• Nenhum resultado encontrado

AULA 9 LISTA 3: ROMA IMPERIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA 9 LISTA 3: ROMA IMPERIAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página | 1

História in Loco- História Geral

AULA 9

– LISTA 3: ROMA

IMPERIAL

1. (Ufjf-pism 1 2016) Esse é um fragmento de uma obra produzida no século I a.C.

“Os romanos apossavam-se de escravos através de procedimentos extremamente legítimos: ou compravam do Estado aqueles que fossem vendidos “debaixo de lança” como parte do botim; ou um general poderia permitir àqueles que fizessem prisioneiros de guerra conservá-los, juntamente com o resto do produto do saque”.

Dionísio de Halicarnasso. História Antiga dos Romanos, IV, 24. - Citado em CARDOSO, C. Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 141.

Em relação à escravidão na Roma antiga, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os escravos possuíam entre si uma forte identidade étnica e cultural, pois apresentavam uma origem territorial africana única.

b) O número de escravos diminuiu fortemente com o processo expansionista, pois havia a prática de libertá-los em massa para que se tornassem soldados.

c) A utilização da mão de obra escrava dos derrotados de guerra foi ampliada com o término da prática de escravizar indivíduos livres por dívidas.

d) Revoltas de escravos durante a crise republicana, como a liderada por Espártaco, se caracterizaram por serem movimentos urbanos limitados à cidade de Roma.

e) A escravidão foi abolida em definitivo pelo Édito Máximo do imperador Otávio Augusto no contexto em que o Cristianismo tornou-se a religião oficial.

2. (G1 - ifsp 2016) Segundo o historiador Marvin Perry, a partir de 27 a.C. “a brilhante habilidade política de Otávio Augusto deu início à maior era romana. Nos duzentos anos seguintes o mundo mediterrâneo desfrutou as bênçãos da”:

(PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 104).

a) ação política do Triunvirato que elegeu três governantes para o Império.

b) riqueza do Império Romano viabilizada por meio de guerras e conquistas.

c) Pax Romana que gerou um longo período de paz.

d) reforma agrária promovida pelos irmãos Tibério e Caio Graco.

e) aprovação do Édito de Milão que colocou fim as perseguições aos cristãos.

3. (G1 - ifsp 2016) Para a historiadora Corassin, “a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. Embora fosse formado por um mosaico de culturas, criou o inconfundível “estilo de vida romano” [...]”. (CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, p. 07 e 08).

Com relação ao antigo Império Romano citado pela autora e a forma de governo que os romanos praticaram ao longo de sua história política, é correto o que se afirma em:

I. Realeza ou monarquia. II. República.

III. Triunvirato e Império. IV. Império.

V. Ditadura e teocracia. VI. Triunvirato.

a) Somente II e III são corretas. b) Somente I e V são corretas. c) Somente I e IV são corretas. d) Somente I, II e IV são corretas. e) Somente II, V e VI são corretas.

(2)

História in Loco- História Geral

( ) Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comércio triangular, enquanto que no período colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dívida.

( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funções, sendo utilizados para vários tipos de atividades – afazeres domésticos, comércio e trabalho na agricultura.

( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, a escravidão era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas também era questionada por opositores da escravidão dentro das próprias elites.

( ) Na Roma antiga, as rebeliões de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condições e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no período colonial brasileiro, as rebeliões eram constantes devido às condições desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V. b) F – V – V – F. c) V – F – F – V. d) V – V – F – F. e) F – F – V – V.

5. (G1 - utfpr 2012) Roma constitui o maior Império da Antiguidade conquistando povos, submetendo populações ao trabalho e ao pagamento de impostos. Da desagregação do Império Romano formou-se o sistema feudal em torno do século V d.C..

Assinale a alternativa correta em relação à Civilização Romana.

a) A economia de Roma era agrícola e comercial e utilizava a mão de obra de trabalhadores livres.

b) Roma conquistou a Grécia, porém destruiu as obras filosóficas dos pensadores gregos. c) No império romano usava-se a política do

“pão e circo”.

d) Os patrícios eram nobres romanos e protegiam os plebeus, trabalhadores sem terras.

e) Foi em Roma que surgiu o conceito de democracia e cidadania

6. (Pucrs 2012) Considere as afirmações abaixo, sobre o período Imperial da Roma Antiga.

I. Dentre as principais reformas empreendidas por Otávio Augusto na implantação da ordem imperial, encontra-se a extinção das instituições republicanas, o que possibilitou o surgimento de um sistema teocrático no Ocidente.

II. A partir do século I, com o desaparecimento do Senado, as antigas províncias senatoriais passaram a ser administradas diretamente pelos imperadores, que costumavam aquartelar tropas nas zonas fronteiriças. III. O exercício do poder na Roma Imperial,

apesar de apresentar caráter pessoal, permaneceu sustentado por um sistema de leis civis, sendo que os imperadores manifestavam sua vontade através de éditos, sentenças e decretos.

IV. A principal atividade econômica da Era Imperial seguiu sendo a agricultura baseada na mão de obra escrava, embora os pequenos proprietários nunca tenham desaparecido do mundo romano.

A análise das afirmativas permite concluir que estão corretas apenas

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

(3)

Página | 3

História in Loco- História Geral

as cidades conquistadas e retratavam a humilhação do inimigo aos olhos do povo extasiado.

(HAUSER, Arnold. “História social da arte e da literatura”. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.110. In: CATELLI JÙNIOR, Roberto. História: texto e contexto. Ensino médio, volume único. São Paulo. Scipione, 2006, p.107)

A partir da leitura do texto do historiador Arnold Hauser, é correto afirmar que:

a) em algum momento da história do Império Romano, a produção de obras de arte, como a pintura de cartazes, citada acima, glorificava as conquistas e humilhava os povos conquistados, perante o povo que assistia extasiado ao desfile militar.

b) as guerras eram um aspecto constante no cotidiano dos povos da Antiguidade Greco-Romana, e a vitória naturalizava a dominação cultural que os impérios vencedores impunham aos vencidos, fazendo com que artistas as imortalizassem em obras de arte.

c) nos impérios, as conquistas eram fundamentais para manter a organização política do Estado, por isso, tanto na Grécia quanto em Roma, eram promovidos os desfiles militares em que as vitórias eram celebradas com a exposição dos vencidos. d) a guerra, em Roma, fazia parte do cotidiano

de sua população, e para mantê-la como um valor de cidadania e superioridade sobre os demais povos, foi instituído o mecenato pelo Estado Imperial romano, de modo a incentivar os artistas a imortalizá-la em suas obras.

e) os impérios vitoriosos, em diferentes épocas da humanidade, disseminaram seus hábitos culturais sobre os povos dominados, com exceção dos romanos, como bem retratam suas pinturas, que impunham taxações e escravização aos derrotados.

8. (G1 - ifce 2011) Acerca das civilizações clássicas, considere as seguintes afirmativas. I. A civilização grega fixou-se, em princípio, no

sul da península Balcânica, nas ilhas do mar Egeu e no litoral da Ásia Menor.

II. Roma foi fundada, segundo a lenda, na região do Lácio, pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo.

III. Ao conquistarem as cidades gregas, os romanos impuseram sobre elas sua própria cultura, eliminando, com isso, os valores filosóficos, racionais, artísticos e religiosos gregos.

IV. Gregos e romanos legaram para a posteridade importantes valores ligados, respectivamente, à participação política dos cidadãos e ao Direito.

Está correto o afirmado em a) I, II e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

9. (Fatec 2009) As civilizações da antiguidade clássica - Grécia e Roma - desenvolveram uma estrutura socioeconômica alicerçada no escravismo. Sobre essa temática, pode-se afirmar que:

I. a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, uma vez que os cidadãos ficavam desincumbidos dos trabalhos manuais e das tarefas ligadas à sobrevivência.

II. a escravidão foi abolida em Atenas quando Péricles estabeleceu o direito político a todos os cidadãos, reconhecendo, dessa forma, a igualdade jurídica e social da população da Grécia.

III. os escravos romanos, por terem pequenas propriedades e direitos políticos, conviveram pacificamente com os cidadãos romanos, como forma de evitar conflitos e a perda de direitos. IV. os escravos romanos, que se multiplicavam com o expansionismo de Roma, estavam submetidos à autoridade de seu senhor, e sua condição obedecia mais ao direito privado do que ao direito público.

É correto apenas o que se apresenta em: a) I e II.

(4)

História in Loco- História Geral

10. (Uel 2009) "Lucius Aurelius, liberto de Lucius César, Nicomedes, chamado Ceionius e Aelius; foi criado de quarto de Lucius César e preceptor do divino Verus imperador; foi distinguido pelo divino Antonino com o cavalo público e com o sacerdócio de Caenina, bem como com o pontificado menor; foi feito por este mesmo imperador procurador da pavimentação das ruas e prefeito dos veículos; foi encarregado pelo imperador Antonio Augusto e pelo divino Verus do abastecimento do exército e ganhou uma lança pura, um estandarte e uma coroa mural; procurador das contas municipais; está enterrado aqui com sua mulher Ceionia Laena".

(Inscrição Funerária. Roma. Século II d. C. In: CARDOSO, C. F. "Trabalho compulsório na Antiguidade". Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.138.)

É correto afirmar que o texto:

a) Representa o quotidiano de um aristocrata rural empobrecido e que se tornou funcionário público para sobreviver, indicando uma mobilidade social descendente, o que comprova a seletividade das castas militares na Roma Antiga.

b) Descreve as funções públicas que um homem livre pobre exerceu ao longo de sua vida, evidenciando que este se tornou rico e poderoso, o que comprova a dissolução das antigas castas da sociedade imperial. c) Trata-se de um ex-escravo que deixou

registrado em seu epitáfio o processo de ascensão econômica e política pelo qual passou ao longo de sua vida, o que comprova a existência de um processo de mobilidade social na Roma imperial.

d) Descreve o quotidiano de um nobre pertencente à aristocracia, cujas atividades durante a República eram a guerra e o comércio o que comprova a impermeabilidade dessa casta aos novos ricos vinculado às atividades agrícolas. e) Representa o dia a dia de um homem pobre

que, ao longo de sua vida, trabalhou como funcionário público, o que comprova a eficácia da mobilidade social na Roma republicana.

11. (G1 - ifsp 2016) Para a historiadora

inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. Embora fosse formado por um mosaico de culturas, criou o inconfundível “estilo de vida romano” [...]”. (CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, p. 07 e 08).

Com relação ao antigo Império Romano citado pela autora e a forma de governo que os romanos praticaram ao longo de sua história política, é correto o que se afirma em:

I. Realeza ou monarquia. II. República.

III. Triunvirato e Império. IV. Império.

V. Ditadura e teocracia. VI. Triunvirato.

a) Somente II e III são corretas. b) Somente I e V são corretas. c) Somente I e IV são corretas. d) Somente I, II e IV são corretas. e) Somente II, V e VI são corretas.

12. (Espm 2015) “Cada vez mais conscientes de seus direitos, os plebeus solicitaram ter por escrito as leis que regulavam os conflitos entre as pessoas. Até então existia o costume como lei, que era conhecida e interpretada somente pelos patrícios. Nas leis escritas viam os plebeus, e com razão, a única garantia para a segurança e a estabilidade. Assim foi elaborado este primeiro código legal escrito.” (Bárbara Pastor. Breve História de Roma: Monarquia e República)

Grande parcela da sociedade romana, durante a República, era constituída pelos plebeus, que viviam marginalizados politicamente. A marginalização e o descontentamento levaram às lutas de classe em Roma. Assim o texto deve ser relacionado com:

(5)

Página | 5

História in Loco- História Geral

c) a Lei Frumentária; d) o Edito do Máximo; e) o Edito de Tessalônica.

13. (Ufpr 2015) Tendo em vista diferentes contextos históricos em que predominou a escravidão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas que comparam a escravidão na Roma antiga e a escravidão no período colonial da América portuguesa:

( ) Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comércio triangular, enquanto que no período colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dívida.

( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funções, sendo utilizados para vários tipos de atividades – afazeres domésticos, comércio e trabalho na agricultura.

( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, a escravidão era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas também era questionada por opositores da escravidão dentro das próprias elites.

( ) Na Roma antiga, as rebeliões de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condições e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no período colonial brasileiro, as rebeliões eram constantes devido às condições desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V. b) F – V – V – F. c) V – F – F – V. d) V – V – F – F. e) F – F – V – V.

14. (Mackenzie 2014) O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). A respeito dessa

importante conquista para a civilização romana, assinale a alternativa correta.

a) A eliminação da hegemonia cartaginesa sobre a região além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas.

b) Após a derrota romana nas Guerras Púnicas, quando fenícios e cartagineses ocuparam o estreito de Gibraltar, a única saída para dar continuidade ao processo de expansão foi a conquista do mar Mediterrâneo.

c) A explosão demográfica e os conflitos internos com a plebe urbana exigiram medidas expansionistas por parte do governo, para que se estabelecessem colônias romanas fora da península itálica a fim de minimizar as tensões sociais.

d) A necessidade de expansão do cristianismo, que a partir do século IV, tornou-se a religião oficial do império romano, implicou na divulgação dos princípios dessa nova doutrina para os povos bárbaros.

e) A crescente produção de cereais, durante o império romano, especialmente, o trigo, levou à expansão de suas fronteiras, uma vez que era necessário ser escoado e vendido para as demais províncias romanas.

15. (G1 - utfpr 2012) Roma constitui o maior Império da Antiguidade conquistando povos, submetendo populações ao trabalho e ao pagamento de impostos. Da desagregação do Império Romano formou-se o sistema feudal em torno do século V d.C..

Assinale a alternativa correta em relação à Civilização Romana.

a) A economia de Roma era agrícola e comercial e utilizava a mão de obra de trabalhadores livres.

b) Roma conquistou a Grécia, porém destruiu as obras filosóficas dos pensadores gregos. c) No império romano usava-se a política do

“pão e circo”.

d) Os patrícios eram nobres romanos e protegiam os plebeus, trabalhadores sem terras.

e) Foi em Roma que surgiu o conceito de democracia e cidadania.

(6)

História in Loco- História Geral

16. (Unesp 2012) A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi consequência das guerras de conquista […].

(Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.) Sobre a escravidão na Roma antiga, é correto afirmar que

a) assemelhava-se à escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça.

b) aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo. c) atingiu o auge com a ocupação romana da

Germânia e de territórios na Europa Central. d) diminuiu bastante após a implantação do

Império e foi abolida pelos imperadores cristãos.

e) diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.

17. (Pucrs 2012) Considere as afirmações abaixo, sobre o período Imperial da Roma Antiga.

I. Dentre as principais reformas empreendidas por Otávio Augusto na implantação da ordem imperial, encontra-se a extinção das instituições republicanas, o que possibilitou o surgimento de um sistema teocrático no Ocidente.

II. A partir do século I, com o desaparecimento do Senado, as antigas províncias senatoriais passaram a ser administradas diretamente pelos imperadores, que costumavam aquartelar tropas nas zonas fronteiriças. III. O exercício do poder na Roma Imperial,

apesar de apresentar caráter pessoal, permaneceu sustentado por um sistema de leis civis, sendo que os imperadores manifestavam sua vontade através de éditos, sentenças e decretos.

IV. A principal atividade econômica da Era Imperial seguiu sendo a agricultura baseada na mão de obra escrava, embora os pequenos proprietários nunca tenham desaparecido do mundo romano.

A análise das afirmativas permite concluir que

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

GABARITO

Resposta da questão 1: [C]

A partir da expansão territorial empreendida por Roma durante a República, a prática do escravismo de guerra substituiu a prática da escravidão por dívida e assumiu o papel de base da economia romana.

Resposta da questão 2:

[C]

A Pax Romana foi a forma como ficou conhecida a maneira de governar de Otávio Augusto enquanto Imperador de Roma: uma articulação entre crescimento econômico, fortalecimento político e assistencialismo social.

Resposta da questão 3:

D

As fases políticas de Roma Antiga foram, na ordem: Monarquia, República e Império.

Resposta da questão 4:

[B]

Somente a proposição [B] está correta. Há semelhanças e diferenças entre a escravidão na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) em relação a escravidão moderna na América. Na Roma antiga, os escravos eram obtidos principalmente através de guerras e não pelo comércio triangular. Tanto na antiguidade como na modernidade, os escravos exerciam diferentes funções e atividades. A escravidão antiga e moderna era justificada como sendo “natural” como afirmava o filósofo grego Aristóteles, mas também sempre foi questionada. Na antiguidade, as revoltas de escravos não eram raras, aconteceram inúmeras revoltas nos séculos II e I a.C. como a famosa revolta de escravos em Roma liderada por Espártaco. Obviamente estes escravos não viviam em boas condições.

Resposta da questão 5:

[C]

(7)

Página | 7

História in Loco- História Geral

Espanhol, Francês, Italiano) e o cristianismo (Jesus

nasceu dentro dos limites do Império Romano). Com a grande expansão romana ocorrida no período da República foi criada a famosa política do “Pão e Circo” como forma de distrair e alienar o povo das questões políticas. As demais alternativas estão incorretas. Roma utilizou-se da mão de obra escrava. A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega, não ocorreu à destruição do legado filosófico dos gregos. Os patrícios exploravam os plebeus. O conceito de democracia surgiu na Grécia.

Resposta da questão 6:

[C]

Somente a alternativa [C] está correta. A questão remete a Roma Antiga no período do Império 27 a.C. até 476 d.C. Otávio Augusto foi o primeiro imperador romano governando de 27 a.C. até 14 d.C. conhecido como “Principado” (transição de uma República decadente para o Império) não extinguiu as instituições republicanas. No período Imperial o senado foi mantido e não abolido. Apesar do poder pessoal do imperador, havia as leis civis e os imperadores manifestavam seus desejos através de decretos e sentenças. A base da economia era a agricultura ancorada

Resposta da questão 12:

[B]

Somente a proposição [B] está correta. A questão remete ao início da República Romana quando ocorreu um intenso conflito entre os patrícios e os plebeus. Até então não havia lei escrita, existia o costume como lei que era sempre interpretado pela elite patrícia. A plebe entendia que a lei escrita representava um avanço no sentido da segurança e estabilidade. Desta forma, surgiu a famosa Lei das Doze Tábuas por volta de 450 a.C. Trata-se da primeira compilação escrita das leis romanas.

Resposta da questão 13:

[B]

Somente a proposição [B] está correta. Há semelhanças e diferenças entre a escravidão na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) em relação a escravidão moderna na América. Na Roma antiga, os escravos eram obtidos principalmente através de guerras e não pelo comércio triangular. Tanto na antiguidade como na modernidade, os escravos exerciam diferentes funções e atividades. A escravidão antiga e moderna era justificada como sendo “natural” como afirmava o filósofo grego Aristóteles, mas também sempre foi

questionada. Na antiguidade, as revoltas de escravos não eram raras, aconteceram inúmeras revoltas nos séculos II e I a.C. como a famosa revolta de escravos em Roma liderada por Espártaco. Obviamente estes escravos não viviam em boas condições.

Resposta da questão 14:

[A]

A época do chamado Mare Nostrum, expressão romana utilizada para se referir ao Mar Mediterrâneo, foi marcada pelo ápice expansionista romano, o que gerou, também, o ápice do escravismo em Roma, uma vez que escravismo e expansionismo caminhavam lado a lado em Roma.

Resposta da questão 15:

[C]

Somente a alternativa [C] está correta. Foi muito importante a contribuição do grande Império Romano para o ocidente como no campo do Direito (uma referência para as leis do ocidente), latim (base das línguas neolatinas como o Português, Espanhol, Francês, Italiano) e o cristianismo (Jesus nasceu dentro dos limites do Império Romano). Com a grande expansão romana ocorrida no período da República foi criada a famosa política do “Pão e Circo” como forma de distrair e alienar o povo das questões políticas. As demais alternativas estão incorretas. Roma utilizou-se da mão de obra escrava. A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega, não ocorreu à destruição do legado filosófico dos gregos. Os patrícios exploravam os plebeus. O conceito de democracia surgiu na Grécia.

Resposta da questão 16:

[B]

Durante o período monárquico em Roma, encontramos a escravidão por dívida, mas em pequena dimensão. Foi no período republicano, com a política expansionista dos romanos a partir das Guerras Púnicas, que se desenvolveu o escravismo como meio de produção. Parte dos povos dominados era enviado à Roma, e o desenvolvimento da escravidão determinou a marginalização da plebe.

(8)

História in Loco- História Geral

[C]

Referências

Documentos relacionados

Com relação à dinâmica de realização da pesquisa foram realizadas 100 entrevistas de caráter quali-quantitativo, abordando os seguintes assuntos: Idade, Sexo;

Nesse sentido, buscou-se a avaliação da arborização da Praça Pública Centenário do município de Curitibanos – SC, para saber se a real situação do local e se a mesma

Regulamento do Concurso Público para Realização de Exposições Individuais Ocupações dos Espaços Expositivos da PMPA - SMC - DMAE A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, através da

Portanto, de acordo com o conceito de inovação ambiental, podemos agrupá-las em três dimensões: produtos/ serviços, processos e mercado (posição e paradigma), como por

“2.a) Na 1ª Instância o despacho determinativo da forma à partilha mandou que toda a quota disponível fosse imputada aos filhos do inventariado. 2.b) Porém diz também que

Σε κάθε περίπτωση συνιστάται η διενέργεια των ακόλουθων ελέγχων τουλάχιστον μια φορά το χρόνο: • Τα συστήματα χειρισμού και ασφαλείας

Em trabalho avaliando o efeito de fontes (uréia e ENTEC), épocas de aplicação (semeadura, 20 dias após emergência das plântulas – DAE e 36 DAE, aplicado em dose total) e doses

Estes resultados demonstram que o processo de oxidação ocorreu em diferentes graus em cada síntese, formou óxidos com baixo espaçamento interplanar e a morfologia de folhas