• Nenhum resultado encontrado

Apostila Direitos Humanos Para Concursos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Direitos Humanos Para Concursos"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

11

APOSTILA

APOSTILA

DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS

PARA CONCURSOS

PARA CONCURSOS

(2)

22

- - D

D I

I R

R E

E I

I T

T O

O S

S H

H U

U M

M A

A N

N O

O S

S ––

1.

1. SinonímiaSinonímia

 Direitos do Homem e do Cidadão  Direitos do Homem e do Cidadão

  Direitos Fundamentais ( servem de fundamento a outros   Direitos Fundamentais ( servem de fundamento a outros direitos ou subordinados a ele, sendo garantidos ao direitos ou subordinados a ele, sendo garantidos ao indivíduo pela constituição )

indivíduo pela constituição )  Liberdades Públicas

 Liberdades Públicas

Garantias Constitucionais Garantias Constitucionais

 Direitos e Garantias Individuais  Direitos e Garantias Individuais

 Direitos e Deveres Individuais e Coletivos  Direitos e Deveres Individuais e Coletivos  Direitos Subjetivos Públicos

 Direitos Subjetivos Públicos  Declaração dos/de Direitos  Declaração dos/de Direitos

  Anglo-saxões e Latinos: Direitos Humanos/Direitos do   Anglo-saxões e Latinos: Direitos Humanos/Direitos do  Homem( Bonavides )

 Homem( Bonavides )

2.

2. DefiniçõesDefinições

Varia de autor para autor. Varia de autor para autor.

“Denominação genérica dos direitos que se referem “Denominação genérica dos direitos que se referem diretamente ao indivíduo, decorrem da condição humana e diretamente ao indivíduo, decorrem da condição humana e estão de acordo com a lei natural.”

estão de acordo com a lei natural.”

“Relações jurídicas concernentes ao homem enquanto ser  “Relações jurídicas concernentes ao homem enquanto ser  social; direitos que nascem com a pessoa humana, social; direitos que nascem com a pessoa humana,   portanto, subjetivos, a ela inerentes em função de sua   portanto, subjetivos, a ela inerentes em função de sua

racionalidade e que fazem parte de toda a

racionalidade e que fazem parte de toda a sua existência.”sua existência.” (Selma Regina Aragão, p.2) (Selma Regina Aragão, p.2)

(3)

3.

3. Os Direitos Humanos como um Adquirido daOs Direitos Humanos como um Adquirido da Human

Humanidade idade – – Origens Origens HistóricasHistóricas

Sua existência é bastante remota. Sua existência é bastante remota.

Podem ser vistos, primeiramente, como uma evolução do Podem ser vistos, primeiramente, como uma evolução do   pensamento filosófico-jurídicos. Fábio Konder Comparato   pensamento filosófico-jurídicos. Fábio Konder Comparato   propõe as seguintes etapas da formação do Conceito de   propõe as seguintes etapas da formação do Conceito de  pessoa, que ensejou a atribuição dos direitos humanos:

 pessoa, que ensejou a atribuição dos direitos humanos:

3.1.

3.1. FASES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO FASES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO 1ª

1ª F F A A S S EE –– Período AxialPeríodo Axial

A)-Eixo histórico axial da humanidade, do século VIII a II A)-Eixo histórico axial da humanidade, do século VIII a II a.C. Vieram no mesmo período histórico, em diversas a.C. Vieram no mesmo período histórico, em diversas partes do globo, grandes pensadores ( Zaratustra na Pérsia; partes do globo, grandes pensadores ( Zaratustra na Pérsia; Buda na Índia; Lao-Tsê e Confúcio na China; Pitágoras na Buda na Índia; Lao-Tsê e Confúcio na China; Pitágoras na Grécia e o Dêutero-Isaías em Israel ). Já se aponta para o Grécia e o Dêutero-Isaías em Israel ). Já se aponta para o abandono da explicações mitológicas.

abandono da explicações mitológicas. No

No séc. séc. V V A.C. A.C. ( ( o o “século “século de de Péricles” Péricles” ), ), nasce nasce aa filosofia, substituindo o saber mitológico da tradição pelo filosofia, substituindo o saber mitológico da tradição pelo saber lógico da razão.

saber lógico da razão.

Para Sócrates e Platão a igualdade essencial do homem Para Sócrates e Platão a igualdade essencial do homem

está na

está na  alma alma. O corpo é um instrumento e por isso a. O corpo é um instrumento e por isso a individualidade de cada ser humano não pode ser individualidade de cada ser humano não pode ser confundida com a sua aparência, estampada no rosto (FKC, confundida com a sua aparência, estampada no rosto (FKC, p.155,16)

(4)

Para o Estóicos ( Zenão de Cítio ), as idéias centrais são: Para o Estóicos ( Zenão de Cítio ), as idéias centrais são: UNIDADE MORAL DO SER HUMANO E A DIGNIDADE  UNIDADE MORAL DO SER HUMANO E A DIGNIDADE   DO HOMEM.

 DO HOMEM.

B)- o homem como ser dotado de

B)- o homem como ser dotado de liberdade e razão.liberdade e razão. C)

C)- - o aparecimento da lei escrita.o aparecimento da lei escrita.  2ª

 2ª F F A A S S EE ––

A elaboração do conceito de pessoa inaugurou-se com A elaboração do conceito de pessoa inaugurou-se com Boécio, no início do séc. VI. Seus escritos influenciaram Boécio, no início do séc. VI. Seus escritos influenciaram profundamente todo o pensamento medieval. Dele a profundamente todo o pensamento medieval. Dele a definição: “

definição: “diz-se propriamente pessoa a substânciadiz-se propriamente pessoa a substância individual da natureza racional”.

individual da natureza racional”. A definição boeciana deA definição boeciana de pessoa foi integralmente adotada por Santo Tomás de pessoa foi integralmente adotada por Santo Tomás de Aquino. Aquino.  3ª  3ª F F A A S S EE –– A FILOSOFIA DE KANT. A FILOSOFIA DE KANT.

Para ele, só ser racional possui faculdade de agir segundo a Para ele, só ser racional possui faculdade de agir segundo a representação de lei ou princípios; só um ser racional tem representação de lei ou princípios; só um ser racional tem vontade, que é

vontade, que é uma espécie de razão, denominada de razãouma espécie de razão, denominada de razão  prática.

 prática.

Continua Kant: “Os entes, cujo ser na verdade não Continua Kant: “Os entes, cujo ser na verdade não depende da nossa vontade, mas da natureza, quando depende da nossa vontade, mas da natureza, quando irracionais, têm unicamente um valor relativo, como meios, irracionais, têm unicamente um valor relativo, como meios, e chamam-se por isso

e chamam-se por isso  coisas coisas; os entes racionais, ao; os entes racionais, ao contrário, denominam-se

contrário, denominam-se pessoas pessoas , pois são marcados, pela , pois são marcados, pela sua própria natureza como fins em si mesmos; ou seja, sua própria natureza como fins em si mesmos; ou seja, como algo que não pode servir simplesmente de meio, o como algo que não pode servir simplesmente de meio, o que limita, em conseqüência, nosso livre arbítrio.”

que limita, em conseqüência, nosso livre arbítrio.”

  Daí decorre, como assinalou o filósofo, que TODO   Daí decorre, como assinalou o filósofo, que TODO  HOMEM 

 HOMEM TEM DIGNIDADETEM DIGNIDADE E NÃO UM E NÃO UM  PREÇO, PREÇO, COMOCOMO   AS COISAS. A HUANIDAD COMO ESPÉCIE, E CADA   AS COISAS. A HUANIDAD COMO ESPÉCIE, E CADA SER HUMANO EM SUA INDIVIDUALIDADE, É  SER HUMANO EM SUA INDIVIDUALIDADE, É 

  PROPRIAMENTE INSUBSTITUÍVEL; NÃO

(5)

  EQUIVALENTE, NÃO PODE SER TROCADO POR   EQUIVALENTE, NÃO PODE SER TROCADO POR

COISA ALGUMA” 

COISA ALGUMA” ( FKC, P. 21,22 ).( FKC, P. 21,22 ).

O mesmo filósofo afirma: “se o fim natural de todos os O mesmo filósofo afirma: “se o fim natural de todos os homens é a

homens é a realização de sua própria felicidade, realização de sua própria felicidade, não bastanão basta agir de modo a não prejudicar ninguém. Isto seria uma agir de modo a não prejudicar ninguém. Isto seria uma máxima meramente negativa. Tratar a humanidade como máxima meramente negativa. Tratar a humanidade como um fim em si implica o dever de favorecer, tanto quanto um fim em si implica o dever de favorecer, tanto quanto  possível, o fim de outrem. Pois sendo o sujeito um fim em si  possível, o fim de outrem. Pois sendo o sujeito um fim em si

mesmo, é preciso que

mesmo, é preciso que   os fins de outrem sejam por mim  os fins de outrem sejam por mim  considerados também como meus.” 

 considerados também como meus.” (FKC, 23).(FKC, 23).  4ª

 4ª FA FA S S EE

Ainda Kant afirma que o HOMEM É O ÚNICO SER, NO Ainda Kant afirma que o HOMEM É O ÚNICO SER, NO MUNDO, DOTADO DE

MUNDO, DOTADO DE VONTADE,VONTADE, ISTO É, DAISTO É, DA CAPACIDADE DE AGIR LIVREMENTE

CAPACIDADE DE AGIR LIVREMENTE, sem ser, sem ser conduzido pela inelutab

conduzido pela inelutabilidade do instinto. ( FKC, p. ilidade do instinto. ( FKC, p. 25 ).25 ). É sobre o

É sobre o fundamento último da liberdadefundamento último da liberdade que se assentaque se assenta todo o

todo o universo axiológicouniverso axiológico, isto é, o mundo das, isto é, o mundo das preferência

preferências s valorativas.valorativas.

