• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS: CRIAÇÃO DE UMA ENCICLOPÉDIA LITERÁRIA DIGITAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS: CRIAÇÃO DE UMA ENCICLOPÉDIA LITERÁRIA DIGITAL."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS: CRIAÇÃO DE UMA ENCICLOPÉDIA LITERÁRIA DIGITAL.

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Medicina Veterinária SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE GUARULHOS - UNG INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GUILBERT RODRIGUES DE ARAUJO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PAOLA ALMEIDA DE ARAÚJO GÓES ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O atual projeto tem o objetivo de criar um sistema informativo online sobre a reprodução animal, tendo como tema as características reprodutivas e as principais tecnologias e informações hoje encontradas para o cruzamento e manipulação reprodutiva das diferentes espécies animais disponíveis na literatura. Para tanto, está em desenvolvimento um sistema online em estrutura HTML (HyperText Markup Language) integrado a um banco de dados. A fonte de pesquisa envolve artigos científicos publicados em periódicos online, livros publicados e revistas científicas de informação, sendo esses conteúdos devidamente referenciados em cada página de acesso catalogada. Espera-se abranger as espécies de animais domésticos e demais animais silvestres encontrados que fazem parte do campo de atuação e pesquisa do médico veterinário, além de criar um ambiente interativo e confiável para prover informações a pesquisadores, professores, estudantes de medicina veterinária e áreas afins, além do público geral interessado em ciência e reprodução animal, buscando divulgar maior conhecimento sobre o tema.

(3)

3

2. INTRODUÇÃO

Na atualidade, existem diversos estudos e informações acerca da reprodução de espécies animais conhecidas pelo ser humano, assim como, da sua fisiologia reprodutiva e manipulação genética. Biotecnologias para o cruzamento animal são constantemente aprimoradas para se desenvolver características específicas com diversos objetivos, seja em animais de produção, domésticos ou silvestres.

Conforme Horta (1997), desde cedo que o homem interfere em animais reprodutores para orientar as vocações produtivas no sentido das suas necessidades alimentares (animais de trabalho, carne, leite e ovos) e de bem estar (pele, lã, produtos de adorno etc.). Os conhecimentos adquiridos dessa interferência são acumulados e aprimorados entre gerações, que desenvolvem métodos reprodutivos e de manipulação genética em animais. Esses conhecimentos são estudados por alunos do curso de medicina veterinária na disciplina de reprodução animal. Nesta disciplina, são abordados assuntos relacionados ao desenvolvimento embrionário e aspectos morfofuncionais dos órgãos genitais dos animais domésticos, além da endocrinologia da reprodução, puberdade e ciclo estral. Além disto, o aluno aprende sobre técnicas de manejo reprodutivo de rebanhos e biotecnologias afins, como a inseminação artificial e tecnologia de embriões (SILVEIRA et al., 2012).

No estudo da reprodução animal, é importante apresentar as principais descobertas científicas na forma de soluções aplicáveis ao aprendizado e atuação do dia-a-dia, em benefício da formação e manutenção de futuros profissionais capacitados. Para tanto, é necessário tecnologias informativas que funcionem como fontes seguras de pesquisa e que possam ser acessadas por alunos e pesquisadores interessados em conhecer as características reprodutivas e descobertas atuais sobre determinadas espécies.

(4)

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Criar um sistema online de informação acadêmica sobre a reprodução das diferentes espécies animais.

3.2 Objetivo específico

Reunir a partir da literatura informações da reprodução de espécies de animais domésticos e silvestres e seus principais métodos reprodutivos; integradas a um sistema online de estudo.

(5)

5

4.

METODOLOGIA

O sistema foi desenvolvido utilizando ferramentas web de programação, sendo construído em uma estrutura HTML (HyperText Markup Language), em conjunto com uma estilização em CSS (Cascading style sheets). Todas as informações serão mantidas em banco de dados MySQL.

O usuário realizará um cadastro prévio ao sistema, com aprovação do administrador, onde poderá acessar os conteúdos.

As informações serão encontradas pelo usuário a partir de um sistema de pesquisa, onde o nome científico do animal é usado como identificador de informações. É idealizada uma página para cada animal, composta das informações básicas da sua reprodução, técnicas hoje encontradas para a manipulação reprodutiva (coleta de sêmen e inseminação artificial) e demais resultados de pesquisas relevantes encontradas. As informações são acompanhadas pela referência literária usada como fonte.

As fontes de pesquisa envolvem bases de dados bibliográficas, periódicos online, livros publicados e revistas acadêmicas e cientificas. Serão selecionados artigos com informações relevantes, analisadas com outras fontes e por cooperadores da área para confirmar veracidade.

Cadastro

Acesso Usuário

Interface inicial Banco de dados

Espécie pesquisada:

Características reprodutivas. Técnicas para reprodução,

coleta e manipulação de gametas. Atualidades encontradas na literatura sobre a espécie.

Sistema

Referências literárias.

(6)

5. DESENVOLVIMENTO

Até o presente momento, foi desenvolvido todo o ambiente digital necessário para a inserção do conteúdo literário a ser acessado pelos usuários. O sistema foi criado adaptado para World Wide Web em estrutura HTML (HyperText Markup Language) com estilização em CSS (Cascading style sheets).

O sistema foi intitulado como “Rep: animals” e o seu logotipo desenvolvido utilizando o software CorelDraw ®.

Figura 2. Logotipo do sistema.

A página inicial (index) contém todas as informações sobre o projeto, com o sistema de cadastro e entrada de usuário. Para tanto, foi utilizado a linguagem de programação php (personal home page) para realizar a interação entre usuário e banco de dados.

(7)

7

O gerenciamento do banco de dados foi criado pelo sistema MySQL.

Figura 4. Interface do banco de dados (phpMyAdmin) no sistema MySQL. Se observa os dados de um usuário já cadastrado na tabela “usuários”, incluindo senha criptografada.

A página principal do sistema contém o menu guia para paginação, além de um glossário onde é possível pesquisar pelo nome científico as espécies que serão registradas. Além disso, para complementar a enciclopédia, foi desenvolvido uma página de artigos, onde será possível ter acesso a leitura de textos informativos e/ou científicos sobre diversos temas da reprodução animal e da fisiologia da reprodução.

Figura 5. Página de artigos com tags de navegação.

Todas as fontes das informações podem ser acessadas na página de referências bibliográficas.

(8)

5. RESULTADOS PRELIMINARES

É possível, atualmente, acessar o sistema pelo endereço de hospedagem: https://repanimals.com. A plataforma contém a descrição da reprodução de espécies, que estão sendo registradas conforme o andamento do projeto, além de, uma página para artigos de leitura sobre diversos temas envolvendo a reprodução animal, sendo eles: genética, embriologia, biotecnologias, anatomia e outros.

O acesso está disponível tanto para graduados, profissionais, estudantes e o público geral.

Figura 6. Página "home" após login do usuário na base de dados.

Os principais fatores positivos na realização da pesquisa tem sido a disponibilidade de literaturas que podem ser exploradas, e principalmente o interesse de alunos em participar da escrita de artigos para a enciclopédia e no estudo do conteúdo, o que demonstra a possibilidade de um bom índice de alcance do público alvo após a divulgação do projeto.

A divulgação será realizada principalmente em redes sociais, com a criação da página Rep animals. Prossegue-se para as próximas etapas do projeto a inserção de conteúdos científicos sobre as espécies animais no sistema.

(9)

9

6. FONTES CONSULTADAS

ALVAREZ, R. H. Reprodução animal e biotecnologia. Pesquisa & Tecnologia, vol.11, n.1, 2014.

GONSALVES, P. B. D. Biotécnicas aplicadas à Reprodução Animal. 2º ed., São Paulo: Varela, 2002.

HORTA, A. E. M. Biotecnologia e clonagem: Utilização e Ética. Suplemento cultural

alma nova, n.12, p. 8-9, 1997.

OLIVEIRA, N. C.; SILVA, A. L. B. Docência no ensino superior: O uso de novas tecnologias na construção da autonomia do discente. Rev. Saberes, vol. 3, n. 2, 2015.

SILVA, G. F.; VENITE, G. B.; SALLA, P. F. Monitoria de ensino em Reprodução

Animal de fêmeas: Aliando a fixação de conhecimento ao aprendizado. 8º Salão

Internacional de Ensino, Vol. 8, n.1, 2016.

SILVEIRA, C. O.; COSTA, E. P., CALIMAN, S. L. C.; JURANDY, M. P. Uso de metodologias alternativas no ensino da Reprodução Animal. 2012.

SOUSA, R. P., MIOTA, F. M. C. S. C., CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Para isso, quatro lotes de sementes de berinjela, cultivar Embú, foram submetidos aos testes de germinação, emergência de plântulas e envelhecimento acelerado (41ºC; 48, 72 e 96h;

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Percebo que um objetivo esteve sempre presente desde o princípio, sendo notadamente insistente em muitos momentos do desenvolvimento do trabalho, destacável não só porque faz parte

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada