• Nenhum resultado encontrado

NÃO É UMA VAN. É UMA MAN.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "NÃO É UMA VAN. É UMA MAN."

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

NÃO É UMA VAN.

É UMA MAN.

O MAN TGE.

MAN Truck & Bus Portugal Rua Quinta das Cotovias, nº 2

Edifício MAN Truck & Bus Portugal, 2º andar 2615-365 Alverca do Ribatejo

www.van.man

D115.003

variar na sua forma, construção, tons de cor e características incluídas após o prazo de cópia da presente brochura em 11/01/2020. As ilustrações podem também mostrar equipamentos especiais, elementos de decoração ou acessórios que não sejam equipamento de série. Se forem utilizados símbolos ou números para descrever uma encomenda ou o objeto de uma encomenda, não haverá quaisquer direitos decorrentes unicamente a partir destes. Esta publicação destina-se a utilização só é válida para a República Federal da Alemanha no momento em que a publicação foi atualizada pela última vez. Entre em contacto com o representante de vendas da MAN para quaisquer questões relativas à regulamentação aplicável noutros países e às suas consequências jurídicas.

MAN Truck & Bus – uma empresa do Grupo MAN

(2)

Índice

Introdução 4

Visão geral dos modelos 6

Mobilidade elétrica 8

Conectividade 10

Interior e exterior 12

Sistema de arrumação 14

Conectividade – sistema de informação

e entretenimento 16

Conectividade – serviços de chamada 18

Ar condicionado 19

Assentos e configurações de assentos 20

Compartimento de carga 22

Design dianteiro e traseiro 26 Rodas e acabamentos de pintura 28

Versatilidade 30

Opções de carrinha 32

Transporte elétrico 34

Transporte de passageiros 36

Superestruturas 40

Pacotes de equipamento 44

Inovações e segurança 46

Sistemas de assistência adicionais 50

Pós-venda 52

Transmissão e motores 56

Gama de veículos 60

Equipamento adicional 62

Informações gerais e adicionais 64

(3)

TERMINA O DIA MAS

SÓ O TRABALHO É QUE ACABA ESGOTADO.

INTRODUÇÃO

O MAN TGE tem provavelmente mais

experiência de veículo comercial do que qualquer outra carrinha.

Seja para trabalhos de construção, silvicultura, transporte de passageiros ou trabalhos em pedreira, esta carrinha pode ser utilizada em quase todos os terrenos. Disponível numa grande variedade de configurações e oferecendo muitos recursos digitais, conta também com assistência orientada para o cliente que garante sempre um trabalho bem feito. Durante mais de um século, A MAN tem sido o líder mundial em veículos comerciais, por isso ninguém conhece melhor as suas necessidades. E com a nossa assistência 24 horas, estamos sempre lá quando precisa de nós. Saiba mais sobre o camião entre as carrinhas.

MAN TGE - introdução   |  5

(4)

1 3 2

TUDO AQUILO DE QUE PRECISA E MUITO

MAIS. O MAN TGE.

1 - O furgão

Muito espaço de carga.

O furgão MAN TGE pode entregar com segurança qualquer carga no destino. O espaçoso

compartimento de carga com até 18,4 m³ de volume oferece espaço de sobra. Até 14 pontos de amarração e calhas¹ embutidos no pavimento, nas paredes laterais, na parede do fundo e no tejadilho mantêm tudo onde é suposto estar.

2 - O minibus

Onde cada passageiro é VIP.

O minibus MAN TGE pode acomodar até 19 passageiros além do motorista. Com os inúmeros assentos e ar condicionado, bem como o seu equipamento e opções de configuração que garantem a máxima flexibilidade e conforto possíveis, os modelos de minibus MAN TGE

«City», «Intercity» ou «Coach» cobrem tudo o que o transporte moderno de passageiros tem a oferecer. Com uma carta de condução de categoria B, pode conduzir o TGE Combi com um máximo de 8 lugares de passageiros.

3 - O chassis

Porque isto não é fácil.

Quer esteja configurado juntamente com uma carroçaria de caixa aberta ou como um veículo basculante, uma grua, um camião porta-contentores, um carregador com braço giratório, um reboque ou um camião com plataforma elevatória – o MAN TGE em todas as suas formas e versões é o seu parceiro de confiança no trabalho. E com a opção de cabine dupla, pode até levar seis colegas de trabalho consigo.

¹ Equipamento opcional com custo adicional.

6   |   MAN TGE – visão geral dos modelos

(5)

PRONTO PARA TODAS AS MISSÕES. SEM EMISSÕES.

MOBILIDADE ELÉTRICA

A logística urbana e suburbana está em constante mutação e a tornar-se cada vez mais complexa:

O crescimento do tráfego de mercadorias e de distribuição é cada vez mais confrontado com as exigências da sociedade em matéria de sustentabilidade, especialmente no que se refere à redução de poluentes e emissões sonoras. Com os seus conceitos abrangentes, inovadores e holísticos de transporte, bem como a expansão de uma frota de veículos exclusivamente elétricos – que inclui o MAN eTGE – a MAN

fornece soluções feitas à medida para a logística urbana do futuro. Como veículo de produção em série totalmente elétrico, o MAN eTGE pode competir com o custo total de propriedade de um MAN TGE a gasóleo. Mas os benefícios económicos diretos não são a única coisa interessante na sua compra. O motor sem CO2 contribui para melhorar o ar da cidade e é tão silencioso que as entregas podem ser feitas facilmente à noite, aumentando assim o horário de expedição e aumentando a flexibilidade do horário. Além de oferecermos um veículo de alto desempenho, oferecemos conselhos

REENERGIZE A SUA EMPRESA COM SOLUÇÕES DE TRANSPORTE MAN.

Análise operacional e conceito de mobilidade Trabalhamos consigo para analisar o estado atual da sua

empresa e da sua frota e para desenvolver um conceito de mobilidade feito à medida para oferecer um lançamento

económico no mundo da mobilidade elétrica.

abrangentes para a introdução ideal à mobilidade elétrica da frota e estamos ao seu lado com as soluções de transporte MAN ao longo de todo o ciclo de vida do MAN eTGE.

Juntamente com o apoio habitual em assistência e manutenção, os consultores especializados das soluções de transporte da MAN oferecem assistência em questões que vão desde a implementação de veículos elétricos e do planeamento de rotas até às infraestruturas de carregamento e fontes de alimentação.

Infraestrutura de carregamento e fonte de alimentação Juntos, desenvolvemos a infraestrutura de carregamento, simulamos os processos de implementação e carregamento de veículos e estabelecemos a estratégia ideal de alimentação

para que a sua empresa faça a transição para a mobilidade elétrica com a maior facilidade e êxito possíveis.

Entrada na mobilidade elétrica e integração da frota Oferecemos conselhos completos sobre a utilização e manutenção dos seus veículos elétricos, oferecemos apoio para formação de funcionários e estamos sempre

presentes como um parceiro competente para a sua oficina de assistência.

MAN TGE – mobilidade elétrica   |  9

(6)

NA REDE E EM QUALQUER

LUGAR – COM O MAN CONNECT.

CONECTIVIDADE

Ao ligar o motorista, o veículo e o ambiente, o MAN

Connect e a nova geração de sistemas de informação e entretenimento com compatibilidade online trazem a revolução digital diretamente para o seu MAN TGE.

Os novos sistemas de informação e entretenimento1

podem ser conectados de forma prática ao seu smartphone e permitem-lhe utilizar aplicações compatíveis através do MAN SmartLink. Dependendo da opção do equipamento, o veículo também oferece os seus próprios serviços online.

Em caso de avaria ou emergência, os serviços de chamada podem ser acedidos rapidamente com o novo módulo de 3 botões2 na consola do tejadilho, garantindo a sua segurança independentemente da situação.

