• Nenhum resultado encontrado

1. A Luta interna - SEUS SENTIMENTOS (Sl 13:1, 2) ARA Sl 13:1 Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. A Luta interna - SEUS SENTIMENTOS (Sl 13:1, 2) ARA Sl 13:1 Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pregação na IBR 28/12/14 SALMO 13:1-6

“Até Quando?”

Sl 13:1-6 Ao mestre de canto. Salmo de Davi Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? 2 Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo? 3 Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; 4 para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar. 5 No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. 6 Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

Esboço:

1. A LUTA INTERNA - SEUS SENTIMENTOS (Sl 13:1, 2) 2. O PERIGO EXTERNO – SEUS ADVERSARIOS (Sl 13:3, 4) 3. A perspectiva d o alto - SUA FÉ (Sl 13:5, 6)

E bem possível que este salmo tenha sido escrito durante os anos difíceis que Davi passou no exílio, quando o rei Saul estava o perseguindo. Houve ocasiões em que confessou: (1 Sm 20:3 - ... Tão certo como vive o SENHOR, e tu vives, Jônatas, apenas há um passo entre mim e a morte.).

Pela graça de Deus, Davi transformou seu sofrimento em cânticos e os deixou para nos encorajar em nossas tribulações.

Neste salmo curto, Davi trata de sua luta interna (sentimentos), dos perigos externas (adversários) e de sua perspectiva do alto (fé).

1. A Luta interna - SEUS SENTIMENTOS (Sl 13:1, 2)

ARA – Sl 13:1

Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?

2

Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?

Deus prometeu o trono de Israel a Davi, e, no entanto, o dia da coroação parece cada vez mais distante.

Saul age com perversidade, e Deus não julga.

Davi age com retidão e se sente abandonado pelo Senhor.

Sem duvida, Davi está perturbado com as atitudes do inimigo (Saul), mas sua maior preocupação é com as atitudes que o Senhor não esta tomando.

A pergunta "Ate quando?" aparece com frequência nas Escrituras (ver

6:3 - Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?) e é perfeitamente válida, aceitável, desde que seja feita por alguém com um coração puro diante de Deus.

(2)

Ate os santos nos céus fazem essa pergunta (Ap 6:10 - Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?).

Quando estamos passando por dificuldades e oramos pedindo socorro, mas não o recebemos, nossa tendência é nos sentirmos abandonados.

Pensarmos que Deus nos deixou.

Para Davi, Deus estava ignorando, e essa alienação ele pensava ser definitiva e completa. Também sentia que Deus estava escondendo Seu rosto dele em vez de fazê-lo resplandecer sobre ele (Sl 44:24; Lm 5:20; Sl 30:7).

Sl 44:24 24 Por que escondes a face e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão?

Lm 5:20 20 Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?

Contemplar a face de Deus pela fé e ver sua glória sempre foi um grande estimulo para Davi (Sl 11:7; 17:15; 27:4, 8; 31:16; 34:5; 67:1), mas nesse momento, parece que foi abandonado.

Sl 11:7 7 Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.

Sl 17:15 15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.

Sl 27:4 4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

Sl 27:8 8 Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença.

Sl 31:16 16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia.

Sl 34:5 5 Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.

Sl 67:1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto;

Davi se sentia como se houvesse sido entregue a própria sorte. Davi tenta imaginar varias formas de vencer o inimigo (v. 2 “relutando dentro de minha alma";).

Precisamos viver não das nossas próprias ideias, experiências, planos ou conclusões, mas depender do Senhor – Pv 3:5-6 5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Ilustração: O céu pode estar repleto de nuvens, estarmos diante de uma grande tempestade que esconde o sol, mas sabemos que o sol continua brilhando do outro lado das nuvens...

(3)

É perigoso nos entregarmos aos nossos sentimentos, pois eles são enganosos e instáveis (Jr 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?).

Jacó já estava velho, não sabia o que havia acontecido com José, pois achava que estava morto. Na situação, sem Simeão, que havia ficado refém no Egito. Agora desejam levar Benjamim e ele diz: (Gn 42:36 Então, lhes disse Jacó, seu pai: Tendes-me privado de filhos: José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm. Na versão NTLH diz: e quem sofre com tudo isso sou eu!)

Mas na verdade, Deus estava fazendo tudo cooperar para o bem dele. Não devemos negar nossos sentimentos e fingir que tudo esta bem. Não é pecado perguntar "Ate quando?".

Ao mesmo tempo, no entanto, devemos estar cientes de que os nossos sentimentos são enganosos e que Deus é maior que nosso coração (1 Jo 3:20 20

pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.)

Deus pode nos elevar acima das tempestades emocionais da vida. Davi aprendeu a substituir a pergunta "Ate quando, Senhor?" pela declaração: (Sl 31:15 15 Nas tuas mãos, estão os meus dias;) .

É uma lição que todos nós devemos aprender, precisamos saber lidar com nossos sentimentos e saber que tudo Deus está no controle.

2. O Perigo Externo – SEUS ADVERSÁRIOS (Sl 13:3, 4)

3

Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte;

4

para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.

E bom ter paz interior, mas também e preciso ter proteção ao redor. Por isso, Davi ora ao Senhor e faz três pedidos.