Ora, isto exige, como condição da convivência humana Ora, isto exige, como condição da convivência humana harmoniosa, o consenso social sobre a força ética de uma harmoniosa, o consenso social sobre a força ética de uma tábua hierárquica de valores. Os bens ou ações humanas tábua hierárquica de valores. Os bens ou ações humanas não se organizam, apenas, numa oposição primária de não se organizam, apenas, numa oposição primária de valor

valores es e e contra-valorescontra-valores..

Em síntese, “A PESSOA HUMANA E, AO MESMO Em síntese, “A PESSOA HUMANA E, AO MESMO TEMPO, O

TEMPO, O LEGISLADOR UNIVERSALLEGISLADOR UNIVERSAL, EM FUNÇÃO, EM FUNÇÃO DOS VALORES ÉTICOS QUE APRECIA, E

DOS VALORES ÉTICOS QUE APRECIA, E OO SUJEITO QUE SE SUBMETE VOLUNTARIAMENTE SUJEITO QUE SE SUBMETE VOLUNTARIAMENTE A ESSAS NORMAS VALORATIVAS” (FKC, 26).

(6)

A compreensão da

A compreensão da realidade axiológicarealidade axiológica transformou,transformou, como não poderia deixar de ser, toda a

como não poderia deixar de ser, toda a teoria jurídica.teoria jurídica. OSOS DIREITOS HUMANOS FORAM IDENTIFICADOS DIREITOS HUMANOS FORAM IDENTIFICADOS COM OS VALORES MAIS IMPORTANTES DA COM OS VALORES MAIS IMPORTANTES DA CONVIVÊNCIA HUMANA, AQUELES SEM OS CONVIVÊNCIA HUMANA, AQUELES SEM OS QUAIS AS SOCIEDADES ACABAM PERECENDO, QUAIS AS SOCIEDADES ACABAM PERECENDO,

FATALMENTE, POR UM PROCESSO

FATALMENTE, POR UM PROCESSO

IRREVERSÍVEL DE DESAGRAGAÇÃO.” (idem,p.26) IRREVERSÍVEL DE DESAGRAGAÇÃO.” (idem,p.26)  5ª

 5ª FA FA S S EE

Na elaboração do conceito de pessoa, abriu-se o século XX, Na elaboração do conceito de pessoa, abriu-se o século XX, com a filosofia da vida e o pensamento existencialista.

com a filosofia da vida e o pensamento existencialista.

Como ração à crescente despersonalização do homem no Como ração à crescente despersonalização do homem no mundo contemporâneo, como reflexo da mecani

mundo contemporâneo, como reflexo da mecani zação e zação e dada burocratização da vida em sociedade, o Séc. XX

burocratização da vida em sociedade, o Séc. XX acentuou oacentuou o

  caráter único e, por isso mesmo, inigualável e   caráter único e, por isso mesmo, inigualável e

irreprodutível da personalidade individual. irreprodutível da personalidade individual.

Confirmando a visão da filosofia estóica, reconheceu que Confirmando a visão da filosofia estóica, reconheceu que  a a essência da personalidade humana

essência da personalidade humana não se confunde com anão se confunde com a  função ou papel que cada qual exerce na vida.

 função ou papel que cada qual exerce na vida.

  A chamada qualificação pessoal ( estado civil,   A chamada qualificação pessoal ( estado civil,

nacionalidade, profissão, domicílio ) é mera exterioridade, nacionalidade, profissão, domicílio ) é mera exterioridade, que

que nada diz da essência própria do indivíduo. nada diz da essência própria do indivíduo.

Por último, a reflexão filosófica contemporânea salientou Por último, a reflexão filosófica contemporânea salientou que o ser do homem

que o ser do homem não é algo permanente e imutável: não é algo permanente e imutável: eleele é propriamente,

é propriamente, um vir-a-ser, um contínuo devir.um vir-a-ser, um contínuo devir. OO homem é 

homem é uma realidade em contínua transformação.uma realidade em contínua transformação.

“O caráter 

“O caráter  único e insubstituível de cada ser humanoúnico e insubstituível de cada ser humano , ,   portador de um

  portador de um valor própriovalor próprio  , veio a demonstrar que  , veio a demonstrar que a a   dignidade da pessoa existe sjngularmente em todo   dignidade da pessoa existe sjngularmente em todo

indivíduo;

indivíduo; e que, por conseguinte,e que, por conseguinte,  nenhuma justificativa nenhuma justificativa  de utilidade pública ou reprovação social pode legitimar a  de utilidade pública ou reprovação social pode legitimar a  pena de morte.

 pena de morte. O homicídio voluntário do criminoso peloO homicídio voluntário do criminoso pelo Estado...

(7)

3.2.

3.2. --PERÍODOS HISTÓRICOPERÍODOS HISTÓRICOSS 3.2.1.

3.2.1. Antigüidade Clássica GregaAntigüidade Clássica Grega

 Antígona de Sófocles.  Antígona de Sófocles.

  Resumo: Antígona nasceu da união incestuosa de Édipo e   Resumo: Antígona nasceu da união incestuosa de Édipo e  Jocasta. O Rei Creonte deu sepultura a Etéocles e proibiu  Jocasta. O Rei Creonte deu sepultura a Etéocles e proibiu o sepultamento de Polinice. No entanto, Antígona sepultou o sepultamento de Polinice. No entanto, Antígona sepultou o irmão. Questionada porquê desobedeceu a ordem do rei, o irmão. Questionada porquê desobedeceu a ordem do rei, disse:

disse:

“Mas toda a tua força é fraqueza diante das tácitas e “Mas toda a tua força é fraqueza diante das tácitas e imortais leis de Deus”. Antígona afirma a existência: “de imortais leis de Deus”. Antígona afirma a existência: “de decretos divinos, que jamais foram escritos e que são decretos divinos, que jamais foram escritos e que são imutáveis” aos quais todos devem

imutáveis” aos quais todos devem ser submetidos.ser submetidos.  Há uma lei mais alta, a lei natural.

 Há uma lei mais alta, a lei natural.

Os direitos naturais são inatos à condição humana. Os direitos naturais são inatos à condição humana. Estão inscritos na consciência coletiva da Estão inscritos na consciência coletiva da humanidade.

humanidade.

3.2.2.

3.2.2. Antigüidade RomanaAntigüidade Romana Cícero ( De Legibus ) :

Cícero ( De Legibus ) :

“A lei é a razão suprema, gravada em nossa natureza, que “A lei é a razão suprema, gravada em nossa natureza, que   prescreve o que se deve fazer e proíbe o que não se deve   prescreve o que se deve fazer e proíbe o que não se deve   fazer.” No Livro III, Da República, Cícero aduz: “ não   fazer.” No Livro III, Da República, Cícero aduz: “ não   pode ser contestada, nem derrogada em parte, nem   pode ser contestada, nem derrogada em parte, nem

anulada; não podemos ser isentos do seu cumprimento pelo anulada; não podemos ser isentos do seu cumprimento pelo  povo nem pelo senado.”

 povo nem pelo senado.”

3.2.3.

(8)

 A Lei Eterna: Só Deus conhece a plenitude.  A Lei Eterna: Só Deus conhece a plenitude.

  A Lei Divina: Parte da Lei Eterna revelada por Deus ou   A Lei Divina: Parte da Lei Eterna revelada por Deus ou

declarada pela igreja. declarada pela igreja.

 A Lei Natural: Gravada na natureza humana que o homem  A Lei Natural: Gravada na natureza humana que o homem

descobre por meio da razão. descobre por meio da razão.

 A Lei Humana: A lei positiva editada pelo legislador.  A Lei Humana: A lei positiva editada pelo legislador.

3.2.4.

3.2.4.A Magna CartaA Magna Carta – 1215 ( João-Sem-Terra ). Sua– 1215 ( João-Sem-Terra ). Sua forma definitiva só se deu em 1225, sob Henrique III. forma definitiva só se deu em 1225, sob Henrique III. Conhecida como a “Grande Carta das Liberdades Inglesas”. Conhecida como a “Grande Carta das Liberdades Inglesas”.

