• Nenhum resultado encontrado

Documento elaborado por: Nídia Ramos Dalila Caixeirinho (*)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Documento elaborado por: Nídia Ramos Dalila Caixeirinho (*)"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

PROJECTO INTERREG III A - ANDALGHORT - Componente Horticultura "Produção integrada e protecção fitossanitária em culturas hortofrutícolas na

Andaluzia e Algarve"

Relatório Técnico do Ensaio “Microorganismos e moléculas de origem

biológica como alternativas viáveis ao uso de pesticidas“- Cultura do

meloeiro na Campanha Primavera/Verão de 2004

Documento elaborado por:

Nídia Ramos

Dalila Caixeirinho (*)

Equipa Técnica: Nídia Ramos

Dalila Caixeirinho (*) Eugénia Neto

António Marreiros Armindo Rosa

José Entrudo Fernandes Celestino Soares

(*) - Em regime de contratação, ao abrigo deste Projecto

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO ...1

1.1.OBJECTIVOS...1

2. MATERIAL E MÉTODOS...2

2.1.CARACTERIZAÇÃO DO ENSAIO EXPERIMENTAL...2

2.2.PLANTAÇÃO E DELINEAMENTO EXPERIMENTAL...3

2.3.OBSERVAÇÕES EXPERIMENTAIS...6 2.3.1. Fenologia ...6 2.3.2. Acompanhamento fitossanitário ...6 2.3.3. Meios de luta...6 2.3.4. Colheita ...7 3. RESULTADOS ...8 3.1.FENOLOGIA...8 3.2.ACOMPANHAMENTO FITOSSANITÁRIO...11 3.2.1. Pragas...11

3.2.1.1. Flutuações das populações ...11

3.2.1.2. Intensidade de infestação...15 3.2.2. Doenças ...21 3.3.MEIOS DE LUTA...24 3.4.COLHEITA...26 3.4.1. Análise quantitativa ...26 3.4.2. Análise qualitativa...30 3.4.3. Prova organoléptica ...32

3.4.3. Caracterização dos frutos ...33

3.4.5. Conservação...35

4. CONCLUSÃO...36

5. AGRADECIMENTOS ...38

(3)

1 1. Introdução

No âmbito do Projecto INTERREG III A - ANDALGHORT - "Produção integrada e protecção fitossanitária em culturas hortofrutícolas na Andaluzia e Algarve", estão previstas linhas de investigação, que visam a utilização de técnicas sustentáveis para com o meio ambiente, na luta contra os patogénios do solo, em horticultura intensiva. Assim, ensaiou-se a utilização de moléculas de origem biológica na luta contra os patogénios do solo, na cultura do meloeiro, na campanha de Primavera/Verão de 2004, em ar livre.

Este ensaio desenvolveu-se em colaboração com os parceiros de Andaluzia (CIFA Las Torres), através da realização de observações/amostragens periódicas. A Equipa de Andaluzia deu cumprimento aos objectivos específicos do ensaio. A Equipa técnica da DRAALG deu cumprimentos aos objectivos gerais e ao estudo da influência de moléculas de origem biológica na conservação em pós-colheita de frutos em armazém e em câmara frigorífica. Neste relatório técnico analisam-se, apenas, os resultados obtidos pela Equipa Técnica da DRAALG.

1.1. Objectivos

As acções experimentais desenvolvidas no âmbito deste ensaio, visaram atingir os seguintes objectivos:

Objectivos gerais:

- implantar a cultura do meloeiro de Primavera/Verão de 2004 em ar livre, segundo técnicas culturais próprias da região;

- acompanhar a evolução fenológica da cultura;

- acompanhar a evolução das populações de inimigos chave da cultura e determinar a sua intensidade de ataque;

- implementar estratégias de luta adequadas aos inimigos chave da cultura, de acordo com os princípios da Protecção Integrada.

Objectivos específicos:

- estudar a influência de moléculas de origem biológica: - na produção e resposta de resistência a patogénios;

- na população de patogénios no solo Fusarium spp., Verticillium dahliae, Rhizoctonia spp.;

(4)

2 2. Material e Métodos

2.1. Caracterização do ensaio experimental

O ensaio experimental foi instalado na Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAALG), no Centro de Experimentação Hortofrutícola do Patacão (CEHFP).

Este ensaio foi implantado numa parcela de ar livre (folha II), que ocupa a área

de 851 m2 (21 m x 40,5 m), ladeada a Norte pelo pomar de abacateiros e a Este

pelo pomar de anoneiras (Fig. 1).

Fig. 1 – Ensaio experimental da cultura do meloeiro em ar livre (CEHFP, a 02-Jul-2004).

Neste ensaio, que incidiu sobre a cultura de meloeiro de Primavera/Verão, foi utilizada a cultivar - Jalisco (Hazera), por ser uma das cultivares que mais se utiliza na região algarvia. As plantas instaladas no campo experimental, foram provenientes da empresa fornecedora de jovens plantulas Vidaverde (Fig. 2), na qual foi realizada a sementeira em placas de esferovite, com turfa, a 6 de Março de 2004.

(5)

3 Fig. 2- Aspecto das plantas de meloeiro provenientes de viveiro (CEHFP, a 14-Abr-2004).

O ensaio experimental teve início a 5 de Fevereiro de 2004, com a marcação do terreno e terminou a 14 de Julho de 2004, com a realização da última colheita.

2.2. Plantação e delineamento experimental

Preparação do terreno para a plantação, plantação e manutenção da cultura

Com vista à preparação do solo para plantação de meloeiro, foram realizadas algumas gradagens no sentido de eliminar as infestantes.

Em função da análise de solo (Anexo IA), realizou-se a adubação de fundo, onde

foram aplicados os seguintes fertilizantes na parcela do ensaio: Superfosfato 18%... 81 kg Sulfato de potássio ... 10 kg Sulfato de amónio ... 29 kg

A plantação teve lugar no dia 14 de Abril de 2004, em linhas simples, com "paillage" preta de 60 µ (Fig. 3), num compasso de 1,5 m x 0,5 m (densidade de plantação de 1,33 plantas/m2).

(6)

4 Fig. 3 – Aspecto da 'Paillage' preta de 60µ de espessura, instalada no campo e planta de meloeiro antes da sua plantação (CEHFP, a 14-Abr-2004)..

Após a plantação, todas as plantas foram cobertas com manta térmica (Agryl P 17) (Fig. 4), os bordos da manta térmica foram enterrados o suficiente, de modo a permitir o crescimento normal das plantas.

Fig. 4 – Aspecto da manta térmica (Agryl P 17) colocada após a plantação

(CEHFP, a 14-Abr-2004).

As dotações de rega foram determinadas com base na evaporação da água de uma tina Classe A, colocada ao ar livre, "corrigida" pelos seguintes coeficientes culturais (kc) específicos para a cultura do meloeiro, em ar livre:

(7)

5 - 0,35 - da plantação ao início da floração hermafrodita;

- 0,55 - do início da floração hermafrodita, até ao vingamento dos primeiros frutos;

- 0,70 - do vingamento dos primeiros frutos, até ao início das colheitas; - 0,55 - do início das colheitas, até ao final da cultura.

A rega foi efectuada 2 vezes por semana (segunda e quinta-feira), durante o período de 26 de Abril a 22 de Julho, onde foi utilizada uma dotação de 0,17 m3/m2. A fertilização de cobertura foi efectuada através da água de rega

(fertirrega) conforme o indicado no Anexo IB, com as quantidades totais de:

Fosfato monoamónio... 2,2 kg Nitrato de potássio... 28,6 kg Nitrato de cálcio... 39,6 kg Sulfato de magnésio... 22 kg

As plantas foram conduzidas através da sua haste principal, tendo sido efectuada, sempre que necessário, a poda de alguns lançamentos laterais, de modo a abrir caminho entre as modalidades (poda de manutenção).

Delineamento experimental

Foram estudadas 4 modalidades (AEN, BROTOMAX, PUXA e TESTEMUNHA), implantadas com 4 repetições cada, segundo o esquema de blocos casualizados que se encontra anexo ao protocolo (Anexo IC).

(8)

6 Para a instalação das modalidades PUXA e BROTOMAX, cada parcela teve tubagens de rega específicas (Fig. 5), uma vez que a aplicação destes produtos foi efectuada via rega, apenas nas repetições das respectivas modalidades.

2.3. Observações experimentais 2.3.1. Fenologia

O acompanhamento fenológico da cultura do meloeiro, foi realizado no período de 21 de Abril a 23 de Junho de 2004, de acordo com os estados fenológicos considerados mais importantes para a cultura.

De modo a verificar eventuais diferenças fenológicas entre modalidades, utilizou-se o programa estatístico SPSS v.12.0.

Para além do objectivo acima referido, este acompanhamento foi também realizado, de forma a permitir a realização de tratamentos fitossanitários de acordo com o estipulado no protocolo (Anexo I).

2.3.2. Acompanhamento fitossanitário

Durante o período de 14 de Maio a 7 de Julho de 2004 e, semanalmente, foi efectuada a monitorização dos principais inimigos da cultura calculando-se a percentagem de plantas infestadas/infectadas.

Para o efeito foram realizadas observações visuais em 4 plantas ao acaso, de três folhas (terço inferior, médio e superior) de cada modalidade e repetição, tendo-se registado a amostragem binomial (ausência/presença) de inimigos da

cultura, em folha de campo apropriada (Anexo ID - 1). Foram realizados testes

de análise de variância aos dados apurados, de forma a verificar a existência ou não de diferenças significativas entre modalidades, este procedimento foi realizado com o recurso ao programa estatístico SPSS v.12.0.

2.3.3. Meios de luta

Foram utilizados meios de luta (físicos e químicos) contra os diferentes inimigos da cultura, de modo a viabilizar a cultura em causa, e de acordo com as especificações técnicas do ensaio (Anexo I).

Com base nos tratamentos fitossanitários efectuados elaborou-se,

posteriormente, o quadro final onde foram quantificados todas as aplicações efectuadas.

(9)

7 2.3.4. Colheita

De acordo com as normas de comercialização, as colheitas realizadas entre os dias 21 de Junho e 13 de Julho, foram controladas para que os frutos colhidos

fossem separados por modalidade e repetição (Anexo IF), visando a sua análise

posterior, com o programa estatístico já referido.

Com os valores das pesagens e da contagem de frutos após as colheitas, foi

possível calcular a produção média total por m2, tal como a produção de frutos

incomercializáveis ou comercializáveis, e dentro da produção comercializável, foi também possível contabilizá-la consoante diferentes classes.

Qualidade dos frutos

No laboratório da DRAALG foram analisados vários parâmetros de qualidade do fruto, nas 4 modalidades em experimentação, na colheita de 28 de Junho de 2004, de forma a verificar se existia algum tipo de significância entre elas, a qual foi efectuada com o programa SPSS v.12.0. Os parâmetros físicos analisados foram o peso por fruto (g), o diâmetro longitudinal e equatorial (mm) e a espessura da casca (mm); os químicos foram a humidade, o grau Brix, as cinzas e a matéria seca, em percentagem, a acidez total, em gramas de ácido cítrico por quilograma, o pH e o Índice de Maturação.

Outra análise efectuada, pela equipa técnica do projecto, foi a caracterização

dos frutos por modalidade (Anexo IE), onde se registaram os seguintes

aspectos: a forma, o diâmetro equatorial e longitudinal do fruto (mm), a cor, a espessura da casca e da polpa (mm), e o aspecto da casca. Esta caracterização foi efectuada em 3 frutos de cada modalidade estudada, relativos à colheita de 24 de Junho de 2004.

Ensaio de conservação

Para o efeito, utilizaram-se 4 frutos de cada modalidade, sem aparentes sinais atribuíveis a agentes patogénios, que foram colocados em conservação, com duas repetições, em armazém e em câmara frigorífica.

Durante o intervalo temporal em que decorreram estes ensaios registaram-se os valores de temperatura e humidade, num termohigrógrafo e efectuaram-se várias observações, de forma a registar a data de aparecimento dos primeiros sintomas atribuíveis a agentes patogénicos. Foram também efectuadas várias pesagens, de forma a obter a curva de evolução de peso dos frutos.

(10)

8 Posteriormente, estes frutos foram levados para o laboratório da DRAALG, com o objectivo de identificar eventuais agentes causais.

3. Resultados 3.1. Fenologia

O acompanhamento fenológico da cultura do meloeiro foi realizado no período de 21 de Abril a 23 de Junho de 2004.

5 - Vingamento do fruto 6 - Aparecimento do reticulado 7 - 1ª Colheita

1 - 3 a 4 folhas verdadeiras 2 - Pré-floração 3 - Floração masculina 4 - Floração hermafrodita

Fig. 6 - Estados fenológicos da cultura do meloeiro (CEHFP, em diferentes datas).

Os estados fenológicos (Fig. 6) ao longo deste mesmo período e para cada uma das modalidades, encontram-se representados na Fig. 7.

Na modalidade AEN, a 21 de Abril, cerca de 25 % das plantas já se encontravam em pré-floração. A floração masculina teve início na mesma data, com cerca de 6 % de plantas neste estado fenológico, tendo sido atingido o seu máximo a 28 de Abril. O aparecimento da primeira floração hermafrodita, registou-se a 5 de Maio (50 %). Os primeiros frutos vingados (25 %) tiveram lugar a 12 de Maio, mas, só cerca de uma semana depois (18 de Maio) é que foi registada a máxima percentagem de vingamento dos frutos (100 %). O aparecimento de reticulado nos frutos foi visível a partir de 3 de Junho (6 %), mas só a 16 de Junho é que foi atingido o valor máximo (88%), simultaneamente 13 % das plantas já se encontravam em condições de primeira colheita.

(11)

9 AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% o c o rr ê n c ia 2 1 -A b r 2 8 -A b r 5 -M a i 1 2 -M a i 1 8 -M a i 2 5 -M a i 3 -J u n 9 -J u n 1 6 -J u n 2 3 -J u n 1 2 3 4 5 6 7 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% o c o rr ê n c ia 2 1 -A b r 2 8 -A b r 5 -M a i 1 2 -M a i 1 8 -M a i 2 5 -M a i 3 -J u n 9 -J u n 1 6 -J u n 2 3 -J u n 1 2 3 4 5 6 7 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% o c o rr ê n c ia 2 1 -A b r 2 8 -A b r 5 -M a i 1 2 -M a i 1 8 -M a i 2 5 -M a i 3 -J u n 9 -J u n 1 6 -J u n 2 3 -J u n 1 2 3 4 5 6 7 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% o c o rr ê n c ia 2 1 -A b r 2 8 -A b r 5 -M a i 1 2 -M a i 1 8 -M a i 2 5 -M a i 3 -J u n 9 -J u n 1 6 -J u n 2 3 -J u n 1 2 3 4 5 6 7

Fig. 7 - Evolução dos estados fenológicos, observados na cultura do meloeiro, nas diferentes modalidades. Legenda: 1 - 3 a 4 folhas verdadeiras; 2 - Pré-floração; 3 - Floração masculina; 4 - Floração hermafrodita; 5 - Vingamento do fruto; 6 - Aparecimento de reticulado; 7 - 1ª Colheita (Anexo II).

Na modalidade BROTOMAX, observou-se que a 21 de Abril, 63 % das plantas apresentavam 3 a 4 folhas verdadeiras. Na mesma data eram também visíveis algumas plantas em pré-floração (13 %) e outras apresentavam floração masculina (19 %). A partir de 28 de Abril, a maioria das plantas (94 %) já se encontrava com floração masculina. A floração hermafrodita teve início a 5 de Maio, mas só uma semana depois (12 de Maio) é que a maioria das plantas (88 %) se apresentava neste estado fenológico. A partir de 18 de Maio, e durante duas semanas seguidas, as plantas registaram valores de 100 % de vingamento de frutos. A 3 de Junho, apareciam os primeiros frutos com reticulado (31 %). Na última semana de acompanhamento da evolução dos

(12)

10 estados fenológicos da cultura do meloeiro, verificou-se que já era possível realizar a primeira colheita.

Na modalidade PUXA, foi possível verificar que, as plantas se apresentaram em pré-floração a 5 de Maio. No entanto, nesta data, cerca de 69 % das plantas já apresentavam floração masculina e cerca de 25 % floração hermafrodita. A 12 de Maio, foram registadas as primeiras plantas com frutos vingados (6 %) e a 18 e 25 de Maio já atingiam os 100 %. No dia 23 de Junho, 100 % das plantas, encontravam-se no último estado fenológico.

Na modalidade TESTEMUNHA, a 21 de Abril, apenas 6 % das plantas encontravam-se em pré-floração. A floração masculina teve início a 28 de Abril, com cerca de 75 % de plantas neste estado fenológico, momento também em que foi alcançado o seu valor máximo. A 5 de Maio ocorreu a floração hermafrodita com cerca de 56 %, tendo-se registado a 12 de Maio, o valor máximo de 88 %. As primeiras plantas com frutos vingados (13 %) registaram-se a 12 de Maio, de qualquer forma, só cerca de uma semana depois (18 de Maio) é que se observou a máxima percentagem de vingamento dos frutos (100 %). O aparecimento de reticulado nos frutos foi visível a partir de 25 de Maio (6 %). A 23 de Junho, todas as plantas (100 %) encontravam-se no último estado fenológico.

A comparação dos dados foi efectuada através da análise de variância onde se constatou que, durante o período de acompanhamento fenológico da cultura do meloeiro, só se registaram diferenças significativas entre modalidades no dia 12 de Maio. Uma vez que, no estado fenológico de floração hermafrodita, foi registado um nível de significância elevado (P ≤ 0,05) entre modalidades (Anexo III). A modalidade AEN (a), apresentava-se como sendo completamente diferente das outras 3 modalidades: BROTOMAX (b), PUXA (b) e TESTEMUNHA (b), que eram idênticas entre si. Nesta data, também o estado fenológico - vingamento do fruto, onde, apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas, apresentava diferenças entre modalidades. Assim, verificou-se que as modalidades BROTOMAX (a) e PUXA (a) eram diferentes da modalidade AEN (b), mas a modalidade TESTEMUNHA (ab) era idêntica às 3 modalidades atrás referidas.

(13)

11 3.2. Acompanhamento fitossanitário

Durante o período de 21 de Abril a 7 de Julho de 2004, foram efectuados onze acompanhamentos fitossanitários, visando desta forma a monitorização das populações de inimigos chave da cultura. Porém, foram realizadas várias observações no decorrer do ensaio (Fig. 8), visando a sua boa manutenção.

Fig. 8 – Aspecto geral do ensaio da cultura do meloeiro, a 24 de Maio de 2004.

3.2.1. Pragas

Durante o período de monitorização foram identificadas várias pragas, de entre as quais se destacam os afídeos, ácaros, tripes e aleurodídeos.

3.2.1.1. Flutuações das populações Afídeos

O início de infestação registou-se a 14 de Maio, após a remoção da manta térmica (12 de Maio), tendo o valor máximo ocorrido a 25 de Maio, em todas as modalidades (Fig. 9). Após a data atrás referida, registaram-se algumas infestações esporádicas a 9, 16 e 30 de Junho. A 23 de Junho não se registaram plantas infestadas com afídeos. Há ainda a referir que a espécie predominante foi o afídeo do meloeiro - Aphis gossypii.

(14)

12 0 2 4 6 8 10 12 14 16

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

n º d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 9 - Flutuação da população de afídeos, observada na cultura do meloeiro, durante o período de monitorização, por modalidade (Anexo IV). ↓↓ - remoção da ↓↓ manta térmica.

Ácaros

Através da Fig 10, é possível verificar que a primeira ocorrência de infestação de ácaros, com predominância da espécie Panonychus ulmi (Fig. 11) foi registada a 14 de Maio, também após a remoção da manta térmica, no entanto os valores máximos registaram-se a 25 de Maio, em todas as modalidades.

0 2 4 6 8 10 12 14 16

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

n º d e p la n ta s i n fe s ta d a s AENBROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 10 - Flutuação da população de ácaros, observada na cultura do meloeiro, durante o período de monitorização, por modalidade (Anexo IV). ↓↓ - remoção da ↓↓ manta térmica. ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓

(15)

13 Ainda que seja possível observar, ao longo do período de monitorização uma certa diminuição do número de plantas infestadas com ácaros, é também perceptível a existência de dois picos de infestação (25 de Maio e 9 de Junho).

Fig. 11 – Ácaro - Panonychus ulmi (CEHFP, a 18-Mai-2004).

Tripes

Através da análise da Fig. 12, é possível verificar que o número de plantas infestadas por tripes foi muito variável ao longo do período de monitorização.

0 1 2 3 4 5 6

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

n º d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 12 - Flutuação da população de tripes, observada na cultura do meloeiro, durante o período de monitorização, por modalidade (Anexo IV). ↓↓ - remoção da ↓↓ manta térmica.

↓ ↓ ↓ ↓

(16)

14 A primeira ocorrência de infestação registou-se a 14 de Maio, nas modalidades AEN, BROTOMAX e PUXA e a 25 de Maio, na modalidade TESTEMUNHA. Os valores máximos de infestação verificaram-se a 3 de Junho na modalidade BROTOMAX, entre os dias 3 e 16 de Junho na modalidade TESTEMUNHA, a 9 de Julho na modalidade PUXA e a 7 de Julho na modalidade AEN. No dia 23 de Junho, nas modalidades TESTEMUNHA e PUXA, não foram registadas plantas infestadas com tripes. O mesmo ocorreu entre os dias 9 e 23 de Junho na modalidade BROTOMAX e entre os dias 16 e 30 de Junho, na modalidade AEN.

Aleurodídeos

As espécies predominantes foram a mosca branca do feijoeiro - Bemisia tabaci e a mosca branca das estufas - Trialeurodes vaporariorum. No entanto, os dados aqui apresentados, no sentido de interpretar as flutuações populacionais, referem-se apenas à primeira espécie (Fig. 13) devido à reduzida incidência da T. vaporariorum, que apenas foi registada entre os dias 9 e 23 de Junho, sendo o valor máximo a 16 de Junho (3 plantas infestadas), na modalidade PUXA. 0 2 4 6 8 10 12 14 16

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 3-Jun 9-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 7-Jul

n º d e p la n ta s i n fe s ta d a s

B. tabaci larvas - AEN B. tabaci larvas - BROTOMAX B. tabaci larvas - PUXA B. tabaci larvas - TESTEMUNHA B. tabaci adultos - AEN B. tabaci adultos - BROTOMAX B. tabaci adultos - PUXA

B. tabaci adultos - TESTEMUNHA

0 2 4 6 8 10 12 14 16

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 3-Jun 9-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 7-Jul

n º d e p la n ta s i n fe s ta d a s

B. tabaci larvas - AEN B. tabaci larvas - BROTOMAX B. tabaci larvas - PUXA B. tabaci larvas - TESTEMUNHA B. tabaci adultos - AEN B. tabaci adultos - BROTOMAX B. tabaci adultos - PUXA

B. tabaci adultos - TESTEMUNHA

Fig. 13 - Flutuação das populações de larvas e adultos de B. tabaci, observadas na cultura do meloeiro, durante o período de monitorização, por modalidade (Anexo IV).↓↓ - remoção da manta térmica.↓↓

A primeira ocorrência de adultos de B. tabaci registou-se a 14 de Maio, apresentando o valor máximo a 16 de Junho, em todas as modalidades. Nesta data, registou-se o aparecimento de larvas de B. tabaci, nas modalidades

(17)

15 PUXA, BROTOMAX e TESTEMUNHA. Na modalidade AEN, a primeira ocorrência foi registada a 9 de Junho. Os máximos valores de infestação registaram-se a 7 de Julho em todas as modalidades.

A partir de 16 de Junho, verificou-se uma diminuição do número de plantas infestadas pela população adulta da mesma espécie, devido aos primeiros sintomas de decrepitude da cultura (ausência de jovens lançamentos e folhas maduras bastante atacadas por oídio).

3.2.1.2. Intensidade de infestação Afídeos

A percentagem de plantas infestadas por afídeos, ao longo do período de monitorização e os resultados da análise de variância realizada ao longo do respectivo período, podem ser observadas na Fig. 14.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA Fig. 14 - Evolução da percentagem de plantas infestadas por afídeos, ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não

significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

Durante o período de monitorização, não se verificaram quaisquer diferenças significativas entre as modalidades em causa. Pôde apenas constatar-se que a percentagem de plantas infestadas variou entre valores nulos e valores na ordem dos 88%, nas modalidades AEN e TESTEMUNHA e 75%, nas modalidades BROTOMAX e PUXA.

Em qualquer uma das modalidades é possível verificar que a maior percentagem de infestação foi observada a 25 de Maio. Assim, a 28 de Maio

NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS

(18)

16 procedeu-se a uma intervenção fitossanitária com fosalona, tendo-se verificado em observações seguintes, uma diminuição da percentagem de plantas infestadas.

Ácaros

Com base na Fig. 15 as maiores intensidades de infestação ocorreram a 25 de Maio e 9 de Junho, com valores de infestação que atingiram os 88 % e os 75 %, respectivamente, nas modalidades TESTEMUNHA e AEN. Com base nestas intensidades de infestação realizaram-se duas intervenções fitossanitárias, uma a 28 de Maio, com fosalona e a outra a 9 de Junho, com dicofol. Após a segunda intervenção fitossanitária, verificou-se o decréscimo da intensidade de infestação em todas as modalidades, com excepção da modalidade AEN, que entre 23 e 30 de Junho apresentou valores constantes de 25 % de infestação. No entanto, estes não foram suficientes para justificar intervenções fitossanitárias contra esta praga.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA NS NS NS

Fig. 15 - Evolução da percentagem de plantas infestadas por ácaros, ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não

significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

A partir de 30 de Junho e até ao final do período de monitorização a percentagem de plantas infestadas decresceu, atingindo valores praticamente nulos, no final da cultura. Durante o mesmo período não foram encontradas diferenças significativas entre as modalidades em estudo.

NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS

(19)

17 Tripes

Apesar das oscilações existentes entre as modalidades, ao longo do período de monitorização, não foram encontradas diferenças significativas. Os picos de infestação não foram coincidentes entre as diferentes modalidades, tendo-se verificado que a maior percentagem de plantas infestadas por tripes ocorreu a 3 de Junho (31 %), na modalidade BROTOMAX, a 9 de Junho (19 %), na modalidade PUXA e a 7 de Julho (19 %), na modalidade AEN. A modalidade TESTEMUNHA constituiu a excepção, com a intensidade de infestação (13%) constante entre os dias 3 e 16 de Junho (Fig 16).

0 5 10 15 20 25 30 35

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 16 - Evolução da percentagem de plantas infestadas por tripes, ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não

significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

Aleurodídeos

A intensidade de infestação refere-se apenas à espécie B. tabaci, devido à fraca infestação com T. vaporariorum, que atingiu o máximo de 19 % a 16 de Junho, na modalidade PUXA. Assim, a percentagem de plantas infestadas com larvas e adultos deste aleurodídeo, ao longo do período de monitorização, e para cada uma das modalidades, estão representadas nas Fig. 17 e 18.

NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS

(20)

18 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 17 - Evolução da percentagem de plantas infestadas por larvas de B. tabaci ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la n ta s i n fe s ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 18 - Evolução da percentagem de plantas infestadas por adultos de B. tabaci, ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

Pela análise da Fig. 17, foi possível verificar que a percentagem de plantas infestadas com larvas de B. tabaci, apenas começou a ser evidente a partir de 9 de Junho. Posteriormente, a 30 de Junho, observou-se uma ligeira diminuição que terminou poucos dias depois, a 7 de Julho, altura em que foram registados os maiores picos de infestação, com valores muito próximos entre as modalidades: 75 % (TESTEMUNHA), 81 % (PUXA) e 88 % (AEN e BROTOMAX).

NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS

(21)

19 Após a análise de variância, constatou-se que não existiam quaisquer diferenças entre as modalidades, não só no que diz respeito à percentagem de plantas infestadas pelas larvas de B. tabaci, mas também em relação aos adultos da mesma espécie (Fig. 18).

No dia 16 de Junho verificou-se que a percentagem de plantas infestadas pelos adultos chegou atingir 100%, nas modalidades AEN e BROTOMAX, as modalidades TESTEMUNHA e PUXA apresentaram valores ligeiramente menores (94 % e 81 %, respectivamente), no entanto, sem diferenças significativas entre modalidades.

Outras pragas

Para além das pragas atrás referidas, foram ainda registadas na forma adulta e larvar as larvas mineiras - Liriomyza sp., ralos - Gryllotalpa gryllotalpa, lepidópteros e fanerópteras - Phaneroptera nana nana. Também se registou a presença de moluscos - caracóis e lesmas (Fig. 19), que causaram alguns estragos nas folhas e frutos do meloeiro (Fig. 20).

Fig. 19 – Presença de caracóis e lesmas (CEHFP, a 18-Mai-2004 e 28-Abr-2004, respectivamente).

(22)

20 Fig. 20 – Ataque de caracóis nos frutos do meloeiro (CEHFP, a 09-Jun-2004).

Efeito das modalidades em estudo sobre a proporção de plantas infestadas A Fig. 21 representa a importância relativa de cada tipo de praga na percentagem total de plantas infestadas.

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA Mineira (galerias) 1% Ácaros 24% Afídeos 17% Mineira (adulto) 3% Tripes 5% B. tabaci (adulto) 33% B. tabaci (larva) 17% Mineira (adulto) 4% Ácaros 21% Mineira (galerias) 3% Afídeos 16% Tripes 4% B. tabaci (adulto) 32% B. tabaci (larva) 18% Mineira (galerias) 1% Ácaros 18% Mineira (adulto) 4% T. vaporariorum (larva) 2% Tripes 6% B. tabaci (adulto) 32% B. tabaci (larva) 18% Afídeos 15% Mineira (galerias) 3% Ácaros 23% Afídeos 17% Mineira (adulto) 3% B. tabaci (larva) 18% B. tabaci (adulto) 32% Tripes 4%

Fig. 21 - Percentagem de plantas infestadas pelas várias pragas monitorizadas, de acordo com as diferentes modalidades (Anexo IVA).

(23)

21 Nas plantas tratadas com AEN, a menor percentagem de plantas infestadas foi com larvas mineira - galerias (1 % do total de plantas infestadas pelas várias pragas monitorizadas). A B. tabaci na forma adulta foi a praga que infestou maior percentagem de plantas (33 %).

Nas plantas da modalidade BROTOMAX, a menor percentagem de infestação (3 %) correspondeu à presença de larvas mineira (galerias). A maior percentagem de plantas infestadas (32 %) foi relativa á praga B. tabaci sob a forma adulta.

Na modalidade PUXA, a menor intensidade deveu-se ao ataque de larvas mineira (galerias) com 1 % de plantas infestadas. Com maior percentagem de ataque (32 %) registou-se a infestação por adultos de B. tabaci. As larvas de T. vaporariorum foram responsáveis por 2 % de plantas infestadas, nesta modalidade.

A modalidade TESTEMUNHA apresentou o seu mínimo de infestação (3 %) com galerias provocadas pelas larvas mineira e o seu máximo de infestação com adultos de B. tabaci (32 %).

Assim, constata-se que os adultos de B. tabaci ocuparam a maior percentagem de infestação, enquanto que as larvas mineira (galerias) foram responsáveis pela menor percentagem de plantas infestadas, em todas as modalidades.

3.2.2. Doenças Míldio

(24)

22

Nas três primeiras observações não se registou a presença de

míldio - Pseudoperonospora cubensis (Fig. 22). A 12 de Maio de 2004 verificou-se 70 % de infecção e a partir desta data a percentagem de plantas infectadas com míldio representou 100% em todas as modalidades.

Oídio

Na Fig. 23 foi possível observar que os primeiros sintomas de oídio - Leveillula taurica (Fig. 24) se verificaram a 3 e 9 de Junho. Após estas datas, observou-se um aumento do número de plantas infectadas, tendo estes valores atingido os 100%, a partir de 16 de Junho e mantendo-se com estes valores, na modalidade tratada com BROTOMAX.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

21-Abr 28-Abr 05-Mai 14-Mai 25-Mai 03-Jun 09-Jun 16-Jun 23-Jun 30-Jun 07-Jul

% d e p la nt a s i n fe c ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA b

Fig. 23 - Evolução da percentagem de plantas infectadas por oídio, ao longo do período de monitorização, por modalidade (Anexo IVA). Legenda: NS - diferença não

significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

Nas modalidades PUXA e AEN, verificou-se 100 % de infestação até ao dia 30 de Junho, registando-se depois uma diminuição da infecção. Na modalidade TESTEMUNHA e para a mesma data, a percentagem de plantas infectadas com oídio, diminuiu para os 69 %, tendo-se verificado assim, diferença embora não significativa, entre modalidades. Também não foram registadas quaisquer diferenças significativas entre as modalidades ao longo de todo o período de monitorização. NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS a b b NS

(25)

23 Fig. 24 – Aspecto de sintomas de Oídio (CEHFP, a 16-Jun-2004).

Com base nas percentagens de infestação registadas, efectuaram-se três intervenções fitossanitárias com extracto de canela, a 4 % (Sekanela), a 17 Junho e nos dias 1 e 5 de Julho. Após a primeira intervenção fitossanitária, apenas se verificou uma diminuição da percentagem de infestação na modalidade TESTEMUNHA. Nas modalidades AEN e PUXA, a mesma percentagem, só diminuiu a partir da terceira intervenção. A modalidade BROTOMAX, não sofreu qualquer tipo de alteração, após as intervenções realizadas.

Viroses

(26)

24 No que diz respeito às viroses (Fig. 25), foram detectados sintomas do vírus do mosaico das cucurbitáceas - Cucumber Mosaic Vírus (CMV) e do vírus do mosaico amarelo da aboborinha - Zucchini Yellow Mosaic Vírus (ZYMV). Durante o período de monitorização, efectuaram-se quatro observações visuais na totalidade das plantas existentes por modalidade (Fig. 26).

O aparecimento das primeiras plantas com sintomas de vírus verificou-se a 25 de Maio, tendo-se registado um aumento acentuado do número de plantas infectadas, nas observações seguintes. A percentagem máxima final de infecção foi obtida 13 de Julho.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

18-Mai 25-Mai 03-Jun 13-Jul

% d e p la n ta s i n fe c ta d a s AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 26 - Evolução da percentagem de plantas infectadas por vírus, por modalidade.

Apesar da percentagem de plantas infestadas ter diminuído aparentemente, na modalidade TESTEMUNHA, tal facto poderá ter-se devido à impossibilidade de observação de algumas plantas, visto já se encontrarem com sintomas de decrepitude.

3.3. Meios de luta

Durante a realização do ensaio, foi necessário proceder à aplicação de produtos fitossanitários. Estes tratamentos foram realizados de acordo com a ponderação dos dados obtidos pela intensidade de infestação/infecção das pragas e doenças (Anexo V).

(27)

25 No Quadro 1, pode observar-se, que foram aplicados produtos fitossanitários que constituíam objecto de estudo, de acordo com o protocolo em causa: AEN, BROTOMAX e PUXA. Assim, foram realizadas 7 intervenções fitossanitárias com AEN, 3 com BROTOMAX e 9 com PUXA. A utilização de extracto de canela como preventivo/curativo de oídio prendeu-se com a necessidade de não utilizar moléculas de síntese na luta contra as doenças.

No mesmo quadro, verifica-se também a necessidade da utilização de produtos de síntese para os ácaros (fosalona e dicofol), afídeos (fosalona) e lesmas e caracóis, em que se aplicou isco com metiocarbe, em bordadura da cultura.

Quadro 1 - Produtos fitossanitários aplicados durante o ensaio. substância activa nº de tratamentos efectuados Objectivo/Inimigos AEN _ 7 Promotor do crescimento radicular

BROTOMAX _ 3 Indução de defesas

PUXA _ 9 Doenças

Mesurol

anti-lesmas metiocarbe 1 Lesmas e caracóis

Zolone fosalona 1 Ácaros/Afídeos

Kelthane dicofol 1 Ácaros

Sekanela extracto de canela 3 Oídio Produtos propostos no ensaio Outros produtos aplicados Produtos utilizados

As intervenções fitossanitárias foram realizadas entre 15 de Abril e 6 de Julho, num total de 24 aplicações.

Em termos de luta cultural, recorreu-se à utilização da manta

térmica - Agryl P17, para protecção das plantas jovens de meloeiro, das infestações de pragas chave – ácaros, afídeos, mosca mineira e infecções de vírus. A manta térmica deveria ter sido removida aquando do início da floração feminina (5 de Maio de 2004), no entanto, devido a condições climatéricas desfavoráveis que condicionaram o desenvolvimento das plantas, a sua remoção só foi concretizada a 12 de Maio 2004.

(28)

26 3.4. Colheita

Após terem sido efectuadas 7 colheitas, procedeu-se à análise quantitativa e qualitativa dos frutos, por modalidades (Fig. 27).

Fig. 27 – Frutos colhidos por modalidades (CEHFP, a 6-Jul-2004).

3.4.1.Análise quantitativa

Na Fig. 28, é possível observar a produção média total (kg/m2), ao longo das

colheitas efectuadas, nas diferentes modalidades.

0,00 0,20 0,40 0,60 0,80 1,00 1,20 1,40 P ro d u ti v id a d e ( k g / m 2 )

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

produção incomercializável produção comercializável

Fig. 28 - Produtividade média total (kg/m2), obtida durante o período da

(29)

27 Verifica-se desta forma, que a modalidade que atingiu a maior produção média comercializável foi a TESTEMUNHA (1,33 kg/m2), enquanto que a modalidade

PUXA foi a menos produtiva (0,98 kg/m2). A modalidade PUXA apresentou

valores de frutos comercializáveis e incomercializáveis próximos, 0,64 kg/m2 e

0,98 kg/m2, respectivamente.

Através da Fig. 29, foi possível, em relação aos frutos incomercializáveis verificar que nas modalidade AEN e BROTOMAX e até ao dia 6 de Julho, a quantidade de frutos incomercializáveis por m2 aumentou, atingindo valores

próximos dos 0,16 kg/m2, com excepção do dia 24 de Junho, onde apresentou

o valor mais baixo (0,028 kg/m2 e 0,012 kg/m2, respectivamente).

Nas modalidades PUXA e TESTEMUNHA, também se observou a evolução do número de frutos incomercializáveis, onde se atingiram valores máximos de 0,18 kg/m2 e 0,13 kg/m2, respectivamente. Os valores mais baixos foram

registados a 9 de Julho, na modalidade PUXA, com 0,012 kg/m2 e a 13 de

Julho, na modalidade TESTEMUNHA, com 0,038 kg/m2.

0,00 0,05 0,10 0,15 0,20 P ro d u ti v id a d e ( K g / m 2 )

21-Jun 24-Jun 28-Jun 2-Jul 6-Jul 9-Jul 13-Jul

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 29 – Evolução da produção de frutos incomercializáveis, ao longo do período de colheita, por modalidade (Anexo VI). Legenda: NS - diferença não significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

Durante o período de colheita, não se registaram diferenças significativas entre modalidades. No entanto, no dia 24 de Junho, e apesar de não existir significância, podem observar-se algumas diferenças entre as modalidades

NS NS NS NS NS NS NS b ab a a

(30)

28 BROTOMAX e TESTEMUNHA, em relação à modalidade PUXA, enquanto que a modalidade AEN não apresentou diferenças entre estas.

De entre os factores que contribuíram para a classificação de frutos como incomercializáveis salientaram-se as podridões (Fig. 30), a ausência de reticulado em menos de 50 % na epiderme do fruto (Fig. 31) e o elevado nível de infestação de infestantes (Cyperus sp.) na parcela que levou, em alguns casos, à penetração do ápice vegetativo das mesmas nos frutos (Fig. 32).

Fig. 30 - Pormenor de frutos de meloeiro com podridões.

Fig. 31 – Frutos de meloeiro com menos de 50 % de reticulado (CEHFP, a 6-Jul-2004).

(31)

29 Fig. 32 - Ápice vegetativo da junça a trespassar o melão (CEHFP, a 2-Jul-2004).

Em relação à produção comercializável (Fig. 33) pode-se constatar que as modalidades AEN e BROTOMAX, apresentaram um pico de produtividade a 28 de Junho, com valores de 0,33 kg/m2 e 0,34 kg/m2, respectivamente. A

modalidade PUXA apresenta o máximo de produtividade (0,24 kg/m2) a 24 de

Junho e a modalidade TESTEMUNHA a 2 de Julho (0,37 kg/m2). Foi ainda

possível verificar a 9 de Julho, os valores mais baixos de produtividade na

modalidade AEN (0,049 kg/m2), BROTOMAX e TESTEMUNHA (0,035 kg/m2). A

modalidade PUXA teve o mínimo, a 6 de Julho, onde apresentou o valor de 0,065 kg/m2. 0 0,1 0,2 0,3 0,4 P ro d u ti v id a d e ( K g / m 2 )

21-Jun 24-Jun 28-Jun 2-Jul 6-Jul 9-Jul 13-Jul

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

Fig. 33 - Evolução da produtividade de frutos comercializáveis, ao longo do período de colheita, por modalidade (Anexo VI). Legenda: NS - diferença não significativa; * - nível de significância elevado; ** - nível de significância muito elevado. Os valores com médias idênticas apresentam letras iguais.

NS NS NS NS NS NS

*

ab a a b

(32)

30 Durante o período de colheitas não se observaram diferenças significativas entre modalidades. A excepção foi registada a 2 de Julho, em que as modalidades apresentavam um nível de significância elevado entre elas.

Quadro 2 - Efeito das diferentes modalidades sobre a produtividade.

300-500 501-1000 1001-2000 2001-3000 >3001 AEN 0,527 0,268 0,051 0,949 0,065 0 0 BROTOMAX 0,475 0,280 0,116 0,729 0,104 0 0 PUXA 0,643 0,168 0,051 0,764 0 0 0 TESTEMUNHA 0,342 0,350 0,052 0,962 0 0 0 Nível de significância NS NS NS NS NS NS NS Modalidades Produtividade (kg/m2) Comercializáveis classe I classe II Incomercializáveis

NS - diferença não significativa; P ≤ 005 - nível de significância elevado; P ≤ 0,01 - nível de significância muito elevado.

No Quadro 2, pode observar-se que a produtividade (kg/m2) não foi

significativamente afectada pelas diferentes modalidades.

A modalidade TESTEMUNHA registou o valor mínimo (0,342 kg/m2) de frutos

incomercializáveis, enquanto que a modalidade PUXA apresentou o valor máximo (0,643 kg/m2). Nos frutos comercializáveis, classe II, verificou-se a

situação contrária, em relação aos frutos incomercializáveis. As maiores produtividades registadas na classe I, referem-se à gama dos 300-500 g e

1001-2000 g, na modalidade BROTOMAX, com valores de 0,116 kg/m2 e

0,104 kg/m2, respectivamente. Na classe 300-500 g, a menor produtividade é

registada na modalidade PUXA, enquanto que na classe 1001-2000 g, não houve produção nas modalidades PUXA e TESTEMUNHA. Na classe 501-1000 g, as maiores produtividades registaram-se na modalidade

TESTEMUNHA com 0,962 kg/m2, logo seguida da modalidade AEN, com

0,949 kg/m2. Em último lugar ficou a modalidade BROTOMAX com

0,729 kg/m2.

3.4.2.Análise qualitativa

Nos Quadros 3 e 4, podem ser observados os parâmetros físicos e químicos analisados (Anexo VII), respectivamente, respeitantes à colheita de 28 de

(33)

31 Junho e referentes a 19 frutos representativos das diferentes modalidades de tratamento.

Quadro 3 - Parâmetros físicos analisados nos frutos.

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

1171,0 1315,0 1166,0 1280,0 NS longitudinal 125,9 128,5 124,0 131,1 NS equatorial 119,4 124,3 121,3 119,0 NS 1,0 1,0 0,9 1,1 NS Nível de significância Parâmetros físicos Diâmetro (mm) Peso por fruto (g)

Espessura da casca (mm)

Modalidades

NS - diferença não significativa; P ≤ 005 - nível de significância elevado; P ≤ 0,01 - nível de significância muito elevado.

Como se pode verificar, os parâmetros físicos de qualidade analisados, peso por fruto (g), diâmetro longitudinal e equatorial (mm), e a espessura da casca, não foram afectados significativamente pelas diferentes modalidades estudadas. No Quadro 4, é possível verificar que existem diferenças muito significativas na maioria dos parâmetros químicos analisados, de acordo com as modalidades estudadas.

Quadro 4 - Parâmetros químicos analisados nos frutos.

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

93,40 92,30 88,70 88,60 P ≤ 0,01 6,16 6,21 6,12 6,14 P ≤ 0,01 10,00 9,70 9,50 8,60 P ≤ 0,01 0,80 0,62 0,72 0,72 P ≤ 0,01 0,61 0,56 0,58 0,54 P ≤ 0,01 6,60 7,71 11,28 11,35 P ≤ 0,01 13,00 16,00 13,00 12,00 ____ pH ºBrix (% ) Parâmetros químicos Modalidades Nível de significância Humidade (% ) Cinzas (% ) Matéria Seca (% ) Índice de Maturação Acidez total (g ác. cítrico/kg)

NS - diferença não significativa; P ≤ 005 - nível de significância elevado; P ≤ 0,01 - nível de significância muito elevado.

No caso do Índice de Maturação não foi possível realizar qualquer tipo de análise estatística, uma vez que estes índices não foram determinados nas diferentes repetições de cada modalidade, mas sim por conjunto de modalidade, desta forma, o programa estatístico utilizado, SPSS v.12.0, não permite a realização da análise de variância, visto não existirem graus de liberdade suficientes para a efectivação da mesma.

(34)

32 As modalidades AEN e BROTOMAX apresentam os maiores conteúdos em humidade (93,40 % e 92,30 %, respectivamente) e, consequentemente, os menores em matéria seca (6,60 % e 7,71 %, respectivamente). Os menores conteúdos de humidade encontraram-se nos frutos das modalidades PUXA e TESTEMUNHA (88,70 % e 88,60 %, respectivamente), que por sua vez evidenciavam os maiores de matéria seca (11,28 % e 11,35 %, respectivamente).

O valor de pH foi 6,21, na modalidade BROTOMAX e 6,12, na modalidade PUXA.

O ºBrix mais elevado registou-se nos frutos da modalidade AEN (10 %), logo seguida da modalidade BROTOMAX (9,70 %), cujo valor é muito próximo da modalidade PUXA (9,50 %). A modalidade TESTEMUNHA aparece em último lugar, com 8,60 %.

Os frutos da modalidade AEN, registaram o maior valor de acidez total

(0,80 g ác. cítrico/kg) e a modalidade BROTOMAX, o menor valor

(0,62 g ác. cítrico/kg). As modalidades PUXA e TESTEMUNHA apresentaram valores iguais (0,72 g ác. cítrico/kg).

A percentagem de cinzas variou entre os 0,61 %, nos frutos da modalidade AEN e os 0,54 %, na modalidade TESTEMUNHA.

O maior índice de maturação foi registado nos frutos da modalidade BROTOMAX (16,0), seguida das modalidades AEN e PUXA (13,0) e da modalidade TESTEMUNHA (12,0).

3.4.3. Prova organoléptica

Para além da análise dos parâmetros físicos e químicos foi também realizada uma prova organoléptica (Anexo VII), com 7 provadores. Estes, analisaram os seguintes parâmetros: Aspecto, Consistência e Sabor dos frutos, por modalidade (Quadro 5).

(35)

33 Quadro 5 - Resultado da análise organoléptica.

Aspecto Consistência Sabor

AEN Mto Bom Boa Satisfatório

BROTOMAX Mto Bom Boa Bom

PUXA Bom Boa Satisfatório

TESTEMUNHA Bom Boa Satisfatório

Parâmetros Modalidades

Mto – Muito Bom

Com base no Quadro 5, os provadores atribuíram a melhor qualificação aos frutos da modalidade BROTOMAX, tal facto, dever-se-á ao índice de maturação de 16,0 registado nos frutos desta modalidade. A modalidade AEN ficou em 2º lugar, divergindo apenas da anterior devido ao seu sabor, que em termos de índice de maturação foi menor (13,0). Os frutos considerados menos apetecíveis, por este painel de provadores, foram os pertencentes às modalidades PUXA e TESTEMUNHA, que ficaram classificados em último lugar, simultaneamente.

3.4.3.Caracterização dos frutos

No Quadro 6 podem observar-se as seguintes características dos frutos de meloeiro (Fig. 34): diâmetro equatorial e longitudinal (mm), a forma do fruto, a cor da casca e da polpa, aspecto da casca, e a espessura da casca (mm) e da polpa (polpa/sementes). Estas características referem-se a um total de 12 frutos analisados, em cada 3 frutos por modalidade, da colheita efectuada a 24 de Junho de 2004 (Anexo VIII).

Quadro 6 - Resultados da análise das características dos frutos de meloeiro.

AEN BROTOMAX PUXA TESTEMUNHA

redonda redonda redonda redonda amarela amarela amarela amarela reticulada reticulada reticulada reticulada

branca/ esverdeada branca/ esverdeada branca/ esverdeada branca/ esverdeada 3,23 3,10 2,93 3,17 longitudinal (mm) 139,67 138,67 123,33 125,00 equatorial (mm) 128,00 139,70 120,30 118,70 1,07 1,44 1,41 1,17

Características dos frutos do meloeiro Modalidades

forma do fruto cor da casca

Espessura da casca (mm)

Espessura da polpa (relação polpa/sementes) aspecto da casca

cor da polpa

(36)

34 Desta forma, é possível constatar que a forma do fruto, a cor da casca e da polpa, o aspecto da casca e a espessura da polpa são iguais em todas as modalidades.

O diâmetro longitudinal do fruto foi maior na modalidade AEN, logo seguido da modalidade BROTOMAX, a que correspondeu o maior diâmetro equatorial do fruto.

A espessura da casca foi maior na modalidade BROTOMAX e menor na modalidade AEN.

Fig. 34 – Frutos preparados para a identificação das características de frutos de meloeiro, por modalidades (CEHFP, a 24-Jun-2004).

(37)

35 3.4.5. Conservação

O ensaio de conservação em armazém teve início a 2 de Julho e terminou a 23 do mesmo mês. Os frutos foram conservados a temperaturas médias de 29 ºC (máxima) e 23 ºC (mínima). No que diz respeito, à humidade relativa, foram registados valores médios máximos de 49 % e mínimos de 35 %.

Durante este período foram realizadas algumas pesagens, de forma a registar o peso médio inicial e final do fruto, representativo de cada uma das modalidades (Anexo IX), e análises laboratoriais, realizadas no laboratório da DRAALG, para possível identificação de agentes patogénios (Anexo X, XA e XB).

Quadro 7 – Resultados do ensaio de conservação em armazém.

AEN 1217,5 1030,0 187,5 2 Fusarium spp.

Colletotrichum sp. 2

Fusarium spp. Cladosporium spp. Alternaria spp.

BROTOMAX 1235,0 1070,0 165,0 1 s/lesão 3 Fusarium spp.

Stemphyllium botryosum

PUXA 1155,0 1083,3 71,7 1 s/ lesão 3 Rhizoctonia solani

Fusarium spp.

TESTEMUNHA 910,0 813,3 96,7 1 Fusarium spp. 3 Fusarium spp.

modalidades peso médio inicial (g) peso médio final (g) perda de peso (g) 6-Jul-04 23-Jul-04 nº frutos incom. * fungos identificados nº frutos incom. * fungos identificados

* - onde está nº de frutos incom., ler nº de frutos incomercializáveis.

Assim, através do Quadro 7 é possível observar que o peso inicial dos frutos variou entre os 1 235 g (modalidade BROTOMAX) e os 910 g (modalidade TESTEMUNHA). Os frutos que apresentaram uma maior perda de peso, durante o período de conservação, foram os pertencentes à modalidade AEN, logo seguidos da modalidade BROTOMAX.

Através do mesmo quadro, é também possível verificar que os frutos das modalidades BROTOMAX e PUXA, considerados incomercializáveis a 6 de Julho, não apresentavam qualquer tipo de lesão ou alteração. Os frutos considerados incomercializáveis a 23 de Julho, apresentavam Fusarium spp., independentemente das modalidades de tratamento. Para além deste agente patogénico, foram também identificados Cladosporium spp. e Alternaria spp. (modalidade AEN), Stemphyllium botryosum (modalidade BROTOMAX) e Rhizoctonia solani (modalidade PUXA). De realçar que os fungos Fusarium spp.

(38)

36 e R. solani são fungos do solo e penetram no fruto através de pequenas lesões, na zona de contacto com o solo.

Quadro 8 – Resultados do ensaio de conservação em câmara frigorífica.

2-Jul-04 23-Ago-04

AEN 1057,5 768,8 288,8

Brotomax 1055,0 787,5 267,5

Puxa 1200,0 813,8 386,3

Testemunha 910,0 636,3 273,8

modalidades perda de peso (g)

peso médio inicial (g) peso médio final (g)

No Quadro 8, é possível observar o peso médio inicial e final dos frutos, e a perda de peso dos mesmos, durante o período de conservação, em câmara frigorífica (Anexo XI). Os frutos foram mantidos à temperatura constante de 5 ºC e humidade relativa de cerca de 60 %. Este ensaio terminou um mês após o ensaio de conservação em armazém, a 23 de Agosto de 2004, altura em que todos os frutos já se encontravam incomercializáveis, devido à presença de fungos. Porém, não foi possível a sua identificação devido ao elevado estado de deterioração que estes apresentavam.

Com base no referido quadro, é possível constatar que os pesos iniciais variaram entre os 1 200 g (modalidade PUXA) e os 910 g (modalidade TESTEMUNHA). A perda de peso destes frutos foi maior do que a registada nos frutos conservados em armazém, observando-se valores de perda de peso que atingiram os 386,3 g, na modalidade PUXA.

4. Conclusão

O ensaio deu cumprimento ao previsto no protocolo técnico, permitindo a obtenção de dados susceptíveis de análise e conclusões.

O ensaio, relativo à preparação do terreno para a plantação até ao acompanhamento da cultura do meloeiro, iniciou-se a 5 de Fevereiro e terminou a 14 de Julho de 2004.

O acompanhamento dos estados fenológicos do meloeiro decorreu entre 21 de Abril e 23 de Junho de 2004. A modalidade AEN foi a que apresentou maior precocidade nos estados fenológicos de pré-floração, floração, vingamento do

(39)

37 fruto e aparecimento de reticulado, seguida das modalidades PUXA, BROTOMAX e TESTEMUNHA.

Os principais problemas fitossanitários do ensaio foram ácaros, B. tabaci, afídeos, tripes, oídio, míldio e viroses. O início da infestação com B. tabaci, ácaros e tripes ocorreu a 14 de Maio de 2004, atingindo, respectivamente, valores máximos a 16 de Junho, 25 de Maio e 3 de Junho de 2004. Os afídeos foram responsáveis pela infecção de cerca de 9 % das plantas do ensaio, com vírus do mosaico das cucurbitáceas e vírus do mosaico amarelo da aboborinha (CMV e ZYMV, respectivamente). Verificou-se ainda a ocorrência pontual de T. vaporariorum, larvas mineiras, ralos, lepidópteros, fanerópteras e moluscos (caracóis e lesmas). As infecções de míldio atingiram os 100% de plantas infectadas, a partir de 14 de Maio de 2004. Porém, a elevada incidência da doença não inviabilizou a cultura, devido a alteração das condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento (humidade relativa baixa e temperatura elevada). Os focos de oídio registaram-se a partir de 3 de Junho de 2004 atingindo 100% de infecção até ao final da cultura.

A senescência observada no final da cultura esteve relacionada com o facto desta variedade ser de ciclo curto, o que a caracteriza por apresentar uma maior produtividade nas primeiras colheitas.

Em termos de produção foram efectuadas sete colheitas, sendo as mais produtivas a 2ª e a 3ª colheitas. Em termos de análise quantitativa, verificou-se que as modalidades mais produtivas foram a TESTEMUNHA (1,36 kg/m2) e a

AEN (1,33 kg/m2). A análise qualitativa, mostrou que os frutos com as

melhores características organolépticas foram os da modalidade BROTOMAX, com valores de 6,21 de pH, 16,0 de índice de maturação, 92,30 % de humidade, 9,7 % de ºBrix, 0,56 % de cinzas, 7,71 % de matéria seca e 0,62 g ác. cítrico/kg de acidez total.

O ensaio de conservação, realizado em armazém e câmara frigorífica, iniciou-se a 2 de Julho de 2004. Em armazém terminou a 23 de Julho de 2004, tendo-se constatado que a modalidade mais resistente foi a PUXA, logo seguida da TESTEMUNHA. Os fungos responsáveis pela incomercialização dos frutos foram: Fusarium spp., Cladosporium spp., Alternaria spp., Stemphyllium botryosum e Rhizoctonia solani. Em câmara frigorífica, terminou a 23 de Agosto, tendo-se verificado uma homogeneidade na conservação, não se tendo

(40)

38 registado grandes diferenças entre as modalidades. Nesta modalidade de conservação não foi possível a identificação dos fungos causadores da sua incomercialização.

Salientam-se alguns estrangulamentos relacionados com questões de ordem administrativa (imputáveis à tramitação de todo o processo administrativo em que estão envolvidos os projectos INTERREG III-A), que inviabilizaram a aquisição em tempo útil de sondas de registo de temperatura do solo e a não contratação de um técnico, de modo a possibilitar o acompanhamento do ensaio, o que condicionou, de certa forma, a obtenção de dados.

Assim, e de acordo com resultados obtidos, considera-se importante a repetição deste ensaio, no sentido da consolidação dos mesmos.

5. Agradecimentos

Em nome de toda a Equipa Técnica, cumpre-nos agradecer sem excepção, aos colaboradores do Centro de Experimentação HortoFrutícola do Patacão, de forma reconhecida, toda a colaboração dispensada no desenvolvimento das actividades relacionadas com este Campo de ensaio, a qual permitiu que as acções fossem realizadas, atingindo-se assim os objectivos esperados.

Agradecimentos também são devidos ao Laboratório da DRAALG, pela sua colaboração ao nível das análises efectuadas (solo, micologia, organolépticas).

(41)

39 6. Anexos

Anexo I

Protocolo do Ensaio “Microorganismos e moléculas de origem

biológica como alternativas viáveis ao uso de pesticidas “- Cultura do

meloeiro na Campanha Primavera/verão de 2004

(42)

40 1. Introdução e Objectivos

No âmbito do Projecto INTERREG III, estão previstas linhas de investigação, que visam a utilização de técnicas sustentáveis com o meio ambiente, na luta contra os patogénios do solo em horticultura intensiva. Assim, será instalado o ensaio da cultura do meloeiro de Primavera /Verão de 2004 em ar livre, onde se utilizarão moléculas de origem biológica na luta contra patogénios, para a concretização dos seguintes objectivos

- estudar a influência de moléculas de origem biológica:

- na melhoria da produção e resposta de resistência a patogénios;

- na diminuição de inóculo de patogénios no solo Fusarium spp., Verticillium dahliae, Rhizoctonia spp;

- na manutenção da actividade microbiana do solo.

2. Material e Métodos 2.1 Local do ensaio

O ensaio será instalado no Centro de Experimentação Hortofrutícola do

Patacão, numa parcela de ar livre, com 840 m2 (21 x 41 m), junto às anoneiras.

2.2 Material vegetal, sua origem e sementeira

Neste ensaio, será utilizada a cultivar - Jalisco (Hazera), por ser uma das que mais se cultiva, neste momento, na nossa região.

A sementeira será efectuada a 2004-04-06 em placas de esferovite, com turfa, na Empresa Vidaverde.

2.3 Preparação do solo e fertilização de fundo

Para fazer a preparação do solo, prevêem-se gradagens no sentido de eliminar as infestantes, entretanto nascidas.

Em função da análise de solo (ver Anexo IA), serão aplicados os seguintes

fertilizantes na parcela do ensaio:

- Superfosfato 18%... 81 Kg - Sulfato de Potássio ... 10 Kg - Sulfato de Amónio ...29 Kg,

seguidos de mobilização do solo com fresa, para incorporação dos adubos,. A um de Fevereiro serão colhidas amostras de solo.

(43)

41 2.4 Plantação e delineamento experimental

A plantação deverá ter lugar a 5 de Abril, em linhas simples, com "paillage" preta de 60µ, com um compasso de 1.5 m x 0.5 m (densidade de plantação de 1.33 plantas/m2).

Serão estudadas 4 modalidades, implantadas com 4 repetições cada, segundo o esquema de blocos casualizados (Anexo IC).

Cada parcela terá 36 plantas, e será composta por 4 linhas de plantas (9 plantas por linha), sendo feito o controlo da produção, unicamente, em 14 plantas (7 plantas de cada uma das 2 linhas centrais da parcela).

As modalidades a ensaiar são: 1) T - TESTEMUNHA

2) P - Tratamento com PUXA (Bioprotector para prevenção de ataques de fungos do solo, bioestimulante de processos metabólicos, quitosano), com início depois da plantação (4 l/ha na água de rega), alternando posteriormente, de 10 em 10 dias, com tratamentos foliares (3 l/ha).

3) A - Tratamentos com AEN (extractos de algas + elicitor 7 - adubo liquido, promotor do crescimento do sistema radicular), por via foliar (3 l/ha), segundo o seguinte calendário de aplicações:

- Planta com 15 - 20 cm; - Prefloração;

- Vingamento dos frutos; - 48 H depois da colheita.

4) B - Tratamento com BROTOMAX:

- primeiro tratamento; na água de rega, quando a planta tiver 3 folhas verdadeiras (5 l/ha);

- segundo tratamento; por via foliar, quando a planta tiver as primeiras flores (3 l/ha), podendo-se aplicar com outros produtos que necessitem ser aplicados;

- terceiro tratamento; por via foliar, após a primeira colheita (3 l/ha). Para a instalação das modalidades P e B, cada parcela terá equipamento de rega específico.

2.5 Rega

As dotações de rega serão iguais para todas as plantas, sendo o cálculo efectuado com base na evaporação da água de uma tina Classe A, colocada ao ar livre, "corrigida" pelos seguintes coeficientes culturais (Kc) específicos para a cultura do melão ao ar livre:

♦ 0.35 - da plantação ao início da floração hermafrodita;

♦ 0.55 - do início da floração hermafrodita, até ao vingamento dos primeiros frutos;

♦ 0.70 - do vingamento dos primeiros frutos, até ao início das colheitas; ♦ 0.55 - do início das colheitas, até ao final da cultura.

(44)

42 2.6 Poda de formação e de manutenção

Não será efectuada nenhuma poda de formação, devendo a planta ser conduzida através da sua haste principal.

Como poda de manutenção, por indicação do responsável do ensaio, será efectuada sempre que necessário, a poda de alguns lançamentos laterais que atinjam os caminhos, bem como eventualmente alguns lançamentos que apresentem excesso de vigor.

2.7 Fertilização de cobertura

A fertilização de cobertura será efectuada conforme o indicado no Anexo IB.

2.8 Acompanhamento fitossanitário/Protecção das plantas

Para a realização do acompanhamento fitossanitário será elaborado um protocolo específico (Anexo ID).

Durante a cultura é previsível a ocorrência de ataques das seguintes pragas: ácaros, afídeos, mosca branca e larva mineira.

As doenças que poderão causar problemas serão principalmente; oídio, Fusarium sp., Verticilium sp. e Botritis cinerea.

2.9 Trabalhos diversos

- Após a plantação, todas as plantas serão cobertas com manta térmica (Agryl P 17), de modo a que os bordos fiquem enterrados o suficiente para que as plantas possam crescer. A manta térmica será retirada quando tiver início a floração hermafrodita.

- Colocação de 3 sondas, a 10 e 30 cm de profundidade (para registo de temperatura e humidade), na linha, entre 2 gotejadores, no início das parcelas B/1, B/2 e B/4.

3. Observações e registos a realizar durante o ensaio

3.1 Datas de floração masculina e hermafrodita

Será efectuado o registo da data de início da floração masculina e hermafrodita, quando 50% das plantas atingirem as fases atrás referidas.

3.2 Observações das características das plantas

Esta observação será efectuada no início das colheitas, por modalidade e por repetição.

3.3 Registo da produção

Em cada colheita (2 vezes por semana - segunda e quinta-feira), será registada a produção obtida em cada parcela do ensaio, de acordo com a ficha de colheita (Anexo IE).

(45)

43 3.4. Observações das características dos frutos e análises físico-químicas

Esta observação será efectuada na 3.ª colheita por modalidade (Anexo IF).

Para além destas observações, serão efectuadas, por modalidade, as seguintes determinações:

pH, 0Brix, Acidez total, Humidade/Matéria Seca, Cinzas, Prova Organoléptica.

Para esta determinação serão enviados para o Laboratório 2 frutos de cada modalidade, colhidos na 3.ª colheita.

3.5 Registos diversos

Sempre que se justifique, serão efectuados os registos de natureza diversa que se considerem importantes sobre a forma como o ensaio se está a desenvolver. 4. Elaboração do Relatório

Após a conclusão do ensaio, será elaborado um relatório técnico com toda a informação obtida.

(46)

44

(47)

45

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

effects and tissue perfusion of dexmedetomidine administered over 24 hours in dogs, reported a higher reduction in heart rate and a significant increase in mean arterial pressure

This study was conducted in order to measure the index of absorption of bacteria from peritoneal cavity and the percentile of non phagocyted bacteria in the bloodstream in rats

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Uma fina saudade, porquanto, começou a alinhavar-se em seus dias/Visto que os homens olhavam demais para sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se

A partir dos resultados da avaliação utilizando a escala diagramática obteve-se as médias de severidade para cada tratamento, conforme o Figura 5 onde foram observados taxas varáveis

Quando se fala em bioenergia, a produção de briquetes torna-se uma alternativa energética muito atrativa e com grande potencial de aceitação de mercado, já que