• Nenhum resultado encontrado

Quatro Elementos e Petit Lenormand.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quatro Elementos e Petit Lenormand.pdf"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 1

O uso dos quatro elementos no Petit Lenormand

Estudo Dirigido em três encontros

(2)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 2 Ao nos colocarmos diante da mesa de jogo, o que podemos esperar? E, diante de nossas expectativas, como as cartas do Petit Lenormand podem nos auxiliar? Bem, antes de tudo, é preciso compreender a tênue linha que separa o sentido divinatório das cartas, do sentido terapêutico que podem assumir, e que tipo de respostas cada um deles pode nos trazer. No momento em que se coloca diante da consulta às cartas, como se dá esse processo? Particularmente, entendo que a leitura, através das cartas, é do nosso padrão vibratório, dos ritmos em que vibra nossa energia e, portanto, a que tipo de impressões está sujeita, ou seja, tudo são possibilidades. Não há um destino traçado e inevitável, do qual não possamos nos desviar de maneira alguma, afinal, nesse caso, seríamos nada além de escravos! Há sim, nossos pensamentos e emoções, criando padrões, pulsando em determinados ritmos que nos levam para um ou outro acontecimento, tendencialmente, e as cartas, então, nos mostram claramente aquilo que, embora criado por nós mesmos, nem sempre está tão claro ou consciente. A partir daí, podemos compreender que as cartas podem nos mostrar qual o possível e provável rumo dos acontecimentos – através da divinação, ou futurologia, e quais as razões, ou emoções, ou padrões de comportamento, emoções, sentimentos que nos encaminham naquele rumo, e o quê e como podemos alterar nesses padrões/ritmos para alcançar um resultado diferente – e é este o aspecto terapêutico das cartas, a que nos referimos. É preciso pensar a responsabilidade que nos cabe, enquanto cartomantes e/ou terapeutas de cartas, no auxílio àquele que nos procura para clarear os pensamentos e modificar os caminhos e, diante disso, buscar o constante aprimoramento na leitura das cartas.

O uso dos quatro elementos – terra, fogo, ar e água, durante a interpretação das cartas, é mais uma ferramenta que se nos apresenta, facilitando o trabalho, possibilitando ampliar seu campo de visão e aumentar o alcance da leitura.

Neste ponto se faz importante compreender, antes de tudo, o que são os quatro elementos, como podem atuar em nós, e como se aplicam à interpretação das cartas. Esta apresentação, no entanto, parte do princípio de que você já esteja familiarizado com alguns conceitos, encurtando assim este trajeto, de forma que partimos diretamente para a sua aplicação prática.

Considerando os aspectos de consulta, divinatório e terapêutico, e a atuação dos quatro elementos essenciais, neste momento vamos nos concentrar em sua aplicação principalmente no primeiro contexto, o divinatório ou futurológico. A primeira parte desta série de estudo nos mostra como atuam os elementos, sobre as cartas, e em que interferem na sua interpretação.

"Tudo o que já foi criado veio a este plano através dos efeitos dos elementos. (...) Todo o universo pode ser comparado a um mecanismo de relógio com engrenagens que se juntam e são interdependentes. (...) Mesmo no Tarot, o mais antigo livro da sabedoria, esse grande mistério dos elementos é lembrado por ter como representação da primeira carta a figura do Mago, que enfatiza o conhecimento e controle dos elementos. Nessa primeira lâmina, a espada simboliza o elemento Fogo, a varinha, o elemento Ar, a taça, o elemento Água e as moedas, o elemento

(3)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 3 Terra. Aqui, é óbvio que os antigos mistérios escolheram o Mago como a primeira carta do Tarot e, consequentemente, escolheram o controle dos elementos como primeira ação da iniciação."

Iniciação ao hermetismo – Franz Bardon

O Petit Lenormand

"As cartas são ilustradas e coloridas à mão. Cada um tem dois quadros de cartas em miniatura. Um do padrão alemão conhecido como o ‘padrão de Ansbach´ , e o outro do chamado ‘padrão bávaro Paris' {naipes} (french-suited). Os símbolos e números são exatamente os mesmos que mais tarde conheceríamos como 'Petit Lenormand´."