Crítica: Crítica:

1)- “longe de ser a Carta das liberdades nacionais é, 1)- “longe de ser a Carta das liberdades nacionais é, sobretudo, uma

sobretudo, uma   carta feudal   carta feudal  , ,   feita para proteger os  feita para proteger os  privilégios dos barões e os direitos dos homens livres.

 privilégios dos barões e os direitos dos homens livres. Ora,Ora, os homens livres, nesse tempo, eram tão poucos que os homens livres, nesse tempo, eram tão poucos que  podiam contar-se, e nada de novo se fazia a favor dos que  podiam contar-se, e nada de novo se fazia a favor dos que

não eram livres.” (grifos fora do

não eram livres.” (grifos fora do original).original).

2)- Tornou-se um símbolo das liberdades públicas, nela 2)- Tornou-se um símbolo das liberdades públicas, nela embasando o esquema do desenvolvimento constitucional embasando o esquema do desenvolvimento constitucional inglês e donde se extraíram os fundamentos da ordem inglês e donde se extraíram os fundamentos da ordem  jurídica democrática do povo inglês.

 jurídica democrática do povo inglês.  Destaques:

 Destaques:

1)- Garantia de que “A Igreja da Inglaterra seja livre e 1)- Garantia de que “A Igreja da Inglaterra seja livre e goze de todos os seus direitos e

goze de todos os seus direitos e liberdades.”liberdades.”

2)- Não serão tomadas propriedades imóveis para 2)- Não serão tomadas propriedades imóveis para   pagamento de dívidas, uma vez que os bens móveis   pagamento de dívidas, uma vez que os bens móveis

apresentados ao credor bastem para liquidar a dívida. apresentados ao credor bastem para liquidar a dívida.

3)- Um homem livre não poderá ser punido por um 3)- Um homem livre não poderá ser punido por um   pequeno delito, senão proporcionalmente à gravidade do   pequeno delito, senão proporcionalmente à gravidade do

mesmo. mesmo.

4)- Nenhum homem será detido, nem encarcerado, nem 4)- Nenhum homem será detido, nem encarcerado, nem desapossado de seus bens, nem colocado fora da lei ( out  desapossado de seus bens, nem colocado fora da lei ( out  law ), nem exilado, nem molestado, senão em virtude de law ), nem exilado, nem molestado, senão em virtude de  julgamento legal por seus pares e segundo a lei do país.  julgamento legal por seus pares e segundo a lei do país.

(9)

 B)- Ainda na Inglaterra vieram o Habeas Corpus ( 1679) e  B)- Ainda na Inglaterra vieram o Habeas Corpus ( 1679) e

o Bill Of Rights ( 1688 ) o Bill Of Rights ( 1688 )

 3.2.5. Outros Documentos Ingleses  3.2.5. Outros Documentos Ingleses

A)-A)-A Petição de Direitos ( Petition of Rights, 1628A Petição de Direitos ( Petition of Rights, 1628 ))

“documentos dirigido ao monarca em que os membros do “documentos dirigido ao monarca em que os membros do Parlamento de então pediram o reconhecimento de Parlamento de então pediram o reconhecimento de diversos direitos e liberdades para os súditos de sua diversos direitos e liberdades para os súditos de sua majestade. A petição constituiu um meio de transação entre majestade. A petição constituiu um meio de transação entre o Parlamento e o rei, que este cedeu, porquanto aquele já o Parlamento e o rei, que este cedeu, porquanto aquele já detinha o poder financeiro, de sorte que o monarca não detinha o poder financeiro, de sorte que o monarca não  poderia gastar dinheiro sem

 poderia gastar dinheiro sem autorização parlamentar.”autorização parlamentar.” Crítica:1)- Na verdade, a petição pede a observância dos Crítica:1)- Na verdade, a petição pede a observância dos direitos e liberdades já reconhecidos na própria Magna direitos e liberdades já reconhecidos na própria Magna Carta.; 2)- O fato denota que tais mandamentos, entre Carta.; 2)- O fato denota que tais mandamentos, entre outros, não eram respeitados pelo poder monárquico, que outros, não eram respeitados pelo poder monárquico, que só aos poucos, com o crescimento e afirmação das só aos poucos, com o crescimento e afirmação das instituições parlamentares e judiciais, foi cedendo às instituições parlamentares e judiciais, foi cedendo às imposições democráticas.” (p. 140.)

imposições democráticas.” (p. 140.)

B)

B)--O O “Habeas “Habeas Corpus Corpus ActAct””

“reforçou as reivindicações de liberdade, traduzindo-se, “reforçou as reivindicações de liberdade, traduzindo-se, desde logo, e com as alterações posteriores, na mais sólida desde logo, e com as alterações posteriores, na mais sólida garantia da liberdade individual, e tirando aos déspotas garantia da liberdade individual, e tirando aos déspotas uma das suas armas mais preciosas, suprimindo as prisões uma das suas armas mais preciosas, suprimindo as prisões arbitrárias.”

arbitrárias.”

C)

C)-- A A “Declaração “Declaração de de Direitos” Direitos” ( ( “Bill “Bill of of Rights” Rights” ).). 1688.

(10)

  Decorreu da revolução de 1688 na Inglaterra e firmou a   Decorreu da revolução de 1688 na Inglaterra e firmou a

supremacia do parlamento ante o rei. supremacia do parlamento ante o rei. Crítica:

Crítica:

O documento mais

O documento mais importante.importante.

Surgiu para a Inglaterra, a monarquia constitucional, Surgiu para a Inglaterra, a monarquia constitucional, submetida à soberania popular ( superada a realeza do submetida à soberania popular ( superada a realeza do direito divino).

direito divino).

Principal teórico: Locke e serviu de inspiração ideológica Principal teórico: Locke e serviu de inspiração ideológica  para a formação das democracias liberais da Europa e da  para a formação das democracias liberais da Europa e da  América nos séculos XVIII E XIX.

 América nos séculos XVIII E XIX.

D)-D)-O O “Ato “Ato de de Sucessão Sucessão no no Trono”Trono” ( Act of Settlement ).( Act of Settlement ). 1707.

1707.

Votado pelo parlamento, completa o conjunto de limitações Votado pelo parlamento, completa o conjunto de limitações ao poder monárquico neste período.

ao poder monárquico neste período. Crítica geral ( 3.4. a 3.7):

Crítica geral ( 3.4. a 3.7):

1)- “Nestes documentos, nota-se sempre um processo 1)- “Nestes documentos, nota-se sempre um processo evolucionista em defesa da liberdade, propriedade privada, evolucionista em defesa da liberdade, propriedade privada, segurança, direito de resistência contra os abusos da segurança, direito de resistência contra os abusos da Coroa ( Estado ) e liberdade de consciência e de religião” Coroa ( Estado ) e liberdade de consciência e de religião” ( Feu Rosa, p. 159 ).

( Feu Rosa, p. 159 ).

2)- “Os textos ingleses apenas tiveram por finalidade 2)- “Os textos ingleses apenas tiveram por finalidade limitar o poder do rei, proteger o indivíduo contra a limitar o poder do rei, proteger o indivíduo contra a arbitrariedade do rei e firmar a supremacia do arbitrariedade do rei e firmar a supremacia do Parlamento.” (p. 142 ).

(11)

3)- “Não são, porém, declarações de direitos no sentido 3)- “Não são, porém, declarações de direitos no sentido moderno, que só apareceram no século XVIII com as moderno, que só apareceram no século XVIII com as revoluções americana e francesa. Tais textos, limitados e revoluções americana e francesa. Tais textos, limitados e às vezes estamentais, no entanto, condicionaram a às vezes estamentais, no entanto, condicionaram a   formação de regras consuetudinárias de mais ampla   formação de regras consuetudinárias de mais ampla  proteção

 proteção dos dos direitos direitos humanos humanos fundamentais.” fundamentais.” (p.139).(p.139).

3.2.6.

3.2.6.A A Declaração de Declaração de Virgínia – Virgínia – 17761776

“Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia ” “Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia ” (Anterio

(Anterior à Declaração de r à Declaração de Independência dos E.U.A.)Independência dos E.U.A.) Enumerava as bases dos direitos do homem, tais como: Enumerava as bases dos direitos do homem, tais como:

“1) todos os homens são por natureza igualmente livres e “1) todos os homens são por natureza igualmente livres e independentes; 2) todo o poder está investido no povo e, independentes; 2) todo o poder está investido no povo e,   portanto, dele deriva, e os magistrados são seus   portanto, dele deriva, e os magistrados são seus

depositários e servos, e a todo tempo por ele depositários e servos, e a todo tempo por ele responsáveis;3) o governo é, ou deve ser, instituído para o responsáveis;3) o governo é, ou deve ser, instituído para o comum benefício, proteção e segurança do povo, nação ou comum benefício, proteção e segurança do povo, nação ou comunidade;4) ninguém tem privilégios exclusivos nem os comunidade;4) ninguém tem privilégios exclusivos nem os cargos ou serviços públicos são hereditários;5) os Poderes cargos ou serviços públicos são hereditários;5) os Poderes Executivo e Legislativo do Estado deverão ser separados e Executivo e Legislativo do Estado deverão ser separados e distintos do Judiciário e, para garantia contra a opressão, distintos do Judiciário e, para garantia contra a opressão, os membros dos dois primeiros teriam que ter investidura os membros dos dois primeiros teriam que ter investidura temporária e as vagas seriam preenchidas por eleições temporária e as vagas seriam preenchidas por eleições   freqüentes, certas e regulares; 6) as eleições dos   freqüentes, certas e regulares; 6) as eleições dos

representan

representantes do povo devem ser tes do povo devem ser livres; 7) é ilegítimo todolivres; 7) é ilegítimo todo   poder de suspensão da lei ou de sua execução, sem   poder de suspensão da lei ou de sua execução, sem

consentimento dos representantes do povo;8)assegurado o consentimento dos representantes do povo;8)assegurado o direito de defesa nos processos criminais, bem como direito de defesa nos processos criminais, bem como   julgamento rápido por júri imparcial, e que ninguém seja   julgamento rápido por júri imparcial, e que ninguém seja   privado de liberdade, exceto pela lei da terra ou por    privado de liberdade, exceto pela lei da terra ou por    julgamento de seus pares; 9) vedadas fianças e multas   julgamento de seus pares; 9) vedadas fianças e multas

excessivas e castigos cruéis e extraordinários; 10) vedada excessivas e castigos cruéis e extraordinários; 10) vedada a expedição de mandados gerais de busca ou de detenção, a expedição de mandados gerais de busca ou de detenção,

(12)

sem especificação exata e prova do crime;11) a liberdade sem especificação exata e prova do crime;11) a liberdade da imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade;12) da imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade;12) “que a milícia bem regulada, composta de elementos do “que a milícia bem regulada, composta de elementos do   povo, com prática das armas, constitui a defesa própria,   povo, com prática das armas, constitui a defesa própria, natural e segura de um Estado livre; que os exércitos natural e segura de um Estado livre; que os exércitos   permanentes, em tempo de paz, devem ser evitados, como   permanentes, em tempo de paz, devem ser evitados, como   perigosos para a liberdade; e que, em todos os casos, o   perigosos para a liberdade; e que, em todos os casos, o militar deve ficar sob rigorosa subordinação ao poder civil militar deve ficar sob rigorosa subordinação ao poder civil e por ele

e por ele governado”;13) todgovernado”;13) todos os homens têm igual direitoos os homens têm igual direito ao livre exercício da religião com os ditames da ao livre exercício da religião com os ditames da consciência.”

consciência.”

Crítica:1)- “As Declarações de Direito, iniciadas com a da Crítica:1)- “As Declarações de Direito, iniciadas com a da Virgínia, importam em limitações do poder estatal como Virgínia, importam em limitações do poder estatal como tal, inspiradas na crença na existência de direitos naturais tal, inspiradas na crença na existência de direitos naturais e imprescritíveis do homem.”(p. 142 ).

e imprescritíveis do homem.”(p. 142 ). 3.2.7.

3.2.7.A “DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA” DOSA “DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA” DOS E.U.A. – 1776.

E.U.A. – 1776.

  De autoria de Thomas Jefferson e posterior à Declaração   De autoria de Thomas Jefferson e posterior à Declaração de Virgínia ( 04/07/1776), teve maior repercussão, ainda de Virgínia ( 04/07/1776), teve maior repercussão, ainda que não tivesse natureza jurídica como esta última.

que não tivesse natureza jurídica como esta última.

3.2.8.

3.2.8.A A “DECLARAÇÃO “DECLARAÇÃO NORTE-NORTE-AMERIAMERICANA”- CANA”-1787

1787-- A

 A Constituição AmericanaConstituição Americana aprovada na Convenção deaprovada na Convenção de Filadélfia ( 17/9/1787 ) não continha, inicialmente, uma Filadélfia ( 17/9/1787 ) não continha, inicialmente, uma declaração dos direitos fundamentais do homem.

declaração dos direitos fundamentais do homem.

  A aprovação da mesma, no entanto, dependia da   A aprovação da mesma, no entanto, dependia da

ratificação de 9 dentre os 13 Estados independentes. ratificação de 9 dentre os 13 Estados independentes.

 Alguns destes, para deixarem de ser Estados e passarem a  Alguns destes, para deixarem de ser Estados e passarem a Estados-membros de uma federação, só concordaram se Estados-membros de uma federação, só concordaram se houvesse uma CARTA DE DIREITOS em que se houvesse uma CARTA DE DIREITOS em que se garantissem os direitos fundamentais do homem. Assim, garantissem os direitos fundamentais do homem. Assim, Thomas Jefferson e James Madison elaboraram as “DEZ  Thomas Jefferson e James Madison elaboraram as “DEZ 

(13)

PRIMEIRAS EMENDAS” que constituem o “BILL OF  PRIMEIRAS EMENDAS” que constituem o “BILL OF   RIGHTS” do povo americano, em que são assegurados os  RIGHTS” do povo americano, em que são assegurados os

seguintes direitos fundamentais, dentre outros: seguintes direitos fundamentais, dentre outros:

“I- liberdade de religião e culto, de palavra, de imprensa, “I- liberdade de religião e culto, de palavra, de imprensa, de reunião pacífica e direito de petição.(1ª Emenda);

de reunião pacífica e direito de petição.(1ª Emenda);

  II- inviolabilidade da pessoa, da casa, de papéis e posses   II- inviolabilidade da pessoa, da casa, de papéis e posses

de objetos ( 4ª Emenda ); de objetos ( 4ª Emenda );

 III- direito de defesa e de um julgamento por juiz natural e  III- direito de defesa e de um julgamento por juiz natural e de acordo como devido processo legal, isto é, com de acordo como devido processo legal, isto é, com garanti

garantias legais suficientes (5ª as legais suficientes (5ª Emenda );Emenda );

  IV- garantia do direito de propriedade, de que não se   IV- garantia do direito de propriedade, de que não se   poderá privar senão para uso público e com justa   poderá privar senão para uso público e com justa

compensação( 5ª Emenda ); compensação( 5ª Emenda );

V- direito a um julgamento público e rápido por júri V- direito a um julgamento público e rápido por júri imparcial do Estado e distrito em que o crime tenha sido imparcial do Estado e distrito em que o crime tenha sido cometido, com direito de provas de defesa e assistência de cometido, com direito de provas de defesa e assistência de um advogado ( 6ª Emenda).”

um advogado ( 6ª Emenda).”

Observações: Observações:

1)- A 2ª Emenda consignou o direito do povo de possuir e 1)- A 2ª Emenda consignou o direito do povo de possuir e  portar armas, mas, à evidência, não se pode considerar tal  portar armas, mas, à evidência, não se pode considerar tal  faculd

 faculdade como ade como um direito fundamental do homem ,e um direito fundamental do homem ,e tendetende mesmo a ser revogada nos EUA.

mesmo a ser revogada nos EUA.

2)- A 3ª Emenda também veda que qualquer soldado seja, 2)- A 3ª Emenda também veda que qualquer soldado seja, em tempo de paz, alojado em qualquer casa sem o em tempo de paz, alojado em qualquer casa sem o consentimento do proprietário, nem em tempo de guerra, consentimento do proprietário, nem em tempo de guerra, salvo na forma estabelecida em lei. Isso era importante na salvo na forma estabelecida em lei. Isso era importante na época, mas é claro que, hoje, a garantia está consignada época, mas é claro que, hoje, a garantia está consignada na inviolabilidade do domicílio.

na inviolabilidade do domicílio.

3)- A 10ª Emenda contém um princípio federativo: o dos 3)- A 10ª Emenda contém um princípio federativo: o dos  poderes reservados aos Estados.

(14)

3.2.9.

3.2.9.DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM EDECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDAD

DO CIDADÃO-ÃO-17891789

Características: Características: 1)

1)- É “universal- É “universalizante”izante”

2)- Intelectualista: “desenvolveu-se mais no plano das 2)- Intelectualista: “desenvolveu-se mais no plano das idéias. Era antes de tudo um documento filosófico e idéias. Era antes de tudo um documento filosófico e   jurídico que devia anunciar a chegada de uma sociedade   jurídico que devia anunciar a chegada de uma sociedade

ideal.” ideal.” 3)

3)- Mundialista: valor - Mundialista: valor universal, universal, transcende aos indivíduostranscende aos indivíduos de um determinado país.

de um determinado país.

4)- Individualista: preocupa-se em defender o indivíduo 4)- Individualista: preocupa-se em defender o indivíduo contra o Estado.

contra o Estado. Críticas:

Críticas:

  As fontes filosóficas e ideológicas das declarações de   As fontes filosóficas e ideológicas das declarações de direitos americanas como da francesa são européias direitos americanas como da francesa são européias (Mirkine-Guetzévitch).

(Mirkine-Guetzévitch).

 Do Homem: de caráter pré-social, concernentes ao homem  Do Homem: de caráter pré-social, concernentes ao homem independentemente de sua integração em uma sociedade independentemente de sua integração em uma sociedade  política, são, nos seus termos, a liberdade, a propriedade, e  política, são, nos seus termos, a liberdade, a propriedade, e a segurança, isto é: tudo aquilo que os franceses chamam a segurança, isto é: tudo aquilo que os franceses chamam hoje,

hoje, com com duvidduvidosa pertinência, de liberdades públicas.osa pertinência, de liberdades públicas.

  Do cidadão: são os direitos pertencentes ao indivíduo   Do cidadão: são os direitos pertencentes ao indivíduo

enquanto participantes de uma sociedade política e são o enquanto participantes de uma sociedade política e são o direito de resistência à opressão, o direito de concorrer, direito de resistência à opressão, o direito de concorrer,   pessoalmente ou por representantes, para a formação da   pessoalmente ou por representantes, para a formação da lei, como expressão da vontade geral, o direito de acesso lei, como expressão da vontade geral, o direito de acesso aos cargos públicos.

aos cargos públicos.

“O texto da Declaração de 1789 é de estilo lapidar, “O texto da Declaração de 1789 é de estilo lapidar, elegante, sintético, preciso e escorreito, que, em dezessete elegante, sintético, preciso e escorreito, que, em dezessete artigos, proclama os princípios da liberdade, da igualdade, artigos, proclama os princípios da liberdade, da igualdade, da propriedade e da legalidade e as garantias individuais da propriedade e da legalidade e as garantias individuais liberais que ainda se encontram nas declarações liberais que ainda se encontram nas declarações contemporâneas, salvas as liberdades de reunião e de contemporâneas, salvas as liberdades de reunião e de

(15)

associação que ela desconhecera, firmada que estava numa associação que ela desconhecera, firmada que estava numa rigorosa concepção

rigorosa concepção individualista.individualista.”( ”( Duverger).Duverger).

  A declaração francesa influenciou as Constituições   A declaração francesa influenciou as Constituições

européias

européias do do século Xséculo XIX e IX e SÉC.XX.SÉC.XX.

3.2.10)-3.2.10)-A A Declaração Declaração do do Povo Povo Trabalhador Trabalhador ee Explorado-1918

Explorado-1918 Contraste:

Contraste:   No séc. XVIII E XIX voltaram-se, basicamente,  No séc. XVIII E XIX voltaram-se, basicamente,   para a garantia formal das liberdades como princípio da   para a garantia formal das liberdades como princípio da

democracia política ou democracia burguesa. democracia política ou democracia burguesa.

Contudo, a burguesa estava oprimida politicamente

Contudo, a burguesa estava oprimida politicamente  , não  , não economicamente.

economicamente.

Crítica: “No entanto, o desenvolvimento industrial e a Crítica: “No entanto, o desenvolvimento industrial e a conseqüente formação de uma classe operária logo conseqüente formação de uma classe operária logo demonstraram a insuficiência daquelas garantias formais, demonstraram a insuficiência daquelas garantias formais, caracterizadoras das chamadas liberdades formais, de caracterizadoras das chamadas liberdades formais, de sentido negativo, como resistência e limitação do poder. sentido negativo, como resistência e limitação do poder. Pois a opressão não era, em relação a ela, de caráter  Pois a opressão não era, em relação a ela, de caráter   político formal, mas basicamente econômico. Não vinha do  político formal, mas basicamente econômico. Não vinha do   poder político do Estado, mas do poder econômico   poder político do Estado, mas do poder econômico

capitalista. De nada adiantava as constituições e leis capitalista. De nada adiantava as constituições e leis reconhecerem liberdades a todos, se a maioria não reconhecerem liberdades a todos, se a maioria não dispunha e ainda não dispõe, de condições materiais para dispunha e ainda não dispõe, de condições materiais para exercê-las.”

exercê-las.”

“A burguesia liberal aparenta conceder a todos a “A burguesia liberal aparenta conceder a todos a liberdade de imprensa, liberdade de associação, os direitos liberdade de imprensa, liberdade de associação, os direitos   políticos, as possibilidades de oposição política: mas, de   políticos, as possibilidades de oposição política: mas, de   fato, tais direitos e liberdades não podem ser exercidos   fato, tais direitos e liberdades não podem ser exercidos realmente senão pelos capitalistas que são os que têm os realmente senão pelos capitalistas que são os que têm os meios econômicos indispensáveis para que tais liberdades meios econômicos indispensáveis para que tais liberdades sejam reais. E assim, no caso do direito do sufrágio, este sejam reais. E assim, no caso do direito do sufrágio, este serve para camuflar diante dos olhos do proletários uma serve para camuflar diante dos olhos do proletários uma

(16)

  papeleta de voto, mas a propaganda eleitoral se encontra   papeleta de voto, mas a propaganda eleitoral se encontra nas mãos das forças do dinheiro. Simula-se conceder-lhes nas mãos das forças do dinheiro. Simula-se conceder-lhes o direito de formar sindicatos e partidos políticos, mas as o direito de formar sindicatos e partidos políticos, mas as

oligarquias capitalistas conservam, direta ou

oligarquias capitalistas conservam, direta ou

indiretamente, o controle” ( Juan Ferrando Badía ) indiretamente, o controle” ( Juan Ferrando Badía )

3.2.11.

3.2.11.OUTROS DOCUMENTOSOUTROS DOCUMENTOS A)- No nível socialista:

A)- No nível socialista: O MANIFESTO COMUNISTAO MANIFESTO COMUNISTA –– 1848 (“comparado por Harold Laski com a Declaração de 1848 (“comparado por Harold Laski com a Declaração de Independência Americana e com a Declaração dos Direitos Independência Americana e com a Declaração dos Direitos de 1789, foi o documento político mais importante na de 1789, foi o documento político mais importante na crítica socialista ao regime liberal-burguês.”

crítica socialista ao regime liberal-burguês.” B)- No nível religioso:

B)- No nível religioso: A ENCÍCLICA RERUMA ENCÍCLICA RERUM NOVARUM – 1891 – PAPA LEÃO XIII.

NOVARUM – 1891 – PAPA LEÃO XIII. C)- No nível jurídico:

1)-C)- No nível jurídico: 1)- CONSTITUIÇÃOCONSTITUIÇÃO MEXICANA

MEXICANA DE 1917, esp.art.123-Declaração dosDE 1917, esp.art.123-Declaração dos Direitos Sociais ( trabalho e previdência social); Direitos Sociais ( trabalho e previdência social); 2)-CONSTITUIÇÃO ALEMÃ DE WEIMAR

CONSTITUIÇÃO ALEMÃ DE WEIMAR (1919)-

(1919)-  Direitos e Deveres Fundamentais dos Alemães (inclui o   Direitos e Deveres Fundamentais dos Alemães (inclui o direito da vida social, da vida religiosa, da educação e direito da vida social, da vida religiosa, da educação e escola, da vida econômica. Esta Constituição influenciou o escola, da vida econômica. Esta Constituição influenciou o constitucionalismo do pós-Primeira Guerra Mundial, constitucionalismo do pós-Primeira Guerra Mundial, inclusive a Constituição brasileira de1934.

(17)

4.

4.PREVISÃO NORMATIVAPREVISÃO NORMATIVA

4.1. A questão do domínio reservado dos Estados 4.1. A questão do domínio reservado dos Estados 4.2. Delimitação da Matéria:

4.2. Delimitação da Matéria: 4.2.1.

4.2.1. DIREITOS HUMANOS STRICTU SENSUDIREITOS HUMANOS STRICTU SENSU 4.2.2.

4.2.2. DIREITOS HUMANOS LATO SENSUDIREITOS HUMANOS LATO SENSU::

A)-A)- DIREITOS HUMANOS PROPRIAMENTE DITOSDIREITOS HUMANOS PROPRIAMENTE DITOS B)

B)-- DIREITO HUMANITÁRIO ( OU DIREITO DOSDIREITO HUMANITÁRIO ( OU DIREITO DOS CONFLITOS ARMADOS )

CONFLITOS ARMADOS ) C)

C)-- DIREITO DOS REFUGIADOSDIREITO DOS REFUGIADOS

D)-D)- DIREITO DE ASILO DIPLOMÁTICO EDIREITO DE ASILO DIPLOMÁTICO E TERRITORIAL

TERRITORIAL 4.3.

4.3. INSTRUMENTOS INSTRUMENTOS JURÍDICOSJURÍDICOS INTERNACIONAIS

INTERNACIONAIS

A)-A)- DIREITOS HUMANOS SETRICTU SENSUDIREITOS HUMANOS SETRICTU SENSU

4.3.1. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO 4.3.1. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM ( 1948 )

HOMEM ( 1948 )

4.3.2.. PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS 4.3.2.. PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS ( 1966 )

CIVIS E POLÍTICOS ( 1966 )

4.3.3. PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS 4.3.3. PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS (1966)

ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS (1966)

Pode-se dizer, genericamente, que tais instrumentos Pode-se dizer, genericamente, que tais instrumentos   formam o “CÓDIGO INTERNACIONAL DOS DIREITOS   formam o “CÓDIGO INTERNACIONAL DOS DIREITOS  HUMANOS”

(18)

SISTEMAS REGIONAIS DE PROTEÇÃO: SISTEMAS REGIONAIS DE PROTEÇÃO: SISTEMA EUROPEU

SISTEMA EUROPEU::

4.3.4. “CONVENÇÃO DE SALVAGUARDA DOS 4.3.4. “CONVENÇÃO DE SALVAGUARDA DOS DIREITOS DO HOMEM E DAS LIBERDADES DIREITOS DO HOMEM E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS” – Roma- 1950.

FUNDAMENTAIS” – Roma- 1950. “PROTOCOLOS ADICIONAIS” “PROTOCOLOS ADICIONAIS”

4.3.5. CARTA SOCIAL EUROPÉIA- Turim- 1961. 4.3.5. CARTA SOCIAL EUROPÉIA- Turim- 1961. SISTEMA AME

SISTEMA AMERICANO ( ou RICANO ( ou INTERAMERICANO INTERAMERICANO )) 4.3.6. “DECLARAÇÃO AMERICANA DOS DIREITOS E 4.3.6. “DECLARAÇÃO AMERICANA DOS DIREITOS E DEVERES DO HOMEM”- Bogotá, 02/05/l948 (Antes, DEVERES DO HOMEM”- Bogotá, 02/05/l948 (Antes, portanto, da DUDH)

portanto, da DUDH)

4.3.7.“ CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS 4.3.7.“ CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS” (PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA, HUMANOS” (PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA, 1969).

1969). “O Brasil é signatário dos mais importantes“O Brasil é signatário dos mais importantes tratados internacionais sobre DH 

tratados internacionais sobre DH ” (” ( www.mj.gov.brwww.mj.gov.br ))

Vinculado a ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS Vinculado a ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS O.E.A.

AMERICANOS O.E.A. -SISTEMA AFRICANO SISTEMA AFRICANO

4.3.8. “ CARTA AFRICANA DOS DIREITOS DO 4.3.8. “ CARTA AFRICANA DOS DIREITOS DO HOMEM E DOS POVOS” – 1981. FUNCIONA DENTRO HOMEM E DOS POVOS” – 1981. FUNCIONA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AFRICADOS DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AFRICADOS (O.U.A.)

(O.U.A.)

DOCUMENTO ISLÂMICO DOCUMENTO ISLÂMICO

4.3.9. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS 4.3.9. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS ÁRABES.

POVOS ÁRABES.

4.3.10.Outros Instrumentos/Eventos Internacionais: 4.3.10.Outros Instrumentos/Eventos Internacionais:

(19)

A)- CONVENÇÃO CONTRA TORTURA E OUTROS A)- CONVENÇÃO CONTRA TORTURA E OUTROS TRATAMENTOS OU PENAS CRUÉIS, DESUMANOS E TRATAMENTOS OU PENAS CRUÉIS, DESUMANOS E DEGRADANTES; B)- CONFERÊNCIA MUNDIAL DE DEGRADANTES; B)- CONFERÊNCIA MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS DA O.N.U. (

DIREITOS HUMANOS DA O.N.U. ( “a crescente disparidade“a crescente disparidade entre os países economicamente desenvolvidos e os países em entre os países economicamente desenvolvidos e os países em desenvolvimento impede a realização dos direitos civis e desenvolvimento impede a realização dos direitos civis e  políticos.”);

 políticos.”); C)- CONVENÇÃO PARA PREVENÇÃO EC)- CONVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E SANÇÃO DO DELITO DE GENOCÍDIO; D)- CONVENÇÃO SANÇÃO DO DELITO DE GENOCÍDIO; D)- CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS POLÍTICOS DA MULHER; E) SOBRE DIREITOS POLÍTICOS DA MULHER; E) DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA; DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA; F)-DECLARAÇÃO E CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DECLARAÇÃO E CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL. DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

DIREITOS HUMANOS LATO SENSU DIREITOS HUMANOS LATO SENSU

B)-B)- DIREITO DIREITO INTERNACIONALINTERNACIONAL HUMANITÁRIO (DIREITO DOS CONFLITOS HUMANITÁRIO (DIREITO DOS CONFLITOS ARMADOS )

ARMADOS ) 4.3.11.

4.3.11. QUATRO QUATRO CONVENÇÕES CONVENÇÕES DEDE GENEBRA ADOTADAS EM 12/08/l949

GENEBRA ADOTADAS EM 12/08/l949:: DENOMINADODENOMINADO DIREITO DE GENEBRA

-DIREITO DE GENEBRA - ( Promulgado no Brasil pelo( Promulgado no Brasil pelo Decreto 42.l2l 21/8/57)-(I)-Melhoria da Sorte dos Feridos e Decreto 42.l2l 21/8/57)-(I)-Melhoria da Sorte dos Feridos e Enfermos dos Exércitos em Campanha; (II)- Melhoria da Sorte Enfermos dos Exércitos em Campanha; (II)- Melhoria da Sorte dos Feridos, Enfermos e Náufragos das Forças Armadas no dos Feridos, Enfermos e Náufragos das Forças Armadas no Mar; II

Mar; III)- Relativa à Proteção dos Prisioneiros de GuerI)- Relativa à Proteção dos Prisioneiros de Guerra; IV)ra; IV) --Relativa à Proteção dos Civis em Tempo de Guerra. Dois Relativa à Proteção dos Civis em Tempo de Guerra. Dois Protocolos Adicionais ( adotados em l977 ): PROTOCOLO I: Protocolos Adicionais ( adotados em l977 ): PROTOCOLO I: Relativo à Proteção das Vítimas dos Conflitos Armados Relativo à Proteção das Vítimas dos Conflitos Armados Internacionais; PROTOCOLO II: Relativo à Proteção das Internacionais; PROTOCOLO II: Relativo à Proteção das Vítimas dos Conflitos Armados Não Internacionais ( Vítimas dos Conflitos Armados Não Internacionais ( Promulgados no Brasil pelo Decreto 849 25/6/93). Obs. As 4 Promulgados no Brasil pelo Decreto 849 25/6/93). Obs. As 4 Convenções foram ratificadas por 186 países; Os protocolos, Convenções foram ratificadas por 186 países; Os protocolos,

(20)

respectivamente, por 135 e 125 Estados. ( Perfazem cerca de respectivamente, por 135 e 125 Estados. ( Perfazem cerca de 600 artigos de proteção da pessoa humana em caso de conflitos 600 artigos de proteção da pessoa humana em caso de conflitos armados ).

armados ).

4.3.12.

4.3.12. CONVENÇÕES CONVENÇÕES DE DE HAIA HAIA (( CONHECIDAS COMO DIREITO DE HAIA )- O Direito da CONHECIDAS COMO DIREITO DE HAIA )- O Direito da guerra propriamente dito.

guerra propriamente dito.

Relativas, entre outros, às leis e costumes da guerra, Relativas, entre outros, às leis e costumes da guerra, aos direitos e deveres das potências neutras em caso de guerra aos direitos e deveres das potências neutras em caso de guerra terrestre, ao regime dos navios de comércio no início das terrestre, ao regime dos navios de comércio no início das hostilidades, à transformação dos navios de comércio em navios hostilidades, à transformação dos navios de comércio em navios de guerra, à colocação de minas submarinas automáticas de de guerra, à colocação de minas submarinas automáticas de contacto, ao bombardeamento por forças navais em tempo de contacto, ao bombardeamento por forças navais em tempo de guerra, à adaptação dos princípios da Convenção de Genebra à guerra, à adaptação dos princípios da Convenção de Genebra à guerra marítima e à proibição de lançar projéteis e explosivos a guerra marítima e à proibição de lançar projéteis e explosivos a partir de balões.

partir de balões.

Tais regras estão nas CONVENÇÕES DE HAIA DE Tais regras estão nas CONVENÇÕES DE HAIA DE 1899 (revistas em l907); e algumas regras constantes do 1899 (revistas em l907); e algumas regras constantes do Protocolo I Adicional às Convenções de Genebra de 12 de Protocolo I Adicional às Convenções de Genebra de 12 de agosto de l949.

agosto de l949. 4.3.13.

4.3.13. CHAMADAS REGRAS DE NOVACHAMADAS REGRAS DE NOVA IORQUE

IORQUE, por terem sua base a atividade desenvolvida pela, por terem sua base a atividade desenvolvida pela ONU no sentido de proteger os direitos humanos em período de ONU no sentido de proteger os direitos humanos em período de conflito armado. RESOLUÇÃO 2.444 (XXIII): “RESPEITO conflito armado. RESOLUÇÃO 2.444 (XXIII): “RESPEITO DOS DIREITOS HUMANOS EM PERÍODO DE CONFLITO DOS DIREITOS HUMANOS EM PERÍODO DE CONFLITO ARMADO”.

ARMADO”.