Além disso, a instalação normal da nova caixa telemática MAN3 em veículos a partir do modelo de 2021 torná- los-á todos compatíveis com os MAN DigitalServices. No futuro, o MAN TGE poderá oferecer aos clientes um vasto leque de serviços que abrirão caminho ao desenvolvimento das suas frotas digitais. A nova caixa telemática do MAN será a interface para fornecer uma visão global dos dados da frota e dos veículos e fornecer informações valiosas para ajudar a aumentar a eficiência.

Deixe a MAN levar a sua empresa um passo adiante no futuro da mobilidade.

¹ Conectividade disponível a partir da versão «MAN Media Van».

2 Não disponível para o eTGE e chassis para carroçarias especiais (por exemplo, túnel de vento, plataforma, autocaravanas), bem como veículos sem rádio e veículos preparados para sistema de transmissão por rádio.

3 Exceção: não disponível para o eTGE, veículos sem rádio e veículos preparados para sistema de transmissão por rádio.

MAN TGE – conectividade       | 11

(7)

UM TRABALHO SUAVE PARA SI!

INTERIOR E EXTERIOR

Seja no caminho para o trabalho, no

local de construção ou quando fizer uma merecida pausa, o MAN TGE é um verdadeiro profissional que vai consigo a todo o lado.

O ergonómico posto de trabalho do motorista oferece-lhe um conforto incomparável em movimento – mesmo em estradas rochosas e desiguais. O mesmo se aplica ao sistema de informação e entretenimento¹ que pode ser comodamente controlado por comandos de voz, permitindo-lhe concentrar-se mais no trânsito. Os compartimentos de carga e áreas de arrumação engenhosamente versáteis mantêm o seu dia de trabalho em ordem.

¹ Equipamento opcional com custo adicional.

MAN TGE – interior e exterior       | 13

(8)

10

Sistema de arrumação.

O extraordinário interior desta carrinha distingue-a imediatamente das restantes.

O sofisticado conceito de arrumação tem um lugar para tudo aquilo de que precisa, desde luvas de trabalho a uma régua.

Para além das áreas de arrumação especialmente grandes e profundas que se encontram debaixo de todo o comprimento do para-brisas, estão montados no tejadilho compartimentos ou áreas de arrumação adicionais, por cima do espaçoso porta-luvas e nas portas. O MAN TGE oferece ainda mais espaço de arrumação sob o banco traseiro rebatível. Estão igualmente disponíveis compartimentos e suportes práticos no encosto do banco rebatível do banco duplo de passageiros da frente. O painel de instrumentos inclui dois porta-copos do lado do condutor e do passageiro do banco da frente, duas ou, opcionalmente, três tomadas de 12 V, bem como uma minitomada. Também estão disponíveis uma quarta tomada de 12 V e uma tomada de 230 V na consola do motorista, opcionalmente. Duas portas USB ao lado da alavanca das mudanças completam a estação de trabalho intuitiva.

¹ Equipamento opcional com custo adicional.

9

6

6 7

5

5

7

8

7

7 6

4

1. Espaço de arrumação sob o banco traseiro 2. Tomada de 230 V¹

3. Costas do banco rebatíveis com porta-copos, suporte para tablet e compartimento de arrumação¹ 4. Compartimentos de arrumação nas portas

5. Porta USB¹ 6. Porta-copos 7. Tomada de 12 V¹ 8. Porta-luvas com trinco¹

9. Sistema de arrumação sofisticado com compartimentos

10. Unidade de arrumação sobre a cabeça¹

1

2 4

3

MAN TGE – sistema de arrumação       | 15

(9)

¹Exceção: não disponível para o eTGE, veículos sem rádio e veículos preparados para sistema de transmissão por rádio. 2 Equipamento opcional com custo adicional. 3 Não disponível para o eTGE e chassis de carroçarias especiais (por exemplo, running, camper), bem como veículos sem rádio e veículos preparados para sistema de transmissão por rádio.

Conectividade – sistema de informação e entretenimento.

A nova geração de sistemas de informação

e entretenimento compatíveis com a Internet tornará o seu dia de trabalho mais fácil do que nunca.

Em interação com a caixa telemática padrão1, estes sistemas oferecem-lhe acesso a uma grande variedade de serviços online móveis que são idealmente adaptados às diversas necessidades

do seu setor. Intuitivos e fáceis de operar, os novos sistemas de informação e entretenimento estão disponíveis em quatro gamas funcionais diferentes. Pode escolher um rádio padrão com serviço de chamada opcional ou um sistema mais inclusivo com navegação online e as inovadoras e expansíveis aplicações no veículo, que podem ajudá-lo a reabastecer e estacionar, por exemplo, fornecendo informações úteis sobre as taxas de estacionamento e os preços do combustível.

Conectividade – sistema de informação e entretenimento.

2 – MAN Media Van Business2 – conforto avançado.

• Ecrã a cores TFT de 8 polegadas tátil

• Compatível com DAB+

• Inclui o módulo de 3 botões3, kit mãos livres e MAN SmartLink para conectar um smartphone por Bluetooth ou WLAN

• Utilização de serviços online (aplicações do veículo:

atualizações meteorológicas, notícias) sem função de navegação

• Utilização de serviços de transmissão de música através do smartphone (MAN SmartLinkTM, Apple CarPlayTM, Android AutoTM)

1 – MAN Media Van Business Navigation2 – O pacote sem fios completo.

• Ecrã a cores TFT de 8 polegadas

• Compatível com DAB+

• Inclui o módulo de 3 botões3

• Kit mãos livres

• Wireless MAN SmartLink para conectar um smartphone por Bluetooth ou WLAN

• Inclui uma licença de dois anos para função de navegação com função de tráfego em tempo real, atualizações regulares de mapas (pode ser renovada através de MAN Now)

• Utilização de serviços online (aplicações do veículo: atualizações meteorológicas, notícias)

• Utilização de serviços de transmissão de música através do smartphone (MAN SmartLinkTM, Apple CarPlayTM, Android AutoTM)

1

1

2 4

3

4 – MAN Radio Van – apenas rádio.

• Versão de nível básico com a função básica de «rádio» (não compatível com DAB+)

• Ranhura para cartão SD disponível

• Módulo de 3 botões opcional3, direto de fábrica, pode ser adicionado com um custo adicional 3 – MAN Media Van2 – entrada na conectividade.

• Ecrã a cores TFT de 6,5 polegadas tátil

• Compatível com DAB+

• Inclui o módulo de 3 botões3, kit mãos livres e MAN SmartLink para conectar um smartphone por cabo

• Utilização de serviços de transmissão de música através do smartphone (MAN SmartLinkTM, Apple CarPlayTM, Android AutoTM)

16  |    MAN TGE – conectividade - sistema de informação e entretenimento MAN TGE – informações de conectividade       | 17

(10)

Conectividade – serviços de chamada.

Os serviços de chamadas digitais através do módulo de 3 botões1 permitem agora receber ajuda rápida em situações de emergência.

O que é o módulo de 3 botões?

O módulo de 3 botões é um novo recurso na consola do tejadilho do MAN TGE. No caso de uma chamada de emergência, será ligado à pessoa de contacto apropriada com um simples toque num botão ou a utilização do airbag, poupando-lhe uma demorada procura de números de telefone numa situação potencialmente perigosa. Será ligado rapidamente – sem um telemóvel adicional.

O módulo de 3 botões é compatível com todos os sistemas de informação e entretenimento e já está integrado previamente na consola do tejadilho de três modelos. Na versão de nível de entrada «MAN Radio Van», o módulo de 3 botões pode ser instalado diretamente de fábrica mediante um custo adicional.

Serviço de avarias da MAN:

Em caso de avaria, basta o toque de um botão no símbolo de chave inglesa para o ligar ao centro de atendimento da sede MAN Mobile24, onde um funcionário o atenderá e aconselhará no idioma do sistema de informação e entretenimento escolhido. Ao mesmo tempo, dados importantes do veículo, como a localização e códigos de anomalia, são transmitidos diretamente ao MAN Mobile24, garantindo um diagnóstico e reparação rápidos.

Ar condicionado.

No MAN TGE, sente-se sempre confortável no seu trabalho.

Pode escolher entre o controlo climático manual¹ ou o controlo climático Climatronic totalmente automático¹.

Na van MAN TGE combi, uma tubagem de condução do ar sob a consola do tejadilho mantém os passageiros confortáveis em todas as viagens. Este fluxo de ar na tubagem pode ser ajustado individualmente utilizando um controlador separado. Todos os outros modelos minibus (TGE City, TGE Intercity, TGE Coach) também podem ser equipados com um controlo de ar condicionado separado para o compartimento de passageiros.

As janelas escurecidas e isolantes¹ também mantêm as temperaturas confortáveis na área dos passageiros. Por isso, não importa para onde vai ou qual a meteorologia, no MAN TGE, pode sempre contar com um agradável clima de trabalho.

1 – Aquecimento e ventilação

O MAN TGE vem com aquecimento e ventilação de série.

2 – Climático (manual)

O controlo infinitamente variável do sistema de ar condicionado garante que a temperatura pode ser ajustada ao nível desejado.

3 – Climatronic (automático)

Com este sistema, as temperaturas podem ser ajustadas individualmente em duas ou três zonas, incluindo a do condutor, dos passageiros do banco da frente e as zonas de carga/compartimento dos passageiros. Tem em conta a intensidade do sol e a temperatura exterior, e ajusta o ar condicionado para compensar. A recirculação automática do ar, um sensor de qualidade do ar, bocais de ventilação adicionais no revestimento do tejadilho¹ e o aquecimento adicional opcional também garantem o conforto.

¹ Não disponível para o eTGE e carroçarias especiais (por exemplo, running, camper), bem como veículos sem rádio e veículos preparados para sistema de transmissão por rádio.

1 Equipamento opcional com custo adicional.

Chamada de informações MAN:

Para soluções profissionais para problemas relacionados com o veículo, a chamada de informações MAN liga para o centro MAN Mobile24 com um simples toque no botão «i». Aqui encontrará respostas profissionais para todas as suas perguntas.

Chamada de emergência (chamada de emergência na UE):

Em caso de acidente que desencadeie o airbag, é automaticamente

estabelecida uma ligação de voz ao centro de chamadas de emergência através do número de emergência 112. Para emergências médicas, a chamada de emergência pode ser ativada manualmente usando o botão SOS vermelho do sinal. O módulo transmite simultaneamente a localização do veículo e outras informações legalmente exigidas para acelerar as operações de salvamento.

2

3

18  |    MAN TGE – conectividade – serviços de chamada MAN TGE – ar condicionado       | 19

(11)

1

Configurações de assentos.

Assentos.

Quando se trata dos assentos, o MAN TGE oferece uma gama impressionante de opções.

Há seis opções de assentos que vão de «Standard»,

«Comfort»¹ ou «Comfort Plus»¹, todas disponíveis como assentos de rotação¹, até ao extraordinariamente ergonómico «ergoComfort»¹ com o selo AGR de aprovação e até uma função de massagem na versão

«ergoActive»¹. Oferecemos também uma ampla seleção de revestimentos dos assentos para o Man TGE. Escolha entre (a) os revestimentos dos assentos extremamente resistentes à abrasão, de longa duração2 feitos do robusto material «Maratona»1 popular nos veículos utilitários, (b) os revestimentos dos assentos de tecido normal

«Toronto Grid» ou (c) os revestimentos dos assentos de alta qualidade em couro sintético «Mesh»1.

¹ Equipamento opcional com custo adicional. ² O processo de impressão pode fazer com que as cores impressas sejam diferentes das cores reais.

1 – Cabine dupla traseira

Quanto maior a sua equipa, mais rapidamente consegue fazer o trabalho. O banco traseiro na carrinha de cabine dupla oferece espaço suficiente para quatro passageiros adicionais.

2 – Banco do condutor «Comfort Plus»¹

O banco do condutor «Comfort Plus» apresenta um suporte lombar de quatro vias ajustável eletricamente, bem como apoios rebatíveis em ambos os lados, fazendo com que a sua viagem seja melhor do que nunca, mesmo em estradas longas ou acidentadas.

a

b

c 2

20  |    MAN TGE – assentos e configurações de assentos MAN TGE – assentos e configurações de assentos       | 21

(12)

O volume de carga especificado refere-se à versão com tração dianteira.

Capacidade de carga elevada

Compartimento de carga.

As dimensões do MAN TGE são tudo o que se pode pedir.

O furgão oferece uma escolha de duas distâncias entre eixos, três comprimentos e três alturas disponíveis, com uma área do compartimento de carga até 18,4 m³.

Consoante a versão, o comprimento do veículo varia entre

5,98 e 7,39 metros e a altura do veículo entre 2,35 e 2,83 metros. O peso total admissível é de 5,5 toneladas. Podem ser transportadas mais 3,5 toneladas utilizando o reboque.

O chassis também existe em duas versões com uma cabine

ou uma cabine dupla. O chassis de caixa aberta está disponível diretamente de fábrica em quatro comprimentos com um comprimento da plataforma que pode chegar a 4,7 metros.

COMPARTIMENTO DE CARGA

MAN TGE – compartimento de carga       | 23

(13)

Imagens apenas para referência.

O compartimento de carga está equipado com um pavimento robusto de madeira¹ ou um pavimento universal¹ que permite instalar ou remover rapidamente o sistema de prateleiras individualizado, conforme necessário.

Pode optar por instalar as calhas de amarração no pavimento do compartimento de carga, no teto, nas paredes laterais ou na parede de divisão. Os painéis da parede feitos de madeira laminada ou de lâminas sintéticas de parede dupla também estão disponíveis, a título opcional. O compartimento de carga é super iluminado pelas luzes LED brilhantes normais. O MAN TGE apresenta também uma aresta de carga baixa e uma porta deslizante extra larga com uma largura de abertura de 1311 mm.

Equipamento interior:

1 – Preparação das configurações

Um grande número de orifícios hexadecimais para parafusos M6 permite instalar facilmente prateleiras e armários acima e abaixo da área da janela.

2 – Extremidade de carga baixa²

A tração dianteira em combinação com a extremidade de carga baixa de 100 mm simplifica as operações de carga e descarga. Um degrau adicional¹ em todo o comprimento da traseira do veículo, ou na metade direita, se houver um reboque atrelado, também está disponível para facilitar o acesso.

3 - Calhas de amarração e pontos de amarração¹

As calhas de amarração podem ser instaladas no pavimento do compartimento de carga, no tejadilho, nas paredes laterais ou na parede de divisão, conforme necessário.

Os pontos de amarração instalados no pavimento são padrão.

4 - Armação de suporte montada no tejadilho interior¹

Oferece arrumação fácil para objetos mais compridos. Ambas as partes da armação de suporte podem ser deslocadas ao longo do tejadilho do veículo para ajustar o comprimento para todos os tipos de mercadorias. São amovíveis quando não estão em utilização.

5 - Pavimento e painéis de parede¹

Pavimento de madeira robusto ou pavimento universal inovador; painéis de parede feitos de madeira laminada ou de chapas sintéticas de parede dupla (opcional).

6 - Iluminação do compartimento de carga Luzes LED brilhantes e duradouras de série.

7 - Ângulo de abertura da porta

As portas traseiras abrem 180° ou 270°; porta deslizante extra larga do lado, com uma largura de abertura de 1311 mm.

¹ Equipamento opcional com custo adicional. ² A figura refere-se ao furgão TGE com tração dianteira em comparação com os modelos de tração traseira e tração integral 4×4.

7

3

6

6

5

2 5

7

1

3

2

3

4

MAN TGE – compartimento de carga       | 25

(14)

DESIGN DIANTEIRO E TRASEIRO

Design dianteiro e traseiro.

O que primeiro chama a sua atenção para o MAN TGE é o facto de ele chamar a sua atenção.

Com os faróis LEDs opcionais e as luzes de condução diurna LED, faz virar cabeças tão eficientemente quanto o mantém seguro ao conduzir durante a noite. As colunas A extra estreitas e o para-brisa grande garantem que pode ver para a frente e para os lados. Os espelhos retrovisores extragrandes com função adicional de ângulo largo tornam a viagem ainda mais segura. A surpreendente aerodinâmica da carrinha resulta num baixo coeficiente de resistência e em poupanças significativas no abastecimento de combustível.

Grelha da frente: com um atrativo leão MAN, embutido num acabamento cromado de alto brilho.

Espelhos retrovisores: espelhos retrovisores grandes, opcionalmente com função de regulação e rebatimento elétrica, ângulo de visão mais amplo, aquecido, e luzes indicadoras protegidas de impacto.

Faróis: faróis LED opcionais com luzes de condução diurna LED.

26  |    MAN TGE – design dianteiro e traseiro

(15)

Rodas.

As rodas do MAN TGE mantêm-no a rodar em estilo.

A escolha é sua: jantes de liga leve, jantes de aço com tampas da cuba da roda ou com tampas centrais das rodas.

a Rodas de aço com tampas da cuba completas¹

b Rodas de aço com tampas centrais das rodas cromadas¹

c Jantes de liga leve¹

1 Ontario Green 2 Deep Ocean Blue 3 Candy White

4 Indium Grey metálico¹ 5 Neon Orange

6 Deep Black efeito de pérola¹ 7 Cherry Red

8 Reflex Silver metálico¹

E se o Candy White não for suave o suficiente para si ou o Deep Black for um pouco brilhante demais, oferecemos mais de 110 outros acabamentos de pintura para escolher.

¹ Equipamento opcional com custo adicional.

Acabamentos de pintura.

O novo MAN TGE é como um cartão de visita sobre rodas:

Quer seja um acabamento de cor sólida, metálica, efeito pérola ou de tinta especial, agora pode mostrar as suas verdadeiras cores e causar uma grande impressão.

2

3

1

4

6

7

8 5

28  |    MAN TGE – rodas e acabamentos de pintura

a

b

c

(16)

VERSATILIDADE

TERIA CONSTRUÍDO

ROMA NUM DIA.

(17)

O MAN TGE é sempre um operador suave, mesmo nas condições mais difíceis.

As duas distâncias entre eixos, as três alturas e os três comprimentos disponíveis fazem dele a escolha perfeita, não importa qual seja o trabalho. As duas distâncias entre eixos são de 3640 mm e 4490 mm. Os comprimentos do compartimento de carga¹ variam de 3450 mm a 4855 mm

e as alturas do compartimento de carga² entre 1726 mm e 2196 mm. A escolha da altura e do comprimento maiores resulta num volume máximo do compartimento de carga de 18,4 m³.

O chassis permite um comprimento máximo da carroçaria de 5550 mm com uma cabine de chassis e um comprimento máximo de 4300 mm com uma cabine dupla. E não importa

a variação que escolher, o MAN TGE carrega sempre muito, com um peso total admissível de 3,5 t a 5,5 t.

Podem ser transportadas mais 3,5 toneladas utilizando o reboque. A carga útil máxima da versão de 3,5 toneladas é particularmente impressionante – pode com até 1,8 t. Oferece sempre a combinação certa de desempenho e espaço generoso. Que tal, em termos de potência?

¹Comprimento medido no pavimento do veículo, incluindo o compartimento de arrumação por baixo do pavimento, que se estende para além da parede de divisão. O comprimento de carga é menor na área superior do compartimento de carga. ² Com tração dianteira.

Opções de carrinha

1

O furgão MAN TGE. MAN TGE Combi.

Cabine dupla MAN TGE.

¹ As dimensões mostradas referem-se aos veículos com tração dianteira e chassis direto de fábrica com caixa aberta.

Chassis com cabine MAN TGE.

32  |    MAN TGE – opções de carrinha MAN TGE – opções de carrinha       | 33

(18)

TRANSPORTE ELÉTRICO

ATUALIZE A SUA FROTA.

MAN eTGE.

O nosso MAN eTGE, com a sua transmissão totalmente elétrica, atravessa a selva urbana em bicos de pés.

Com funcionalidade, eficiência e fiabilidade que deixam uma impressão duradoura, o poderoso MAN eTGE pode enfrentar todos os desafios atuais e futuros que o tráfego urbano representa para um veículo de transporte ou de carga:

Motor

A máquina síncrona do íman permanente fornece um pico de potência de 100 kW (136 cv)1 e o binário total imediatamente acessível de 290 Nm garante uma aceleração ótima.

Bateria

Instalada no compartimento de carga, a bateria de alta tensão de 35,8 kWh do MAN TGE2 garante uma distribuição de peso ótima, sem perda de espaço de carga, em comparação com a tração traseira ou tração integral.

Opções de carregamento

Com o cabo fornecido, o MAN eTGE pode ser carregado durante a noite ou durante o trabalho, por exemplo, em qualquer tomada de 230 V. Na prática caixa de parede CA com uma carga ligada de 7,2 kW, o MAN eTGE pode ser totalmente carregado em apenas 5 horas e 20 minutos. 80 % da bateria pode ser carregada em 45 minutos numa estação de carregamento rápido (CC com carregamento até 40 kW).

Autonomia

O MAN eTGE funciona realmente em trânsito urbano e de «para-arranca». A sua autonomia real3 de 130-140 km, com uma carga útil máxima de 950 kg, significa que a quilometragem média diária urbana de 60-80 km é facilmente atingível com capacidade de carga total.

Custo – gasóleo vs. eTGE

Após quatro anos de quilometragem, o eTGE atinge um nível de igualdade de custos (TCO) ao do TGE a gasóleo. Quando são tomados em consideração os subsídios estatais, benefícios fiscais e custos energéticos mais baixos, pode até revelar-se o mais económico dos dois. Se estiver a comprar ou a mudar para um MAN eTGE, os nossos consultores de soluções de transporte terão todo o gosto em prestar-lhe aconselhamento profissional sobre a frota.

1 Consumo de energia de acordo com a WLTP 290,61 kWh/100 km. 2 A MAN oferece uma garantia de 8 anos para a bateria: garantida por 8 anos ou 160 000 km, consoante o que ocorrer primeiro, capacidade residual de pelo menos 70 %. Os danos causados por intervenções externas não estão cobertos pela garantia. 3 Autonomia de acordo com WLTP 115 km. Autonomia de acordo com NEDC 173 km.

MAN TGE – transporte elétrico       | 35

(19)

1 – MAN TGE combi van; 2 – MAN TGE Intercity; 3 – MAN TGE Coach; 4 – MAN TGE City

TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

DESCRIÇÃO DO TRABALHO:

VERDADEIRA MULTIFUNÇÕES.

Os nossos autocarros sempre suscitaram admiração, e agora os nossos minibus são uma prova clara de que coisas incríveis podem ter diferentes formas e tamanhos. E quando se trata do transporte de passageiros, podem acompanhar os irmãos maiores em cada passo do caminho.

Especialmente desenvolvidos para responder a uma grande variedade de necessidades de passageiros e motoristas, os nossos minibus tornam cada viagem o mais confortável e segura possível.

Quer seja usado como veículo de transporte público urbano ou como um shuttle para lugares remotos e maravilhosos, a experiência acumulada de MAN integrada em cada minibus garante que o seu

destino vale bem a pena. 1

2

3 4

MAN TGE – transporte de passageiros       | 37

(20)

MAN TGE combi van.

