• Nenhum resultado encontrado

Qual a importância da alfabetização na educação infantil?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qual a importância da alfabetização na educação infantil?"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Alfabetizar crianças é um passo muito importante a ser dado por todos os professores e educadores. Serão eles que deverão apresentar a linguagem e ajudá-los nessa competência, que requer paciência e persistência não somente por parte dos professores como dos

pequenos, que podem sentir dificuldades.

Qual a importância da alfabetização na

educação infantil?

As crianças desenvolverão a leitura, escrita e compreenderão melhor como se comunicarem do jeito correto e futuramente sobre a existência de figuras de linguagem. Elas saberão utilizar melhor suas ideias desde bem pequenos e organizá-las aos poucos.

Solucionar os problemas do dia a dia pode ser uma tarefa bem cansativa para muitos adultos, mas as crianças deverão aprender e compreender como resolvê-los de suas próprias maneiras.

O que é a alfabetização infantil?

Durante os processos de ensino da alfabetização, as crianças são preparadas para a leitura e escrita. Saber ler ajudará a desenvolver a imaginação, atenção e aprender a memorizar determinadas coisas. Elas verão o mundo de outra maneira conforme desenvolvem suas habilidades.

Com base nesse pensamento, a equipe do Minhas Atividades desenvolveu atividades que os professores e pais podem usá-las para auxiliar as crianças no período de alfabetização e/ou amplificar seus conhecimentos ao preencher consoantes, por exemplo.

(2)

Complete com as sílabas de cada consoante

Os alunos devem ser orientados pelos professores ou pais como deverão prosseguir com tal atividade, caso haja qualquer tipo de dúvida será importante saná-las através de explicações simples.

(3)
(4)

melhor de si para ensinar nossas crianças sempre.

Complete as consoantes

O professor deve auxiliar as crianças para realizar tal atividade, de modo que compreendam e consigam conclui-la.

(5)
(6)

pelo Antigo Egito. Há imagens em hieróglifos em sarcófagos egípcios e os cabides eram usados mais para preservar as túnicas.

Consoantes com C

Chegou a vez das consoantes com a letra C, e tudo o que os alunos devem fazer é ler cada palavra e preencher as lacunas vazias com as iniciais corretas.

(7)
(8)

do celular, Martin Cooper. Esse evento ocorreu em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Palavras com a letra D

Muitas palavras com D são faladas no dia a dia, principalmente o dinheiro. Existe em nosso corpo os dentes que são importantes para a mastigação e sorriso, por fim os dedos que são necessários para o manuseio de todo tipo de coisa, inclusive desenhar e escrever.

(9)
(10)

de cerdas macias com um pouco de pasta de dentes. Escove sempre com movimentos circulares para alcançar as gengivas e evitar que machuque a região.

Palavras começadas em F

O figo é uma fruta extremamente importante para o organismo humano, porque contém diversos nutrientes como vitamina C e complexo B, além de ajudar na saúde da pele.

(11)
(12)

ainda bem verdinho se tornará doce de compota.

O que é a goiaba?

A goiaba é uma fruta carnosa com casca verde e possui fibras que ajudam a diminuir o colesterol ruim. A polpa é branca, rosada e vermelha e possui diferentes tamanhos.

(13)
(14)

maneira que acontece com o figo.

Hienas

Nesta atividade, há um animal muito conhecido por crianças que assistiram aos filmes do Rei Leão, em especial o primeiro: as temidas Hienas. Esses animais são as únicas presas dos leões. Os felinos sempre entram em confronto com esses carnívoros, principalmente quando eles estão em desvantagem.

(15)
(16)

natureza esses animais são os únicos a enfrentarem os leões e possuem um papel necessário para o meio ambiente. Atuam como lixeiras, literalmente.

Jiló

O jiló é extremamente cultivado no Brasil e seu sabor torna-se característico por ser amargo. Tem origem na África Ocidental. Muitas crianças e adultos não são chegados no fruto justamente pelo sabor nada agradável.

(17)
(18)

exemplo: vitamina A, C e complexo B, há cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ajuda não só para quem tem anemia, mas para quem possui mau hálito.

Leões

Certamente quando os pais levam suas crianças ao zoológico, a ansiedade para ver o rei da selva. O famoso e temido leão. Sua beleza chamativa pode confundir qualquer pessoa, no entanto, este felino é um exímio caçador. Originou-se na África subsaariana.

(19)
(20)

como é caso de Rei Leão. É um dos mamíferos mais amados do mundo seja por sua beleza ou ferocidade.

Minhocas

Estes seres vivem enfiados dentro do escuro da terra, apenas para aproveitar a umidade e demais alimentos presentes em sua “casa”. As minhocas são invertebrados com corpos anelados e uma fina camada pigmentada.

(21)
(22)

alimentam-se não só de vegetais, mas de restos de outros animais.

Números

Os números sempre aparecem por todos os lugares e a qualquer momento. Na matemática eles serão apresentados para as crianças, que devem se familiarizar.

(23)
(24)

matemática. Pois com ela pode-se fazer diversas coisas geniais.

Pulgas

Estes pequeninos insetos possuem cor escura e não podem voar. Parasitas que tem como principal fonte de alimento o sangue de animais mamíferos, como gatos ou cachorros.

(25)
(26)

seus ovos, tendem a procurar de imediato um hospedeiro para conseguirem se alimentar o quanto antes.

Raposa

As raposas possuem de médio a pequeno porte, além de serem onívoras ajudam no combate às pragas e como boas frutívoras dispersam sementes pela natureza, para que dessa

(27)
(28)

Médio e América do norte. Elas ficam em suas tocas e evitam florestas ou desertos densos demais.

Sementes

Os alunos podem realizar atividades de plantio e conhecer mais sobre a planta que estará na terra. Elas são importantes para servir de alimento, ou caso seja uma árvore será

(29)

Sempre que uma árvore for desmatada é importante plantar outra. A natureza e o planeta Terra necessitam desse cuidado, portanto o desmatamento torna-se algo problemático ao

(30)

meio ambiente e diversas causas sociais.

Time

Naturalmente muitas crianças gostam de futebol e pode surgir a principal dúvida: qual foi o primeiro time de futebol a existir? O nome do clube é Sheffield FC e tal time está em

atividade desde o ano de 1857. Esse time encontra-se na Inglaterra e ainda disputam torneios e demais ligas regionais.

(31)
(32)

segue com suas atividades ininterruptas até os dias atuais.

Vulcão

Os vulcões são estruturas geológicas e quando magma, partículas e demais gases escapam até a superfície, liberam grandes quantidades de poeira que acabam por interferir no clima.

(33)
(34)

no mundo.

Texugos

Esses animais podem ser considerados como os mais corajosos do mundo, principalmente o Texugo de Mel que se encontra na África. Este ser é bem agressivo e por sua coragem de atacar uma colmeia de abelhas acabou por receber o nome “Texugo de Mel”.

(35)

Os texugos vivem até 24 anos e graças ao seu corpo resistente pode enfrentar praticamente todo tipo de perigo que continuará vivo.

(36)

Zangão

Este é o macho das abelhas e não possui ferrão, além de estar “livre” de realizar qualquer tipo de manutenção da colmeia, não pode produzir mel porque sequer possui órgãos essenciais para esta atividade.

(37)

Os zangões tem como principal e único objetivo fecundar a abelha rainha no voo nupcial. As abelhas são os insetos mais importantes do mundo, única e exclusivamente por polinizar

(38)

80% das culturas. Elas usam os pelinhos presentes em seus corpos para coletar o pólen e transportar para outras flores. Portanto, se encontrar uma, evite matá-las porque são muito importantes para o planeta.

As crianças conseguiram compreender um pouco mais do funcionamento de juntas palavras com consoantes e desse modo reconhecerem-nas. O professor pode-lhes contar curiosidades sobre algumas figuras presentes nesta atividade, a fim de deixá-los ainda mais curiosos. Caso os pais estejam com os filhos, basta explicar algumas coisas sobre o que havia sido proposto.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor amarela para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre atividades sobre números romanos para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de 10 desenhos para colorir de flores para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre as diferenças em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre tartarugas para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossos jogos pedagógicos para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de notas de dinheiro para educação infantil imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor azul para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer