• Nenhum resultado encontrado

ANEXO A - RELAÇÃO DOS ENTREVISTADOS E DATAS DAS ENTREVISTAS POR ORDEM ALFABÉTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO A - RELAÇÃO DOS ENTREVISTADOS E DATAS DAS ENTREVISTAS POR ORDEM ALFABÉTICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

627

ANEXO

A

-

RELAÇÃO

DOS

ENTREVISTADOS

E

DATAS

DAS

ENTREVISTAS

POR ORDEM ALFABÉTICA

Cid Teixeira: historiador, professor universitário – em 11/05/01.

Dalva Santana: assessora da SUINVEST-SCT – em 05/07/01 e em 26/07/04.

Eliana Maria Bittencourt Dumêt: ex-funcionária do Departamento de Turismo e Diversões Públicas, da SUTURSA e da Bahiatursa, atual Presidente da EMTURSA – em 12/06/01.

Graça Santo Pereira: arquiteta, técnica da SUINVEST – SCT – em 31/09/04.

Inez Maria Dantas Amor Garrido: gerente técnica da Unidade Executiva Estadual – UEE do PRODETUR-BA, diretora de projetos da SUINVEST – SCT – em 05/07/01 e em 16/09/04.

Jorge Antônio Santos Silva: assessor técnico da Diretoria de Operações da Bahiatursa – em 05/07/01. Linda Conde: proprietária da agência de viagens Conde Turismo, funcionária da Bahiatursa (aposentada) – em 12/05/01.

Lise Wissing Andersen Fontes Lima: guia de turismo, filha de Vera Wissing Andesen (falecida), pioneira nos trabalhos de receptivo na Bahia – em 19/05/01.

Luiz Eugênio Tarquínio: primo de Luiz Amâncio Tarquínio de Souza (falecido), dono da agência Bahia Turismo e ex-funcionário desta empresa – em 21/05/01.

Lygia da Silva Sampaio: desenhista, museóloga, ex-funcionária da Diretoria de Turismo, do Departamento de Turismo e Diversões Públicas e da SUTURSA - em 25/05/01.

Manoel Castro: Ex-Presidente da Bahiatursa (1971 a 1975) e Ex-Secretário da Indústria e Comércio (1979 a 1983) – em 20/06/01.

Marina Sá de Carvalho: professora, ex-funcionária da SUTURSA – em 18/04/01. Nidalvo Quinto: assessor do Secretário da Cultura e Turismo – em 05/07/01. Paulo Gaudenzi: Secretário de Cultura e Turismo – em 24/07/01.

Pedro Leal de Carvalho Filho: ex-funcionário da S.A Conde, ex-propietário da agência de turismo Kontik – em 31/07/01.

Pedro Moacir Maia: irmão de Carlos Vasconcelos Maia (falecido, Ex-Diretor do Departamento de Turismo e Diversões Públicas entre 1959 a 1964) – em 21/05/01.

Petrolina Aragão (Petró): guia de turismo – em 14/05/01.

Waldeloir Rego: etnólogo, folclorista, ex-funcionário de todos os organismos municipais de turismo de Salvador (à exceção da EMTURSA) e funcionário aposentado da Bahiatursa - em 19/05/01.

(4)

ANEXO B – QUESTIONÀRIO APLICADO

Pesquisa: Avaliação da Gestão Pública do Turismo Baiano

Questionário a ser aplicado com entrevistados selecionados

Data _______________________________ Entrevistador ________________________ Número do questionário _______________ 1) Função desempenhada

a) ( ) Gestor Público Estadual b) ( ) Gestor Público Municipal c) ( ) Representante do Trade Turístico d) ( ) Professor universitário

e) ( ) Gestor de instituição formadora de profissionais para o Turismo; Coordenador de curso de Turismo f) ( ) Representante ONG’s

g) ( ) Representante de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Cluster, IH, etc.) h) ( ) Membro do Conselho de Turismo

Nas questões 2 a 4 avalie os aspectos solicitados, considerando o número 0 (zero) como nada efetivo – mínimo - e o 5 (cinco) como o mais efetivo -máximo.

2) A importância da gestão pública no desenvolvimento de cidades/regiões turísticas

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

3) A importância da gestão pública no desenvolvimento do turismo em cidades/regiões baianas

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

4) Como avalia a atuação do Estado no Turismo Baiano nos últimos 10 anos?

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Justifique a sua avaliação anterior

5) O Estado deveria intervir mais ou menos no Turismo Baiano?

a) Mais ( ) b) Menos ( ) c) Não sabe ( )

Justifique a resposta anterior

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ As questões 6 a 10 referem-se à cooperação no turismo, de forma geral, e não, especificamente, no turismo baiano. Responda considerando o número 0 (zero) como nada efetivo – mínimo - e o 5 (cinco) como o mais efetivo - máximo.

6) Avalie a importância da cooperação entre os setores público e privado no incremento da competitividade turística

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

7) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no desenvolvimento/incremento do produto turístico, conforme os seguintes itens:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não

Sabe Desenvolvimento

e/ou melhoria das atrações Desenvolvimento e/ou melhoria das acomodações Proteção ambiental Preservação cultural e do patrimônio natural Qualidade dos serviços

8) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no desenvolvimento da

infra-estrutura/recursos humanos para o turismo conforme os seguintes itens:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não Sabe

a) Infra-estrutura de transportes e serviços básicos b) Saúde pública e condições sanitárias c) Inovação tecnológica d) Incremento do aparato de segurança e) Melhoria da educação e qualificação

9) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no trabalho de marketing e promoção turística, conforme os seguintes itens:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Melhoria da imagem do destino Condições de competição Incremento e alcance de mercado Mercado eletrônico, distribuição via internet Proteção ao consumidor

(5)

629

10) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação entre os setores público e privado no que se refere aos fatores socioeconômicos e geopolíticos:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não Sabe

a) Incremento da renda b) Impactos dos investimentos públicos c) Facilidades de investimento e financiamento d) Redução de riscos e incertezas e) Superação de barreiras ao investimento

As questões 11 a 15 referem-se à cooperação existente no turismo baiano. Responda considerando o número 0 (zero) como nada efetivo – mínimo - e o 5 (cinco) como o mais efetivo - máximo.

11) Avalie a existência de cooperação entre os setores público e privado no incremento da competitividade turística baiana

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

12) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no desenvolvimento/incremento do produto turístico baiano, conforme os seguintes itens:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não

Sabe Desenvolvimento

e/ou melhoria das atrações Desenvolvimento e/ou melhoria das acomodações Proteção ambiental Preservação cultural e do patrimônio natural Qualidade de serviços

13) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no desenvolvimento da infra-estrutura/recursos humanos do turismo baiano conforme os seguintes itens:

Itens 1 2 3 4 5 Não Sabe

a) Infra-estrutura de transportes e serviços básicos b) Saúde pública e condições sanitárias c) Inovação tecnológica d) Incremento do aparato de segurança e) Melhoria da educação e qualificação

14) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no trabalho de marketing e promoção do turismo baiano, conforme os seguintes itens:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Melhoria da imagem do destino Condições de competição Incremento e alcance de mercado Mercado eletrônico, distribuição via internet Proteção ao consumidor

15) Avalie o quanto efetiva pode ser a cooperação público/privada no que se refere aos fatores socioeconômicos e geopolíticos do turismo baiano:

Itens 0 1 2 3 4 5 Não Sabe

a) Incremento da renda b) Impactos dos investimentos públicos c) Facilidades de investimento e financiamento d) Redução de riscos e incertezas e) Superação de barreiras ao investimento

16) Conhece algum modelo de desenvolvimento do turismo baiano? a) Sim ( ) Qual?________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ b) Não ( )

Caso negativo, vá para a Questão 20

17) Na sua visão, o modelo de desenvolvimento turístico adotado hoje na Bahia tem como foco principal:

a) Estado como principal gestor ( ) b) Setor privado como principal gestor ( ) c) Gestão em parceira entre os setores público e

privado ( )

d) Gestão em parceira entre os setores público, privado, ONG’s, comunidades ( ) e) Não Sabe

f) Outro ( ). Qual?