Para a combinação perfeita:

Quer se trate do pacote básico, do pacote de mobilidade ou do pacote Shuttle, o MAN TGE combi van está disponível numa variedade de opções concebidas para satisfazer uma vasta gama de necessidades de transporte. Fornece transporte acessível a cadeiras de rodas para passageiros com deficiência e com mobilidade reduzida e pode também ser utilizado como autocarro escolar ou como shuttle VIP e de hotel. Com até nove assentos confortáveis, a sua capacidade de lidar com quase tudo é incomparável. Além disso, a assistência de travagem de emergência é apenas um dos sistemas de segurança concebidos para o proteger diariamente.

MAN TGE City.

Um verdadeiro rapaz da cidade:

O MAN TGE City dá um traço moderno aos serviços regulares de transporte urbano. Este ágil multifunções apresenta transmissão automática e equipamento de comodidade para os passageiros,para se integrar perfeitamente nas redes locais de transporte público:

assentos almofadados, janelas panorâmicas grandes, corrimãos ergonómicos e uma generosa área de piso baixo para carrinhos e cadeiras de rodas, que tem uma rampa desdobrável integrada. O MAN TGE City define padrões de referência em conforto quando se trata de entrar e sair: As portas de duplo movimento permitem que os passageiros entrem e saiam sem dificuldade, o que se torna ainda mais fácil graças a um baixo vão de entrada.

MAN TGE Intercity.

Grande capacidade comprovada através da flexibilidade:

Veículo de 16 lugares com porta deslizante (opcionalmente elétrica) e com um sistema de assentos flexível – o TGE Intercity é totalmente versátil. Com 19 assentos, entrada baixa e porta deslizante exterior, os níveis de conforto sobem ainda mais. É por isso que o Intercity é sempre o shuttle ideal para escolas e clubes ou um acompanhante prático para excursões de hotel. O TGE Intercity também apresenta uma série de sistemas de segurança projetados para que possa passar um dia de trabalho em segurança.

MAN TGE Coach.

Viaje como uma estrela:

o autocarro de turismo ideal para pequenos grupos com padrões elevados. O espaçoso compartimento dos passageiros acomoda até 16 passageiros, cada um com o seu próprio assento de couro macio. Ar condicionado separado para o compartimento dos passageiros, um frigorífico para bebidas e snacks e uma função de vídeo garantem aos seus passageiros uma experiência de viagem maravilhosamente luxuosa1. Até as malas e sacos viajam confortavelmente – com uma bagageira extra profunda no MAN TGE Coach.

1 1 Equipamento opcional com custo adicional.

38  |    MAN TGE – transporte de passageiros MAN TGE – transporte de passageiros       | 39

(21)

1 - Caixa aberta com grua; 2 - Caixa leve; 3 - Veículo de serviço com extensão de prateleira; Modelo de 4 - 5,5 t com basculante de 3 lados

Superestruturas.

Não importa quais são os desafios do seu trabalho ou aonde ele o leve:

A nossa experiência no setor, anos de experiência e uma ampla rede de fabricantes de superestruturas podem oferecer a solução perfeita para a sua empresa. O MAN TGE pode ser configurado para responder aos seus requisitos como um veículo basculante, com plataforma elevatória, ambulância ou oficina móvel. Basta dizer-nos de que precisa e nós tratamos do resto.

Superestruturas diretas de fábrica.

Ninguém gosta de esperar pela entrega do seu novo veículo, especialmente quando é um MAN TGE.

É por isso que oferecemos uma grande variedade de superestruturas específicas por setor e individuais, prontas de fábrica e diretas de fábrica. Pode configurar o MAN TGE de acordo com os seus requisitos individuais específicos. Seja como um chassis de caixa aberta, basculante ou caixa com prateleiras integradas – nós entregamos o seu veículo tão rápida e eficientemente que dificilmente dará pela espera. Aqueles que não podem esperar mais do que uns dias pelo seu novo MAN TGE na configuração certa, podem aceder às nossas «carrinhas preparadas», uma vasta gama de soluções completas de veículos que são

1

3 4

2

MAN TGE – superestruturas       | 41

(22)

1 2

9

1 – Furgão Plus (disponível em vários comprimentos e alturas do veículo); 2 – Painel de controlo separado para as configurações de funcionamento, acionável a partir do banco do motorista ou fora do veículo; 3 – Camião de reboque

O trabalho florestal impõe ao MAN TGE exigências completamente diferentes das impostas pelo trabalho de entregas.

É por isso que trabalhar em conjunto com a MAN é o melhor para a sua empresa. Temos mais de um século de experiência no setor dos transportes, e a nossa vasta rede de fabricantes de superestruturas foi cuidadosamente escolhida em conformidade com as nossas rigorosas exigências de qualidade.

4

7

10

13

5

8

11

14

3

6

12 Configurações de exemplo:

1. Carregador com sistema roll-off 2. Camião de reboque

3. Carregador com braço giratório 4. Veículo de serviço de emergência 5. Armação de suporte de vidro 6. Plataforma elevatória

7. Furgão com porta de elevação 8. Veículo basculante

9. Veículo basculante com grua 10. Caixa aberta

11. Caixa aberta com cobertura e tejadilho

12. Camper 13. Ambulância

14. Caixa de transporte de carga seca com elevação traseira

1

2 3

42  |    MAN TGE – superestruturas MAN TGE – superestruturas       | 43

(23)

Pacotes de equipamento.

Pode escolher entre uma grande variedade de pacotes de equipamento direto de fábrica¹ disponíveis a preços atrativos.

Pacotes de segurança.

Pacote de segurança ativa:

- Tempomat de regulação da distância (ACC) com limitador de velocidade

- Assistência de travagem de emergência (para tempomat de regulação da distância ACC até 160 km/h)

- Retrovisores exteriores aquecidos e dobráveis com regulação elétrica

- Assistente de mudança de faixa com assistente de faixa ativa

- Assistente de estacionamento à frente e atrás, bem como assistente de proteção lateral

- Faróis de nevoeiro, incluindo luz indicadora de mudança de direção

Pacote de segurança passiva:

- Cintos de segurança automáticos de três pontos, com regulação da altura do cinto de segurança e tensores de correia elétricos à frente

- Airbag para o motorista e o passageiro do banco da frente com desativação do airbag do passageiro do banco da frente

- Airbags laterais e de cabeça para o motorista e o passageiro do banco da frente

- Indicador de pressão de ar dos pneus

- Faróis de nevoeiro, incluindo luz indicadora de mudança de direção

- Iluminação do degrau dianteiro, pode ser desativada Pacote de luz e visão:

- Assistente de luz de máximos

- Luzes de condução diurnas com ativação da faróis (automática), função de «saída de casa» e função de

«chegada» manual

- Funcionamento intermitente do limpa para-brisas com sensor de luz e chuva

- Faróis de nevoeiro, incluindo luz indicadora de mudança de direção

Pacote de conforto:

- Quatro saídas de 12 V na cabine de condução (três no painel de bordo, uma na estrutura de base do assento do motorista)

- Pacote de arrumação 2: Duas ranhuras DIN 1 e uma lâmpada de leitura montada no tejadilho

- Volante multifunções (três raios) - Assento do motorista «Comfort Plus»

- Isolamento de ruído interior Premium Pacote de conforto Plus:

- Quatro saídas de 12 V na cabine de condução (três no painel de bordo, uma na estrutura de base do assento do motorista)

- Pacote de arrumação 2: Duas ranhuras DIN 1 e uma lâmpada de leitura montada no tejadilho

- Pacote Chrome

- Volante multifuncional em couro (três raios), aquecido - Assento amortecido «ergoActive» para o motorista - Isolamento de ruído interior Premium

- Tempomat de regulação da distância com limitador de velocidade

- Iluminação do degrau dianteiro, pode ser desativada Pacote de inverno:

- Aquecimento adicional de água com aquecimento de parques programáveis e controlo à distância por rádio - Dispositivo de limpeza de faróis com válvula do para-brisas

com aquecimento à frente e indicador do nível de água

Pacote de construção de camião basculante:

- Fita terminal elétrica e unidade de controlo com programação ABH

- Preparação para barra de reboque (incluindo a estabilização de enrolamento) com conjunto de cabos, tomada e unidade de controlo - Vidro traseiro

- Espelho de segurança interior, regulável - Preparação para camião tribasculante - Filtro de sujidade na secção dianteira - Luzes de posição no tejadilho dianteiro

- Segunda bateria com relé de corte e monitorização da bateria

Pacote de construção de caixa aberta:

- Preparação para barra de reboque (incluindo a estabilização de enrolamento) com conjunto de cabos, tomada e unidade de controlo - Vidro traseiro

- Espelho de segurança interior, regulável

- Pavimento da plataforma, painéis laterais de alumínio (dobráveis), fixação de segurança, degrau adicional (na parte traseira do painel traseiro)

- Luzes de posição no tejadilho dianteiro

Pacote de distribuição de assistência ao motorista:

- Câmara de inversão de «vista traseira»

- Retrovisores exteriores aquecidos e dobráveis com regulação elétrica

- Assistente de mudança de faixa - Luzes de presença laterais

- Assistente de estacionamento à frente e atrás, bem como assistente de proteção lateral

Pacote de distribuição do compartimento de carga:

- Calhas C na parede de divisão e nas paredes laterais - Degrau adicional em todo o comprimento da retaguarda

do veículo

- Portas da cabine com dobradiças reforçadas do lado do motorista

- Dobradiças da porta dupla traseira com ângulo de abertura extragrande

- Luzes de presença laterais

Pacote de distribuição industrial (com ou sem elevação traseira):

- Feixe de cruzamento de extremidade estreita com C = 1149 mm e A = 225 mm, com parafuso

- Luzes de posição no tejadilho dianteiro - Preparação da elevação traseira, elétrica - Segunda bateria com relé de corte (ciclo longo)

- Retrovisor exterior para largura de configuração saliente até 2,4 m, esquerda e direita, convexo, com luz indicadora LED integrada e alcance angular grande

- Preparação para iluminação do compartimento de carga

¹ Pode diferir entre países.

Pacotes de conforto. Pacotes específicos por setor.

44  |    MAN TGE – pacotes de equipamento MAN TGE – pacotes de equipamento       | 45

(24)

INOVAÇÕES E SEGURANÇA

TRABALHA SOZINHO,

MAS ELES AJUDAM.

(25)

Inovações e segurança.

Precisa de uma equipa na qual possa confiar.

É por isso que o MAN TGE está equipado com uma gama de sistemas de segurança inovadores para o ajudar, dependendo das capacidades do sistema selecionado, para se concentrar no seu trabalho e simultaneamente evitar danos dispendiosos ao seu veículo.

1 - Assistente de estacionamento2

2 - Assistente de travagem de emergência EBA como equipamento de série

3 - Assistente de saída do estacionamento2

Enquanto parte integrante do assistente de mudança de faixa, o assistente de saída do estacionamento auxilia o motorista ao sair do estacionamento em marcha-atrás e trava o MAN TGE automaticamente, em caso de uma colisão iminente com o tráfego transversal.

4 - Assistente de manutenção na faixa de rodagem ativo2 Ao mínimo indício de que o veículo abandona a faixa de rodagem involuntariamente, o sistema de manutenção na faixa de rodagem ativo aciona uma intervenção de regulação no sentido contrário, mantendo-o na respetiva faixa.

A ativação automática ocorre a partir de uma velocidade de 65 km/h e funciona mesmo em caso de mau tempo e visibilidade reduzida.

5 - Assistente de proteção lateral2

Dezasseis sensores ultrassónicos medem a distância em relação aos obstáculos na zona lateral do veículo e, em caso de emergência, alertam o motorista para a existência de objetos perto do MAN TGE. A partir do assento do motorista, um prático ecrã mostra os objetos à volta do veículo e indica um eventual perigo de colisão ao mudar de faixa. Além disso, um sinal acústico alerta o motorista para riscos de colisão.

6 - Assistente de reboque2

Este sistema pode ser ativado quando necessário. Ao fazer marcha-atrás com um reboque, o MAN TGE segue automaticamente um ângulo de viragem previamente definido. O motorista controla apenas a aceleração e a travagem, sendo a direção controlada automaticamente pelo veículo.

7 - Tempomat de regulação da distância (ACC)2

O conveniente e prático tempomat de regulação da distância com limitador de velocidade que, em combinação com a caixa de velocidades automática, é capaz de travar até à imobilização.

¹ Até 30 km/h. 2 Equipamento opcional com custo adicional.

Se o MAN TGE se aproximar de um obstáculo e o motorista não reagir, o sistema de assistente de travagem de emergência instalado de série avisa-o e, em caso de emergência, inicia automaticamente uma travagem. Em combinação com a caixa de velocidades automática, trava automaticamente até à imobilização do veículo, em caso de uma colisão iminente1.

Quando ativado, o assistente de estacionamento assume a direção do veículo durante o estacionamento, manobrando o MAN TGE de forma fácil, mesmo nos lugares mais apertados. O motorista acelera e trava

autonomamente, mantendo assim o veículo sempre sob controlo. Desta forma, o MAN TGE alivia a carga do motorista nas manobras de estacionamento

e previne danos resultantes de um estacionamento incorreto. 1

2 3 4

5

6 7

48  |    MAN TGE – inovações e segurança MAN TGE – inovações e segurança       | 49

(26)

1 Dentro das capacidades técnicas do sistema. 2 Equipamento opcional com custo adicional.

Sistemas de assistência adicionais

1

.

Assistente de mudança de faixa2: O assistente de mudança de faixa avisa o motorista do tráfego que se aproxima no ponto cego do motorista, quando muda de faixa a velocidades superiores a 10 km/h. O sistema evita possíveis colisões durante mudanças de faixa – no tráfego urbano e em autoestrada.

Assistente de ventos cruzados: Este sistema mantém o MAN TGE em segurança na sua faixa em caso de vento lateral ou numa superfície de estrada inclinada lateralmente.

Deteção de fadiga2: Este sistema deteta desvios em relação ao comportamento normal de condução que indicam fadiga e, em seguida, avisa o motorista com um sinal acústico e visual, para que faça uma pausa.

Travão multicolisões: Quando é detetada uma colisão, este sistema assegura que o veículo está totalmente imobilizado, para evitar mais acidentes.

Assistente de máximos2: Esse sistema deteta veículos à frente ou em circulação e automaticamente muda novamente para os médios.

Sensor de luz/chuva2: Este sistema reage automaticamente em caso de escuridão ou chuva, regulando os faróis e os limpa-para-brisas em conformidade.

Assistente de subidas: Este sistema ajuda automaticamente o arranque em inclinações, impedindo o veículo de ir para trás.

Assistente de estacionamento2: Este sistema ajuda o motorista a manobrar ao estacionar, utilizando sinais acústicos e visuais que indicam a distância à frente e atrás do veículo.

Câmara de inversão2: As imagens desta câmara são exibidas no monitor do cockpit. O sistema ajuda o motorista a estacionar, a manobrar e a fazer marcha-atrás.

ABS e ESP: O controlo eletrónico de estabilidade é um complemento do sistema antibloqueio. Este sistema de assistência ao condutor, controlado eletronicamente, trava estrategicamente as rodas individuais para evitar deslizamento e derrapagem.

MAN TGE – sistemas de assistência adicionais       | 51

(27)

PÓS-VENDA

A NOSSA MANUTENÇÃO

SEGUE UM CALENDÁRIO: O SEU.

Um dos melhores recursos do MAN TGE: a equipa MAN.

