• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE EXTENSÃO: SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE EXTENSÃO: SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

“PROJETO DE EXTENSÃO: SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE”.

Débora Cristina Schuh1 Ighor Prodlik Laimer1

Bruna Puhl1 Bruna Nikititz Lopes1 Cristiane Rodrigues de Araújo1,2

1 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, BRASIL 2 HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO, BRASIL

RESUMO:

O sangue é um tecido líquido que transporta nutrientes essenciais à vida humana. A doação de sangue se caracteriza como um tema de extrema relevância no desenvolvimento da saúde pública. Entretanto, o ato de doar sangue no Brasil ainda é observado com relutância, principalmente por meio de inseguranças culturalmente empregadas em nossa sociedade. Para tanto, o projeto de extensão Comunicação Sensível – Doação de Sangue que faz parte do programa de extensão ComSaúde, tem entre os seus objetivos, ações direcionadas a sensibilização de futuros jovens doadores sobre a importância da doação de sangue por meio da educação e profissionalização de educadores. Baseado neste contexto, destaca-se a elaboração de um projeto de lei com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue no município de Passo Fundo – polo regional de saúde – a fim de aumentar o número de doadores e, assim, minimizar ou superar a carência deste insumo fundamental nos serviços de saúde a longo prazo nesta região.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

 Sensibilizar futuros jovens doadores sobre a importância da doação de sangue por meio da educação e profissionalização de educadores.

Objetivos específicos:

 Propor projeto de lei municipal direcionado à conscientização sobre a doação de sangue nas escolas de Passo Fundo;

(2)

 Elaborar materiais educativos sobre a doação de sangue e sua importância;

 Realizar cursos profissionalizantes para os professores das escolas municipais, a fim de qualificá-los para que estejam aptos a abordarem, em sala de aula, a temática da doação de sangue e, também, tornarem os alunos multiplicadores de informação para seus familiares;

 Incentivar a doação voluntária de sangue no município;

 Capacitar os alunos extensionistas por meio de metodologia ativa.

METODOLOGIA:

O presente trabalho foi conduzido na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, pelo projeto de extensão Comunicação Sensível – Doação de Sangue, que tem como foco principal a sensibilização e a estimulação à doação se sangue, com ações voltadas principalmente ao público jovem, a fim de que se tornem doadores fidelizados. As atividades são desenvolvidas pelos alunos extensionistas, supervisionados pelo professor coordenador. Tal projeto faz parte do programa de extensão ComSaúde, criado no ano de 2011, que tem como principal propósito a promoção de saúde e qualidade de vida por meio de comunicação sensível. O programa conta com o trabalho de docentes e alunos de cursos da área da saúde e da comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF), instituição privada de ensino superior criada há 50 anos, que formou mais de 75 mil alunos ao longo de suas cinco décadas. Juntamente com a UPF, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (SHHSVP) participa na condução do projeto, e é responsável por receber, atualmente, cerca de 1500 candidatos à doação de sangue, oriundos de toda a região do norte do estado, que geram, em média, 1200 coletas de sangue mensais.

A população alvo para o projeto de extensão Comunicação Sensível – Doação de Sangue é a comunidade de Passo Fundo e região com diferentes ações direcionadas a várias faixas etárias. Entre as ações, destaca-se neste trabalho a elaboração de um projeto de lei municipal direcionado à conscientização sobre a doação de sangue nas escolas de Passo Fundo.

Como critério de inclusão, foram selecionadas as escolas de educação básica, que pertencem à rede municipal, englobando alunos, professores e funcionários de séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.

As ferramentas de trabalho utilizadas serão materiais educativos, desenvolvidos especialmente para a ação, criados pelo SHHSVP juntamente com os alunos do ComSaúde da UPF e voluntários de outros cursos da instituição, a exemplo da Pedagogia, das Letras,

(3)

do Jornalismo, da Enfermagem, entre outros cursos que possam participar e tenham interesse no projeto. Por meio destas ações, os professores receberão treinamentos e qualificações adequados pelos alunos do ComSaúde da UPF antes de iniciarem as suas atividades por meio de uma metodologia ativa.

O instrumento de avaliação será a aplicação de pré e pós testes para os professores da rede municipal de ensino durante as capacitações das quais participarão. O objetivo desta avaliação será analisar a efetividade do processo de aprendizagem destes docentes, juntamente com avaliação da própria atividade, possibilitando o aperfeiçoamento com oportunidades de melhoria deste projeto.

DESENVOLVIMENTO:

O sangue é um tecido líquido que transporta nutrientes essenciais para todos os órgãos do corpo, fundamental para a vida humana, sendo necessário para a realização de todas as atividades orgânicas do nosso corpo. No entanto, há patologias que acometem esse sistema, sendo necessária, portanto, a transferência de sangue de uma pessoa sadia para o sistema circulatório deficiente de outra para manter a vitalidade dos tecidos e órgãos. Esse processo é chamado de transfusão sanguínea e é utilizada amplamente em cirurgias de grande porte, no tratamento de doenças, como anemias, leucemias, linfomas e mieloma, na reposição sanguínea, caso haja perdas, e no tratamento de problemas da coagulação. E, para esse processo, como ainda não há métodos de produção de “sangue artificial”, faz-se necessária a doação de sangue por uma pessoa voluntária.

O ato de doar sangue é um método seguro, fácil e que pode salvar muitas vidas. Uma doação equivale a retirada de, em média, 450mL e pode beneficiar até 4 pacientes, por exemplo. A doação pode ser realizada por indivíduos entre 16 e 69 anos de idade, desde que o doador pese mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde, não esteja com ou suspeita de alguma infecção, não tenha feito cirurgia, tatuagem ou colocado “piercings” recentemente, não possua certas doenças crônicas e respeite alguns critérios que serão avaliados na triagem clínica.

A partir do exposto, observa-se que a doação de sangue se caracteriza como um tema de extrema relevância no desenvolvimento da saúde pública. Entretanto, o ato de doar sangue, em nosso país, ainda é observado com relutância, principalmente por meio de inseguranças culturalmente empregadas em nossa sociedade. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (2017), 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros

(4)

componentes sanguíneos do país. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, é de que 1% da população seja doadora, sendo o recomendado entre 3% a 5%. Esses dados sugerem a necessidade da introdução de meios legais para a estimulação da doação voluntária, como forma de solução para essa problemática de carência por este insumo insubstituível: o sangue.

Segundo o novo relatório da OPAS de 2017, “Suministro de sangre para transfusiones en los países de Latinoamérica y del Caribe, 2014 y 2015”, embora a porcentagem de doadores voluntários de sangue tenha crescido de 38,5% para 44,1% entre 2013 e 2015 na região Latino-americana e Caribe, está longe de atingir o nível de 100% recomendado pela OMS para garantir um suprimento de sangue suficiente e seguro para as transfusões. O Caribe tem uma maior porcentagem de doadores voluntários que a América Latina, com 54,9% em comparação com 43,2%, respectivamente, bem como um número maior de pessoas doando sangue. Cerca de 71% das doações voluntárias nos países do Caribe em 2015 foram obtidas por pessoas que doaram sangue ou componentes sanguíneos pelo menos duas vezes por ano, enquanto na América Latina o número registrado foi de apenas 33,4%.

Baseado nessa realidade, o projeto de extensão Comunicação Sensível – Doação de Sangue elaborou um projeto de lei que tem como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue no município de Passo Fundo – polo regional de saúde – a fim de aumentar o número de doadores e, assim, minimizar ou superar a carência deste insumo fundamental nos serviços de saúde.

De acordo com a proposta da lei criada, formada por sete artigos e uma justificativa, será sugerida a instituição, no calendário municipal, a “Semana Municipal de Conscientização sobre Doação de Sangue e Medula Óssea”, que será realizada, preferencialmente, na semana do dia 25 de novembro de cada ano, que se destaca como o “Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue”. O programa de incentivo será feito através de palestras e campanhas educativas feitas por voluntários especializados e educadores das próprias escolas, sendo oferecido material educativo, próprio para a ação, criado pelo SHHSVP juntamente com os alunos do ComSaúde da UPF e voluntários de outros cursos da instituição, a exemplo da Pedagogia, das Letras, do Jornalismo, da Enfermagem, entre outros cursos que possam participar e tenham interesse no projeto. Por meio destas ações, os professores receberão treinamentos e qualificações adequados antes de iniciarem as atividades, sendo que os alunos do ComSaúde da UPF, capacitados por uma metodologia ativa dos profissionais de saúde do SHHSVP, irão acompanhar todo o processo. A iniciativa terá como população alvo alunos, pais, professores e funcionários da rede municipal de

(5)

ensino, maximizando a divulgação de informação e proporcionando, em médio e longo prazo, uma mudança na abordagem do assunto no cotidiano da população.

Além disso, com o projeto de lei proposto, procura-se esclarecer dúvidas e promover ações humanizadas, com o apoio de profissionais da saúde do serviço de doação de sangue, que permitam a expressão de agradecimento dos pacientes que necessitam de sangue, além de proporcionar um espaço para os doadores se manifestarem e expressarem os motivos pelo quais decidiram tornarem-se doadores. Os indivíduos que já são doadores, desta forma, podem incentivar outros a doarem sangue, e também desenvolver um trabalho educativo direcionado a crianças e adolescentes, juntamente com seus familiares e professores.

Será oferecida, também, a possibilidade do agendamento de visitas dos alunos do ensino fundamental e médio do município de Passo Fundo no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo para o auxílio ao entendimento do processo de captação e armazenamento dos hemocomponentes. Será fornecido, além disso, pelos profissionais do local, o esclarecimento de duvidas sobre o processo e o incentivo para a doação de forma educacional e cultural.

A abordagem do tema proposto por lei, consequentemente, entraria como subdivisão de “Saúde”, de acordo com o Ministério da Educação, como um dos temas transversais abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como o objetivo provocar o aluno do ensino fundamental e médio sobre a sua responsabilidade com sua própria saúde e à saúde coletiva: “Os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para este debate” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, 1997).

Mediante a necessidade desse projeto, foi realizado um levantamento de dados e documentos sobre leis municipais, estaduais e federais, a fim de identificar se já existiam leis específicas sobre o assunto, principalmente leis que reconheçam a importância de ensino e profissionalização obrigatórios sobre doação de sangue nas escolas, com embasamento teórico para a ação. Alguns exemplos de leis já em vigor encontrados nessa pesquisa foram a Lei Nº 1397/2016 do Estado do Rio de Janeiro, na qual ficou instituída a “Semana Estadual de Orientação e Incentivo à Doação de Sangue nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual”, e a Lei Nº 3.039, que cria o programa “Doadores do Futuro” em todas as escolas da rede pública de Santos/SP, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea. Além dessas, diversos projetos de leis sobre a temática em questão foram considerados, entre os quais se destacam os das cidades Recife/PE, Vacaria/RS e Cuiabá/MT, que atuam para

(6)

proporcionar maior participação da população jovem na doação de sangue e para incentivar o aprendizado sobre todo o processo de captação.

Com a implementação do projeto de lei, o benefício será para todos ao mesmo tempo em que formará futuro jovens doadores e conscientes das suas responsabilidades perante a sociedade sobre a importância da doação de sangue, que ajudará no tratamento de muitos pacientes, também contribuirá na formação de futuros médicos que serão captadores e disseminadores de informações relevantes sobre a doação de sangue, além de contribuir na manutenção dos estoques das unidades de captação, em Passo Fundo/RS.

Até o momento, as ações do projeto estão voltadas à divulgação de informações sobre a doação de sangue em eventos da cidade, como, por exemplo, as edições do Vestibular da Universidade de Passo Fundo e a Jornada Nacional de Literatura de 2017. Durante os eventos, os alunos extensionistas, juntamente com profissionais do Hospital São Vicente de Paulo, envolvem-se na entrega de materiais informativos, divulgação em rádio e demais meios de comunicação, a fim de levar à comunidade informações relevantes sobre a doação de sangue, tornando, então, a produção científica não apenas restrita ao âmbito da universidade, mas também ao alcance do público em geral.

Além das ações de divulgação, também são realizadas campanhas de doação voluntária de sangue, como, por exemplo, o Trote Solidário. Tal ação, realizada em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS), envolve os alunos dos primeiros semestres do curso de medicina, mobilizando-os em torno da doação de sangue nos primeiros meses de aula. O evento ocorre semestralmente e contribui para a sensibilização dos futuros médicos sobre a importância do ato de generosidade que caracteriza a doação de sangue.

(7)

Alunos extensionistas e profissionais do SHHSVP divulgando ações do projeto em edição de inverno do vestibular da Universidade de Passo Fundo. Fonte: Nexjor.

Material informativo entregue durante eventos. Fonte: Nexjor.

Profissionais do SHHSVP em entrevista à rádio da universidade, esclarecendo dúvidas sobre a doação de sangue. Fonte: Nexjor.

(8)

Divulgação de ações do projeto na Jornada Nacional de Literatura de 2017. Fonte: Nexjor.

CONCLUSÕES:

A doação de sangue é uma atitude simples que beneficia e salva a vida de muitas pessoas, visto que os hemocomponentes sanguíneos são utilizados em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, transplantes, politraumas graves, tratamentos oncológicos e hematológicos, e não há métodos de produzi-los, sendo necessária, assim, a doação. Portanto, uma vez compreendida a necessidade e a importância do uso de hemocomponentes e hemoderivados como um elemento imprescindível à vida, faz-se de extrema importância o incentivo à doação voluntária de sangue.

Considerando a cidade de Passo Fundo como um polo regional de saúde, sabe-se que a demanda de hemocomponentes é extremamente elevada, carecendo, com isso, de um aporte elevado de doadores de sangue para suprir essa necessidade. No entanto, em nosso meio, a doação voluntária de sangue e medula óssea ainda é uma ação pouco difundida e, de certa forma, negligenciada, principalmente entre os jovens. Estatísticas do Banco de Sangue do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo apontam que em 2016 apenas 34% dos doadores possuíam entre 18 a 29 anos, mostrando que o público jovem representa um grande potencial de incremento de doadores, basta haver o incentivo.

(9)

Para tanto, o programa ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) e seus alunos em parceria com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (SHHSVP) de Passo Fundo vem desenvolvendo um trabalho direcionado para estimular novos indivíduos a serem doadores de sangue e propôs uma lei municipal para a formação da “Semana Municipal de Conscientização sobre Doação de Sangue e Medula Óssea”. Nessa perspectiva, o presente projeto extensionista visa incentivar alunos, pais, professores, funcionários da rede municipal de ensino e comunidade em geral a tornarem-se doadores voluntários de sangue, no presente e no futuro, sensibilizando os mesmos com relação à sua importância na comunidade e na saúde pública.

Os resultados positivos observados com outros projetos semelhantes e com outras leis municipais fomentam a necessidade de que mais propostas como esta aqui descrita e outras ações inovadoras sejam produzidas visando abordar melhor os benefícios da doação de sangue voluntária e rotineira, promover uma mudança cultural e comportamental da população em relação à doação e incentivar a formação de novos e futuros doadores que contribuam para manter o estoque do banco de sangue e que possam, dessa forma, ajudar outras pessoas. Portanto, conclui-se que divulgar, esclarecer, conscientizar e incentivar a doação voluntária e rotineira de sangue é uma ação necessária na conjuntura em que vivemos. Doar sangue é uma atitude solidária, que deve partir de qualquer cidadão que tenha consciência da importância de ajudar o próximo, além de dever ser uma ação estimulada amplamente para as novas gerações, a fim de tornar-se um assunto cultural, não negligenciado. O projeto de extensão, por fim, ademais de todos os resultados de suas ações junto à comunidade, agrega aos alunos extensionistas a experiência de participarem ativamente das atividades, atribuindo a eles algo que vai além do aprendizado técnico ou profissional: a humanização.

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL (Estado). Lei nº 1397, de 16 de fevereiro de 2016. Institui a Semana Estadual de Orientação e Incentivo à Doação de Sangue nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. Rio de Janeiro, RJ, 17 fev. 2016.

BRASIL (Município). Lei nº 2789, de 27 de outubro de 2011. Cria o programa “Doadores do Futuro” em todas as escolas da rede pública de Santos/SP, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea. Santos, SP, 02 dez. 2011.

(10)

FAÇA PARTE DESTE TIME! SEJA DOADOR DE SANGUE. HSVP. Disponível em: <http://www.hsvp.com.br/hemoterapia/institucional>. Acesso em: 07 mar. 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília. v., 1997.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal Brasil. Disponível em:

<http://www.brasil.gov.br/saude/2011/06/no-brasil-1-9-da-populacao-doa-sangue-regularmente/>. Acesso em: 01 mar. 2017.

UPF REALIZA I SEMINÁRIO DO PROGRAMA COMSAÚDE DEBATENDO COMUNICAÇÃO SENSÍVEL NA SAÚDE. Nexjor. Disponível em: <http://nexjor-sites.upf.br/comsaude/?p=1002>. Acesso em: 01 mar. 2017.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Oncag, Tuncer &amp; Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Microbial 692 interactions in the rhizosphere: Beneficial influences of plant growth- 693 promoting rhizobacteria on nutrient acquisition

adquirir estes produtos. Por este motivo, tanto o stock como a variedade existente destes produtos não é muito grande. A nível de cosméticos, de início, senti algumas

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o