• Nenhum resultado encontrado

3º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE UBERLÂNDIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

3º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE

UBERLÂNDIA

REGULAMENTO

DA FINALIDADE

O 3º Festival de Quadrilhas de Uberlândia promovido pela Ação Moradia com o apoio da Secretaria de Cultura tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina – A QUADRILHA.

DO TEMA

Art. 1° - O tema do 3º Festival de Quadrilhas de Uberlândia de “Minas e Uberlândia de Portas Abertas” abre espaço para as manifestações culturais e artísticas das diversas regiões do Brasil e prestará homenagem a Vinícius de Moraes pelo seu centenário.

§ 1º - O 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia ocorrerá nos dias 01, 08, 15, 22, 23 e 29 de junho, na Praça Sérgio Pacheco, ao lado do Terminal Central, no 17º Arraiá da Ação Moradia.

§ 2º - O Festival acontecerá com o mínimo de 03 (três) e o máximo de 12 (doze) Quadrilhas.

DOS PARTICIPANTES

Art. 2º - Poderão participar do Concurso, na categoria adulta, apenas Grupos de Quadrilhas da cidade de Uberlândia e Triângulo Mineiro.

§ 1º - A idade mínima para a participação na categoria adulta é de 10 anos, completados até a data do início do 3º Festival.

§ 2º - O Representante da Quadrilha será o único e principal responsável pelos componentes menores de 18 anos que participarem das apresentações ficando, desde já, ciente e acordado que a Coordenação do Festival se exime de qualquer responsabilidade pela apresentação do referido menor.

§ 3º - Cada Quadrilha deve ser constituída no mínimo por 10 (dez) pares.

§ 4º - A Quadrilha que se apresentar com menos de 10 (dez) pares será penalizada com a perda de 01 (hum) Ponto para cada pessoa ausente.

(2)

§ 6º - Participam da Quadrilha:

a) Componentes: o marcador, as damas e cavalheiros, o noivo e a noiva, os figurantes, os atores, assim como todos que fazem parte do desenvolvimento artístico da Quadrilha. b) Pessoal de Apoio: os auxiliares de cenário e iluminação, os contra-regras, os fotógrafos, os

cinegrafistas ou qualquer pessoa da diretoria da Quadrilha.

§ 7º - Cada Quadrilha terá direito a 10 (dez) pessoas para Apoio, devidamente identificadas com uma das inscrições:

a) Apoio

b) Equipe Técnica c) Produção d) Diretoria

Art. 3º - Terão acesso ao local de apresentação:

a) Os componentes da Quadrilha, o Pessoal de Apoio e a banda

b) Cinegrafistas, fotógrafos ou imprensa só terão acesso ao local de apresentação com autorização da Coordenação do Festival.

Art. 4º - As Quadrilhas serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações, podendo ser utilizados CDs ou de conjuntos musicais. As Quadrilhas que utilizarem CD gravados deverão comparecer ao local trazendo duas cópias do material a ser executado, com meia hora de antecedência do horário de sua apresentação para testar o CD. Caso não o faça neste prazo, a Coordenação do Festival não será responsabilizada por qualquer falha que venha a ocorrer com a execução do material.

§ 1º - A Quadrilha que optar por conjuntos musicais (música ao vivo) deverá informar aos organizadores 07 (sete) dias antes de sua apresentação, o número de integrantes do conjunto e os instrumentos a serem utilizados.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 5º - A inscrição é gratuita e será feita através do preenchimento de ficha padronizada entregue pela Coordenação do Festival responsável pelo evento, devidamente rubricada.

(3)

§ 2º - Junto com a inscrição deverá ser apresentado um formulário, preenchido com os seguintes dados:

a) Nome completo da Quadrilha,

b) Relação de todos os integrantes da Quadrilha maiores de 18 anos com nome, n° de CPF e RG,

c) Nome do Responsável pela Quadrilha, com informação de pelo menos 2 números de telefone para contato,

d) Relação dos componentes maiores de 10 e menores de 18 anos, contendo:

e) Nome data de nascimento, nº e cópia do CPF ou RG, caso os tenha. Caso não os tenha cópia da Certidão de Nascimento.

f) Declaração escrita, assinada pelo pai, ou pela mãe ou Representante legal autorizando a participação do menor na Quadrilha. Nesta última hipótese, deverá ser juntada a devida comprovação da representação (Termo de guarda ou tutela).

g) Número de telefone fixo e/ou celular das pessoas citadas acima.