Com soluções individuais, gestão do tempo e manutenção de ponta, peças originais MAN, acessórios originais MAN e MAN ServiceContracts personalizados, abrimos caminho para o seu sucesso. Combinados com horários flexíveis de abertura nos nossos centros de assistência MAN e com a nossa assistência na estrada 24 horas, garantimos que nada o atrasa por muito tempo.

MAN TGE – pós-venda.       | 53

(28)

MAN Mobile24

Quer esteja na selva urbana ou na floresta:

A assistência em viagem 24 horas «MAN Mobile24» garante que permanecerá no caminho certo. A assistência em viagem MAN está pronta para o ajudar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Em caso de avaria, basta ligar para o número Mobile24 em qualquer país europeu e falar com um parceiro competente, que estará pronto para o ajudar num dos 25 idiomas. Se necessário, será enviado um veículo de serviço móvel MAN de um dos cerca de 2000 centros de assistência em toda a Europa. Pode ver e seguir o estado atual do processamento da avaria a qualquer momento, com a ligação de acompanhamento do Mobile24.

Serviços MAN

Uma vez MAN, para sempre MAN. Isto aplica- se tanto ao MAN TGE como ao serviço de reparação e manutenção da MAN. Os nossos ServiceContracts individualizados incluem serviços adicionais, como uma garantia da transmissão ou uma garantia do veículo completo. Um contrato de assistência MAN oferece-lhe um planeamento absoluto e fiabilidade de cálculo, além de reduzir a carga administrativa.

Pode escolher entre os ServiceContracts «Conforto»,

«Conforto Plus» e «Super Conforto». Estes contratos ajudam a proteger a sua empresa, bem como a planear a manutenção e as inspeções de forma inteligente.

Numa emergência, a garantia de mobilidade da MAN garante que tem transporte para o centro de assistência mais próximo. Isto significa que de dia e de noite pode sempre contar com as nossas peças originais duradouras e de alta qualidade da MAN. Ou pode escolher a nossa linha de peças de substituição com rótulo ecológico MAN Genuine Parts, que são recicladas profissionalmente, de acordo com os padrões de qualidade da MAN. Estas peças ecológicas custam menos do que as peças novas. Os acessórios originais MAN também incluem uma ampla variedade de produtos de conforto, transporte e proteção.

MAN TopUsed

Uma oferta excecional para uma carrinha excecional: MAN TopUsed é o seu parceiro de confiança para veículos usados com locais próprios para MAN Used em mais de 30 países. Em www topused.man.eu, pode, de forma prática, procurar e encontrar o MAN TGE certo para si. A sua ampla gama de serviços, como soluções de financiamento individuais, trocas comerciais e garantias de veículos de uso europeu, é indispensável para procurar um modelo em segunda mão de um dos nossos veículos de alta qualidade.

MAN Financial Services e MAN Rental

Os nossos pacotes financeiros projetados individualmente oferecem uma ampla variedade de opções para a compra económica de um novo MAN TGE.

O nosso leasing oferece-lhe a possibilidade de calcular os seus custos com precisão ainda maior, porque só paga pelo período de tempo em que realmente usa o veículo.

Os nossos produtos de seguros garantem proteção abrangente contra danos causados por si ou por terceiros. O cartão MAN oferece um método conveniente de pagamento internacional para os serviços de combustível e de estações de serviço, bem como para a contabilidade dos custos relativos aos veículos. As nossas ofertas de aluguer permitem-lhe aumentar a capacidade da sua frota de veículos a curto prazo e por um período de tempo limitado. Isso aumenta significativamente a flexibilidade da competitividade da sua empresa. Se precisar de ajuda pessoal ou de conselhos, pode contactar-nos a qualquer momento. Para obter mais informações e os nossos contactos, visite www.man.de/fs.

MAN ProfiDrive®

O MAN TGE é um verdadeiro multifunções personalizado para as tarefas e os desafios da sua condução diária. Os formadores qualificados do MAN ProfiDrive® ajudam-no a conduzir o MAN TGE de forma mais inteligente, segura e eficiente, reduzindo ao mesmo tempo os custos operacionais. O MAN ProfiDrive® também inclui uma série de seminários especificamente projetados para o segmento de carrinhas. As nossas áreas de formação:

– Segurança da condução em conformidade com as orientações da DVR (Associação Alemã de Segurança Rodoviária)

– Eficiência de custos – Off-road

– Formação e tecnologia de veículos – Segurança da carga útil/bagagem

– Qualificação de motorista de carrinha, FQT de BG Verkehr (Qualificação de motorista de transportes, BG alemão para transporte e tráfego) – Prevenção de perdas/gestão de riscos

– Introdução aos serviços de emergência e salvamento

Muitos dos cursos de formação podem ser reconhecidos e certificados em

conformidade com as diretrizes em matéria de qualificação profissional dos motoristas.

54  |    MAN TGE – pós-venda

(29)

ALGUÉM ALINHA NUM ATALHO

PELO INFERNO?

Atravessa estradas sujas e caminhos florestais para ir trabalhar? Prepare-se para ficar surpreendido com o excelente desempenho da tração integral

inteligente do MAN TGE.

Em condições normais, por exemplo numa estrada asfaltada, o MAN TGE com tração integral é acionado pela tração dianteira.

Mas em superfícies com tração limitada, muda para tração integral sem que tenha de mexer um dedo. E fá-lo numa fração de segundo.

Não só lhe oferece benefícios decisivos em termos de segurança no tráfego urbano: Todos os sistemas de assistência estão totalmente ligados à rede com o sistema de tração integral, o que também torna a sua unidade mais confortável do que nunca. A potência total da unidade é distribuída de forma flexível pelos eixos dianteiro e traseiro e pode ser equipada com um diferencial de deslizamento limitado comutável. Esta unidade de tração integral resistente ao desgaste e de baixa manutenção está disponível diretamente instalada na fábrica e está agora disponível como unidade permanente com um peso total de 5,0 ou 5,5 t, desenvolvida em cooperação com a Oberaigner, o especialista em tração integral. Esqueça tudo o que pensava que sabia sobre tração integral. Ponha-se já ao volante de um MAN TGE com tração integral.

TRANSMISSÃO E MOTORES

56  |    MAN TGE – transmissão e motores

(30)

¹ Não disponível em combinação com pneus duplos.

Transmissão e motores.

O que é essencial no trabalho? O esforço para ter sucesso.

É por isso que o MAN TGE é movido por uma nova geração de motores a gasóleo e elétricos de ponta que fornecem energia e eficiência em qualquer terreno.

Especialmente desenvolvidos para as exigências da utilização comercial de veículos, estes motores combinam uma longa vida útil com impressionante potência e baixo consumo. Por isso, independentemente do tipo de transmissão que escolher, estes motores proporcionam um desempenho excecional, alta eficiência e excelente fiabilidade, mesmo em condições extremas de condução.

Motores a gasóleo:

2,0 l (75 kW, 300 Nm):

Tração dianteira

Consumo médio: a partir de 9,0 l/100 km Emissões de CO2: a partir de 236 g/km 2,0 l (90 kW, 300 Nm):

Tração traseira com pneus simples ou duplos

Consumo médio: a partir de 9,3 l/100 km Emissões de CO2: a partir de 247,5 g/km 2,0 l (103 kW, 340 Nm)1:

Tração dianteira, tração traseira e tração integral 4×4

Consumo médio: a partir de 8,8 l/100 km Emissões de CO2: a partir de 231 g/km 2,0 l (130 kW, 410 Nm):

Tração dianteira, tração traseira e tração integral 4×4 Consumo médio:

a partir de 9,1 l/100 km

Emissões de CO2: a partir de 239 g/km

Motor elétrico:

Eletro (100 kW, 290 Nm):

Tração dianteira Consumo de energia:

de 30,9-29,0 kWh/100 km

Tração dianteira

– Carga útil elevada

– Carga elevada do reboque até 3,0 t – 100 mm abaixo do bordo de carga

e da altura de acesso

– Compartimento de carga muito elevado – Motor dianteiro transversal

Motor de 75 kW Motor de 103 kW Motor de 130 kW

Caixa de velocidades manual de 6 velocidades Caixa de velocidades manual de 6 velocidades/

Caixa de velocidades automática de 8 velocidades

Caixa de velocidades manual de 6 velocidades/

Caixa de velocidades automática de 8 velocidades

Tração traseira

– Carga elevada do reboque até 3,5 t – Círculo de viragem pequeno – Máxima carga útil

– Melhor tração com cargas altas – Motor dianteiro longitudinal

Motor de 90 kW Motor de 103 kW Motor de 130 kW

Caixa de velocidades manual de 6 velocidades Caixa de velocidades manual de 6 velocidades Caixa de velocidades manual de 6 velocidades/

Caixa de velocidades automática de 8 velocidades

Tração integral 4×4

– Tração fiável

– Comportamento de condução seguro – Estabilidade direcional extraordinária – Carga elevada do reboque até 3,0 t – Motor dianteiro transversal

– Agora também disponível como tração integral permanente com um peso total de 5,0 t ou 5,5 t

Motor de 103 kW

Motor de 130 kW Caixa de velocidades manual de 6 velocidades Caixa de velocidades manual de 6 velocidades/

Caixa de velocidades automática de 8 velocidades

Transmissão elétrica

– máquina síncrona

– Volume do compartimento de carga:

10,7 m3

– Altura de carga: 670 mm – Versões:

– carga útil de 950 kg com 3,5 t GVW – Intervalo ideal para rácio de carga útil

Motor de 100 kW Transmissão de 1 velocidade

58  |    MAN TGE – transmissão e motores MAN TGE – transmissão e motores       | 59

(31)

Altura do tejadilho normal: 2355 mm

Teto alto Altura: 2590 mm

Altura do tejadilho super alto: 2798 mm

Cabine de chassis Altura: 2305 – 2327 mm

Cabine dupla Altura: 2321 – 2352 mm

Furgão De série

Comprimento: 5986 mm Distância entre eixos: 3640 mm

Comprimento: 5968 mm Distância entre eixos: 3640 mm

Longo Extralongo

Comprimento: 7391 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Extralongo

Comprimento: 7211 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Variantes de peso: 3,0 t, 3,5 t, 3,88 t, 4,0 t, 5,0 t, 5,5 t mais cargas do reboque de 2,0 bis 3,5 t.

Variantes do motor: 2,0-l Turbo Diesel: 75 kW, 90 kW, 103 kW, 2.0-l BiTurbo Diesel: 130 kW, *Elétrico: 100 kW.

Variantes de transmissão: Tração dianteira, traseira, integral.

Variantes de transmissão: transmissão manual de 6 velocidades, transmissão automática de 8 velocidades,

*transmissão elétrica de 1 velocidade.

Chassis De série

Comprimento: 5968 mm Distância entre eixos: 3640 mm

Longo

Comprimento: 6818 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Extralongo

Comprimento: 7211 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Consulte a brochura do minibus ou a lista de preços do programa de veículos minibus.

NÃO SERÁ ULTRAPASSADO.

O MAN TGE é um companheiro único de muitas maneiras. Oportunidade sem limites e excelente serviço.

Explore o MAN TGE em www.van.man

Gama de veículos.

Comprimento: 6836 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Chassis/túnel de vento De série

Comprimento: 6818 mm Distância entre eixos: 4490 mm

Longo

60  |    MAN TGE – gama de veículos

(32)

Equipamento adicional.

1 - Engate do reboque da barra¹, opcionalmente disponível como sistema alternado.

Concebidos para cargas de reboque até 3 t, incluindo estabilização eletrónica do reboque.

2 - Engate do reboque tipo esfera¹, opcionalmente disponível como sistema alternado.

Funcionamento seguro e fiável de reboques e sistemas de transporte até 3,5 t.

3 - Degrau largo adicional integrado na proteção¹.

Cargas e descargas sem dificuldade.

4 - Degrau adicional de um lado¹.

Ajuda à carga e descarga em combinação com uma barra de reboque até 3,5 t.

Filtro de sujidade¹

(sem imagem). Proteção contra sujidade e pedras.

Preparação para engate do reboque¹

(sem imagem). Estão disponíveis diferentes preparações para cargas de reboque até 3,5 t.

Preparação para porta-bagagens do tejadilho¹ (sem imagem). As calhas de montagem do perfil C no tejadilho facilitam a fixação de porta-bagagens do tejadilho, caixas de tejadilho e outras calhas.

Porta-bagagens do tejadilho com rolo de compressão¹ (sem imagem). Esta calha é útil para o carregamento e transporte seguros de objetos compridos.

¹ Equipamento opcional com custo adicional.

Versátil e fiável.

Com o nosso chassis opcional MAN TGE com superestruturas de caixa aberta com uma cabine de chassis ou uma cabine dupla, pode assumir com segurança até mesmo as tarefas mais difíceis.

Não importa as surpresas do seu dia ou o que o tempo lhe reserva, com este veículo versátil está seguro.

1 – Caixa de arrumação¹

A melhor caixa para o seu orçamento: a caixa de arrumação para o chassis de caixa aberta Protege a sua carga de forma fiável contra o vento e os elementos atmosféricos, transformando o MAN TGE num veículo utilitário como nenhum outro. As caixas de arrumação estão disponíveis acima e abaixo dos modelos de plataforma.

2 + 3 - lona e estrutura¹

Esta caixa aberta é sempre uma bela imagem: A configuração robusta de quadros acopláveis transforma o chassis MAN TGE de caixa aberta num camião que está pronto para qualquer coisa. A lona de alta qualidade protege eficazmente a sua carga contra fortes chuvas ou rajadas de vento. A estrutura e a lona estão disponíveis em várias alturas e cores. A lona também está equipada com tiras de luz integradas.

Pontos de amarração

Até dez pontos de amarração embutidos no pavimento para prender a carga útil podem ser integrados na plataforma de carga, para que fiquem nivelados com o chão.

Caixa de ferramentas¹

Além disso, podem ser montadas duas caixas de ferramentas bloqueadas sob a plataforma de carregamento. Cada uma tem capacidade de 71,5 litros e pode aguentar até 40 kg.

Imagens apenas para referência. ¹ Equipamento opcional com custo adicional.

1

3 4

2

1

3

2

62  |    MAN TGE – equipamento adicional MAN TGE – equipamento adicional       | 63

Referências

Documentos relacionados

Um protocolo de transmissão confiável localizado na camada de transporte da arquitetura ATN/IPS [ICAO, 2011] deve tolerar perdas de pacotes ou interrupções durante

O Estado burguês não quer e não pode eliminar a miséria habitacional pois “o Estado nada mais é que a totalidade do poder organizado das classes possuidoras, dos proprietários

Como em cada manhã cabem 05 aulas de 45 minutos significa que o professor terá uma manhã cheia de aulas com Hora Atividade (cinco aulas) e mais duas aulas de 45 minutos que podem

Cada povo utilizava o Tengwar de seu jeito diferente, podendo existir até mesmo mais de um modo para a mesma língua, como ocorre, por exemplo, com o Sindarin.. Existem modos

A BAUR oferece quatro tipos de soluções de sistema para cabos monofásicos e trifásicos: os veícu- los para teste de cabos titron® e transcable, a série Syscompact, bem

VUOLO, J.H. Fundamentos da Teoria de Erros, Edgard Blucher Ltda, São Paulo, 1992 YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos, Bookman, Porto Alegre, 2005.. Quando a

Recai sobre causas relativas a coisas Sagradas e a bens eclesiásticos, tais como, relativas ao sistema fiscal da Igreja, pensões, foros, relativas à usurpação da jurisdição

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas