• Nenhum resultado encontrado

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Edital no 001 / PPGEF / 2016 – 2017

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física,

1 – Site do Programa

O site do PPGEF está disponível na página do programa www.ppgef.ct.utfpr.edu.br onde podem ser consultadas informações sobre o Mestrado, as linhas de pesquisa, os docentes e os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.

2 – Objetivo do Programa

O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.

3 – Público alvo

Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador de diploma de Curso de Graduação, ou de certificado de conclusão de Curso de Graduação ou a declaração da Universidade de estar cursando o último período do Curso de Graduação com previsão de colação de grau para o início de 2017. O Curso de Graduação deverá ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelos órgãos competentes, quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da inscrição.

(2)

4 – Duração do curso

O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, seis meses.

5 – Linhas de pesquisa e número de vagas

O PPGEF está organizada em duas linhas de pesquisa. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 20 (vinte), vagas conforme as linhas de pesquisa abaixo listados no quadro 1.

Quadro 1: Linhas de pesquisa e número de vagas Linha de Pesquisa no de vagas Atividade Física e Saúde 11

Exercício e Esporte 9

6 – Inscrição e entrega de documentação

A inscrição deve seguir as seguintes Etapas:

Etapa 1 - o preenchimento do cadastro na página

https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_cur scodnr=347&p_cursoanonr=2017

Etapa 2 - a entrega dos documentos pessoalmente ou via correio (por SEDEX; a carta deverá ser registrada e será considerado a data de postagem). É necessário estar atendo as datas, horários, local e endereço. Ambas as maneiras de inscrição devem apresentar envelope lacrado, identificado com etiqueta de destino preenchida, como segue:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF Processo de Seleção de Mestrado 2017

Aos cuidados da Coordenação do PPGEF Data: 01 – 30 de setembro de 2016

Horário: 8:00 – 12:00 hrs e das 13:30 – 17:00 hrs

Local: Sala 09, Secretaria do PPGEF, Ginásio de Esportes, câmpus Neoville Endereço: Rua Pedro Gusso, 2.601 – Neoville – CEP 81310-900 – Curitiba-PR

(3)

No momento da inscrição, os candidatos deverão entregar o envelope lacrado, contendo uma pasta com os seguintes documentos:

a) Uma foto 3x4 recente (últimos seis meses);

b) Uma via do requerimento de inscrição impresso, preenchido e assinado (Anexo l);
 c) Uma cópia autenticada frente e verso dos documentos pessoais (RG, CPF ou folha

de identificação do passaporte e do visto de permanência no país quando estrangeiro);

d) Uma cópia autenticada frente e verso do diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou a declaração de conclusão de curso ou a declaração da Uni versidade de estar cursando o último período do curso de graduação reconhecido pelo MEC e com previsão de colação de grau para o início de 2017);

e) Uma cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou revalidado, no caso de ter sido emitido por uma instituição estrangeira); f) Três vias impressas do curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes

(http://lattes.cnpq.br) (uma das vias deve conter todos os documentos comprobatórios, com o número da página inserida de maneira digital no canto inferior direito);

g) Três vias impressas da pontuação sugerida do curriculum Lattes (Anexo ll); h) Três vias impressas do pré-projeto de pesquisa (Anexo lll);

i) Uma cópia autenticada do certificado de suficiência em língua inglesa, emitido pelo Núcleo de Línguas da UTFPR, ou Cultura Inglesa (≥70% de acerto), ou Inter Americano (≥70% de acerto), ou TOEFL (IBT ≥87 pontos; ITP ≥543 pontos), ou IELTS (nota ≥6,0) ou testes realizados por Instituições Federais de Ensino Superior que realizem testes de suficiência equivalentes, emitido após o mês de setembro de 2014. Atenção: a realização do exame de suficiência é de responsabilidade do candidato.

Os documentos descritos nos itens “b”, “g” e “h” deverão ser acessados via site do PPGEF, preenchido e entregues no ato da inscrição. A ausência do preenchimento do cadastro na página (Etapa -1) e a entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.

7 – Divulgação das incrições homologadas

As inscrições homologadas serão divulgadas entre os dias 03 e 10 de outubro de 2016, no

(4)

8 – Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais

O processo seletivo é constituído por quatro fases obrigatórias: 1) prova de conhecimento específico; 2) entrevista; 3) análise do projeto e 4) análise do curriculum Lattes.

8.1 – Fase l: Prova de conhecimento específico (eliminatória) 8.1.1 – Características

A prova será discursiva, sem consulta e de caráter eliminatório. O candidato deverá demonstrar o seu conhecimento em temas específicos sobre a linha de pesquisa para a qual está concorrendo a vaga de Mestrado (“Atividade Física e Saúde” ou “Exercício e Esporte”).

A prova discursiva terá como base artigos científicos/livros, os quais serão disponibilizados/indicados no site do PPGEF até o dia 01 de setembro de 2016.

No momento da prova, o candidato deverá escolher quatro (4) questões para responder. Obrigatoriamente, as quatro (4) questões escolhidas para responder, deverão ser relacionadas à linha de pesquisa pretendida e indicada no momento da inscrição do candidato. Cada questão da prova terá a indicação da linha de pesquisa pertencente.

A prova deverá ser respondida com caneta esferográfica de cor azul ou preta.

8.1.2 – Data, horário e local

A prova será realizada no dia 17 de outubro de 2016, das 8:00 até as 12:00 hrs, na sala NA009 no Bloco Acadêmico, nas dependências da UTFPR câmpus Neoville (Rua Pedro Gusso, 2.601 – Neoville). Os candidatos deverão se apresentar até as 7:30 hrs, munidos de documento oficial de identificação, original e com foto.

8.1.3 – Avaliação

A correção da prova será realizada sem identificação. A prova será valorada, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de seleção dos candidatos, posteriormente chamados para a entrevista (aprovados na fase I). Em relação aos critérios de pontuação, a prova tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 2.

Uma nota inferior a 5,0 pontos, fuga ao tema, ausência de texto ou a ausência do candidato no momento do início da prova, será motivo de eliminação.

(5)

Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação da prova de conhecimento específico

Item Critério Nota

1 Organização textual 1,0

2 Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos 2,0

3 Capacidade analítica e crítica do tema 2,0

4 Clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos 1,5

5 Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos 2,0

6 Referências e citações 0,5

7 Forma e uso correto da língua portuguesa 1,0

Total 10,0

8.1.4 – Divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados será publicada no site do PPGEF entre os dias 24 e 31 de outubro de 2016 (consultar o quadro 6).

8.2 – Fase ll: Entrevista (classificatória) 8.2.1 – Características

A entrevista será gravada e tem por objetivo avaliar o candidato em relação a 12 itens (quadro 3). A arguição será realizada por uma banca constituída por, no mínimo, três docentes atuantes no PPGEF.

8.2.2 – Data, horário e local

As entrevistas serão realizadas entre os dias 07 e 25 de novembro. O cronograma com data, horário e local serão divulgados no site do PPGEF até o dia 03 de novembro de 2016.

8.2.3 – Avaliação

A entrevista será valorada, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Em relação aos critérios de pontuação, a entrevista tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 3.

O não comparecimento do candidato na data, local e horário definidos, publicados em edital e no site do PPGEF, implicará na sua eliminação do processo de seleção.

Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação da entrevista.

Item Critério Nota

(6)

2 Conhecimento na linha de pesquisa e/ou área pretendida 0,5 3 Potencialidade de atuação na linha de pesquisa e/ou área pretendida 0,5

4 Interesse e pretensões 1,5

5 Trajetória acadêmica e profissional 0,5

6 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos técnicos 0,5 7 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos 0,5 8 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos de viabilidade 0,5

9 Capacidade de implementação do pré-projeto de pesquisa 0,5

10 Aspectos práticos facilitadores para a conclusão do Mestrado 0,5

11 Disponibilidade para cursar o Mestrado 2,0

12 Postura profissional e científica: capacidade de trabalho individual e em equipe; capacidade de trabalho com cronograma; capacidade de adaptação do trabalho em função de indicativos racionais e científicos em detrimento dos emocionais

2,0

Total 10,0

8.2.4 – Divulgação dos resultados

O resultado das entrevistas será divulgado entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

8.3 – Fase lll: Análise do pré-projeto de pesquisa (classificatória) 8.3.1 – Características

A análise do projeto será realizada com base na análise de 20 itens (quadro 4). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

8.3.2 – Data

O pré-projeto de pesquisa será avaliado entre os dias 07 e 25 de novembro.

8.3.3 – Avaliação

O pré-projeto de pesquisa será valorado, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do projeto tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 4.

Quadro 4: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.

Item Critério Nota

1 Apresentação: dentro do formato e normas solicitadas 0,5

2 Qualidade da redação: clareza e objetividade no desenvolvimento do texto 0,5 3 Qualidade da redação: forma e uso correto da língua portuguesa 0,5

(7)

4 Introdução: contextualização – correta e adequada 0,5

5 Introdução: estado da arte – correto e adequado 0,5

6 Introdução: lacuna do conhecimento – correta e adequada 0,5

7 Introdução: justificativa – correta e adequada 0,5

8 Introdução: problema de pesquisa – correto e adequado 0,5

9 Introdução: problema de pesquisa – adequação ao linha de pesquisa 0,5

10 Introdução: problema de pesquisa – originalidade 0,5

11 Introdução: objetivo correto e adequado 0,5

12 Materiais e métodos: adequação ao objetivo e ao problema de pesquisa 0,5 13 Materiais e métodos: descrição da amostra, sujeitos ou participantes 0,5

14 Materiais e métodos: descrição dos instrumentos 0,5

15 Materiais e métodos: análise estatística adequada aos tipos e escala de medidas 0,5 16 Resultados esperados: resultados esperados importantes e inovadores 0,5

17 Implicações práticas: implicações práticas importantes 0,5

18 Cronograma: adequado e apresenta viabilidade 0,5

19 Referências bibliográficas: referências atualizadas e de alto impacto 0,5 20 Informações gerais: pré-projeto relacionado com a linha de pesquisa 0,5 Total 10,0

8.3.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do pré-projeto de pesquisa será divulgado entre os dias 28/11 a 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

8.4 – Fase lV: Análise do curriculum Lattes documentado (classificatória) 8.4.1 – Características

A análise do curriculum Lattes documentado tem por objetivo avaliar o candidato em relação a uma série de itens relacionados com a formação acadêmica, atuação profissional, publicação bibliográfica, p rodução técnica, orientações concluídas, bancas e participação em eventos e outras atividade relevantes (quadro 5). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

8.4.2 – Data

O curriculum Lattes será avaliado entre os dias 07 e 25 de novembro.

8.4.3 – Avaliação

O curriculum será valorado, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Para tanto, a maior pontuação aferida entre os candidatos em cada linha de pesquisa será convertida em nota 10,0; obtendo-se, a partir desta, as demais notas por meio de equação por interpolação. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do projeto tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 5.

(8)

Quadro 5: Critérios utilizados para a avaliação do curriculum vitae Lattes documentado

Item Pontuação Limite

1. Formação acadêmica

Curso de Doutorado 80 pts --

Curso de Mestrado 40 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (com monografia) 20 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (sem monografia) 10 pts --

Cursos de extensão (somatório de cursos até atingir 20 hrs) 1 a cada 20 hs --

2. Atuação profissional

Docência na Graduação em Educação Física 10 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino superior 5 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino médio ou fundamental 5 pts por ano 20 pts

Demais atividades na área de Educação Física (academias, clubes, técnico, etc) 2 pts por ano 10 pts

3. Publicação bibliográfica (1o autor 100%, coautoria 50%)

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A1* 100 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A2* 80 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B1* 60 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B2* 40 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B3* 20 pts 60 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B4* 10 pts 30 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B5* 5 pts 20 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis C* 2 pts 6 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional ou internacional 4 pts 20 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento local ou regional 2 pts 10 pts

Resumo publicado em revista ou evento internacional 2 pts 20 pts

Resumo publicado em revista ou evento nacional 1 pt 20 pts

Livro publicado em texto integral 20 pts 60 pts

Livro publicado em coletânea 10 pts 30 pts

Capítulo de livro publicado (máximo 1 capítulo por livro) 5 pts 15 pts

Demais tipos de produção bibliográfica 1 pt 10 pts

4. Produção técnica

Software na área de Educação Física 5 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento nacional/internacional 2 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento local/regional 1 pt --

Palestra proferida em evento científico nacional/internacional 2 pts --

Palestra proferida em evento científico local/regional 1 pt --

5. Orientações concluídas

Orientações concluídas de TCC, PIBIC ou ICV 2 pts 10 pts

Orientações concluídas de Monografia de Curso de Especialização em Educação Física 2 pts 10 pts

6. Bancas e participação em eventos

Participação em banca examinadora 1 pt 10 pts

Participação em banca de concurso 2 pts 10 pts

Participação em evento científico 2 pts 10 pts

7. Outras atividade relevantes não computadas nos itens anteriores

Cargos administrativos, Órgãos de representação (pontuação por semestre) 1 pt 10 pts

Conclusão de iniciação científica 20 pts --

Participação em iniciação científica (quando não concluída – pontuação por semestre) 10 pts 10 pts

Participação em projeto de extensão 10 pts --

Participação em programa de monitoria de disciplina 10 pts 30 pts

Participação em projetos de pesquisa – exceto iniciação científica (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Participação em Laboratórios/Grupos de pesquisa no CNPq (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

(9)

*Na área de Educação Física

A pontuação deve ser preenchida pelo próprio candidato e entregue no momento da inscrição de acordo com o modelo existente no Anexo ll.

A entrega do curriculum Lattes com algum documento comprobatório ausente implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.

8.4.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do curriculum Lattes será divulgado entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

9 – Composição da nota final

A nota será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota da prova * 0,20) + (nota da entrevista * 0,40) + (nota do projeto * 0,10) + (nota do curriculum Lattes * 0,30).

10 – Divulgação dos aprovados

A divulgação dos candidatos aprovados ocorrerá entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no

site do PPGEF.

11 – Interposição de recurso

Para interposição de recursos, favor se dirigir a secretaria da DIRPPG/PPGEF. Os recursos deverão ser interpostos em até 24 horas após a divulgação dos aprovados das Fases I, II, III e IV conforme datas apresentadas no quadro 6. O recurso deverá ser realizado pessoalmente.

12 – Concordância

Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do PPGEF.

13 – Casos omissos

Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Seleção do PPGEF.

14 – Retirada de documentos dos candidatos não aprovados

(10)

Caso desejado, os candidatos não aprovados terão até o dia 12/12/2016 para a retirada da documentação pessoal utilizada na inscrição. Após, os documentos serão eliminados. Os documentos não serão enviados por correio.

15 – Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

Quadro 6: Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações .

Data Procedimento / fase Observações

01/09 – 30/09 de 2016

Inscrição e entrega da documentação Consultar o item 6 do Edital 03/10 – 10/10

de 2016

Divulgação das inscrições homologadas Consultar o item 7 do Edital 17/10/2016 Fase l: Prova de conhecimento específico Consultar o item 8.1 do Edital 24/10 – 31/10

de 2016

Divulgação dos aprovados na Fase l Consultar o item 8.1 do Edital O prazo para a interposição de recursos é de 24 horas após a divulgação do resultados. Consultar o item 11 do Edital

07/11 – 25/11 de 2016

Fases ll, lll e lV: entrevista, análise do pré-projeto e análise do curriculum lattes

Consultar os itens 8.2, 8.3 e 8.4 28/11 – 02/12

de 2016

Divulgação dos aprovados Consultar o item 10 do Edital O prazo para a interposição de recursos é de 24 horas após a divulgação das inscrições

homologadas. Consultar o item 11 do Edital

05/12 – 12/12 de 2016

Retirada de documentos dos candidatos Consultar o item 14 do Edital até 13/02/2017 Informações sobre a matrícula e entrega

de documentação

A não apresentação dos documentos desqualificará os candidatos

Fev ou Mar 2017

Início das aulas

O presente edital será publicado até dia 03 de agosto de 2016 na página do programa