A Wicked Pack of Cards: The Origins of the Occult Tarot (1996), Ronald Decker, Thierry Depaulis e Michael Dummett

O Petit Lenormand, método divinatório que utiliza 36 cartas de um baralho comum (ás, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q e K), com os 4 naipes, e ilustradas com imagens funcionais que são associados a significados divinatórios em diversos níveis de interpretação, originou-se de um jogo de cartas publicado em Nuremberg, Alemanha, por volta de 1799. "O Jogo da Esperança", conjunto elaborado por Johan Kaspar Hechtel, trazia as mesmas 36 cartas, ilustradas, e em cada uma delas, a correspondência aos naipes segundo o padrão francês (ouros, copas, espadas e paus), assim como a correspondência alemã (sinos, corações, folhas e nozes).

Ao pesquisarmos mais profundamente, tanto a cartomancia alemã dos séculos XVIII e XIX, quanto a francesa, encontramos pérolas que, como pontos de luz, norteiam nosso caminho na compreensão destas cartas. A associação dos naipes de cartomancia com os 4 elementos costuma sugerir que ouros corresponde ao elemento terra, copas a água, espadas ao elemento ar e paus ao elemento fogo - e, ao utilizarmos essa associação no Petit Lenormand, poderemos perceber que algumas conexões parecem não fazer sentido, enquanto outras fogem completamente à nossa compreensão. Pesquisando a literatura alemã relacionada a cartomancia e baralhos em geral, do século XVIII, podemos entender que:

1. Os naipes alemães foram associados a classes sociais do sistema medieval feudal conforme:

♦ sinos: nobreza ♥ corações: clero

♠ folhas: latifundiários e comerciantes

♣ nozes: escravos, trabalhadores braçais e camponeses.

2. Esses mesmos naipes, associados a sistemas de cartomancia seguem as seguintes associações, que se tornam evidentes no sistema Petit Lenormand:

(4)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 4 ♦ sinos: dinheiro e ganhos com loterias

♥ corações: amor e felicidade

♠ folhas: alegrias e eventos prazerosos ♣ nozes: tristezas, perdas e sofrimento.

Por outro lado, a literatura ocultista relacionada ao tarô e a outros métodos de divinação com cartas, também nos traz alguma clareza, quanto ao relacionar as cartas com os 4 elementos, o que nos amplia o campo de visão durante uma leitura utilizando o Petit Lenormand, principalmente na Mesa Real (método que utiliza todas as 36 cartas). Haja vista que, ao estudarmos a história dos baralhos de jogo e da cartomancia, inevitavelmente cruzamos também a história do Tarot. Paul Huson, em seu livro Mystical Origins of the Tarot (as origens místicas do Tarot), traz uma explicação muito clara, analisando a visão e interpretação dos naipes espanhóis e italianos e sua relação com aqueles utilizados por Eteilla e Gebelin, no século XIX, possivelmente estreitamente relacionados a cultura cartomântica do século XVIII, e, que, visivelmente, teria sido alterada ou mal interpretada pelos franceses quando da elaboração dos naipes como os conhecemos hoje, segundo este padrão francês que tomou o mundo. Ao contrário da crença popular, Huson acredita que o naipe Clubes (paus) é derivado da moeda italiana e não do Baton italiano:

"É costume entre os historiadores derivar o trèfle, o naipe francês trevo que chamamos de

paus, a partir do Baton italiano. No entanto, é minha convicção junto com cartomantes da escola francesa, que é muito mais provável que a forma de cruz Leaf Clover representa o padrão encontrado no interior da Moeda italiana... Quanto as suas cartas de naipes, Etteilla segue a corte de Gébelin e equaciona todas as cartas de Trèfle (Trefoil) (e seus significados) com seu naipe Moedas (ao contrário de muitos cartomantes atuais que identificam as moedas com Ouros); ele identificou todas as cartas de Coeur (coração) com o seu naipe Cup [copas]; todas as cartas Pique (Pike) com o naipe Espadas, e todos Carreau (ladrilho) [ouros] com seu naipe Baton [paus].”

Mystical Origins of the Tarot: From Ancient Roots to Modern Usage (2004),Paul Huson Huson associa Paus com moedas italianas (Tarot Pentacles) e Ouros com Batons italianos (wands), uma associação que se torna mais evidente quando se observa esses padrões de naipes nos Arcanos Menores do Tarot de Marselha Antiga. Temos alguma ideia do que os cartomantes franceses do século 18, como a corte de Gébelin e Etteilla acreditavam que os naipes de tarô simbolicamente representados a partir das correspondências para as classes sociais:

"Swords [espadas] representa a realeza e os poderosos da terra; Copas o sacerdócio; moedas [ouro] o comércio e Batons [paus] agricultura."

A Wicked Pack of Cards: The Origins of the Occult Tarot (1996),Ronald Decker, Thierry Depaulis and Michael Dummett Reunindo informações e pesquisando na literatura antiga, historiadores como Mary K. Greer chegaram à mesma conclusão. De forma que, atribuindo a conversão de Paus para os pentáculos e ouros para os bastões, não só as associações com os 4 elementos se tornam claras e

(5)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 5 efetivas, como o sentido divinatório que aprendemos a utilizar no método Petit Lenormand fica evidente e compreensível.

Os conjuntos de significados divinatórios tradicionais de cada naipe no Petit Lenormand podem ser sintetizados da seguinte forma:

♦ Ouros - empreendedorismo, fortuna e desgraça, dinheiro e ganhos. ♥ Copas - os relacionamentos, as emoções e as aspirações.

♠ Espadas - a interação social, viagens, o governo e a justiça. ♣ Paus - preocupações, conflitos, más influências, lições de vida.

A partir de todos estes conceitos, a associação dos naipes com os quatro elementos se dá: ♦ Ouros - Fogo

♥ Copas - Água ♠ Espadas - Ar ♣ Paus - Terra

E a partir do entendimento da ação dos quatro elementos no Petit Lenormand, os níveis de interpretação e os conceitos de distância se tornam claros e de fácil compreensão, facilitando a leitura, tanto no aspecto divinatório como na atuação terapêutica das cartas.

"- Paulo – dizia o homem misterioso, desista. O tesouro que estás buscando é verdadeiramente encantado e só conseguirá seu intento quando estiver apto a quebrar tal encanto.

- Como posso fazer isso? Perguntei.

-Poderás quebrá-lo somente de duas maneiras: pelo sofrimento ou pelo conhecimento. Escolhendo o sofrimento escavarás sem parar por toda a extensão dessa mata. Através desse sacrifício desesperado poderás por sorte encontrar o tesouro em alguns anos. Se por outro lado, escolherdes o caminho do conhecimento, deverá seguir fielmente as instruções e com sorte, no tempo prometido, encontrarás o que buscas.

– Qual das opções, devo seguir? – perguntei já sabendo qual seria a resposta.

- O caminho do conhecimento é mais suave e menos doloroso – respondeu-me a voz. Pelo sofrimento levará anos para encontrar o seu tesouro. Seguindo a senda do conhecimento revelado pelas forças da natureza, ainda poderás atingir o objetivo no prazo estipulado.

- Como posso fazer isso? – perguntei gritando a ele do fundo do imenso buraco.

– Deves buscar a mistura dos quatro elementos na sua forma sutil e não na forma grosseira – respondeu-me o homem.

- Como assim? – Insisti. Não entendo o que quer dizer.

- O ar, a terra, a água e o fogo, portanto, elementos superiores; não os ordinários, respondeu-me ele. - Continuo não entendendo o que significa isso – insisti.

- Deve buscar os quatro elementos dentro de você – respondeu. - Como conseguir tal intento?

– Não posso dar mais detalhes porque você deve ser digno do tesouro por seu próprio esforço. Apenas posso falar a respeito do significado dos quatro elementos no homem: o fogo representa um forte desejo, a água representa o sentimento que o nutre e a terra representa a manifestação desse desejo mediante a lei universal irrevogável de causa e efeito.

(6)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 6 - O ar representa o éter, meio onde tudo se manifesta. Busca e encontrará a mistura dos elementos dentro de si. Esse é o segredo para o seu tesouro. “

(Alquimista por Acaso - Carmem Romani)

Os 4 Elementos no Petit Lenormand

No aspecto divinatório da leitura, os elementos vão acentuar determinados padrões, levando-os em uma ou outra direção. Ao abrir a Mesa Real, observe, ao encontrar o consulente, se há um elemento dominante à sua volta, e imediatamente você detecta o rumo que toma boa parte daquela consulta. Se aborda o estado emocional ou físico do consulente, se há equilíbrio ou desequilíbrio em sua vida, se o campo das ideias ou das ações merece mais atenção naquele momento, e assim sucessivamente. Este processo ajuda a compreender a Mesa Real como um mapa daquele momento na vida do consulente, onde os diferentes aspectos da leitura funcionam como legendas, e os elementos se apresentam como uma dessas legendas. Partindo deste princípio, podemos considerar:

As cartas do elemento Água ♥: O universo emocional, as relações familiares, amorosas e de amizade;

As cartas do elemento Ar ♠ : a maneira como o consulente direciona seus pensamentos e ideias em relação ao meio em que vive, a maneira como interage na comunidade;

As cartas do elemento Fogo ♦: A sua energia criativa, e a maneira como se relaciona com conceitos como ganhos e perdas;

As cartas do elemento Terra ♣: Os aspectos físicos da vida do consulente, bem como o tipo de lições de vida que enfrenta.

Espadas - O Elemento Ar:

A energia vital cujo domínio é a mente, os pensamentos, a interação social, viagens, o governo e a justiça. É a energia que modela que as coisas que virão.

As esperanças agradáveis, boa fortuna em empresas, sorte no amor. Boas influências.

O desequilíbrio apontado pelas cartas do elemento Ar traz a tona todo tipo de excentricidade, assim como a falta de emoções profundas e da aceitação de limites.

O elemento que simboliza o início (13 - criança) de todas as realizações do ser humano. O mundo das ideias (27 - carta), assim como o inconsciente (35 - ancora). A carta da inspiração (9 - flores) e da intuição (3 - navio). Representa as constantes transformações mentais (20 - Jardim).Está diretamente associado ao pensamento (19 - torre). Representa o plano astral, é governado pelos Silfos - segundo os antigos, eles vivem centenas de anos, sem nunca perder sua aparência jovial e

(7)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 7 bela; se ocupam de proteger as pessoas dos espíritos maléficos (30 - lírios). O elemento Ar está diretamente ligado, segundo as tradições herméticas, às fadas (20 - Jardim). A lógica do elemento Ar é direta, objetiva e formal (lírios, torre, âncora)

O amor regido pelo elemento ar é intelectual e/ou distanciado, com comportamentos de preservação da individualidade, serenidade e tranquilidade.

O consulente descrito pelo elemento ar:

Pode ser inquieto (13 - criança), jovial e alegre (9 - flores), gosta de natureza e de projeção social (20 - jardim), gosta de viagens (3- navio). É generoso e sempre demonstra amabilidade e gentileza (9- flores), mas não se esquece de si (35 - ancora), gosta de aparecer e brilhar (20- jardim). Tende a ser dramático e exagerado, e, diante da necessidade de se manter em evidencia muitas vezes esconde seus reais pensamentos e sentimentos (19 - torre) - pode oscilar entre a alegria (20 - jardim e o isolamento (19 - torre). Para ele as ideias, os conceitos, algumas vezes estão acima da concretização dos mesmos, tende a ser um tanto sonhador, e algumas vezes radical ou preso a conceitos que já não se aplicam, dada a sua facilidade de abstração. Possuem grande senso de justiça (19 - torre) (30- lírios).

As cartas

19 Torre (6♠) = autoridade, problemas legais, grandes empresas. a o pensamento racional, ver adiante, ao longe

27 Carta (7♠) = comunicação escrita, documentos, ideias

20 Jardim (8♠) = sociedade e eventos sociais, grupos, natureza e jardins

35 Ancora (9♠) = estabilidade, perseverança, base, apoio, sustentação e inconsciente 3 Navio (10♠) = viagem, veículo e distância

13 Criança(J♠) = juventude, pequeno, início, pouco, estudante, aprendiz 9 Flores (Q♠) = beleza, prazer, dons

30 Lírios (K♠) = ancião (especialmente masculino), maturidade, serenidade; proteção (no sentido espiritual)

29 Mulher (A♠) = a mulher, a intuição.

Copas - O Elemento Água

O coração, os relacionamentos, as emoções, as aspirações. A sinceridade, amizade, amor, a felicidade.

O desequilíbrio relacionado a esse elemento traz a tona as instabilidades emocionais e psicológicas. A água, segundo a maioria das correntes herméticas se relaciona as emoções (24 - coração) do

(8)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 8 inconsciente, aquelas que alimentam (17 - cegonhas) nossos sonhos e planos (16 - estrelas), se transformando na base (4 - casa) para as nossas realizações (5- árvore). Elemento feminino (32 - lua ), governado pelas ondinas - os seres da água, que podem ser belos, sedutores (1 - cavaleiro), atrativos (16 - estrelas), sensuais, românticos (32 - lua), brincalhões (18 - cachorro), porém, também podem ser perversos.

A lógica do elemento água é artística e intuitiva (16 - estrelas) (32- lua). O amor regido pelo elemento água é dedicado, romântico, próximo, caloroso. O consulente descrito pelo elemento Água:

Sentimental (18 - cachorro), intuitivo (16 - estrelas), emocional (24 - coração), apegado à família e observador (4- casa) e sempre em busca de desenvolvimento (5 - árvore). Pode ter tendências místicas ou esotéricas (32 -lua); Se movimenta com fluidez (1- cavaleiro), perseguindo aquilo que deseja com persistência, ainda que o progresso seja lento (5- árvore). É lento (5- árvore), mas faz tudo com precisão e pontualidade (5- árvore). É apegado as tradições (5 - árvore), age por instinto (18- cachorro), progride por persistência (17 - cegonhas), é sonhador (16- estrelas). Romântico (32- lua) (24-coração), as vezes fantasia um pouco (16 -estrelas). Tem grande disposição (1- cavaleiro) (17- cegonha).

As cartas

16 estrelas (6♥) = inspiração, direção, tecnologia 5 Árvore (7♥) = a vida, saúde, desenvolvimento gradual 32 Lua (8♥) = reconhecimento, honra, romance, intuição 1 Cavaleiro (9♥) = mensagens e notícias, visitante

18 Cachorro (10♥) = amizade, lealdade, calor humano, boas intenções 24 coração (J♥) = amor, afeição, generosidade

17 cegonhas (Q♥) = promoção, crescimento e desenvolvimento, mudança, gravidez 4 Casa (K♥) = casa, lar, família, rotina, segurança

28 Homem (A♥) = homem

Paus - O elemento Terra

O corpo, preocupações físicas, saúde e matéria, aprendizado em um nível profundo; conflitos, lições de vida.

Os incidentes desagradáveis, desacordos, perda, insulto, muito trabalho, problemas e falsidade. Más influências, doença. O aqui e agora, o mundo material, com todos os seus sentidos físicos e no

(9)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 9 raciocínio prático;

O desequilíbrio relacionado ao elemento terra traz sofrimento e dor, relacionados a qualquer dos outros elementos.

Embora o elemento terra seja receptivo - ou passivo - ele tem uma força de resistência (21 - a montanha) e persistência (36 - a cruz), trazendo a compreensão (15- o urso) de como o mundo físico funciona (11 - chicote), exigindo autodisciplina (11 - chicote) e paciência (36 - a cruz), e, através destas habilidades, refinando as virtudes trazidas por todos os outros elementos, através da inteligência (7 - a cobra), discernimento (14 - a raposa) e autocontrole (11 - chicote). Dentro do sistema Petit Lenormand, o elemento terra, quando em desequilíbrio (6 - as nuvens) com os outros elementos, é a fonte dos problemas e sofrimentos (36 - a cruz), limitando a imaginação (23 - os ratos), e apontando a inércia (21 - a montanha) a incapacidade de lidar com situações (principalmente as mais abstratas e invisíveis) (6 - as nuvens). Gnomos são elementais da terra. A palavra Gnomo deriva de Gnosis, que significa saber (7- a cobra) . Isso se deve ao conhecimento oculto (14 - a raposa) que eles têm da terra (21- a montanha), como e onde encontrar metais e pedras (25- anel). A Terra é o último elemento e a conclusão de qualquer coisa que você está fazendo. Você pode imaginar a Terra representando estabilidade, equilíbrio, força e poder (15 - urso). Também encontramos proteção (15 - urso) e sabedoria (7- cobra) associadas com a Terra e a direção do Norte. Muitas vezes, as questões mundanas (14- raposa) cairão sob a influência da Terra, em oposição às questões das emoções (água) e até mesmo a religião (36- cruz). O elemento terra nos dá a estabilidade e o poder de seguir adiante, encerrando ciclos (25- anel). A Terra também pode ser o terrível terremoto ou deslizamento de terra ( 6- nuvens +21 - montanha). Ela pode representar a mente instável ou desequilibrada do psicopata (6 - nuvens [+ associações]). Um aspecto desfavorável da Terra seria começar significativamente muitos projetos e nunca terminá-los. (25- anel).