Art. 6º - As inscrições deverão ser preenchidas com todas as informações solicitadas até a data limite e ser entregues de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h na sede da Ação Moradia Rua Canoas, 181 no bairro Morumbi ou na Rua Álvares Cabral, 62 bairro Tabajaras, Uberlândia /MG ou via e-mail: eliana@acaomoradia.org.br

DOS SORTEIOS

Art. 7º - A ordem, horário e dia de apresentação das Quadrilhas, no 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia /2013 serão definidos através de sorteio realizado pela Comissão Organizadora, no dia 08 de junho/2013 às 15h00min, na Rua Álvares Cabral, 62, bairro Tabajaras, Uberlândia /MG.

§ 1º - Cada Quadrilha deverá estar representada pelo seu Responsável ou por alguém por ele indicado no local do sorteio, 15(quinze ) minutos antes do horário acima definido.

§ 2º - A ausência do Representante da Quadrilha importará em impedimento para a sua apresentação no 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia.

§ 3º - EM NENHUMA HIPÓTESE, AS QUADRILHAS PODERÃO ALTERAR AS DATAS E OS HORÁRIOS DE SUAS APRESENTAÇÕES, DEFINIDOS NO SORTEIO.

(4)

Art. 8º - As eliminatórias e fase final do 3º Festival de Quadrilhas de Uberlândia serão realizadas nos dias 15, 22, 23 e 29 de junho de 2013, 29/06/2013, a partir das 20h00min na Praça Sérgio Pacheco, ao lado do Terminal Central, no 17º Arraiá da Ação Moradia.

§ 1º - Para a Fase Final serão selecionadas as 03 (três) Quadrilhas que atingirem a maior pontuação durante a fase eliminatória. A divulgação das três Quadrilhas finalistas será no dia 23/06/13 (domingo) às 22h horas, no mesmo local acima citado, na presença de todos e no site da Ação Moradia: www.acaomoradia.org.br.

§ 2º - A divulgação no site da Ação Moradia e ao público, das pontuações atribuídas às Quadrilhas, na fase eliminatória, só ocorrerá quando for anunciado o resultado final do Festival, na noite de 29/06/2013.

§ 3º - A classificação de cada Quadrilha finalista será colocada em envelope lacrado e entregue para o Presidente da Comissão Julgadora que fará o anúncio ao público, no dia 29/06/2013, às 23 horas.

§ 4º - As Quadrilhas vencedoras receberão, neste mesmo dia e hora, o pagamento simbólico a que fizeram jus e os troféus.

§ 5º - O pagamento da premiação ocorrerá até 30 dias após a proclamação do resultado, em hora e local a serem divulgados pela Coordenação do Festival.

DAS APRESENTAÇÕES

Art. 9 - As Quadrilhas deverão estar no local da concentração, com todos os componentes, 30 (trinta) minutos antes do horário pré-estabelecido no sorteio. Neste momento, o responsável fará a entrega, ao Presidente da Comissão Julgadora, do release de sua Quadrilha..´

§ 1º - A apresentação de cada Quadrilha, para fins de julgamento, tem início no momento em que o 1ª dançarino entrar na área delimitada para a apresentação quando, então, a comissão de cronometragem acionará o cronômetro que só será parado quando o último componente dançante sair da referida área.

§ 2º - Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela Quadrilha de propagandas políticas e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada, exceto contratadas pelo departamento comercial da Ação Moradia. A Quadrilha que descumprir esta determinação será automaticamente desclassificada.

§ 3º - Cada Quadrilha terá o tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e máximo de 25 (vinte e cinco) minutos para a sua apresentação.

(5)

§ 4º - A Quadrilha deverá ficar atenta aos seguintes sinais:

a) Cartaz VERDE seguido de um apito acionará o início do tempo destinado à apresentação da Quadrilha.

b) Cartaz VERMELHO escrito “FIM” servirá para informar à Quadrilha que o tempo de sua apresentação encerrou.

DA COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO

Art. 10 - A Comissão Julgadora será formada por 01 (um) Presidente, que não exercerá a função de julgador, juntamente com outros 05 (cinco) membros.

§ 1º - É vedada a participação, na Comissão Julgadora, de parentes até o terceiro grau de componentes e Diretores de Quadrilhas participantes deste Concurso ou seus apoiadores.

Art. 11 - Para apuração do resultado será computado o somatório de todas as notas atribuídas a cada quesito em julgamento. Em caso de empate entre 02 (duas) ou mais Quadrilhas, o critério de desempate será o da maior soma obtida por quesito, obedecendo à seguinte ordem:

I. Conjunto, II. Coreografia, III. Figurino, IV. Casal de noivos,

V. Marcador.

§ 1º - Persistindo o empate, haverá duas Quadrilhas vencedoras e o prêmio será dividido entre elas, em partes iguais.

Art. 12 - Para cada item em julgamento serão atribuídas notas de 07 (sete) a 10 (dez), podendo haver fracionamento.

§ 1º - A Quadrilha que deixar de apresentar qualquer um dos itens em julgamento, receberá nota 0 (zero) no item faltante.

§ 2º - Os Quesitos em julgamento são, pela ordem, os seguintes:

I - Conjunto - o "todo" da apresentação, a forma geral e integrada de apresentação como Grupo de Quadrilha Junina, o alinhamento, a espontaneidade, criatividade, empolgação, vibração, agilidade e vigor dos participantes;

(6)

III - Caracterização - deve estar adequada à festa junina de acordo com o estilo e a criação do grupo de quadrilha;

IV - Marcador - desenvoltura durante a apresentação, entrosamento com o grupo e com o público, firmeza e convicção na marcação dos passos, criatividade;

V - Casal de Noivos - animação, simpatia, harmonia do casal, entrosamento do casal entre si, com a quadrilha e com o público.

§ 3º - A Ação Moradia pode estabelecer, em ato próprio, expresso no "Manual do Julgador", os critérios de julgamento relativos a cada Quesito. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo a nenhuma participante contestações verbais ou de caráter jurídico.

O SISTEMA DE CONCESSÃO DE NOTAS

Art. 13 - Cada Julgador concederá a cada Quadrilha notas de 07 (sete) a 10 (dez) pontos, esclarecendo-se que:

I - serão admitidas notas decimais de 0,1 a 0,9 a cada um dos cinco quesitos e as notas serão somadas;

II - em caso de rasura no Mapa de Notas, o Julgador deverá esclarecer e confirmar no espaço denominado “Justificativas” a nota concedida;

III - no final de cada dia de apresentação, as notas e justificativas concedidas pelos jurados deverão ser passadas a limpo e lacradas em envelope próprio, assinadas pelos representantes de cada Quadrilha, Presidente e também pelos jurados. O envelope só poderá ser aberto no dia e momento da apuração;

IV - cada jurado deverá justificar as suas notas com letra legível, nos locais determinados no Mapa de Notas. Quando a nota do jurado for 10 (dez) não será necessário justificar.

DA COMISSÃO DE CRONOMETRAGEM Art. 14 - À Comissão de Cronometragem competirá:

a) Acompanhar o acionamento do cronômetro no início e ao término da apresentação de cada Quadrilha.

b) Apontar, em mapa específico, o tempo de apresentação de cada Quadrilha Junina.

§ 1º - Caso ocorra falta parcial ou total, de energia elétrica e/ou de som, na área delimitada para apresentação, a Quadrilha, cujo primeiro componente já tiver ultrapassado a entrada, deverá retornar ao seu início e aguardar.. O cronômetro será zerado e somente voltará a ser acionado quando a situação estiver restabelecida, sem qualquer prejuízo para a Quadrilha que iniciará, novamente, a sua apresentação.

(7)

DAS PENALIDADES

Art. 15 - A Quadrilha, nos termos deste Regulamento poderá sofrer, segundo o mapa específico das Comissões, as seguintes penalidades:

a) Perda de 1,0(um) ponto para cada membro da equipe de apoio que ultrapasse o número estabelecido;

b) Perda de 1,0 (um) ponto para cada figurante abaixo do número mínimo estabelecido de 10 pares (vinte figurantes);

c) Perda de 2,0 (dois) pontos para cada minuto excedente ao tempo máximo de 25 (vinte e cinco) minutos de apresentação;

d) Perda de 2,0 (dois) pontos para cada minuto inferior ao tempo mínimo de 20 (vinte) minutos de apresentação;

e) Perda de 2,0 (dois) pontos se não houver a homenagem a Vinícius de Moraes; f) Será automaticamente desclassificada a Quadrilha que utilizar na área do evento

quaisquer tipos de fogos de artifício, exceto traque de massa ou estalinhos. Entende-se como área do evento, neste caso, até um quarteirão após os limites do local definido para as apresentações;

g) Será automaticamente desclassificada a Quadrilha que praticar qualquer tipo de ato de indisciplina na apresentação, na apuração dos resultados ou na premiação. Essa mesma punição caberá aos seus dirigentes e dançarinos que, também, ficarão impedidos de participar de quaisquer Quadrilhas no próximo Festival organizado pela Ação Moradia.

§ 1º - As perdas de pontos previstas neste artigo são cumulativas e serão deduzidas do somatório final de pontos da Quadrilha infratora.

DAS OBRIGAÇÕES DOS GRUPOS DE QUADRILHA JUNINA

Art. 16 - Além de outros deveres expressos no presente Regulamento, cada Quadrilha tem a obrigação de:

a) Refletir e escolher a sua temática;

b) Apresentar para o Presidente do júri o release (pequeno histórico ) entre 10 (dez) a 40 (quarenta) linhas sobre a temática escolhida;

c) Apresentar com um mínimo de 10 (dez) pares (já incluído o casal de noivos); d) Apresentar com um casal de noivos e um marcador;

e) Homenagear Vinícius de Moraes, porém a forma e o tempo da homenagem serão de livre escolha do grupo;

(8)

2. Passo de roda; 3. Túnel

4. Filas/Fileiras

§ 2º - É permitida a utilização de nome/logomarca dos patrocinadores em camisetas das equipes de apoio.

DA PREMIAÇÃO

Art. 17 – A Premiação para as Quadrilhas será composta de: 1º LUGAR R$ 3.000,00 ( três mil reais) e troféu

2º LUGAR R$ 1.500,00 ( hum mil e quinhentos reais ) e troféu

3º LUGAR R$ 1.000,00 ( quinhentos reais ) e troféu

§ 1º PREMIAÇÃO PARA O MELHOR MARCADOR DO FESTIVAL/2013

R$300,00 ( trezentos reais) e troféu

§ 2º - A Comissão Julgadora analisará os seguintes quesitos para escolha do melhor Animador/Marcador:

a) Animação; b) Criatividade; c) Comunicabilidade;

d) Eloqüência/Capacidade de expressão.

§ 3º - As 03 (três) Quadrilhas vencedoras do 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia receberão no sábado, 29/06/13 às 23h30min, os cheques simbólicos referentes às suas premiações e os Troféus.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 - Ao fazerem as inscrições, todos os componentes das Quadrilhas estarão,

automaticamente, cedendo para a AÇÃO MORADIA, todos os direitos relativos à imagem e som que poderão ser utilizados sem que seja devida qualquer remuneração aos participantes. Também, aceitarão automaticamente as condições previstas no presente regulamento.

(9)

§ 2º - Não é permitida a entrada de animais no arraial bem como de materiais que possam ameaçar a segurança física dos participantes do evento. O descumprimento desta determinação acarretará a desclassificação da Quadrilha.

§ 3º - À Coordenação do evento é conferido o direito de alterar ou acrescentar medidas que se fizerem necessárias ao bom andamento do Festival.

Uberlândia, 16 de maio de 2013.

AÇÃO MORADIA

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os contribuintes capixabas relatam grande dificuldade na implantação e manutenção de um compliance tributário eficiente para o correto cumprimento das obrigações

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,