• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ ESTADO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ ESTADO DE SÃO PAULO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

\ ,, & •• i

* *

_.,,_

CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ

ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DECRETO LEGISLATIVO Nº 013 DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

AUTORIA: ROGÉRIO GONÇALVES PEREIRA

"Concede o Título de cidadão Arujaense ao Sr. Joaquim José de :S ~

Macedo". 1

A CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ APROVA:

Art. 1 º. Fica concedido o Título de cidadão Arujaense ao Senhor JOAQUIM JOSÉ DE MACEDO, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Art. 2º. A entrega do diploma se dará em sessão solene em data oportuna, a ser fixada pela presidência da Câmara.

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução do presente Decreto- Legislativo correrão por conta de verbas próprias, consignadas em orçamento que serão suplementadas se necessárias.

Art. 4 º . Este Decreto-Legislativo entra em vigor na data de publicação.

ROGÉRIO

(2)

' ·a.a;·;

.,. * *

CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ

ESTADO DE sAo PAULO

PROJETO DECRETO LEGISLATIVO Nº013 DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

AUTORIA: ROGÉRIO GONÇALVES PEREIRA

BIOGRAFIA

Joaquim José de Macedo, nascido em 1 O de novembro de 1952, natural de São João do Piauí (PI), casado com a Senhora Dona Maria do Socorro a 27 anos e pai de Antônio José de 12 anos.

Filho de agricultor, trabalhador rural até os 18 anos, cursou mobral, técnico de administração, contabilidade e Magistério.

Chegou em Arujá em setembro de 1991 , no bairro Parque Rodrigo Barreto, onde ajudou a fundar na data do dia 20 de março de 1991 , e atua até hoje na Associação Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto, o qual já foi presidente e 1 º secretário, conseguindo com muita luta e ajuda dos moradores, inúmeros benefícios ao bairro, como Linhas de ônibus diretas do bairro até o Brás, a estação Armênia , centro de Suzana, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Lutou também para que o bairro Parque Rodrigo Barreto tivesse telefone \ público, caixa de correio , e uma Base Comunitária da Polícia Militar. )

• Entre os anos de 1997 a 2000 foi coordenador da Comunidade Nossa Senhora Aparecida , a qual nos dias de hoje é Paróquia.

• No ano de 1997, entrou com ação civil pública contra o "golpe do telefone", onde os moradores do bairro pagavam um valor absurdo para adquirir a linha telefônica .

• Em 1998 Foi o autor da ação Civil Pública, que deu início na regularização do bairro Parque Rodrigo Barreto.

• No ano de 2002, ajudou a fundar a pastoral da criança em Arujá , a qual beneficia inúmeras famílias até hoje;

• Ajudou na construção da Igreja Nossa Senhora da Aparecida , localizada no bairro Parque Rodrigo Barreto;

• Nos anos de 2000 a 2004 foi eleito vereador no município;

• No ano de 2006, foi um dos Colaboradores do Plano Diretor da Cidad incluindo os artigos 8º e 9º da Lei 10.257 de sua au

• Foi conselheiro Municipal do Meio Ambiente ;

• ~ elheiro Municipal de sç:7

(3)

\. ' l' í

* *

_.,._

CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ

ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DECRETO LEGISLATIVO Nº013 DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

AUTORIA: ROGÉRIO GONÇALVES PEREIRA

• Conselheiro Municipal do Conselho da Cidade;

• Presidente do DM do Partido dos Trabalhadores;

• Em 2015, como presidente da associação deu início a ação que impediu a troca do nome do Bairro Parque Rodrigo Barreto para Pirituba .

ROGÉRI

(4)

\ ., ' •. i

.,, * *

CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ

ESTADO DE SÃO PAULO

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Trata-se de uma justa e singela homenagem a um homem que contribui para com o crescimento da nossa cidade, como Vereador, morador, ou membro da Associação movimento de moradores do Parque Rodrigo Barreto, Conselheiro Municipal do Meio Ambiente, Conselheiro Municipal de Saúde, Conselheiro Municipal da Cidade.

Com isso, peço aos nobres pares o apoio e aprovação a matéria apresentada

por este vereador e reconhecimento a homenagem a este munícipe que tanto

fez e contribuiu para o crescimento de nossa cidade.

(5)

AKUJA Nt,WS -

lmob11Iàna Continental Vo lta a Assediar Morado ... http://www.arujanews.jex.com. br/c i dade+po I ic ia/i mobi I iaria+cont. ..

2 de 4

Minha Casa Minha Vida 2017 - Simule Agora Mesmo o Subsídio

Ri-:al .:e o Sonho da Cascl Própna com a \-1RV ConfHcJ os Subsf<J;os No Chat Or.!i:w·'

Capa

I

Cidade & Policia

I

Crônicas & Meio Ambiente

I

Editorial

I

Política Regional

I

Saúde & Educação

I

Turismo &

Negócio

Cidade & Polícia

27/07/2010

O

comentário(s)

Tweet r ••

Imobiliária Continental Volta a Assediar Moradores do Barreto

Parque Rodrigo Barreto

Os moradores do Parque Rodrigo Barreto estão sendo mais uma vez pressionados pela Imobiliária e Construtora Continental Lida.

por Honório Rocha

Parque Rodrigo Barreto - Arujá

Moradores do Parque Rodrigo Barreto estão sendo mais uma vez pressionados pela Imobiliária e Construtora Continental Lida

Funcionários da empresa estão visitando casa a casa no bairro e através de um comunicado por escrito. solicitam o comparecimento da população com urgência ao escritório da empresa, onde "serão tratados assuntos de interesse dos moradores". Além da entrega do comunicado, os funcionários pedem para que todos levem documentos pessoais e dos lotes em que residem para que a empresa possa providenciar as escriluras de suas casas. No aviso consta o seguinle texto: "departamento de cobranças de preslações" Eles afirmam ainda que o bairro está passando por um processo de regularização. Os moradores que arriscaram a comparecer a sede da empresa no municipio de Guarulhos. logo perceberam que a história é bem diferente.

Entenda o caso

No escrilório da Continental . ninguém fala em escrilura . em regularização e sim em divida. Lá . são informados de que os moradores terão direito ás escriluras de suas casas . desde que paguem dividas de aluguel com a empresa. ou seja . desde que quitassem os aluguéis atrasados dos lotes. Informam lambém que só depois do pagamento dos aluguéis pendentes é que a empresa poderá negociar a compra dos terrenos. e em Iam de ameaça . afirmam que aqueles que se recusarem a pagar os débitos. sofrerão ação judicial de despejo.

Ver para crer

Uma das pessoas que atendeu o chamado da Continental foi a costureira Aparecida Ferreira. 52 anos. "Fui informada na Continental de que no ano que vem sairão as vendas dos lerrenos". frisou ela . residente há 14 anos no bairro. "Eles disseram que a preferência para a compra dos loles será para quem estiver em dia com o aluguel e o IPTU . caso contrário . o morador será despejado", afirmou Ela declarou ainda que deixou de pagar aluguel há uns 1 O anos e não teria a menor possibilidade de assumir uma divida dessas.

"Falei com a advogada do Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto sobre o caso, porém , fui orientada para não pagar

Busca em

2 Notícias

23/ 11/2017 15:52

(6)

ARUJA NEWS - Imobi liária Contin enta l Vo lta a Assediar Morado ... http:/ /www.arujanews.jex.com. br/c i dade+ po I ic ia/i mob i I iaria+con

t ...

3 de 4

nada na Continental e se vier algum pedido de despejo. é só entrar em contato com o Movimento que a advogada fará minha defesa", explicou .

Quem também recebeu a visita dos funcionários da Continental foi a dona de casa Floraci dos Santos Silva. 56 anos. moradora da Rua 23. "Nem me dei ao trabalho de receber o papel da Continental, fui logo explicando que o meu caso está na justiça, estou com um processo de usu- capião. não devo satisfação a Continental", posicionou-se .

Impedida judicialmente

O secretário-geral do Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto. Joaquim José de Maceóo. 57 anos , em entrevista ao Jornal Folha de Mogi, informou que o registro de loteamento do Parque Rodrigo Barreto está suspenso pela Justiça. e que as cobranças de aluguéis, exceto depôsitos em juízo . também estão suspensos desde o ano de 2008 . O lider comunitãrio declarou que existe uma ação civil pública de conciliação expedida pela juiza Priscila Devechí Ferraz Maia da Vara Distrital de Arujá , desde o ano de 2008 . transitado e julgado, que deixa claro que enquanto não for efetuado novo registro do loteamento do Parque Ro-drigo Barreto. a Imobiliária Continental está impedida de alienar e locar novos lotes.

Joaquim de Macedo comentou que a Continental não pode confeccionar novos contratos de locação e nem receber diretamente qualquer quantia em dinheiro dos moradores do Barreto. Ele ressaltou que as pessoas não devem entregar nenhum documento pessoal ou dos seus lotes à Continental e muito menos assinar documento ou fazer qualquer tipo de acordo . Macedo declarou que em virtude da compra de área feita pela prefeitura para compensação ambiental do Parque Rodrigo Barreto. o executivo acabou alardeou nos jornais local que o Barreto logo estará regularizado. "Disso se aproveitou a Continental para mais uma vez assediar a população . Nessa hora . a prefeitura lava as mãos e deixa os moradores sem informação, largada à sanha da Continental" , lamentou . Acordos criticados

O secretário da entidade também criticou Antonio Uilson Ferreira da Silva . conhecido por Gato, presidente da Associação de Defesa Social e Habitacional de Arujá (AMDSHA) que está fazendo acordos de conciliação entre moradores e advogados da Continental. "Esse tipo de acordo (comodato) que essa Associação está realizando. só favorece ainda mais a imobiliária . Esses moradores correm sérios riscos de perderam suas casas" . Macedo enfatizou para qualquer dúvida a população deve procurar o Ministério Público (MP) .

Gato se defende

Antonio Uilson Ferreira da Silva. declarou ao Jornal Folha de Mogi que já celebrou cerca de 75 acordos conciliatórios, mas ressalva que só com as pessoas que não têm documentos de posse (supostos invasores) . O presidente enfatiza que a entidade tem seis advogados e que nenhum deles cobra nenhum centavo dos municipes.

Minha Casa Minha Vida 2017 - Simule Agora

Mesmo o Subsídio

O So nho da Casa P Confii", Subsíd Cha t e

Corret

>

Questionado sobre qual a vantagem do acordo judicial, ele informou que os moradores que não possuem documentação dos lotes e que assinaram o acordo , podem ficar morando no local até que saia a regularização do bairro, e acrescentou que também essas famílias estão autorizadas a efetuar a ligação de água e energia elétrica em suas casas, além do IPTU ser cobrado somente a partir da data da celebração do acordo. Outro beneficio que o lider comunitário destaca é que quando as vendas dos lotes saírem , as familias que desejam comprar o lote darão uma entrada e o restante será pago em até 150 parcelas . Silva mandou um recado aos seus criticas : "O acordo de conciliação beneficia integralmente o morador. A associação que eu presido , apesar de nova foi a que mais fez pela população do Parque Rodrigo Barreto", defende-se.

Histórico do loteamento

No final da década de 70 e inicio dos anos 80, a Continental comprou uma área no município de Arujá e começou a efetuar a venda de lotes de 250 metros quadrados. A Justiça acabou proibindo a venda desses lotes por se tratar de área de preservação ambiental.

Já a Imobiliária Continental passou a alugar os lotes . foi então que o Judiciário também proibiu essa prática e suspendeu a matricula do lo-teamento do Parque Rodrigo Barreto. O problema já se arrasta há 31 anos . Hoje , a matricula do loteamento do Barreto continua suspensa , assim como as cobranças de aluguéis dos lotes, a não ser que o cidadão decida pelo depósito em juizo . fato que praticamente ninguém mais faz no bairro . A prefeitura deu um grande passo para solucionar o problema . ou seja . adquiriu uma área no municipio de Santa Isabel no valor próximo de R$ 5 milhões para a compensação ambiental do Parque Rodrigo Barreto que tem uma população estimada de 30 mil habitantes . A compra dessa área é de fundamental importância para a futura regularização do bairro e, é resultado de um acordo judicial, referendado pelas partes envolvidas na regularização do Barreto. ou seja , o Ministério Público. a Imobiliária Continental, a Prefeitura Municipal de Arujá e a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo .

Prefeitura de Arujá

Procurada para falar sobre o caso, a Prefeitura se manifestou da seguinte forma : "O Diretor do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento de Arujá, Juvenal Fer-nando Penteado, informa que a ação civil pública existe e foi assinada em 2 de dezembro de 2008 , em comum acordo entre a Administração Municipal anterior a este governo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. a Imobiliária Continental e o Ministério Público. Tal ação prevê uma série de providências que deveriam ser tomadas pela Prefeitura e pela Imobiliária, com o objetivo de promover a regularização do Parque Rodrigo Barreto. As providências de competência da Prefeitura estão sendo rigorosamente atendidas. Um exemplo é justamente o principal e mais difícil item do acordo . que exigia a aquisição de 350 alqueires de área (dentro da mesma sub-bacia hidrográfica a qual pertence Arujá) para a compensação ambiental do loteamento. Conforme amplamente divulgada na mídia. nos últimos dias. a prefeitura já adquiriu uma área quase duas vezes maior que a exigida (661 alqueires) . que será suficiente para a compensação am-biental não apenas do Parque Ro-drigo Barreto . como de outras e-ventuais áreas, sanando o passivo ambiental do municipio. Em relação às ações obrigatórias exigidas da Imobiliária Continental , elas devem ser questionadas junto ao Ministério Público que. como mencionamos acima , também está envolvido na conciliação" .

Imobiliária Continental

O Jornal Folha de Mogi entrou em contato com a Imobiliária Continental para que ela se pronunciasse sobre o caso, tendo em vista que vem sendo citada na matéria. A reportagem ligou para o número 3629-1300 conversou por telefone com a senhora Nubia que transferiu para o senhor Valter que atendeu e ouviu do que se tratava , passando em seguida para a senhora Katia . que forneceu seu e-mail pessoal para que a reportagem pudesse enviar o questionário com as informações , porém . até o fechamento desta edição. na quinta-feira, ás 14 horas . não houve retorno .

11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 Fonte: Honório Rocha - o Editor

23/ 11/2017 15:52

(7)

l'ret'eilura de Arujá hnp :1 /www.prefeituradearuja.sp.gov. brinotice .php'l I d= 1 062

I de 3

Home (/index.php) 1 Administração (ladministracao.php ?ld=1) 1 Conheça Arujá (lmeet.php?info=historyJ J Concursos (/con cursos.php) J Correio Eletrônico (/email) 1 Governo Eletrônico (http://governoeletronico.aruja.sp.gov.br) J Transparência (/transparent.php) 1 Atos Municipais (lcti/atos) J Notícias

(/noticias.php) 1 Programas (/programas.php?ld=1) J SIC - Serviço de Informação ao Cidadão (/sic/contact.php) 1 Licitações (llicitacoes/) 1 EXPEDIENTE (/phones.php)

(http://www.prefeituradearuja .sp.qov.br/)

Conselho Municipal de Saúde elege nova diretoria 10-01-2014

Lei de Acesso (lesiclivre/index/) (/esiclivre/index/)

Representantes da sociedade civil, poder público, dos usuários

e

entidades elegeram e empossaram a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Arujá na última quinta-feira (09/01) . A composição atuará de 2014 a 2015 e tem como presidente a secretária adjunta de Saúde, Mirian Miletti.

Criado pelas leis municipais nº 1.074/94, de 13 de maio de 1994, e nº 2.409, de 1° de junho de 2011 , o Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado, com funções de deliberar, controlar e fisca lizar todas as ações de atendimento à população na área de saúde no município

Entre outras atribuições, o CMS busca garantir a participação regular do cidadão na elaboração das diretrizes gerais da política de saúde, na definição das metas e estratégias com vistas ao alcance dos objetivos traçados para a área

e

no acompanhamento da execução do Plano de Saúde.

Para que possam exercer essa função , os conselheiros realizam reuniões ordinárias periódicas. Nesta gestão, os encontros, abertos ao público , acontecerão na segunda sexta-feira do mês, às 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Major Benjamin Fraco, 425, Centro).

"A participação efetiva de todos nas reuniões é fundamental . porque o mais importante é somar em beneficio da população, que merece e exige um trabalho realizado com maestria", destaca a presidente eleita do CMS, Mirian Miletti. Já o vice-presidente, Benedito Souza Ferreira . ressalta que é "preciso unir forças em prol da Saúde".

Composição

O CMC é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, atendendo aos segmentos sociais três representantes do poder público (designados pelo prefeito); três representantes de entidades de profissionais e serviços de saúde (eleitos em votação); e seis representantes dos usuários (indicados por associações de amigos de bairros e eleitos em votação) .

Presidente e vice-presidente são eleitos por votação democrática entre seus pares. Também por meio de votação são compostas a comissão de avaliação de contas e a comissão de avaliação de contratos e serviços. Os conselheiros não recebem remuneração e atuam numa função pública

Composição do Conselho Municipal de Saúde

Presidente Vice-presidente

Mirian Tereza Miletti Benedito Souza Ferreira

Representantes dos usuários

José Pedro de Melo Pinheiro (titular) e Joaquim José de Macedo (suplente) Atemilson Miranda dos Santos (titular) e Érica Aparecida Pereira (suplente) Sandra de Cássia Ferreira Lima (titular) e Rita de Cássia Ol iveira Alves (suplente)

Paulo Dionísio Si lva (titular) e Pau lo Fernando

1 •.

Oli veira (suplente) Manoel Aluísio Freires (titular) e Fabiana Vieira Almeida Queiroz (suplente)

Reinilde Oliveira Lima (titular) e João Vani Anuncia10 (suplente)

Representantes dos se rviç os e profissionais de saÍJde

23/ 11/2017 15:50

(8)

l'rete1tura de AruJá h ttp://www. prefe ituradearu ja.sp.gov. br/ notice. ph p

0

1 d 3 083

I de 3

Home (lindex.phpl

I

Administração (ladministracao.php?ld=1l [ Conheça Arujá (lmeet.php?info=historyl [ Concursos (lconcursos.phpl [ Correio Eletrônico (!em ail)

1

Governo Eletrônico (http://governoeletronico.aruja.sp.gov.brl

I

Transparência (ltransparent.phpl

I

Atos Municipais (lctilatos) [ Noticias

(lnoticias.phpl

I

Programas (lprogramas.php?ld=1l [ SIC - Serviço de Informação ao Cidadão (lsiclcontact.phpl [ Licitações (llicitacoesll [ EXPEDIENTE (l phones.php)

(http:llwww.prefeituradearuja.sp.gov.brl) Conselho de Saúde elege nova diretoria 08-01-2016

Lei de Acesso (lesiclivrelindexll (lesiclivrelindexl)

Foram eleitos e tomaram posse nesta sexta-feira (08/01) os membros da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2016/2017. A cerimônia ocorreu no Espaço Empreendedor, no Centro. Com a nova composição, o órgão será presidido por Marilucia Alencar da Silva Pessoa.

Criado pelas leis municipais nº 1.074/94, de 13 de maio de 1994, e nº 2.409, de 1° de junho de 2011 . o Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado, com funções de deliberar, controlar e fiscalizar todas as ações de atendimento

à

população na área de saúde no município.

Entre outras atribuições, o Conselho busca garantir a participação regular do cidadão na elaboração das diretrizes gerais da política de saúde , na definição das metas e estratégias com vistas ao alcance dos objetivos traçados para a área e no acompanhamento da execução do Plano de Saúde.

Para que possam exercer essa função, os conselheiros realizam reuniões ordinárias periódicas, cujas datas serão definidas em breve.

"A participação efetiva de todos nas reu niões é fundamental , porque o mais importante é somar em beneficio da população, que merece e exige um trabalho realizado com qualidade", destaca a secretária de Saúde, Clarinda Carneiro.

Confira a lista de membros titulares e suplentes do CMS para o biênio 2016/2017

Presidente Vice-presidente

Marilucia Alencar da Silva Pessoa José Benedito dos Santos

Comissão de avaliação de contas

Titular Suplente

Marilucia Alencar da Silva Pessoa Lais Antonelli Renilde Oliveira Lima Julie Rodrigues do Prado José Benedito dos Santos Erinaldo José de Macedo

Comissão de avaliação de contratos e serviços

Titular Suplente

Marilucia Alencar da Silva Pessoa Eduardo Ferreira da Silva Julio Rodrigues do Prado Nabila Akram Bachour Artur Souza Ferreira Neto Roberta Ap . da Costa Lopes

Composição

Titular Suplente

Marilucia Alencar da Silva Pessoa Clarinda de Fátima Carneiro Renato dos Santos Borges Eduardo Ferreira da Silva

Sílvia Maria Poço Maria Débora da Silva Denise Rodrigues Leal Sueli Ap . dos Santos Granjeiro Marineide Souza Simas Rosilda Apolônio dos Santos Roberta Ap. da Costa Lopes Nabila Akram Bachour

Artur Souza Ferreira Neto Leide Rose de Barros Julio Rodrigues do Prado Maria Helena do Prado

Adriana de Oliveira Maria Selma de Souza Israel José Benedito dos Santos Lais Antonelli Joaquim José de Macedo Erinaldo José de Macedo

Renilde Oliveira Lima Vera Lucia dos Santos

Prefeitura de Arujá

23/1 1/20 17 1 S :49

(9)

- · \ ~""J-',• · ,J ·· - ~'u..J~" ' 1

aquim José de Macedo, natural de São João do Piauí (PI), casado, ascido em 1952, filho de agricultor, trabalhador rural até os 18 anos.

Cursou o mobral, técnico de administração, contabilidade e magistério. lndustriário · nas áreas de .-!t~~-f ~-AH~il@r ~ê!drpmistra~i_){

Do · · · .. pro

=~·-, -

-!" ~-

i -~ .

Lutou também par.a 4 e o Bairro-tivesse:

mais telefones públ , cai5:(a it-e"':'{:Órreio e uma Base eorj a dârP-01té1ãMfütar:-

0'

Participa tamb. astoral da,Gr:iâr/"'· ;

desde 2002 e -

(10)

-0 ~ ~

t ~

e,\

o

'2

~

. Quem é joaquim do Barreto? É gente que faz!

r Cursou o magistério, * TRANSPORTE

fez o 2° Técnico em Conta- Conseguimos trazer bilidade, ex- metalúrgico para o Rodrigo Barreto o

~ onde trabalhou em várias .final da Empresa Poá,

Í multi-nacionais como auxi- beneficiando muita gente

~ liar administrativo. \ deste município, além, de

! Casado com Maria do fazer com que melhorasse

2 Socorro, é de comunidade alguns horários da Empresa H desde criança, foi secretário Transdutra para o Barreto, do movimento de moradores inclusive nos finais de por duas vezes, hoje é o semana.

atual Presidente, também Mesmo esta Empresa Presidente do DM do PT de deixando muito a desejar, ao Arujá. invés dela ir até ao passa-

VOR R@ P'1 OUI lnà geiro, ela quer que os mes-

M~@R ~w VOCÊ ! movãoatéaela.

ALUGUEL DE LOTES

Temos o compromis so de lutarmos juntos par este sofrido povo pela re gularização do Pq. Rodri go Barreto, onde os mora dores são golpeados dia a-dia, sendo sugados até último centavo pel loteadora, usando contra tos de forma lesíva.

Agora não bastant isso, estão usando nov modalidade: O Golpe d por o pessoal para assina promissórias referentes aluguéis de lotes.

Chegando lá par acertar seus débitos aind são tratados com hosteli dade (menos preso).

Dentro dos ditame da lei vamos lutar até vitória pela regularizaçã do Barreto.

Já temos represen tação tramitando n Justiça por esta causa

Também já procura mos a Comissão Direito Humanos, tentando um solução sem prejuízo par ambas as partes. ·

SAÚDE*

Lutaremos junto ao povo, para que seja cons- truída de imediato a Mater- nidade em Arujá. Temos que acabar com esta aberração, ·falta de res- peito com o povo deste Município de não poder nascer criança aqui em nossa cidade.

Fortalecendo os conselhos com a partici- pação dos municípes , dando uma legitimidade que eles possam fiscalizar para aonde vão as verbas destinadas a cada setor.

* PT NA CÂMARA ...

Pintou qualidade, já temos exemplos por onde Governamos, seremos legislador e também fiscal do povo, por exemplo, já conseguimos evitar algu - ns golpes em Arujá, inclu- sive o GOLPE DO TELE- FONE quem não lem - bra???

Sou uma ferramenta, estou aqui para servir cabe a você analisar

e fazer a sua ESCOLHA.

JOAQUIM DO BARRETO

PT n º '1 3 456

(11)

;

1 ~

, 1

ir

1

.•

=:tl'l~M~\/v Ww~ - V l - ~o~ - ~~~ - ~

02~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~ ~~

Vereador Joaquim pr

Apresentamos, abaixo, algumas das principais lut vereador mais atuante deArujá, embora este~

Água e luz para

·Chácara Bananal

~ :1 ,_.,( 10.-:t~

: ' .,....,_,, Oohservatório Municipal

Uma propositura (264/02) do vereador Jo- aquim, e que foi aprovada por

unanimidade na Câmara dos Vereadores de Arujá, garantiu 13,gua para trinta famílias, com cerca de 85 cri~nças, na Chá- cara Bananal. - _ .

No lócaL~ive .u.ma p~pu- lação 'carente:

0

q~~· êr~ 'obri- gada a utilizar-se de águ~~ de · minas e poços. O vereador Joaquim, ao notar que a água era de procedência duvidosa, vinda· fT!iSturada com détritos, pediu providências para a Vi- gilância Sanitária.

Água contaminada

Foi feita a coleta da

água e encaminhada ao Instituto Adolf9 L:;ut _ para verificação. O laudo concluiu que el tinha alto índice de contaminação. Dian e

so, o vereador, agindo junto com a Vigilâ Sanitária, reivindicou a extensão de re:cle _ água para o bairro. A mobilização garantiu, além da rede de água, também a instalação c:fe I elétrica na região.

· . .;..; O vereador Joaquim , através da _gropàsitura de nº 219/01 , pediu explicações . so bre .o Conservatório Municipal de Arujá. O conservatório, apesar de fun- cionar com professores cone.ursadas da rede pública, cobrava R$ 25,70 por aluno, o que excluía os alunos mais carentes de terem a chance dê. e_studar.

Diante do pedido de ex- plicações , essa taxa fo i suspensa. Afinal , a escola é -patrlmôA-io do município, estando sob a responsabilida- de do Sr. Ubirajara Luiz Soa- res, que é o diretor de Cultu- ra.

Com essa atitude, o ve- reador Joaquim consegu iu democratizar o acesso dos jo- vens de _baixo poder aquisiti- vo a esse bem tão importante que é o conhecimento, demo- c atiz ndo assim o acesso à cultura.

Um exemplo de como deve ser a atua-

®P tíe um: parlamentar, comprometido com as G;awsas populares e a organização independen- te ela população, pode ser visto na luta pela iluminação pública. O vereador Joaquim enca- mil;lh@ .a propositura de nº 192/01, reivindican- ê!Õ · extensão da rede elétrica para as ruas

e- t7 do Parque Rodrigo Barreto. Essa . i:realizada em conjunto com o movimen-

nio1.adores do bairro, conseguindo as- ext~i1são da rede elétrica para outras arrio a Rua 21 .

i \

(12)

io, melhoria dos bairros, etc. Sendo . considerado, o

; está trabalhando e presta contas à pôpulação.

r lutr

;te~

• a resposta de que os pedidos não serã didos, porque o bairro é irregular. Só que'.o:v "

reador não ac.eita es$a. argume11tação, bairro possui'Ginásro de Espor-- . . tes, Escolas Estaduais, Cre- · ches, base comunitár-ia,Casa?

Aberta, Escola l\t1Üilicipal, cinci>::

linhas de ônibus, ruas asfalta,::

das e, agoriiJ :ao'i>7o da regfãh:

atendida por 'récte ·de esgoto. ·', Vale lerrtbràr Ql.!e todos'.;

esses benefícios foram o resul-' tado da luta, da organização e • da participação dos moradores, sempre com o apoio do verea-:,

·dor Joaquim, qde fez p1:b:té, por.

três mandatos, do Movlmel'ltó' dos Moradores do Rq:f!~fgo

Barreto. l;;,,

Em defesa da saiilt--

o vereador Joaq"' ' tá

em seu primeiro rnanc:f~ . as Já travo tas lutas important-es e~ ~fesa da co . de, o que o coloca, ce · · · --. nte, como u

vereadore . atuantes d

,i":am suspei } gue médic : qualificaçã

~scalizando obras e ·

,,~";j!-'.'

~ q uad ª e

ficações dos morad~rei/" médicos, .· iJ..egalmen CRM de outros profissiori~is,atendiam radares de Arujá, como sé;êles fossem as. Felizmente a farra terminou. Houve jetenção, por 89 dias, de um desses nédicos, que atuava aqui.

I

das em: Brasília

lém da _atuação local, . o vereador Joa- quim fez . algumas ,emendas sobre a saú-

-

... -:

de na região , que o deputado Federal , _Oevanir Ribeiro, irá , apresentar no Orça-

mento Federal, em

~s da :ações ujá. O ie fun-

:sores ública, aluno,

• mais hance de ex-

:a foi Brasília. Aliás, ó de-

putado Federal ,

Devanir Ribeiro,. e o ~º!ª. é

· -eputado Estadüf!l;·--~ ~:~~

Zico Prado (os dois c:lo ~ Soa- PT), estiveram pesso- Cultu- almente na região, vis-

toriando as instala- . ções do Ho_spital e Ma- ternidade de Arujá , ando as péssimas condições em que ele

porte p~bl[co

qualitiade .. · .. ,

lµti ~!i t ~rJád~{ Jo~quim é pela ia. gerâ(cfêl§1rÍ:\fi$portes na çidade .. Atra- d $Uâ atuação. com o apoio da popula-

. e consegui~;..uma nova .linha de ônibus rujá~ con#'sà!íâa da Rqdó\iiária e tendo onto finai"Bônsucessó. Êsta conquista ida tamb"e~[.C.Offi Ó apoio do deputado ai do PT:/ Zit§~Fââ0,, que interferiu jun- ecre~arfi ~~i.~~ii;t de Transporte e à Agorat ~"t:ba~à ié -para que esta ' linha Paiq ,; .. ,.,,,_::.,,_~ ·"i ;Ef~rreto e vá até o Àe-

·de .... $;'?"di que há possibilidade rrer . '•I:rffü.êJe. .

lé';.;,··di~~/ :~é~eador enviou ao depu- ico Pradó algumas propostas, que en- o Estado, como a melhoria da viatura mbeiros e da Polícia Civil, visando dar . segurança à população.

, ove- eguiu fosjo- wisiti- ,rtante forno-

atua- )m as nden-

I

pela enca- jican- : ruas ,

Essa imen- lo as- 1utras

~a há tctade ,

~r

i.:-· ·

se-

ía de

(13)

. .:::tN~~~'1'C:> ~ ~ - \ -

~ ('J,J

~

-

~~

..:i... - r;j..UJ?

- - - Informativo do Vereador Joaquim _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

est~ contas do mandato

as do vereador Joaquim , relativas à área. de saúde.,_ educaçJ

;eja seu primeiro mandato, · o vererador~Joaquim mostra qµe

atendimento da Elektro, principalmente em sfa-

ção à população mais carente, começou a mu- dar, depois que foi aprovada a moção de reA(,íciw à empr:esa, cujos serviços deixam muito a d~

jar, como nas podas de árvores, na recusa gações elétricas, não atendimento adequa população de baixa renda, etc.

Embora já observemos alguns sinai mudança nesse comportamento, ó' vereador quim continua acompanhando as· pendênci está de olho vivo na Elektro. ·

Regularização dos lote.s de Rodrigo Barreto . --.

região, que se- estimativas, é , do que 400 ci_da- · -~ Estado d~ São : ·. A lutá.estende- ·

\;fibém c'~ntra a

:d? cobràRça de ., )os da popula- ..

l!le deveriam ser oipela Constru-

· otrnental, que,

""3:.. ...

Um dos compromissos- histórico do v

dor Joaquim é pela regUíar1Zação dos lot . · ~ ,· - . Vereador Joaquim : f

Parque Rodrigo Barreto. Nessa luta, algum ; .adimpé!n~ndo as reivinc

tórias foram conquistadas.~ Essas vitórias s ,.Je, ª - fjt1iEi~,

ram alcançadas, graças à atuação conjunt . . . . : írro Parque HodrigcfBarrétó'"àihda

vereador e do movimento do bairro. Para ssoi ta àfgu.hs problemas. Quando -ov~r~ador

até mesmo a televisão foi levada ao loôa:I, .im enca~inha pedidos de criação -dà,esco-

que pudessem ser registradas as precárias ~ ~ w iiiiiE~ ..Jª'ão comunitário ou melhorias gefais 7 ouve

Referências

Documentos relacionados

Neste festival, as crianças serão convidadas a imergir na experiência da busca pelo som e seus reflexos na construção de paisagens sonoras, experimentando ativamente todo o

PARÁGRAFO SEGUNDO - O Município compromete-se a adotar todas as providências administrativas necessárias para evitar pedidos de desistência de protestos, em decorrência de

No dia 20 de Julho de 2010, ocorreu na Câmara Municipal, à entrega dos certificados de conclusão de cursos para os primeiros 72 munícipes qualificados pelo SENAI da

Os candidatos que fizerem o agendamento do pagamento do boleto terão a efetivação de sua inscrição vinculada ao pagamento definitivo do boleto, que ocorrerá na data agendada

4.14 Em hipótese alguma haverá segunda chamada, revisão de provas ou de resultados, em quaisquer das formas de avaliação, nas diferentes fases do concurso

4.14 Em hipótese alguma haverá segunda chamada, revisão de provas ou de resultados, em quaisquer das formas de avaliação, nas diferentes fases do concurso

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia e dentro do prazo de duração previsto para as provas objetivas e somente serão avaliadas as provas dos candidatos habilitados nas

As provas escritas serão realizadas na cidade de Mococa, no dia 08 de janeiro de 2012 em local e hora a serem fixados por Edital, publicado com antecedência mínima de cinco (5) dias,