades complementares previstas no currículo do curso de administração de serviços públicos.

Projeto Colóquio sobre a administração de serviços públicos Resumo:

Comunicar é uma das condições básicas do prograsso e do desenvolvimento social e é através dessa idéia que o Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos, por meio do projeto Colóquios, aposta na idéia central de comunicação de conhecimento (palestras, debates, mini- cursos, seminários, etc) e na maneira como esse conhecimento é produzido, transmitido e transformado em novas idéias, produtos e serviços. De forma a gerarem novos conhecimentos, melhorarem a qualidade de nossas vidas e nosso bem-estar, estimularem a

(2)

nossa inteligência e nossa faculdade de compreender o mundo que nos rodeia e nosso mundo interior. Este projeto propõe-se, por meio da extensão universitária, promover comunicações, troca de experiência entre professores, estudiosos e gestores públicos e acadêmicos do curso, sobre assuntos relacionados com o campo de administração de serviços públicos. Esta proposta visa a estreitar os laços de proximidade e troca entre universidade e comunidade.

Projeto Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos Resumo:

Este projeto pretende desenvolver um espaço de aprendizagem em serviços públicos focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros administradores públicos graduados pela ESAG. O Laboratório de Aprendizagem de Serviços Públicos – LASP como um dos projetos vinculados ao Programa Incubadora de Administração de Serviços Públicos, propõem-se a desenvolver um conjunto de ações que visam aproximar os alunos de atividades práticas vinculadas ao curso e, assim, aperfeiçoá-los para o exercício da atividade profissional e motivá- los à atuação em projetos de pesquisa e extensão. As atividades realizadas nesse projeto se baseiam no pressuposto do “aprender a fazer fazendo”. Espera-se como resultado que os alunos do curso tenham a oportunidade de criar identidade com o curso por meio de estudos teóricos, debates e trocas de experiências, com vistas à consolidação de uma cultura acadêmica que os motive a ações futuras vinculadas à pesquisa e extensão. Suas atividades serão construídas ao longo do período, mas voltadas para o desenvolvimento profissional do acadêmico do curso, por meio de grupos de estudos, encontros e oficinas, como forma de difundir a produção de conhecimentos nessa área. A participação dos acadêmicos nas diferentes atividades desenvolvidas no LASP, também podem servir para complementarem a carga horária, nas atividades complementares, previstas no currículo do Curso de Administração de Serviços Públicos.

(3)

Programa Cultural Embaixada Copa Lord

Coordenador:

Fábio Pugliesi Bolsistas:

Josué Alexandre Sander Sabrina Martins Fortunato Cibele Debiasi Alberton Artur Prandin Cury Resumo:

O programa “COPA LORD” faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC/ESAG, tendo como propósito continuar e ampliar as ações já realizadas na comunidade do Monte Serrat através dos projetos de Extensão “Ação Cultural na Embaixada Copa Lord” e “LIVROS E BATUCADAS – Formação da Bateria Mirim da Escola de Samba Embaixada Copa Lord em parceria com a Escola de Educação Básica Lúcia do Livramento Mayvorme”.

Concomitantemente estará sendo criada uma Escola de Música na sede da Escola de Samba Copa Lord, visando proporcionar mais atividades lúdicas e culturais aos jovens da comunidade, sempre procurando fortalecer a cultura local, iniciando com instrumentos diretamente ligados ao samba como o cavaquinho.

Engajados nesta idéia queremos levar as crianças e a comunidade a uma realidade diferente e dar a chance de possuir perspectivas para seus futuros, com dignidade e cidadania.

(4)

Programa Integrado de Formação de Espaços Públicos por meio do Artesanato - PUBLIARTE

Coordenador:

Rodrigo Bousfield Bolsistas:

Carlos Eduardo Pereira Carpes Sabrina Martins Fortunato Francielle Mesadri de Lima Franciele Monique Mendes Tatiane Amanda Simm Janaina Silveira Vizzon Caroline Dal Pra Resumo:

A relevância social que envolve o projeto MAGIARTE e o fundamento para o seu desdobramento em programa de extensão releva-se na integração concreta entre a comunidade e os fins precípuos da Universidade, ou seja, ensino, pesquisa e extensão.

Para este intento um único projeto não é suficientemente habilitado para a realidade que se configurou. Daí a necessidade de criação do programa que compreenderá: o desenvolvimento institucional e de gestão da Associação MAGIARTE, inclusive com o objetivo de se obter uma sede própria para a mesma, por meio de parcerias com o poder público e a iniciativa privada; a articulação da feira permanente – Feira de Artesanato, Gastronomia, Arte e Cultura – Feira Arte Floripa, a qual alberga áreas temáticas de cultura, educação, produção diferenciada concomitante a processo de geração de renda em formas não convencionais de trabalho, a qual já se concretizou pela assinatura de convênio entre Prefeitura Municipal de Florianópolis, UDESC e integrantes da iniciativa privada; por último, com a revitalização sócio-ambiental do Parque da Luz, objetiva-se por meio de urbanização a construção de um novo espaço público, atualmente subutilizado.

Todos os projetos que formam o programa visam uma ação integrada de inserção de elementos voltados ao desenvolvimento artístico, cultural, científico, ambiental, urbanístico e de geração de renda de modo a atender ao caráter interdisciplinar, com metas e resultados pré-estabelecidos, que além de propiciar ações de impacto concreto no processo de qualificação social, tanto dos alunos, por meio do apoio ao ensino ao qual se remete a extensão, bem como da comunidade Ilhéu, enquanto protagonista do processo. Possibilitando, dentre outros, a divulgação da UDESC, enquanto parceira socialmente responsável e devidamente integrada à sociedade catarinense.

(5)

Programa ESAG Sênior

Coordenador:

Mário César Barreto Moraes Bolsistas:

Marihá Vieira Peruchi Gabriela Lafourcade Kniest Izabela Raquel

Laís Silveira Santos Mariana Pereira Querino Resumo:

Existem, atualmente, diversos cursos para a Terceira Idade que parece ter o lúdico como principal proposta para os alunos. A ESAG Sênior almeja mais do que isso. Além de ter um foco diferenciado, por ter seu público-alvo entre adultos de meia-idade, ou seja, com idade igual ou superior a 45 anos, a ESAG Sênior preza pelo conteúdo e qualidade de suas disciplinas, pela participação efetiva do aluno, além de estar sempre preocupada em descobrir as reais necessidades de seu aluno para supri-las da melhor forma.

Como conseqüência do desenvolvimento tecnológico, o aumento da longevidade traz à tona uma realidade bastante conhecida em países desenvolvidos: a de que nossos chamados idosos têm muito para contribuir. Este é um fato que, embora conhecido de todos, parece que foi descoberto há poucos meses, como se pode analisar pelo grande surgimento de bancos que fornecem empréstimos a aposentados e pensionistas. O problema reside no fato de que estes clientes, muitas vezes, não possuem informações a respeito de como aplicar o dinheiro, utilizar o crédito, perceber se estão ou não sendo lesados ou enganados. Então se verifica a importância de um curso como a ESAG Sênior que, com seu foco em Administração, visa auxiliar seu aluno a abrir seu próprio negócio, recolocar-se no mercado de trabalho ou atuar na realidade do voluntariado profissional. O fato de ter disciplinas como Noções de Direito, Comunicação e Expressão e Oficina da Saúde, que alertam o acadêmico da importância de não negligenciar nenhum aspecto, evidencia a necessidade de buscar o equilíbrio emocional, físico e intelectual, artístico e profissional.

Ciente dessa realidade e baseada na proposta de “Esacila-Empresa-Comunidade”, a ESAG criou a ESAG Sênior, um curso de extensão que tem seu foco voltado para o resgate e a reorientação profissional dessas pessoas, haja vista que o público-alvo parece encontrar-se inadequadamente aproveitado no mercado de trabalho e na comunidade, apesar de todo um potencial e de uma vontade para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região, por meio da geração de oportunidades de trabalho e renda.

(6)

Programa de Complementaridade no Ensino da ESAG

Coordenador:

Nério Amboni Voluntários:

Nathália Fiala Ruiz Denis Graeff de Oliveira Marcela Maltez Darli Resumo:

O projeto pretende desenvolver diversos cursos e palestras extracurriculares focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros administradores formados pela ESAG.

Também, visa o fortalecimento da integração e da imagem da UDESC, do Centro w do Curso junto ao meio.

Estes cursos e palestras serão selecionados através de pesquisas e/ou por indicação de assuntos estratégicos por parte dos professores dos departamentos de ensino que integram o CCA/ESAG, a serem ministrado junto aos alunos do curso, visando a complementação do processo de ensino-aprendizagem, bem como nas empresas e associações que demonstrarem interesse nos mesmos. Objetiva, ainda, identificar as verdadeiras necessidades do mercado de trabalho, e também a visão dos alunos relativa a carência sentida no decorrer de sua introdução na vida profissional, propiciando aos acadêmicos, através de uma efetiva e eficaz extensão universitária, um completo arcabouço de competências, habilidades e atitudes requeridas para a formação integral do ser humano.

Os diferentes cursos e palestras também podem servir para os alunos complementarem a carga horária do novo projeto pedagógico do curso de Administração no que concerne as Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais previstas na proposta a ser regulamentada pelo Conselho de Centro da ESAG/UDESC.

(7)

Programa Comunicação e Educação

Coordenador:

Simone Ghisi Feuerschütte Bolsistas:

Marcelo Corrêa Pedroso Lucas Peter Keunecke

Composto dos seguintes projetos:

Projeto Elaboração de um Vídeo Institucional do Curso de Administração do Serviço Público Resumo:

O projeto tem como objetivo criar um vídeo que mostre a Universidade do Estado de Santa Catarina focando sua atividade no curso de graduação de Administração do Serviço Público.

Projeto Portal de Informações de Serviços Públicos Resumo:

O projeto visa criar um espaço interdisciplinar de divulgação, avaliação e orientação sobre serviços públicos por meio da rede mundial de computadores (internet), tornando-se uma ferramenta para fomentar a participação de atores envolvidos no serviço público e oportunizar o accountability dos mesmos. Destacam-se nessas ações: introduzir diagnóstico on line;

melhorar o processo de divulgação de informação; espaço de conteúdo dinâmico para os alunos do curso da ESAG; criar uma metodologia-referência para a avaliação de serviços públicos. Para colaborar com essas ações, este documento apresenta uma proposta para a criação do Portal de Informações de Serviços Públicos, que terá como objetivo promover a avaliação, a divulgação de notícias, informes sobre serviços públicos.

Projeto Visitas Técnicas Resumo:

O projeto tem como objetivo fomentar o processo ensino-aprendizagem no Curso de Administração de Serviços Públicos, por meio da implementação da estratégia de ‘estudo do meio’, especificamente com a realização de visitas técnicas orientadas pelas diferentes disciplinas. A formação acadêmica do administrador de serviços públicos, além de requerer a apreensão de conhecimentos teóricos básicos e específicos e o desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas para uma competente atuação profissional. A idéia de sistematizar atividades de visitas técnicas relacionadas à administração de serviços públicos também busca alavancar a interdisciplinaridade no Curso, tal como já ocorre com as atividades do Trabalho Integrado, estimulando o debate em torno das relações e intersecções que se estabelecem entre diferentes áreas do conhecimento. Neste aspecto, o acadêmico, a partir dos conceitos, teorias e métodos apresentados nas disciplinas, terá a oportunidade de refletir diante de uma realidade que, na maioria das vezes, apresenta-se afastada dos modelos idealmente construídos, o que, por isso, permite a abstração e uma possível criação de novos meios para compreendê-la.

(8)

Projeto Captação de Recursos Financeiros em Organizações Públicas e Privadas Direcionados a Sustentabilidade dos Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa da ESAG/UDESC

Coordenador:

Rubens Araújo de Oliveira Bolsistas:

Tiemi Marta Togura Sabrina de Abreu Voluntário:

Gisele Pereira Teixeira Resumo:

O objetivo precípuo deste projeto é correlacionar no âmbito prático o que já vem sendo desenvolvido no projeto de pesquisa: Estruturação de plano estratégico para a captação de recursos para organizações do terceiro Setor, de modo a efetivar o aprimoramento técnico dos alunos por meio da articulação sinérgica entre ensino, pesquisa e extensão.

A relevância social do projeto remete-se a sustentabilidade dos programas e projetos de pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Administração, além de gerar a possibilidade de investimentos em outras iniciativas sociais externas que atendam aos requisitos essenciais em termos de desenvolvimento sustentável.

Os impactos das ações do projeto manifestar-se-ão direta e indiretamente tanto a viabilidade financeira por meio das ações mantenedoras dos projetos desse centro, bem como na profissionalização destes alunos pela abordagem efetiva na captação de recursos, tanto em organizações públicas como privadas. Além disto se vislumbra a divulgação da UDESC enquanto instituição comprometida com ações sociais promovedoras da qualidade de vida e atuação inovadora em sua função precípua de ensino, promovendo abordagens interligadas entre ensino e prática por seus alunos.

A interação concreta com a comunidade acontece com a apresentação do corpo discente nas instituições públicas e privadas, em que os mesmos buscarão ou serão atraídos para o desenvolvimento das atividades laborais, de modo a aproximar os tomadores de serviços com formadores de profissionais, ou seja, no caso específico, a Universidade Pública.

(9)

Projeto AVOS: Implementação do Braço Social da ESAG Júnior

Coordenador:

Arnaldo José de Lima Bolsistas:

Danielle Karine Fernandes Daniel Scortegagna Pagani Resumo:

Este projeto envolve diretamente duas organizações sem fins lucrativos, a ESAG Jr. Consultoria em Administração gerida pro graduandos da ESAG e a AVOS (Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão) que é composta por 80 voluntárias que prestam assistência há 30 anos para um hospital de referência no Estado de Santa Catarina, o qual atende uma demanda de aproximadamente 100.000 crianças e adolescentes anualmente.

Devido ao gerenciamento de serviços do terceiro setor ser um dos problemas enfrentados por estas entidades verificou-se a necessidade de um aperfeiçoamento em gestão por meio da aprendizagem e da aplicação de técnicas advindas do campo da administração, por isto foi criada uma consultoria social unindo a ESAG Jr. e a AVOS tendo o acompanhamento do corpo docente da ESAG. Desta forma, visamos suprir a carência na formação acadêmica dos alunos relacionadas à questão do terceiro setor, assim como s]desenvolver a sociedade de forma profissional e sustentável, é que se pretende dar continuidade a esse projeto para que cada vez mais consigamos desenvolver um braço social, mostrando assim sua crescente preocupação com relação à responsabilidade social e gerando a médio prazo uma nova fase em que a questão social passa a ser uma das prioridades da empresa, trazendo retorno para a sociedade de maneira geral.

Utilizando o conhecimento acadêmico e comprometimento, a ESAG Jr. prestará seus serviços, Consultoria em Administração, a esta entidade social. Além de desenvolve-la, A Empresa proporcionará aos acadêmicos envolvidos com o projeto a vivência socialmente responsável, aprimorando sua formação pessoal, profissional e humana trabalhando a questão da responsabilidade social com maior profissionalismo, levando tal instituição ao desenvolvimento auto-sustentável.

A entidade beneficiada tem sua imagem muito difundida na sociedade catarinense pelo reconhecimento de suas ações de suas ações de cunho assistencial por uma causa nobre, possui como parceiros empresas renomadas de nossa região propiciando também, contato com empresários empresário disseminando um trabalho desenvolvido pela ESAG no setor público e privado. Isto acaba trazendo grandes benefícios a nossa escola, um exemplo disso foi quando ganhamos mídia televisiva em rede estadual pela repercussão de nossa iniciativa junto a AVOS.

Durante este período em que o projeto já se estendeu, já possível desenvolver uma pesquisa da Imagem Institucional da entidade, que está servindo de base para a conclusão do relatório do Plano de Marketing que tem prazo de término para junho de 2006. Paralelo a isso, está sendo proposta uma no Estrutural Organizacional, que mudará a metodologia de trabalho

(10)

atual, que constantemente é alvo de críticas pelas próprias voluntárias pela alta centralização de poder da presidente. Assim, conseguimos descentralizar parte das atividades envolvendo o grupo com maior facilidade, em que serão criadas as Diretorias de: Financeiro, Marketing, Projetos e Gestão de Pessoas alocando algumas voluntárias com o perfil adequado e contratando profissionais da área se necessário.

Em busca de um maior profissionalismo, a instituição já tentou implementar um Planejamento Estratégico, porém não surtiu efeito pela falta de uma Estrutura Organizacional bem definida.

Frente a carência de conhecimento especializado no assunto por parte da AVOS, a ESAG Jr.

vem por meio de uma consultoria em Administração auxiliar a implementação de tais ações.

Com tia atividades, a ESAG Jr. consegue destacar-se em meio ao cenário nacional com este projeto ligado a uma organização de cunho assistencialista. E a extensão Universitária dá mais um passo em busca do desenvolvimento auto-sustentável.

(11)

Projeto Modelos Contábeis e Orçamentários com aplicação para organizações do Terceiro Setor

Coordenador:

Marcus Tomasi Voluntário:

Gisele Pereira Teixeira Resumo:

O objetivo do projeto é a identificação teórico-prática de sistemas contábeis e orçamentários pertinentes às organizações do Terceiro Setor. Objetivando possibilitar o desenvolvimento de modelo orçamentário-contábil específico à realidade destas entidades que possa instrumentalizar uma metodologia de finanças no campo social de modo a viabilizar o aprimoramento na gestão das associações e fundações que participem dos projetos sociais da extensão da Universidade, bem como outras entidades do terceiro setor que queiram ter acesso a metodologia que será disponibilizada na site do NIPE (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) da UDESC/ESAG.

A relevância social do projeto remete-se a necessidade das organizações do terceiro setor de incorporar novas técnicas de gestão, voltadas aos seus fins institucionais, em específico na gestão financeira.

Os retornos do projeto manifestar-se-ão na transparência e maior eficácia na gestão das finanças das organizações do terceiro setor, fortalecendo o interesse público da Universidade, possibilitando, concomitantemente maior credibilidade e profissionalismo destas entidades na captação de recursos voltados a seara social.

(12)

Projeto Plano Estratégico e de Marketing – Ampliação dos Canais de Comunicação do NIPE e Fortalecimento da Marca

Coordenador:

Adrian Sanchez Bolsistas:

Camilla Antunes

Francisco Tiago Garcia Peña Resumo:

O projeto de extensão proporcionou ao NIPE – Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão a sua criação e ampliação gerando a um banco de dados de entidades fomentadoras de projetos sociais, disponibilizado via home page, constituído por elementos teóricos e práticos necessários às diversas organizações e associações comunitárias que buscam recursos econômicos para viabilizar seus projetos sociais.

Nesta nova etapa, objetiva-se, por meio do acompanhamento da implementação do plano de marketing com ferramentas como Balanced Score Card e da definição da identidade corporativa, posicionar o NIPE de forma a otimizar suas atividades junto ao público alvo, e com o fortalecimento da marca NIPE e da melhoria da comunicação, ser reconhecido como agente de mudança social por este público.

Sendo assim, reforçando o papel social do núcleo como agente social de informação e modificação social o projeto vem de encontro aos anseios da comunidade universitária, bem como da comunidade local, visto que os conhecimentos nesta área ainda são escassos.

(13)

Projeto Estruturação Jurídica, Contábil e Administrativa da Associação Bento XVI

Coordenador:

Adrian Sanchez Bolsistas:

Vítor do Nascimento da Silva, Alice Carneiro de Castro Resumo:

Associação Bento XVI é uma entidade civil sem fins econômicos, com personalidade jurídica de direito privado o objetivos filantrópicos, educacionais e assistenciais, com sede na cidade de Florianópolis/SC, remete-se ao desenvolvimento de projetos com vistas à profissionalização dos jovens, geração de renda, inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Tem como missão: “Proporcionar eventos recreativos voltados para a cultura, lazer, educação, espiritualidade, saúde, dentre outros que visem o desenvolvimento auto-sustentado da sociedade em especial, da juventude”.

Projetos que se propõe

1. Noite Sacra: A idéia fundamental do projeto é desenvolver nos jovens a consciência de que é possível curtir e fazer acontecer uma Balada sem vincular esta ao álcool, ao cigarro, as drogas e as brigas. Busca-se com a promoção das “Noites Sacras” resgatar e difundir uma cultura que prime pelos valores centenários da família, da convivência e da espiritualidade.

2. Curso de DJ: Através da música cristã remixada e das técnicas de DJ pretende-se proporcionar a jovens e adolescentes a partir dos 10 anos o aprendizado da profissão de DJ e, ao mesmo tempo, leva-los a espiritualidade e a religião através das letras, das músicas e das batidas.

3. Multiplicando Dons: Tem por objetivo a valorização dos ministérios de músicas locais e a evangelização através da música. Este projeto pretende organizar e possibilitar a gravação de um CD com os ministério de música católica de Florianópolis, com a rende e com a divulgação deste projeto busca-se fomentar a formação de novos ministérios de música e o fortalecimento dos ministérios já existentes.

(14)

Projeto RECICLESAG

Coordenador:

Luciana Ronconi Bolsista:

Luciane F. Cardoso Voluntário:

Manuela Bittar Horn Resumo:

Este projeto propõe-se por maio da extensão universitária, implementar a coleta de lixo seletivo nas dependências da ESAG de moda a contribuir com as necessidades do meio ambiente; busca dessa forma disseminar conhecimentos e práticas de interesse público.

ESAG é uma universidade com longa tradição e até hoje nenhuma ação de seleção e coleta de lixo foi colocada em prática. Diante dos valores que pairam sobre a sociedade atualmente, as organizações públicas (em especial, a Universidade) precisam ter consciência acerca da responsabilidade social gente à fragilidade do planeta.

O projeto, além disso, visa estimular e fortificar entre os alunos novas idéias no sentido de educação ambiental-ecológica e desenvolvimento sustentável.

Pretende-se a partir desse projeto, estabelecer parceria entre a Universidade e a ARESP – Associação dos Recicladores Esperança – cooperativa que tem como objetivo desenvolver atividades de recepção, triagem, enfardamento e comercialização de materiais recicláveis.

Esse projeto inicialmente desenvolvido na ESAG pretende se estender aos demais centros da Universidade do Estado de Santa Catarina, na perspectiva de consolidação de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Por fim, o projeto tenderá a integrar os alunos e a comunidade em torno de uma causa comum aos participantes e colaboradores. A Universidade, portanto, compartilhando valores e conhecimentos com o público externo, mas não alheio a ela.

(15)

Projeto Divulgação Interinstitucional dos Projetos de Extensão da UDESC por meio de Parceria com a REDE SC/SBT

Coordenador:

Rodrigo Bousfield Resumo:

O projeto tem como objetivo a cooperação técnico-científica entre a Udesc e a Rede SC/SBT nas áreas de atuação e interesses comuns, de modo a desenvolver parcerias entre os proponentes que envolvam troca de serviços, sem contraprestações financeiras, pertinentes a suas atividades fins, especificamente a veiculação pelos instrumentos de mídia da Rede SBT/TV, dos programas de extensão da UDESC, no âmbito do estado de Santa Catarina, de forma que os mesmos possam ter suas atividades otimizadas pelos benefícios da divulgação de massa.

Referências

Documentos relacionados

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

Este projeto pretende desenvolver cursos extracurriculares, visando à capacitação de lideres e gestores de organizações comunitarias, bem como, a complementação do processo

AO PAGAMENTO COM VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DE CARGOS TEMPORÁRIOS, AGENTES DE VARRIÇÃO E AGENTES DE APOIO, LOTADOS NA SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS, CONFORME

A Escola Nacional da Magistratura e a Academia Internacional de Direito e Economia realizam, com a colaboração da ABCR, este seminário em parceria, seguindo modelo muito

A estrutura de um m´odulo C ´e composta de 4 partes essenciais: O include do header Python.h que contem todas as fun¸c˜oes e informa¸c˜oes necess´arias para efetuar a

O denunciado ALDEMIR BENDINE, então Presidente do Banco do Brasil, em conjunto com o operador financeiro ANDRÉ GUSTAVO, solicitou, para si e para outrem, vantagem indevida de

TOTAL VALOR UNIT.. f) Deve implementar associação automática de vlan de acordo com usuário autenticado;

O Poder Executivo de cada ente colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas