• Nenhum resultado encontrado

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)
(2)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO ... 6 CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL ... 6 Área Educativa ... 6 Creche: ... 6 Jardim de Infância: ... 7

Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL): ... 7

Rede de Amas: ... 7

Área Social ... 7

Serviço de Apoio ao Domicilio - SAD: ... 7

Ajudante Sócio Familiar: ... 7

Centro de Convívio: ... 7 Centro de Dia: ... 8 Cantina Social: ... 8 Área da Saúde ... 8 Gabinetes Médicos: ... 8 Gabinete de Psicologia: ... 8 Centro de Fisioterapia: ... 8

(3)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

3

Transporte Escolar: ... 8

Banco de Ajuda Técnicas ... 9

RECURSOS HUMANOS ... 9

ÁREA ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA ... 9

INVESTIMENTOS ... 10

DEFINIÇÃO GERAL DE ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL ... 10

Área Administrativa ... 11

Área Financeira ... 11

Área Alimentar ... 11

Área de Transportes ... 11

Área de Lavandaria ... 11

PROJETO “BRINCAR COM ARTE”: ARTES DRAMÁTICAS ... 14

1º Período ... 14

2º Período ... 19

INTRODUÇÃO ... 27

PLANO DE ATIVIDADES- VALÊNCIAS SOCIAIS ... 27

OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES ... 27

PLANO DE ATIVIDADES- BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS (BAT) ... 29

(4)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

4

ATIVIDADES FIXAS – CENTRO DE CONVÍVIO ... 32

PLANO DE ATIVIDADES – CENTRO DE DIA ... 32

ATIVIDADES FIXAS- CENTRO DE DIA ... 35

ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO ANUAL- CENTRO DE DIA ... 36

PLANO DE ATIVIDADES- GABINETE DE APOIO À FAMÍLIA (GAF) ... 38

PLANO DE ATIVIDADES- SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD) ... 40

PARA 2020 PRETENDEMOS MAIS… ... 42

INTRODUÇÃO: ... 44

Descrição: ... 44

Funcionários: ... 44

Serviços:... 44

Parcerias: ... 44

Áreas de intervenção/ Especialidades: ... 45

INTRODUÇÃO: ... 48 PLANO DE ATIVIDADES: ... 48 INTRODUÇÃO: ... 55 PLANO DE ATIVIDADES: ... 55 INTRODUÇÃO: ... 60 Constituição da equipa: ... 60

(5)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

5

Funções do Coordenador: ... 60

Funções do Condutor Responsável: ... 60

Funções do Condutor: ... 61

PLANO DE ATIVIDADES: ... 61

(6)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

6

INTRODUÇÃO

A Casa do Povo de Porto Judeu (CPPJ) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada a 27 de Maio de 1936. Ao longo dos anos, tem implementado um conjunto de serviços, projetos a estruturas concretas que, modestamente, têm sido de reconhecida qualidade, facilitando a promoção da atual Vila e dos seus habitantes, através de um amplo conjunto de respostas sociais que garantiram, e garantem, promover o bem estar e o desenvolvimento da comunidade local.

Com efeito, através da oferta de serviços na área social, saúde, cultural e desportiva, as atividades promovidas e os equipamentos de que dispõe, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância, CATL, Rede de Amas, Serviço de Apoio ao Domicilio, Ajuda Socio Familiar, Transportes Escolares, Fisioterapia, Cantina Social, Banco de Ajudas Técnicas, Serviços Médicos, Loja Solidária “O Cantinho d’Ajuda”, Banco Alimentar e Centro de Dia, a Casa do Povo de Porto Judeu continua a proporcionar uma resposta aos interesses das diferentes faixas etárias da nossa população, assim como, corresponder aos anseios e necessidades dos sócios e população em geral, o que motiva a contínua aposta e empenho progressivo na inovação, manutenção do nível de qualidade das valências e, possivelmente, a respetiva certificação/reconhecimento. No entanto, para atingir estes propósitos, a CPPJ continuará a apostar numa gestão, pautada pelo rigor e pela transparência, bem como, na colaboração assídua e correta com as demais Instituições, Município de Angra do Heroísmo e Governo Regional dos Açores. A par dos presentes compromissos, mantém-se, de igual modo, disponível para efetuar parcerias pontuais que viabilizem a concretização plena das atividades de maior dimensão, procurando envolver um maior número de colaboradores, de modo a que sejam responsáveis dos projetos existentes ou a desenvolver.

Em suma, o Plano de Atividades é um instrumento de trabalho metodológico e de planeamento para a instituição, quanto à definição e calendarização das atividades a desenvolver, constituindo-se numa linha de orientação, e projetando, assim, as atividades a desenvolver como também os respetivos objetivos, recursos humanos e logísticos a disponibilizar.

CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

A atividade da instituição desenvolve-se por diferentes áreas e, por consequência, afetas a várias valências e/ou serviços. Deste modo, importa referi-los e descrevê-los, facilitando a compreensão dos seus conteúdos, ação e intervenção.

Área Educativa

Creche:

Uma valência destinada a crianças, dos 3 meses até aos 3 anos, que tem por função a continuidade dos cuidados prestados pela família e a disponibilização de condições adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem.

(7)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

7

Jardim de Infância:

Uma valência destinada a crianças entre os 3 anos e os 6 anos. Tem por função promover atividades educativas que estimulem o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e a integração social, através de experiências individuais e de grupo.

Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL):

Uma valência que se destina ao acolhimento e à ocupação dos tempos livres das crianças com

idades compreendidas entre os 6 anos e os 12 anos de idade. Tem a finalidade primordial de estimular a criatividade de cada criança, o prazer pela descoberta e o espírito crítico, a capacidade de intervir pelos seus próprios meios, para assim facilitá-la nos novos desafios ao longo da vida. O CATL pretende ser também um espaço lúdico que promova na criança o sentimento de que “Aprender fazendo, pode ser muito divertido e gratificante”.

Rede de Amas:

Uma valência constituída por um conjunto de pessoas formadas e qualificadas para o efeito sob a coordenação de uma equipa

técnica que visa apoiar as famílias com crianças de idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos. O funcionamento verifica-se num domicílio familiar devidamente selecionado e adaptado com condições logísticas que advém da respetiva regulamentação. A valência proporciona uma resposta social e abrange outras freguesias para além do Porto Judeu.

Área Social

Serviço de Apoio ao Domicilio - SAD:

O Serviço de Apoio ao Domicílio é uma resposta social que consiste em prestar cuidados individualizados e personalizados no domicílio, de caráter doméstico, psicológico, reabilitador, social, pessoal e educativo a indivíduos e famílias quando, por um motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente, a satisfação das suas necessidades e/ou atividades da vida diária.

Ajudante Sócio Familiar:

Tem a sua intervenção junto das famílias beneficiárias do RSI, identificando e concretizando os seus projetos de vida potenciando, deste modo, nos indivíduos e/ou famílias as competências necessárias à sua plena inserção social. É de realçar a importância deste trabalho que visa ações de acompanhamento e, em muitas circunstâncias, de principal apoio junto de pessoas e famílias beneficiárias trabalhando na reprodução das suas motivações, no crescimento e bem-estar, valorizando as competências e capacidades e promovendo a melhoria das suas condições de vida.

Centro de Convívio:

O Centro de Convívio é uma resposta social desenvolvida em equipamento, de apoio a atividades sócio recreativas e culturais

organizadas e dinamizadas pelos mais idosos. Destina-se, essencialmente, a pessoas idosas/reformados de ambos os sexos residentes numa determinada comunidade e que tenham preferencialmente 65 ou mais anos. Constituem uma resposta social organizada, mas tal como a sua definição o indica, estão mais vocacionados para a animação e lazer dos idosos.

(8)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

8

Centro de Dia:

O Centro de Dia é uma resposta social que contribuiu para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e socio culturais às pessoas afetadas por diferentes graus de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar. Tem como objetivo central potencializar um conjunto de ações destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.

Cantina Social:

Tem por objetivo o fornecimento de refeições sociais que visa assegurar a alimentação das pessoas carenciadas e que vivem

com rendimentos baixos. O serviço é articulado com os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA).

Área da Saúde

Gabinetes Médicos:

A Casa do Povo do Porto Judeu tem presentemente disponíveis serviços médicos, nomeadamente, de medicina geral e Familiar e medicina dentária. Os serviços disponibilizados, objeto de protocolos, têm proporcionado uma resposta integral às necessidades da Vila, registando-se uma resposta acima dos indicadores projetados inicialmente.

Gabinete de Psicologia:

O respetivo gabinete direciona a ação para 2 públicos específicos, nomeadamente, utentes das valências educativas, bem como, crianças com necessidades especiais de educação. Assim, tem sido um interlocutor atento que tem proporcionado o conhecimento próximo da dinâmica institucional, por parte da comunidade que a compõe, favorecendo a integração da respetiva comunidade. O Gabinete de Psicologia proporciona também a construção de projetos que valorizam as relações humanas, entendidas como espaços de mediações sociais.

Centro de Fisioterapia:

A valência tem prestado cuidados a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo do ciclo de vida. Isto inclui a prestação de serviços em circunstâncias onde o movimento e a função estão comprometidos pelo envelhecimento, lesão, doença ou fatores ambientais. O Centro de Fisioterapia tem pautado a sua ação pela maximização da qualidade de vida e potencial de movimento dentro das esferas da promoção, prevenção, intervenção/tratamento, habilitação e reabilitação dos indivíduos, ou seja, a sua ação tem visado o bem-estar físico, psicológico, emocional e social dos respetivos clientes/utentes.

Outras Serviços, Outras Áreas

Transporte Escolar:

Para o ano de 2020, manter-se-á o serviço prestado pela Casa do Povo de Porto Judeu cujo objetivo é permitir o transporte

(9)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

9

Banco de Ajuda Técnicas

: O serviço prestado visa o empréstimo de equipamento hospitalar (camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos)

aos sócios e utentes dos serviços da Casa do Povo de Porto Judeu.

RECURSOS HUMANOS

A formação tem sido um pilar para o desenvolvimento da qualidade profissional dos colaboradores ao serviço da Casa do Povo de Porto Judeu. Deste modo, pretende-se apostar na formação dos colaboradores, de forma a garantir maior qualidade nos serviços que se prestam aos utentes e associados. Neste sentido, procurar-se-á disponibilizar formação profissional certificada, no sentido de promover a aquisição de novas competências e facilitar a aplicação de novas ou reformuladas metodologias.

Em 2020 há o objetivo de continuar a:

 Aumentar a eficácia e eficiência organizacional;

 Melhorar as competências de organização e liderança dos coordenadores;

 Definir e executar plano de formação interna transversal a todos os níveis funcionais;  Reforçar o relacionamento interpessoal entre colaboradores;

 Implementar ações de melhoria;

 Planear e executar ações que visem a proximidade dos colaboradores e a melhoria do ambiente organizacional;

ÁREA ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA

O Plano de Atividades dos Serviços Administrativos pretende ser um instrumento de trabalho, no qual estão estabelecidos os objetivos gerais dos Serviços Administrativos da Casa do Povo de Porto Judeu para o ano 2018:

 Disponibilizar, sempre que necessário e/ou possível, as melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e um atendimento personalizado e, cada vez mais profissional, ao público;

 Proporcionar aos colaboradores ações de formação profissional adequadas à sua qualificação, com vista a promover a valorização e atualização profissional;

 Promover reuniões com os colaboradores dos Serviços Administrativos e também com os responsáveis dos restantes setores;  Atuar ao nível da prevenção de riscos relacionados com a rede informática da instituição;

(10)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

10  Dar continuidade ao aumento da qualidade e desempenho dos serviços e valências através de respostas cada vez mais eficientes e eficazes;

 Consolidar as mudanças culturais ao nível de todos os serviços, traduzida na adaptação de padrões e valores comportamentais indispensáveis;

 Estimular os mecanismos de participação e comunicação interna, visando a criação do verdadeiro espírito de equipa e de uma atmosfera propícia a inovação e melhoria contínua;

Conservar e reparar as viaturas da instituição;

 Gerir e acompanhar as valências sociais e as de prestação de serviços da instituição;

 Cooperar com todos os sectores na aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados;

 Cooperar com o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Porto Judeu, sempre que possível e necessário, disponibilizando serviço administrativo e transporte e transportes para os jogadores;

 Proceder à continuidade e execução do Plano de HACCP, de acordo com a nova legislação em vigor.

INVESTIMENTOS

Dar continuidade à manutenção do Edifício Sede, procedendo com resposta adequada às diversas necessidades.

 No que se refere ao Edifício do Largo de Santo António, procurar-se-á efetuar a finalização das obras do edifício do piso 0 para dar seguimento ao projeto da “Venda do Largo”

 Conclusão das obras relativas ao forno regional e espaço exterior do Centro Recreativo e Social Brianda Pereira;

 Requalificar o Centro social da Casa do Povo do Porto Judeu (Valência Educativa), em termos genéricos e sem prejuízo de outras alterações pontuais, do espaço do Piso 0 para requalificação do mesmo para instalar o CATL de forma a criar mais espaços do centro de dia para aumentar as vagas do mesmo para dar respostas a todas as solicitações de vagas e melhorar os serviços prestados nesta valência.

DEFINIÇÃO GERAL DE ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL

No quarto trimestre de 2017, a Casa do Povo de Porto Judeu foi objeto de uma consultadoria pela empresa “Números à Solta – Contabilidade e Fiscalidade Lda”, por meio de uma parceria com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, visando uma avaliação da instituição no âmbito da gestão de recursos humanos, contabilísticos e de funcionamento. Assim sendo, e como resultado do trabalho produzido, após reunião com

(11)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

11 todos os colaboradores, avaliação financeira e contabilística da CPPJ, importa, presentemente, continuar a definir para 2020, determinados objetivos que visam, além de tudo, rentabilizar os recursos logísticos, humanos e financeiros, ao mesmo tempo, dinamizar e criar receitas próprias através da elaboração de vários planos de negócio. Deste modo, existem cinco áreas devidamente específicas que apresentam os seguintes objetivos:

Área Administrativa

 Organizar os processos e procedimentos documentais das valências;  Criar manual de procedimentos interno;

 Criar os regulamentos para todas as valências;  Criar Manual de Funções.

Área Financeira

 Criar a gestão contabilística por centro de custos, de acordo com as valências e serviços de apoio, nomeadamente, lavandaria, transportes e cozinha.

Área Alimentar

 Fornecer para venda refeições a instituições/entidades e ao público;  Elaborar produtos alimentares pré-congelados para venda pública;  Produzir pastelaria para venda púbica.

Área de Transportes

 Efetivar contratos de transporte de passageiros e/ou crianças com instituições/entidades;

 Promover o transporte de pessoas com mobilidade reduzida através de prestação de serviços ou contratualização com instituições/entidades.

Área de Lavandaria

(12)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

12  Melhorar a prestação dos serviços efetuados às valências da instituição.

(13)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

13

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

Educação

(14)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

14

PROJETO “BRINCAR COM ARTE”: ARTES DRAMÁTICAS

1º Período

OJETIVOS GERAIS

MÊS E

CONTEUDO

ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS RECURSOS

HUMANOS

RECURSOS

MATERIAIS

 Expressar se corporalmente em atividades livres ou orientadas

 Perceber a importância da comunicação verbal e não verbal

Questionar a realidade a partir de improvisações tendo como suporte as vivências pessoais, a observação e interpretação do mundo e seus conhecimentos

Inventar e representar diversificando as formas de concretização

Utilizar e recriar o jogo dramático, situações imaginárias e experiencias do quotidiano individualmente ou com outros

OUTUBRO

- Pão por Deus (dia 31)

 

- Elaboração de suportes (sacas) para pedir Pão-por-Deus, com a utilização de várias técnicas de expressão plástica (pintura, recorte, colagem…); 

- Tradicional peditório do Pão- por- Deus no interior da instituição; - Apresentação de teatro de sombras alusivo ao Halloween pela sala dos ¾ anos; -Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente - Tecidos -Material desgaste -Material reciclável

(15)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

15 Apreciar espectáculos, diferentes estilos e

características

Manifestar-se em representações dramáticas

NOVEMBRO

- Dia do Pijama (dia 20)

- vestuário alusivo ao dia; contar a história sobre a temática do dia           

 - Elaboração de decorações natalícias para os espaços das salas e halls, subordinadas ao tema das artes visuais;        - Amas Comunidade local -Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente -equipamento de teatro de sombras( pano branco; projetor); -Livro

(16)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

16

DEZEMBRO

-Decorações natalícias

 - Festa de Natal com as família;

- Elaboração da prenda a oferecer às famílias -Amas - Crianças - Pessoal docente - Pessoal não docente - Material de desgaste - Material de desperdício;

(17)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

17 -Festa de Natal Creche, J.I., Amas( dia 7) e CATL (dia 13) -Prenda para os pais (17 de Dezembro) - Amas -Pais/famílias das crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente -Crianças - Fantasias necessárias a cada representação -Equipamento de som -cenários - Material de desgaste - Material de desperdício;

(18)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

18 - Pessoal docente - Pessoal não docente

(19)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

19

2º Período

OJETIVOS GERAIS

MÊS E

CONTEUDO

ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS RECURSOS

HUMANOS

RECURSOS

MATERIAIS

 Expressar- se corporalmente em atividades livres ou orientadas

 Perceber a importância da comunicação verbal e não verbal

Questionar a realidade a partir de improvisações tendo como suporte as vivências pessoais, a observação e interpretação do mundo e seus conhecimentos

Inventar e representar diversificando as formas de concretização

Utilizar e recriar o jogo dramático, situações imaginárias e experiencias do quotidiano individualmente ou com outros

Apreciar espectáculos, diferentes estilos e características

Manifestar-se em representações dramáticas

JANEIRO

-Dia de Reis; (Dia 6) -Dia de amigos ( dia 30) 

- Elaboração de uma coroa alusiva ao subtema do projeto educativo;

-Elaboração de lembrança alusiva ao carnaval realizada pelas meninas com recurso a diversas técnicas de expressão plástica -Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente - Amas -Crianças - Material de desgaste - Material de desperdício; - Material de desgaste

(20)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

20 

FEVEREIRO

- Dia de Amigas (Dia 6)

-Elaboração de lembrança alusiva ao carnaval realizada pelas meninas com recurso a diversas técnicas de expressão plástica

- Apresentação de uma peça de teatro mimo realizado pelos adultos da instituição;

- Participação das crianças do jardim de Infância no desfile carnavalesco em Angra do Heroismo com fantasias alusivas ao tema -Pessoal docente -Pessoal não docente - Amas -Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente - Material de desperdício; - Material de desgaste - Material de desperdício;

(21)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

21 -Dia de

Comadres (Dia 13)

Nota: Uma vez que esta atividade ocorre em horário escolar, as crianças do CATL participarão nas atividades da escola.

-Encontro entre pais e filhos com projecção de filme infantil;

- Elaboração de prenda aos pais alusiva ao tema ( moldura com foto);

- Corrida com percurso definido entre o edifício do Centro social e a casa do Povo, seguida da entrega de

- Amas - Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente - Material de desgaste - Fantasias utilizadas na festa de Natal;

(22)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

22 - Desfile de Carnaval(dia 21)

MARÇO

certificados de participação e medalhas;

-Dramatização apresentada pelo Grupo de Teatro da freguesia;

-Elaboração de cesta da Páscoa alusiva ao subtema do projeto educativo; - Crianças -Pessoal docente -Pessoal não docente - Filme e projetor;

(23)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

23 -Dia do pai ( dia

19); -Corrida da Primavera (data a combinar) - Crianças -Famílias -Pessoal docente -Pessoal não docente - Crianças; -Pessoal docente; - Material de desgaste; - Material de desperdício; - Certificados

(24)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

24 -Dia Mundial do Teatro( dia 27); - Páscoa (Dia 18) - Pessoal não docente; - Crianças; - Pessoal docente; - Pessoal não docente; - Crianças; - Pessoal docente; - Pessoal não docente; -Material de desgaste - Material de desperdício; - Folar

(25)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

25 -Amas;

(26)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

26

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

Serviço Social

(27)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

27

INTRODUÇÃO

O presente Plano de Atividades enquadra-se no âmbito da intervenção social e de animação prevista para o ano de 2020 nas valências sociais da Casa do Povo de Porto Judeu, adiante designada por CPPJ.

Tem como principal objetivo o envolvimento ativo dos utentes das valências de Centro de Dia e Centro de Convívio em atividades de animação sociocultural, lúdico recreativas e ocupacionais para estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e cognitivas. Para além disso, constitui um instrumento facilitador para o conhecimento do Candidato, Cliente, Pessoa Significativa ou outrem, dos objetivos e atividades que as restantes valências sociais da CPPJ pretendem desenvolver no ano de 2020.

No Plano de Atividades 2020 constam o planeamento anual para a execução de atividades junto dos utentes que frequentam as valências destinadas à população idosa, bem como o planeamento de atividades que correspondam às necessidades evidenciadas pelas famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconómica. De salientar que todas as atividades previstas surgem com o objetivo de garantir uma melhor resposta que corresponda às necessidades das pessoas acompanhadas, tendo sempre em conta a qualidade do serviço e o bem-estar dos utentes que se encontram integrados nas valências sociais.

Para a sua execução teve-se em consideração as atividades delineadas no ano transato, com vista à sua repetição e introdução de outras atividades/ações consideradas essências ao bem-estar e qualidade de vida dos nossos utentes, bem como à capacidade de se manter uma resposta bem organizada e preparada por parte da CPPJ.

O presente documento discrimina as atividades a desenvolver, os objetivos a alcançar e os recursos humanos e materiais a utilizar. De salientar que a CPPJ reúne esforços para que as mesmas sejam cumpridas na íntegra, no entanto por vezes as atividades programadas poderão ser alteradas e/ou substituídas por outras, ou eventualmente canceladas por fatores externos.

A intervenção social na CPPJ continua a dar primazia ao envelhecimento ativo e à integração e participação ativa de todos os utentes no seu processo de mudança, envolvendo assim todos os utentes no processo de planeamento e execução das atividades propostas. Pretendemos assim, com a nossa intervenção, conceber aos nossos utentes mais autonomia, oportunidades, saúde, bem-estar e humanitude.

PLANO DE ATIVIDADES- VALÊNCIAS SOCIAIS

OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES

Público- Alvo

Utentes integrados nas valências de Banco de Ajudas Técnicas (BAT), Centro de Convívio, Centro

de Dia, Gabinete de Apoio à Família (GAF) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

(28)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

28

Recursos Humanos

Assistente Social, Animadora Sociocultural, Ajudante Sociofamiliar, Ajudantes de Lar/Familiares e

Ajudantes de Centro de Dia, voluntários e colaboradores/parceiros externos à CPPJ

Calendarização

De 2 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2020

Comunicação e

divulgação

Planos de atividades semanais e mensais e página de facebook e site da CPPJ

Indicadores de avaliação

das atividades

Relatório Anual de Atividades, Questionário de avaliação de grau de satisfação

Recursos Materiais

Materiais de desgaste, audiovisuais e informáticos, materiais necessários para o desenvolvimento

de atividade física e cognitiva (jogos didáticos, livros, revistas/jornais), carrinhas da CPPJ

Locais

Instalações do Centro Social da CPPJ e outros locais externos à Instituição

Objetivos gerais

Valências da área sénior (Centro de Convívio, Centro de Dia e SAD):

Proporcionar a maior qualidade de vida, sentimento de utilidade, prevenção das

incapacidades e retardamento do processo de envelhecimento e, consequente, recurso à

institucionalização;

 BAT:

Facilitar o acesso a produtos de apoio por parte das pessoas com deficiência, incapacidade

ou em situação de dependência, promovendo assim a sua autonomia, qualidade de vida e

integração social;

(29)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

29

 GAF:

Promover condições de apoio às famílias de modo a fomentar a sua estruturação e inserção

e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos grupos socialmente excluídos e/ou

economicamente carenciados.

PLANO DE ATIVIDADES- BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS (BAT)

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Potencializar um resposta de

produtos de apoio organizada

e adequada

 Desenvolver parceria com

o

Banco

Regional

de

Produtos de Apoio (BRPA)

 Elaborar instrumentos de

trabalho

 Fazer

levantamento/inventário do

material alugado

 Remeter para aprovação o

Regulamento Interno do

BAT

Assistente Social

Auxiliares de serviços de

apoio e manutenção

Colaboradores externos-

parceiros (BRPA)

Material de desgaste

Transportes (Carrinha CPPJ)

(30)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

30 

Fazer a manutenção dos

produtos de apoio

Manter a distribuição e

montagem dos produtos

(quando solicitado)

PLANO DE ATIVIDADES- CENTRO DE CONVÍVIO

Durante o ano de 2020, na valência de Centro de Convívio, serão desenvolvidas as seguintes atividades, de caráter semanal e/ou mensal:

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Valorizar

momentos

de

convívio, de partilha e de

relacionamento interpessoal

Convívios

(Almoços,

lanches, jogos, trabalhos

manuais e corte e costura)

Comemoração de épocas

festivas

(almoços,

passeios…)

Animadora sociocultural

Voluntários

Prémios para bingos

Materiais

para

trabalhos

manuais

(tecidos,

colas,

linhas…)

Promover a autoestima e a

valorização pessoal

Ginástica

Dança

Animadora sociocultural

(31)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

31 

Venda

dos

materiais

produzidos (Mercado do

Natal)

Colaboradores

externos/parceiros (ex:

CMAH)

Fomentar a integração do

idoso na comunidade

 Realização de peças de

teatro

e

Bailinho

de

Carnaval

Participação no concurso

de Maios

Participação

em

festas

dinamizadas

pela

Comunidade

Animadora sociocultural

Voluntários

Colaboradores externos

Materiais

necessários

ao

desenvolvimento do Bailinho

de Carnaval (tecidos, enredo,

música, transportes, comida,

etc.)

Transportes (Carrinhas CPPJ)

Promover

um

voluntariado

ativo e responsável

 Reuniões mensais com o

núcleo alargado

Animadora sociocultural

Voluntários

(32)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

32

ATIVIDADES FIXAS – CENTRO DE CONVÍVIO

Atividades

Responsável

Calendarização

Horário

Ginástica

Técnica da CMAH

2ª e 4ª feiras

13:30h-14:30h

Jogo do Bingo

Voluntários

2ª e 4ª feiras

14:30h-15:30h

Lanches

Voluntários

2ª e 4ª feiras

15:30h-16:30h

PLANO DE ATIVIDADES – CENTRO DE DIA

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Promover

momentos

de

convívio, de partilha e de

relacionamento interpessoal

 Realização de passeios e

de visitas (idas ao café e a

zonas

balneares,

piqueniques,

compras,

visitas

a

pontos

de

interesse da Ilha)

Atividades de interação

com animais

Animadora sociocultural

Ajudantes de Centro de Dia

Assistente Social

Transporte (Carrinhas da

CPPJ)

Envolvimento

na

(33)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

33

Fomentar

e

incentivar

a

participação ativa do idoso nas

épocas festivas, recordando

costumes e tradições

das

comemorações

(confeção

de

materiais

decorativos, etc.)

– **Ver

tabela com as atividades

de comemoração anual

Ajudantes de Centro de Dia

Assistente Social

**Colaboradores

externos/parceiros

Material de desgaste

Estimular

o

convívio

intergeracional e partilha de

saberes e experiências

Atividades intergeracionais

entre os idosos e as

crianças do Jardim de

Infância

e

do

CATL

(lanches/almoço

de

convívio, jogos didáticos,

trabalhos manuais, leitura

de contos, culinária e

passeios)

Animadora sociocultural

Ajudantes de Centro de Dia

Assistente Social

Ajudantes de educação

Material de desgaste

(produtos alimentares,

cartolinas, lápis e canetas de

cor, folhas de papel, colas,

etc…)

Promover a autoestima e a

valorização pessoal

 Prestação de cuidados

pessoais/imagem

e

Animadora sociocultural

Ajudantes de Centro de Dia

Material para o

(34)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

34

conforto “Dia de Beleza”

(Esteticista e Cabeleireira)

Assistente Social

Colaboradores externos

(esteticista e cabeleireira)

(fornecido pelos

colaboradores externos)

Garantir uma melhor resposta

de Centro de Dia

 Projeto de alargamento das

vagas

protocoladas

de

Centro de Dia

 Manter

o

processo

individual de cada utente

atualizado

 Manter a resposta de

Centro de Dia ao sábado

 Formar os colaboradores

Assistente Social

Animadora Sociocultural

Ajudantes de Centro de Dia

Material de desgaste

Material para atividades

Transporte (Carrinha CPPJ)

(35)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

35

ATIVIDADES FIXAS- CENTRO DE DIA

No decurso do ano de 2020 é o nosso objetivo manter a realização semanal das atividades, abaixo evidenciadas:

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Otimizar as funções cognitivas

(memória, atenção, cálculo,

orientação,

etc.)

,

as

necessidades, expetativas e

as emoções do idoso

 Jogos de atenção/memória

e de reconhecimento dos

sentidos

Exercícios

de

conhecimento numéricos

Animadora sociocultural

Auxiliar de Centro de Dia

Assistente Social

Jogos didáticos

Material de desgaste (folhas,

lápis, canetas, etc.)

Potenciar

a

condição

e

coordenação física/motora e

estimular a motricidade fina

Exercício

físico

diário

(caminhadas,

alongamentos para idosos,

etc.)

Trabalhos manuais (corte e

costura, desenho…)

Sessões de exercício físico

semanal dinamizadas em

parceria com CMAH

Animadora sociocultural

Auxiliar de Centro de Dia

Assistente Social

Colaboradores externos à

CPPJ (parceiros)

Materiais necessários para

atividades físicas (bolas,

arcos, etc…)

Materiais de desgaste (papel,

cartolinas, colas, tecidos, etc.)

(36)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

36 

Sessões de dança em

parceria com grupos de

dança da comunidade

Estimular a participação ativa

nas Atividades de Vida Diária

(AVD´S)

Tarefas relacionadas com

as

principais

AVD´S

(higiene

pessoal,

lavar

dentes e cara, pentear o

cabelo, fazer a barba, pôr e

levantar

a

mesa

das

refeições, etc.)

Ajudantes de Centro de Dia

Produtos de higiene pessoal

(solicitados aos familiares)

Materiais

de

desgaste

(toalhas, babetes, tec.)

ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO ANUAL- CENTRO DE DIA

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

 Dia de Reis (6)

 Dia

Internacional

do Riso (18)

 Dia

dos

amigos e das

amigas (…)

 Dia

Internacional

da

Mulher

(8)

 Dia Mundial

da Saúde (7)

 Dia Mundial

do Livro (23)

 Dia

Internacional

da

Família

(15)

 Dia

Mundial

da

Consciencialização da

Violência

Contra

a

Pessoa Idosa (15)

(37)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

37

 Dia Mundial do

Puzzel (29)

 Dia de S.

Valentim (14)

 Carnaval (25)

 Dia Mundial

da

Dança

(29)

 Páscoa (12)

 Dia Internacional do

Piquenique (18)

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 Dia

Internacional

da Piada (1);

 Dia Mundial do

Chocolate;

 Dia Nacional dos

Avós (26)

 Dia Mundial

da Fotografia

(19)

 Dia Mundial

da Doença

de

Alzheimer

(21)

 Dia

Internacional

do Idoso (1)

 Dia Mundial

do Pão (16)

 Dia

Internacional

da

Animação

(28)

 Halloween

(31)

 Dia Mundial

do Cinema (5)

 São Martinho

(11)

 Dia Mundial

da Diabetes

(14)

 Dia da Bolacha (4)

 Dia

das

Palavras

Cruzadas (21)

 Festa de Natal

(38)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

38

PLANO DE ATIVIDADES- GABINETE DE APOIO À FAMÍLIA (GAF)

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Promover o desenvolvimento

bio-psico-social das famílias

 Acompanhamento

das

famílias conforme orientações

do Instituto de Segurança

Social dos Açores (ISSA)

 Sinalização

e

encaminhamentos

de

problemas sociais para as

entidades competentes

Ajudante sociofamiliar

Assistente Social

Fomentar

a

manutenção

e

melhoramento da Loja Solidária

Aquisição, triagem e doação

de roupa

 Apoios pontuais em situações

de caráter urgente

Projeto de remodelação da

Loja

Solidária

(apoio

solicitado à CMAH)

Ajudante sociofamiliar

Assistente social

Auxiliar de Serviços

Gerais

Material de desgaste (folhas

de papel, etc…)

(39)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

39

Manter uma resposta organizada

de Banco Alimentar

 Desenvolver

ações

de

formação no âmbito do valor

nutricional do alimento

 Informar e incentivar hábitos

alimentares saudáveis

 Aquisição e distribuição de

géneros alimentares

Ajudante sociofamiliar

Assistente social

Material de desgaste (folhas

de papel, etc…)

Potenciar a entrega de géneros

alimentares e/ou de bens de

primeira necessidade às pessoas

mais carenciadas e capacitação

destas na seleção dos produtos, na

prevenção do desperdício e na

otimização

da

gestão

do

orçamento familiar, no âmbito do

Programa Operacional de Apoio a

 Receção, armazenamento e

distribuição

de

géneros

alimentares e/ou de bens de

primeira necessidade

 Acompanhamento/sessões

de sensibilização práticas e

teóricas:

o

“Receitas

práticas

e

económicas” (2 sessões)

Ajudante sociofamiliar

Assistente social

Material de desgaste

Transportes (Carrinhas

CPPJ)

Material informático

(40)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

40

Pessoas

Mais

Carenciadas

(POAPMC-FEAC);

o

“Confeção de pratos com

aproveitamento

de

alimentos” (2 sessões)

o

“Adaptação de alimentos

POAPMC-FEAC

à

gastronomia Regional” (2

sessões)

Auxiliares de Serviço de

Apoio e Manutenção

PLANO DE ATIVIDADES- SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)

Objetivos

Atividades

Recursos Humanos

Recursos Materiais

Garantir

a

prestação

de

cuidados personalizados e

humanizados aos utentes no

seu

domicílio,

atenuando

 Realizar higiene pessoal (banho

geral, banho diário, higiene oral,

corte de unhas, corte de cabelo e

barba, muda de fralda e muda de

roupa de cama)

 Implicar o utente nas AVD´S

(higiene pessoal, lavar dentes e

Ajudantes de

Lar/familiar

Assistente Social

Materiais de desgaste (folhas

de papel, luvas, etc.)

(41)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

41

situações

de

incapacidade

física e/ou cognitiva

cara, pentear, vestir, fazer barba,

etc…) e nas suas transferências

(estimulação motora)

 Acompanhamento ao exterior,

desde

que

a

situação

familiar/económica

assim

o

justifique (consultas e exames

médicos,

preparação

de

medicação)

Transporte (Carros CPPJ)

Promover

uma

melhor

resposta de SAD

 Manter os Plano Individuais de

Cuidados atualizados à situação

do utente

 Manter visitas domiciliárias

 Elaboração de proposta do Projeto

“Sénior UP”- pretende promover a

integração social, bem como a

Assistente Social

Material de desgaste

Transporte (carro CPPJ)

(42)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

42

melhor qualidade de vida e o

bem-estar das pessoas, incentivando à

sua autonomia

 Formar os colaboradores

Ajudantes de

lar/familiares

PARA 2020 PRETENDEMOS MAIS…

Melhor Qualidade

de Vida dos

utentes e famílias

(43)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

43

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

Fisioterapia

(44)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

44

INTRODUÇÃO:

De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) a Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. A Fisioterapia é prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições…

Descrição:

O centro de Fisioterapia de Porto Judeu é uma valência da Casa do Povo de Porto Judeu, este centro é constituído por um espaço físico devidamente equipado e adaptado, para a execução de atos de Medicina Física e Reabilitação, é composto por duas Fisioterapeutas Licenciadas, e uma auxiliar.

Funcionários:

 Carla Ramos de Carvalho (Fisioterapeuta)  Lídia Santos Nunes (Fisioterapeuta)  Rosa Leal (auxiliar)

Serviços:

 Serviço ao domicílio e Ginásio de Fisioterapia

 Serviço de transporte aos utentes (preço estalecido de acordo com a Freguesia em que o utente reside)  Avaliação grátis

(45)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

45

Áreas de intervenção/ Especialidades:

 Cardiorrespiratória  Músculo-esquelética  Ortopédica  Neurológica  Reumatológica  Geriátrica  Pediátrica

 Massagem para bebés

 Massagem relaxamento

 Drenagem linfática  Pilates clínico

 Saúde da Mulher: (aulas pré e pós parto)

O Centro de Fisioterapia da Casa do Povo do Porto Judeu tem vindo a dar continuidade aos seus serviços, de modo a satisfazer as necessidades da sua Vila e população em geral.

Continuamos com o sistema de procuração por reembolsos e pagamento no final do tratamento.

Propomos para o ano de 2020 várias dinâmicas, junto de utentes bem como restante população da Vila e freguesia circundantes.

Passo a citar:

 Mais parcerias com companhias de seguros.

 Implementação de um programa de exercícios de alongamento para todos os trabalhadores da casa do Povo. (melhorar a postura e produtividade no local de trabalho)

 Aulas pré e pós parto  Aulas de Pilates Clínico

(46)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

46  Elaboração de folhetos informativos ilustrados para colaboradores e familiares de pessoas acamadas no domicílio (evitar escaras,

melhorar a postura e evitar problemas respiratórios)

(47)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

47

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

Alimentação e Nutrição

(48)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

48

INTRODUÇÃO:

O Serviço de Alimentação e Nutrição é composto por uma estrutura organizada e equipada de acordo com os requisitos HACCP e conta com uma equipa de profissionais com competência para assegurar a produção de refeições saudáveis, equilibradas e seguras do ponto de vista nutricional e da segurança alimentar. A gestão da cozinha é feita por uma nutricionista e conta com o apoio de uma técnica de controlo da qualidade alimentar, um ecónomo, quatro cozinheiras e quatro ajudantes de cozinha. São produzidas refeições para as valências educativas e sociais da Casa do Povo, nomeadamente, Creche, Jardim-de-infância, CATL, Apoio ao Domicílio, Centro de Dia e Cantina Social. Produz também diariamente refeições para valências externas, como a IPSS Olhar Poente, Jardim de Infância O Gu e Tita e bufete da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond.

Em Novembro de 2018, foi implementado o projeto CasaCatering como sendo uma atividade paralela para promover a sustentabilidade da Casa do Povo e a rentabilidade da cozinha e seus colaboradores. Desta forma, a cozinha realiza catering para eventos sociais, corporativos, privados, assim como take-away e venda de salgados e doces por encomenda prévia.

Em 2020 o principal objetivo é a aposta na formação dos profissionais do sector alimentar em diversas áreas, nomeadamente atualização em Segurança Alimentar, Nutrição nas diferentes faixas etárias e situações de doença/alergias alimentares, serviço de mesa, doçaria e pastelaria, entre outras.

O Serviço de Alimentação e Nutrição apresenta uma missão educacional, apostando sempre na promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da comunidade. Desta forma, planeia apoiar as valências educativas e sociais da CPPJ através de propostas de atividades a serem desenvolvidas, assim como através do acompanhamento de possíveis dificuldades alimentares que os utentes possam apresentar.

(49)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(50)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(51)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(52)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(53)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(54)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

54

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2019

Serviço de Lavandaria

(55)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

55

INTRODUÇÃO:

O serviço de lavandaria apresenta como principal objetivo, o tratamento de roupa das valências da Casa do Povo de Porto Judeu, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância e CATL, Serviço de Apoio ao Domicílio, Centro de Dia, Fisioterapia, Grupo Desportivo, cozinha e serviços gerais.

A lavandaria está também aberta à comunidade em geral que pretenda utilizar os seus serviços e está preparada para o tratamento de peças de grande volume ou grandes quantidades.

Este serviço dispõe de excelentes instalações, equipamentos e colaboradores para tratar (lavar, secar e passar) os mais diversos tipos de roupa. Para 2020 pretende-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste serviço em 2019 e implementar novas atividades como a manutenção preventiva dos equipamentos e apostar numa melhor divulgação dos serviços à comunidade.

(56)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(57)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(58)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(59)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

59

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO 2020

Serviço de Transportes

(60)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

60

INTRODUÇÃO:

O Serviço de frota da Casa do Povo de Porto Judeu é constituído por 10 viaturas, que fazem o transporte dos utentes e serviços afetos à instituição.

O Serviço de transportes foi reorganizado no primeiro trimestre de 2018, tendo sido redefinidas as tarefas dos condutores, introduzidos novos documentos de controlo e deu-se início à introdução de dados em programa informático próprio, permitindo assim uma análise mais precisa de dados relativos a este serviço.

Constituição da equipa:

A equipa do Serviço de transportes é composta pelos seguintes elementos:  1 Coordenador de serviço;

 1 Condutores de Primeira Categoria - Responsável;  1 Condutor de Primeira Categoria.

Apesar de haver apenas dois condutores oficiais, a frota de ligeiros da Casa do Povo é conduzida também por outros colaboradores afetos às valências da instituição.

Funções do Coordenador:

 Gestão dos recursos humanos;  Planificação de atividades e tarefas;

 Elaboração e controlo de Planos de Higiene das viaturas;  Elaboração e controlo de registos;

 Elaboração de relatórios e pareceres técnicos para a Direção.

Funções do Condutor Responsável:

 Elaboração de orçamentos e propostas;  Resposta a clientes;

(61)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

61  Manutenção dos registos das viaturas;

 Responsável pela manutenção das viaturas, revisões e inspeções;  Reabastecimento das viaturas;

 Transporte de Utentes e serviços;  Higienização de viaturas.

Funções do Condutor:

 Transporte de utentes e serviços;  Reabastecimento das viaturas;  Manutenção das viaturas;  Higienização das viaturas.

O serviço de transporte apresenta como principal objetivo, o serviço de transporte escolar e o das valências da Casa do Povo de Porto Judeu, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância e CATL, Serviço de Apoio ao Domicílio, Centro de Dia, Fisioterapia, Grupo Desportivo, cozinha e serviços gerais.

A lavandaria está também aberta à comunidade em geral que pretenda utilizar os seus serviços e está preparada para o tratamento de peças de grande volume ou grandes quantidades.

Para 2020 pretende-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste serviço em 2019 e implementar novas atividades como a manutenção e reparações das viaturas bem como a aquisição de outra viatura para prestar serviços de distribuição de refeições do serviço do SAD e outros.

(62)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(63)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

(64)

Vila de Porto Judeu

295 905 340 | 295 905 460

Caminho da Esperança, 111

geral@cppj.pt

| www.cppj.pt

9700-368 Vila de Porto Judeu

facebook.com/casapovo.portojudeu.71

Referências

Documentos relacionados

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

Conclusão: A utilização do Protocolo Staged Diabetes Management por equipe multiprofissional aumentou a cobertura medicamentosa no tratamento para o diabetes e a adesão ao

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Para realizar a identificação de padrões heterométricos de versificação, um processo de separação e encadeamento de sílabas poéticas, ou sílabas não-gramaticais,

Os candidatos deverão submeter um projeto elaborado entre duas equipes de pesquisa ou pelo menos entre um professor de instituição francesa e um professor da universidade

<https://www.inss.gov.br/orientacoes/qualidade-de-segurado/>.. servidor, logo, este passa a atender mais pessoas. Por exemplo: o tempo de atendimento de um servidor que