_________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

(6)

18) Considera o modelo de desenvolvimento turístico adotado na Bahia adequado ao alcance da

competitividade turística?

Responda considerando o número 0 (zero) como nada adequado e o 5 (cinco) como extremamente adequado.

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Justifique a sua resposta

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 19) Que tipo de revisão (ões)considera necessária (s) a este modelo? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ ____________________________________________-_____________________________________________ 20) Na sua visão, qual o modelo de desenvolvimento indicado para a gestão do Turismo Baiano?

a) Estado como principal gestor ( ) b) Setor privado como principal gestor ( )

c) Gestão em parceira entre os setores público e privado ( )

d) Gestão em parceira entre os setores público, privado, ONG’s, comunidades ( ) e) Não Sabe ( ) f) Outro ( ). Qual? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 21) Conhece o Programa de Desenvolvimento do Turismo da Bahia (PRODETUR – BA)? a) Sim ( )

b) Não ( )

Caso negativo, vá para a Questão 26

22) Caso a resposta 21 tenha sido afirmativa, como tomou conhecimento do PRODETUR-BA?

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 23) Ainda em caso afirmativo, como o avalia?

Responda considerando o número 0 (zero) como não adequado às necessidades do turismo baiano e o 5 (cinco) como extremamente adequado.

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Justifique a afirmativa anterior

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

24) Indique qual (is) o (s) principal (ais) problema (s) – pontos fracos - do PRODETUR-BA

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 25) Indique qual (is) a (as) principal (ais) vantagem (ns) – pontos fortes - do PRODETUR-BA

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ ____________________________________________ 26) Conhece o modelo do Cluster de Entretenimento proposto para a Bahia?

c) Sim ( ) d) Não ( )

Caso negativo, vá para a Questão 31

27) Caso a resposta 26 tenha sido afirmativa, como tomou conhecimento do modelo do Cluster?

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 28) Ainda em caso afirmativo, como o avalia?

Responda considerando o número 0 (zero) como não adequado às necessidades do turismo baiano e o 5 (cinco) como extremamente adequado.

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Justifique a afirmativa anterior

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 29) Indique qual (is) o (s) principal (ais) problema (s) – pontos fracos - do modelo proposto

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 30) Indique qual (is) a (as) principal (ais) vantagem (ns) – pontos fortes - do modelo proposto

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

(7)

631

31) Conhece o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) que está sendo

desenvolvido para a Região de Salvador e Entorno? a) Sim ( )

b) Não ( )

Caso negativo, vá para a Questão 36

32) Caso afirmativo, como tomou conhecimento do PDITS? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ ____________________________________________ 33) Caso a resposta 32 tenha sido afirmativa, como o avalia?

Responda considerando o número 0 (zero) como não adequado às necessidades do turismo baiano e o 5 (cinco) como extremamente adequado.

0 1 2 3 4 5 Não Sabe

Justifique a afirmativa anterior

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 34) Indique qual (is) o (s) principal (ais) problema (s) – pontos fracos - do PDITS

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 35) Indique qual (is) a (as) principal (ais) vantagem (ns) – pontos fortes - do PDITS

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 36) Conhece o Conselho do Turismo da Região de Salvador e Entorno?

a) Sim ( ) b) Não ( )

Caso negativo, vá para a Questão 41

37) Caso a resposta 36 tenha sido afirmativa, como tomou conhecimento do Conselho?

_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

38) Que tipo de contribuição acredita que o Conselho poderá ocasionar ao Turismo da região de Salvador e Entorno? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 39) Na sua visão este organismo enfrenta ou enfrentou algum problema/desafio

a) Sim ( ) b) Não ( ) c) Não sabe ( )

40) Caso a resposta 39 tenha sido afirmativa, que tipo de problema/desafio este organismo enfrentou ou está enfrentando? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 41) Comentários Finais _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

foi a marca que mais emplacou caminhões e ônibus Foram vendidos 30.081 caminhões, o que representou 33,72% de participação de mercado E 10.342 ônibus comercializados, o

O experimento está em fase inicial de implementação e alguns desafios encontrados utilizando o OpenSimulator são: (i) na programação da interatividade dos problemas e

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação