• Nenhum resultado encontrado

Informações pessoais e acadêmicas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações pessoais e acadêmicas:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Informações pessoais e acadêmicas:

1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc).

Nome: Samuel Lincoln Bezerra Lins Fone: (83) 3246.3117 cel. 9975.0654 e-mail: samuelufpb@yahoo.com.br Programa : PIANI

2. Quais os pontos positivos e negativos do programa que você fez (graduação no exterior, estágios, etc)?

Pontos positivos

• Conhecer estudantes de diversas partes da Europa, aprender mais sobre a cultura de um outro país (Portugal).

• Observar como o meu curso (Psicologia) é ministrado em uma outra universidade (ISCTE), e país (Portugal).

Pontos negativos

• Inexistência de bolsas

• Pouca informação referente a alojamentos

3. Quais as maiores dificuldades que você teve? (falta de assistência da universidade anfitriã, língua, custos, moradia, alimentação, cultura, etc).

Com relação á assistência da universidade, eu não tenho do que reclamar, muito pelo contrário somente elogios. A qualidade dos serviços. Os funcionários são muito prestativos e dispostos a resolver a possíveis contratempos. Antes de começar as aulas, o ISCTE realizou dois dias de conferências para apresentar a Universidade e seu funcionamento; ministrar aulas da História de Portugal; dinâmicas, passeios, e festas para promover um ambiente de integração entre os estudantes. Estas programações eram destinadas apenas para os estudantes de intercâmbio (cerca de 120). Tudo o que precisávamos resolver na universidade, desde matricula até dúvidas turísticas, resolvíamos no GIRE (Gabinete Internacional de Relações Exteriores), se eles não soubessem de algo, saberia pelo menos orientar algum lugar que poderíamos encontrar a resposta.

(2)

No primeiro dia da conferencia, cada estudante recebeu uma sacola com mapas de Lisboa, com 2 passagens de ônibus, um chip de celular, programação cultural, regimento da universidade. Só tenho elogios.

Com relação á língua, pensei que não teria dificuldade, afinal de contas em Portugal se fala português. Porém, a entonação que eles falam é realmente muito diferente da nossa. Muitas vezes não somos compreendidos e nem conseguimos compreender eles, mas nada demais, aos poucos se acostuma. No mais uma ou outra palavra que não temos hábito de falar.

Outra língua que pode se ter dificuldade é o inglês, nunca pensei que eu fosse a Portugal aprimorar meu inglês, mas foi isso que aconteceu. Conversamos com os outros estudantes de intercâmbio em inglês, como também, boa parte da bibliografia das disciplinas também eram em inglês.

Com os custos, tive uma surpresa. Sempre gastamos mais do que

imaginamos, por exemplo, antes de viajar, estava somando apenas transporte, alimentação e moradia. Mas chegando lá vimos que tínhamos a necessidade de ter celular, internet, linha telefônica em casa... e mesmo se economizando ao máximo, os custos sobressaíram ao planejamento.

Com a moradia, foi fácil de encontrar, como falei acima a universidade nos

ajudou, e por benção de Deus, o primeiro apartamento que visitamos simpatizamos de primeira. Algumas considerações quanto à moradia:

o O senhorio (é como eles chamam de o proprietário lá), tivemos a sorte de termos um legal e prestativo, mas tem vários que são chatos e mal educados.

o Localização. Observem se é perto do metro, se tem supermercado, farmácia por perto também.

o Deixe bem claro a forma de pagamento, alguns preferem que os inquilinos deixem na caixa do correio e eles buscam. Uma boa sugestão é depositar na conta dele, pois daí se tem o comprovante de pagamento.

o Eles não fazem contrato por escrito, por isso é bom deixar claro bem antes tudo. Geralmente se pede um adiantamento, por exemplo, o nosso aluguel era de 250 euros/mês, então no primeiro mês pagamos 500 euros. Eles fazem isso como garantia, pois se quebrar algo, eles já descontam desse dinheiro. Por isso, é bom testar todos os aparelhos eletrônicos, gás, fogão, tudo isso na frente do senhorio, abrir todas as gavetas e armários para saber o que tem no apartamento.

o Observe se tem aquecedores, você vai precisar deles.

o Esse adiantamento pode ser negociado, e varia de senhorio pra senhorio, uns pedem dois meses de adiantamento, outro apenas 50 euros, outro divide um mês de adiantamento por dois meses.

Com relação à alimentação senti muita falta do filé de carne, do feijão, do cuzcuz e das frutas, frutas são bastante caras (por exemplo, um mamão papaia era 1,59 euros). Lá se come muito porco e bacalhau. Mas nenhuma dificuldade em si.

Com relação à cultura, um pouco de preconceito, pois se tem muitos

(3)

lá muitas prostitutas são brasileiras. Não se via tanto isso no ambiente universitário. Mas a pessoa tem que andar prevenida e atenta.

4. Como você avalia a assistência que a UFPB lhe forneceu?

Excelente, dentro de suas limitações, sempre fazia o que podia.

Informações turísticas:

1. Qual o país e a cidade em que você ficou? Supriram ou superaram suas expectativas?

Morei em Portugal, Lisboa. A cidade é muito bonita, e por ser o país que historicamente está mais ligado ao nosso, é interessante ver monumentos e nomes que tem relação com a nossa história. Supriu minhas expectativas.

2. Como era a temperatura? Tente comparar com o nosso clima.

Chegamos lá ainda no verão, era muito calor, porém um calor seco. A pessoa esquentava mas não suava tanto. Quando começou a chegar o inverno a temperatura ficava em média uns 7 graus, porém em Lisboa tanto chove como venta muito, logo a sensação térmica era de mais frio. Quem gosta de calor sofre um pouco.

3. Quais lugares você visitou?

Em Lisboa, Cascais (uma praia), Belém (do famoso pastel de Belém), Expo (onde teve a feira internacional Expo 98), Oceanário, Colombo (Um dos maiores centros comerciais da Europa), Bairro Alto (Bairro para aproveitar a Noite Lisboeta), Praça do Comércio, A brasileirinha (famoso café onde Fernando Pessoa costumava freqüentar)

Em Portugal, cidades como Sintra, Óbidus, Coimbra, Porto, Évora, Mafra, Ericeira.

Informações sobre custo de vida:

(4)

Passagem aérea ida e volta mais taxas 2.800 reais. É bom saber para onde você quer ir ao pegar o táxi, se você demonstra insegurança, eles aumentam o preço. Antes de ir ao táxi, pergunte no balcão de informações turísticas quanto custa em média o transporte do aeroporto até o lugar que você pretende ir, para assim quando chegar ao táxi você ter uma noção.

2. Onde você ficou hospedado? Quanto custou? Você recomenda este alojamento? Dê características do local bem como o endereço, telefone e outras formas de entrar em contato.

Ficamos hospedados, eu e mais duas estudantes, num apartamento. 700 euros + gás + água + energia. O apartamento era um pouco mais caro do que outros, porém as vantagens e facilidades que ele oferecia valia o investimento. (perto da policia, bombeiros, metro, mercado, café, rua movimentada, todos os eletrodomésticos e utensílios da casa eram novos, o apartamento acabara de ser reformado)

3. Em que locais você fazia suas refeições? Quanto custava um almoço, um lanche, etc?

Durante a semana almoçava no restaurante universitário pro 2 euros, incluía 1 carne + 1 acompanhamento + salada + 1 pão + 1 sobremesa + suco. O jantar e café da manhã era em casa mesmo, e depois comecei a almoçar em casa também. Era mais em conta. Refeição sem ser no restaurante universitário, ou no restaurante brasileiro “O chimarrão” onde podíamos comer um almoço por 5 euros com feijão preto, picanha, farofa... ou num fast-food chamado Quasi-pronti, eram pratos de massas por 5 euros com refrigerante incluso, Fora disso não se comia uma refeição por menos de 9 euros. Mc Donalds sempre era bem vinda também. 4,90 euros uma promoção número 1 (Big Mac)

4. Quanto custava a passagem de ônibus, trem, etc, para locomover-se na cidade?

1,20 euros uma passagem de ônibus 0,70 euros uma passagem de metro

De trem, dependia do trajeto, 1,20 ou 1,55 euros.

Para o transporte existe o cartão Viva Lisboa, este cartão você pagava uma taxa/mês e podia usar quantas vezes o transporte. O valor da taxa dependeria do transporte que você vai escolher. Por exemplo, só metro era 17 euro mês, metro + ônibus 25 euros, metro + ônibus + trem = 55 euro.

(5)

5. Quais alternativas você encontrou através de sua experiência no exterior para:

a) Alimentação: compras no supermercado? Cozinhou? Quanto custava o leite, o pão, as misturas (presunto, queijo, geléia..)?

Há um supermercado popular chamado Minipreço. Lá os preços são mais baratos. Ademais tem um cartão do supermercado que oferece descontos para quem o tem. E além dos descontos, a pessoa recebe cupons promocionais. Outros supermercados: Pingo Doce (para quem gosta de coca cola, nesse lugar há a Pingo Doce Cola, bem mais barata e o mesmo sabor); e o Continente. Estes tem bem mais variedades. O segredo é comprar o produto da marca do supermercado.

Presunto +/-10 fatias 1,09 euros

Margarina 500g 0,72 euros

Pão de forma 0,63 euros

Requeijão 250g 0,73 euros

Coca cola (6 latas) 2,39 euros

Peito de frango 500g 3,00 euros

6 ovos 0,59 euros

Arroz 1 kg 0,38 euros

Macarrão 500 kg 0,24 euros

Caixa Leite Meio Gordo 0,40 euros

Sal de Mesa 0,17 euros

Queijo Fatias 300 g 1,09 euros

Cebola +- 8 unidades 0,64 euros

Polpa de tomate 300 g 0,23 euros

Torrada (5 pacotes c/ 20 unid) 1,59 euros

Lata Leite Condensado 0,67 euros

Lata Atum 200 g 0,49 euros

Achocolatado em pó 500 g 1,94 euros

1 Pacote de açúcar 0,87 euros

b) Transporte: aluguel de carros? Bicicleta? Caminhada?

No meu caso, utilizava o cartão Viva Lisboa, apenas metro, e claro, sempre a caminhar.

c) Moradia: ficou em albergue? Alugou um apartamento? Encontrou uma pousada ótima?

(6)

d) Diversão: existe um ‘point’ imperdível? Bares? Casas noturnas? Teatro, cinema, música?

Há o Cinema São Jorge, onde praticamente todos os meses há Festivais de cinema (Festival de Cinema Francês, Africano, Latino-Americano, Brasileiro, de Animação). Há também o Bairro Alto que são ruas cheias de bares e restaurantes que estão abertos praticamente todas as noites. Os Erasmus (www.erasmus.com.pt) sempre promovia festas semanais para integrar os estudantes estrangeiros.

e) Acesso à internet: Cybercafés? Na Universidade? Em bibliotecas? Acessos públicos? No alojamento?

Adquirimos um PC de mesa em Portugal, e colocamos um pacote de banda larga por 20 euros. Na Universidade também tinha internet e vários computadores sem custo adicional.

6. Se você estivesse indo viajar agora, que outras informações considera relevante saber? Transcreva-as para os próximos colegas viajarem mais preparados.

O uso do celular. Levar um celular desbloqueado, ou um genérico (um

que tenha vindo direto da Nokia por exemplo, alguns estudantes desbloquearam no Brasil, mas quando chegaram lá, tiveram de desbloquear outra vez). Há varias operadoras (TMN, Vodafone), porém a mais popular é a TMN, a ligações de celular são caras, é comum o uso de SMS, a TMN oferecia um pacote que você colocava 25 euros, e por dois meses você tinha direito a SMS ilimitados, e preços reduzidos para 10 números de celular TMN. Ao termino dos 2 meses era necessário colocar mais 25 euros, porém se tivesse restado algo do bimestre acumulava com os acrescidos.

Levar sabonete, xampu, pasta de dente, produtos de higiene pessoal para o período da estadia, vale a pena. Lá é caro.

Referências

Documentos relacionados

Pero es sólo a través de la aprobación de la ya mencionada Ley Orgánica de Regulación y Control del Poder de Mercado, que crea la Superintendencia de Control

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Diferentes substâncias locais (jateamento ou tratamento ácido da superfície dos implantes) e sistémicas (hormona da paratiróide - PTH, bisfosfonatos, resveratrol,

Luiz Cavalcante, s/n na cidade de Maceió Alagoas, comunica que requereu ao Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas a renovação da sua LICENÇA AMBIENTAL DE

Com o presente trabalho pretende-se testar três métodos de avaliação do estado de maturação da azeitona baseados na coloração dos frutos das cultivares

Realização do Exame de MORMO, negativo e na validade (60 dias da data de coleta); LEMBRANDO QUE O EXAME DEVERÁ ESTAR VÁLIDO ATÉ O ÚLTIMO DIA DO EVENTO.. A entrega da GTA (Guia de

6.4 A inscrição do candidato implica a tácita aceitação pelo mesmo das condições es- tabelecidas neste Edital, nos comunicados oficiais, ou em outros documentos que vie- rem a ser