DIREITO DOS REFUGIADOS DIREITO DOS REFUGIADOS

4.3.13. CONVENÇÃO INTERNACIONAL 4.3.13. CONVENÇÃO INTERNACIONAL RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS – RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS – ADOTADA

ADOTADA EM EM GENEBRA, GENEBRA, 1951 1951 ( ( Promulgada Promulgada no Brno Brasilasil pela Lei 9474/1997 ). PROTOCOLO ADICIONAL SOBRE O pela Lei 9474/1997 ). PROTOCOLO ADICIONAL SOBRE O ESTATUTO DOS REFUGIADOS. Atualmente, A Convenção ESTATUTO DOS REFUGIADOS. Atualmente, A Convenção sobre o Estatuto

(21)

por força do Decreto 99757/1990, SEM QUALQUER por força do Decreto 99757/1990, SEM QUALQUER RESERVA.

RESERVA.

4.4.

4.4. InstrInstrumenumentos tos InternosInternos

4.4.1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 4.4.1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 4.4.2. Legislação

4.4.2. Legislação infraconstitucioinfraconstitucionalnal

4.4.3. Programa Nacional de Direitos Humanos 4.4.3. Programa Nacional de Direitos Humanos

5. CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS HUMANOS 5. CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

FUNDAMENTAIS 5.1. Historicidade 5.1. Historicidade

Possuem um antecedentes fático.

Possuem um antecedentes fático. Para alguns, nasceram com oPara alguns, nasceram com o Cristianismo, pois este alçou o homem a um novo patamar de Cristianismo, pois este alçou o homem a um novo patamar de dignidade. Com o passar do tempo veio a época do dignidade. Com o passar do tempo veio a época do “adormecimento”. Tais direitos despertaram com as “adormecimento”. Tais direitos despertaram com as declarações de direitos humanos: Magna Carta Libertarum, de declarações de direitos humanos: Magna Carta Libertarum, de 1215;

1215; a Declaraçãa Declaração de o de Direitos do Direitos do Bom Povo Bom Povo de Virgínde Virgínia deia de 1776 e as Dez Emendas da Constituição Americana; 1776 e as Dez Emendas da Constituição Americana;   Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789,   Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789,

sobrevindo a Declaração Universal de Direitos do Homem na sobrevindo a Declaração Universal de Direitos do Homem na ONU.

ONU.

5.2. Universalidade 5.2. Universalidade

(22)

São destinados a todos os seres humanos. Constituem uma São destinados a todos os seres humanos. Constituem uma  preocupação generalizada da raça humana.

 preocupação generalizada da raça humana.

5.3. Limitabilidade 5.3. Limitabilidade

Os direitos fundamentais não são absolutos: isso quer dizer  Os direitos fundamentais não são absolutos: isso quer dizer  que, por vezes, dois direitos fundamentais podem chocar-se. que, por vezes, dois direitos fundamentais podem chocar-se. Chama-se conflito positivo. São várias as escolas doutrinárias Chama-se conflito positivo. São várias as escolas doutrinárias de interpretação.

de interpretação.

5.4. Concorrência 5.4. Concorrência

Os direitos fundamentais podem ser “acumulados” Os direitos fundamentais podem ser “acumulados”

5.5. Irrenunciabilidade 5.5. Irrenunciabilidade

Eles são irrenunciáveis, ou seja, os indivíduos não podem Eles são irrenunciáveis, ou seja, os indivíduos não podem deles dispor. Podem, eventualmente, deixar de exercê-los, mas deles dispor. Podem, eventualmente, deixar de exercê-los, mas não renunciá

não renunciá-los-los..

6.

6. Espécies: As Gerações/Dimensões dos DireitosEspécies: As Gerações/Dimensões dos Direitos Humanos

Humanos

 A)- Para Hildebrando ACCIOLY:  A)- Para Hildebrando ACCIOLY:

1)- Direitos de 1ª Geração: Direitos Civis e Políticos. 1)- Direitos de 1ª Geração: Direitos Civis e Políticos.   Direito à Liberdade – tradição individualista; Direitos   Direito à Liberdade – tradição individualista; Direitos Civis e políticos: Direito à vida, a uma nacionalidade, a Civis e políticos: Direito à vida, a uma nacionalidade, a liberdade de movimento, ao direito de asilo.

liberdade de movimento, ao direito de asilo.

Proibição de tortura e tratamento cruel, desumano ou Proibição de tortura e tratamento cruel, desumano ou degradante. Proibição da escravidão. A liberdade de degradante. Proibição da escravidão. A liberdade de opinião, liberdade de atividades políticas e trabalhistas. opinião, liberdade de atividades políticas e trabalhistas. 2)- Direitos de 2ª Geração: Direitos econômicos, sociais e 2)- Direitos de 2ª Geração: Direitos econômicos, sociais e culturais.

(23)

É como se existisse uma dívida da sociedade para com o É como se existisse uma dívida da sociedade para com o indivíduo.

indivíduo.

Só podem ser desfrutados com o auxílio do Estado. Só podem ser desfrutados com o auxílio do Estado.

  Direito ao Trabalho em condições justas e favoráveis; o   Direito ao Trabalho em condições justas e favoráveis; o  Direito à educação e cultura; Direito a um nível adequado  Direito à educação e cultura; Direito a um nível adequado

de vida, Direito à seguridade e seguro social; de vida, Direito à seguridade e seguro social;

3)- Direitos de 3ª Geração: Direitos de Solidariedade e 3)- Direitos de 3ª Geração: Direitos de Solidariedade e  Direito Humano ao Meio

 Direito Humano ao Meio Ambiente sadio.Ambiente sadio.

  Direito à Paz, Direito ao Desenvolvimento, Direitos aos   Direito à Paz, Direito ao Desenvolvimento, Direitos aos  Bens que constituem o patrimônio comum da humanidade.  Bens que constituem o patrimônio comum da humanidade.

Os Direitos Sociais são

Os Direitos Sociais são desfrutados de maneira coletiva, oudesfrutados de maneira coletiva, ou seja, a soma do indivíduo, Estado e outras entidades seja, a soma do indivíduo, Estado e outras entidades  públicas e privadas.

 públicas e privadas.

“o problema inerente a esses direitos de terceira geração é  “o problema inerente a esses direitos de terceira geração é  o de identificar seus credores e devedores”.

o de identificar seus credores e devedores”.  B

 B)-Outro )-Outro autor:autor:

1)-Direitos Fundamentais de Primeira Geração 1)-Direitos Fundamentais de Primeira Geração

“São os direitos de defesa do indivíduo perante o Estado. “São os direitos de defesa do indivíduo perante o Estado.   Assim sendo, estabelecer qual o domínio das atividades   Assim sendo, estabelecer qual o domínio das atividades individuais e qual o das Estatais. Impondo um dever de individuais e qual o das Estatais. Impondo um dever de abstenção do Estado, em certas matérias ou domínio da abstenção do Estado, em certas matérias ou domínio da atividade humana”. “S

atividade humana”. “São as chamadas ão as chamadas liberdades públicasliberdades públicas negativas ou direitos negativos pois exigem do Estado um negativas ou direitos negativos pois exigem do Estado um comportamento de abstenção.

comportamento de abstenção.

Ex.: Direito à vida, à intimidade, à inviolabilidade do Ex.: Direito à vida, à intimidade, à inviolabilidade do domicílio.

domicílio.

2)- Direitos Fundamentais de 2ª Geração: “Os direitos 2)- Direitos Fundamentais de 2ª Geração: “Os direitos  fundamentais da Segunda geração são os que exigem uma  fundamentais da Segunda geração são os que exigem uma atividades prestacional do Estado, no sentido de se buscar  atividades prestacional do Estado, no sentido de se buscar  a superação das carências individuais e sociais.” São a superação das carências individuais e sociais.” São chamados de “direitos positivos”. Só exigem presença do chamados de “direitos positivos”. Só exigem presença do Estado em ações voltadas à minoração dos problemas Estado em ações voltadas à minoração dos problemas sociais. Ex: Direito previdenciário.

(24)

3)- Direitos Fundamentais de 3ª Geração: Constituem, 3)- Direitos Fundamentais de 3ª Geração: Constituem, basicamente, os direitos difusos e coletivos ( meio basicamente, os direitos difusos e coletivos ( meio ambiente, defesa do consumidor, proteção da infância e da ambiente, defesa do consumidor, proteção da infância e da  juventude, direito da informática, etc.).

 juventude, direito da informática, etc.).

C)-Na visão de SELMA REGINA ARAGÃO ( Direitos C)-Na visão de SELMA REGINA ARAGÃO ( Direitos  Humanos na Ordem Mundial ):

 Humanos na Ordem Mundial ):

1)- Direitos Humanos de 1ª Geração: Liberdades públicas; 1)- Direitos Humanos de 1ª Geração: Liberdades públicas;  Direitos Subjetivos, de Resistência,

 Direitos Subjetivos, de Resistência, de Oposição ao Estado;de Oposição ao Estado;  Direitos da Liberdade.

 Direitos da Liberdade.

2)- Direitos Humanos da 2ª Geração: Direitos Econômicos 2)- Direitos Humanos da 2ª Geração: Direitos Econômicos e Sociais. Nascem com o princípio da igualdade. Direitos e Sociais. Nascem com o princípio da igualdade. Direitos da Igualdade.

da Igualdade.

3)- Direitos da 3ª Geração: Direito ao Desenvolvimento; 3)- Direitos da 3ª Geração: Direito ao Desenvolvimento;   Direito à Paz; Direito ao Meio Ambiente; Direito de   Direito à Paz; Direito ao Meio Ambiente; Direito de Propriedade sobre o Bem (ou Patrimônio ) Comum da Propriedade sobre o Bem (ou Patrimônio ) Comum da   Humanidade. Direito da Comunicação; Direito de   Humanidade. Direito da Comunicação; Direito de

Solidariedade ou Fraternidade; Solidariedade ou Fraternidade;

4)-Direitos Humanos da 4ª Geração: Globalização dos 4)-Direitos Humanos da 4ª Geração: Globalização dos  Direitos Fundamentais.

 Direitos Fundamentais.

 D)- Na visão de Ingo Wolfgang Sarlet ( in: “A eficácia dos  D)- Na visão de Ingo Wolfgang Sarlet ( in: “A eficácia dos

direitos fundamentais”): direitos fundamentais”):

1)- Direitos Humanos da 1ª Dimensão: “Direito de 1)- Direitos Humanos da 1ª Dimensão: “Direito de  Resistência ou

 Resistência ou de Oposição de Oposição perante o perante o Estado” Estado” (Bonavide).(Bonavide). Os consagrados nas primeiras Constituições escritas. Os consagrados nas primeiras Constituições escritas.  Liberdade de expressão coletiva.

 Liberdade de expressão coletiva.

2)- Direitos Humanos da 2ª Dimensão: “Direito de 2)- Direitos Humanos da 2ª Dimensão: “Direito de Participar do Bem Estar Social” (Lafer). Liberdade por  Participar do Bem Estar Social” (Lafer). Liberdade por    Intermédio do Estado. Direito a Prestações Sociais   Intermédio do Estado. Direito a Prestações Sociais

Estatais. Estatais.

3)- Direitos Humanos da 3ª Dimensão: Desprendem-se da 3)- Direitos Humanos da 3ª Dimensão: Desprendem-se da  figura do homem.

(25)

  Indivíduo como seu titular, destinando-se à Proteção dos   Indivíduo como seu titular, destinando-se à Proteção dos

Grupos Humanos ( família, povo, nação ). Grupos Humanos ( família, povo, nação ).

Uma resposta do fenômeno denominado “ Poluição das Uma resposta do fenômeno denominado “ Poluição das  Liberdades

 Liberdades” ( ” ( Pérez Luño ).Pérez Luño ).

4)- Direitos Humanos da 4ª Dimensão: “Compreendem o 4)- Direitos Humanos da 4ª Dimensão: “Compreendem o   futuro da cidadania e o porvir da liberdade de todos os   futuro da cidadania e o porvir da liberdade de todos os   povos. Tão somente com elas será legítima a possível   povos. Tão somente com elas será legítima a possível

globalização política.” (Bonavides). globalização política.” (Bonavides).

E)-Na visão de Jack Donnely: Internacional Human E)-Na visão de Jack Donnely: Internacional Human  Rights: a regime analyses.

 Rights: a regime analyses. “DIREITOS HUMANOS: “DIREITOS HUMANOS:

  Direitos Pessoais: à vida, à nacionalidade, ao   Direitos Pessoais: à vida, à nacionalidade, ao

reconhecimento perante a lei, à proteção contra punições, reconhecimento perante a lei, à proteção contra punições, cruéis e degradantes, contra discriminações.

cruéis e degradantes, contra discriminações.

 Direitos Judiciais: o acesso a remédios contra violações, a  Direitos Judiciais: o acesso a remédios contra violações, a   presunção de inocência, a garantia de processo justo e   presunção de inocência, a garantia de processo justo e imparcial, a irretroatividade das leis penais, a proteção imparcial, a irretroatividade das leis penais, a proteção contra detenção, prisão ou exílio arbitrários,etc.

contra detenção, prisão ou exílio arbitrários,etc.

  Liberdades Civis: de pensamento, consciência e religião,   Liberdades Civis: de pensamento, consciência e religião, de opinião e expressão, de movimento e residência, de de opinião e expressão, de movimento e residência, de reunião e associação pacífica.

reunião e associação pacífica.

  Direitos de Subsistência: particularmente à alimentação e   Direitos de Subsistência: particularmente à alimentação e

a u

a um padrão de vida m padrão de vida adequado.adequado.

 Direitos Econômicos: ao trabalho, ao repouso e ao lazer, à  Direitos Econômicos: ao trabalho, ao repouso e ao lazer, à

segurança social e à propriedade. segurança social e à propriedade.

  Direitos Sociais e Culturais: especialmente os direitos à   Direitos Sociais e Culturais: especialmente os direitos à

instrução e à participação na vida cultural e comunidade. instrução e à participação na vida cultural e comunidade.   Direitos Políticos: principalmente os de tomar parte no   Direitos Políticos: principalmente os de tomar parte no governo e as eleições legítimas, com sufrágio universal e governo e as eleições legítimas, com sufrágio universal e igual.

(26)

F)- LIBERDADES INDIVIDUAIS: Exclusivamente da F)- LIBERDADES INDIVIDUAIS: Exclusivamente da  pessoa humana, sem as exigências sociais, considerando-se  pessoa humana, sem as exigências sociais, considerando-se

o indivíduo isoladamente. o indivíduo isoladamente.

G)- LIBERDADES PÚBLICAS: O Homem dentro da G)- LIBERDADES PÚBLICAS: O Homem dentro da sociedade, como “ser social”.

sociedade, como “ser social”.

7. A DIMENSÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS 7. A DIMENSÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS STRICTU SENSU

HUMANOS STRICTU SENSU

7.1. Antecedentes Históricos Imediatos à Declaração 7.1. Antecedentes Históricos Imediatos à Declaração Universal dos Direito

Universal dos Direitos do Homem-s do Homem-DUDH-

DUDH-Comissão de Direitos Humanos presidida pela Sra. Comissão de Direitos Humanos presidida pela Sra. El

Eleeonora onora Roosevelt com Roosevelt com 3 3 encargos:encargos:

  A)- Preparar uma Declaração Universal relativa aos   A)- Preparar uma Declaração Universal relativa aos

direitos civis, econômicos e sociais do homem; direitos civis, econômicos e sociais do homem;

  B)- Elaborar um pacto ou uma Convenção, em termos   B)- Elaborar um pacto ou uma Convenção, em termos legais, relativo aos direitos civis e políticos, de legais, relativo aos direitos civis e políticos, de cumprimento obrigatório para todos os Estados que a cumprimento obrigatório para todos os Estados que a assinassem e ratificassem.

assinassem e ratificassem.

C)- Propor medidas para implementar os princípios da C)- Propor medidas para implementar os princípios da   Declaração e os dispositivos da Convenção e para   Declaração e os dispositivos da Convenção e para

examinar as petições e reclamações de indivíduos ou examinar as petições e reclamações de indivíduos ou grupos.

grupos.

Ela inspirou

Ela inspirou-se no Bill of Rights da -se no Bill of Rights da Constituição dos EUA.Constituição dos EUA. Foi assinada em Paris.

Foi assinada em Paris.

  A DUDH foi fortemente influenciada pelo horror e a   A DUDH foi fortemente influenciada pelo horror e a

violência da primeira metade do século, sobretudo pelas violência da primeira metade do século, sobretudo pelas atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, a Declaração estende a igualdade a todos os humanos, a Declaração estende a igualdade a todos os humanos, incluindo direitos nos campos econômicos, sociais e incluindo direitos nos campos econômicos, sociais e culturais.

culturais. Críticas: Críticas:

Referências

Documentos relacionados

Enquanto estiver conectado à rede do Seagate Wireless Plus, é possível usar o aplicativo Seagate Media para se conectar a uma segunda rede Wi-Fi.. Se a segunda rede Wi-Fi tiver

1.1 A presente seleção será regida por este Edital Externo e será executada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes -

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

• Também existem outras classes que podem ser adicionadas, como table-striped, para alternar a cor de cada linha, facilitando a visualização, ou

CASO MÁRCIA.. Ela detalhou o que chamou de depressão: “Tenho tudo na vida que uma pessoa da minha idade almeja, mas não me sinto feliz. Vivo sempre insegura, triste, as coisas

Além dos seus já consolidados sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais e das suas estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição

7 x 160 x 1220 mm Amendoim, Cherry, Maple, Cabreúva, Carvalho Branco, Carvalho Vermelho, Jatobá, Muiracatiara, Tauari, Timborana, Sucupira, Anegri, Champagne, Peroba Royal,

O candidato isento da taxa de inscrição que não acessar o endereço eletrônico www.posgrap.ufs.br no período e horário acima mencionados para preenchimento do formulário eletrônico