• Nenhum resultado encontrado

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba."

Copied!
16
0
0
Mostrar mais ( páginas)

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Edital no 001 / PPGEF / 2016 – 2017

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física,

1 – Site do Programa

O site do PPGEF está disponível na página do programa www.ppgef.ct.utfpr.edu.br onde podem ser consultadas informações sobre o Mestrado, as linhas de pesquisa, os docentes e os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.

2 – Objetivo do Programa

O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.

3 – Público alvo

Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador de diploma de Curso de Graduação, ou de certificado de conclusão de Curso de Graduação ou a declaração da Universidade de estar cursando o último período do Curso de Graduação com previsão de colação de grau para o início de 2017. O Curso de Graduação deverá ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelos órgãos competentes, quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da inscrição.

(2)

4 – Duração do curso

O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, seis meses.

5 – Linhas de pesquisa e número de vagas

O PPGEF está organizada em duas linhas de pesquisa. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 20 (vinte), vagas conforme as linhas de pesquisa abaixo listados no quadro 1.

Quadro 1: Linhas de pesquisa e número de vagas Linha de Pesquisa no de vagas Atividade Física e Saúde 11

Exercício e Esporte 9

6 – Inscrição e entrega de documentação

A inscrição deve seguir as seguintes Etapas:

Etapa 1 - o preenchimento do cadastro na página

https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_cur scodnr=347&p_cursoanonr=2017

Etapa 2 - a entrega dos documentos pessoalmente ou via correio (por SEDEX; a carta deverá ser registrada e será considerado a data de postagem). É necessário estar atendo as datas, horários, local e endereço. Ambas as maneiras de inscrição devem apresentar envelope lacrado, identificado com etiqueta de destino preenchida, como segue:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF Processo de Seleção de Mestrado 2017

Aos cuidados da Coordenação do PPGEF Data: 01 – 30 de setembro de 2016

Horário: 8:00 – 12:00 hrs e das 13:30 – 17:00 hrs

Local: Sala 09, Secretaria do PPGEF, Ginásio de Esportes, câmpus Neoville Endereço: Rua Pedro Gusso, 2.601 – Neoville – CEP 81310-900 – Curitiba-PR

(3)

No momento da inscrição, os candidatos deverão entregar o envelope lacrado, contendo uma pasta com os seguintes documentos:

a) Uma foto 3x4 recente (últimos seis meses);

b) Uma via do requerimento de inscrição impresso, preenchido e assinado (Anexo l);
 c) Uma cópia autenticada frente e verso dos documentos pessoais (RG, CPF ou folha

de identificação do passaporte e do visto de permanência no país quando estrangeiro);

d) Uma cópia autenticada frente e verso do diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou a declaração de conclusão de curso ou a declaração da Uni versidade de estar cursando o último período do curso de graduação reconhecido pelo MEC e com previsão de colação de grau para o início de 2017);

e) Uma cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou revalidado, no caso de ter sido emitido por uma instituição estrangeira); f) Três vias impressas do curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes

(http://lattes.cnpq.br) (uma das vias deve conter todos os documentos comprobatórios, com o número da página inserida de maneira digital no canto inferior direito);

g) Três vias impressas da pontuação sugerida do curriculum Lattes (Anexo ll); h) Três vias impressas do pré-projeto de pesquisa (Anexo lll);

i) Uma cópia autenticada do certificado de suficiência em língua inglesa, emitido pelo Núcleo de Línguas da UTFPR, ou Cultura Inglesa (≥70% de acerto), ou Inter Americano (≥70% de acerto), ou TOEFL (IBT ≥87 pontos; ITP ≥543 pontos), ou IELTS (nota ≥6,0) ou testes realizados por Instituições Federais de Ensino Superior que realizem testes de suficiência equivalentes, emitido após o mês de setembro de 2014. Atenção: a realização do exame de suficiência é de responsabilidade do candidato.

Os documentos descritos nos itens “b”, “g” e “h” deverão ser acessados via site do PPGEF, preenchido e entregues no ato da inscrição. A ausência do preenchimento do cadastro na página (Etapa -1) e a entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.

7 – Divulgação das incrições homologadas

As inscrições homologadas serão divulgadas entre os dias 03 e 10 de outubro de 2016, no

(4)

8 – Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais

O processo seletivo é constituído por quatro fases obrigatórias: 1) prova de conhecimento específico; 2) entrevista; 3) análise do projeto e 4) análise do curriculum Lattes.

8.1 – Fase l: Prova de conhecimento específico (eliminatória) 8.1.1 – Características

A prova será discursiva, sem consulta e de caráter eliminatório. O candidato deverá demonstrar o seu conhecimento em temas específicos sobre a linha de pesquisa para a qual está concorrendo a vaga de Mestrado (“Atividade Física e Saúde” ou “Exercício e Esporte”).

A prova discursiva terá como base artigos científicos/livros, os quais serão disponibilizados/indicados no site do PPGEF até o dia 01 de setembro de 2016.

No momento da prova, o candidato deverá escolher quatro (4) questões para responder. Obrigatoriamente, as quatro (4) questões escolhidas para responder, deverão ser relacionadas à linha de pesquisa pretendida e indicada no momento da inscrição do candidato. Cada questão da prova terá a indicação da linha de pesquisa pertencente.

A prova deverá ser respondida com caneta esferográfica de cor azul ou preta.

8.1.2 – Data, horário e local

A prova será realizada no dia 17 de outubro de 2016, das 8:00 até as 12:00 hrs, na sala NA009 no Bloco Acadêmico, nas dependências da UTFPR câmpus Neoville (Rua Pedro Gusso, 2.601 – Neoville). Os candidatos deverão se apresentar até as 7:30 hrs, munidos de documento oficial de identificação, original e com foto.

8.1.3 – Avaliação

A correção da prova será realizada sem identificação. A prova será valorada, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de seleção dos candidatos, posteriormente chamados para a entrevista (aprovados na fase I). Em relação aos critérios de pontuação, a prova tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 2.

Uma nota inferior a 5,0 pontos, fuga ao tema, ausência de texto ou a ausência do candidato no momento do início da prova, será motivo de eliminação.

(5)

Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação da prova de conhecimento específico

Item Critério Nota

1 Organização textual 1,0

2 Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos 2,0

3 Capacidade analítica e crítica do tema 2,0

4 Clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos 1,5

5 Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos 2,0

6 Referências e citações 0,5

7 Forma e uso correto da língua portuguesa 1,0

Total 10,0

8.1.4 – Divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados será publicada no site do PPGEF entre os dias 24 e 31 de outubro de 2016 (consultar o quadro 6).

8.2 – Fase ll: Entrevista (classificatória) 8.2.1 – Características

A entrevista será gravada e tem por objetivo avaliar o candidato em relação a 12 itens (quadro 3). A arguição será realizada por uma banca constituída por, no mínimo, três docentes atuantes no PPGEF.

8.2.2 – Data, horário e local

As entrevistas serão realizadas entre os dias 07 e 25 de novembro. O cronograma com data, horário e local serão divulgados no site do PPGEF até o dia 03 de novembro de 2016.

8.2.3 – Avaliação

A entrevista será valorada, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Em relação aos critérios de pontuação, a entrevista tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 3.

O não comparecimento do candidato na data, local e horário definidos, publicados em edital e no site do PPGEF, implicará na sua eliminação do processo de seleção.

Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação da entrevista.

Item Critério Nota

(6)

2 Conhecimento na linha de pesquisa e/ou área pretendida 0,5 3 Potencialidade de atuação na linha de pesquisa e/ou área pretendida 0,5

4 Interesse e pretensões 1,5

5 Trajetória acadêmica e profissional 0,5

6 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos técnicos 0,5 7 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos 0,5 8 Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos de viabilidade 0,5

9 Capacidade de implementação do pré-projeto de pesquisa 0,5

10 Aspectos práticos facilitadores para a conclusão do Mestrado 0,5

11 Disponibilidade para cursar o Mestrado 2,0

12 Postura profissional e científica: capacidade de trabalho individual e em equipe; capacidade de trabalho com cronograma; capacidade de adaptação do trabalho em função de indicativos racionais e científicos em detrimento dos emocionais

2,0

Total 10,0

8.2.4 – Divulgação dos resultados

O resultado das entrevistas será divulgado entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

8.3 – Fase lll: Análise do pré-projeto de pesquisa (classificatória) 8.3.1 – Características

A análise do projeto será realizada com base na análise de 20 itens (quadro 4). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

8.3.2 – Data

O pré-projeto de pesquisa será avaliado entre os dias 07 e 25 de novembro.

8.3.3 – Avaliação

O pré-projeto de pesquisa será valorado, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do projeto tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 4.

Quadro 4: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.

Item Critério Nota

1 Apresentação: dentro do formato e normas solicitadas 0,5

2 Qualidade da redação: clareza e objetividade no desenvolvimento do texto 0,5 3 Qualidade da redação: forma e uso correto da língua portuguesa 0,5

(7)

4 Introdução: contextualização – correta e adequada 0,5

5 Introdução: estado da arte – correto e adequado 0,5

6 Introdução: lacuna do conhecimento – correta e adequada 0,5

7 Introdução: justificativa – correta e adequada 0,5

8 Introdução: problema de pesquisa – correto e adequado 0,5

9 Introdução: problema de pesquisa – adequação ao linha de pesquisa 0,5

10 Introdução: problema de pesquisa – originalidade 0,5

11 Introdução: objetivo correto e adequado 0,5

12 Materiais e métodos: adequação ao objetivo e ao problema de pesquisa 0,5 13 Materiais e métodos: descrição da amostra, sujeitos ou participantes 0,5

14 Materiais e métodos: descrição dos instrumentos 0,5

15 Materiais e métodos: análise estatística adequada aos tipos e escala de medidas 0,5 16 Resultados esperados: resultados esperados importantes e inovadores 0,5

17 Implicações práticas: implicações práticas importantes 0,5

18 Cronograma: adequado e apresenta viabilidade 0,5

19 Referências bibliográficas: referências atualizadas e de alto impacto 0,5 20 Informações gerais: pré-projeto relacionado com a linha de pesquisa 0,5 Total 10,0

8.3.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do pré-projeto de pesquisa será divulgado entre os dias 28/11 a 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

8.4 – Fase lV: Análise do curriculum Lattes documentado (classificatória) 8.4.1 – Características

A análise do curriculum Lattes documentado tem por objetivo avaliar o candidato em relação a uma série de itens relacionados com a formação acadêmica, atuação profissional, publicação bibliográfica, p rodução técnica, orientações concluídas, bancas e participação em eventos e outras atividade relevantes (quadro 5). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

8.4.2 – Data

O curriculum Lattes será avaliado entre os dias 07 e 25 de novembro.

8.4.3 – Avaliação

O curriculum será valorado, em uma escala de até 10 pontos, para efeitos de classificação dos candidatos. Para tanto, a maior pontuação aferida entre os candidatos em cada linha de pesquisa será convertida em nota 10,0; obtendo-se, a partir desta, as demais notas por meio de equação por interpolação. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do projeto tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 5.

(8)

Quadro 5: Critérios utilizados para a avaliação do curriculum vitae Lattes documentado

Item Pontuação Limite

1. Formação acadêmica

Curso de Doutorado 80 pts --

Curso de Mestrado 40 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (com monografia) 20 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (sem monografia) 10 pts --

Cursos de extensão (somatório de cursos até atingir 20 hrs) 1 a cada 20 hs --

2. Atuação profissional

Docência na Graduação em Educação Física 10 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino superior 5 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino médio ou fundamental 5 pts por ano 20 pts

Demais atividades na área de Educação Física (academias, clubes, técnico, etc) 2 pts por ano 10 pts

3. Publicação bibliográfica (1o autor 100%, coautoria 50%)

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A1* 100 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A2* 80 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B1* 60 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B2* 40 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B3* 20 pts 60 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B4* 10 pts 30 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B5* 5 pts 20 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis C* 2 pts 6 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional ou internacional 4 pts 20 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento local ou regional 2 pts 10 pts

Resumo publicado em revista ou evento internacional 2 pts 20 pts

Resumo publicado em revista ou evento nacional 1 pt 20 pts

Livro publicado em texto integral 20 pts 60 pts

Livro publicado em coletânea 10 pts 30 pts

Capítulo de livro publicado (máximo 1 capítulo por livro) 5 pts 15 pts

Demais tipos de produção bibliográfica 1 pt 10 pts

4. Produção técnica

Software na área de Educação Física 5 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento nacional/internacional 2 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento local/regional 1 pt --

Palestra proferida em evento científico nacional/internacional 2 pts --

Palestra proferida em evento científico local/regional 1 pt --

5. Orientações concluídas

Orientações concluídas de TCC, PIBIC ou ICV 2 pts 10 pts

Orientações concluídas de Monografia de Curso de Especialização em Educação Física 2 pts 10 pts

6. Bancas e participação em eventos

Participação em banca examinadora 1 pt 10 pts

Participação em banca de concurso 2 pts 10 pts

Participação em evento científico 2 pts 10 pts

7. Outras atividade relevantes não computadas nos itens anteriores

Cargos administrativos, Órgãos de representação (pontuação por semestre) 1 pt 10 pts

Conclusão de iniciação científica 20 pts --

Participação em iniciação científica (quando não concluída – pontuação por semestre) 10 pts 10 pts

Participação em projeto de extensão 10 pts --

Participação em programa de monitoria de disciplina 10 pts 30 pts

Participação em projetos de pesquisa – exceto iniciação científica (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Participação em Laboratórios/Grupos de pesquisa no CNPq (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

(9)

*Na área de Educação Física

A pontuação deve ser preenchida pelo próprio candidato e entregue no momento da inscrição de acordo com o modelo existente no Anexo ll.

A entrega do curriculum Lattes com algum documento comprobatório ausente implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.

8.4.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do curriculum Lattes será divulgado entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no site do PPGEF (consultar o quadro 6).

9 – Composição da nota final

A nota será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota da prova * 0,20) + (nota da entrevista * 0,40) + (nota do projeto * 0,10) + (nota do curriculum Lattes * 0,30).

10 – Divulgação dos aprovados

A divulgação dos candidatos aprovados ocorrerá entre os dias 28/11 e 02/12 de 2016 no

site do PPGEF.

11 – Interposição de recurso

Para interposição de recursos, favor se dirigir a secretaria da DIRPPG/PPGEF. Os recursos deverão ser interpostos em até 24 horas após a divulgação dos aprovados das Fases I, II, III e IV conforme datas apresentadas no quadro 6. O recurso deverá ser realizado pessoalmente.

12 – Concordância

Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do PPGEF.

13 – Casos omissos

Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Seleção do PPGEF.

14 – Retirada de documentos dos candidatos não aprovados

(10)

Caso desejado, os candidatos não aprovados terão até o dia 12/12/2016 para a retirada da documentação pessoal utilizada na inscrição. Após, os documentos serão eliminados. Os documentos não serão enviados por correio.

15 – Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

Quadro 6: Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações .

Data Procedimento / fase Observações

01/09 – 30/09 de 2016

Inscrição e entrega da documentação Consultar o item 6 do Edital 03/10 – 10/10

de 2016

Divulgação das inscrições homologadas Consultar o item 7 do Edital 17/10/2016 Fase l: Prova de conhecimento específico Consultar o item 8.1 do Edital 24/10 – 31/10

de 2016

Divulgação dos aprovados na Fase l Consultar o item 8.1 do Edital O prazo para a interposição de recursos é de 24 horas após a divulgação do resultados. Consultar o item 11 do Edital

07/11 – 25/11 de 2016

Fases ll, lll e lV: entrevista, análise do pré-projeto e análise do curriculum lattes

Consultar os itens 8.2, 8.3 e 8.4 28/11 – 02/12

de 2016

Divulgação dos aprovados Consultar o item 10 do Edital O prazo para a interposição de recursos é de 24 horas após a divulgação das inscrições

homologadas. Consultar o item 11 do Edital

05/12 – 12/12 de 2016

Retirada de documentos dos candidatos Consultar o item 14 do Edital até 13/02/2017 Informações sobre a matrícula e entrega

de documentação

A não apresentação dos documentos desqualificará os candidatos

Fev ou Mar 2017

Início das aulas

O presente edital será publicado até dia 03 de agosto de 2016 na página do programa

(www.ppgef.ct.utfpr.edu.br) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

Curitiba, 29 de Junho de 2016 Profa. Dra. Cintia Rodacki Prof. Dr. Alexandre de Almeida Pohl Coordenadora do PPGEF Diretor da DIRPPG

(11)

ANEXO l – Requerimento de inscrição no processo seletivo para o Mestrado

Eu, <nome do candidato>, brasileiro, portador do documento de identidade número <número do RG>, CPF <número do CPF>, venho por meio deste documento solicitar a minha inscrição no processo seletivo de Mestrado para o ano de 2017 na linha de pesquisa em <linha de pesquisa pretendida Atividade Física e Saúde ou Exercício e Esporte>.

Com a Indicação NÃO OBRIGATÓRIA – < Professor provável orientador >

Curitiba, <data>, <mês> de 2016.

___________________________________________ <Nome do candidato>

(12)

ANEXO ll – Ficha de avaliação do curriculum vitae Lattes documentado*

Nome do candidato_______________________________________________________________________________

Item Pontuação Limite Pontuação

sugerida Pontuação homologada** 1. Formação acadêmica Curso de Doutorado 80 pts -- Curso de Mestrado 40 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (com monografia) 20 pts --

Curso de Especialização Lato-Sensu em Educação Física (sem monografia) 10 pts --

Cursos de extensão (somatório de cursos até atingir 20 hrs) 1 a cada 20 hs --

2. Atuação profissional

Docência na Graduação em Educação Física 10 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino superior 5 pts por ano 30 pts

Docência na disciplina de Educação Física no ensino médio ou fundamental 5 pts por ano 20 pts

Demais atividades na área de Educação Física (academias, clubes, técnico, etc) 2 pts por ano 10 pts

3. Publicação bibliográfica (1o autor 100%, coautoria 50%)

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A1* ** 100 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis A2* ** 80 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B1* ** 60 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B2* ** 40 pts --

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B3* ** 20 pts 60 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B4* ** 10 pts 30 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis B5*** 5 pts 20 pts

Artigo completo publicado em periódico indexado Qualis C* ** 2 pts 6 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional ou internacional 4 pts 20 pts

Trabalho completo publicado em anais de evento local ou regional 2 pts 10 pts

(13)

Resumo publicado em revista ou evento nacional 1 pt 20 pts

Livro publicado em texto integral 20 pts 60 pts

Livro publicado em coletânea 10 pts 30 pts

Capítulo de livro publicado (máximo 1 capítulo por livro) 5 pts 15 pts

Demais tipos de produção bibliográfica 1 pt 10 pts

4. Produção técnica

Software na área de Educação Física 5 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento nacional/internacional 2 pts --

Curso de atualização ou aperfeiçoamento ministrado na área em evento local/regional 1 pt --

Palestra proferida em evento científico nacional/internacional 2 pts --

Palestra proferida em evento científico local/regional 1 pt --

5. Orientações concluídas

Orientações concluídas de TCC, PIBIC ou ICV 2 pts 10 pts

Orientações concluídas de Monografia de Curso de Especialização em Educação Física 2 pts 10 pts

6. Bancas e participação em eventos

Participação em banca examinadora 1 pt 10 pts

Participação em banca de concurso 2 pts 10 pts

Participação em evento científico 2 pts 10 pts

7. Outras atividade relevantes não computadas nos itens anteriores

Cargos administrativos, Órgãos de representação (pontuação por semestre) 1 pt 10 pts

Conclusão de iniciação científica 20 pts --

Participação em iniciação científica (quando não concluída – pontuação por semestre) 10 pts 10 pts

Participação em projeto de extensão 10 pts --

Participação em programa de monitoria de disciplina 10 pts 30 pts

Participação em projetos de pesquisa – exceto iniciação científica (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Participação em Laboratórios/Grupos de pesquisa no CNPq (pontuação por semestre) 2 pts 10 pts

Estágio no exterior (pontuação por semestre) 5 pts 10 pts

Aprovação em concurso público 5 pts 10 pts

*O candidato deve apresentar todos os documentos comprobatórios

**Não preencher este campo

(14)

ANEXO lll – Modelo de pré-projeto para o Mestrado

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PPOGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

<Título do pré-projeto>

Pré-projeto de pesquis a submetido à apreciação da Comissão A valiadora do P rograma de Pós -Graduação em Educação Física, estabelecido pelo Edital 001/2016, para o processo seletivo de Mestrado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Área: Educação Física

Linha de pesquisa: <Atividade Física e Saúde> ou

<Exercícios e Esporte>

CANDIDATO: <Nome do candidato>

Curitiba 2016

(15)

Introdução

Deve ser apresentada em uma abordagem 1) do contexto geral para o específico; 2) conter o estado da arte; 3) a lacuna do conhecimento; 4) a justificativa (relevância) do estudo e 5) o problema de pesquisa a ser respondido. Sugere-se redigi-la em quatro a seis parágrafos e utilizar somente referências pertinentes ao assunto.

Objetivo

Deve ser claro, completo e conciso. Sugere-se redigi-lo em uma frase.

Materiais e Métodos

Deve descrever de maneira clara os procedimentos adotados para a execução do estudo em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade a pesquisa. As técnicas utilizadas devem ser confiáveis, padronizadas, internacionalmente comparáveis e adequadas ao objetivo.

Deve conter a 1) descrição clara e detalhada da amostra utilizada; 2) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados; 3) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; 4) descrição de métodos novos ou modificados; 5) a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.

Esta seção deve ser redigida em subtópicos, do contexto geral para o específico; para facilitar a organização do texto e a leitura pela banca avaliadora. Sugere-se redigi-la em duas ou três laudas.

Resultados esperados

Deve descrever de maneira clara os resultados esperados com a realização do projeto. Sugere-se redigi-la em um ou dois parágrafos.

(16)

Implicações práticas

Deve descrever de maneira clara quais implicações práticas o pré-projeto proposto pode proporcionar. Sugere-se redigi-la em um ou dois parágrafos.

Cronograma

Deve apresentar todas as etapas a serem realizadas para a execução do projeto em forma de tabela, como o modelo abaixo.

Mês / 2017 Etapa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Etapa 1 X Etapa 2 X X X Etapa 3 X X ... X X Referências bibliográficas

Deve apresentar as referências utilizadas para redigir o projeto. No máximo de 30 e nas normas vigentes da ABNT.

Utilize cerca de 90% das referências com base em artigos recentes (últimos 10 anos), publicados em periódicos indexados e com elevado fator de impacto. Para os 10% restantes podem ser utilizados livros, artigos científicos anteriores a 10 anos de publicação, dissertações, teses ou outros documentos.

No texto, utilize as citações com algarismos arábicos sobescrito, onde o mesmo deve coincidir com a ordem na lista de referências. Exemplo: De acordo com Caspersen et al (1985)1...

Informações gerais

Utilizar fonte Arial 12, espaçamento duplo e margem de 2 cm em todos os lados; O pré-projeto deve ser apresentado entre seis e 10 laudas.

Referências

Documentos relacionados

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no uso de suas atribuições e

Este capítulo objetiva alertar para o diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica de origem ocupacional apresentando uma revisão suscinta sobre o tema que deverá ser

Figura 10: Molde confeccionado para medidas de compressão e condutividade elétrica padrão duas pontas [11]. Os equipamentos utilizados para o ensaio eletromecânico foram:

A ausência de drenagem do talude, que a obra mineira foi impotente para promover, aliada à grande precipitação de chuva, agravada a retenção da água nos terrenos pelo efeito de

Por fim pode-se perceber que o conhecimento popular pode oferecer ao meio acadêmico, muita matéria prima de conhecimento tanto em si mesmo quanto as suas técnicas e

Com efeito, o membro do Ministério Público deve sempre atentar para que, nos processos judiciais pertinentes à requerimento de alvará judicial para autorização de trabalho

As aplicações conservacionistas deste estudo de caso são as de placas fotovoltaicas, telhados verdes e lâmpadas de LED, e a partir do mercado de bens substitutos

maximiliani, que apesar de ser menor que a espécie de estudo, alcançando no máximo 19,8 cm de comprimento máximo da carapaça (Souza 2004), apresenta medidas dos ovos acima da

O encenador polonês Tadeuzs Kantor, para quem Gordon Craig é o grande mestre, vai igualmente colocar em cena bonecos prefi- gurando duplos dos personagens.. Diferente de

Na oportunidade, foram realizadas as seguintes cerimônias: troca do porta-estandarte do IME, posição ocupada pelo aluno que mais se destacou durante os três primeiros anos do

Porfiroclastos de plagioclásio e agregados quartzo-feldspáticos envoltos por matriz rica em biotita são feições comuns.. COMPLEXO JUIZ

A lei apenas reconhece “o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquia- dor” (art. 1º), deixando de

This interdisciplinary context, with different professions, based on specific theoretical frameworks that support the praxis, led to the elaboration of this article that

 Fazer uso de parâmetros de ação psicológica dos tipos, como o peso visual, rigidez, racionalidade, aparência visual, sempre considerando a função e utilização da tipografia.

Sistema Mercurio Web, para que no prazo de até 5 (cinco) dias , o responsável faça o contato com a Seção de Patrimônio da EESC - SCPA TRI para agendar a entrega física

Para a questão quais os fatores positivos que os cursos de Formação Continuada possibilitam aos professores durante os momentos de cursos e reflexão, responderam: novas

Entre os órgãos, podemos destacar o IBAMA, FEPAM/RS (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), bem como entre os mecanismos, entre os quais merece destaque o

Entende-se que pela característica do BIM em oferecer a flexibilidade de acrescentar informações necessárias para cada etapa do projeto, permitindo análises e simulações

20 Escreve apenas 1498 na coluna do Ano e na coluna do Navegador dá outra resposta ou deixa a. resposta

Produto Educacional desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),

While the nominal market ex- change rate will vary according to the inflation in the relative currencies, the real one will neutralize such variations, and will vary just

As células dendríticas, por sua vez, são consideradas críticas para o início de uma resposta imune efetiva contra o patógeno, por meio da apresentação de antígenos, da

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental 1.. Câmpus Apucarana