• Nenhum resultado encontrado

Olá Estudante, seja bem-vindo (a)! É com grande satisfação que produzimos este material para que você, possa ampliar os conhecimentos adquiridos ao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá Estudante, seja bem-vindo (a)! É com grande satisfação que produzimos este material para que você, possa ampliar os conhecimentos adquiridos ao"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Olá Estudante, seja bem-vindo (a)!

É com grande satisfação que produzimos este material para que você, possa ampliar os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro bimestre e aprofundar algumas habilidades e conceitos importantes para o seu desenvolvimento.

No Plano de Estudo Tutorado - PET você, aprenderá conceitos e processo e fenômenos dos diferentes componentes curriculares previstos no Plano de Curso 2021 elaborado a partir do CBC. Fique atento, pois seus professores aprofundarão as habilidades através de atividades e tarefas apresentadas na sua turma do Google Sala de Aula, disponível no App Conexão Escola 2.0.

Com este material, você poderá adquirir novos conhecimentos, lançar novos olhares, realizar novas associações entre os conceitos dos componentes curriculares, refletir sobre temas propostos e aplicá-los na busca por soluções para problemas que afligem sua comunidade, nosso país e o mundo.

Esperamos, assim, que você tenha uma ótima jornada com o PET do segundo bimestre.

(3)

LÍNGUA PORTUGUESA ... pág 01 Semana 1: Curriculum Vitae ... pág 01 Semana 2: Curriculum Vitae ... pág 04 Semana 3: Quinhentismo no Brasil ...pág 09 Semana 4: Carta de Pero Vaz de Caminha ... pág 12 Semana 5: Texto dissertativo-argumentativo ... pág 16 Semana 6: Artigo de Opinião ... pág 20 MATEMÁTICA ... pág 24 Semana 1: Introdução à Geometria Analítica ...pág 24 Semana 2: Introdução ao estudo da reta ...pág 29 Semana 3: Obtenção das equações da reta ...pág 35 Semana 4: Paralelismo e perpendicularidade ...pág 38 Semana 5: Probabilidade ...pág 41 Semana 6: Probabilidade condicional ...pág 47 BIOLOGIA ... pág 51 Semanas 1 e 2: Introdução ao estudo da genética ... pág 51 Semana 3: Heredogramas ...pág 60 Semanas 4 e 5: Variações da 1ª Lei de Mendel ...pág 65 Semana 6: Alelos Múltiplos ...pág 70 QUÍMICA ...pág 76 Semana 1: Número de Oxidação (NOX) e reações de oxirredução ...pág 76 Semana 2: Pilhas e Baterias ...pág 80 Semana 3: A Pilha de Daniell ...pág 84 Semana 4:  Eletrólise ...pág 89 Semana 5: A Química Orgânicas e os Compostos de Carbono ...pág 92 Semana 6: Cadeias Carbônicas ...pág 96 FÍSICA ...pág 101 Semana 1: Eletrostática I ...pág 101 Semana 2: Eletrostática II ... pág 105 Semana 3: Eletrostática III ... pág 109

(4)

SEMANA 3

EIXO TEMÁTICO:

Energia.

TEMA/ TÓPICO(S):

4. Linguagens da Vida.

9. Bases da herança: Leis de Mendel.

HABILIDADE(S):

9.1. Identificar os princípios das leis de Mendel resolvendo problemas de herança como albinismo, ABO e Rh. 9.1.1.  Entender como as leis de transmissão e a importância do ambiente são fundamentais na expressão das características herdadas.

9.1.2. Identificar as características fenotípicas e evidências de hereditariedade, utilizando os princípios bási-cos da herança mendeliana aplicados em exercícios de genealogias humanas e em situações-problema que envolvam características dominantes, recessivas, em relação a algumas heranças.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

1ª Lei de Mendel, Heredogramas.

TEMA: HEREDOGRAMAS Caro (a) estudante!

Nesta semana você irá estudar sobre Genealogias ou Heredogramas. GENEALOGIAS OU HEREDOGRAMAS

(5)

Analisando genealogias.

(Fuvest-SP) Com base na genealogia abaixo, responda:

a) A anomalia é causada por um alelo dominante ou recessivo?

b) Qual é a probabilidade de o casal no 4 ter um filho que apresente a anomalia? Resolvendo:

Quando se pretende determinar se um fenótipo é causado por alelo recessivo ou dominante, é necessário procurar primeiramente os cruzamentos entre indivíduos de mesmo fenótipo e dos quais resulte pelo me-nos um descendente de fenótipo diferente dos pais. Esse fenótipo diferente será determinado por alelos recessivos, indicando que seus pais são heterozigóticos.

Na genealogia em questão vamos encontrar essa situação no cruzamento 1, em que pais com a anomalia tiveram um filho normal.

Pela análise desse cruzamento já é possível responder ao item a do problema:

A resposta ao item a permite-nos completar os genótipos das demais pessoas da genealogia. Para isso, começamos anotando o genótipo de todos os recessivos (aa). Em seguida colocamos uma letra que indi-que o alelo dominante – no caso A – nos indivíduos afetados, pois eles têm pelo menos um alelo dominante. Depois, verificamos se os indivíduos afetados são homozigóticos ou heterozigóticos, por meio da análise dos descendentes.

(6)

Para responder ao item b basta observar que se trata de um cruzamento entre dois heterozigotos (Aa 3

Aa), do qual poderão resultar 75% de indivíduos com fenótipo dominante e 25% com fenótipo recessivo.

Então, como a anomalia é causada por alelo dominante, a resposta ao item b é: A probabilidade de o casal nº 4 ter um descendente que apresente a anomalia é de 75% ou 34.

PARA SABER MAIS:

Para relembrar os assuntos abordados nessas semanas, assista às aulas de Biologia exibidas no programa Se Liga na Educação, disponíveis nos links abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=KVjYhL1w97M – Biologia – Probabilidade e Genealogia. Aula exibida para o 3º Ano do Ensino Médio no dia 02/07/2020 com o professor Vinícius Braz no progra-ma Se Liga na Educação. Acesso em 26 progra-mar. 2021.

ATIVIDADES

1 – (ENEM) O heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em um grupo familiar.

O indivíduo representado pelo número 10, preocupado em transmitir o aIeIo para a anomalia genética a seus filhos, calcula que a probabilidade de ele ser portador desse aIeIo é de

(7)

2 – (UNESP) O esquema mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes, e os claros os indivíduos de visão normal.

A probabilidade do casal I x II ter uma criança míope é:

a) imprevisível, porque a mulher tanto pode ser homozigota como heterozigota. b) nula, porque a mulher tem o gene dominante em homozigose.

c) 1/2, porque 50% dos gametas da mulher transportam o gene recessivo. d) 1/4, porque o casal já tem três filhos com visão normal.

e) 1/4, porque o gene para a miopia é recessivo.

3 – (UFMG) As pessoas podem detectar a substância química feniltiocarbamida – PTC – como um gosto amargo ou, mesmo, não sentir qualquer sabor. Observe o heredograma abaixo, para a capacidade de sentir o gosto dessa substância:

Com base nesse heredograma e em outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que: a) O alelo para a capacidade de sentir o gosto do PTC é dominante.

b) O local do gene em estudo está situado em um cromossomo autossômico. c) O risco de III.3 nascer incapaz de sentir o gosto do PTC é de 50%.

(8)

4 – (UNESP) Na genealogia adiante, os indivíduos em escuro apresentam uma doença hereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens.

Analise esta genealogia e responda.

a) Esta doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo?

Referências

Documentos relacionados

A composição do índice Bovespa foi obtida através do no site da BM&FBOVESPA e as informações de spread de compra e venda, assim como o componente de

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do

A avaliação do imóvel em questão será procedida com a observância de todas as diretrizes fixadas na Parte I e Parte II da NBR 14653 de 2001 que detalha os procedimentos gerais da

“De onde vi outra ilha ao oriente, distante desta dezoito léguas, à qual logo pus o nome de a Espa- nhola e fui para lá, e segui a parte setentrional, assim como de Juana ao

A mais precisa estimativa apresentada até hoje sobre o número de espécies existentes na Terra in- dica que o ser humano compartilha o planeta com outros 8,7 milhões de

VERIFICAÇÃO DO REGULAMENTO GERAL DAS EDIFICAÇÕES URBANAS (RGEU), REGULAMENTO DA URBANIZAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO DO CONCELHO DA NAZARÉ (RUECN) E OUTRAS NORMAS LEGAIS ---