• Nenhum resultado encontrado

Informação com :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Informação com :: Brapci ::"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Temática(s): Acessibilidade em Bibliotecas Tipo de Trabalho: Relato de Experiência

Título do trabalho: Biblioteca Pública Benedito Leite: Informação com acessibilidade

NASCIMENTO, Aline Carvalho do (Biblioteca Pública do Estado do Maranhão); AZEVEDO, Ilka Ocirema Fernandes ( Biblioteca Pública Benedito Leite)

Palavras-chave: Acessibilidade. Informação. Biblioteca.

RESUMO

Apresentação da experiência da Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão no que diz respeito à acessibilidade, com enfoque maior para o Serviço de Informação Braille, com destaque também para suas ações e projetos de democratização do acesso ao livro e à valorização da leitura. Breve comentário sobre o acervo, serviços e parcerias realizadas ao longo dos seus quase dois séculos de existência, de prestação de serviços à comunidade maranhense e de guarda da memória cultural do seu Estado e também do seu País. Enfoque para a importância que a Biblioteca possui, como detentora de um acervo bibliográfico único, de valor histórico incalculável, assim como pela acessibilidade física que possui, o que a tem tornado referência no Maranhão.

1 INTRODUÇÃO

(2)

Ao longo dos seus quase dois séculos de existência, de prestação de serviços à comunidade maranhense e de guarda da memória cultural do seu Estado e também do seu País conseguiu formar um acervo bibliográfico único no Maranhão, de valor histórico incalculável. São aproximadamente 120.000 volumes, formado por 9.670 obras raras, 2.000 manuscritos dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, 558 títulos de jornais maranhenses (1821 – 2014), cerca de 90.000 exemplares de livros em tinta (técnicos, literários, didáticos ), 8.000 livros em braille, 600 livros sonoros, cd´s, dvd´s, fotografias. Enfim, mais que quantidade, esse acervo possui qualidade, preciosidade e raridade de conteúdo, fundamentando pesquisas, livros, monografias, dissertações e teses de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Além do seu acervo raro, a Biblioteca Pública Benedito Leite tem se destacado por suas ações e projetos de democratização do acesso ao livro e à valorização da leitura. São projetos de inclusão voltados para crianças, jovens e adultos, tais como: Projeto Caixa Estante, Livro na Praça, Quinzena do Livro Infantil, Criança Lendo São Luís Vivendo, Terça na Biblioteca, Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, Livro e Folia, Proler, Feiras de Livros, Lêbrincando, Arraial da Tia Nastácia, Paixão de Ler, Conversas Literárias, Digitalização de Acervo Raro, Arte para Todos, Biblioteca Aberta, Nossa História, Sarau Poético além dos Fóruns Estaduais do Livro e Leitura.

Outro grande trabalho da Benedito Leite, que a tem tornado cada vez mais referência no estado do Maranhão e também no Brasil, são suas ações de inclusão que vem desenvolvendo, principalmente a partir da década de 90. Como exemplo, a criação da Biblioteca Braille, setor este, fruto dos esforços de sua equipe técnica e das muitas reivindicações da Escola e da Associação de Cegos do Maranhão.

(3)

Manter, conservar e desenvolver a memória cultural do Estado, promovendo a divulgação da cultura e estimulando a prática da leitura, fornecendo condições

básicas para uma aprendizagem contínua para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e da sociedade”. É obrigação do poder público, proporcionar igualdade de acesso para todos, independente de idade, raça, sexo e posição social, minimizando as diferenças de informação. Sabe-se que uma biblioteca pública deve ser um espaço polivalente, onde se pode ler, ouvir, ver, expor, pesquisar, estudar, lançar, propor e trocar ideias. Pode-se afirmar que estas têm sido as características da Benedito Leite, pois nesses anos todos, o seu dinamismo, suas ações culturais, e a qualidade do seu acervo, principalmente em se tratando de obras maranhenses, tem se tornado sua marca registrada.

2 MÉTODO

Relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Pública Benedito Leite através do Setor Braille, com apresentação dos principais serviços oferecidos, tipo de acervo e as parcerias com diversas instituições que desenvolvem trabalhos afins. Serão apresentados também os serviços, recursos e ações existentes e desenvolvidas que a tem tornado a Biblioteca mais acessível do Estado do Maranhão.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

(4)

A Benedito Leite é referencia de Biblioteca no Maranhão e no Brasil, mas não apenas pela sua privilegiada localização, ou pelo seu belo prédio, de arquitetura greco-romana, mas, principalmente, por seu acervo, ações inclusivas e acessibilidade física, esta, possível após uma enorme modernização estrutural e arquitetônica porqual passou, que custou entre reforma física, aquisição de móveis, equipamentos e adaptação para pessoas com deficiencia, R$ 10.000.000 (Dez milhões).

Desde o início da década de 90, dispõe de um Serviço de Informação Braille, criado a partir de esforços da Associação e Escola de Cegos do Maranhão, assim como do empenho de sua equipe de profissionais. Hoje esse serviço foi ampliado, constituindo-se em uma Biblioteca Braille completa, com uma confortável sala, sendo em espaço físico, uma das maiores do nordeste, possuindo:

 8.000 livros em Braille  600 livros sonoros  02 Bengalas  12 Regletes  05 Punções  05 Sorobãs

 01 Fone de ouvido  01 Máquina Perkins

 03 Computadores adaptados com Sintetizador de Voz

 Ampla sala, totalmente climatizada, com capacidade para atender até 50 pessoas Em se tratando de recursos humanos, a Biblioteca Braille dispõe de 02 bibliotecários, 01 auxiliar administrativo, 01 bolsista e 02 colaboradores deficientes visuais, membros da Escola de Cegos do Maranhão.

(5)

primeiro piso do prédio anexo, permitindo que pessoas com deficiência utilizem seus serviços e acervos (Vide ANEXO A).

Com 75 usuários cadastrados, o Setor Braille é aberto ao público de segunda a sexta feira, no horario das 08:30 às 19:00h e oferece os serviços de: consulta local, empréstimo domiciliar, acesso à internet, leitura em voz alta, apoio à pesquisa, visitas guiadas, exposições, laboratório para aulas dos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia, palestras e cursos de escrita e leitura em Braille.

Destacamos que 75 cadastrados não correspondem à demanda como um todo, pois a Biblioteca Braille recebe diariamente um grande número de pesquisadores, estudiosos e curiosos em conhecer o trabalho que é desenvolvido, principalmente em se tratando da leitura e escrita braille.

Além dos serviços oferecidos no espaço fídico da Biblioteca, constantemente são realizadas exposições em feiras de livros, fóruns, enfim, em eventos de difusão da informação e do conhecimento. Acompanham essas exposições, além da equipe do Setor, 02 colaboradores, membros da Escola de Cegos do Maranhão (Vide ANEXO B).

A Biblioteca Pública Benedito Leite, através de sua Biblioteca Braille, tem como parceiros maiores a Escola de Cegos do Maranhão, a Associação de Cegos do Maranhão, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Estado – CAP e a Fundação Dorina Nowil. Ao longo desses anos pode contar também com o apoio do Centro Cultural de São Paulo.

Hoje contamos também com o apoio da Secretaria de Estado da Educação através da Supervisão de Educação Especial, com a disponibilização de intérpretes de Libras, em todos os eventos como fóruns, palestras, debates e conferências.

(6)

Apesar de todos os serviços oferecidos, do acervo que dispõe, da bela arquitetura e modernidade de seu prédio e de suas ações inclusivas, ainda ressente-se de muitas melhorias. Uma dessas melhorias diz respeito à acessibilidade. É certo que entre as bibliotecas do Maranhão, é a mais acessível fisicamente e com um maior acervo para pesquisa. Mas é necessário mais que isso. E nesse sentido, o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura, comprometido com o desenvolvimento sócio-cultural dos maranhenses, pretende colocar a Biblioteca Pública Benedito Leite como referência em acessibilidade, fazendo com que todos, independente de sua condição social e necessidades, tenham acesso à informação, ao conhecimento. É objetivo nosso, tormar a Biblioteca 100% acessível, acabando com as barreiras existentes, construindo pontes, links e redes que se comuniquem e se apoiem em busca do exercício da cidadania.

Como coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Maranhão, a Benedito Leite pretende ser referência no Estado como biblioteca acessível, apoiando todas as bibliotecas aqui existentes. Acessibilidade física e atitudinal, esse é o objetivo. Nesse sentido é necessário se fazer muito mais, como exemplo, investimentos em recursos humanos e desenvolvimento de ações voltadas também para os deficientes auditivos, autistas, downs e idosos.

(7)

informação e conhecimento é igual para todos, portanto o acervo de uma biblioteca pública deve estar disponível em todos os formatos e acessíveis a todas as pessoas, seja ela vidente, deficiente auditiva ou visual. Queremos poder produzir e difundir nossos acervos, convertendo o que temos em tinta, em formatos acessíveis.

Além de tornar a Benedito Leite referência em acessibilidade em bibliotecas públicas, o Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Cultura pretende estender essas ações a todas as bibliotecas do Maranhão, pois é sabedor da importância de uma biblioteca para a formação do cidadão e da sua contribuição para a elevação do Maranhão à categoria de Estado de leitores.

REFERÊNCIAS

(8)
(9)
(10)

ANEXO B - Participação em Fóruns e Exposições

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

procuro observar a memória familiar de Amira Hass, narrar a sua trajetória como jornalista, investigar o gênero no seu dia-a-dia de trabalho

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

Para se elaborar bons itens, Fontanive (2005) destaca como essenciais os seguintes aspectos: (a) o item deve ter exatidão de conteúdo, ou seja, não pode haver erros

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em