• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Petrópolis Julho 2007

(2)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...5

2 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS...7

2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS...7

2.1.1 Capa...7

2.1.2 Folha de Rosto...7

2.1.3 Ficha catalográfica...7

2.1.4 Folha de Aprovação...8

2.1.5 Errata...8

2.1.6 Dedicatória...8

2.1.7 Agradecimentos...8

2.1.8 Epígrafe...8

2.1.9 Resumo na língua vernácula...9

2.1.10 Resumo na língua estrangeira...9

2.1.11 Lista de ilustração e tabelas...9

2.1.12 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos...9

2.1.13 Sumário...10

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS...10

2.2.1 Introdução...10

2.2.2 Desenvolvimento...11

2.2.3 Conclusão...11

2.2.4 Características da linguagem em trabalhos científicos...11

2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS...12

2.3.1 Referências bibliográficas...12

2.3.2 Apêndice...12

2.3.3 Anexo...12

(3)

2.3.4 Glossário...13

2.3.5 Índices...13

3 PADRONIZAÇÃO GRÁFICA...14

3.1 PADRÕES PARA DIGITAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS...14

3.2 ORIENTAÇÃO PARA FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO...15

3.2.1 Configuração de página...15

3.2.2 Formatação da fonte...15

3.2.3 Formatação de parágrafo...15

3.2.4 Inserção de quebra de seção...15

3.2.5 Numeração de página...16

3.3 SISTEMATIZAÇÃO DAS SEÇÕES ESTRUTURAIS DO TRABALHO...16

3.4 PAGINAÇÃO...17

3.5 FIGURAS DE REALCE...17

3.6 VERSÃO PRELIMINAR...17

3.7 VERSÃO FINAL...17

4 CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ...19

4.1 CITAÇÃO...19

4.1.1 Citação direta, literal ou textual...19

4.1.2 Citação indireta ou livre...19

4.1.3 Citação de citação...20

4.2 NOTA DE RODAPÉ...20

5 NORMAS PARA REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA...22

5.1 DOCUMENTOS REFERENCIÁVEIS...22

5.2 ELEMENTOS ESSENCIAIS DA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...22

5.3 CASOS MAIS COMUNS DE REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA...23

5.3.1 Livros como um todo...23

(4)

5.3.2 Parte de livro...24

5.3.3 Artigos de periódicos...24

5.3.4 Matéria de jornal...25

5.3.5 Artigo ou matéria de periódico em meio eletrônico...25

5.3.6 Evento científico como um todo...25

5.3.7 Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos...26

5.3.8 Legislação...26

5.3.9 Jurisprudência...26

5.3.10 Apostilas e outros materiais didáticos (sugestão de referenciação).27 6 APRESENTAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES E TABELAS...28

7 NORMAS PARA ENTREGA DO RESUMO E DA VERSÃO FINAL DO TRABALHO...29

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS...30

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...31 APÊNDICE A – MODELO DE CAPA

APÊNDICE B – MODELO DE FOLHA DE ROSTO

APÊNDICE C – MODELO DE FICHA CATALOGRÁFICA APÊNDICE D – MODELO DE FOLHA DE APROVAÇÃO

APÊNDICE E – MODELO DE FOLHA DE APROVAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO

APÊNDICE F – MODELO DE RESUMO

APÊNDICE G – MODELO DE FICHA DE INFORMAÇÃO SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(5)

Este trabalho é fruto da necessidade de se padronizar, no âmbito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a apresentação gráfica de trabalhos de conclusão de curso.

Pode-se afirmar que os trabalhos de conclusão de curso (TCC) compreendem uma enorme gama de trabalhos acadêmicos, desde os trabalhos de conclusão de curso em sentido estrito, ou seja, quaisquer trabalhos exigidos como requisito para conclusão de cursos de graduação, como projetos, relatórios etc., até os TCC em sentido amplo, como as monografias de conclusão de curso de graduação, as monografias de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu, as dissertações de mestrado e as teses de doutorado.

Os diversos cursos de graduação e de pós-graduação apresentam, cada um, especificidades no que se refere ao tipo de trabalho de conclusão de curso exigido, de acordo, no caso da graduação, com as diretrizes curriculares referentes a cada um deles. Entretanto, a apresentação gráfica e a estruturação dos trabalhos pouco devem diferir, estabelecendo-se, neste sentido, normas aplicáveis a todos os cursos oferecidos pela UCP, seja em nível de graduação, seja em nível de pós-graduação. Portanto, este trabalho estabelece as normas básicas para a estruturação, formatação e padronização de textos acadêmicos, nos mais diversos níveis.

Este trabalho não pretende normalizar a apresentação e a sustentação ou defesa de trabalhos acadêmicos nos diversos cursos, tendo em vista que cada um dos cursos dispõe de normas próprias. Esta padronização é apenas gráfica e estrutural, sendo necessário, portanto, que se observem as normas referentes ao TCC em cada uma das unidades acadêmicas.

