• Nenhum resultado encontrado

Projeto e desenvolvimento de um conversor Boost microcontrolado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto e desenvolvimento de um conversor Boost microcontrolado"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Projeto e desenvolvimento de um conversor Boost microcontrolado

Igor Baumbach; Lucas Müller; Sérgio Dias

Disciplina de Sistemas Digitais Aplicado e Eletrônica de Potência Curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé - RS - Brasil

Prof. Dr. Jocemar Parrizzi Email: lucas.muller@yahoo.com.br,

sergiofred50@hotmail.com,igorbaumbach@yahoo.com.br.

1- Introdução

Conversores CC-CC são circuitos elétricos formados por semicondutores de potencia operando como interruptores e outros elementos passivos (diodos, indutores, entre outros). Estes, tem como objetivo controlar o fluxo de energias entre dois sistemas de corrente continua [1], com o máximo de estabilidade e eficiência.

Neste trabalho, buscamos realizar o desenvolvimento de um conversor Boost microcrontrolado utilizando a técnica de PWM, capaz de fornecer uma saída de tensão estável de 24V com variação de ΔV igual a 2%. A técnica de PWM, modulação por largura de pulso, para gerar o ciclo de trabalho, onde é gerada uma onda quadrada. O duty deveria se ajustar as variações impostas ao valor de Vref e Vout para que nosso valor de tensão de saída fosse mantido em uma margem de potencial esperado.

2- Conversor Boost

O conversor Boost, representado na Figura 1, é um conversor elevador de tensão pertencente a classe dos choppers [2] (conversores CC-CC), sendo empregados principalmente em fontes de alimentação. Na figura, esta devidamente representado por Vin a fonte do sistema, CH a chave MOSFET, D que sera o diodo, C que será o capacitor, L o indutor e uma carga (R) com tensão Vs.

(2)

Figura 1– Representação do Conversor elevedor de tensão Boost

Este circuito conversor possui duas etapas de funcionamento, podendo ser em modo continuo ou descontinuo. A 1ª etapa inicia-se quando o transistor entra em condução e o indutor é alimentado pela fonte fechando o circuito através do próprio transistor. A 2ª etapa começa com o desligamento do transistor, fazendo com que a corrente agora faça o caminho restante do circuito passando pelo diodo e consequentemente carregando o capacitor e alimentando a carga.

Os modos de operação, que possuem suas formas de onda demonstrados na Figura 2, são definidos durante a 2ª etapa do funcionamento do conversor. Nesta etapa o indutor deve repassar a energia armazenada para o restante do circuito. Caso a corrente no indutor chegue a zero durante este período diz-se que o conversor esta operando em modo descontinuo, se não em modo continuo.

Figura 2 – Formas de ondas típicas do conversor elevador de tensão

(3)

3- Materiais utilizados

Duas fontes de tensão CC;

Um gerador de funções;

Software Freescale CodeWarrior IDE;

Dois osciloscópios;

Percloreto de sódio;

Um multímetro;

Placa de circuito padrão;

Fio condutores encapado com verniz;

Um indutor?

Três capacitores;

Quatorze resistores;

Um dissipador de calor;

Três diodos;

Um transistor NPN BC547;

Um AmpOp CA3140E;

Soldador para solda de estanho;

Estanho;

Cabos de conecção;

Furadeira elétrica;

Demais equipamentos para a montagem da placa.

4- Procedimento experimental

4.1- Determinação dos Componentes

Primeiramente, o conversor a ser implantado deveria atender a seguintes características:

 Freqüência de chaveamento: 16,384KHz

 Tensão de Saída (V0): 24V

 Tensão de Alimentação (Vin) com ΔV igual a 2%: 10V a 14V

 Potencia Nominal: 10W

4.2- Determinação de Componentes Passivos

Primeiramente utilizou-se a seguinte fórmula para calcular os duty’s máximo e mínimo

= .

= 1−

= 1− = 0,58

= 1− = 0,42

(4)

Com os valores dados da potência e da tensão de saída (levando em conta sua variação ∆V) chegamos assim ao valor da corrente mínima e máxima:

= = 10

24,24= 0,4125

= 10

23,76= 0,4209

Para a corrente mínima utilizou-se um valor 10 vezes menor para não comprometer o circuito, ou seja Imin=0,04125 A.

Com um período de 61,035*10-6 s calculou-se a freqüência a ser utilizada no projeto:

= 1

= 61,035∗10

= 16,38404∗10

Com esses dados iniciais já pode-se calcular a indutância mínima a ser utilizada no conversor elevador de tensão, este valor de indutância serve como o valor mínimo para que nosso circuito seja um conversor Boost:

= ( ) = , ( , ) ,

, = 2,5231∗10

Da mesma forma também é necessário o calculo do valor do capacitor para o funcionamento perfeito do circuito:

= = , , ,

, = 3,1042∗10

Com o valor de capacitância calculado, procurou-se um valor comercial aproximado para a escolha do capacitor. Em nosso caso utilizamos um com 47µF, embora um pouco acima do calculado este capacitor poderá ser utilizado sem maiores problemas para o circuito.

Para o dimensionamento do resistor de carga calculou-se as cargas mínima e a máxima suportadas neste circuito:

= = 24

0,4209= 57,02

= = 24

0,04125 = 581,82

Deste modo, a resistência de carga se localiza entre este intervalo de valores de forma que podemos escolher qualquer valor pertencente ao domínio que nosso circuito devera supostamente suportar. Determinação de intervalo:

57,02 ≤ ≤581,82

Ao final optamos por um resistor de 470Ω para carga, por se tratar de um valor intermediário.

(5)

Para determinar as resistências dos resistores do circuito divisor de tensão resistivo utilizou-se a equação a seguir e atribui-se um valor para a resistência de Rx, calculando assim R1:

= ∗

+ = > 3,33 = 40∗1

+ 1 = > = 11,01

4.3- Confecção do Indutor

Com o calculo da indutância minima como demonstrado na seção 4.2, foi possível realizar a confecção do indutor necessário para o funcionamento do circuito. Como visto, Lmin=2,52x10-3H embora para fins de calculo tenhamos utilizado uma indutância cerca de 4 vezes maior (10x10-3H) que a minima requerida pelo circuito.

O primeiro passo foi a descoberta experimental da permeabilidade magnética (µ) do núcleo a ser usado decorrente do desconhecimento do seu material de fabricação. Para isto utilizamos as seguintes fórmulas:

=

=

=

Onde:

L = Indutância

µr = Permeabilidade magnética relativa µ0 = Permeabilidade magnética do ar µ = Permeabilidade magnética absoluta N = Numero de voltas

Ae = Área do núcleo

Pmin = Perímetro de uma “janela”

(6)

Com isto, confeccionamos um primeiro indutor com numero de voltas (N) conhecido e com o auxilio de um medidor LRC mediu-se a indutância resultante. Com isso, a única incógnita ainda restante na equação seria o valor da permeabilidade magnética do núcleo. Ou seja:

Para um numero de voltas igual a 10 e uma indutância experimental igual a 384mH

384∗10 =101,122410 0,07115

= 2,4342∗10 ( )

Agora com o valor da permeabilidade conhecido, pudemos calcular o número necessário de voltas para que o indutor alcançasse a indutância que esperávamos.

10 = 2,4342∗10 ∗ ∗1,122410 0,07115

= 51,03

Conhecendo o numero de voltas necessárias, o próximo passo foi a escolha de um fio adequado para o enrolamento do indutor de forma a suportar a corrente máxima do circuito (Imax) e então enrolar as espiras determinadas.

Concluído isto, mediu-se novamente a indutância obtendo um valor aproximado de 9,02mH. Observou-se então uma grande variação no valor de indutância decorrente de influencias externas como pressão de fixação ou alinhamento das partes do núcleo, resolveu-se aumentar em 1,5 vezes o numero de voltas a ser utilizadas, livrando assim o circuito da possibilidade da obtenção de uma indutância menor que Lmin.

Finalizado o processo de preparação e encaixe das espiras, o núcleo do indutor é fixado ao enrolamento e após uma nova medição obteu-se uma indutância de cerca de 24,12mH.

4.4- Confecção da placa de circuito impresso

Para a confecção da placa de circuito impresso primeiramente analisou- se quais os componentes o conversor elevador de tensão utiliza e quais os componentes são necessário para o funcionamento do circuito elevador de tensão do duty, que se utilizou primeiramente um AmpOp. Depois de sabermos a totalidade de componentes utilizados começou-se a elaboração do desenho do circuito, ainda no papel, buscando a eficiência da placa. Esta eficiência se da a organização dos componentes de forma a diminuir o tamanho da placa

(7)

sem que prejudique seu funcionamento perfeito, por exemplo evitar o superaquecimento do circuito.

Chegou-se então em um desenho de um circuito onde os componentes eram ligados de forma correta sem que os traçados de cobre se conectassem e as entradas do circuito ficassem colocadas na placa lado a lado buscando a otimização.

Utilizando papel carbono fez-se o espelhamento do circuito para outra folha, porque o desenho do circuito feito é o circuito que é visto do lado dos componentes. Este novo esboço foi passado novamente com o papel carbono para a placa de circuito impresso (do lado do cobre). Com uma caneta de tinta permanente repassou-se os traçados de cobre e as ilhas de cobre cuidando para que os traçados não estejam em curto-circuito.

Pegou-se a placa e colocou-se no percloreto de sódio para que ocorra a corrosão do cobre onde não há tinta permanente. Após 40 minutos o cobre esta corroído, com exceção dos traçados e ilhas de cobre, ainda com a tinta permanente na placa utilizou-se esponja de aço para remover a tinta e ficar amostra o cobre não corroído dos caminhos de cobre, como mostrado na Figura 3.(a).

Figura 3- (a). Placa de circuito impresso com os traçados e ilhas de cobre; (b). Placa de circuito impresso com os traçados e ilhas de cobre estanhados

Com a furadeira fez-se na placa, mais exatamente nas ilhas de cobre, furos onde os componentes vão ser soldados e ficarão em contato com os caminhos de cobre, como ilustrado na Figura 3.(a).

Para proteger os caminhos condutores de cobre da oxidação e para uma melhor condução da corrente nesses traçados, estanharam-se os mesmos, como ilustrado na Figura 3.(b).Soldou-se então os componentes na placa.

Durante os testes do circuito, notou-se no osciloscópio que a curva amplificada da tensão do AmpOp poderia, talvez, ser melhorada utilizando transistor como amplificador. Assim desativou-se todo o circuito do AmpOp e furou-se novamente a placa de forma a fazer um novo circuito amplificador de tensão, agora utilizando um transistor NPN. Soldou-se os novos componentes e testou-se e percebeu-se então que a curva da tensão do duty foi melhorada.

(8)

Desta forma a placa possui dois circuitos amplificadores em funcionamento, sendo utilizado somente o circuito do transistor. Esta placa permite que por uma simples troca de conexão troca-se de circuito amplificador. A placa de circuito impresso pronta pode ser mostrada na Figura 4.

Figura 4- placa de circuito impresso com os componentes soldados

Após a confecção da placa de circuito impresso e a elaboração do programa responsável pelo controle utilizado em conjunto com a placa microcontroladora, fez-se a montagem do circuito por completo.

Primeiramente, ligamos os cabos de conexão responsáveis pela alimentação da placa de circuito impresso: Vin, -Vcc, +Vcc, duty, GND e Vinplaca. Sendo o -Vcc descartado graças a não utilização do AmpOp. Vin, +Vcc e GND ligados as fontes de alimentação, sendo respectivamente alimentados por 10 a 14V e 12V. O duty e o Vinplaca foram ligados a placa microcontroladora, sendo que estes serviram para transportar o sinal de duty calculado pelo microcontrolador e transportar a tensão de saída da carga através do divisor resistivo de uma maneira segura para o microcontrolador, respectivamente.

Após rodar o programa elaborado, com o auxilio de dois osciloscópios, foram feitas medidas de varias “características” da placa (Vgs, Vds, Il, entre outras).

5- Resultados e discuções

Com a tensão de entrada em 12 V, dentro do intervalo de projeto (10 a 14 V), levantou-se as curvas de tensões pertinentes ao estudo do circuito e alguns valores de corrente em alguns componentes.

Para visualizar esses resultados, serão mostradas figuras retiradas dos osciloscópios. A figura 1 mostra as curvas mais relevantes.

(9)

Figura 5

O canal 1 (amarelo) mostra o duty que sai da placa do microcontrolador, na forma de uma tensão com amplitude de 3,2 V no estado “ligado”. Após esta tensão ser amplificado pelo transistor, o valor da tensão do duty amplificado fica em 12 V (roxo, canal 3), que é o valor da tensão entre o gate e o source do MOSFET (Vgs). Para este caso de tensão de entrada em 12 V e saída fixa em 24 V, o valor do duty, tensão “ligada” durante 26 µs sobre o período de 59 µs, resultou em 0,44. A figura 2 mostra tensão de saída medida em outro osciloscópio no mesmo instante de tempo das medições da figura 1. Observa- se também, ainda na figura 1, que a tensão de referência do potenciômetro (azul, canal 2) está praticamente igual à tensão de saída do circuito boost que vai para o microcontrolador (verde, canal 4), ou seja, a tensão de saída medida com o divisor resistivo.

Figura 6

(10)

A corrente fornecida pela fonte de entrada foi de 0,64 A. Já a corrente fornecida pela fonte que alimenta o circuito amplificador, com Vcc = 12 V, foi de 0,02 A. A tensão nos terminais do MOSFET (dreno e source) é mostrada na figura 3, no canal 1, em amarelo, os outros canais continuam os mesmos da figura 1.

Figura 7

A tensão Vds, como se esperava, ficou em aproximadamente zero enquanto o duty está em nível alto, ou seja, MOSFET conduzindo, e fica em 25,4 V quando duty está em nível baixo, ou seja, sem condução. Este valor parece bem coerente, pois há uma pequena queda de tensão no diodo enquanto ele conduz, e no carregamento do capacitor, o que resulta em aproximadamente 24 V na saída.

A tensão no diodo é esboçada na figura 4.

Referências

Documentos relacionados

“Um exame superficial destes autos dá a impressão de que o apelante é um homem altamente nocivo á sociedade, pois ele aparece como deflorador de três menores. Nenhuma

Mas acontece, eu acabei de fazer um pequeno filme de sete minutos ainda sobre a praia mas com uma história, mas eu fiz num ritmo de contemplação que não se pode colocar nas salas

Dessa forma, após a leitura a transcrição e análise das narrativas dos alunos, fomos sintetizando os dados analisados, com recortes de narrativas de blog que tivessem mais

Os resultados variam de criança para criança e podem depender muito da idade em que se inicia a intervenção, uma vez que crianças que começam a intervenção aos 3 anos de idade,

Na parte de Teoria Erg´odica e Teoria da Medida, apresentamos algumas caracterizac¸o˜ es de ergodicidade , incluimos o Teorema de Oseledets Teorema 2.2 e o Teorema de

Um framework para comunicação baseada em localização / Kleder Miranda Gonçalves ; orientador: Markus Endler.. ;

Pai: Você sente vergonha, porque criança na sua idade já entende que ninguém pode ver suas partes íntimas, porém não tem problema

para protocolar o afastamento. Deverá continuar executando as atividades a distância, nos prazos determinados para cada atividade. Não precisará participar das atividades