(1) "Atenta para mim", uma suplica para que o Senhor olhe para seu servo e o examine. Para Davi, parece que Deus escondeu dele sua face, e o desejo do rei Davi era que o Senhor voltasse Sua face para ele novamente.

(2) “responde-me” – Pede para que o Senhor responda e envie algum tipo de encorajamento. Davi sente que foi abandonado e que suas orações não estão surtindo efeito algum.

(3) "Ilumina-me os olhos" – Ele entendia que dependia do Senhor para ter os esclarecimentos necessários (Sl 19:8 ... mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.).

É fácil desanimar quando a mente e ou corpo estão cansados!

Talvez Davi estivesse doente e sua vida estivesse em perigo (Sl 13:3 - ... para que eu não durma o sono da morte;); também Sl 7:5.

(4)

Ainda que Davi estivesse preocupado com suas necessidades pessoais, sua preocupação maior era com a gloria de Deus (Sl 13:4 para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.).

Deus havia escolhido Davi e ordenou a Samuel que o ungisse rei, e, se Davi fracassasse, o nome de Deus seria ridicularizado. Ele pedia ao Senhor: "Não de ao inimigo a alegria de me ver derrotado!".

O verbo "vacilar", no versículo 4, significa "oscilar, perturbasse, cambalear, estremecer" (ver 10:6).

Se Davi começasse a vacilar, o povo fiel da terra pensaria que Deus não era capaz de cumprir suas promessas (Sl 38:16, 17 - 16 Porque eu dizia: Não suceda que se alegrem de mim e contra mim se engrandeçam quando me resvala o pé.

17

Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre perante mim.).

Talvez, durante esse ano, você tenha passado por muitas lutas externas. Que este ensino de vida que Deus nos providência, entendido por nós e que jamais deixemos de nos mantermos em comunhão com o Senhor!

Hb 3:12 12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;

3. A perspectiva do alto - SUA fé (Sl 13:5, 6)

5

No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação.

6

Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

A expressão "no tocante a mim" indica uma transição do medo para a fé, do questionamento para a convicção das promessas de Deus.

Davi se alegrava no Senhor seu Deus!

Os sentimentos de Davi passaram por altos e baixos, mas Deus ainda está assentado em seu trono, e seu caráter não mudou. Deus continua reinando, mesmo as pessoas fazendo o mal.

A misericórdia de Deus (seu amor inabalável) e tudo o que Davi precisava, jamais iria falhar.

(Sl 25:6 - Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.;

Lm 3:22, 23 - 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.; Is 63:9.).

O povo de Deus não vive de explicações, mas de um caminhar fiel ao Senhor. Esperando as promessas do Senhor.

Em um momento em que Jesus curou cegos, Ele disse: "Faca-se-vos conforme a vossa fe" (Mt 9:29).

A confiança no Senhor conduz ao regozijo no Senhor e em sua salvação.

Davi sabia que Deus, em sua graça, tem tratado seu povo com generosidade.

(5)

(Sl 103:2 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.;

Sl 116:7 - 7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.;

Sl 119:17 - 17 Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.; e

Sl 142:7 - 7 Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.).

Que o ano que está por vir, você tenha mais fé no Senhor e caminhe de forma a sempre que o Senhor olhar pra você, Ele diga:

Mt 25:23 Muito bem,servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Continue firme em sua fé no Senhor, pois certamente você verá as maravilhas de Deus: Hb 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Conclusão:

As dificuldades de Davi não mudaram, mas Deus o transformou quando Davi parou de olhar para seus sentimentos e adversários e, pela fé, começou a olhar para o Senhor.

1. A Luta Interna - SEUS SENTIMENTOS (Sl 13:1, 2) 2. O Perigo Externo – SEUS ADVERSARIOS (Sl 13:3, 4) 3. A perspectiva do alto - SUA FÉ (Sl 13:5, 6)

Referências

Documentos relacionados

Essa atividade, organizada pelos petianos (PET/ADM), conta com a participação de alunos do curso de administração, ciências contábeis e demais interessadas dos

Não serão aceitos, para efeitos de participação nesta promoção, nota(s) fiscal (is) e ou cupom (ns) fiscais ilegíveis, rasurados ou que tenham quaisquer modificações; comprovantes

O modelo centro-periferia apresenta uma descrição das diferenças construtivas entre áreas da cidade e uma busca por espacializar duas dinâmicas de construção, a verticalização e a

Valores médios ± desvio padrão (porcentagem do peso corporal) do pico vertical da força e impulso vertical em cães com osteoartrite de tutores que recebiam alimento

Apoio: CNPq ( 1 Bolsa de mestrado). Participaram 100 crianças de 4-5 anos, diferentes níveis socioeconômicos, ambos sexos, distribuídas em 04 grupos conforme a idade. Apresentou-se

A área de Caatinga estudada mantém uma grande diversidade de fontes de recursos para as abelhas ao longo do ano, podendo este estudo contribuir para práticas

As partes  pela  Convenção,  outorgam  ao  Sindicato,  competência  para    ajuizar  perante  a   Justiça  do  Trabalho,    ações      de      cumprimento,    seja 

A abordagem molecular auxiliou na identificação específica de três espécimes (Hypsiboas albomarginatus, Hypsiboas faber e Leptodactylus fuscus)