Superar a dor profunda (36 - cruz), a perda (23- ratos), os grandes obstáculos (21 - montanha ), refinando sua capacidade de observação e discernimento (14 - a raposa), ampliando sua energia e reconhecendo seu poder (15 - urso), através do controle e da comunicação (11 - chicote) do movimento inteligente e da energia rasteira (7- cobra), em que se define, pelo não aproveitamento (lado escuro) ou a superação (lado claro) (6 - as nuvens) do ciclo atual, definindo a continuidade ou repetição (25 - anel) da lição deste elemento.

A lógica do elemento terra é empírica (fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos) e pragmática (que tem motivações relacionadas com a ação ou com a eficiência).

O amor regido pelo elemento terra, neste sistema de cartomancia, é ciumento, experimentador, desgastante por vezes, protetor, realista, material.

O consulente descrito pelo elemento terra:

Materialista (23 - ratos), quando religioso tende ao fanatismo (36 - a cruz), Tem raciocínio rápido (14 - a raposa e 7 - a cobra), grande poder de observação (14 - raposa), pode ser manipulador (14 - a raposa), enérgico (15 - o urso), com profundo sentimento de proteção (15 - o urso), controlador e apegado (11 - chicote), realizador (14- raposa) (21 - montanha), melancólico (36 -cruz), Instável e

(10)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 10 turbulento (lado escuro de 6 - nuvens) ou tranquilo e pacífico (lado claro de 6 - nuvens), comprometido (25 - anel) ou repetitivo (25 - anel e 11 - chicote).

As cartas

36 Cruz (6♣) = fardos, sofrimento, sacrifício

23 Ratos (7♣) = perdas (saúde e materiais), estresse, perdas 21 Montanha (8♣) = Obstáculos, inatividade, atraso

14 Raposa (9♣) = trabalho, habilidades, discernimento

15 Urso (10♣) = recursos (inclusive dinheiro), força, proteção (materna) 11 Chicote (J♣) = sexo, conflitos, atividade física

7 Cobra (Q♣) = traição, complicações, doenças 6 Nuvens (K♣) = confusão, instabilidade, desconforto 25 Anel (A♣) = compromisso, sociedade, obrigações

Ouros - O elemento Fogo

Energia, criatividade, empreendedorismo, risco e recompensa; fortuna e desgraça, dinheiro e ganhos com loterias. A riqueza, a prosperidade, a vida despreocupada. O dinheiro, o lucro através da especulação, ganhos inesperados.

O desequilíbrio relacionado ao elemento Fogo traz a tona depressão, falência (em todos os sentidos), difamação e agressividade.

O fogo representa o desejo (22- caminhos), a vontade (2- trevo), a mudança e a purificação, a transformação (8- caixão), a energia da ativação (33 - chave) . O elemento Fogo é governado pelas Salamandras e representa a Energia Divina (31- Sol). As salamandras protegem uma energia poderosa e indestrutível (31 - Sol). Esta pode ser (33- chave) segundo sua intensidade e força: o amor intenso, a união (34 - peixes - 12 - pássaros), a iluminação (26 - livro), o êxtase e a alegria (2 - trevo); ou ao contrário, a violência , a ira e a vingança (10 - foice). No Petit Lenormand o elemento Fogo lembra que a alegria e o êxtase (2- Trevo) quando muito alardeados (12 - Pássaros), abrem as portas (33- chave) para a tristeza e solidão (8 - caixão); O entendimento (26 - livro) de que é preciso podar arestas para eliminar o que não serve mais (10 - foice), e colher os frutos (10 - foice) do seu esforço - assim como a compreensão (26 - livro) da lei do retorno (colheita) (10 - foice) - o conduz (22 - caminhos) para a prosperidade e abundância materiais (34 - peixes), assim como para a fonte da luz divina (31- sol).

