• Nenhum resultado encontrado

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 1

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

Mais um ano letivo se passou, o que significa que outra etapa da vida das crianças se encerra. O objetivo de nosso trabalho sempre consiste em possibilitar aos educandos condições de desenvolverem as habilidades de raciocínio, comunicação (linguagem), socialização e criatividade, alcançando o desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e cognitivo. Também faz parte de nossa proposta a formação de hábitos e atitudes saudáveis e promover o contato e cuidado com a natureza.

Através deste portfólio, que é composto pelo Relatório de Acompanhamento da Criança e Livro da Vida (acervo de atividades realizadas ao longo do ano), vocês poderão se inteirar do desenvolvimento de seu filho (a) e apreciar as produções, que contemplam todos os campos do saber.

“Elaborar o relatório de acompanhamento da criança equivale ao educador assumir conscientemente seu compromisso com ela, e abrir-se à colaboração da própria criança, dos pais e outros educadores no processo avaliativo. O relatório estende-se para além da observação, do registrar mecânico, para tornar-se uma ação estudiosa da realidade. A avaliação exige sistematização sob a forma de registros significativos. ”

Jussara Hoffmann – Avaliação na Educação Infantil

(2)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 2

Relatório de Acompanhamento Infantil V – 2º Semestre

João Caldeira Teixeira

Enfim chegamos ao final desse ciclo e é com orgulho que descrevemos as conquistas que João obteve ao longo do ano letivo. Através dos estímulos e desafios oferecidos, acompanhamos de perto as dificuldades e os obstáculos que superou para o seu crescimento e está descobrindo novas habilidades que estão latentes, prontas para serem desenvolvidas.

No campo da Linguagem, emite seu pensamento com clareza e criticidade, é questionador e gosta muito de conversar narrando fatos ocorridos em casa e no cotidiano escolar apresentando um rico vocabulário.

Em nossas rodas, apresenta dificuldade em manter-se concentrado, ficando inquieto, mexendo nos objetos ao seu redor e conversando querendo ter a atenção de todos para abordar outro tipo de assunto. Nesses momentos faz- se necessário a intervenção da educadora mostrando-lhe a importância do momento da roda.

Constrói hipóteses sobre a sua escrita, mas por não discriminar todos os fonemas (som das letras) encontra-se na transição do silábico sem valor sonoro para a fase silábico com valor sonoro que é quando a criança usa uma letra para representar a sílaba. Na primeira fase essa letra não tem relação com o que se deseja escrever já na segunda fase apresenta relação.

(3)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 3

Na maioria das vezes ele discrimina os fonemas das vogais (pois o nome da letra apresenta o mesmo som).

A coordenação motora fina foi bem desenvolvida o que permite o uso correto da tesoura e controle sobre seu traçado de letras e números. Através da sua letra e dos seus desenhos conseguimos observar os dias em que esteve mais agitado pois não consegue controlar suas ações.

Participa das explicações das atividades, mas ao sentar-se à mesa para realiza-las faz- se necessário a nossa intervenção devido a conversa excessiva e as brincadeiras.

No campo de lógica, numera e quantifica respeitando a sequência. Em alguns momentos faz o registro dos números espelhados, o que é comum nessa fase do desenvolvimento, pois a lateralidade ainda não está bem estabelecida. Reconhece as formas geométricas e consegue identificá-las no ambiente escolar através dos objetos. Realiza com autonomia nossas atividades sobre conjuntos, situações problemas, medidas e grandezas, antecessor e sucessor, representações e faz pequenas somas e subtrações mentalmente.

Expressa suas emoções através da fala e de ações repentinas. João é uma criança alegre e que sempre está de bem com a vida. Interage bem com todos os amigos, mas demonstra preferência em estar com os amigos que apresentam brincadeiras que exploram o corpo. Apresenta resistência em cumprir com os nossos combinados, desta forma durante as tardes temos o acompanhamos de perto fazendo uma intervenção mais diretiva. Dentre todas as suas qualidades não podemos deixar de mencionar sua alegria.

(4)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 4

Interage bem com todos do ambiente escolar. Durante as brincadeiras quando surge algum conflito o que é muito comum nessa fase, busca através da fala resolvê-los, mas quando não consegue utiliza meios físicos para solucionar. João é muito receptivo, carinhoso e busca sempre ajudar os amigos, mas por vezes a sua inquietação impede de demonstrar essa qualidade aos amigos.