(www.ppgef.ct.utfpr.edu.br) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

Curitiba, 29 de Junho de 2016 Profa. Dra. Cintia Rodacki Prof. Dr. Alexandre de Almeida Pohl Coordenadora do PPGEF Diretor da DIRPPG

(11)

ANEXO l – Requerimento de inscrição no processo seletivo para o Mestrado

Eu, <nome do candidato>, brasileiro, portador do documento de identidade número <número do RG>, CPF <número do CPF>, venho por meio deste documento solicitar a minha inscrição no processo seletivo de Mestrado para o ano de 2017 na linha de pesquisa em <linha de pesquisa pretendida Atividade Física e Saúde ou Exercício e Esporte>.

Com a Indicação NÃO OBRIGATÓRIA – < Professor provável orientador >

Curitiba, <data>, <mês> de 2016.

___________________________________________ <Nome do candidato>

(12)

ANEXO ll – Ficha de avaliação do curriculum vitae Lattes documentado*

Nome do candidato_______________________________________________________________________________

Item Pontuação Limite Pontuação

sugerida Pontuação homologada** 1. Formação acadêmica Curso de Doutorado 80 pts -- Curso de Mestrado 40 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (com monografia) 20 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (sem monografia) 10 pts --

Cursos de extensão (somatório de cursos até atingir 20 hrs) 1 a cada 20 hs --

2. Atuação profissional

Docência na Graduação em Educação Física 10 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino superior 5 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino médio ou fundamental 5 pts por ano 20 pts

Demais atividades na área de Educação Física (academias, clubes, técnico, etc) 2 pts por ano 10 pts

3. Publicação bibliográfica (1o autor 100%, coautoria 50%)

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A1* ** 100 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A2* ** 80 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B1* ** 60 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B2* ** 40 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B3* ** 20 pts 60 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B4* ** 10 pts 30 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B5*** 5 pts 20 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis C* ** 2 pts 6 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional ou internacional 4 pts 20 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento local ou regional 2 pts 10 pts

(13)

Resumo publicado em revista ou evento nacional 1 pt 20 pts

Livro publicado em texto integral 20 pts 60 pts

Livro publicado em coletânea 10 pts 30 pts

Capítulo de livro publicado (máximo 1 capítulo por livro) 5 pts 15 pts

Demais tipos de produção bibliográfica 1 pt 10 pts

4. Produção técnica

Software na área de Educação Física 5 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento nacional/internacional 2 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento local/regional 1 pt --

Palestra proferida em evento científico nacional/internacional 2 pts --

Palestra proferida em evento científico local/regional 1 pt --

5. Orientações concluídas

Orientações concluídas de TCC, PIBIC ou ICV 2 pts 10 pts

Orientações concluídas de Monografia de Curso de Especialização em Educação Física 2 pts 10 pts

6. Bancas e participação em eventos

Participação em banca examinadora 1 pt 10 pts

Participação em banca de concurso 2 pts 10 pts

Participação em evento científico 2 pts 10 pts

7. Outras atividade relevantes não computadas nos itens anteriores

Cargos administrativos, Órgãos de representação (pontuação por semestre) 1 pt 10 pts

Conclusão de iniciação científica 20 pts --

Participação em iniciação científica (quando não concluída – pontuação por semestre) 10 pts 10 pts

Participação em projeto de extensão 10 pts --

Participação em programa de monitoria de disciplina 10 pts 30 pts

Participação em projetos de pesquisa – exceto iniciação científica (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Participação em Laboratórios/Grupos de pesquisa no CNPq (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Estágio no exterior (pontuação por semestre) 5 pts 10 pts

Aprovação em concurso público 5 pts 10 pts

*O candidato deve apresentar todos os documentos comprobatórios

**Não preencher este campo

(14)

ANEXO lll – Modelo de pré-projeto para o Mestrado

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PPOGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

<Título do pré-projeto>

Pré-projeto de pesquis a submetido à apreciação da Comissão A valiadora do P rograma de Pós -Graduação em Educação Física, estabelecido pelo Edital 001/2016, para o processo seletivo de Mestrado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Área: Educação Física

Linha de pesquisa: <Atividade Física e Saúde> ou

<Exercícios e Esporte>

CANDIDATO: <Nome do candidato>

Curitiba 2016

(15)

Introdução

Deve ser apresentada em uma abordagem 1) do contexto geral para o específico; 2) conter o estado da arte; 3) a lacuna do conhecimento; 4) a justificativa (relevância) do estudo e 5) o problema de pesquisa a ser respondido. Sugere-se redigi-la em quatro a seis parágrafos e utilizar somente referências pertinentes ao assunto.

Objetivo

Deve ser claro, completo e conciso. Sugere-se redigi-lo em uma frase.

Materiais e Métodos

Deve descrever de maneira clara os procedimentos adotados para a execução do estudo em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade a pesquisa. As técnicas utilizadas devem ser confiáveis, padronizadas, internacionalmente comparáveis e adequadas ao objetivo.

Deve conter a 1) descrição clara e detalhada da amostra utilizada; 2) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados; 3) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; 4) descrição de métodos novos ou modificados; 5) a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.

Esta seção deve ser redigida em subtópicos, do contexto geral para o específico; para facilitar a organização do texto e a leitura pela banca avaliadora. Sugere-se redigi-la em duas ou três laudas.

Resultados esperados

Deve descrever de maneira clara os resultados esperados com a realização do projeto. Sugere-se redigi-la em um ou dois parágrafos.

(16)

Implicações práticas

Deve descrever de maneira clara quais implicações práticas o pré-projeto proposto pode proporcionar. Sugere-se redigi-la em um ou dois parágrafos.

Cronograma

Deve apresentar todas as etapas a serem realizadas para a execução do projeto em forma de tabela, como o modelo abaixo.

Mês / 2017 Etapa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Etapa 1 X Etapa 2 X X X Etapa 3 X X ... X X Referências bibliográficas

Deve apresentar as referências utilizadas para redigir o projeto. No máximo de 30 e nas normas vigentes da ABNT.

Utilize cerca de 90% das referências com base em artigos recentes (últimos 10 anos), publicados em periódicos indexados e com elevado fator de impacto. Para os 10% restantes podem ser utilizados livros, artigos científicos anteriores a 10 anos de publicação, dissertações, teses ou outros documentos.

No texto, utilize as citações com algarismos arábicos sobescrito, onde o mesmo deve coincidir com a ordem na lista de referências. Exemplo: De acordo com Caspersen et al (1985)1...

Informações gerais

Utilizar fonte Arial 12, espaçamento duplo e margem de 2 cm em todos os lados; O pré-projeto deve ser apresentado entre seis e 10 laudas.

Referências

Documentos relacionados

Sistema Mercurio Web, para que no prazo de até 5 (cinco) dias , o responsável faça o contato com a Seção de Patrimônio da EESC - SCPA TRI para agendar a entrega física

A ausência de drenagem do talude, que a obra mineira foi impotente para promover, aliada à grande precipitação de chuva, agravada a retenção da água nos terrenos pelo efeito de

Porfiroclastos de plagioclásio e agregados quartzo-feldspáticos envoltos por matriz rica em biotita são feições comuns.. COMPLEXO JUIZ

A lei apenas reconhece “o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquia- dor” (art. 1º), deixando de

This interdisciplinary context, with different professions, based on specific theoretical frameworks that support the praxis, led to the elaboration of this article that

Por fim pode-se perceber que o conhecimento popular pode oferecer ao meio acadêmico, muita matéria prima de conhecimento tanto em si mesmo quanto as suas técnicas e

Com efeito, o membro do Ministério Público deve sempre atentar para que, nos processos judiciais pertinentes à requerimento de alvará judicial para autorização de trabalho

maximiliani, que apesar de ser menor que a espécie de estudo, alcançando no máximo 19,8 cm de comprimento máximo da carapaça (Souza 2004), apresenta medidas dos ovos acima da