• Nenhum resultado encontrado

MAnual de normas. erasmus+ Ja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAnual de normas. erasmus+ Ja"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

I

V.

Manual

de

(2)

MAnual de normas

(3)

Um Futuro

para ti.

(4)

>>>

índice

A Marca >>> 05

Identidade >>> 06

Logótipo >>> 08

Versões >>> 09

Margem de Segurança >>> 10

Dimensão Mínima >>> 11

A Cor >>> 12

A Preto e Branco >>> 13

Fundos de Cor >>> 14

Fundos Fotográficos >>> 15

Tipografia >>> 6

Utilizações Incorrectas >>> 18

Artes Finais >>> 29

(5)
(6)

.pag.03 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > identidade..

A Marca >>> 05

Identidade >>> 06

Logótipo >>> 08

Versões >>> 09

Margem de Segurança >>> 10

Dimensão Mínima >>> 11

A Cor >>> 12

A Preto e Branco >>> 13

Fundos de Cor >>> 14

Fundos Fotográficos >>> 15

Tipografia >>> 6

Utilizações Incorrectas >>> 18

Artes Finais >>> 29

O Programa Erasmus+ Juventude em Ação [Ja] é um programa de juventude e desporto da União Europeia. Não formal, arrojado, corajoso e comprometido, assume no lettering que utiliza a leveza da abordagem e o rigor da ação.

Ja representa por um lado as iniciais de Juventude em Ação mas também, e acima de tudo, a vontade de construir o futuro a partir deste momento efetivo, do primeiro dia do Erasmus+.

Ja que se assume como agora, a partir deste momento, com confiança e convicção. O jogo triangular colorido (verde, amarelo, vermelho) representa a identidade nacional Portuguesa como destaque maior. Mas acentua ainda a vontade de fazer mais, de fazer já, por Portugal e pela Europa.

O modelo gráfico em forma de 3 setas sobrepostas indica a direção conhecida, partilhada, envolvendo todos no mesmo sentido, no mesmo caminho.

A inscrição “Juventude em Ação” no canto inferior direito representa a transição entre o passado e o futuro, a marca de sucesso que se alia a um conjunto de renovadas oportunidades.

A bandeira europeia e a inscrição Erasmus+ é o elemento de pertença umbilical à União Europeia. Somos um Programa europeu, somos o Erasmus+ !

(7)

identidade

Neste capítulo encontram-se os elementos básicos da Identidade

Erasmus+ Ja e as especificações detalhadas sobre a forma de os usar. Conhecê-los é o ponto de partida para a correta aplicação e entendimento do espírito e da integridade da marca.

(8)

.pag.05 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > logótipo..

...

O logótipo é constituído pelo símbolo, o nome e o descritivo numa relação fixa, como aqui se exemplifica. Para garantir a consistên-cia visual, o logótipo não deverá nunca ser redesenhado ou de alguma forma modificado. O logótipo terá de ser sempre reproduzido a partir da arte final original.

Logótipo

Descritivo Símbolo Nome Nome Juventude em ação Símbolo

(9)

.pag.06 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > versões..

...

...

...

Para reforçar o peso e a visibilidade da marca Erasmus+ Ja, deve ser aplicada, sempre que possível, a versão a cores.

Na impossibilidade de reproduzir o logótipo a cores, existem as versões a preto e branco e de alto contraste.

Estas 2 versões só devem ser aplicadas quando existam limitações no uso de cor, ou quando a técnica de reprodução o exija, salvaguardando sempre a melhor leitura do logótipo.

A Cores

...

Alto Contraste

Juventude em ação

(10)

.pag.07 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > margem de segurança..

...

Para preservar a boa leitura do logótipo foi definida uma área de segurança à sua volta Esta área tem como referência a medida “X”, que corresponde à altura do nome “Erasmus+”. O espaço livre mínimo ilustrado aplica-se a todas as versões da marca e destina-se a proteger o logótipo de qualquer outro elemento que esteja próximo e possa impedir ou influenciar a sua leitura e visibilidade. Sempre que possível, a margem deve ser aumentada.

Margem de Segurança

X X X X X Juventude em ação

(11)

Juventude em ação

50 mm 15 mm

.pag.08 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > dimensões..

...

Para garantir a legibilidade da reprodução em escalas variadas, recomenda-se que o logótipo não seja reproduzido em tamanho inferior a 50mm. No caso de aplicações do logótipo em merchandising de pequena dimensão (canetas, pen drive, entre outros), deve recorrer-se à versão sem o descritivo. Neste caso, a dimensão mínima de comprimento exigida é de 35mm.

(12)

.pag.09 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > COR..

...

As cores da marca Erasmus+ Ja são o Verde, o Amarelo Vermelho e o preto. O logótipo é aqui apresentado na opção preferencial, a cores, sendo que a quadricromia é o processo de reprodução de cores mais usado e recomendado.

Cor

...

De forma a garantir um acabamento gráfico mais apurado ou em processos que não admita reprodução em quadricromia, deve optar-se pela versão a preto e branco

Preto e Branco

Juventude em ação R 135 G 177 B 47 R 255 G 233 B 25 R 222 G 18 B 21 R 75 G 74 B 74

(13)
(14)

.pag.11 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > fundos..

...

As cores de fundo preferenciais para a marca Erasmus+ Ja são o branco e o preto.

O principio básico é manter a integridade cromática com o máximo de contraste possível entre o logótipo e a cor de fundo. Estes exemplos deverão servir de guia, por forma a que a visibilidade do logótipo seja preservada.

Fundos de Cor

Juventude em ação Juventude em ação Juventude em ação Juventude em ação Juventude em ação Juventude em ação

(15)

Juventude em ação Juventude

em ação

.pag.12 -ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > fundos fotográficos..

...

Não é recomendável a aplicação do logótipo sobre imagens. No entanto, sempre que se tenha que reproduzir o logótipo sobre fundos fotográficos, a sua colocação deve recair sobre as áreas da imagem que possibilitem uma boa leitura.

(16)
(17)

..pag.14 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > tipografia..

...

...

A tipografia oficial faz parte da identidade e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação externa - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia Arial. Na comunicação interna utilizar a tipografia Arial.

Os carateres que compõem o alfabeto não deverão ser expandidos, condensados ou alterados.

TIPOGRAFIA

Arial abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU-VWXYZ 1234567890 Museo 300 abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU-VWXYZ 1234567890 Arial Bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU-VWXYZ 1234567890 Museo 300 abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU-VWXYZ 1234567890

(18)

Utilizações

Incorretas

(19)

Juventude

em ação Juventudeem ação

Juventude em ação

.pag.16 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > utilizações incorretas..

...

...

É muito importante que a marca Erasmus+ Ja mantenha a sua integridade em qualquer suporte utilizado. Por isso, representam-se aqui alguns alertas para as incorreções mais frequentes.

Este enunciado não pretende abranger todas as possibilidades de má utilização.

Distorção da Marca Aplicação em Fundos com

Contraste Insuficiente Alteração das Cores

(20)

Um Futuro

para ti.

(21)

artes finais

...

Para implementar as orientações e especificações incluídas neste documento, devem ser utilizados os materiais corretos. A utilização das artes finais originais e das cores conforme especificado neste documento é fundamental para assegurar o sucesso e a consistência da identidade Erasmus+ Ja. No sentido de assegurar a consistência visual da marca Erasmus+ Ja, o logótipo deve ser sempre reproduzido a partir da arte final original, não devendo ser alterada em qualquer circunstân-cia. Para fazer download do logótipo Erasmus+ Ja, consulte o site do Programa em www.juventude.pt .

(22)

ficha técnica

...

Seguir as linhas de orientação

definidas neste manual garante uma apresentação consistente da marca Erasmus+ Ja.

É indispensável a colaboração de todos, na correta aplicação e entendimento da marca Erasmus+ Ja. Em caso de situações que não estejam aqui expressas, é aconselhável contactar o Erasmus+ Ja.

Este Manual não dispensa a consulta do documento “Guia de Informação e Publicidade para Beneficiários”, disponível em www.juventude.pt

Título:

Manual de Normas Gráficas Edição e Propriedade: Erasmus+ Ja

Rua de Santa Margarida, nº6 , 4710-306 BRAGA

Telefone: 253 204 260 | email: erasmusmais@juventude.pt Site: www.juventude.pt

Coordenação Técnica: Programa Erasmus+ Juventude em Ação [Ja]

Tiragem: 2000 exemplares

User guide Graphic Design European Commission:

http://erasmus-plus.ro/wp-content/uploads/2013/11/erasmus-plus-toolkit-20131031_en.pdf

Maio de 2014 1.ª Edição: Setembro de 2009

Design e Paginação: Interna Programa Erasmus+ Juventude em

(23)

Referências

Documentos relacionados

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

Em se tratando da análise do trabalho de horas reduzidas no setor bancário do Brasil, encontrou-se a tendência de redução dos bancários neste esquema, a concentração cada vez maior

Portanto, a Corregedoria-Geral da justiça (i) não detém atribuição para determinar a restituição de custas processuais; e (ii) considera indispensável que haja uma análise detida

Assim, a carta de aptidão física à ocupação urbana permitiu a determinação de quatro unidades e, ou, categorias de aptidão: áreas com restrições localizadas à ocupação

Projeto Erasmus+ Nº 2018-1-ES01-KA229-050104.. Esta iniciativa encontra-se aberta à participação de todos os alunos a frequentar a Escola Secundária José Saramago – Mafra, no

Neste tipo de consórcio, o coordenador deve apoiar ativamente as organizações membros no cumprimento das normas de qualidade Erasmus e assegurar que os membros

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Arrendatários e parceiros são mais prósperos e mais bem educados nas regiões onde a cultura da cana está concentrada, e existe uma correlação entre mercados de aluguel ativos e