• Nenhum resultado encontrado

Experiência profissional dos membros dos comitês do Conselho da Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Experiência profissional dos membros dos comitês do Conselho da Administração"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Experiência profissional dos membros dos comitês do Conselho da

Administração

1) Presidente do Conselho de Administração Sr. Luiz Nelson Guedes de Carvalho:

O Sr. Luiz Nelson Guedes de Carvalho é Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, onde leciona como “Professor Sênior”. Especialista em litígios envolvendo Questões de Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Gestão de Riscos e Auditoria. Vice Presidente do Conselho de Administração da B3 S.A. (anteriormente BM&F BOVESPA - Bolsa de Valores e Bolsa de Valores de São Paulo), membro do Conselho de Administração da Cia. Brasileira de Distribuição CDB - empresa do Grupo Pão de Açúcar-GPA (uma empresa listada no Brasil e EUA) e Presidente do Conselho de Administração da Petrobras e do Comitê de Auditoria da CDB. Membro independente do Comitê de Sustentabilidade da B3 S.A. Atua como Co-árbitro em arbitragens na Câmara de Comércio Brasil – Canadá (São Paulo) e na International Chamber of Commerce (Paris). Membro do Conselho Fiscal da ONG Fundação Amazonas Sustentável - FAS, e do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria da B3 S.A. Foi Auditor Independente (1965-1990), Diretor da CVM (1990-1991) e do Banco Central (1991-1993). Conselheiro independente segundo os critérios previstos no Artigo 18, §6º e no Artigo 43, §4º do Estatuto Social da Petrobras.

2) Conselheira de Administração Sra. Ana Lúcia Poças Zambelli:

A Sra. Ana Lúcia Poças Zambelli é graduada em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em engenharia de petróleo pela Heriot Watt University (Escócia) e pós graduada em Liderança, Estratégica, Inovação, Tecnologia pela MITMassachusetts Institute of Technology (EUA). Atuou como membro do Conselho de Administração da Alcoa América Latina (2012 a 2014), como Vice Presidente senior comercial da Maersk Drilling (2015 a 2017), Vice-Presidente de Operação Submarinas, Presidente da América do Sul na Transocean (2012 a 2015) e Presidente Brasil na Schumberger (2007 a 2011). A Sra. Ana Lúcia Poças Zambelli é membro do Conselho de Administração da Petrobras, Presidente do Comitê Financeiro e membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão, do Comitê Estratégico e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social.

3) Conselheiro de Administração Sr. Segen Farid Estefen:

O Sr. Segen Farid Estefen é Professor Titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é atualmente o Coordenador do Laboratório de Tecnologia Submarina. Foi Diretor Geral (1998-2001) e Diretor de Tecnologia e Inovação (2007-2013) da COPPE e Diretor Superintendente da Fundação Coppetec (2009-2013). É membro do Conselho Consultivo da Divisão de Oceano, Offshore e Engenharia Polar da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME), Fellow da Sociedade Britânica de Tecnologia Submarina (SUT) e membro titular da Academia Nacional de Engenharia. Coautor do Relatório sobre Fontes Renováveis de Energia do Intergovernmental Panel on Climate Change. É membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2015, Presidente do Comitê Estratégico, membro do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão, e membro do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social, todos estes do Conselho de Administração da

(2)

Petrobras. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora de maio de 2015 a abril de 2018. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, M.Sc. Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ, Ph.D Engenharia Civil pelo Imperial College London e Pós-doutorado na Norwegian University of Science and Technology. É professor convidado da China University of Petroleum. Possui mais de 200 artigos publicados em congressos e periódicos internacionais e atuou como consultor técnico para empresas de petróleo e gás, energia elétrica, transportes e defesa.

4) Conselheira de Administração Sra. Clarissa de Araújo Lins:

A Sra. Clarissa de Araújo Lins é sócia fundadora da Catavento, consultoria especializada em estratégia e sustentabilidade. Sua atuação destaca-se pelo mapeamento de tendências globais, visão estratégica e articulação com atores relevantes, com ênfase no impacto de transição energética e mudanças climáticas nos negócios. Adicionalmente, Clarissa é diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP (abril/2016) e membro independente do Comitê de Sustentabilidade da Vale, órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração (maio/2017). Também é fellow dos Centros de Energia e de Infraestrutura do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI (julho/2017). Clarissa foi membro e presidente de comitê externo independente da Royal Dutch Shell (2012-2015) – External Review Committee, com foco em sustentabilidade e estratégia de longo prazo. Clarissa foi Diretora Executiva da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável – FBDS, onde liderou a área de sustentabilidade corporativa (2004/2013). Na Petrobras, foi gerente executiva de Estratégia Corporativa e assessora do presidente (1999/2002), quando conduziu o processo de planejamento estratégico da Companhia. Foi assessora especial da Presidência do Banco Nacional para o Desenvolvimento – BNDES (1995/99) e assessora da equipe econômica no Ministério da Fazenda (1993/1994), durante a elaboração do Plano Real. Também foi membro do Conselho de Administração da holding do Grupo Technos (2008/2011). Ela fez o curso de formação para conselheiros de administração do IBGC (2015). Clarissa é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, com mestrado em economia pela mesma universidade. A Clarissa Lins é membro do Conselho de Administração da Petrobras, é a Presidente do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, é membro do Comitê Estratégico e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social e é convidada permanente do Comitê Financeiro, todos estes do Conselho de Administração da Petrobras.

5) Conselheiro de Administração Sr. Jerônimo Antunes:

O Sr. Jerônimo Antunes é Contador, Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas e Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. É membro independente do Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e Presidente dos Comitês de Auditoria Estatutário da Petrobras e do Conglomerado Petrobras e atualmente, detém ainda os cargos de Professor-Doutor no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; membro independente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô); membro dos Comitês de Auditoria da Paranapanema S.A. e da Agência de Fomento do Estado de São Paulo (Desenvolve SP). Atuou como Conselheiro de Administração Independente e Presidente dos Comitês de Auditoria Estatutário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), companhia aberta listada na NYSE, de abril de 2008 a novembro de 2018 e na Petrobras Distribuidora S.A. (BR), de julho de 2015 a maio de 2018, dentre outros. Foi professor de diversos cursos de MBA e de especialização em Contabilidade, Auditoria,

(3)

Finanças e Gestão Empresarial na FIPECAFI-USP, FIA-USP, UFC e outras instituições de ensino superior. Atuou como Auditor Independente de grandes, médias e pequenas empresas durante mais de 30 anos. Atua, ainda, como Perito-Contador e Perito-Contador Assistente Técnico em diversas contendas, nas Câmaras de Arbitragem e Mediação do CIESP-FIESP, OAB e Câmara de Comércio Brasil-Canadá e no Poder Judiciário desde 2005.

6) Conselheiro de Administração Sr. Durval José Soledade Santos:

O Sr. Durval José Soledade Santos é Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, possui MBA Executivo pela COPPE/UFRJ e é Pós-Graduado em Economia do Desenvolvimento na PUC/BNDES e Direito Empresarial na Universidade Cândido Mendes. Atuou no BNDES de 1973 a 2008, tendo exercido as funções de Chefe de Gabinete da Presidência, Superintendente das áreas de Administração, Mercado de Capitais e de Operações Especiais e também, Diretor jurídico e Operacional e Superintendente Jurídico da BNDESPAR, entre outras. Foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários por dois mandatos, além de Superintendente Geral da Autarquia. Trabalhou em empresas estatais estaduais, ocupando diversos cargos de Direção. Foi Conselheiro de Administração de diversas companhias, como Petrobras Distribuidora S.A. (BR), Usiminas, Portinvest Participações S.A. e Forjas Taurus S.A. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Petrobras, do Comitê de Auditoria do Conglomerado Petrobras e do Conselho de Mercado de Capitais da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional do Rio de Janeiro (COMEC).

7) Conselheiro de Administração Sr. Marcelo Mesquita de Siqueira Filho:

O Sr. Marcelo Mesquita de Siqueira Filho tem 27 anos de experiência no mercado acionário brasileiro. É sócio fundador da Leblon Equities, gestora de recursos focada em ações brasileiras, criada em 2008 e cogestor dos fundos de ações e private equity. Antes disso, trabalhou por 10 anos no UBS Pactual (1998-2008) e 7 anos no Banco Garantia (1991-1998). No UBS Pactual foi corresponsável pela área de Mercado de Capitais (07-08), corresponsável pela área de ações (05-07), responsável pela área de Análise de Empresas e Estrategista (98-06). No Banco Garantia, foi analista de empresas de commodities (91-97) e Investment Banker (97-98). Desde 1995 Marcelo foi considerado por investidores como um dos principais analistas do Brasil segundo várias pesquisas feitas pela revista Institutional Investor. Foi ranqueado "#1 Brazil Analyst" em 2003-2006 (#3 em 2002, #2 em 2001 e #3 em 2000). Marcelo foi também votado "#1 Estrategista de ações no Brasil" pela "Institutional Investor Magazine Brazil Survey" em 2005, 2004 e 2003. Marcelo tem 48 anos de idade, é graduado em Economia pela PUC-RJ, em Estudos Franceses pela Universidade de Nancy II e OPM por Harvard. Marcelo é membro do Conselho de Administração de Petrobras (onde também Preside o Comitê de Minoritários/COMIN e é membro do Comitê Financeiro/COFIN e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social/CCRS), BR Home Centers e Tamboro. Possui certificação CPA-20.

8) Conselheiro de Administração Sr. Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis:

O Sr. Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis é advogado especializado na área societária, compliance, de governança corporativa e de mercado de capitais pela Universidade Mackenzie e economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduado em finanças (MBA) pelo Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (1ª Turma-1987). Atuou durante 25 anos nas áreas de asset management e corporate finance, tendo sólidos conhecimentos de gestão de carteiras e regulamentação de produtos financeiros. Foi presidente da APIMEC- SP, que reúne os analistas de investimento do mercado de capitais brasileiro e do Conselho de Supervisão dos Analistas de Mercado de

(4)

Capitais, instituído pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Atualmente, além de membro independente do Conselho de Administração da Petrobras, Presidente do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão e membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia, é membro do Conselho de Administração da BRF e coordenador do Comitê de Auditoria e Integridade dessa empresa. Foi também membro do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora (BR) entre maio de 2015 e abril de 2016.

9) Conselheira de Administração Sra. Sonia Julia Sulzbeck Villalobos:

A Sra. Sonia Julia Sulzbeck Villalobos tem 33 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, sendo a primeira pessoa na América do Sul a receber a credencial CFA em 1994. Sonia trabalhou de 1985-1987 na Equipe DTVM, e de 1987-1989 no Banco Iochpe como analista de investimentos. De 1989-1996 no Banco Garantia como Chefe do Departamento de Análise de Investimentos, quando foi votada melhor analista do Brasil pela Revista Institutional Investor em 1992, 1993 e 1994. Trabalhou de 1996-2002 na Bassini, Playfair & Associates como responsável por Private Equity no Brasil, Chile e Argentina. De 2005-2011 no Larrain Vial como gestora de fundos. De 2012-2016 na Lanin Partners como sócia fundadora e gestora dos fundos de ações na América Latina. Desde 2016 é professora do Insper na pós-graduação Lato Sensu nas matérias de gestão de ativos e análise de demonstrações financeiras. Desde maio de 2016 é membro do Conselho de Administração da Telefônica do Brasil eleita pelos acionistas preferencialistas, desde maio 2018 é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Estatutário da Petrobras e desde agosto de 2018 é Conselheira de Administração da LATAM Airlines Group S.A. No passado foi dos Conselhos de Administração da TAM Linhas Aéreas, Método Engenharia (Brasil), Tricolor Pinturas e Fanaloza/Briggs (Chile), Milkaut e Banco Hipotecario (Argentina). Sonia é Bacharel em Administração Pública pela EAESP-FGV e tem mestrado em Administração de empresas com especialização em finanças pela mesma EAESPFGV.

10) Membro externo Sr. Francisco Vidal Luna:

O Sr. Francisco Vidal Luna é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Assistente Doutor na Faculdade de Economia e Administração da USP aposentado, Professor Visitante da Stanford University e autor de dezenas de artigos e livros sobre a sociedade e economia brasileira, publicados no Brasil e no exterior. Exerceu várias atividades no setor público, tendo sido Secretário de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretário de Planejamento da Prefeitura do Município de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010. Foi membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), do Banco Nossa Caixa e da Companhia Energética de São Paulo (CESP), dentre outras instituições. Atualmente é Conselheiro de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Agência de Fomento do Estado de São Paulo (Desenvolve São Paulo), membro independente do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP) e membro externo do Comitê de Auditoria Estatutário do Conglomerado Petrobras.

11) Membro externo Sra. Sonia Aparecida Consiglio:

A Sra. Sonia Aparecida Consiglio é jornalista e radialista. Atualmente é Diretora de Comunicação, Imprensa, Sustentabilidade e Investimento Social da B3 e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas em Nova Iorque (2016) como uma das 10 "2016 SDG Local Pioneer" do mundo pelo trabalho na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global e vice-presidente do

(5)

Conselho Técnico-Consultivo do CDP (Driving Sustainable Economies). Integrante da Delegação Brasileira nas COPs (Conferência das Partes) na Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de Copenhagen (2009), Cancun (2010), Doha (2012), Varsóvia (2013) e Paris (2015), em nome da B3. Palestrante, Panelista e Mediadora em eventos nacionais e internacionais. Conselheira formada pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, integra o grupo 2018 de mentoradas do Programa de Mentoria do Grupo de Diversidade em Conselho do IBGC, IFC e WCD. Foi participante convidada do IVLP (International Visitor Leadership Program. Social Investment and Entrepreneurship), Estados Unidos, Dezembro/2011. A Sra. Sonia Aparecida Consiglio é membro externo do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Conselho de Administração da Petrobras.

12) Membro externo Sr. Tales José Bertozzo Bronzato:

O Sr. Tales José Bertozzo Bronzato é advogado, especialista em Direito Processual Civil, foi Superintendente Jurídico da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) por mais de sete anos, quando mantinha interlocução direta com a Diretoria Executiva, atendendo demandas de Comitês Estatutários, Conselho de Administração e Fiscal, além de supervisionar a organização das contingências judiciais da Companhia, colaborando com a emissão de formulários corporativos tais como 20-F, Formulário de Referência, Relatório de Sustentabilidade e Notas de Balanço. Atualmente é Assessor da Diretoria Metropolitana da SABESP. O Sr. Tales Bronzato é membro externo do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão do Conselho de Administração da Petrobras.

13) Membro externo Sr. Guilherme Jose Pinheiro de Lima:

O Sr. Guilherme Jose Pinheiro de Lima é graduado em Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também é Bacharel em Administração de Empresas formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas Cândido Mendes. O Sr. Guilherme Jose Pinheiro de Lima realizou carreira na Accenture por 32 anos e se aposentou em 2016 como Senior Managing Director na prática Global de Energia da Accenture e foi o responsável pela prática na Indústria de Petróleo, Gás e Energia no Brasil nos últimos 15 anos. Realizou diversos cursos de treinamento Executivo e de Negócios no Center of Professional Education da Accenture em Chicago ao longo de toda sua carreira. Com 32 anos de experiência diversificada, ele auxiliou grandes empresas na América Latina em uma ampla gama de Programas de Transformação de Negócios, incluindo Planejamentos Estratégicos, Planos de Negócios e Gestão, Desenho de Novos Processos de Negócios, Desenho e Implementação de Planos e Estratégias de Tecnologia, Implementação de Sistemas de Informação e Programas de Eficiência Operacional, Produtividade e Inovação. O Sr. Guilherme Jose Pinheiro de Lima possui uma particular experiência para implementar grandes e complexos Programas de Transformação de Negócios em Empresas, com foco em inovação e ganhos de produtividade, participando em todas suas fases, desde a arquitetura, passando pelo desenho até a sua completa implementação e posterior operação de novos processos. O Sr. Guilherme Jose Pinheiro de Lima é membro externo do Comitê Estratégico do Conselho de Administração da Petrobras desde Janeiro de 2017 e também membro do Conselho de Administração da Transpetro desde Novembro de 2018, onde preside o Comitê Estratégico e Financeiro desta subsidiária.

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne