• Nenhum resultado encontrado

FINANCEIRO CONTROLE CREDIÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FINANCEIRO CONTROLE CREDIÁRIO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FINANCEIRO

CONTROLE CREDIÁRIO

@emcsistemas.zonadamata

(2)

PÁGINA 1 EDSON TIMÓTEO DIAS

TREINAMENTO

FINANCEIRO: CONTROLE DE CREDIÁRIO

EMC Sistemas Unidade Zona da Mata

(3)

PÁGINA 2

Sumário

1. Apresentação 2. Crediário

3. Crediário [Frente Comercial]

4. Duplicatas a Receber 4.1 Operação

4.2 Relatórios 5. Observações Gerais

(4)

PÁGINA 3 1. Apresentação

No presente trabalho vamos apresentar as ferramentas disponíveis para realização do controle de crediário e os relatórios disponíveis para acompanhamento da movimentação de vendas no crediário e o volume de recebimentos, possibilitando mensurar o percentual de inadimplência através dos relatórios do software. Visto que apesar da diversidade das formas de pagamentos disponíveis atualmente como PIX, cartão e boleto, o volume de venda no crediário ainda é significativo.

2. Crediário

Disponível no Gestão Empresarial e também no Frente de Caixa Comercial, esta é a forma mais simples de acessar o cadastro de um cliente para quitação de uma duplicata em aberto ou verificar um histórico de compras, também é possível emitir um boleto ou PIX acessando o crediário do cliente através destes caminhos. Existem outras opções disponíveis nesta tela, conforme mostrado abaixo:

Ao selecionar uma fatura com o botão direito do mouse serão habilitadas as opções para operação das faturas existentes:

Quitar Fatura: realiza baixa de uma fatura em aberto no crediário do cliente, para quitação deverá ser selecionada a forma de pagamento, data e valor de desconto ou acréscimo, caso houver. Os valores de juros e multa serão calculados automaticamente, conforme configuração realizada previamente nas configurações do financeiro.

GESTÃO EMPRESARIAL/F9 CREDIÁRIO/SELECIONAR O CLIENTE/MENU SUSPENSO.

(5)

PÁGINA 4 Alterar fatura: permite alteração do tipo de cobrança da fatura selecionada, não sendo permitida a alteração de O.S. proveniente de movimentação do estoque.

Excluir Fatura: permite a remoção de uma fatura do crediário do cliente sem que esta altere o saldo do caixa, será utilizada exclusivamente em caso de fatura gerada de forma equivocada, sendo necessária a permissão do supervisor.

Cobrança: preenchimento das informações referentes à cobrança realizada pelo operador e agendamento da próxima cobrança. Esta função é customizada, por isso é necessário consultar valores de implantação e mensalidade.

Negociar: permite negociar uma fatura em aberto, podendo alterar a data de vencimento, o valor da fatura, a taxa de juros e número de parcelas.

Emitir Boleto Bancário: permite a emissão de um boleto bancário de acordo com as contas disponíveis cadastradas, para utilizar esta função é necessário possuir a customização.

Gerar Boleto Paghiper: permite a emissão de um boleto referente a fatura selecionada, é necessário possuir cadastro junto ao intermediador e configurar a integração no software.

Gerar PIX Paghiper: permite a emissão de um PIX referente a fatura selecionada, é necessário possuir cadastro junto ao intermediador e configurar a integração no software.

Recibo em Branco: Impressão de um recibo em branco para preenchimento manual no caso de faturas a serem recebidas fora da empresa.

GESTÃO EMPRESARIAL/F9 CREDIÁRIO/SELECIONAR O CLIENTE/SELECIONAR FATURA - BOTÃO DIREITO.

(6)

PÁGINA 5 3. Crediário [Frente Comercial]

Ao acessar o Frente Comercial está disponível o atalho “F7 Crediário”, através deste é possível verificar os débitos em aberto de um determinado cliente, realizar baixa d a duplicata e realizar cobrança, selecionando a fatura com botão direito do mouse. Também é possível verificar o histórico de compra do cliente. Não serão habilitadas as funções através do menu suspenso e ao selecionar a fatura com o botão direito como apresentadas no Gestão Empresarial.

4. Duplicatas a Receber 4.1 Operação

Ao acessar o caminho: Gestão Empresarial/Financeiro/Duplicatas a Receber será habilitada as opções Operação e Relatórios.

Selecionando a opção “Operação” será apresentada a tela contendo as duplicatas em aberto e com vencimento até o último dia do exercício atual, selecionando uma fatura com “Botão Direito do Mouse” irá habilitar as mesmas opções apresentadas no crediário do cliente através do atalho no Gestão Empresarial “F9 Crediário”, conforme apresentado no “item 2”.

Na parte inferior da tela irá apresentar as opções:

Enter – Selecionar: selecionar uma fatura.

F2 – Lançar: lançar uma nova fatura.

F3 – Manutenção: alterar ou excluir uma fatura existente.

F6 – Relatórios: direciona para aba de relatórios do controle de duplicatas.

F4 – Histórico: apresenta o histórico de compras do cliente selecionado.

Ao acessar o menu suspenso na tela Operação serão listadas as opções conforme a tela abaixo:

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/OPERAÇÃO/MENU SUSPENSO.

(7)

PÁGINA 6 4.2 Relatórios

Ao acessar o caminho: Gestão Empresarial/Financeiro/Duplicatas a Receber/ Relatórios, serão listadas todas as duplicatas a receber dentro do exercício atual. Na parte inferior da tela estão disponíveis as funções:

F2 – Acumulado / Detalhado: Permite navegar alterando o relatório apresentado de acumulado para detalhado e vise versa.

F5 - Selecionar: Permite realizar a pesquisa de uma fatura em aberto, utilizando os filtros para pesquisa: Cliente, Vendedor, Portador, Roteiro, Cidade, Nº Boleto, Tipo de cliente.

F6 – Operação: Alterar para tela de operações.

F7 – Imprimir: Imprimir o relatório selecionado.

Botão Direito do mouse: Ao selecionar uma fatura apresentada no relatório [Detalhado]

com o botão direito do mouse será apresentado a opção “Visualizar faturas Originais”, caso haja negociação para a fatura selecionada.

Ir Para: Permite a navegação em outras abas do menu “Financeiro”. Conforme tela a seguir.

Menu Suspenso: ao selecionar o menu suspenso serão exibidas as opções conforme a tela a seguir.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO.

(8)

PÁGINA 7 Relatório de Duplicatas a Receber no Geral: apresenta o relatório de todas as duplicatas a receber existentes no crediário.

Relatório de Duplicatas a Receber no Período: apresenta o relatório das duplicatas a receber existentes no período informado.

Relatório de Clientes em Atraso: apresenta o relatório dos clientes em atraso até a data informada [Data Base].

Relatório de Acertos no Período: apresenta um relatório contendo todos os recebimentos do crediário no período informado, incluindo resumo no canto da tela.

Relatório de Lançamentos no Período: relatório dos lançamentos de contas a receber do Gestão, exibindo as faturas e valor recebido de cada uma delas por período.

Balanço: apresenta um gráfico contendo as informações das duplicatas registradas no software, apresenta também informações relevantes para tomada de decisão como o volume de inadimplência, como podemos observar abaixo:

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/RELATÓRIO DE ACERTOS NO PERIODO.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/BALANÇO.

(9)

PÁGINA 8 Histórico de cliente: permite a consulta do histórico de compra de um cliente específico em determinado período, selecionando por data de compra ou pagamento.

As funções que tratam de cobranças pelo sistema são customizadas, devendo ser consultado o valor para treinamento e o valor mensal.

Acompanhamento de Cobranças: relatório das cobranças realizadas em um determinado período, permitindo filtrar por “usuário” ou “cliente específico”, conforme abaixo:

Agendamento de Cobrança: relatório das cobranças agendadas no crediário do Cliente.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/AGENDAMENTO DE COBRANÇA.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/ACOMPANHAMENTO DE COBRANÇA.

(10)

PÁGINA 9 Aviso de Cobrança: ferramenta que auxilia no envio de cobrança, enviando um aviso para clientes inadimplentes, podendo ser feito via e-mail ou correios.

Aviso de Cobrança Manual: para utilizá-la é necessário realizar os passos a seguir:

Selecionar a forma de envio e os dias de atraso, avançar, enviar.

Aviso de Cobrança Automático: Para cobrança automática é possível realizar a configuração do prazo após o vencimento para iniciar o envio de cobrança, quais tipos de cobrança, assunto, sendo enviado e-mail aos clientes com débito em atraso.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/AVISO DE COBRANÇA/F7 AVANÇAR/F7 ENVIAR.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/AVISO DE COBRANÇA/COBRANÇA AUTOMÁTICA

(11)

PÁGINA 10 Nesta tela ainda apresenta o detalhamento do método utilizado para envio das cobranças.

As funções relacionadas a emissão de boletos pelo sistema são customizadas, devendo ser consultado o valor do treinamento e valor mensal.

Boletos Emitidos Período: apresenta um relatório contendo todos boletos emitidos dentro do período informado, sendo possível identificar o status dos boletos de acordo com a legenda, imprimir um boleto ou o relatório, enviar o boleto por e-mail ou gerar PDF.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/AVISO DE COBRANÇA/COBRANÇA AUTOMÁTICA

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/BOLETOS EMITIDOS PERÍODO.

(12)

PÁGINA 11 Remessas enviadas: relatório dos arquivos de remessas gerados no sistema e enviados ao banco, sendo possível detalhá-lo para visualizar os boletos que o compõe. Clicando com o botão direito do mouse, serão disponibilizadas as opções para confirmar ou estornar o envio e também a opção de excluir o arquivo.

Créditos Perdidos no Período: o relatório apresenta todos os registros de perdas de créditos lançados no período informado. Para lançar uma perda de crédito, basta acessar o caminho: Gestão Empresarial/ Financeiro/ Operação/ Menu Suspenso/ Registrar Perdas no Recebimento de Créditos. Após acessar o caminho, basta selecionar as faturas e confirmar.

Para acessar o relatório de perdas no período basta acessar o caminho abaixo:

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/REMESSAS ENVIADAS.

GESTÃO EMPRESARIAL/FINANCEIRO/RELATÓRIOS/MENU SUSPENSO/CRÉDITOS PERDIDOS NO PERÍODO / INFORMAR PERÍODO.

(13)

PÁGINA 12 Créditos Recuperados no Período: apresenta o relatório dos créditos recebidos dentro do período selecionado, após incluí-los como “Perdidos”.

5. Observações Gerais

Para o funcionamento correto das ferramentas citadas acima, é necessário que haja manutenção constante das informações e todos os lançamentos devem ser realizados de maneira correta.

Alteração do status dos boletos conforme as legendas apresentadas nos relatórios dependem da importação do arquivo de retorno do banco.

Para que o cliente consiga utilizar todas as ferramentas citadas acimas de forma correta e com segurança, recomendamos que seja realizado um treinamento mínimo de 03 horas.

Referências

Documentos relacionados

Na camada de controle de acesso a autenticação e controle de acesso RBAC são modularizados por um mecanismo – intitulado Heimdall – criado para este fim,

Uma expressão lógica de comparação com o operador regexp é verdadeira se o padrão de- finido casa com qualquer trecho da string de comparação. Isto é diferente do uso dos pa-

Os principais tipos de tributos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS),

Para iniciar um jogo em rede, um jogador terá que hospedar o jogo selecionando a opção Hos- pedar jogo em rede na tela de boas-vindas ou escolher a opção Jogo → Hospedar

Conceitos básicos da ecologia; populações e comunidades; ecossistemas; fatores limitantes; interações ecológicas entre organismos; bases teóricas da ecologia

SELECIONANDO A OPÇÃO QUE VOCÊ ACHAR CORRETA!.. De acordo com a terceira lei de Newton, duas forças que formam um par ação-reação apresentam essas

d) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de sinais opostos e uma neutra c) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma neutra b) duas esferas

Porém, enquanto Deus cuidava dos seus filhos, para que estes não sofressem mais do que podiam suportar, Satanás também administrava os últimos detalhes de seu mais