• Nenhum resultado encontrado

POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO POR MÉDICO DO TRABALHO DA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO POR MÉDICO DO TRABALHO DA EMPRESA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DE

ATESTADO MÉDICO POR MÉDICO DO

TRABALHO DA

EMPRESA

(2)

Uma dúvida muito frequente diz respeito aos afastamentos por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) sem a realização de testes e exames clínicos para confirmar ou não o contágio pela doença.

São situações de empregado que teve contato com algum caso suspeito ou confirmado, ou mesmo que o contato ocorreu com pessoa da mesma morada, como esposa ou filhos, e não diretamente com o trabalhador, mas que por conta disso é recomendado seu afastamento do trabalho, sem a utilização de testes e exames clínicos.

Uma questão que surge diz respeito à possibilidade de o atestado médico ser avaliado por Médico do Trabalho da empresa para confirmar se o empregado está ou não doente pela COVID-19, bem como, da necessidade ou não de afastamento do trabalho.

Segundo o § 3º do art. 6º da Resolução CFM n.º 1.658/2002, publicada no D.O.U.

de 20/12/2002, alterada pela Resolução CFM nº 1851, de 2008, “o atestado médico goza da presunção de veracidade, devendo ser acatado por quem de direito, salvo se houver divergência de entendimento por médico da instituição ou perito”

(grifamos).

De acordo com o Parecer CFM nº 10/12:

De posse de atestado médico emitido por colega, o Médico do Trabalho deve examinar o paciente diretamente, avaliar o seu estado clinico e sua capacidade laborativa e somente após conhecer todos os detalhes poderá emitir a sua opinião. Como o Médico do Trabalho tem competência e poder para divergir do colega, baseado na sua própria opinião clínica, o atestado médico pode ser questionado, total ou parcialmente e a recomendação ali contida pode ser alterada.

No entanto, tal conduta impõe ao Médico do Trabalho a responsabilidade sobre o examinado. Nada impede que haja

Informe estratégico – Possibilidade de avaliação de

atestado médico por Médico do Trabalho da empresa

(3)

discordância apenas sobre o tempo de afastamento do trabalho indicado pelo colega emissor do atestado e concordância a respeito da terapêutica, que então deve ser instituída.

Se o trabalhador puder continuar exercendo suas atividades – ou outras, que não acarretem prejuízos ao tratamento - o Médico do Trabalho pode recusar a recomendação de afastamento do trabalho. Por outro lado, se o número de dias de afastamento concedido por outro médico for insuficiente para a resolução do quadro de incapacidade, o Médico do Trabalho também pode prorrogá-lo. Se o Médico do Trabalho agir desta forma assumirá a responsabilidade sobre a recuperação do paciente. (grifamos)

Portanto, de acordo com o citado Parecer do Conselho Federal de Medicina, o Médico do Trabalho da empresa pode discordar dos termos do atestado médico emitido por outro profissional médico, desde que justifique esta discordância, assumindo a responsabilidade pelas consequências do seu ato, bem como, pode recusar a recomendação de afastamento do trabalho.

Em assim sendo, no caso de atestado médico com recomendação de afastamento, por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19), sem a devida comprovação por meio de testes e exames clínicos, a empresa pode encaminhar o trabalhador para o Médico do Trabalho para nova consulta, para atestar se é ou não caso da doença, e se há ou não necessidade de afastamento do trabalho.

Por fim, é importante ressaltar que a possibilidade prevista no Parecer nº 10/12 do Conselho Federal de Medicina é aplicável a qualquer caso, e não exclusivamente para as situações que envolvem suspeita de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

Importante

Acesse informações sobre consultoria e testes rápidos em Soluções SESI para

enfrentamento à COVID-19 no seguinte link:

https://www.sesies.com.br/solucoes-enfrentamento-covid- 19/#1594140496380-66a8e98a-7623

(4)

Marco Antonio Redinz

Advogado, professor universitário, escritor e executivo do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt), órgão de assessoramento da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

(5)

Referências

Documentos relacionados

Os substratos que demonstraram maiores IVG foram vermiculita e papel filtro, sendo que a vermiculita também propiciou maior porcentagem de germinação, indicando que esse substrato

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

largura do coroamento do quebramar largura da berma do quebramar consumo de betão m3/m2 definida como Hk/Hs = 1.55 para águas profundas quando as alturas de onda são caracterizadas

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

Na medida das nossas capacidades, poderemos colaborar em iniciativas que concorram para o conhecimento do teatro greco‑latino, acompanhar o trabalho de dramaturgia (de

Como cada município teve a APAA quantificada de forma absoluta (em hectares) e relativa (em porcentagem da área do município), para testar a adequação desta

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento