• Nenhum resultado encontrado

Rui Miguel Mateus Isidoro 2009294

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Rui Miguel Mateus Isidoro 2009294"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

Rui Miguel Mateus Isidoro

Nº 2009294

Ano lectivo 2014/2015 NOVA MEDICAL SCHOOL - Faculdade de Ciências Médicas

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

(2)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ÍNDICE

 

I.    INTRODUÇÃO  ...  3  

II.    OBJETIVOS  ...  3  

III.    DESCRIÇÃO  DAS  ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS  ...  4  

A. Cirurgia ... 4  

B. Medicina ... 5  

C. Ginecologia e Obstetrícia ... 6  

D. Saúde Mental ... 6  

E. Medicina Geral e Familiar ... 7  

F. Pediatria ... 8  

G. Gastrenterologia - Estágio Clínico Opcional ... 8  

H. Preparação para a Prática Clínica ... 9  

IV.    REFLEXÃO  CRÍTICA  ...  9  

(3)

Rui Miguel Mateus Isidoro

I. INTRODUÇÃO

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM - UNL), organiza-se sob a forma de um estágio profissionalizante, subdividido em estágios parcelares de diversas áreas clínicas relevantes. Este ano curricular representa a integração dos ciclos básico, pré-clínico e clínico que constituem o MIM, promovendo-se uma aquisição de competências através do contacto e participação no quotidiano da prática médica.

O presente relatório visa descrever, de um modo sumário, as atividades realizadas ao longo deste ano profissionalizante do MIM. A sua estrutura comporta três partes principais: uma primeira parte, na qual são referidos os objetivos pessoais e os principais objetivos específicos dos estágios, estabelecidos no início do ano letivo; uma segunda parte constituída por uma breve descrição dos estágios parcelares e das atividades desenvolvidas ao longo dos mesmos; e uma terceira parte na qual apresento uma análise crítica acerca da globalidade do ano letivo, assim como do cumprimento ou não dos objetivos propostos. É ainda parte constituinte deste relatório uma secção final de Anexos, na qual apresento um quadro estruturado da globalidade do ano letivo 2014/2015, incluindo as apresentações elaboradas e atividades extracurriculares desenvolvidas no presente ano.

II. OBJETIVOS

(4)

Rui Miguel Mateus Isidoro

Dentro do grupo de objetivos teórico-práticos estão incluídas a aquisição de competências como: o aperfeiçoamento e treino na realização de história clínica e exame objetivo; a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos durante os cinco anos prévios e a sua adaptação à realidade prática; o desenvolvimento de raciocínio crítico relativamente às hipóteses de diagnóstico, aos meios complementares de diagnóstico e à decisão terapêutica; a capacidade de reconhecer as situações clínicas mais comuns; e a aquisição progressiva de maior autonomia.

Relativamente ao grupo de objetivos sociais, fazem parte do mesmo o desenvolvimento de capacidades comunicativas e de empatia com o doente e seus familiares, tendo em conta os seus receios e expectativas; a maior compreensão das componentes social e psicológica do modelo biopsicossocial e a capacidade de trabalho e comunicação em contexto multidisciplinar.

III. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A. Cirurgia

(15/09/14 a 05/11/14)

(5)

Rui Miguel Mateus Isidoro

Por fim, seguiram-se quatro semanas de atividades na especialidade de Cirurgia Geral e uma semana dedicada à frequência da Urgência Hospitalar (incluindo a Pequena Cirurgia). Sob a tutoria do Dr. Hermano Garcia, as atividades realizadas no âmbito da especialidade de Cirurgia Geral, maioritariamente de cariz observacional, distribuíram-se pelas áreas da Consulta Externa, Enfermaria, Bloco Operatório (tendo tido a oportunidade de participar em cirurgias como segundo ajudante), Serviço de Urgência e Reuniões de Serviço. No âmbito desta especialidade, realizei ainda a colheita de uma história clínica, que serviu de base para o caso clínico apresentado no Mini-Congresso.

No último dia de estágio, no âmbito do Mini-Congresso de Cirurgia, foram apresentados diversos casos clínicos pelos alunos. Neste evento, apresentei, juntamente com os colegas André Delgado e João Gonçalves, o caso “Tempo também é intestino – Caso clínico de isquémia aguda da mesentérica superior”.

B. Medicina

(10/11/14 a 16/01/15)

O estágio parcelar de Medicina, com a duração global de oito semanas, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, foi realizado no Hospital Curry Cabral. Ao longo deste estágio fui integrado na unidade médica funcional, coordenada pelo Dr. António Panarra, no Serviço de Medicina 7.2, tendo como orientadora de estágio a Dra. Ana Lladó. A maior parte do estágio decorreu na Enfermaria, onde participei ativamente e com maior autonomia na avaliação diária de doentes e realização do seu diário clínico, tendo aperfeiçoado a colheita de história clínica e realização de exame objetivo, fazendo parte ainda da discussão diagnóstica e terapêutica dos doentes internados.

(6)

Rui Miguel Mateus Isidoro

também a atividades de caráter mais pedagógico, como Reuniões de Serviço, Sessões Clínicas e Seminários destinados aos alunos.

No penúltimo dia de estágio foi exposto pelos alunos do 6.º ano um trabalho de revisão. Conjuntamente com mais cinco colegas, Cláudio Silva, Sara Martins, Rita André, Pedro Palma e Joana Seabra, apresentei o tema “Doença Inflamatória Intestinal”. No último dia, fui avaliado pelo diretor de serviço Dr. Nuno Riso e pela minha tutora, através da discussão de uma história clínica elaborada no próprio dia.

C. Ginecologia e Obstetrícia

(26/01/15 a 20/02/15)

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, com a duração global de quatro semanas e sob a coordenação da Prof. Doutora Teresa Ventura, foi realizado no Hospital Dona Estefânia. As atividades realizadas sob a tutoria da Dra. Carla Leitão, distribuíram-se pelas diversas áreas da especialidade. Tive a oportunidade de frequentar as Consultas Externas de Ginecologia, Obstetrícia, Medicina da Reprodução, Adolescentes e Climatério, assim como o Bloco Operatório, onde pude observar uma diversa variedade de patologias ginecológicas da mulher com resolução cirúrgica. Realizei quatro turnos no Serviço de Urgência, tendo participado em cesarianas e assistido a partos eutócicos no Bloco de Partos. Assisti igualmente, à realização de Ecografias obstétricas e ginecológicas, bem como outros exames específicos da especialidade como Colposcopias e Histeroscopias. Elaborei e apresentei um trabalho individual na sessão clínica do dia 17 de Fevereiro, tendo exposto um caso clínico juntamente com uma revisão teórica sobre a Doença Inflamatória Pélvica.

D. Saúde Mental

(23/02/15 a 20/03/15)

(7)

Rui Miguel Mateus Isidoro

Durante este estágio, nas primeiras duas semanas fui integrado na Psiquiatria de Ligação (PL), orientado pelo Dr. António Neves e nas últimas duas semanas na equipa do Hospital de Dia (HD), orientado pela Dra. Paula Duarte. Durante a passagem pela PL pude observar a prestação de cuidados e apoio a doentes internados noutros serviços do hospital que eram sinalizados ou a doentes seguidos em consultas de especialidade. Quanto à atividade no HD, esta caracterizava-se fundamentalmente pela realização de atividades psicoterapêuticas em grupo e individualmente que pretendiam a promoção da saúde mental do doente. Pude ainda frequentar o Serviço de Urgência, onde assisti à abordagem inicial de um primeiro episódio psicótico. Durante o estágio tive ainda oportunidade de participar em algumas Sessões Clínicas coordenadas pelo serviço de Psiquiatria de Adultos.

E. Medicina Geral e Familiar

(23/03/15 a 24/04/15)

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, com a duração global de quatro semanas e sob a regência da Prof. Doutora Isabel Santos, foi realizado no Centro de Saúde de São Miguel (CSSM) – Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Este estágio decorreu sob a orientação da Dra. Maria Fernanda Amaral, tendo tido oportunidade de assistir a diversas consultas de Saúde de Adultos, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Saúde Materna, Saúde Infantil, Planeamento Familiar e de Doença Aguda. No CSSM pude ainda aperfeiçoar a realização de Exame Objectivo e proceder à realização de alguns procedimentos médicos, assim como assistir à prestação de diversos cuidados de saúde pela equipa de enfermagem.

(8)

Rui Miguel Mateus Isidoro

F. Pediatria

(27/04/15 a 22/05/15)

O estágio parcelar de Pediatria, com a duração global de quatro semanas e sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas, foi realizado no Hospital de Dona Estefânia. Ao longo do estágio estive sob a tutoria da Dra. Sara Nóbrega, na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN). Estando a Dra. Sara ligada ao serviço de Gastrenterologia, além da passagem pela enfermaria da UCERN, frequentei as áreas da Consulta de Gastrenterologia, Técnicas de Gastrenterologia e Serviço de Urgência. Pude ainda, numa ocasião, frequentar a Consulta de Imunoalergologia com o Dr. Miguel Paiva. Participei também em Sessões Clínicas e Reuniões de passagem dos doentes, assim como nas aulas teórico-práticas de Imunoalergologia e nos Seminários de apresentação de trabalhos dos alunos do 6.º ano. Nesta ocasião, apresentei juntamente com o colega Cláudio Silva e Pedro Almeida, um caso clínico e uma breve revisão teórica sobre Doença Celíaca.

G. Gastrenterologia - Estágio Clínico Opcional (25/05/15 a 05/06/15)

(9)

Rui Miguel Mateus Isidoro

H. Preparação para a Prática Clínica (1º semestre)

A unidade curricular de Preparação para a Prática Clínica foi lecionada quinzenalmente na Faculdade de Ciências Médicas, durante o primeiro semestre. Sob a regência do Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis, foram lecionadas sete aulas teóricas, organizadas sob a forma de um sintoma frequente, abordado de um modo multidisciplinar, sob o ponto de vista de diferentes especialidades. A avaliação final foi dividida entre os critérios de assiduidade e um exame escrito de escolha múltipla.

IV. REFLEXÃO CRÍTICA

(10)

Rui Miguel Mateus Isidoro

Saúde Mental, sendo que este último, em conjunto com o estágio de Medicina Geral e Familiar, me fez compreender melhor o conceito biopsicossocial do doente.

Um dos principais objetivos do estágio profissionalizante é a aquisição de autonomia. Considero este ponto como tendo sido o menos bem conseguido. No entanto, compreendo que esta competência tem uma série de limitações inerentes à própria, sendo uma delas o simples facto do sexto ano ser ainda um ano académico, no qual se exige uma formação tutorada, sendo, por esse motivo, impossível a aquisição de completa autonomia. De todos os estágios parcelares, penso que o estágio de Medicina foi aquele em que senti maior autonomia, sempre com o apoio de um tutor, foi o estágio no qual desempenhei muitas das atividades diárias da prática da especialidade tais como a observação diária de doentes da enfermaria, a realização dos seus diários clínicos ou a apresentação dos doentes observados nas reuniões de equipa.

Relativamente às unidades curriculares Estágio Clínico Opcional e Preparação para a Prática Clínica (PPC) – gostaria de ressalvar que considero a sua inclusão no plano curricular do sexto ano como sendo positiva. O estágio opcional confere a oportunidade de ter uma visão prática sobre áreas da Medicina que são menos abordadas ao longo do MIM, permitindo ainda ao aluno reforçar a sua opinião acerca de uma futura escolha de carreira. A cadeira de PPC, a qual aborda temas bastante pertinentes, oferece uma revisão teórica bastante útil para os alunos.

(11)

Rui Miguel Mateus Isidoro

V. ANEXOS

ANEXO I: Cronograma do ano letivo 2013/2014.

ANEXO II: Trabalhos realizados no âmbito do estágio profissionalizante. ANEXO III: Atividades extracurriculares

• Anexo A: Certificado de participação na Reunião Nacional das Comissões de Ética – Comissões de Ética e Investigação Clínica.

• Anexo B: Certificado de participação no Curso de Formação Profissional Dia Mundial da Diabetes – A Gestão da Diabetes ao longo da vida.

• Anexo C: Certificado de participação na Ação de Formação “Sedação e Analgesia”. • Anexo D: Certificado de participação no Curso de Formação Profissional 6º Curso de

Antibioterapia.

• Anexo E: Certificado de participação no Curso de Formação Profissional Dia Mundial do Rim 2015.

• Anexo F:  Certificado de participação no 1º Curso de Gastrenterologia Oncológica.

 

 

 

 

 

 

 

(12)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO I

Cronograma do Ano Lectivo 2014/2015

 

 

Unidade  Curricular   Regente   Duração   Local  e  Tutor  

Cirurgia Prof. Dr. Rui Maio 8 semanas

Hospital Beatriz Ângelo

Dr. Hermano Garcia

Medicina Prof. Dr. Fernando

Nolasco 8 semanas

Hospital Curry Cabral

Dr.ª Ana Lladó

Ginecologia e

Obstetrícia

Prof. Dr.ª Teresa

Ventura 4 semanas

Hospital Dona Estefânia

Dr.ª Carla Leitão

Saúde Mental Prof. Dr. Miguel

Xavier 4 semanas

Hospital Egas Moniz

Dr. António Neves

Medicina Geral e

Familiar

Prof. Dr.ª Isabel

Santos 4 semanas

Centro de Saúde São Miguel -

ULS Castelo Branco

Dr.ª Maria Fernanda Amaral

Pediatria Prof. Dr. Luís

Varandas 4 semanas

Hospital Dona Estefânia

Dr.ª Sara Nóbrega

Gastrenterologia

(Estágio Clínico

Opcional)

Prof. Dr. José

Delgado Alves 2 semanas

Hospital Amato Lusitano – ULS

Castelo Branco

Dr. Rui Sousa

Preparação para a

Prática Clínica

Prof. Dr. Palma dos

(13)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO II

Trabalhos

realizados

e

apresentados

no

âmbito

do

estágio

profissionalizante

 

Estágio   Tema   Autores  

Cirurgia

“Tempo também é intestino – Caso

clínico de isquemia aguda da mesentérica

superior”

André Delgado; João

Gonçalves; Rui Isidoro

Medicina “Doença Inflamatória Intestinal”

Cláudio Silva; Joana

Seabra; Pedro Palma; Rita

André; Rui Isidoro; Sara

Martins

Ginecologia e

Obstetrícia

“Caso Clínico - Doença Inflamatória

Pélvica” Rui Isidoro

Pediatria “Apresentação de Caso Clínico – Doença

Celíaca”

Cláudio Silva; Pedro

(14)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO III

Atividades Extracurriculares

ANEXO A

– Certificado de participação na Reunião Nacional das

(15)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO B

– Certificado de participação no Curso de Formação

Profissional Dia Mundial da Diabetes – A Gestão da Diabetes ao longo

(16)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO C

– Certificado de participação na Ação de Formação “Sedação

(17)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO D

– Certificado de participação no Curso de Formação

(18)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO E

– Certificado de participação no Curso de Formação

(19)

Rui Miguel Mateus Isidoro

ANEXO F

– Certificado de participação no 1º Curso de Gastrenterologia

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A reabilitação dos cenários compreende uma série de ações de resposta aos desastres, de caráter emergencial, que tem por objetivo iniciar o processo de

Este ponto da obra se inicia com a apresentação de algumas das ideias centrais da argumentação proposta pelo autor, a saber: do turismo como prática social lastreada e difusora

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

2º - É ainda neste período que encontramos os marcos iniciais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). 3º - Somente foram encontrados no APSMEV documentos datados

A partir destas atividades os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não

DEMONSTRAÇÃO: Como as órbitas principais de G são variedades homogêneas e têm dimensão 2, segue-se que elas devem ter curvatura seccional constante. Por- tanto, a

Os resultados evidenciam que as pessoas tendem a lidar com a tensão gerada pela dissonância cognitiva em relação ao consumo sustentável por meio do