Além da referida padronização, fica estabelecida uma rotina geral para todos os cursos no que se refere à identificação e ao registro dos trabalhos de conclusão de curso. Esta rotina se torna necessária para fortalecer a pesquisa no âmbito institucional e para evidenciar a atenção aos princípios que norteiam o Projeto Pedagógico Institucional. Assim, todo estudante, no início do processo de elaboração do TCC, deve preencher, na unidade à qual se encontra vinculado, uma ficha (modelo de ficha no apêndice F) por meio da qual serão informados: nome do estudante; unidade à qual se encontra vinculado; curso; título do TCC;

princípio norteador ao qual o TCC se vincula (os princípios norteadores estão previstos no Projeto Pedagógico Institucional - PPI); núcleo temático ao qual o projeto se vincula (núcleos temáticos identificados a partir dos princípios norteadores e dos projetos de pesquisa em andamento na UCP); linha de pesquisa à qual o projeto está integrado (a ser identificada no

(6)

âmbito de cada curso). Caso não seja possível a integração do projeto aos princípios norteadores, núcleos temáticos ou linhas de pesquisa, deve ser apresentada uma justificativa.

Tal ficha deve ser encaminhada, pela Coordenação de cada curso, à Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação até o dia 10 de abril e até o dia 10 de outubro, conforme o semestre em curso.

A implementação das presentes normas deve ser iniciada em 2007. Ao final do segundo semestre de 2007, estas normas já devem ter sido adotadas em todos os cursos de todas as unidades acadêmicas.

(7)

De acordo com a NBR 14724 (2005), a “estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós- textuais”.

No âmbito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), são considerados trabalhos acadêmicos todos aqueles que são exigidos como requisito para conclusão de cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e de pós-graduação stricto sensu. Os trabalhos apresentados para avaliação em disciplinas também devem seguir as presentes normas, no que se refere à padronização gráfica.

2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

A parte pré-textual do trabalho é composta por elementos obrigatórios e por elementos opcionais. Constituem elementos obrigatórios a capa, a folha de rosto, a ficha catalográfica, a folha de aprovação, os resumos e o sumário. São opcionais a errata, a dedicatória, o agradecimento e a epígrafe. Também são opcionais as listas de ilustrações, as tabelas, os símbolos e as abreviaturas, pois sua utilização depende do tipo de pesquisa executada.

Os elementos pré-textuais devem ser apresentados, no trabalho, na ordem abaixo.

2.1.1 Capa

A capa deve conter o nome da instituição (CAIXA ALTA); a unidade à qual se vincula o estudante (CAIXA ALTA); o curso (CAIXA ALTA); o título do trabalho (CAIXA ALTA);

o subtítulo, se houver (letras minúsculas); o nome completo do autor (somente as iniciais maiúsculas); a cidade (apenas a iniciais maiúsculas); o ano. Verificar o modelo de capa no apêndice A.

2.1.2 Folha de Rosto

Elemento obrigatório, a folha de rosto mantém os mesmos elementos da capa, dela se distinguindo pela indicação da natureza e do objetivo do trabalho, seguido do nome do autor e do orientador. Verificar o modelo de folha de rosto no apêndice B.

2.1.3 Ficha catalográfica

A ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto. Para sua elaboração, deve-se recorrer aos serviços da Biblioteca da Universidade, tendo em vista que

(8)

sua elaboração é feita conforme o código de Catalogação Anglo-Americana. Verificar o modelo no apêndice C.

2.1.4 Folha de Aprovação

Deve conter o nome do autor, o número da matrícula, o título do trabalho (com subtítulo, se houver, separado do título por dois pontos, a fim de indicar a subordinação), a natureza e o objetivo do trabalho, o nome da instituição, o curso, a data de aprovação, o espaço para lançamento do grau, do nome, da titulação e espaço para assinatura dos membros da banca. A indicação da titulação é obrigatória nos casos de dissertações e de teses. Verificar o modelo no apêndice D.

2.1.5 Errata

Trata-se de elemento opcional, constituindo-se em uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros e as devidas correções. Deve ser elaborada no seguinte formato.

ERRATA

Folha Linha Onde se lê Leia-se

20 15 permanncia permanência

2.1.6 Dedicatória

Elemento de caráter opcional por meio do qual o autor homenageia alguém ou algumas pessoas. A dedicatória, normalmente, se caracteriza por forte carga afetiva. Possui diagramação livre.

2.1.7 Agradecimentos

Elemento de caráter opcional, utilizado para o autor expressar seus agradecimentos àquelas pessoas e instituições que, de alguma maneira, contribuíram para a elaboração do trabalho. Possui diagramação livre.

2.1.8 Epígrafe

Elemento opcional constituído por citação pertinente à intenção do trabalho. Deve ser acompanhada da indicação da autoria, do ano e do número da página. Possui diagramação livre.

(9)

2.1.9 Resumo na língua vernácula

O resumo é elemento obrigatório, no qual deve-se apresentar a temática do trabalho, a justificativa (importância ou relevância do estudo), a modalidade de pesquisa e as técnicas de coleta dos dados, os principais aspectos tratados, os objetivos pretendidos e os resultados alcançados.

O resumo é um texto conciso, elaborado em apenas um parágrafo, que deve conter entre 300 e 500 palavras, seguido de três palavras-chave (NBR 14724, 2005). O resumo deve ser elaborado em apenas uma lauda. Verificar o modelo de resumo no apêndice E.

2.1.10 Resumo na língua estrangeira

Em caso de pós-graduação stricto sensu, deve-se verter o resumo para uma língua estrangeira, no caso de dissertação de mestrado, e para duas línguas estrangeiras, em caso de tese de doutorado. O programa de pós-graduação stricto sensu determinará quais as línguas estrangeiras a serem utilizadas.

Nos casos apontados, o resumo em língua estrangeira constitui elemento obrigatório.

Segue a mesma diagramação utilizada para o resumo em língua vernácula.

2.1.11 Lista de ilustração e tabelas

As listas de ilustrações e tabelas serão utilizadas, ou não, dependendo do tipo de trabalho realizado. Caso necessárias, cada lista deve ser organizada (NBR 14724, 2005) na ordem em que as ilustrações e tabelas aparecem no texto.

2.1.12 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos

As listas de abreviaturas, siglas e símbolos devem relacionar, em ordem alfabética, os referidos elementos, com seu significado por extenso. Deve-se elaborar uma lista para cada tipo de elemento.

Exemplos de abreviaturas:

NT – Nota do Tradutor a. C. – antes de Cristo d.C. – depois de Cristo Exemplos de siglas:

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

(10)

UCP – Universidade Católica de Petrópolis Exemplos de símbolos:

© - Copyright

® - Marca Registrada

Caso não sejam elaboradas listas, as siglas, abreviaturas e símbolos devem aparecer, em sua primeira entrada, com seu significado por extenso. A partir daí, podem ser utilizados sem o extenso.

Exemplo: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. Atualmente, a ABNT é constituída de cinqüenta e seis Comitês de Estudo, formados por especialistas nas áreas sujeitas à normalização.

2.1.13 Sumário

O sumário é elemento obrigatório, por meio do qual é apresentado o conjunto das partes que compõem o trabalho, a partir da Introdução. A parte pré-textual não consta no sumário. Uma linha pontilhada deve ligar a coluna de divisões à coluna de páginas. A coluna de páginas deve conter apenas números, sendo dispensada a utilização da abreviatura da palavra página. Ver como deve ser feita a sistematização das seções no item 3.3.

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

O conteúdo do trabalho é exposto no texto, que deve obedecer a estrutura tradicional, comum a qualquer tipo de texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2.2.1 Introdução

A introdução tem a função de situar o leitor no contexto do trabalho, devendo despertar o interesse pela leitura. A introdução constitui o anúncio do tema, devendo: 1) fornecer a idéia geral do tema; 2) explicitar os motivos da escolha do assunto; 3) indicar o problema ou questão básica da pesquisa; 4) apontar os objetivos da pesquisa indicar; 5) apontar os aspectos teóricos e metodológicos trabalhados; 6) anunciar o plano de trabalho (estrutura do trabalho).

Metodologicamente, o correto é que a introdução seja a última parte do trabalho a ser elaborada. Entretanto, especialmente, em relação aos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, é comum que se escreva uma introdução provisória que será, posteriormente, revista.

Referências

Documentos relacionados

Quanto às curvas de permeabilidade relativa obtidas no cenário Carbonato A, com os três diferentes fluidos de injeção na Figura 55, comparando-se as curvas

From the results shown in Table 2, it can be observed that the level of digestible threonine did not affect (P>0.05) feed conversion in the poultry (FC and FCDZ), in

Os Sistemas Estruturantes de Governo são um conjunto de sistemas de informação que apoiam o núcleo central de gestão administrativa do Governo Federal: Sistema de

O risco de liquidez é definido como o risco de ocorrência de desequilíbrios entre ativos negociáveis e passivos exigíveis ("descasamentos" entre pagamentos e

Segundo a alínea q) do artº 1 do CE, uma rotunda só o é no sentido legal quando sinalizada como tal, o que implica a existência do sinal de aproxi- mação de rotunda

interrogativa / Verbo “tener” en el presente en las formas afirmativa, negativa

A disciplina deverá proporcionar oportunidades de troca direta de experiências e conhecimentos entre os alunos e professores de instrumento dos bacharelados,

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de