• Nenhum resultado encontrado

MARVILA CELEBRA O DIA DA MULHER MARÇO Nº 136 REVISTA DA JUNTA DE FREGUESIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. Marvila em força! Parabéns AMBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARVILA CELEBRA O DIA DA MULHER MARÇO Nº 136 REVISTA DA JUNTA DE FREGUESIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. Marvila em força! Parabéns AMBA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Parabéns AMBA

Venha conhecer o Mer

cado

do Bairro do Condado

MARVILA CELEBRA

O DIA DA MULHER

Marvila em for

ça!

2017

M

ARÇO

136

Mensal - Ano 12

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T

(2)

A Revista de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

Mensal - Ano 12 - n.º 136 Março de 2017

Diretor:

Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida Paulo VI, 60 - 1950-231 Lisboa Telefone: 218 310 350 Fax: 218 310 359 Site: www.jf-marvila.pt Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica: Pixel - Design e Comunicação, Lda. Impressão: Grafica Lda.

edi

torial

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* secretaria.presidente@jf-marvila.pt Coordenação dos Pelouros, Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património António Alves Vogal Substituição do Presidente, Pelouro Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* antonio.alves@jf-marvila.pt Isabel Fraga Vogal

Pelouro Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30* isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt Vítor Simões Vogal

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* Vítor Morais Secretário Vogal

Pelouro Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30* vitor.morais@jf-marvila.pt

Joaquim Cerqueira Brito

Tesoureiro Vogal Pelouro Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Pelouro Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana e Saneamento Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00* miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

ficha

técni

ca

o nosso executivo

C

podar as árvores por toda a Freguesia e é lamentável que as pessoas não respeitem os avisos que colocámos em vários locais, continuando a estacionar os carros em sítios onde os trabalhos estão a ser efetuados.

(3)

Marvila celebra o Dia da Mulher

O

Pelouro Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila organizou, no dia 8 de março, uma festa de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na nova sede da Junta de Freguesia de Marvila, na Av. Paulo VI. Num dia que homenageia a luta das mulheres pela igualdade de direitos, a Junta de Freguesia quis assinalar esta importante data e proporcionar um dia inesquecível a todas as mulheres Marvilenses e também a alguns homens que fizeram questão de estar presentes.

Num espaço colorido, decorado com flores de papel feitas com muito empenho pelas crianças da Escola Básica do Condado, da Nuclisol Jean Piaget do Bairro do Condado e da Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social (ACRAS), centenas de mulheres assistiram ao “primeiro grande evento celebrado nesta nova sede da Junta de Freguesia.” O presidente da Junta, Belarmino Silva, fez questão de assinalar este facto, garantindo aos fregueses que “esta casa é e será sempre de todos os Marvilenses”.

O executivo presenteou as mulheres de Marvila distribuindo flores por todas elas, durante as várias atuações da tarde, que começaram com a participação especial da Associação

Cultural “O Fado” (ACOF). A poesia e o teatro também marcaram presença nesta festa, através da participação das seguintes entidades de Marvila: Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais (APEDV), Centro Cultural e Social de Santa Beatriz da Silva, Centro Social e Paroquial de São Maximiliano Kolbe e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios.

A última atuação da tarde ficou a cargo das seniores do Marvila com Vida que foram bastante aplaudidas depois de cantarem o tema “Maria Faia” de Zeca Afonso, havendo mesmo quem pedisse mais uma canção. Antes de encerrar o evento a vogal Isabel Fraga, do Pelouro Ação Social, contou a história de Catarina Beatriz Ângelo, a primeira mulher que votou em Portugal, reivindicando os seus direitos perante uma lei que apenas permitia que votassem os chefes de família com mais de 21 anos, sem no entanto especificar se seria homem ou mulher. A vogal lembrou a todos que o poder está no povo e agradeceu, com um especial carinho, a todas as instituições que participaram neste dia memorável que terminou da melhor forma, com um pequeno lanche para todos.

Aconteceu

Isabel Fraga,

Vogal Pelouro Ação Social

(4)

“Fragmentos” é o último capítulo do Projeto RevelArte

N

os dias 3 e 4 de março, o Auditório Fernando Pessa na Casa dos Direitos Sociais, no Bairro da Flamenga, recebeu a peça “Fragmentos”, apresentada pelo grupo de Teatro Contra-Senso, com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila e em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Dinis.

“Fragmentos” é o III capítulo do projeto RevelArte que surgiu em 2014 com o principal objetivo de proporcionar formação teatral aos jovens da Freguesia de Marvila. Depois de já ter apresentado as peças “Caixa negra” (2015) que teve o bullying como tema, e “Espinhos da Rosa que Te Ofereço” (2016) sobre a violência no namoro, o projeto RevelArte apresentou “Fragmentos”, o último capítulo que nos levou a refletir sobre os abusos sexuais na adolescência.

O Anjo da Noite é um elemento simbólico que esteve presente nas três peças e que regressou ao palco como uma projeção de todas as experiências negativas que as personagens viveram. Com texto e encenação de Miguel Mestre e o apoio fundamental do psicólogo Gonçalo Henri-ques, um grupo de jovens com idades entre os 14 e os 22 anos partilharam em palco as suas próprias experiências sobre abusos sexuais, recorrendo à utilização de uma linguagem direta, que não pretendeu chocar ninguém mas sim alertar os cidadãos para estas situações tão reais.

Uma peça com interpretações intensas que levaram o público presente a participar ativamente numa conversa mais intimista com os jovens atores, no final do espetá-culo. Miguel Mestre convidou também todos os jovens a inscreverem-se e a participarem no próximo projeto do Teatro Contra-Senso, que celebra já 20 anos de muitos sucessos, no dia 9 de julho. “Nós queremos marcar a diferença e queremos que vocês também partilhem a vossa experiência tal como estes jovens fizeram. Partilhem sempre porque é muito mais fácil viver depois de partilhar”.

ACULMA celebra 23º aniversário

N

o dia 26 de março, a Associação para o Desen-volvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA) celebrou os seus 23 anos de existência num evento que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão. Fundada a 19 de março de 1993 por um grupo de moradores da Freguesia, a ACULMA começou por desenvolver as suas atividades nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, passou pelo Salão de Festas do Vale Fundão e só depois abriu a sua sede na rua António Gedeão, no Bairro Marquês de Abrantes.

A comemoração do 23º aniversário começou logo de manhã com uma missa de ação de graças e pelos sócios falecidos, celebrada na Igreja de São Maximiliano Kolbe. Depois do almoço de confraternização, a Banda Filarmónica da ACULMA trouxe a música clássica ao Salão e a festa continuou depois pela tarde fora com a cultura popular, representada aqui pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Raízes de Montemuro”, que convidou todo o público presente a juntar-se à dança.

No final da cerimónia, Fátima Duarte, presidente da ACULMA, fez questão de agradecer aos sócios, dirigentes, outras entidades presentes e também à Junta de Freguesia de Marvila, que “está sempre do nosso lado, a apoiar e prestigiar a ACULMA”. Em representação da Junta

(5)

Marcha de Marvila merece mais

J

á começaram os preparativos para as Festas de Lisboa, que muitos conhecemos como “Os San-tos”. No Santo António, todas as marchas de Lisboa enchem de orgulho o seu Bairro ou Freguesia, num desfile que reflete a riqueza da cultura popular da capital de Portugal, um dos destinos favoritos dos turistas. As marchas são um cartão de visita da cidade e, no caso da nossa Freguesia, conseguem unir todos os Marvilenses, de todas as idades e bairros.

A Marcha de Marvila tem uma história que é sinónimo de tradição e qualidade do seu trabalho, é a segunda marcha com mais títulos conquistados. Nos seus 132 anos de história, a Sociedade Musical 3 D’Agosto de 1885 sempre foi um marco para a cultura de Marvila com ranchos, bandas, ténis de mesa, zumba, hip hop ou mais recen-temente, a única equipa de futsal feminina federada da Freguesia. A Sociedade Musical 3 D’ Agosto de 1885 é a prin-cipal responsável pelo processo de construção da Marcha de Marvila, que organizou pela primeira vez em 1957. Além do papel fundamental no desporto da Freguesia, a marcha tem sido o coração da Sociedade Musical porque, segundo o seu presidente Marco Silva, “retrata a cultura de Marvila”. Numa Freguesia com cerca de 40.000 habitantes, a sele-ção dos marchantes é um processo complicado, sendo que apenas 50 eleitos podem integrar as marchas e desfilar por Marvila. Foi por este motivo que Marco Silva começou a fazer castings onde avalia as condições físicas e psico-lógicas dos candidatos porque a marcha está ligada ao desporto e “o próprio termo marchar está associado ao exercício”. O Marvila Kids surgiu também para tornar todo este processo ainda mais profissional, funcionando como uma escola que dá formação a marchantes mais jovens, e que com apenas com 3 anos de existência, já se revelou um verdadeiro sucesso e tem vindo a mostrar um nível de qualidade cada vez maior.

Marco Silva revelou que este ano tem 40 jovens inscritos

mas que existem muito mais inscrições e só “não aceito mais porque neste momento não temos capacidades para isso”. Neste sentido, reconhecendo o esforço e a dedica-ção da coletividade, Joaquim Cerqueira Brito, responsável pelo Pelouro Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, reconhece todo o trabalho desenvolvido pelo Marvila Kids, tendo reforçado o apoio à marcha infantil. Este apoio vai permitir que a coletividade continue a apostar na marcha infantil e motive ainda mais os alunos ao melhorar a qualidade dos figurinos, tentando aproximá-los ao máximo do figurino dos adultos, que são a principal referência para os marchantes mais jovens.