Ao solicitarmos participa da organização da sala, observa se todos os objetos e materiais estão em seus devidos lugares e mesmo quando observa que alguma criança deixou algo espalhado, sem alarme se prontifica a guardar.

No momento do lanche, demonstra organização quanto a higienização e na utilização dos utensílios. Aceita os alimentos, frutas e sucos que são oferecidos e mostra-se aberto a experimentar novos alimentos.

O crescimento é o resultado do processo do desenvolvimento infantil, por isso, a todo instante devemos estimular a curiosidade em busca da construção do conhecimento para que se estabeleça de forma lúdica e prazerosa. Agora João iniciará uma nova etapa em sua vida, de muitas descobertas no mundo da leitura e da escrita e assim, desenvolverá novas habilidades.

“Existem duas coisas duradouras que devemos dar a uma criança: raízes e asas.”

Hodding Carter

(5)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 5

(6)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 6

Inglês

João Caldeira Teixeira

As aulas de língua inglesa no infantil V são pautadas no desenvolvimento de habilidades de compreensão e comunicação de forma natural, através de uma exposição lúdica e acolhedora. Sendo assim, as músicas, as histórias, os mascotes e as brincadeiras são fundamentais para nossa prática em sala de aula.

Nesse segundo semestre, em concordância com o primeiro, João mostrou grande entusiasmo em relação às aulas de Língua Inglesa. Embora participe prontamente das atividades propostas, por vezes é necessário intervenções por parte da educadora devido à conversa excessiva, principalmente durante a execução de atividades em mesa.

Diante do desenvolvimento da habilidade receptiva de escuta em inglês, João demonstrou compreender comandos simples em inglês, como

“How are you?” (Como você está?) e “Let’s go to the tables!” (Vamos para as mesas). Durante nossas histórias, através do auxílio de imagens e movimentos físicos, é capaz de assimilar as palavras enunciadas na língua inglesa.

Quanto à oralidade, João consegue identificar os itens linguísticos apresentados e enunciá-los em inglês com auxílio. Quando perguntado sobre como se sente, responde prontamente com “Happy” (feliz) ou “Hungry” (com

(7)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 7

fome). Ao cantar nossas canções, ele pronuncia a maioria dos sons em inglês de forma correta.

Durante nossos estudos de sons iniciais em inglês, João apresentou algumas dificuldades em associar os sons das letras às palavras em inglês, pois apoiava-se no padrão do português. No entanto, com o auxílio da educadora no desenvolvimento da consciência fonêmica, ele logo passou a associar o som da letra “C” à “Cat” e da letra “B” à “Bear”.

Por fim, é notável que João mostrou evolução em suas habilidades linguísticas e cognitivas. Os avanços que tivemos este ano, sem dúvidas, irão contribuir para as próximas etapas da aquisição de Língua Inglesa.

(8)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 8

Psicomotricidade, Natação e Yoga João Caldeira Teixeira

Observando o desempenho psicomotor do João neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as aulas de Psicomotricidade utilizando as modalidades de Natação e de Yoga como meio para atingir os objetivos de aprendizagem propostos, nota-se que no que diz respeito às habilidades afetivas, cognitivas e motoras desenvolveu-se nos seguintes aspectos:

Na natação vêm desenvolvendo habilidade para aguardar sua vez de entrar na piscina e apresenta resistência de sair da mesma após o término das atividades, sendo necessário a interferência da educadora por meio do diálogo, recordação dos combinados e acordos, organiza os seus pertences (chinelo e roupão) nos locais determinados e demonstra-se familiarizado ao meio líquido participando de todas as propostas com conforto, autonomia e alegria. Amplia as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e cooperação nas atividades coletivas, necessitando ainda de orientações para compreender a importância do outro no processo de trabalho em equipe. Expressa preferência nas brincadeiras adaptadas para o meio líquido como os desafios em duplas e trios, mergulhar para encontrar objetos no fundo da piscina e propostas recreativas que favoreçam a criação de gestos e movimentos corporais, demonstrando nesse momento o desenvolvimento de sua criatividade. Têm ampliado as possibilidades do seu controle respiratório, realiza imersões, saltos e mergulhos com facilidade e executa o movimento da respiração frontal e lateral em exercícios

(9)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 9

supervisionados pela educadora. Demonstra controle e adequação do uso de seu corpo orientando-se em desafios corporais nos circuitos aquáticos recreativos. Pratica mediante momentos lúdicos o deslize, a flutuação e se desloca na piscina realizando a propulsão de pernas nos nados livre e costa com destreza alternando braçadas e pernadas.

No Yoga apresenta atitude de cuidado com o ambiente ao enrolar e guardar o seu tapete, desenvolve o respeito e a empatia aos seus semelhantes ao ser incentivado a aguardar o seu momento de fala, de realização das atividades e ao perceber que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir e demonstra autoconhecimento ao relatar situações que envolvam seus sentimentos na roda de conversa.

Interessa-se pelas posturas apresentadas e realiza os movimentos de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhece suas conquistas e limitações e aprimora sua flexibilidade, força e equilíbrio. Vêm desenvolvendo a concentração ao escutar e acompanhar histórias, poemas, poesias e canções apresentadas na aula como recursos pedagógicos complementares e a paciência, atenção e coordenação motora fina ao realizar atividades manuais como, fantoches, dobraduras e mandalas associados aos temas de algumas aulas, porém ainda se dispersa sendo necessário a intervenção da educadora por meio de recordação dos combinados e muito diálogo. Durante as práticas lúdicas de respiração como, assoprar o cata-vento, cheirar a florzinha e soprar a velinha, nota-se que com o auxílio e as orientações da educadora está desenvolvendo as fases do ciclo respiratório, inspira pelo nariz e expira pela boca, o que contribui para uma melhoria nas práticas de meditação e relaxamento.

(10)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 10

Neste semestre tivemos muitos avanços no seu desenvolvimento e que no ano de 2022 possamos retomar nosso trabalho em busca de mais conquistas.

(11)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 11

Musicalização João Caldeira Teixeira

A prática da musicalização é fundamental nessa faixa etária visto que por meio dela, a criança passa a ter contato com o universo musical e se desenvolver de forma global de modo que aconteça um aprimoramento na linguagem, na concentração, e principalmente na socialização.

Nesse segundo semestre, João demonstrou-se alegre e comprometido em todas as atividades musicais propostas. Verbaliza com autonomia os acontecimentos de sua rotina e suas preferências musicais.

Ao decorrer do ano, seu tempo de concentração foi ampliado, entretanto foi necessária algumas intervenções da educadora para que o mesmo reconhecesse a importância dos combinados, e assim pudesse ter um bom aproveitamento nas aulas.

Sua sensibilidade musical ao longo do ano foi apurada, reconhece e diferencia os sons agudos e graves, demonstra-se atento quando a música é tocada devagar ou rápida, consegue distinguir os sons dos animais e os instrumentos como piano, violão, tambor e chocalho, além de compreender quando é solicitado que a música seja cantada forte ou fraca, apresentando uma boa sensibilidade às propriedades do som.

Sua extensão vocal foi ampliada, demonstrando-se sensível quando uma música muda de tom e consegue acompanhar de forma afinada e em

(12)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 12

sintonia com o som do violão, além de adorar o ritmo Rock, toda vez que cantávamos ele apresentou alegria.

Foram muitos momentos vivenciados ao decorrer do semestre e foi um prazer dividi-los com o João.

Referências

Documentos relacionados

A crise financeira, para além de todos os problemas que lhe são intrínsecos, é muito perigosa para o ambiente porque tende a relegar para segundo plano as questões ambientais.. A

O objetivo desta palestra foi mostrar os princípios da Estética Dental, bem como definições e técnicas diferenciadas, além de focar na Odontologia Adesiva com

“Pornografia, xingamentos, coisa para adulto, procriação, proibido, errado...”.?. FIO DA MEADA: A origem das nossas crenças e

Observando o desempenho psicomotor do Vinícius neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as

Observando o desempenho psicomotor da Laura neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as

Na Tabela 3 são exibidos os resultados de Teste de Normalidade Shapiro-Wilk, do Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), Índice de vegetação por

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Gender showed no significant statistical differ- ences, however, the percentage of aged women was higher, similarly to the findings of a study with older individuals from a FHS