(11)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 11 O amor regido por este elemento é idealizado e engajado, visionário, fértil, alegre e entusiasmado. O consulente descrito pelo elemento fogo:

Entusiasmado e alegre (2 - trevo), voluntarioso e dedicado (22 - caminhos), sempre em busca de mais conhecimento (26 - livro). É ativo (12 - pássaros), entusiasmado (2- trevo) e empreendedor (22 - caminhos). Pode ter temperamento quente (31 - sol) e até mesmo agressivo (10 - foice). Ele é irradiante (31- sol), mas já entendeu a lei do retorno (10 - foice) e age com ponderação e medida. É decidido (33- chave), sério e reflexivo (26 - livro), sóbrio (8 - caixão) quando (33- chave) entende ser necessário, e alegre e carismático (2- trevo) nos momentos de descontração, e por isso tem amigos em toda parte. É vaidoso e deseja brilhar (31 - sol) mais que o grupo. É inteligente e objetivo (26 - livros), sabe decidir (33 - chave), tem habilidades de comando e é voltado ao futuro (22 - caminhos). Sua capacidade de liderança geralmente o coloca em boa situação financeira (34 - peixes). Ele é moralista (26 - livro), idealista (31 - sol), intuitivo (33 - chave).

As cartas

2 Trevo (6♦) = sorte, oportunidade, impulso

12 Pássaros (7♦) = comunicação verbal, companheirismo, negociações 33 Chave (8♦) = solução, descoberta, certeza

8 Caixão (9♦) = morte, depressão, falência

26 Livro (10♦) = conhecimento, segredos, pesquisa. 10 Foice (J♦) = decisão, perigo, separação.

22 Caminhos (Q♦) = escolhas, diversificação, junção. 34 Peixes (K♦) = negócios, transações, independência. 31 Sol (A♦) = sucesso, vitalidade, autoestima.

--- Bibliografia:

Blog de Helen Riding, cuja pesquisa a respeito dos métodos de divinação alemães por volta do século XVIII em muito auxiliou a comunidade interessada na história e origens do Petit Lenormand:

http://lenormanddictionary.blogspot.com.br/p/the-fox-and-snake.html

http://lenormanddictionary.blogspot.com.br/p/vier-farben-lenormand-suits-revisited.html http://lenormanddictionary.blogspot.com.br/p/lenormand-suits.html

(12)

Estudo dirigido 4 Elementos no Petit Lenormand e conceitos de distância com Karla Souza 12 Mary K. Greer, historiadora que descobriu, em 2013, o livro britânico que confirma a versão de que alguns dos símbolos do Petit Lenormand estavam associados à cafeomancia :

http://marygreer.wordpress.com/2013/10/04/lenormand-playing-card-inserts-possible-sources/

Conforme mencionado no início do Texto, o “Jogo da Esperança” (Das Spiel der Hofnung ) pode ser visto no site do museu Britânico neste link:

http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details/collection_im age_gallery.aspx?assetId=1172643&objectId=3145089&partId=1

Paul Huson, autor de Mystic Origins of Tarot:

http://www.paulhuson.com/

Sobre os seres elementares, mencionados nos textos a respeito de cada elemento, você pode ler um pouco mais aqui:

http://viagemaomundoencantadodasfadas.blogspot.com.br/

O trecho de Franz Bardon se refere ao livro: Iniciação ao Hermetismo. Recomendo a leitura de Franz Bardon a respeito da magia Elemental, e também de Paracelso, uma vez que alguns de seus conceitos sobre Medicina (medieval) e o uso dos 4 elementos, podem elucidar o trabalho

Referências

Documentos relacionados

(Você compra alguns livros durante a semana?) Aff.: I bought some books last week. (Eu comprei alguns livros

Participação do setor na arrecadação do tributo é de apenas 0,11% Participação do setor na arrecadação do tributo é de apenas 0,11% Participação do setor na arrecadação

Os resultados mais favoráveis aos índices fornecidos pelo sensor de fluorescência corroboram os encontrados por Limbrunner & Maidl (2007), que observaram boas

O mais simples dos modelos matemáticos existentes para problemas de localização com restrições de cobertura determinísticos é o correspondente ao Problema de Localização para

São classificadas como formas de participação política digital convencional as ações que ocorrem no contexto institucional, como voto on-line, acesso a website de partidos,

RESUMO: Depois de apresentar alguns dos principais argumentos contra certas concepções restritivas de prática para a aprendizagem de uma segunda língua, este

POSTO DE REABILITAÇÃO: Emoutubro das 40(altas e transferências externas), realizadas no período, o número de formulários respondidos corresponde a 18, onde 15 responderam a

profissional pode vir a ser de julgamento, do uso do preconceito, do moralismo 3 , do poder institucional, da intimidação, dentre outros. Assim, é necessário agir