Mesmo com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Lisboa, todo o processo de organização da marcha é bastante dispendioso e, enquanto algumas marchas começam a ensaiar em fevereiro, a Marcha de Marvila tem de fazer o mesmo que as outras em apenas 5 semanas, porque é necessário garantir que não exis-tem erros na atuação final e para isso os ensaios têm de ser feitos com música ao vivo, o que é muito caro. Marco Silva sente que são necessários mais apoios porque “se queremos ser uma marcha de topo temos de investir em técnicos, músicos e materiais de topo”. Os nossos marchantes têm de ensaiar todos os dias da semana das 21h30 às 23h30, depois de um dia de trabalho, mas apesar de tudo, quem está envolvido neste processo trabalha “com o objetivo de dignificar a Freguesia e deixar todos os Marvilenses orgulhosos e com um sentimento de vitória, independentemente dos resultados finais do júri”. O enorme apoio que os Marvilenses dão à marcha, fazendo questão de encher todos os anos o Meo Arena, é essencial para manter viva a nossa cultura. A Marcha de Marvila luta sempre para ganhar e Marco Silva sente que está a chegar a nossa hora e não tem dúvidas de que o trabalho tem de continuar e de que “a nossa marcha vai ganhar muitas vezes”.

Cultura

Joaquim Cerqueira Brito,

Vogal Pelouro Cultura

“A Sociedade Musical 3 D’Agosto de 1885 é uma coletividade muito bem gerida que se diferencia por tudo aquilo que faz para dignificar a Freguesia. O Marco é o presidente mais jovem da Freguesia e Marvila tem muito a ganhar com as ideias diferentes e inovadoras desta nova geração.”

Rua de Marvila, 34 1950-200 Lisboa

218 680 074

(6)

Noite de Fados

N

o dia 11 de março, o Futebol Clube Recreativo do Rossão (FCR Rossão) organizou uma Noite de Fados na sua sede, situada no Largo Artur Bual, no Bairro Marquês de Abrantes. Além de continuar a promo-ver este Património Imaterial da Humanidade, a Junta de Marvila continua a apoiar as várias entidades da Freguesia, na promoção do convívio entre os Marvilenses, utilizando para isso espaços como este que existem mesmo para os fregueses poderem usufruir.

A apresentação do evento ficou a cargo de José Carlos que conduziu pela noite dentro as extraordinárias atuações dos fadistas convidados, sempre acompanhados pelos músicos António Jorge, na guitarra e Jacinto Carminho, na viola. Com garra e encanto soaram as vozes femininas de Carolina Gomes, Judite Maria, Lurdes Faria e Sara Coito, que também trouxe consigo a bela voz da sua irmã Inês Coito. Do lado masculino fizeram-se ouvir as poderosas vozes dos fadistas António Pais, Carlos Oliveira, José Moreira, Nuno Valente, Rui Costa e Vítor Fernandes. Os Marvilenses assistiram muito entusiasmados a todo o espetáculo e foram surpreendidos pela presença de

Júlio Costa, um dos membros da banda portuguesa “Trio Odemira”, muito conhecida pelo seu tema de sucesso “Anel de Noivado”. Júlio Costa também presenteou os fregueses com algumas canções neste animado convívio que se prolongou pela noite dentro, em mais uma iniciati-va cultural do FCR Rossão.

Associação de Reformados do Bairro do Condado em festa

N

o dia 8 de março, a Associação de Reformados do Bairro do Condado (ARBC) comemorou o seu 7º aniversário mas foi no dia 11 que fez a festa, com uma tarde cultural muito animada na sede desta associação do Bairro do Condado. A celebração contou com as presenças da vereadora Paula Marques, do Pelouro Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa (CML), do vogal Joaquim Cerqueira Brito, do Pelouro Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, do Dr. Pedro Pinto, presidente do Conselho de Administração da GEBALIS, e da Dra. Maria Correia, vogal do Conselho de Administração da GEBALIS.

Numa data tão especial como esta, houve lugar para um momento solene de homenagem ao Sr. Manuel Augusto Martins, por tudo aquilo que fez pela associação. Como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho

que desenvolveu, foi criado o cargo de Presidente Hono-rário, em janeiro deste ano, e atribuído ao sócio número um e antigo presidente da associação. Também em janeiro foram conhecidos os novos membros para integrar os órgãos sociais da ARBC, sendo que Alexandre Nunes foi eleito presidente e Maria André eleita vice-presidente.

(7)

A

Semana da Juventude voltou este ano à cidade de Lisboa, de 24 a 31 de março, depois de 10 anos sem ser realizada. O vereador da Câmara Municipal de Lisboa (CML), João Afonso, esteve presente na inaugu-ração da Rádio Lx Jovem, no Espaço Lx Jovem, no Bairro do Armador, onde deu início a esta semana que foi “dos jovens, dos menos jovens, dos bairros e da cidade”. A iniciativa é do Pelouro Direitos Sociais da CML, em parceria com várias entidades de Lisboa que, ao longo da semana, realizaram atividades em vários locais da cidade em áreas como a música, teatro, workshops, dança, cine-ma, desporto, artes plásticas, fotografia, direitos sociais e capacitação. O vereador João Afonso, responsável por este Pelouro, afirmou que a Semana da Juventude foi construída com base nas vontades de cada organização local e Mário Rui, chefe da Divisão para a Coesão e Juven-tude da CML, vê hoje Marvila como “o centro do mundo para a juventude da cidade de Lisboa”.

Além da inauguração da Rádio Lx Jovem, na nossa

Freguesia foi possível assistir ainda à gravação de uma música da Banda Manifesto, na Casa dos Direitos Sociais, para uma campanha de fundos a favor da União Zoófila, que contou com as participações especiais dos atores Heitor Lourenço e Ricardo de Sá. No mesmo dia, foi pos-sível assistir também ao filme “Swagatam”, no Espaço Lx Jovem, sobre o quotidiano da comunidade hindu que habitava em Lisboa. No que diz respeito ao teatro, foram apresentadas as peças “O tempo em que se diz”, “Entre Mulheres” e também “Cemitério das Âncoras” do grupo de Teatro Contra-Senso. No final da semana, houve ainda oportunidade de participar num workshop de dança oriental, fazer um rastreio de saúde ou admirar a exposição de pintura “um olhar de todos” do artista Eduardo Santos Neves.

Os jovens são o futuro da cidade e o Pelouro Direitos Sociais da CML realizou a Semana da Juventude com o obje-tivo de repensar Lisboa, para que os jovens assumam um papel mais ativo na construção e implementação da cidade.

Semana da Juventude 2017

Marvila Run

está de volta

em maio

25 de Abril às 9:30H

A Caminhada será realizada no âmbito das Comemorações de Abril

2ª Caminhada Solidária*

da Junta de Freguesia de Marvila

Inscrições até dia 21 de abril na Junta de Freguesia de Marvila Av. Paulo VI, n.º 60 - 1950-231 Lisboa

*É necessária a entrega de 1 kg de alimento não perecível

(8)

Cultura e Desporto unidos em Marvila

N

o dia 4 de março Marvila esteve em força no apoio à candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021, numa iniciativa do Futebol Clube Recreativo do Rossão, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da Junta de Freguesia de Marvila. O FCR Rossão tem a sua sede no Largo Artur Bual, no Bairro Marquês de Abrantes e, com 47 anos, é uma das coletividades mais antigas de Marvila, que tem o objetivo prioritário de servir a comunidade. O clube organiza e participa em muitas atividades da Freguesia e o “Marvila em força!” foi mais uma iniciativa que aliou a cultura e o desporto, para mostrar que Lisboa merece ser a Capital Europeia do Desporto.

Além das atividades desportivas, o FCR Rossão tem um papel fundamental na promoção da cultura portu-guesa, e organizou também vários momentos culturais para os quais contou com a participação da Banda Filarmónica da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA), da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, que promoveu a atuação de vários grupos de folclore tradicional, e da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa que inaugurou a exposição Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo, na Biblioteca de Marvila.

O executivo da Junta de Freguesia esteve presente na inauguração da exposição, que contou ainda com as

presenças ilustres do vereador do Desporto da CML, Jorge Máximo, do representante da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Pauleta, do diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, e do vencedor do segundo Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo, António Santos Santiagu, que desenhou o corpo do joga-dor em forma de ciclone a festejar um golo com as cores da seleção nacional.

Integrada no PortoCartoon-World Festival, a exposição trouxe a Marvila cerca de 60 caricaturas feitas por artistas de vários países que, segundo o diretor do Museu Nacional da Imprensa, “encarnaram os elementos essenciais de Cristiano Ronaldo para nos ajudar a conhe-cer e perceber o melhor jogador do mundo”. O antigo colega de CR7, Pedro Pauleta, conhece muito bem o jogador e garantiu que “de certeza que ele ia gostar muito de alguns desenhos mas de outros nem tanto”, motivando grandes gargalhadas na plateia. Para o vereador da CML, Jorge Máximo, “esta exposição dá uma nova visibilidade à biblioteca e à Freguesia, funcionando aqui como uma forma de trazer mais pessoas à cultu-ra, através do desporto. É isto que caracteriza Marvila, é a união, a amizade, a confraternização e o facto de se arranjarem sempre bons argumentos, que neste caso é o desporto, para nos juntarmos e contribuirmos para o desenvolvimento desta região”.

Joaquim Cerqueira Brito,

Vogal Pelouro Cultura

(9)

Marvila em força!

N

o dia 4 de março, as Olisipíadas marcaram o início de um dia desportivo em Marvila que apoiou a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021. Numa manhã dedicada à ginástica, os mais jovens aderiram em força a este evento da fase local das Olisipíadas, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em parceria com a Junta de Freguesia de Marvila e com o apoio do Agrupamento de Escolas D. Dinis e do Clube Oriental de Lisboa (C.O.L).

O Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, fez questão de “agradecer a todos os pais, encarregados de educação e avós que, como eu, fizeram questão de vir acompanhar e apoiar os jovens atletas que nos mostraram todas as suas habilidades”. As famílias encheram as bancadas do pavilhão Desportivo da Escola Secundária D. Dinis e todo este apoio revelou-se mais uma vez funda mental para o êxito das Olisipíadas. Durante toda a manhã, participaram neste evento centenas de jovens das seguintes freguesias da cidade de Lisboa: Alvalade, Areeiro, Arroios, Belém, Campo de Ourique, Estrela, Lumiar, Marvila, Olivais e S. Domingos de Benfica. O sucesso deste evento foi enorme e o vereador do desporto da CML, Jorge Máximo, acredita cada vez mais que é possível atingir o número no-tável de 10.000 inscrições, porque “este ano estamos todos mobilizados para a candidatura de

Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021”. A par das Olisipíadas, outros atletas mostravam os seus dotes no atletismo, a correr ou caminhar, numa atividade organizada pelo Futebol Clube Recreativo do Rossão, com o apoio da CML e da Junta de Freguesia de Marvila. O FCR Rossão contou ainda com o apoio da Associação Desportiva e Cultural Capoeira Beija-Flor, do C.O.L e do Grupo Recreativo Janz e Associados, na organização destas atividades desportivas, onde participaram Mar-vilenses de todas as idades e de várias coletividades da Freguesia. Aqueles que mais se destacaram durante a prova subiram ao pódio para receber as merecidas medalhas ou taças, de acordo com o desempenho de cada um, que foram entregues aos atletas pelo executivo da Junta de Freguesia.

Na parte da tarde, houve ainda tempo para um passeio de bicicleta e a festa continuou depois com mais animadas atuações dos vários grupos de folclore tradicional que ajudaram a unir a cultura e o desporto, neste dia dedicado a apoiar a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto. O vereador Jorge Máximo fez questão de agradecer todo o apoio da Freguesia de Marvila que mostrou a força e o valor das suas coletividades, dos seus dirigentes e dos seus atletas. “Eu acredito no potencial desta Freguesia e quando há motivação, empenho e dedicação tudo se faz de uma forma mais fácil.”

(10)

Federação de Ginástica de Portugal em Marvila

N

o fim de semana de 11 e 12 de março, Marvila recebeu a Taça de Portugal e o I Open de Conjuntos de Ginástica Rítmica, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária D. Dinis, no Bairro das Amendoeiras. A Freguesia candidatou-se e foi escolhida para receber este grandioso evento da Federação de Ginástica de Portugal, organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Dinis e com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, representada pelo vogal do Pelouro Desporto e Juventude, Vítor Morais.

A Ginástica Rítmica é uma disciplina olímpica que pode ser praticada de forma individual ou em conjunto, onde se praticam exercícios que exigem uma técnica bastante elevada. A disciplina combina o desporto e arte através de movimentos corporais, que são realizados em coordenação com a música e com a utilização de elementos como o arco, a bola, a corda, a fita ou as maças. Num ambiente de grande fair-play que se sentiu durante todo o fim de semana, centenas de jovens de vários locais do país competiram pela Taça de Portugal e pela vitória no I Open de Conjuntos, mostrando determinação e elegância na execução dos seus movimentos, sempre com um gran-de sorriso no rosto e muito apoio vindo das bancadas do pavilhão.

Das 21 equipas que competiram na Taça de Portugal, a equipa número 1 da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) foi a grande campeã, conseguindo somar um total de 150,250 pontos. No I Open de Conjuntos

participaram 25 equipas e os vencedores foram: o Vitória Clube Quintinhas (nos escalões infantis e iniciados), o Centro Norton de Matos (juvenis), a SFUAP (juniores) e, no escalão sénior, a grande vencedora foi a equipa do Ginásio Clube Português, com 10,150 pontos. As jovens atletas receberam os merecidos prémios das mãos de Luís Arrais e Teresa Loureiro, vice-presidentes da Federação de Ginástica de Portugal, João Pereira, coordenador das disciplinas olímpicas da Federação de Ginástica de Portugal, José Carlos Manaças, diretor técnico do Ginásio Clube Português, e José António Sousa, diretor do Agrupamento de Escolas D. Dinis. O professor Ivan Ivanov mostrou-se muito orgulhoso dos seus alunos do curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, da Escola Secundária D. Dinis, que superaram com muito profissionalismo esta difícil prova que se revelou mais um grande sucesso na Freguesia de Marvila.

Solteiros defrontam Casados no Bairro do Condado

A

Associação de Moradores do Condado Marvila, fundada em abril de 1997, organizou, no dia 18 de março, um grande torneio de futsal que colocou à prova solteiros e casados, num jogo disputado no Polidesportivo Capitães de Abril, no Bairro do Condado. A associação desafiou os jogadores a mostrarem as suas habilidades no futsal, numa iniciativa inserida no programa Marvila Cup, organizado pelo Torre Laranja Futsal Clube. Com 4 golos marcados, os solteiros venceram os casados que apenas conseguiram acertar na baliza por 2 vezes, num jogo de veteranos muito disputado onde o apito do árbitro mostrou estar ainda em excelentes condições, apesar dos seus 40 anos de existência. A animação reinou do princípio ao fim num ambiente de amizade e descontração que continuou pela tarde fora, com direito a

um grande almoço para estes atletas de alta competição, na sede da Associação de Moradores do Condado Marvila, situada na rua Botelho de Vasconcelos.

Rua Botelho de Vasconcelos, Lt. 557 - /amoradoresdocondado

Vítor Morais,

Vogal Pelouro Desporto e Juventude

(11)

Pelouro

Habit

ação

Tem uma lâmpada a precisar de ser substituída?

BEM SERVIR

Precisa de uma maçaneta nova para a sua porta?

A torneira da cozinha está a dar problemas?

Ligue para o 218 310 350 e o programa bem servir trata do problema!

O Bem Servir apenas inclui a mão de obra.

Economia e Sociedade

Venha conhecer o Mercado do Bairro do Condado

A

nossa praça tem alegria”, começou por dizer a D. Maria do Carmo, e foi isso mesmo que se sentiu durante a manhã do dia 27 de março no renovado Mercado do Bairro do Condado, situado na Av. João Paulo II.

Ao entrar damos de caras com uma recheada mercearia onde a D. Teresa trabalha há 30 anos, recordando com saudade os tempos em que “já se trabalhou muito bem nesta praça, estava sempre cheia e havia filas para todas as lojas.” A sua irmã, a D. Maria de Fátima chegou ao mercado há cerca de 1 ano com a padaria e, apesar de já notar uma grande descida nas vendas, garante que “todos nós quere-mos que o comércio de rua continue.” Chegou à praça por influência da irmã e desde então tem lutado para dar vida a este espaço, ajudando as pessoas que querem abrir aqui o seu negócio, como é o caso da D. Ângela da papelaria do bairro ou da D. Maria do Carmo do Cantinho Animal.

À entrada está também a loja da D. Laurinda que, desde há 4 meses para cá, costura aqui as peças dos seus clientes com um cuidado redobrado que não se encontra

em mais nenhum lugar. Dentro do mercado estão ainda a frutaria da D. Goreti e a Star Nails da Vera, logo ao lado da loja do Sr. José, o sapateiro do bairro que está sempre disponível para tratar dos seus sapatos e também fabrica todo o tipo de chaves. Lá mais ao fundo, encontramos uma loja de produtos africanos e, ao passar por lá, ninguém fica indiferente ao Baú dos Sá Maria, onde o Sr. Rui vende todo o tipo de artigos, incluindo os fios e colorares “Glamour em Aço” da autoria do seu filho.

O atendimento personalizado e a qualidade do produto são os fatores que distinguem este mercado das grandes superfícies e o tornam muito mais acolhedor. As relações humanas são valorizadas nesta praça, os clientes recebem toda a atenção que merecem e a D. Maria do Carmo garante que “aqui têm o nosso carinho e nós temos sempre uma palavra amiga para lhes dar”. Esta família do Mercado do Bairro do Condado convida todos os Marvilenses a conhecer este espaço e ocupar as lojas que ainda estão vazias para ajudar a manter vivo o nosso comércio local.

António Alves,

Vogal Pelouro Economia e Sociedade

(12)

Obras de requalificação melhoram a Freguesia

O

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade, da Junta de Freguesia, continua a fazer um grande investimento na requalificação das ruas de Marvila.

Estas intervenções respondem às necessidades da Freguesia, dos seus moradores e comerciantes, e visam

reorganizar o espaço para a circulação dos veículos, normalizar o espaço de estacionamento, aumentar o espaço de circulação dos peões, facilitar os acessos para pessoas com mobilidade reduzida e melhorar os espaços de lazer. A Junta de Freguesia vai continuar a trabalhar para melhorar a Freguesia de Marvila.

ANTES DEPOIS

Rua Oliveira Cadornega

Rua do Açúcar

Largo das Roseiras Largo dos Castanheiros da Índia

(13)

Projeto Intervir continua com os bons resultados

A

s crianças são o futuro da nossa sociedade e uma prioridade para a Junta de Freguesia de Marvila que continua a obter resultados muito positivos com o desenvolvimento do Projeto Intervir, cujo objetivo é transmitir aos mais jovens um conjunto de experiências para promover comportamentos sociais adaptados e hábitos de vida saudáveis.

A vogal Isabel Fraga, responsável pelo Projeto Intervir, mostra-se satisfeita e orgulhosa dos bons resultados do projeto que “está completamente implementado nas escolas e que este ano letivo vai ser mais um êxito”. A equipa técnica, constituída por Marina Santos, Priscila Osório e Raquel Trindade, trabalha em constante comunicação com a vogal e com as escolas, e atualmente está a apoiar quase 500 crianças que integram cerca de 40 turmas, distribuídas por 9 escolas da Freguesia de Marvila. Além das várias atividades de promoção de competências pessoais e sociais, o projeto também engloba um gabinete de apoio à criança que presta avaliação psicológica aos jovens sinalizados pelos professores, sempre que estes sentem necessidade de esclarecimento sobre alguma situação que esteja a interferir no processo de ensino--aprendizagem. O Projeto Intervir avalia a situação de cada aluno e os resultados são entregues aos pais e encarregados de educação, juntamente com algumas

estratégias para ajudar a resolver a situação sendo que, nos casos em que for necessário, os jovens são depois encaminhados para algum acompanhamento ou resposta que exista dentro da nossa comunidade.

Os professores encaram o Projeto Intervir como uma resposta segura às necessidades dos seus alunos e os pais ou encarregados de educação estão sempre disponíveis para colaborar porque sentem que os filhos estão integra-dos. No Espaço Jovem, situado na Av. Paulo VI, os jovens podem participar em atividades lúdico-pedagógicas, desportivas, culinária, música, jardinagem, teatro, artes plásticas, dinâmicas de grupo ou ações de sensibiliza-ção. O espaço está à disposição dos mais jovens e a vogal garante que “a porta está sempre aberta para os receber”.

As vacinas protegem as pessoas de doenças graves. Procure o seu Centro

de Saúde e atualize as suas Vacinas

Proteger Vacinando!

Projeto Intervir

Apoio ao Estudo Atividades lúdicas e pedagógicas

Dos 6 aos 18 anos

De segunda a sexta-feira das 14h00 às 17h15 Av. Paulo VI, Lote 8 R/C, Lojas 2, 3 e 4 (Lg. Luís Dourdill)

1950-299 Lisboa • Telf.: 967 884 642/218 371 432

Contamos contigo!

Espaço Jovem Intervir

Isabel Fraga,

Vogal Pelouro Projeto Intervir

“É muito importante que o Projeto Intervir continue a desenvolver o bom trabalho que tem vindo a realizar até aqui porque é essencial dar o apoio necessário às crianças da nossa Freguesia. As escolas estão bastante satisfeitas com os resultados obtidos e cada vez nos chegam mais pedidos para integrar novas turmas.”

MARVILA SAÚDE

Marcações:

Todas as segundas de tarde, entre as 14h e as 17h30

e às quintas de manhã, das 10h às 13h

fazendo-se acompanhar da documentação exigida.

(14)

Parabéns AMBA

N

o dia 25 de março, a AMBA - Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras organizou uma sessão solene no auditório da Escola Secundá-ria D. Dinis para comemorar os seus 11 anos de existência. Este evento teve o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, representada aqui pelo presidente Belarmino Silva, e do Agrupamento de Escolas D. Dinis, representado pelo seu diretor José António Sousa. A cerimónia contou também com as presenças ilustres do presidente da Câmara Muni-cipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, que vê este evento como “um saudável momento de cida-dania e um exemplo de como se faz bem cidade”.

Os Marvilenses encheram o auditório e fizeram questão de assistir a esta festa que alegrou ainda mais a tarde de todos com várias atuações de música, dança,

teatro, ginástica e tai-chi. Depois dos espetáculos, a AMBA homenageou alguns sócios e amigos da associação e entregou o “Prémio Amendoeiras Vizinho do Ano 2017” a Fernando Paulo, morador do bairro há 44 anos. “Que a AMBA saiba evidenciar o que de melhor existe no Bairro das Amendoeiras” é o desejo do presidente da associação, Manuel Saraiva, que encara esta homenagem como “para além de uma justiça, um imperativo cívico”.

(15)

Apresentação do plano de atividades desportivas

N

o dia 24 de março, o Pelouro Desporto e Juventude da Junta de Freguesia de Marvila reuniu com os clubes e instituições desportivas da Freguesia, no Salão de Festas do Vale Fundão, com o principal objetivo de apresentar o plano de atividades desportivas. O responsável pelo pelouro, Vítor Morais, fez-se acompanhar por Elisabete Ribeiro e Ricardo Ribeiro, numa reunião onde marcaram presença as seguintes instituições: AMBA – Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, Casa do Concelho de Castro Daire, Clube Oriental de Lisboa (C.O.L), Futebol Clube Recreativo do Rossão, Grupo Recreativo Janz e Associados, Grupo Desportivo de Chelas, Inter-Aju-da de Jovens Eco-Estilistas e Torre Laranja Futsal Clube. As instituições também apresentaram os respetivos planos de atividades porque é essencial que as várias entidades de Marvila desenvolvam as suas próprias iniciativas, para além daquelas que são promovidas pela Junta. Reuniões como esta são muito importantes no que diz respeito à promoção do convívio entre as instituições, aumentando também dessa forma, as sinergias entre elas.

Foi uma noite bem passada, de partilha de conhecimentos e experiências, onde as várias entidades confirmaram a força do desporto em Marvila, sendo muitas vezes um

viveiro para os clubes com mais capacidade financeira, como ficou comprovado pela transferência de grande parte equipa de juvenis de andebol do C.O.L para o Sporting Clube Portugal, ou o protocolo da Casa dos Arcos com o Sport Lisboa e Benfica. Marvila continua a apostar no desporto e os olheiros dos grandes clubes vão continuar atentos aos novos talentos que surgem na nossa Freguesia, em todas as modalidades.

Voz Ativa

Tertúlia “O seu Bairro, a sua Freguesia; Histórias singulares”

A

AMBA - Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras organizou, no dia 20 de março, a quarta tertúlia intitulada “O seu Bairro, a sua Freguesia; Histórias Singulares”. Estes encontros fazem parte do projeto TransHumâncias, inserido no programa BIP/ZIP 2016 e, segundo o presidente da associação, Manuel Saraiva, pretendem “conhecer melhor a Freguesia e, no final das 6 tertúlias, construir uma história de Marvila com base nas experiências que aqui se contarem”.

A maestrina do coro Venite a Laudare, Ana Paula Pina e o autarca António Pereira foram os convidados desta tertú-lia, onde partilharam histórias de vida bastante diferentes. Ana Paula Pina chegou ao Bairro das Amendoeiras com apenas 5 anos e teve “uma infância, uma adolescência e uma juventude felizes”. Mesmo tendo enfrentado algumas situações complicadas no início, sente que é filha do bairro e, graças à força dos pais e à ajuda dos vizinhos, a sua família faz parte desta comunidade desde 1975. “Aqui estamos e aqui gostamos de estar. É a nossa casa, os nossos vizinhos e as pessoas a quem desejamos um bom dia quando nos vemos na rua”.

Um pouco diferente foi a história de António Pereira que veio pela primeira vez a Marvila de elétrico, em 1962, por razões de namorico. O autarca, presidente desta Junta de Freguesia de 1997 a 2005, vive com a família há 24 anos no Bairro do Condado e recordou as quintas, os olivais

e os palacetes que constituíam esta Freguesia, na altura frequentada por “um verdadeiro mar de gente”.

(16)

De 25 a 29 de maio de 2017

Festival de Arte Urbana

Bairro Marquês

de Abrantes

em Marvila Pelouro Cultura da Câmara Municipal de Lisboa

sumári

o

Aconteceu

• Marvila celebra o Dia da Mulher

1

Cultura

• “Fragmentos” é o último capítulo

do Projeto RevelArte

2

• Marcha de Marvila merece mais

3

• Noite de Fados

4

• Semana da Juventude 2017

5

• Cultura e Desporto unidos em Marvila

6

Desporto

• Marvila em força!

7

• Federação de Ginástica de Portugal

traz competição para Marvila

8

Economia e Sociedade

• Venha conhecer o Mercado do Bairro do Condado

9

Melhorar Marvila

• Obras de requalificação melhoram a Freguesia

10

Projeto Intervir

• Projeto Intervir continua com os bons resultados

11

Voz Ativa

• Parabéns AMBA

12

• Tertúlia “O seu Bairro, a sua Freguesia;

Histórias singulares”

13

Comemorações de Abril

- Mata do Vale Fundão

22 Abril

21H00 - Arraial | Onda Média

23 Abril

15H00 - Concertinas, Cavaquinho, Folclore

24 Abril

21H00 - Arraial | Onda Média

25 Abril

09H30 - Caminhada Solidária*

10H00 - Distribuição de Cravos pela Freguesia 15H00 - Concertinas, Cavaquinho, Folclore Estudantina do ISEL, ACULMA

dias

22, 23,

24

e

25

abr

Passeio Mistério 27 de maio 2017

Consoante a Letra do Cartão de Eleitor

A - 19 abril (2 autocarros) B - 20 abril (2 autocarros) C e D - 21 abril (4 autocarros) E - 24 abril (2 autocarros) F - 26 abril (2 autocarros)

dias

19, 20,

21,24

e

26

abr

23, 24 e 25 junho

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Avenida Doutor Augusto de Castro Bairro das Amendoeiras

(Metro Chelas)

VI

* Inscrições na Junta de Freguesia de Marvila, Avenida Paulo VI, N. 60, até dia 21 de abril, sendo necessária a entrega de 1 kg. de alimento não perecível.

Iniciativa aberta a todos os residentes na Freguesia de Marvila, com idade igual ou superior a 60 anos que possam movimentar-se com autonomia, participando no passeio sem prejuízo à sua saúde. Preço de acordo com o regulamento e tabela geral de taxas e preços da Freguesia de Marvila. Pagamento não reembolsável.

Documentação necessária: Cartão de Cidadão

Referências

Documentos relacionados

Este Relatório de Actividades incide sobre o trabalho desenvolvido pelo Executivo da Junta de Freguesia de Marvila ao longo do ano de 2007, no âmbito das Opções do Plano para o mesmo

A elaboração do Plano de Atividades para o ano de 2018 da Junta de Freguesia de Marvila que agora se apresenta, em simultâneo dá continuidade ao trabalho que tem

Para Cláudia Garcia, representante da Associação Nucli- sol Jean Piaget e da CPCJ Lisboa Oriental, os objetivos desta iniciativa passam sobretudo por uma “sensibiliza- ção dos

Para o vogal do pelouro de Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Cerqueira Brito, este é “um evento organizado por uma associação marvilense que em muito dignifica

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila trata-se de um campo de férias não residencial, que abrange crianças e jovens entre os seis e os quinze anos de idade e tem

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

No seguimento do protocolo recentemente assinado com o Instituto Supe- rior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a Junta de Freguesia de Marvila está a desenvolver esforços para que,

Na tenda da Junta de Freguesia de Marvila, irão estar os projectos da JFM: Programa Marvila Empreendedora, Conselho Marvilense, Conselho Educativo de Marvila,